Exaustor de banheiro: como escolher o certo + regras de instalação
Garantir um microclima confortável no banheiro e no chuveiro pode ser problemático.Altos níveis de umidade prejudicam armários, espelhos e armários, facilitando o crescimento de mofo.
Se a ventilação natural não funcionar, você pode instalar um exaustor no banheiro - a unidade remove à força o ar úmido de exaustão do ambiente.
Diremos como escolher o modelo adequado e também descreveremos o passo a passo de instalação do equipamento. A tecnologia de instalação é bastante simples, o principal é levar em consideração algumas nuances da conexão e seguir as instruções abaixo.
O conteúdo do artigo:
Você precisa de um ventilador no banheiro?
A opinião de que os ventiladores de banheiro foram inventados pelos fabricantes para lucrar com os consumidores não é verdadeira. Afinal, as condições de vida em casas diferentes são radicalmente diferentes. A operação do sistema de ventilação do banheiro nem sempre satisfaz as necessidades.
Os pedidos dos moradores da casa/apartamento variam - alguns lavam roupas no banheiro, gostam de vaporizar de 1 a 1,5 horas, enquanto outros apenas tomam um banho de contraste de 5 minutos.
Tudo isso em condições de ventilação não funcional é repleto de aparecimento de mofo e outras surpresas desagradáveis na morada de limpeza, por exemplo, a aparência mofo preto.
A instalação de ventilador será uma salvação para muitos banheiros em prédios altos e casas particulares de construção moderna com janelas lacradas e paredes isoladas.
Seria uma boa decisão instalar um ventilador se o vaso sanitário e a banheira estivessem no mesmo cômodo. O capô vai agregar conforto à vida de todos os moradores de apartamentos que são obrigados a usar o banheiro compartilhado.
Se a ventilação geral da casa funcionar bem e houver uma excelente tiragem no banheiro, e as paredes do quarto secarem rapidamente após os procedimentos de banho, você pode esquecer o ventilador com segurança.
A entrada e remoção naturais do ar de exaustão são capazes de satisfazer plenamente as necessidades dos consumidores.
Como não errar na escolha?
Se você precisar comprar um ventilador, um proprietário de casa/apartamento inexperiente pode facilmente se perder entre a variedade desses dispositivos.
Todos eles diferem visualmente e em custo. O maior erro é escolher o equipamento com base no preço que parece mais aceitável.
Tipos de ventiladores e suas características
A questão de saber se um ventilador é necessário é sempre decidida individualmente. Se for necessário um dispositivo, então você deve escolher o modelo ideal que possa desempenhar suas funções de remoção de ar de exaustão do banheiro/chuveiro.
De acordo com o método de fixação existem:
- faturas, montado na entrada do duto de ventilação;
- canalinstalado dentro de dutos de ar.
As facturas são de uso privado - são fáceis de instalar e são perfeitamente capazes de satisfazer as necessidades de todos os residentes de uma casa de campo/chalé. Se a casa tiver uma extensa rede de dutos de ar, então a instalação ventiladores de duto.
Dependendo da localização, os seguintes dispositivos são diferenciados:
- montado na parede. Eles são montados horizontalmente na parede;
- Teto, instalado em um plano vertical.
Em residências particulares, são instalados principalmente dispositivos de ventilação de teto, que expelem o ar de exaustão primeiro para um sótão desabitado e depois para a rua.
Além disso, existem lâminas e ventiladores sem lâmina, modelos axiais e centrífugos. Os primeiros são mais frequentemente adquiridos para organizar a ventilação forçada de banheiros e chuveiros.
Esses dispositivos diferem não apenas na aparência, mas também em suas capacidades. Dependendo das habilidades do torcedor, o preço varia significativamente.
A gama inclui ventiladores de fabricantes europeus e nacionais - Espanhol SILENCIOSO, italiano Elicent, búlgaro Motores J.S.C., Russo "Era", Ucraniano Aberturas.
Entre as capacidades dos ventiladores de banheiro, os modelos mais populares são aqueles que possuem sensor de temperatura e umidade, temporizador, botão liga / desliga separado, cortinas de proteção e válvula de retenção.
Outra descoberta é um painel decorativo adicional, que permite criar um visual único para o aparelho, valorizando o design sofisticado do ambiente.
Regras para escolher um bom capuz
Para que o aparelho cumpra suas responsabilidades de retirada do ar de exaustão e encante seus usuários, é necessário escolher o modelo certo. Para isso, é importante levar em consideração parâmetros importantes do futuro ventilador, que são decisivos para a escolha da opção final.
Potência do ventilador. O indicador é selecionado com base no volume do banheiro/chuveiro e no diâmetro do furo onde será instalado o ventilador. São 100, 125 mm e outros.
Para determinar a potência, pode-se utilizar os requisitos regulamentares, segundo os quais em salas deste tipo é necessário garantir a renovação do ar ao nível de 3 a 8 vezes por hora.
Na prática, acontece que você precisa do comprimento da sala * pela largura * pela altura dos tetos * pela multiplicidade (de 3 a 8). Você precisa adicionar 20% ao número resultante - esta é uma pequena margem que garante o livre funcionamento do dispositivo.
Segurança do equipamento. Este é um critério importante, pois será instalado em um ambiente com alto índice de umidade. E respingos acidentais não podem ser descartados. Prestar atenção em nível de proteção contra umidade.
Ruído do ventilador. A opção mais aceitável é de até 35 dB. Quanto menor for este indicador, mais confortáveis se sentirão todos os membros da família que utilizam uma banheira ou chuveiro com dispositivo de ventilação instalado.
Se o ruído do ventilador for de 40 dB ou superior, isso pode perturbar o sono reparador de membros da família particularmente sensíveis e causar dores de cabeça ao permanecer por muito tempo em um ambiente ventilado.
Fácil de instalar e manter o dispositivo. É bom que você mesmo possa instalar uma opção adequada, sem chamar profissionais experientes. Sim, e a facilidade de manutenção é importante – quanto mais simples e menos frequente, melhor.
Funcionalidade adicional. É conveniente que o ventilador esteja equipado com temporizador, iluminação decorativa, cortinas de proteção ou sensor de umidade. Modelos de alta tecnologia podem ser controlados via SMS.
Preço. Por mais que você queira comprar o melhor modelo, o preço sempre te impede. A escolha final do consumidor depende deste parâmetro - alguns escolherão o espanhol SILENCIOSO, enquanto outros preferirão dispositivos produzidos internamente mais acessíveis.
Aparência. É o design do equipamento que é valorizado por muitos consumidores que projetam cuidadosamente o interior da sua casa. O dispositivo deve se ajustar organicamente ou adicionar entusiasmo à solução de estilo criada para um ambiente específico.
Recomendações adicionais de seleção e uma visão geral dos melhores modelos de exaustores são fornecidas em Este artigo.
Questões polêmicas na escolha de equipamentos
Na hora de escolher um ventilador para banheiro/chuveiro, é possível perceber muita polêmica sobre funções adicionais entre os proprietários do aparelho.
Válvula de retenção. Você pode ouvir opiniões categoricamente opostas sobre a necessidade/desnecessidade deste elemento. É necessário para evitar que o ar volte.
Por exemplo, se os vizinhos estão fritando peixe/batata, ao desligar o ventilador a válvula fecha e evita que o ar com os aromas do jantar do vizinho entre no apartamento. Se a porta do banheiro estiver lacrada, você poderá recusar a compra modelos com válvula de retenção.
Isso é muito individual, pois muitos artesãos, ao instalar portas de banheiros, levam em consideração os requisitos regulamentares e deixam um espaço de 1 a 2 cm da borda inferior ao chão.
Outro fenômeno desagradável é que essas válvulas ficam entupidas e podem grudar no ventilador. Eles exigem limpeza e cuidados. A cada 6 meses é necessário retirar o ventilador e limpar as pétalas da válvula de retenção com uma escova.
Estores/grades de proteção. Muitas vezes você pode ouvir a opinião de que é aconselhável usar um modelo sem eles. As persianas são necessárias para fechar a abertura, se necessário, com um movimento fácil. Isso se justifica quando usado por pessoas que gostam de cozinhar no vapor e têm tendência a resfriados.
Quando não há necessidade especial de tal função, uma grade constantemente fechada causará o aparecimento de ar viciado no ambiente, quando o ar fresco não puder entrar e for difícil a saída do ar residual.
Internet Segura. É necessário evitar que baratas, borboletas e outros visitantes indesejados entrem pelo duto de ventilação.
Por outro lado, a malha fica eletrificada, a poeira se acumula sobre ela e as teias de aranha se acumulam. Portanto, ele precisa ser limpo com frequência - uma ou duas semanas. A instalação ou não de uma tela protetora depende inteiramente das condições específicas do local do banheiro.
Painel decorativo, bloqueando completamente a entrada direta de ar no ventilador. Isso realmente afeta o desempenho do equipamento. Este ponto deve ser levado em consideração na hora de escolher um modelo para seu banheiro.
Quando você gosta de 2 opções que diferem em potência, ruído e preço, você pode ouvir conselhos de que precisa escolher a mais potente.Isto está errado - a potência deve corresponder claramente às necessidades de renovação de ar da sala.
Características de instalação do exaustor
Você pode melhorar o microclima do banheiro usando um exaustor sozinho ou com a ajuda de profissionais. A opção de instalação do dispositivo de ventilação depende da complexidade do modelo adquirido e das habilidades do proprietário do apartamento/casa.
Se o ventilador for fácil de instalar e você quiser fazer tudo sozinho, todo o trabalho levará cerca de 2 horas incluindo a perfuração das paredes.
O processo de instalação e conexão de um ventilador à exaustão do banheiro inclui uma série de etapas tradicionais:
Por onde começar a instalação?
É aconselhável instalar o exaustor em orifício previamente preparado para o mesmo. Isso é feito durante a fase de construção/renovação.
As condições e características técnicas da conduta de ventilação de uma determinada casa de banho/duche dependem do tipo de casa, do ano de construção e do projecto. Se se trata de um prédio de apartamentos, existem dutos de ventilação que estão funcionando ou totalmente inoperantes.
É necessário iniciar a instalação com a preparação adequada do canal. Para tal, realizam-se os trabalhos necessários em cada caso específico - pode ser fazer um furo no ladrilho para acesso à conduta de ventilação ou, pelo contrário, ajustar a secção quadrada da entrada ao diâmetro da tomada do exaustor.
O duto de ventilação pode ser muito maior que o ventilador.Mas isso não é um problema - o dispositivo geralmente vem com um tubo especial para instalação, ou você pode usar um cano de esgoto mais rígido. Ele é colocado no duto de ventilação e o orifício ao redor é preenchido com espuma.
Se os artesãos colocaram os ladrilhos, terão que marcar o diâmetro do furo para o leque. Você pode consultar a documentação ou simplesmente inclinar a parte traseira do aparelho e traçar o contorno de sua campainha com um lápis. Agora você tem que fazer um furo no ladrilho.
Além disso, o cabo de alimentação deve ser retirado para conectar o ventilador. O ideal é que fique sob o ladrilho no local onde o dispositivo foi originalmente planejado para ser instalado. Caso não tenha sido feito com antecedência, deverá colocá-lo separadamente sobre os ladrilhos, utilizando uma caixa especial para protegê-lo de respingos.
Recursos e nuances de instalação
Dependendo do formato do ventilador, dos parâmetros iniciais da conduta de ventilação e do tipo de ar fresco que entra na divisão, podem existir algumas nuances de instalação.
O ar fluirá suavemente ao redor do ventilador e o resultado será um bom fluxo de ar. As pernas do ventilador podem ser recortadas em espuma, que pode desempenhar simultaneamente a função de absorção de choques.
Se o tamanho da entrada do duto de ventilação foi ajustado à tomada do ventilador, então, quando a espuma de montagem secar, você pode colocar um par de elásticos muito comuns na tomada do ventilador, como são usados em caixas registradoras para dinheiro.
Este método de fixação permitirá remover o ventilador se necessário e removê-lo sem esforço para limpar tudo. O próprio elástico atua como uma gaxeta e é capaz de amortecer as vibrações durante a operação do dispositivo. Outra vantagem é que você não precisa fazer furos na parede para montagem.
Para aberturas de ventilação de grande diâmetro, pode ser utilizada uma grelha de ventilação dupla. Isso é verdade quando o ar de exaustão sai do duto de ventilação pela parte superior quando o ventilador está funcionando e há entrada livre pela parte inferior.
Instalação direta de equipamentos
Quando os preparativos para a instalação de um exaustor no banheiro/chuveiro estiverem concluídos e um local para o ventilador tiver sido fornecido e marcado, a instalação poderá começar. Primeiro você precisa remover a parte superior do ventilador - o painel decorativo ou grade.
Dependendo da opção de montagem escolhida, você precisará fixar o ventilador com segurança.
As opções mais comuns:
- faça furos na parede;
- coloque o ventilador sobre pregos/cola líquida;
- use 2 elásticos.
A opção mais correta é fazer furos para montagem, experimentando o ventilador. Aqui, antes de perfurar, é necessário nivelar cuidadosamente o dispositivo. Primeiro, perfure os ladrilhos usando uma pena especial com uma broca ou um martelo perfurador com uma broca. Em seguida, use um martelo perfurador para fazer um furo correspondente para o pino.
Você precisa fazer uma ranhura ou furo especial para o fio. O próprio ventilador possui um orifício para os fios.Você precisa instalar o ventilador no lugar e puxar o fio até a superfície.
Resta apenas fixá-lo com parafusos auto-roscantes ou outros parafusos. Para fazer isso, é conveniente usar uma chave de fenda ou chave de fenda.
Agora você precisa conectar o cabo de alimentação aos contatos do ventilador. As instruções do fabricante serão úteis para isso. Agora você precisa instalar a malha e a grade protetora no lugar.
Resta ligar o ventilador e verificar o funcionamento. Além disso, é mais conveniente prever a localização do interruptor na casa de banho/chuveiro e não fora dela. E não é aconselhável conectar o exaustor ao interruptor de luz - se for preciso lavar o rosto e escovar os dentes, não é necessário ligar o aparelho.
O método para conectar um exaustor a um interruptor ou modelo com temporizador é descrito Aqui.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo sobre como organizar a ventilação do banheiro e os meandros da instalação de um ventilador:
O vídeo explica detalhadamente como instalar corretamente um exaustor no banheiro caso seja necessário furar azulejos recém-colocados nas paredes:
Existe uma maneira mais simples de instalar o ventilador. Como fazer isso é mostrado passo a passo no vídeo:
Como escolher um ventilador para banheiro se o banheiro tiver porta lacrada é descrito detalhadamente no vídeo:
Depois de se familiarizar com as características de escolha de um ventilador para banheiro, você poderá escolher a opção mais adequada, adequada em termos de características e custo.
Você mesmo pode instalar o dispositivo. Para fazer isso, você precisa se familiarizar mais com o processo de instalação e conexão do dispositivo. Se esse trabalho suscita dúvidas sobre as próprias habilidades, é melhor convidar um profissional.
Se você tem experiência na instalação e uso de exaustor de banheiro, compartilhe as informações com nossos leitores. Deixe comentários e tire dúvidas no formulário abaixo.
Uma boa ventilação é muito importante para o banheiro. Uma sala úmida e bem aquecida é um ambiente ideal para o desenvolvimento de mofo e vários tipos de microorganismos. A ventilação regular reduz significativamente a umidade e elimina o cheiro de umidade. Portanto, é muito aconselhável instalar pelo menos o exaustor mais simples. É fácil de fazer e é muito barato.
Me deparei com o problema do aparecimento de mofo no banheiro após a reforma e instalação de uma janela lacrada. Acontece que o banheiro era mal ventilado. Decidi instalar um exaustor de superfície na entrada do duto de ventilação. Depois disso, a condensação parou de se acumular nos ladrilhos. Na hora de escolher um ventilador, você precisa escolher um com reserva de energia de 20%, para poder ventilar rapidamente o banheiro sem muita carga.