Sifão para lavatório: tipos, critérios de seleção + regras de montagem

A auto-instalação de uma pia é obrigatoriamente acompanhada do procedimento de aquisição de um novo sifão, sua montagem e instalação.O sifão de esgoto para lavatório é uma estrutura por onde passa o líquido e, graças ao tampão de água, os gases do esgoto são bloqueados.

Os critérios de seleção e posterior montagem deste encanamento são simples, mas seguir todas as normas pode proteger contra novos vazamentos, o que garantirá o funcionamento ininterrupto do ralo.

Neste material falaremos sobre o projeto e os tipos de sistemas de drenagem para lavatórios, bem como quais regras devem ser seguidas na escolha.

Funções e princípio de funcionamento

O principal objetivo do sifão é organizar a saída oportuna de líquido para o esgoto. Também desempenha funções secundárias: evita o entupimento das tubulações e protege o ambiente dos gases desagradáveis ​​​​que se acumulam no ralo.

Estruturalmente, o dispositivo consiste em três elementos:

  • tanque/contêiner;
  • tubo de entrada com grade decorativa em metal;
  • tubo de drenagem, que está conectado ao dreno de esgoto.

Um dos designs adicionais, mas importantes, do dispositivo é o mecanismo de overflow. É feito em forma de tubo e é responsável por proteger o lavatório do enchimento excessivo de água, retirando o excesso de líquido.

Cotovelo sifão
O sifão é um mecanismo curvo cuja fratura é preenchida com líquido drenado. É neste cotovelo que ficam todos os detritos, que podem ser facilmente limpos desaparafusando o bujão

O princípio de funcionamento do mecanismo de drenagem baseia-se na lei hidrostática dos vasos comunicantes. Os vasos com uma parte comum cheia de líquido em repouso são chamados de comunicantes. Num sifão são representados por um cotovelo, com a abertura do tubo de entrada localizada acima e a parte inferior - a abertura do tubo de drenagem.

Mesmo depois de fechar a torneira e interromper o fluxo de água, parte dela não conseguirá passar pela curva, por isso o chamado reservatório está sempre cheio de água. Assim, um selo d'água, evitando que odores do esgoto entrem no ambiente.

Tipos de sifões para lavatórios

Os recursos de design e as características do material de fabricação são os principais indicadores nos quais você deve se concentrar ao selecionar acessórios de encanamento.

Eles determinam o tempo e os custos de mão de obra para instalar o mecanismo. Portanto, é necessária uma consideração detalhada das variações de sifões disponíveis e de seus recursos de instalação.

Tipos de sifões
Para fazer a escolha certa do modelo de sifão, vale considerar não só suas características de design, mas também a estrutura do lavatório, bem como a localização da entrada do esgoto

Todos os modelos apresentados nas lojas podem diferir em forma, material e princípio de funcionamento.

No entanto, existem vários grupos principais:

  • ondulado;
  • engarrafado;
  • cano

Além disso, os sifões ocultos são diferenciados, e os sifões de tubos são divididos em comuns, quando uma seção do tubo é dobrada em forma de semicírculo, e sifões planos - a curva é criada por dois tubos verticais e um horizontal, e o a estrutura acaba assumindo a forma de U.

Conveniência e simplicidade da ondulação

Esta opção é bastante simples em sua estrutura. O tubo de entrada, equipado com grade metálica, vedações de borracha e parafuso, entra em um tubo flexível prensado.

O último elemento é conectado ao ralo de esgoto por meio de um adaptador.

Sifão com ondulação
Nas situações em que praticamente não sobra espaço sob o lavatório e é necessário alterar o raio de curvatura do sifão corrugado não de acordo com as instruções, é necessário entender se água suficiente se acumulará no reservatório para criar uma vedação d'água

O modelo corrugado é bastante prático, principalmente quando não há muito espaço livre embaixo do lavatório: devido ao armário instalado ou quando se pretende colocar algum item.

A principal diferença de tal sifão é a capacidade de modelar independentemente a curva para organizar um selo d'água. Existem modelos que não incluem moldura que fixa a dobra.

Portanto, ao instalar o mecanismo de drenagem, o raio do laço de curvatura deve ser suficiente para criar o volume necessário de água no reservatório.

Instalação de sifão corrugado
Nas instruções de cada modelo, o fabricante prescreve os indicadores necessários para garantir a pressão necessária envolvida na resistência à penetração de gases do esgoto

Apesar de esta variação de sifões ser a mais simples, existem pequenas desvantagens na montagem e instalação. Na sua maioria, referem-se a mecanismos adicionais, nomeadamente a impossibilidade de ligar mangueiras para transbordamento e drenagem da máquina de lavar.

O processo de montagem de um sifão corrugado não é difícil. As peças são fornecidas da seguinte forma:

  1. Por meio de um parafuso, o tubo de entrada é conectado ao lavatório. Neste caso, arruelas de borracha são colocadas nas faces externa e interna.
  2. A ponta do tubo é conectada ao dreno de esgoto por meio de um adaptador.
  3. Em seguida, a mangueira corrugada é dobrada para criar um cotovelo que forma um selo d'água.
  4. A fixação é realizada através da moldura dobrada incluída no kit.

Neste caso, não é necessária a impregnação das juntas com composto selante. Quando surgir a necessidade de desobstruir o tubo, bastará retirar a mangueira corrugada do adaptador, endireitá-la e limpar acúmulos desnecessários.

Dispositivo sifão de garrafa

A principal vantagem dos designs de garrafas é a sua versatilidade. A sua funcionalidade é facilmente expandida ligando uma ou duas mangueiras de drenagem adicionais.

Mesmo nos modelos onde tais conectores não são fornecidos, é possível adquirir um adaptador com o número necessário de saídas. A sua instalação é efectuada entre a chamada garrafa e o tubo receptor.

Bloqueio no sifão
O procedimento de limpeza do sifão é realizado desaparafusando o fundo da “garrafa”. Este sistema não permite a passagem de objetos pesados ​​- se você deixar cair um brinco no ralo, pode ter certeza de que ele está no reservatório inferior

As desvantagens do sistema de garrafas incluem a rigidez dos componentes - está excluída a possibilidade de dobrá-los durante a instalação. Além disso, muitos ficam intimidados pela presença de um grande número de componentes.

Supondo que a montagem de tal unidade seja difícil, muitos iniciantes optam por outro modelo.

Porém, não é difícil montá-lo, basta familiarizar-se com o conjunto de peças:

  • grade protetora, com vários furos com diâmetro não superior a 10 mm;
  • junta de borracha grande;
  • tubo de ligação ao lavatório;
  • parafuso;
  • parafuso de fixação;
  • sifão;
  • drenagem;
  • juntas em forma de cone;
  • juntas planas pequenas e grandes;
  • sobreposição plástica decorativa;
  • porca de acoplamento de plástico;
  • adaptador de plástico.

A montagem e instalação de tal unidade está prevista em 3 etapas principais: ligação ao lavatório, montagem da parte principal do sifão da garrafa e ligação ao esgoto.Se as peças não se ajustarem suficientemente umas às outras, utiliza-se linho sanitário para compactação.

Na primeira fase Um anel de vedação e uma grade protetora de diâmetro apropriado são colocados no orifício de drenagem. Em seguida, a junta de borracha mais grossa é colocada na lateral do tubo de admissão.

A parte superior é pressionada contra a pia e o parafuso de aperto é inserido na malha de proteção e aparafusado na porca que está localizada no corpo. Ao apertar os fixadores, é necessário observar o flange com a gaxeta - eles não devem girar.

Instalando um sifão de garrafa
Fabricantes inescrupulosos podem produzir pias com furos de drenagem insuficientemente profundos. Neste caso não há necessidade de inserir uma junta interna. Em vez disso, deve-se aplicar selante ao redor do conector

Segunda fase devido à montagem do sifão. Uma porca de acoplamento e uma junta em forma de cone são colocadas no tubo que drena o líquido para o esgoto.

Agora o tubo receptor é inserido na parte superior do corpo da “garrafa” e fixado na altura desejada por meio de uma porca de acoplamento. Um grande selo plano é colocado no vidro e, finalmente, a tampa é parafusada no corpo.

Enrolamento de tubo
Devido ao acúmulo de detritos no vidro do sifão, é necessário limpá-lo periodicamente. Esta área não é coberta com silicone. Se necessário, você pode usar rosca de vedação de tubo

Na terceira fase Existe uma ligação direta ao sistema de esgoto. Para fazer isso, coloque uma junta no tubo de drenagem e insira o tubo de drenagem do sifão nele.

Se necessário, você pode usar um adaptador. Na última unidade são utilizados selantes. Isso conclui o processo de montagem e instalação.Agora você precisa verificar o funcionamento do sistema de drenagem.

Você pode ler mais sobre como instalar um sifão em uma pia em este material.

Características das unidades de encanamento de tubos

Existem dois tipos de sifões de tubos - regulares e planos. Os primeiros têm um design estiloso, por isso não necessitam de mascaramento, enquanto os últimos são mais utilizados quando há espaço limitado embaixo da pia.

Esses modelos são mais difíceis de manter em comparação com os anteriores. Para limpar, você precisará desparafusar a parte dobrada do tubo do receptor e depois do ralo.

Limpando o sifão do tubo
Você pode eliminar o problema da limpeza inconveniente adquirindo um sifão de tubo com um conector especial equipado com tampa e localizado na parte superior da curva. Assim, a limpeza é realizada sem desmontar a estrutura

O design de um sifão de tubo é simples - é uma parte dobrada de um tubo, conectada em ambos os lados aos tubos de entrada e drenagem. Toda a estrutura é rígida e não pode ser ajustada durante a instalação. O processo de instalação de tal mecanismo difere da garrafa em apenas um ponto - em vez de uma “garrafa”, um tubo curvo é aparafusado.

Alguns modelos possuem um pequeno selo d'água. No entanto, tal profundidade será suficiente para neutralizar a pressão dos gases do esgoto.

Mas se você ficar muito tempo afastado, por exemplo, ao sair, a água do reservatório pode evaporar e ao retornar você ouvirá o cheiro característico de esgoto. Para evitar esta situação, recomenda-se fechar o ralo com rolha.

Ao instalar este dispositivo de encanamento, preste atenção à altura da entrada de esgoto. Seu nível deve corresponder à seção de drenagem horizontal do sifão.

Modelos de tubos com transbordamento são bastante comuns, o que é muito conveniente para pias pequenas onde existe a possibilidade de vazamento de líquido além dos limites do lavatório.

Tipo de dreno oculto

Uma variação oculta de sifões está parcialmente instalada na parede, nomeadamente um dispositivo de garrafa. Apenas o tubo localizado horizontalmente permanece visível.

Sifão oculto com tampa
Existem modelos de sifão oculto equipados com tampa removível. Com sua ajuda, é fornecido acesso para limpeza do dispositivo de drenagem. No entanto, o modelo está em uma categoria de preço alto

As vantagens incluem uma unidade de encanamento completamente oculta. As desvantagens são a complexidade da instalação, bem como o acesso problemático para manutenção e reparo.

De que materiais são feitos os sifões?

Os materiais utilizados na fundição dos sifões devem atender a todas as normas técnicas. Disso dependem a sua vida útil e a qualidade do desempenho das funções declaradas pelo fabricante.

Os requisitos para materiais de estoque do dispositivo são os seguintes:

  • praticidade durante a manutenção;
  • invulnerabilidade a altas temperaturas;
  • resistência à corrosão;
  • baixa suscetibilidade ao acúmulo de sedimentos devido ao contato constante com a água.

Na maioria das vezes, os ralos das pias são feitos de plástico, ferro fundido, níquel, latão, liga de latão-bronze, aço e outros.

A opção mais prática e econômica é considerada um projeto de drenagem de plástico. Esta pode ser uma opção padrão branca ou colorida. O material é fácil de instalar, possui boa aderência das peças e na maioria dos casos não requer vedação das juntas - em vez disso, utiliza-se um acoplamento.

Além disso, os modelos não são suscetíveis à ferrugem e são resistentes aos processos contínuos de apodrecimento e corrosão. O cuidado fácil, mesmo com compostos contendo cloro, permite manter a máxima limpeza do aparelho.

Sifão de plástico
Ao escolher um sifão de plástico, você pode encontrar opções de tonalidades fora do padrão, por exemplo, preto ou cinza. Usar um tom escuro no interior do banheiro é uma decisão ousada, adequada exclusivamente para um ambiente espaçoso.

As instalações de drenagem de bronze e latão são consideradas mais duráveis. Os modelos estão sujeitos a pouca corrosão e ferrugem, mas ainda assim oxidam.

Através destes processos químicos, as partículas de sujidade contidas na água corrente ficam retidas em áreas irregulares. É assim que ocorre o entupimento gradual. Nesse sentido, o plástico é muito mais prático.

Sifão de bronze
O mecanismo de drenagem em bronze tem uma aparência esteticamente atraente. Na maioria das vezes este sifão está aberto para visualização e faz parte do estilo vintage

A instalação de drenagem, em metal, amplia anualmente seu círculo de ventiladores. Literalmente, nos últimos dez anos, a popularidade mais que dobrou. Tudo graças às excelentes características dos dispositivos metálicos: resistência, aspecto esteticamente atraente e higiene da liga.

Para tais modelos, o aço pode ser usado tanto na forma pura quanto como parte de ligas. A categoria de preço do dispositivo metálico é uma ordem de grandeza superior às opções anteriores, o que indica excelente qualidade e longa vida útil.

Sifão metálico
O revestimento externo do sifão metálico desempenha uma função exclusivamente decorativa. As opções mais comuns são o revestimento cromado. Esta opção cabe facilmente em qualquer interior de banheiro

A maioria dos compradores, com base no baixo custo e praticidade, opta por estruturas plásticas. No entanto, o metal não é muito inferior em posição. Afinal, você pode enfatizar a sofisticação do interior e focar nos detalhes necessários apenas com elementos de aço inoxidável.

Se falamos de luminárias de latão, apenas o componente decorativo desempenha um papel aqui - a complexidade da manutenção e a oxidação gradual não são características positivas.

Recursos adicionais do produto

Além de drenar e ter uma vedação hídrica eficaz entre o ambiente e a tubulação de esgoto com toda a sua fragrância, o aparelho pode ser complementado com os elementos necessários - mangueiras. Por exemplo, para a maioria dos lavatórios feitos com saída superior, compre sifão com transbordamento.

A água é retirada não só pelo orifício de drenagem, mas também pela saída à qual está conectada a mangueira - é assim que o mecanismo evita inundações.

Sifão com transbordamento
O dispositivo de vedação de água com transbordamento possui dois tubos que se conectam na frente do reservatório em uma unidade. Assim, as águas residuais saem da rede de esgoto e vão para a rede de esgoto

O sifão também pode incluir um tubo com entrada adicional, o que ajuda a simplificar o sistema de drenagem em eletrodomésticos - para organização compacta do ralo da máquina de lavar. A unidade de saída está localizada entre o gargalo do lavatório e a cuba do sifão. O overflow e o conector adicional só podem ser integrados em resíduos do tipo garrafa.

Montando uma estrutura com estouro

Inicialmente a garrafa é montada. Uma vedação adequada se encaixa na rosca do frasco, que está embutida no fundo do lavatório. Em seguida, a tampa inferior é bem aparafusada.A conexão deve ser apertada manualmente para garantir uma conexão firme.

Agora é preciso pegar o tubo superior, responsável pelo escoamento do lavatório, colocar uma porca e depois colocar a junta cônica.

Neste caso, a vedação deve ser puxada com o lado largo para dentro do tubo. Depois disso, o elemento é inserido na parte superior do sifão. O próximo passo é apertar a porca.

Sifão com dreno e transbordamento
Se for necessária uma extensão do conector de drenagem de saída, um tubo rígido será conectado a ele. Nos casos em que o projeto não exija isso, um tubo corrugado é instalado imediatamente

Um tubo corrugado é conectado ao orifício de transbordamento da pia e sua outra extremidade é conectada ao tubo de conexão. Isso é muito fácil de fazer - a parte em forma de lâmina é equipada com ranhuras cônicas que se encaixam facilmente na ondulação da ondulação.

A instalação de todas as tubulações da unidade de drenagem - a inferior, que escoa a água para o esgoto, a intermediária para escoamento da máquina de lavar e a superior para transbordamento - é feita da mesma forma que uma tubulação vertical.

O que procurar na hora de escolher?

Para fazer a escolha correta do sifão, é necessário levar em consideração o desenho do lavatório, as características de montagem do mecanismo e a localização da rede de esgoto.

Se você estiver substituindo não só o dreno, mas também o lavatório, é aconselhável escolher modelos de pia que já incluam sifão. Neste caso, a organização do sistema de drenagem será simplificada ao máximo e todas as peças ficarão perfeitamente ajustadas ao tamanho do lavatório.

A presença de unidade de transbordamento e saída para máquina de lavar no projeto é exclusivamente opcional. Porém, vale a pena considerar que apenas um sifão tipo garrafa pode ser equipado adicionalmente com esses elementos.

Tubos de sifão
Os tubos para sistemas de vedação de água estão disponíveis em dois diâmetros: 32 e 40 mm. Vale lembrar que quanto menor o tamanho da seção transversal, menor o volume de líquido que passa pelo sistema e, consequentemente, o sifão muitas vezes sucumbirá a bloqueios

Uma entrada baixa de esgoto requer a instalação de qualquer tipo de sifão, exceto sifões tubulares. Para instalá-lo, será necessário elevar o dreno até o nível exigido, o que representa tempo e dinheiro adicionais.

Na hora de comprar você também deve prestar atenção aos componentes - as peças devem estar intactas e sem lascas. Isso é fácil de fazer, porque a maioria dos fabricantes de acessórios hidráulicos torna a embalagem transparente.

Vídeo útil sobre o tema

O problema da má drenagem da água de um encanamento pode estar oculto dentro do sifão. A presença de defeitos nem sempre é óbvia:

Conectando um tubo adicional para organizar a drenagem da máquina de lavar:

O dispositivo sifão padrão não está sobrecarregado com peças desnecessárias, por isso não demorará muito para montar toda a estrutura. Neste caso, é importante aproveitar os conselhos sobre a escolha de um mecanismo adequado que garanta adequadamente a remoção do líquido residual para o sistema de esgoto.

Tem dúvidas sobre o tema do artigo, encontrou alguma deficiência ou tem informações interessantes que deseja compartilhar com os visitantes do site? Por favor, deixe comentários no bloco abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Sempre coloco sifões tipo garrafa no banheiro, e eles vêm em meu socorro mais de uma vez quando algo valioso - um brinco ou um anel - entra no ralo. Você sempre pode desparafusar o sifão e encontrar um item valioso levado pelo riacho, mas na corrugação ele já teria ido pelo ralo.A instalação não é muito mais difícil do que a corrugação, só um pouco mais de barulho na montagem, mas fora isso tudo é igual.

  2. Savva

    Eu gosto mais de sifões corrugados e eles são mais convenientes de instalar. Eu apenas tento comprá-los. Você pode modelar independentemente a curva do tubo que fornecerá a vedação de água necessária. E se houver pouco espaço, geralmente isso é uma salvação. Não notei nenhum contra. A limpeza, se necessário, também é conveniente: tudo sai facilmente. Bem, sim, como mencionado acima, se algo valioso cair, ele flutuará para sempre, temos uma grade adicional para isso.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica