Como instalar você mesmo uma pia de tulipa: instruções passo a passo

Combinando aparência atraente com funcionalidade, uma penteadeira de pedestal é uma opção popular de louças sanitárias.Parece simples e parece que qualquer DIYer poderia fazer a instalação, certo?

Você já comprou tudo, mas não sabe como instalar uma pia tulipa com as próprias mãos, para não envolver encanador? Ajudaremos você a entender esse problema - o artigo discute o processo de instalação e lista os principais erros que os iniciantes cometem ao instalar eles próprios uma pia.

Os principais prós e contras de uma pia em forma de tulipa também são discutidos e são fornecidas recomendações para a escolha de encanamentos com pedestal para o banheiro.

Características distintivas da casca da tulipa

Uma característica do modelo tulipa é a perna alta e oca do pedestal, graças à qual o modelo ganha uma semelhança com a flor que lhe deu o nome.

A coluna de suporte não só confere ao modelo uma aparência elegante, mas também desempenha uma série de funções úteis:

  • O pedestal confere à estrutura a rigidez, estabilidade e confiabilidade necessárias.
  • Quando há estresse mecânico na tigela, a perna assume a carga sobre si mesma, protegendo a pia de danos.
  • A coluna oca permite ocultar as comunicações de serviço (sistemas de abastecimento de água e drenagem), tornando o ambiente limpo e bonito.

O pedestal, assim como a tigela, pode ter diferentes desenhos decorativos, resultando em uma grande variedade de modelos.

Classificação de lavatórios com pedestal

Existem várias opções para classificar shells deste tipo. As seguintes características podem ser usadas como base.

De acordo com a forma como a pia está posicionada

Com base no local de instalação recomendado, dois grupos de coletores podem ser distinguidos:

  • Regular. A modificação mais comum da pia em forma de tulipa, que é instalada contra a parede. Uma vasta gama de modelos semelhantes permite-lhe escolher a opção ideal para qualquer casa de banho.
  • Angular. Como o próprio nome indica, essas estruturas são projetadas para instalação no canto da sala.Essas instalações sanitárias, que costumam ter pequenas dimensões, permitem o aproveitamento racional do espaço útil, ideais para a disposição de banheiros em miniatura. Mais ideias sobre como escolher uma pia pequena trouxe aqui.

Os modelos de canto possuem design ergonômico.

Modelo de pia tulipa de canto
Um modelo ergonómico de lavatório de canto com pedestal, adicionalmente equipado com armários funcionais, que permite um aproveitamento óptimo do espaço útil da divisão

Um lavatório de canto não pode ser instalado estruturalmente ao longo de uma parede, enquanto um modelo reto pode ser facilmente colocado em um canto, fixado ao longo de uma das paredes.

De acordo com as características de design dos modelos

Com base nas características de design, três grupos principais de lavatórios podem ser distinguidos:

  • monólito;
  • compactar;
  • meia tulipa

Os modelos monolíticos são uma estrutura completa em que a pia está inextricavelmente ligada à perna. Essas opções são bastante raras no mercado consumidor: são de difícil fabricação, o que também afeta o custo desses produtos.

Com muito mais frequência à venda você encontra lavatórios do tipo “compacto”, compostos por dois componentes: uma pia e uma coluna de suporte.

As vantagens desses modelos incluem preço acessível, praticidade e facilidade de uso. Se, quando o sifão estiver entupido, o modelo monolítico tiver que ser movimentado como um todo, então para eliminar esse problema com um modelo compacto basta movimentar o pedestal.

As modificações com perna que não chega ao chão são chamadas de “meia tulipa”. Eles têm uma aparência mais modesta, mas apresentam certas vantagens.

Vantagens do terceiro tipo de modelo:

  • tais produtos podem ser montados na altura desejada, o que proporciona conforto adicional durante sua operação;
  • uma pia meia tulipa instalada no banheiro facilita muito a limpeza do ambiente, já que o piso embaixo fica totalmente livre;
  • a meia coluna, como um pedestal completo, cobre bem todas as comunicações;
  • Esta opção é adequada para pendurar acessórios de encanamento, mas neste caso é necessária uma instalação adicional para fixar o modelo com firmeza.

Um lavatório com meio pedestal ficará muito bem em um banheiro compacto, mas também é muito utilizado na decoração de espaços de serviço em escritórios ou empresas.

De acordo com o material de fabricação

O material com que são feitas as pias afeta as qualidades decorativas e funcionais dos modelos, bem como o seu custo.

Pia tulipa de porcelana
Versão de design de uma pia em forma de tulipa de porcelana. Este produto pode se tornar uma verdadeira decoração para um banheiro luxuoso.

As opções mais comuns incluem o seguinte:

  • Faiança. Um material comum e acessível que é frequentemente usado para produzir acessórios hidráulicos. Apesar do preço acessível das pias de cerâmica em forma de tulipa, elas têm boas propriedades de desempenho, são bastante resistentes e duráveis.
  • Porcelana. Uma opção bastante cara é frequentemente usada para fazer modelos de design. Os produtos de porcelana que brilham ao sol têm um aspecto requintado e nobre, mas em termos de qualidades de consumo aproximam-se das estruturas de faiança.
  • Acrílico. Um material artificial com muitas qualidades úteis. As estruturas acrílicas têm um custo orçamentário e são bastante leves; eles são higiênicos e resistentes a impactos.Além disso, esse plástico pode ser facilmente processado (triturado, gravado) e pintado, o que permite criar as mais incríveis versões de cascas de tulipas. As desvantagens incluem alguma fragilidade (o material é facilmente riscado) e inflamabilidade.
  • Pedra. Um material forte e durável que pode ser usado para criar opções de lavatórios impressionantes. Na maioria das vezes, granito e mármore ou pedras artificiais mais acessíveis são usados ​​​​para isso. Além do alto custo, a principal desvantagem desses modelos é o grande peso: além de dificultar a manipulação, também coloca uma grande carga no chão. Recomendamos que você leia mais sobre pias de pedra.

Além das opções listadas acima, existem pias tulipa feitas de vidro, diversos tipos de plásticos e outros materiais.

Além disso, as cascas das tulipas variam em tamanho. As opções típicas são modelos com tamanhos de tigela de 50 a 70 cm, no entanto, também estão disponíveis modificações em miniatura e grandes.

Prós e contras de pias de tulipas

Os lavatórios com pedestal apresentam um grande número de vantagens importantes:

  • Grande variedade de modelos. Existem várias modificações à venda que diferem não apenas nos recursos de design, mas também no design, na cor e no tamanho. Graças a isso, você sempre pode escolher uma opção adequada para interiores de diferentes orientações estilísticas.
  • Preço acessível. O custo de uma “tulipa” depende principalmente do material com que é feita. No entanto, em igualdade de condições, o preço de um lavatório deste tipo é ligeiramente inferior ao de outros modelos (por exemplo, “Moidodyr”).
  • Design compacto. Mesmo as modificações convencionais têm dimensões relativamente pequenas, o que permite sua instalação em espaços bastante compactos. Além disso, existem modelos em miniatura - pias de canto em forma de tulipa e opções com semipedestal. Ao mesmo tempo, mesmo estruturas de pequeno porte podem ocultar efetivamente as comunicações de serviço (sistemas de abastecimento de água e esgoto).

A pia da tulipa está praticamente isenta de falhas. Alguns inconvenientes podem ser considerados a impossibilidade de utilizar o espaço sob o lavatório (por exemplo, sob as mesas de cabeceira).

Porém, existem modelos que oferecem armários e prateleiras adicionais que são fixados na coluna.

Instalação de pia tulipa
Em comparação com outros tipos de instalações sanitárias, o trabalho de instalação de um lavatório com pedestal é bastante fácil. Só é importante fixar a tigela na parede, bem como montar corretamente a batedeira e o sifão. Tudo isso pode ser feito com as próprias mãos, sem o envolvimento de especialistas.

Você também deve levar em consideração as características dos modelos feitos de diferentes tipos de materiais (as estruturas de porcelana são frágeis, as estruturas de pedra são pesadas e assim por diante).

Dicas para escolher louças sanitárias de pedestal

Ao escolher um modelo, é importante prestar atenção aos seguintes fatores:

  • Altura da coluna de suporte. Seu comprimento deve ser tal que a pessoa não precise se curvar muito ao se lavar. O tamanho típico é de 70 a 80 cm; se não servir, é melhor procurar outro modelo ou optar por uma pia tulipa com meio pedestal. Em outro artigo analisamos em detalhes padrões de altura de instalação cartuchos.
  • O tamanho e a profundidade da tigela. A melhor opção é uma pia com 55-65 cm de largura.Uma modificação grande ocupará muito espaço e, a partir de uma modificação menor, respingos voarão durante a lavagem. Também não é muito conveniente lavar em uma tigela muito rasa, é melhor escolher uma pia mais funda. Conversamos com mais detalhes sobre o tamanho da pia em este material.
  • Furos para misturador. Dependendo de suas preferências, você pode escolher um modelo que forneça um misturador moderno ou torneiras separadas para água quente e fria.
  • Presença de transbordamento. Esta função permite evitar inundações na casa de banho se a saída estiver entupida. Basta lembrar que o transbordamento requer um sifão especial e um tubo adicional não padrão.
  • Acessórios. Como as pias de pedestal normalmente não incluem um dispositivo de drenagem, você provavelmente terá que comprar um especificamente. É melhor selecionar imediatamente uma pia, um sifão e uma torneira tipo tulipa fabricados pela mesma empresa.
  • Correspondência do tamanho do lavatório com as comunicações de serviço. Se for comprada uma pia em formato de tulipa para instalação no banheiro após uma grande reforma com substituição de canos de água e esgoto, absolutamente qualquer opção servirá. Ao escolher uma penteadeira para substituir o encanamento anterior, é importante que ela corresponda aos demais sistemas de encanamento.

Antes de ir à loja, é aconselhável medir e anotar a distância do chão às tubulações de abastecimento de água e demais parâmetros de comunicação.

Infelizmente, a discrepância entre os pinos fornecidos no modelo e a fiação existente é muito difícil, e muitas vezes impossível, de ser corrigida. Nesse caso, é melhor devolver o modelo inadequado à loja.

Esquemas de vários modelos
Antes de instalar uma pia tulipa, é importante estudar cuidadosamente o diagrama de um modelo específico, que pode ter diferentes tamanhos e características de design.

Após a compra, não esqueça de verificar a disponibilidade de todas as peças do kit, e só então proceder à instalação do lavatório.

Instruções detalhadas para instalar uma pia tulipa

Para trabalhos de encanamento, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • roleta;
  • furadeira;
  • nível para nivelar a tigela;
  • martelo;
  • chave de boca ajustável;
  • brocas para concreto e telhas (se houver cerâmica);
  • cavilhas para fixação;
  • selante adesivo;
  • lápis/marcador macio.

Para criar conexões herméticas, você precisará de reboque ou fita adesiva.

A seleção de fotos a seguir o ajudará a se familiarizar brevemente com a sequência de trabalho de instalação de uma pia tipo tulipa:

Etapa 1 - desmontagem do lavatório antigo

Em primeiro lugar, você deve desmontar e remover os encanamentos antigos. Para fazer isso você precisa:

  1. Desligue o abastecimento principal de água.
  2. Desaparafuse as porcas do misturador e desconecte a conexão flexível ou rígida e, em seguida, remova o misturador.
  3. Vá para o ralo: desparafuse as porcas do sifão e retire-o.
  4. Retire o lavatório antigo dos seus suportes, abrindo espaço para o novo.

Depois disso, você deve verificar ou repreparar todas as linhas de comunicação: saídas de água fria e quente, esgoto. Sua localização deve corresponder aos orifícios dos encanamentos recém-adquiridos.

Depois disso, você pode prosseguir para a etapa principal do trabalho.

Etapa #2 - instalação de torneiras e tigela

A instalação da “tulipa” é realizada em várias etapas.

O melhor lugar para começar é instalando válvulas de corte. Para isolamento e resistência da conexão, é aconselhável enrolar fita “fum” ou estopa misturada com uma pequena quantidade de tinta a óleo na parte roscada, o que garante melhor proteção contra vazamento de água.

Depois disso, procedemos diretamente à instalação do kit de encanamento.

Alinhamento da pia tulipa
Nivelar a tigela é uma etapa muito importante na instalação de uma penteadeira de pedestal. Em seguida, também por meio de um nível, são feitas marcações para a colocação dos suportes nos quais será suspensa a parte superior da estrutura.

Para determinar os locais de fixação, colocamos uma coluna de suporte sobre a qual colocamos a tigela sem fixá-la. É importante nivelar a estrutura com um nível e, em seguida, usar um lápis ou marcador para marcar na parede onde será fixada a pia.

Com uma furadeira elétrica, fazemos furos de acordo com as marcas, cujo diâmetro e profundidade correspondem às buchas previamente preparadas. Se a parede for decorada com ladrilhos cerâmicos, a perfuração deve ser feita com muito cuidado com uma broca especial.

Usando um martelo, inserimos buchas nos orifícios, nos quais aparafusamos cuidadosa e cuidadosamente os suportes. É importante garantir que a sua posição seja estritamente perpendicular à parede.

Parede preparada para pendurar uma tigela
Para fixar a pia na parede, é necessário fazer furos para as buchas com uma broca. Eles estão equipados com suportes nos quais a tigela é pendurada

Penduramos a bacia do lavatório, enquanto apertamos as porcas através de juntas de plástico ou borracha.

Temos instruções passo a passo mais detalhadas em nosso site. fixando a pia na parede.

Estágio #3 – conectando-se às comunicações

Depois disso, você precisa cuidar das comunicações. Tampamos o orifício de drenagem com uma mangueira corrugada de retorno, que impede o fluxo de água. Em seguida, sem prendê-lo, insira um cilindro de drenagem de metal no orifício.

Conectamos o lavatório à fiação. Neste caso, o dreno principal deve ser fixado com gaxetas nas faces externa e interna.Só depois disso a conexão é apertada, mas em nenhum caso é apertada para evitar danos mecânicos ao copo.

Instalamos o mixer. É importante levar em consideração que o diâmetro da sua parte imersa na pia deve corresponder ao tamanho do furo “tulipa” destinado para esse fim. Recomendamos assistir instruções detalhadas em instalando uma torneira em uma pia.

Instalação de válvulas de corte
A instalação correta das válvulas de corte permite regular o correto funcionamento do misturador ao abrir e fechar a válvula por meio de uma braçadeira angular na haste

Instalamos válvulas de corte. Levamos em consideração que quando a haste é retirada do misturador a válvula fecha, enquanto que quando a haste é totalmente inserida ela fica aberta. A abertura e o fechamento da válvula são ajustados por meio de uma braçadeira angular na haste.

No final mangueiras de água flexíveis Existem nozes com as quais a batedeira é conectada à água fria e quente. Verificamos o funcionamento do sistema inspecionando a estrutura em busca de vazamentos.

Etapa #4 - instalação da coluna pedestal

Cobrimos as comunicações com uma coluna de suporte oca, realizando o trabalho com o máximo cuidado possível para não danificar acidentalmente o pedestal.

Instalação de pedestal
Instalação de um pedestal oco que cobre de forma confiável todos os sistemas de comunicação (esgoto, abastecimento de água fria e quente), além de garantir a resistência e confiabilidade da estrutura

Todas as costuras são tratadas com selante na cor da parede, louças sanitárias ou transparente incolor. Depois disso, a instalação da pia tulipa pode ser considerada concluída.

Tratamento de costuras com selante
Etapa final da obra: preenchimento das juntas com selante incolor, que evita a entrada de água em fissuras e fissuras, garantindo melhor impermeabilização

Ressalta-se que em alguns casos é mais aconselhável conectar primeiro a batedeira e só depois instalar a tigela nos suportes.

Além disso, dependendo das comunicações conectadas, às vezes é melhor substituir a mangueira corrugada por sifões de um tipo diferente (informações específicas geralmente estão disponíveis nas instruções dos encanamentos adquiridos). Recomendamos considerar tipos de sifões para lavatórios, seus prós e contras e recomendações para seleção.

Características de instalação de pia com semipedestal

A instalação do modelo compacto desta modificação é realizada de forma semelhante a uma pia tulipa normal, mas possui alguns recursos:

  1. Em primeiro lugar, você deve selecionar corretamente a altura ideal para fixar a tigela. O parâmetro padrão é 75-80 cm, mas é melhor levar em consideração a comodidade de uso do lavatório.
  2. De acordo com as instruções acima, são feitos furos na parede, inseridas buchas e fixados os suportes nos quais a tigela está suspensa.
  3. Em seguida, é realizado o procedimento padrão de conexão do misturador e do sifão aos sistemas de comunicação.
  4. Além disso, são feitas marcações para fixação do semipedestal; Também é necessário fazer furos na parte inferior da estrutura, martelar buchas e fixar esta parte de forma que cubra os tubos.

A diferença na instalação de uma meia tulipa está no último ponto, já que a perna da pia, que não chega ao chão, não consegue dar à estrutura a resistência e estabilidade necessárias.

Pia meia tulipa instalada
Para instalar um modelo atraente de “meia tulipa”, que cabe perfeitamente em um banheiro pequeno, você precisa fixar não apenas a tigela, mas também a perna truncada na parede

Erros típicos ao instalar uma estrutura

Para não atrapalhar o desempenho do equipamento durante a instalação, consideraremos quais erros você deve ter cuidado.

Os defeitos que são frequentemente encontrados ao instalar você mesmo uma pia em forma de tulipa incluem os seguintes defeitos:

  • Inclinação da pia. Se você marcar a parede e instalar fixadores sem verificar o nível, a tigela pode não ficar nivelada. Uma pia inclinada para o lado, claro, não vai decorar muito o banheiro. Corrigir este defeito é bastante difícil: será necessário desmontar novamente todas as peças e fazer novamente os furos, verificando cuidadosamente com um nível.
  • A lacuna entre a tigela e a parede. A borda do lavatório deve se encaixar perfeitamente na parede ou divisória. Se houver um pequeno espaço livre entre eles, a água fluirá constantemente para ele, o que mais cedo ou mais tarde afetará a segurança da parede. Para evitar isso, após a instalação da estrutura, é necessário vedar cuidadosamente todas as fissuras e fendas.
  • Vazamento de encanamento ou esgoto. Um vazamento de água ou esgoto pode ter consequências graves, incluindo inundação de um apartamento (seu ou de seus vizinhos). Na maioria das vezes isso acontece devido a conexões roscadas mal apertadas. Após realizar tais operações, é necessário verificar as conexões fornecendo água sob alta pressão.
  • "Movimento" da concha. O motivo da instabilidade da pia de uma pia em forma de tulipa pode ser parafusos soltos ou um piso irregular sob o pedestal. No primeiro caso, o problema pode ser resolvido com bastante facilidade: basta verificar e fixar todas as conexões das peças. As coisas ficam um pouco mais complicadas se uma segunda razão for identificada.

Você pode corrigir temporariamente a situação colocando juntas adequadas sob a perna do lavatório (de preferência de silicone que não saiam da estrutura).

Para grandes áreas irregulares, é melhor nivelar o piso com uma mistura de cimento.

Há outra instrução de instalação em nosso site que discute o processo instalações de pia de pedestal.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

No vídeo abaixo você pode ver claramente como instalar a pia.

Como você pode ver, tendo em mãos as ferramentas disponíveis, instalar a “tulipa” é bastante fácil. Com um pouco de esforço e tempo, seu banheiro ficará decorado com um elegante lavatório que lembra a cabeça de uma linda flor..

Você tem experiência em instalar uma tulipa em seu banheiro? Ou você é um instalador de encanamento profissional e deseja compartilhar dicas úteis com iniciantes? Deixe seus comentários no bloco abaixo deste artigo - muitos artesãos ficarão gratos a você.

Ou talvez você esteja apenas descobrindo o processo de instalação de uma pia e ainda tenha alguns pontos obscuros? Não hesite em fazer perguntas - tentaremos ajudá-lo.

Comentários dos visitantes
  1. Eu mesmo instalei esta pia. Essa foi minha primeira experiência, fiz tudo de acordo com videoaulas da internet. Como já tínhamos torneira e torneiras, o mais difícil foi o processo de fixação da pia na parede. Era importante furar com cuidado para que os ladrilhos não rachassem e cravar as buchas para que ficassem perpendiculares. Coloquei uma tábua embaixo deles para não errar) O resto não é nada comparado a isso.

  2. usuario

    Instalar uma tulipa é mais difícil do que uma pia, mas não muito.É importante ter a ferramenta certa e medir cuidadosamente a localização dos furos com um nível. Será fácil para um homem. Depois de aparafusada a pia, conectar o sifão e instalar o gabinete não poderia ser mais fácil. Também passei silicone por cima, de forma limpa, para a água não inundar, e em meia hora estava pronto.

  3. Anton

    A primeira vez é sempre difícil. Mas então a instalação funciona como um relógio. Acertei da primeira vez. O principal é fazer tudo de acordo com as instruções.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica