Substituição de medidor elétrico em apartamento e em casa particular: especificidades da produção de substituição de medidor

A contagem precisa da energia elétrica utilizada pelos consumidores é realizada por meio de um dispositivo que registra e registra o consumo. Com o tempo, o medidor de vazão elétrico falha ou se torna obsoleto. E então o proprietário se depara com uma situação em que a substituição do medidor elétrico se torna inevitável.

Falaremos sobre as nuances jurídicas e técnicas associadas à instalação de um novo medidor. Junto com você, descobriremos em que ordem o dispositivo antigo deve ser substituído. Iremos aconselhá-lo sobre o que fazer se decidir fazer a substituição sozinho.

Razões para substituir o medidor elétrico

Na prática, raramente ocorre a substituição de dispositivos com base nos quais as contas de serviços públicos são calculadas. No entanto, todos os proprietários – tanto apartamentos urbanos como casas particulares – enfrentam este problema.

A substituição do aparelho pode ser realizada pela administradora ou pelo próprio proprietário. Os representantes da sociedade gestora ou do fornecedor de energia eléctrica costumam efectuar a substituição conforme planeado, avisando previamente os proprietários dos apartamentos ou casas. E os proprietários compram com mais frequência novos equipamentos (ou entram em contato com a administradora com um pedido de substituição) devido a uma quebra do dispositivo.

Medidor de eletricidade no quadro de distribuição
O medidor elétrico instalado em quadro de piso, apartamento ou casa deve estar em bom estado de funcionamento, assim como os demais dispositivos de instalação elétrica: disjuntores, RCDs, estabilizadores, tomadas

Se, por algum motivo desconhecido para você, o aparelho parar ou, ao contrário, começar a girar muito mais rápido, é necessário chamar um especialista com urgência.

Às vezes, um pequeno reparo é suficiente, mas mais frequentemente, em caso de tal mau funcionamento, é emitida uma conclusão para substituir o medidor de eletricidade antigo. De acordo com ele, você mesmo precisa instalar um novo dispositivo ou entrar em contato com a administradora.

Aqui estão alguns dos motivos de substituição que você pode encontrar durante a operação do medidor elétrico:

Que leis você deve seguir?

Quase todas as respostas às questões relativas à instalação ou substituição de dispositivos de medição podem ser encontradas no quadro legislativo. Os regulamentos estabelecem disposições gerais e requisitos mais específicos relativos ao sector privado, à habitação municipal e aos apartamentos privatizados.

Por exemplo, você pode aprender sobre a necessidade de substituir equipamentos defeituosos nos seguintes documentos:

  • Lei Federal nº 28-F3 de 1996, mas editada em 30 de dezembro de 2008;
  • Lei da Federação Russa nº 4.871-1 de 1993, conforme alterada em 10 de janeiro de 2003;
  • GOST R 52321-2005 – requisitos para classe 0,5 metros; 1; 2.

Quem é o responsável pelo imóvel está especificado no art. 210 do Código Civil da Federação Russa, e sobre as obrigações do comprador de equipamento técnico - no art. 543 Código Civil da Federação Russa.

Consulta com um advogado
Se surgirem disputas entre você e representantes da sociedade gestora ou vizinhos sobre o uso de dispositivos de medição e a responsabilidade por eles, recomendamos que você entre em contato com um advogado para esclarecimentos.

Na Lei Federal N 102-FZ de 26 de junho de 2008, você encontra materiais sobre uniformidade de medições, exame metrológico e serviços metrológicos.

E o Decreto nº 491 do governo russo fala sobre quem e quando deve ser responsável pela instalação ou substituição de sistemas de contabilidade, incluindo medidores.

Mas há exceções às regras estabelecidas nos documentos. Por exemplo, se um particular manifestar o desejo de substituir um medidor elétrico antigo e utilizável em um painel de piso por um novo modelo, o custo da substituição recairá inteiramente sobre seus ombros. No entanto, outras manutenções continuam a ser realizadas pela sociedade gestora.

Quem paga e faz a substituição?

Uma pessoa autorizada ao abrigo do acordo com o Código Penal e as disposições existentes do Código da Habitação e do Código Civil é nomeada responsável pela aquisição e instalação de um novo dispositivo. Porém, isso leva em consideração o motivo pelo qual a substituição está sendo feita, bem como o local de instalação. Para proprietários e pessoas que possuem um apartamento em regime de aluguel, as regras são diferentes.

Opção #1 – apartamento próprio

A maioria dos apartamentos urbanos são propriedade de cidadãos - ao mesmo tempo, a habitação foi privatizada e os direitos de propriedade passaram completamente para as mãos dos proprietários. Um ou mais familiares podem dispor do apartamento a seu critério, sendo também responsáveis ​​​​por todos os bens técnicos localizados na sua área.

Quadro de distribuição com medidor elétrico no apartamento
Se o quadro elétrico com medidor for de apartamento, ou seja, localizado no corredor ou corredor interno do apartamento, a responsabilidade pela instalação de um novo dispositivo é do particular

O contador de electricidade instalado na área útil deverá ser alterado pela sociedade gestora, uma vez que pertence ao património comum do edifício. A substituição é necessária se o dispositivo tiver esgotado sua vida útil, estiver desatualizado ou quebrar por motivos alheios ao controle do consumidor.

A responsabilidade pela substituição recai sobre o proprietário do apartamento em três casos:

  • se o medidor quebrar por culpa dele;
  • se o contrato estipular em cláusula separada suas obrigações de substituição;
  • se ele, por iniciativa própria, quisesse trocar o equipamento.

Simplificando, de acordo com os acordos padrão, os painéis dos apartamentos são propriedade dos proprietários e os painéis do piso são propriedade da sociedade gestora. Assim, os proprietários são responsáveis ​​por quaisquer ações com medidores.

Mas há exceções especificadas no contrato. Portanto, se você for forçado pagar por um novo dispositivo, não deixe de estudar o acordo.

Em 2012, foi aprovada uma lei segundo a qual os moradores de prédios de apartamentos devem trocar os medidores de forma independente, independentemente de onde estejam instalados. No entanto, o principal documento regulamentar é o acordo entre os proprietários e a sociedade gestora.

Opção #2 – habitação pública

Se o apartamento não for privatizado e o seu proprietário viver em regime de arrendamento social, todos os bens, incluindo os equipamentos eléctricos, são propriedade do município. Portanto, a prefeitura é responsável pela instalação ou substituição dos equipamentos.

No entanto, na prática, muitas vezes ocorrem situações em que uma empresa gestora ou uma empresa de venda de energia atrai residentes para a compra de um novo dispositivo. Isso está errado, pois são empregadores temporários, usuários.

Reclamação à fiscalização habitacional
Normalmente é celebrado um acordo entre a sociedade gestora e o município com distribuição de responsabilidades entre as partes. Portanto, no final, um deles paga pelos novos equipamentos elétricos. Se ainda tentarem culpar o inquilino pela compra, você deve registrar uma reclamação na fiscalização de habitação

O cidadão que mora em medidores municipais paga pela troca do medidor apenas em um caso - se o aparelho quebrar por sua culpa.

Opção #3 – casa particular

Os proprietários de chalés para residência permanente ou de casas sazonais (dachas), salvo cláusula adicional no contrato com a entidade prestadora de serviços, quase sempre suportam eles próprios o custo da substituição do contador.

Quadro de distribuição em um poste
Um medidor em residências particulares costuma ser instalado junto com uma máquina de entrada na rua - na fachada da casa ou em um suporte que sustenta um cabo elétrico, para que um funcionário do órgão controlador possa fazer as leituras sem incomodar os proprietários

Se você possui uma casa, você mesmo deve comprar e instalar um medidor. Se você planeja fazer a instalação sozinho, o comissionamento e a vedação não podem ser feitos por conta própria - isso deve ser feito por um representante da Energosbyt.

Qual medidor comprar e caixa externa para medidor de vazão, também é melhor consultar os especialistas da empresa vendedora, pois o dispositivo deve atender melhor aos parâmetros da rede e às condições de instalação.

Em que ordem ocorre a substituição?

Independentemente de quem é o dono da casa e de quem é o responsável pelo medidor, o usuário deve seguir as regras de funcionamento, monitorar o estado do medidor elétrico e responder rapidamente em caso de avaria.

Verificando o funcionamento do medidor elétrico
Se o dispositivo começar a funcionar incorretamente ou a vida útil atribuída pelo fabricante tiver expirado, devem ser tomadas medidas para substituir o dispositivo, caso contrário, poderão ser aplicadas penalidades.

Primeiro, vejamos como substituir o medidor elétrico instalado no apartamento. Se se tratar de imóvel residencial e estiver localizado em caixa de apartamentoPortanto, a compra é paga pelo proprietário, assim como os serviços de instalação. Os dispositivos localizados no patamar são propriedade da sociedade gestora, devendo esta alterá-los.

Etapa 1 – enviar uma inscrição. Você pode entrar em contato com a agência Enegosbyt mais próxima e, com a ajuda do gerente, preencher um formulário padrão. Você deve levar consigo seu passaporte e documentos que comprovem a propriedade do apartamento.

Se você não é o proprietário do apartamento, mas apenas o representa, precisará de mais um documento - uma procuração autenticada por notário.

Passo 2 – emitir uma ordem de serviço. A empresa envia um eletricista para fazer leituras, elaborar laudo e retirar o lacre. Define a hora exata da visita (normalmente apenas a data, mas às vezes também as horas, por exemplo, das 9h00 às 17h00).

Um especialista faz leituras do medidor
Durante a execução das obras de substituição, o cálculo do consumo de energia é efectuado a uma tarifa especial, que não inclui a contabilização dos kW utilizados.

Passo 3 – compre um medidor elétrico. É preferível obter da Energosbyt uma lista de modelos adequados para instalação, consultando previamente sobre possíveis planos tarifários.

Medidor de eletricidade com duas tarifas Mercury
Você pode aproveitar a situação e adquirir um medidor de duas tarifas, que lhe permitirá escolher um plano mais conveniente de uso de energia elétrica. Isso é relevante para moradores que estão acostumados a trabalhar ou fazer tarefas domésticas à noite

Passo 4 – desmontando o medidor antigo e instalando um novo medidor. Podem ser realizados pelos proprietários ou por um especialista convidado. No entanto, o comissionamento do dispositivo, a elaboração do ato e a selagem são realizados exclusivamente por um representante da Energosbyt.

Este procedimento de substituição de contador eléctrico também é praticado em residência particular, uma vez que o proprietário é responsável pelas instalações eléctricas instaladas tanto no edifício como na rua.

O procedimento de reinstalação pode diferir em diferentes regiões, por isso é melhor ligar primeiro para o escritório do fornecedor de eletricidade e esclarecer o plano para ações futuras.

Como sabem, são comuns os casos de fraude, nomeadamente relacionados com a substituição de equipamentos eléctricos. Chegam estranhos de macacão e se oferecem para substituir o medidor “conforme planejado” e ao mesmo tempo as máquinas, apesar de os aparelhos estarem em bom estado de funcionamento e sua vida útil ainda não ter expirado.

Recibo de pagamento de energia elétrica
Você deve saber que sem ordem da empresa executora (Energosbyt), sociedade gestora ou HOA, nenhuma ação de substituição poderá ser realizada. Quem exatamente é o responsável pela substituição costuma estar indicado na ficha de pagamento de energia elétrica

Qual a diferença entre o procedimento de substituição nas habitações municipais e nos painéis de piso? Como os medidores são propriedade da cidade ou da responsabilidade da sociedade gestora, a compra e instalação são efectuadas às suas custas.O papel do cidadão, neste caso, é responder em tempo hábil à avaria do aparelho e marcar a chamada de um eletricista.

Se você notar que o selo está quebrado, o disco não gira ou a janela de visualização está danificada, ligue imediatamente para a administradora, caso contrário você poderá ser acusado de danos intencionais à propriedade.

Recomendações para auto-instalação

De acordo com as regras, realize reparos, substitua antigos ou instalação de um novo medidor Somente um eletricista que possua o 3º grupo de qualificação em segurança elétrica pode fazer isso. Caso contrário, é preferível recorrer aos serviços de um especialista de uma empresa de serviços.

Também é necessário obter o consentimento da empresa fornecedora - apresentar um pedido por escrito e aguardar uma resposta positiva. Sem permissão, todo o trabalho será inútil, pois a organização simplesmente não aceitará o dispositivo instalado de forma independente em operação.

Se a licença estiver em mãos, os trabalhos de substituição são realizados na seguinte ordem:

  • Desligamos a máquina na entrada de energia elétrica na casa - ela fica na frente do medidor, e não depois dele.
  • Retiramos a tampa do aparelho e verificamos se não há tensão nos condutores.
  • Desconectamos os terminais, para dispositivos monofásicos padrão é necessário desconectar 4 fios.
  • Desparafusamos os parafusos de instalação de montagem ou afrouxamos os suportes no trilho DIN.
  • Instalamos um novo dispositivo no espaço livre e fazemos a conexão conforme as instruções.

Ao longo de todo o processo, garantimos que não haja tensão aplicada à linha e utilizamos roupas de proteção – ou seja, seguimos os cuidados de segurança.

Mais algumas dicas úteis:

Para evitar emaranhados nos cabos e facilitar a manutenção posterior dos dispositivos de instalação elétrica, recomendamos colocar todos os condutores em feixes, apertá-los com feixes ou pinças, inseri-los em organizadores especiais e etiquetá-los.

Se o medidor estiver operacional, ele deverá ser comissionado e lacrado. Para tal, elaboramos um requerimento dirigido ao fornecedor e marcamos um dia conveniente para todos.

O inspetor verifica se o dispositivo está conectado corretamente e, em seguida, elabora um certificado de aceitação, onde anota as leituras do dispositivo anterior, dados do dispositivo (tipo, número de série, etc.). Por último, ele realiza o selamento. A partir deste momento, os pagamentos de energia eléctrica são efectuados ao tarifário seleccionado.

Em caso de suspeita de testemunho incorreto, a Energosbyt reserva-se o direito de estabelecer selo antimagnético ao medidor de eletricidade. O artigo que recomendamos irá informá-lo sobre a legalidade e as regras de sua aplicação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como substituir o medidor:

Vídeo nº 3. Exemplo de instalação em casa particular:

Vídeo nº 3. Sobre a substituição de medidores antigos:

Os trabalhos relativos à substituição do contador de energia eléctrica devem ser executados pelo proprietário ou entidade responsável pelo bem comum.

O proprietário de um apartamento ou casa, bem como o inquilino de um apartamento não privatizado, em qualquer caso, são responsáveis ​​pelo correto funcionamento do próprio contador e do resto do equipamento elétrico.

Gostaria de falar sobre como você trocou o medidor de energia elétrica do seu apartamento/escritório/dacha? Você deseja compartilhar nuances tecnológicas úteis que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Minha avó herdou um apartamento com um antigo medidor elétrico de disco. Não só os indicadores variaram muito, mas também foi aplicado um coeficiente aumentado no pagamento. Quando começaram a fazer substituições, também recebemos multa. Tentei consultar a legislação para apresentar queixa, mas foi tudo em vão. A culpa é óbvia. Então, é melhor não atrasar esse assunto. Um medidor novo não é tão caro e os custos são rapidamente recuperados.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. Dentro de um mês após a herança, você deve substituir o medidor que não atende aos padrões por um novo, caso a vida útil do novo tenha expirado. Não adianta registrar uma reclamação; a lei realmente não está do seu lado, infelizmente. Para pagamentos de eletricidade, o prazo de prescrição é de 3 anos por cada mês de não pagamento.

  2. Anton

    Quando os eletricistas decidem trocar os medidores? Na nossa aldeia, há dois anos, eles foram forçados a fazer isso. Ao mesmo tempo, eles levam para si os medidores de eletricidade desmontados.Mas o outro é surpreendente em seu atrevimento. Se uma pessoa concorda em instalar um medidor de eletricidade vendido por ela, ela instala lixo que pegou de outra pessoa. Claro, parou de funcionar depois de alguns meses. Se você não quer perder tempo e nervosismo resolvendo as coisas mais tarde, não seja preguiçoso, compre você mesmo o medidor.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. De acordo com a Lei Federal da Federação Russa “Sobre a Indústria de Energia Elétrica” de 26 de março de 2003 nº 35, é necessário trocar o medidor se ele apresentar mau funcionamento ou quando a vida útil estabelecida tiver expirado. E também se não cumprir as normas e regras estabelecidas. Eles não tinham o direito de forçá-lo a trocar o medidor se todos esses critérios fossem normais. Foi necessário recusar ou exigir deles uma explicação/ordem por escrito com justificativa.

      Também não podiam levar o medidor antigo, pois segundo a lei é sua propriedade pessoal. Salvo para exame, mediante recibo, lavrado documento, se forem constatados graves vestígios de interferência no seu trabalho. E então, isso é facilmente controlado pela integridade do recheio e é muito raro.

    • Bem, por que eles próprios não decidem quando trocar o medidor elétrico? Cada medidor possui um intervalo de calibração, que está escrito no passaporte. Se esse período expirou, ele deve ser verificado e, como esses dispositivos muitas vezes não atendem mais aos padrões da classe de precisão, é necessário substituí-los por um moderno.

      Na verdade, é surpreendente que os eletricistas tenham levado embora o seu medidor antigo. Quem precisa dele agora? Já não atende aos requisitos e não será possível instalá-lo para outra pessoa. Talvez seus eletricistas precisem apenas desses medidores para relatórios? Isso geralmente acontece quando eles mudam em detrimento das vendas locais de energia.

      • Especialista
        Amir Gumarov
        Especialista

        Boa tarde, Dan.

        A coleção de medidores antigos não me surpreende. Afinal, eles contêm cobre enrolado de alta qualidade, ferro elétrico, alumínio e metais não ferrosos. Vou me alongar um pouco sobre este último – por exemplo:

        — o contador “SACH 1” contém 0,0558 gramas de ouro, 0,0073 prata, 0,0136 platina;
        — o contador “SET4-1/2” contém 0,0367 ouro, 0,053 prata, 0,0468 platina.

        Depois de percorrer a vila, os eletricistas coletarão meia tonelada de sucata de metais não ferrosos e gramas de sucata de metais preciosos. Claro que a entrega dos “presentes da natureza” é feita pela empresa que substitui os medidores. Em geral, coletar todos os tipos de medidores é mais lucrativo do que desenvolver novos depósitos.

  3. Marina

    Ao substituir um medidor antigo, eles exigem que você envie um novo para inspeção, e esse serviço passou a ser pago e custa o dobro do medidor. No ano passado eles verificaram de graça.

  4. Alexei

    Instalou um novo medidor para substituir um medidor com vida útil expirada. Um funcionário veio instalar a vedação e afirmou que o cabo de alimentação dos isoladores deveria passar pela rua e o próprio medidor deveria ficar ali na rua. A afirmação dele está correta - afinal, não alterei a instalação ou o local de instalação neste caso?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. Com base em que foi feita a demanda ao vendedor de energia?

      1. Cláusula 1.5.27 PUE (regras para instalações elétricas) - refere-se à instalação de medidores em ambiente seco e com temperatura positiva.

      2. Cláusula 1.5.29 PUE — a altura máxima de instalação permitida é de 1,7 m, o que não pode garantir a segurança da sua propriedade.

      3. Arte. 210 Código Civil da Federação Russa - o direito à segurança da propriedade é violado.

      Mas, olhe para os contratos.Se você assinou pelo menos um consentimento para reinstalação de ruas, você terá que cumprir.

  5. Moro em um apartamento municipal. O medidor, que fica na entrada, parou. Entrei em contato com o Código Penal e com a Mosenergosbyt. De acordo com a lei, a sociedade gestora deve substituir o contador gratuitamente para mim, mas eles enviam-no para a Mosenergosbyt e ele devolve-o à sociedade gestora.

    Acontece que é um círculo vicioso. Isso vem acontecendo há quase seis meses. Mosenergosbyt recusa-se a emitir uma ordem de substituição, exigida pelo Código Penal. A última conta de luz veio com um fator multiplicador. O que fazer e onde reclamar?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. A substituição do medidor é de responsabilidade do município no seu caso. Além disso, de acordo com o artigo 539 do Código Civil da Federação Russa, o assinante no seu caso é a sociedade gestora e é ela quem deve alterar o dispositivo de medição. Se exigirem dinheiro de você ou não resolverem o problema, registre uma reclamação na Inspetoria de Habitação.

  6. Artem

    Nós mesmos mudamos o medidor antigo e novo para a rua, a vedação é paga? Eles pediram 1.400 rublos, conforme exigido por lei?

  7. Eugênia

    Eles se recusam a lacrar o medidor... ele está em boas condições desde que a casa foi usada. Nós mesmos compramos e trocamos. não é um selo.. referindo-se a 1,5 pue. o que é superior a 1,7..quanto é uma recusa lógica de selar?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica