Aquecimento econômico de garagem com as próprias mãos: como reduzir a perda de calor e a melhor forma de aquecê-la
Muitos motoristas são sensíveis aos seus carros, por isso estão prontos para investir tempo e esforço na melhoria das suas garagens.Muitas vezes, a sala desempenha não apenas as suas funções diretas: é utilizada como oficina, arrecadação e até local de relaxamento na companhia masculina.
Se você organizar o aquecimento econômico da garagem com suas próprias mãos, ficará confortável nele por muitas horas. Vamos tentar descobrir como aquecer adequadamente uma garagem e no que você precisa prestar atenção para não quebrar para pagar as contas.
O conteúdo do artigo:
Vantagens e desvantagens de vários sistemas
Um sistema de aquecimento de garagem deve ser barato e este é o principal requisito. O proprietário de uma garagem tem que investir muito dinheiro na manutenção e reparação do carro e na preparação do local para o mesmo. Isto é caro e vale a pena aproveitar todas as oportunidades para reduzir o custo do aquecimento.
Por outro lado, as poupanças devem ser razoáveis: sem comprometer a eficiência ou a segurança do sistema.
Existem muitos tipos diferentes de sistemas e dispositivos que podem ser usados para aquecer uma garagem. Eles não são perfeitos e têm suas próprias deficiências. Cada proprietário deve decidir quais critérios de seleção são mais importantes para ele.
Opção nº 1 - aquecimento clássico de água
Para ligar o aquecimento à garagem não é necessária a instalação de uma caldeira separada, mas sim uma carga adicional sobre todo o sistema. Isso deve ser levado em consideração na compra de aparelhos de aquecimento e levá-los com reserva de energia.
O consumo de combustível também aumenta, mas os custos ainda são mais baixos em comparação com a instalação de um sistema de aquecimento separado para a garagem.
A segunda opção é instalar um sistema de aquecimento de garagem com caldeira separada.Esta é uma boa solução se o edifício estiver localizado longe da casa e a perda de calor ao movimentar a água aquecida através das tubulações for muito grande.
Ao instalar um sistema de água com caldeira separada, vale a pena usar anticongelante como refrigerante para evitar possíveis degelos.
O refrigerante é aquecido na caldeira e flui pela tubulação até os radiadores. Esfriando, ele retorna novamente ao aquecedor. O sistema pode ser de um ou dois tubos. Isto determina se os radiadores serão ligados à caldeira em paralelo ou em série.
O primeiro tipo de conexão garante aquecimento igual de todos os radiadores, mas requer duas tubulações.
Para uma garagem, um sistema de tubo único é melhor. Este esquema permite organizar o aquecimento com custos mínimos de materiais e a instalação também é simplificada. Se houver vários radiadores, eles serão conectados em série.
Vale a pena considerar: em cada dispositivo subsequente a temperatura do líquido refrigerante diminui.
Garagens espaçosas, oficinas comerciais e estações de serviço estão equipadas com um sistema de aquecimento de circuito duplo completo. É preciso gastar dinheiro com mais materiais e instalações complexas, mas o aquecimento do ambiente será uniforme e eficiente.
Opção nº 2 - aquecimento a gás
O aquecimento a gás é o mais barato, mas para ligar à linha principal terá de obter autorização dos serviços competentes. Em muitos casos, os proprietários de oficinas tentam evitar um longo procedimento de aprovação.
Outra nuance: pela conexão não autorizada ao gasoduto principal ou pela realização de trabalhos de comissionamento, você pode pagar uma multa grave.
Portanto, é aconselhável fazer tudo de acordo com as normas ou utilizar misturas de gases engarrafados.
Se você conectar à rede elétrica, poderá fornecer aquecimento barato e altamente eficiente. Se você precisar usar gás liquefeito, deverá escolher um dispositivo que utilize combustível de maneira econômica. Pode ser uma pistola de calor a gás, um aquecedor infravermelho ou um convetor.
Opção nº 3 - aquecimento elétrico
Os aparelhos elétricos são considerados os mais seguros. São fáceis de usar, compactos, eficientes e podem aquecer ambientes instantaneamente. Qualquer comprador encontrará um modelo com a potência necessária e com os parâmetros técnicos necessários.
A única desvantagem da eletricidade é o alto custo, o que anula imediatamente todas as vantagens.Esses aparelhos elétricos devem ser escolhidos apenas para ambientes onde o proprietário passa pouco tempo. Para aquecimento constante de uma garagem, os aquecedores elétricos não são rentáveis.
Uma solução racional é adquirir um aquecedor infravermelho móvel, convector, aquecedor com ventilador ou pistolas de calor. Eles são fáceis de transportar e mover de um lugar para outro. Os dispositivos mais poderosos e práticos - armas de calor.
Opção ruim - aquecedor à óleo. O aparelho tem suas vantagens, mas é mais adequado para aquecimento de longo prazo. Além disso, consome muitos recursos energéticos e aquece lentamente o ar.
No entanto, existem exceções. Portanto, um aquecedor caseiro montado a partir de um antigo radiador de ferro fundido e um elemento de aquecimento custará literalmente alguns centavos. A potência do elemento de aquecimento é escolhida pelo próprio proprietário, podendo o óleo usado ser utilizado como refrigerante.
Se você adicionar pernas de metal e conectar uma secadora a um aquecedor caseiro, obterá um dispositivo multifuncional conveniente. O modo de fazer está descrito na master class, que pode ser encontrada em nossa seleção de vídeos.
Opção nº 4 - dispositivos de combustível sólido
Caldeiras e fogões a combustível sólido são muito lucrativos devido ao baixo custo do carvão e da lenha. As desvantagens incluem a necessidade construção de chaminé, o que leva a um ligeiro aumento no custo do sistema.
Esses custos são compensados pela longa vida útil, eficiência dos fogões e baixo custo do combustível (pode-se aproveitar resíduos: serragem, restos de madeira, quaisquer materiais combustíveis).
Um fogão a combustível sólido é barato e não requer conexão a redes de comunicação centralizadas ou obtenção de permissão para instalação. Porém, vale destacar as desvantagens: aumento do risco de incêndio, necessidade de controle constante da combustão, cheiro de fumaça no ambiente, liberação de substâncias nocivas no ar.
Opção nº 5 - fogões e caldeiras a combustível líquido
Aparelhos de aquecimento que funcionam com óleo diesel, óleo diesel e combustível residual são populares. Você não precisa comprá-los na loja. É perfeitamente possível montar uma caldeira a combustível líquido com as próprias mãos, forno de garagem e até uma pistola de ar quente.Os invólucros desses dispositivos são feitos de cilindros de gás, barris antigos e chapas de aço resistentes ao calor.
Os fogões caseiros não são tão econômicos quanto os modelos produzidos industrialmente, mas também permitem economizar significativamente nos custos de aquecimento. Consumo de combustível de um fogão milagroso caseiro ou pistola de calor feito com as próprias mãos é de aproximadamente 0,5-0,7 l/hora dependendo da potência.
Que tipo de aquecimento é mais rentável?
Tudo depende das condições operacionais específicas e das preferências do proprietário da garagem. O sistema mais barato é um sistema de água de tubo único alimentado por uma caldeira a gás.
Você terá que investir muito dinheiro em seu arranjo, mas é tão econômico que os custos serão recuperados em 1 a 2 temporadas de aquecimento. No entanto, esta solução não é adequada para todos.
Você pode aquecer economicamente sua garagem usando cilindros de gás ou combustível sólido. Estas opções não são adequadas se não for possível controlar o funcionamento dos aparelhos, mas são boas para aquecer enquanto o proprietário está na garagem.
Como reduzir a perda de calor e não quebrar?
Nenhum sistema de aquecimento será rentável e eficiente se não forem tomados cuidados para reduzir a perda de calor. Os aquecedores desperdiçarão uma enorme quantidade de recursos energéticos. Isso é caro e impraticável, então você terá que isolar portões, paredes, piso e telhado.
Você pode usar argila expandida, concreto de poliestireno, isolamento de folha, mas a opção mais barata e versátil é a espuma de poliestireno. É adequado para isolar todos os elementos estruturais.
Também pode ser utilizado para isolamento térmico de pisos, desde que seja feita uma betonilha flutuante: o poliestireno expandido não tolera bem os esforços mecânicos, por isso é preenchido com cimento.
O teto, as paredes e os portões da garagem são revestidos com espuma de poliestireno. Existem duas opções - decoração de parede externa ou externa. Ambos são igualmente eficazes e permitem um excelente isolamento térmico do edifício. A escolha deve ser baseada na comodidade do próprio mecânico.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Oferecemos uma seleção de vídeos que o ajudarão a compreender melhor as questões de aquecimento e isolamento da garagem.
Instruções para montar um sistema de aquecimento de água supereconômico:
Mini-revisão de um fogão a gás econômico que consome 0,5 litro de gás por hora:
Dicas para automontar um aquecedor a óleo a partir de um radiador de ferro fundido usado:
Instruções em vídeo para organização racional do aquecimento na garagem:
Recomendações para reduzir a perda de calor na garagem:
A questão do aquecimento de uma garagem não é difícil de resolver. Basta compreender as principais vantagens de cada sistema de aquecimento e possíveis limitações na sua utilização. Você deve escolher com base em suas próprias necessidades.
O principal é não se esquecer das regras de segurança contra incêndio. Nenhuma economia vale a pena colocar seu carro e sua própria saúde em risco.
Talvez você tenha experiência pessoal em organizar aquecimento para garagem? Por favor, partilhe a sua opinião com os nossos leitores, diga-nos qual o sistema de aquecimento que prefere e porquê. Deixe seus comentários e tire dúvidas no bloco abaixo.
Gosto de mexer em carros, por isso decidi instalar aquecimento na minha nova garagem ao mesmo tempo, para que nada me incomodasse no inverno. Demorei muito para decidir como aquecê-lo, mas finalmente decidi instalar aquecimento de água. Passei os canos de casa, o que na minha opinião é a forma mais confiável. Fizemos isso em 5 dias, gastamos pouco mais de 25 mil, mas se você mesmo não entende, é melhor procurar ajuda de pessoas experientes.
Afinal, a situação habitual no nosso país são as cooperativas de garagem localizadas a uma distância relativa dos edifícios residenciais. Portanto, ligar a sua garagem a um sistema de aquecimento comum é bastante problemático, na minha opinião. Portanto as únicas opções disponíveis são fogões e aquecimento elétrico. Mas a electricidade é bastante cara, por isso a maioria das pessoas aquece-a com lenha e carvão.
Não entendo a piada da foto, por que no Buleryan os tubos de circulação superiores eram ventilados para a atmosfera, enquanto a circulação de ar deveria ficar dentro da garagem? Que especialista fez isso?
Eu também não entendi a princípio o que estava acontecendo e pensei da mesma forma que os tubos de circulação superior do Buleryan foram liberados para a atmosfera. Mas nem tudo é tão simples: uma ideia complexa foi implementada aqui, ao que parece.
Neste caso, é implementado aquecimento combinado com ventilação.A unidade de aquecimento e ventilação em si não é visível na fotografia, para um exemplo claro, anexarei uma fotografia da unidade OV65.
Hoje, os fornos de aquecimento em combinação com um sistema de dutos de ar têm sido cada vez mais utilizados em nosso país nos últimos anos. Na foto, onde na garagem o Buleryan com comunicações ligadas à unidade de aquecimento e ventilação muito provavelmente aquece não só a garagem, mas também outras divisões. É possível que a garagem seja grande, para 3-4 carros, então tal implementação se justifica.
Para espaços pequenos esta opção é melhor - https://www.youtube.com/watch?v=Qq4zmnxwXns
Tenho um fogão na garagem, como todo mundo :)) e pendurei um aquecedor infravermelho de cerâmica. O critério foi a segurança contra incêndio do aparelho, pois projetado para funcionar precisamente na minha ausência. Consome 300w. Ajustei o termostato para 5 a 7 graus para economizar energia. E claro, isolei tudo na garagem. Há também uma pistola de gás - em geadas severas ela aquece instantaneamente.
Além do fogão a combustível sólido, instalei um análogo chinês do Webasto movido a óleo diesel. Para mim, esta é a melhor opção no momento.