Como fazer um fogão com óleo usado com as próprias mãos: uma resenha dos melhores produtos caseiros
Ao operar qualquer mecanismo, são utilizados óleos técnicos.Quando usados para o fim a que se destinam, não queimam e permanecem inflamáveis. Em vez de reciclar, uma alternativa para reaproveitá-los é um fogão a óleo usado, que você mesmo pode fazer.
Vamos tentar descobrir como funciona um fogão e quais materiais são necessários para fazê-lo. Também falaremos sobre modelos populares de fogões caseiros e compartilharemos os segredos de seu funcionamento bem-sucedido.
O conteúdo do artigo:
- Princípio de funcionamento de um fogão barrigudo
- Fazendo um fogão simples com suas próprias mãos
- Fazendo um fogão a partir de um cilindro de gás
- Fogão mais circuito de água
- Fogão gotejador em desenvolvimento
- Conversão de um fogão a combustível sólido para teste
- Segredos para o funcionamento bem-sucedido de um fogão barrigudo
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Princípio de funcionamento de um fogão barrigudo
O funcionamento de um fogão tipo barril é baseado no fenômeno da pirólise. Tal forno, onde o combustível é o óleo usado, possui 2 compartimentos principais: um tanque e uma câmara de combustão, localizados em diferentes níveis. O primeiro destina-se a despejar resíduos e queimá-los.
Em outro compartimento, localizado acima, são queimados os produtos da combustão dos resíduos misturados ao ar. No primeiro estágio, a temperatura é relativamente moderada e no segundo estágio é bem mais alta - até 800⁰.
Na fabricação desse tipo de fogão, a principal tarefa é garantir que o ar flua para ambos os compartimentos. Ele entra na primeira câmara através de uma abertura destinada ao carregamento de combustível líquido. O furo está equipado com um amortecedor especial, através do qual é regulado o volume de fornecimento de ar.
O acesso aéreo ao segundo tanque é fornecido por orifícios com diâmetro de cerca de 9 mm. A eficiência de um fogão bem montado chega a 90%. Visualmente, diferentes fogões podem diferir uns dos outros tanto na forma quanto no tamanho, mas o princípio de operação é o mesmo.
A potência de um fogão é proporcional ao volume do tanque inferior. Quanto maior for, menos frequentemente você terá que adicionar mineração. Às vezes, esse recipiente é muito grande, contendo cerca de 30 litros de óleo usado.
A melhoria do design simples do recuperador durante o desenvolvimento permitiu inventar um móvel para arrumar uma garagem, onde seria agradável lavar as mãos com água quente, ou um pequeno balneário privado:
Fazendo um fogão simples com suas próprias mãos
O projeto básico de um fogão caseiro consiste em 4 partes:
- Tanque de combustível de formato arbitrário com um furo no centro, cujo diâmetro é igual ao tamanho correspondente do tubo anexado. É aqui que começa a combustão dos resíduos. O metal para fabricação deste elemento estrutural deve ter espessura de pelo menos 3 mm.
- Câmaras de combustão ou um injetor, que é um recipiente cilíndrico vertical com vários orifícios, conectado através de uma abertura ao tanque. Como resultado da alimentação de ar através das paredes perfuradas do injetor, o combustível que entra na câmara queima completamente.
- Trocador de calor na forma de um tanque localizado acima da câmara de combustão. Uma mistura de gás aquecida entra nele. O design pode ter qualquer tamanho e formato. Idealmente, este é um tanque com uma plataforma oca na qual os alimentos podem ser aquecidos.
- Tubos de exaustão de fumaçaproporcionando tração eficaz.
Para fazer você mesmo um fogão você precisa ter um bom habilidades de soldagem. As costuras soldadas devem garantir a estanqueidade.
Fazendo um tanque de resíduos
Uma alternativa a um tanque soldado pode ser um cilindro de gás inutilizável ou um canister com paredes grossas, mas em qualquer caso, 3 requisitos básicos são obrigatórios:
- O projeto deve ser pelo menos parcialmente desmontável para permitir limpeza periódica.
- O orifício para conexão do injetor deve estar localizado no centro.
- A escotilha para escoamento de resíduos deve ser equipada com válvula reguladora aparafusada. Com sua ajuda, a intensidade da combustão é controlada.
A maneira mais fácil de fazer um tanque é com tubos de grande diâmetro.O fundo e as pernas são soldados a um pedaço de tubo com cerca de 35 cm de diâmetro. Para fechar o tanque, pegue um pequeno pedaço de tubo de diâmetro um pouco maior, solde uma tampa nele e faça 2 furos nele - um furo de controle com diâmetro de aproximadamente 60 mm e outro para o injetor.
A altura da lateral da 2ª parte deve ser 1/3 da altura do recipiente inferior. A altura total do tanque, medida do fundo até o orifício central da tampa, é de 10 a 15 cm.
Acenda o combustível do tanque com papel ou pano embebido em querosene. Eles são incendiados e colocados no recipiente através do orifício de controle. Os resíduos deverão ser adicionados constantemente para manter o nível de 2/3 da altura do tanque.
Como fazer um injetor?
O diâmetro ideal do tubo para fazer um injetor é de 10 cm, a espessura mínima da parede é de 0,8 cm, para calcular sua altura pegue o comprimento do tubo da chaminé, divida por 10. Subtraia cinco por cento do resultado e obtenha o valor desejado. Deve ter entre 36 e 38 cm, condição para tração normal.
Os furos feitos nas paredes do tubo em padrão xadrez ou simplesmente distribuídos uniformemente pela superfície têm um diâmetro de 0,9 - 0,95 cm. Recortes de 2 - 2,5 cm e 5,5 - 6 cm são feitos na parte inferior e superior do tubo , respectivamente.
Opção básica de trocador de calor
A espessura mínima das paredes do tanque de troca de calor é de 0,3 cm e é fabricado com a mesma tecnologia do tanque de combustível. É melhor deixar o topo plano e o buraco da chaminé precisa ser movido, então será possível, se necessário, colocar uma frigideira ou chaleira no fogão.
Uma divisória é feita dentro do vaso oco, criando um labirinto para melhor transferência de calor. Além disso, quanto mais espessa for esta parte, mais quente ficará a superfície do fogão. Para limpar o trocador de calor dos depósitos de carbono, é feita uma escotilha especial na lateral e fechada com uma tampa.
No furo destinado à chaminé é soldado um canal - um tubo com altura de 5 a 10 cm e diâmetro de 10 cm.
Do que é feita uma chaminé?
Para que os produtos da combustão que saem pela tubulação tenham a temperatura mais baixa possível, a parte da tubulação que fica na sala deve ser de aço. Com isso, a fumaça transfere sua temperatura para as paredes da chaminé e esfria, aumentando a transferência de calor residual.
Um tubo de estanho comum pode servir como continuação da chaminé pelo lado de fora, mas deverá ser isolado para evitar o acúmulo de fuligem durante o período de frio. Tubo com isolamento térmico é a melhor opção, porém mais caro. Não é necessário vedar as juntas das seções dos tubos.
Instruções fotográficas para quem gosta de fazer você mesmo
A produção do fogão para mineração, que consideraremos no exemplo, foi realizada conforme desenho anexo a seguir. O corte da chapa de aço era feito previamente em máquina com guilhotina. O torneiro fez 54 furos no tubo.
O próprio processo de fabricação do fogão consiste na união das peças por meio de soldagem e montagem do conjunto; inclui uma série de etapas padrão:
Todas as ações acima tiveram como objetivo a fabricação das partes estruturais do fogão, que agora só precisam ser montadas:
Os próprios tubos podem ter diâmetros diferentes, mas aquele de menor diâmetro é conectado diretamente ao forno. Leia sobre como fazer você mesmo uma chaminé para um fogão Avançar.
Fazendo um fogão a partir de um cilindro de gás
Outra opção de design para um forno de resíduos é um fogão caseiro baseado em um cilindro de gás de 50 litros. Além deste elemento principal, é necessário preparar 2 tubos de aço com parede de cerca de 4 mm e diâmetro de 10 cm, um deles removerá os gases de combustão e o segundo funcionará como trocador de calor.
A isto deve ser adicionada uma chapa de aço de 4 mm para a coifa acima do trocador de calor e a divisória que separa o evaporador e a câmara de combustão. Para a câmara de evaporação em si, você precisará de um disco de freio de carro com diâmetro tal que caiba no cilindro sem esforço. É necessário um pedaço de tubo de 0,5 polegada para transportar o óleo para a câmara de combustão.
Além disso, você deve ter em estoque um ângulo de aço equilátero com prateleira de 50 mm e comprimento superior a 1 m, uma válvula de 0,5 polegadas, braçadeiras para vedação - 2 peças, uma mangueira, qualquer cilindro equipado com agulha válvula.
O trabalho de confecção de um fogão é realizado em uma determinada ordem. Primeiro, o recipiente é virado de cabeça para baixo e um pequeno furo é feito nele.Uma medida como molhar a perfuratriz e o local de perfuração com óleo evitará faíscas.
Esvazie o recipiente do condensado de gás. Drene-o com cuidado fora de sua casa, porque... seu odor desagradável permanece por muito tempo. Em seguida, a peça é enchida com água e depois drenada novamente, removendo assim o gás restante. Como a mistura é explosiva, não deve haver nenhuma chama aberta por perto.
Recorte 2 retângulos da mesma largura no corpo do cilindro, igual a 1/3 do diâmetro da peça de trabalho. A altura do retângulo inferior é de 20 cm, o segundo, localizado 5 cm acima do primeiro, é de 40 cm.Para separar as câmaras, é recortado de uma folha um círculo com diâmetro igual ao diâmetro interno do vaso.
No meio é feito um furo para um tubo de 10 cm de diâmetro, que separará a câmara de combustão do trocador de calor.
Um queimador é feito de um tubo de 20 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro, sua parte inferior é perfurada fazendo furos com cerca de 2 cm de diâmetro. O interior é limpo de rebarbas, caso contrário eles acumularão fuligem sobre si mesmos, o que irá significativamente estreitar o buraco mais tarde.
Coloque o círculo previamente cortado no queimador, colocando-o exatamente no meio, e solde-o. A estrutura é colocada dentro do fogão e é feita uma solda em toda a circunferência do cilindro.
Solde a parte inferior e a tampa no disco de freio. Esta será a panela ou tigela do evaporador. Para fornecer combustível, é deixada uma abertura na tampa por onde o ar fluirá para dentro do fogão. A abertura é bem larga, caso contrário a tiragem diminuirá e o óleo não entrará na tigela.
Solde o tubo na parte superior da tampa.É feito um acoplamento a partir de um tubo de 10 cm de diâmetro que conectará a tigela ao queimador.
Monte o sistema de abastecimento de combustível, para o qual:
- faça um furo de recepção na panela;
- insira um pedaço de cano de água de 0,5 polegadas em um ângulo de cerca de 40⁰;
- solde o tubo ao corpo do forno;
- aparafuse uma válvula de reserva de emergência ao tubo, cujo papel é desempenhado por uma torneira de água comum.
Um trocador de calor é feito de um tubo com seção transversal de 10 cm, é cortado horizontalmente no corpo do fogão e um refletor é montado na extremidade. A inflação é conseguida instalando um ventilador de duto na extremidade do trocador de calor. O ar conduzido através do trocador de calor com sua ajuda tem alta velocidade.
Um redemoinho de ar composto por dentes triangulares conectados por soldagem é colocado dentro do trocador de calor. Uma chaminé é feita de um tubo com seção transversal de 10 cm.
É soldado em um orifício localizado na parte superior do corpo do forno e sai pela parede até o telhado do edifício.
Em seguida eles estão fazendo o tanque de óleo. Se você tiver um cilindro sem freon com uma válvula agulha funcional, ele será bastante adequado para essa finalidade. A embarcação e o fogão são conectados por uma mangueira conectada à válvula. Para abastecer o óleo usado, é feito um furo no corpo do tanque.
Para garantir o acesso do ar ao queimador e ao recipiente do evaporador, é selecionada uma ranhura na porta do compartimento inferior.As placas de impulso são fixadas na abertura da porta da câmara superior, o que garante uma vedação confiável da câmara de combustão. Para o mesmo efeito, a porta está equipada adicionalmente com uma fechadura.
Agora, mesmo que o corpo do fogão fique deformado devido ao forte aquecimento, a estanqueidade da câmara de combustão não será comprometida.
Resta soldar as pernas das cantoneiras ao corpo e colocar o fogão na vertical. Além dos fogões verticais, eles também são feitos de cilindros. fogões horizontais. A estrutura deles é semelhante.
Fogão mais circuito de água
Qualquer casa pode se beneficiar com uma fonte de calor de emergência. Seu papel pode ser desempenhado por um fogão comum, mas ligeiramente modernizado. Existem duas maneiras de melhorar o fogão - colocar uma camisa de água no cano do queimador ou envolver seu corpo com uma bobina de tubos de cobre.
As voltas da bobina são colocadas a uma distância de cerca de 5 cm do corpo perfurado do fogão e ligadas ao sistema de aquecimento geral. Uma tela reflexiva é instalada ao redor da bobina. Para sua fabricação são utilizadas chapas de alumínio, aço galvanizado e estanho.
A camisa de água é um tanque na câmara superior do fogão. Deve haver 2 conexões em seu corpo - uma para abastecimento de água e outra para drenagem. Em geral, o design lembra um samovar. O volume da camisa de água depende do comprimento do sistema de aquecimento e do método de circulação do refrigerante.
Se uma bomba estiver embutida no sistema, o volume do tanque é pequeno, mas com circulação natural tem dimensões impressionantes. Para controlar os parâmetros da água, um manômetro e um termômetro são instalados no tanque.
Fogão gotejador em desenvolvimento
Você também pode fazer um modelo econômico de fogão gotejador. Para o corpo, é adequado um pequeno barril de metal ou outro recipiente disponível na fazenda. É feito um furo na carcaça por onde o óleo fluirá.
Em seguida, pegue um queimador com capacidade para cerca de 2 litros, conecte um tubo de cobre de 1 m de comprimento à mangueira e dobre-o ao meio.
Um furo é feito no recipiente ao longo do diâmetro do tubo. O próprio tubo tem o formato da letra “L” e o queimador está suspenso.
Conversão de um fogão a combustível sólido para teste
Quando a família já tem fogão, mas não gosta do fato de ele funcionar com combustível sólido, você pode modernizá-lo e ele se tornará universal. Para isso é feito um acessório que lembra em seu desenho um fogão com processamento na parte inferior.
Há também um tubo perfurado aqui, mas não reto, mas dobrado em ângulo reto. Está conectado à parede lateral do forno, que serve como câmara de combustão final. Se você soldar a porta do fogão e fizer um furo para a entrada do cano, o fogão só funcionará na exaustão.
Para possibilitar a utilização não só de óleo industrial para aquecimento, mas também de lenha, são feitas duas portas substituíveis. O padrão é pendurado quando se pretende colocar lenha, e o modernizado com furo adequado - quando o fogão funciona com óleo usado.
Sugerimos também a leitura de um artigo sobre como montar um fogão a partir de óleo residual de cano - para se familiarizar com o material, acesse link.
Segredos para o funcionamento bem-sucedido de um fogão barrigudo
Para que um fogão movido a óleo usado seja eficaz e seguro, você precisa seguir algumas dicas. O óleo deve assentar antes do uso. Você precisa enchê-lo no tanque de óleo até 2/3 do seu volume.
Por razões de segurança, todos os elementos da estufa devem ser limpos regularmente. Para simplificar esta tarefa, o seu módulo superior deverá ser removível. Isso dará acesso à câmara onde ocorre a combustão da mistura. Para retirar a fuligem das paredes da chaminé, deve-se bater nela.
Para prolongar a vida útil da câmara de combustão e do forno como um todo, ela deve ser pintada com tintas resistentes a altas temperaturas. O recuperador de calor deve ser instalado sobre uma base incombustível. Não o coloque sob corrente de ar, sob a influência da qual uma chama possa escapar.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O autor deste material fala sobre sua experiência na fabricação de fogões que funcionam na mineração. Talvez algumas de suas declarações sejam controversas, mas em geral há muitas informações úteis:
Design aprimorado do fogão. O autor deste vídeo compartilha os detalhes de sua criação:
Este autor de vídeo compartilha sua invenção:
O fogão tem um design simples, mas para fazer você mesmo são necessários desenhos com dimensões exatas. Um desenho feito a olho nu não só não fornecerá calor, mas também se tornará fonte de vários problemas na forma de fuligem, respingos de óleo e inúmeras alterações.
Faz sentido começar a fabricar tal unidade somente quando for possível abastecê-la com combustível. Caso contrário, a sua operação será economicamente não lucrativa.
Talvez você já tenha experiência em fazer um fogão sozinho? Por favor, compartilhe dicas valiosas com nossos leitores. Deixe comentários no bloco abaixo. Aqui você pode fazer uma pergunta sobre o tema do artigo, e tentaremos respondê-la prontamente.
Aconselho você a pensar duas vezes antes de fazer um fogão com óleo usado. Não vale a pena salvar esses riscos. Um fogão muito perigoso. Assim que houver uma mistura de água ou anticongelante no óleo, ele começa a ferver e espirrar fora do fogão em estado de queima. Se você realmente tem vontade, pelo menos faça dele um tipo fechado. Bem, se você não prestar atenção ao perigo e ao respeito ao meio ambiente, então ele aquece bem, você não pode tirar isso dele.
Não escreva bobagens. Um fogão com óleo usado não é muito mais perigoso do que um fogão normal. Basta tomar cuidados básicos - não encha mais de 2/3 do volume para que o óleo não respingue e limpe regularmente.
Na minha opinião, a melhor opção para fazer este tipo de fogão é uma botija de gás vazia. Eu tenho um assim na minha dacha.O cilindro de gás é ideal para esses fins devido ao seu formato e suas paredes, que são capazes de suportar altas pressões de gás, servirão de forma confiável como elemento de aquecimento. Parece-me que eles não têm medo dos efeitos térmicos de alta temperatura. Quanto ao fato de um fogão com óleo usado representar risco de incêndio, discordo totalmente. Principalmente se você usar óleo de fabricante certificado. Além disso, os produtos de empresas responsáveis são agora baratos.