Conectando um medidor elétrico monofásico e máquinas automáticas: diagramas padrão e regras de conexão
Para calcular a energia elétrica consumida e proteger a rede na maioria das instalações residenciais e residenciais, é necessária a conexão de medidor monofásico e máquinas automáticas. Esta atividade geralmente deve ser realizada pelo proprietário das instalações.
Se você tiver um pouco de habilidade em trabalhar com fiação, poderá fazer esse trabalho sozinho, sem envolver especialistas terceirizados, e nós lhe diremos como fazê-lo.
O conteúdo do artigo:
Circuito típico de entrada de rede monofásica
A grande maioria dos apartamentos, jardins e pequenas instalações domésticas, como garagens, estão ligados a uma rede monofásica. O método de conexão do dispositivo de medição (medidor de eletricidade) e dos elementos do circuito de proteção (RCDs, disjuntores e disjuntores diferenciais) é o mesmo.
Dependendo das condições de funcionamento e dos dispositivos alimentados, o diagrama de ligação de um medidor elétrico monofásico pode sofrer as seguintes alterações:
- Sem entrada de terra.
- Falta de máquina de entrada individual em frente ao balcão. Pode ser comum a vários circuitos equipados com dispositivos de medição ou pode ser instalado um interruptor manual comum (interruptor).
- Nenhuma ramificação em vários circuitos.
- Falta de RCDs e disjuntores automáticos protegendo a linha após o medidor.
Se não houver disjuntores automáticos ou RCDs entre o medidor e os consumidores, em caso de curto-circuito ou sobrecarga significativa, o medidor irá quebrar.Portanto, a proteção é necessária imediatamente após o dispositivo de medição, especialmente porque os disjuntores mais simples são baratos.
Divisão de responsabilidade por aparelhos elétricos
A distribuição elétrica em toda a instalação é protegida por interruptores separados que regulam a corrente máxima permitida para seções do circuito. O pagamento da compra e ligação é feito pelo proprietário do imóvel.
O medidor de energia elétrica e a máquina de entrada podem estar fisicamente localizados não apenas na área de responsabilidade do consumidor. Se estes dispositivos estiverem localizados num apartamento privatizado, numa garagem, numa despensa ou dentro dos limites de uma casa de campo ou de veraneio, a sua instalação, manutenção e substituição são efectuadas pelo proprietário do imóvel.
As suas responsabilidades incluem também fornecer aos funcionários do serviço de energia e à sociedade gestora acesso ao contador para leitura, selagem ou verificação. Além disso, os especialistas têm o direito de instalar selos magnéticos. Se o utilizador do local recusar o acesso ao local sem motivo válido, o fornecedor de energia eléctrica pode transferi-lo para uma tarifa geral.
Se os dispositivos estiverem localizados em propriedade municipal (não privatizada), território comum (entradas) ou fora de área privada, todos os custos serão suportados pela entidade fornecedora ou serão partilhados.Neste caso, a organização da obra e o pagamento são feitos pela sociedade gestora, HOA, GSK ou parceria de jardinagem.
Conversamos com mais detalhes sobre os meandros legais da substituição e instalação de dispositivos de medição de eletricidade em este material.
Conectando o medidor e as máquinas
Se o local de instalação dos dispositivos de medição e proteção estiver na área de responsabilidade do proprietário das instalações, é necessário instalá-los de acordo com o esquema padrão de conexão do medidor de energia elétrica e das máquinas automáticas.
Instalação de quadro de distribuição
Para facilitar a instalação e proteção dos aparelhos elétricos, é preferível utilizar quadros de distribuição especialmente fabricados para esse fim.
Normalmente, apenas o seguinte tipo de equipamento é instalado em tal blindagem:
- máquina introdutória;
- medidor de eletricidade;
- disjuntores, fusíveis e outros dispositivos de controle e proteção;
- dispositivos de corrente residual;
- terminais, barramentos e outros elementos de comutação;
- elementos de redes não energéticas, por exemplo, para televisão por cabo;
- unidades de fonte de alimentação ininterrupta DC com baterias remotas;
- unidades de controle para o sistema de “casa inteligente”.
Uma caixa de metal ou plástico protege os dispositivos nela colocados contra impactos físicos, umidade e poeira. Os painéis dos apartamentos localizados na área de responsabilidade do consumidor não são lacrados para que o proprietário do imóvel tenha acesso aos disjuntores. Este procedimento é realizado apenas para o contador.
Os painéis são equipados com um perfil especial de plástico ou metal galvanizado - trilho DIN.Todos os equipamentos modulares, incluindo medidores, são montados neles. Isso permite a colocação compacta e confiável de equipamentos de bloco.
Existem dois tipos de painéis elétricos:
- Montado. A parede posterior é dobrável. Ele é removido e fixado na parede com parafusos e buchas auto-roscantes e, em seguida, a caixa é colocada. Ao escolher esta opção, é necessário decidir com antecedência a localização da planta no painel de fiação elétrica.
- Instalação oculta. Neste caso, é necessário cavar um nicho sob a blindagem.
Ao escolher um modelo, você deve primeiro certificar-se de que há espaço suficiente para todos os componentes de controle do sistema elétrico. É melhor levar um escudo com algum volume de reserva, pois futuramente será possível anexar novas automação.
Se for necessário instalar um quadro elétrico ao ar livre, existem modelos especiais para isso que protegerão o equipamento da chuva, neve, ventos fortes com poeira e outros fenômenos naturais.
Recomendamos também a leitura de nosso outro artigo, onde discutimos detalhadamente como conectar um painel elétrico. Mais detalhes - acesse link.
A necessidade de uma máquina introdutória
A necessidade de instalação de máquina introdutória e sua classificação podem ser especificadas no contrato de prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica. Se não houver tais requisitos, ainda é melhor usar a máquina.
O fato é que para instalar e trabalhar com dispositivos de medição e controle do fornecimento de energia elétrica é necessário desenergizar a rede. Se a máquina introdutória estiver localizada nas instalações do consumidor, você mesmo poderá desligá-la.
Caso contrário, o corte do fornecimento de energia eléctrica só poderá ser feito com autorização do fornecedor de energia eléctrica, sendo necessário chamar um especialista, uma vez que é proibido o acesso aos quadros gerais de distribuição por terceiros.
Isso cria os seguintes problemas:
- é necessário combinar o horário de desligamento;
- se vários consumidores estiverem conectados a um switch, você terá que notificá-los sobre uma queda temporária de energia;
- Chamar um especialista em uma situação não emergencial custará dinheiro.
O tempo para a realização de todos os trabalhos com a eletricidade desligada será limitado. Portanto, é necessário preparar imediatamente o local, as ferramentas e realizar etapas preliminares que não exijam falta de energia.
Portanto, antes de conectar a automação e o medidor de energia elétrica monofásico, é melhor instalar o disjuntor de entrada uma vez do que negociar com eletricistas toda vez que precisar trabalhar em seu próprio quadro elétrico.
Medidores de eletricidade modernos
Atualmente, as instalações eletrificadas possuem dois tipos de medidores: os eletromecânicos obsoletos ou os novos eletrônicos. Existem dois indicadores principais para qualquer tipo de medidor elétrico.
A classe de precisão (CT) determina o erro máximo permitido em porcentagem ao medir eletricidade. No momento, existem classes de medidores domésticos (do menor para o maior): “2,5”, “2,0”, “1,0”, “0,5” e “0,2”. De acordo com a cláusula 138 do Governo da Federação Russa nº 442 de 04/05/2012, para pessoas físicas este parâmetro deve ser 2,0 ou superior.
Portanto, ao adquirir um aparelho, não há necessidade de adquirir modelos de classe superior, por exemplo “0,5”. Eles são menos populares e mais caros, por isso os gerentes de empresas comerciais muitas vezes tentam vender esses dispositivos a compradores não familiarizados com o assunto.
O segundo indicador importante é a corrente máxima pela qual o dispositivo pode passar. Para instalações domésticas e residenciais, este valor para um dispositivo monofásico não pode ser superior a 60 A.
Existem também medidores multitarifários que podem ser programados para calcular o consumo de energia elétrica em diferentes períodos diários.
A maioria dos dispositivos de medição são instalados em trilho DIN em um quadro de distribuição. Neste caso, o modelo do quadro e do medidor deve ser selecionado de forma que as leituras possam ser feitas pela janela sem abrir a porta - o que é muito cómodo.
Um medidor monofásico possui 4 terminais de alimentação para conectar os fios. Sempre, se você olhar para o dispositivo, da esquerda para a direita eles vão na seguinte ordem:
- Fase vindoura.
- Fase de saída.
- Entrada neutra.
- Saída neutra.
Antes de iniciar os trabalhos de instalação, é necessário desenergizar os fios: desligue o disjuntor ou interruptor de entrada e também certifique-se de verificar se não há tensão multímetro ou uma chave de fenda indicadora. E não só em fase, mas também em neutro.
Tanto o medidor quanto toda a automação são montados em trilho DIN através das travas presentes neles.
Em seguida, você precisa limpar os fios que saem da máquina de entrada usando decapante de isolamento ou uma faca de papelaria. O comprimento dos segmentos deve ser tal que não fiquem pendurados, mas também não fiquem apertados. As pontas limpas são inseridas nas braçadeiras e apertadas com uma chave de fenda, e ambos os parafusos devem ser bem apertados.
Disjuntores e RCDs
Com suas próprias mãos, você pode conectar não apenas um medidor de energia elétrica, mas também máquinas automáticas que protegerão a linha e o medidor contra sobrecarga e curto-circuito.
Todos os dispositivos também são montados em trilho DIN. As máquinas estão conectadas apenas à fase, e RCD – também ao neutro, que sai para o barramento. É aconselhável deixar um pequeno espaço entre as máquinas, pois durante o funcionamento elas aquecem e o acesso de ar pelas laterais auxilia no resfriamento.
O fio terra vai separadamente para seu próprio barramento. Não entra no medidor, nem em máquinas e RCDs.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Equipar o painel com medidor, máquinas, tomada e barramentos:
Montando um painel de apartamento com suas próprias mãos:
Substituir ou instalar você mesmo um medidor elétrico monofásico é bastante simples. Mas ao trabalhar com eletricidade, é necessário seguir as regras de segurança. Incluindo não alterar a sequência de dispositivos no diagrama de conexão.
Se você possui o conhecimento e as habilidades necessárias para conectar um medidor elétrico monofásico, compartilhe-o com outros visitantes do nosso site. Conte-nos sobre as nuances de conexão que você conhece. Deixe seus comentários e tire dúvidas no bloco abaixo do artigo.
O que acontece se você confundir a fase com zero no medidor? Não vai queimar, como vai contar?
Ouvi também que é possível não colocar máquina no fio neutro antes e depois do medidor, para não violar sua integridade. A instalação de disjuntores adicionais no fio neutro causará vazamentos adicionais e a tensão cairá quando aparelhos elétricos potentes forem ligados.
Ficarei grato por esclarecimentos.
Boa tarde, Antônia.
Para esclarecimento, anexei um diagrama de como funciona o medidor de indução. Resumidamente como funciona:
— as bobinas 4 e 3 criam campos magnéticos de uma determinada direção;
— o campo magnético resultante atravessa o disco;
- as correntes induzidas pelo campo interagem com ele, causando rotação do disco.
Se você confundir a fase com zero, as direções dos campos e a direção da corrente no disco mudarão - o contador começará a retroceder as leituras. É verdade que os projetistas previram a possibilidade de erro nos modelos mais recentes, equipando os medidores elétricos com uma rolha reversa. Como você pode ver, nada queimará.
A situação com um medidor eletrônico é diferente. Peguei um passaporte aleatório, monofásico e de tarifa única CE101-R5. As instruções dizem que existe um indicador indicando “energia reversa” (captura de tela em anexo). Ou seja, o contador, se a fase e o zero se confundirem, avisará que foi cometido um erro. Acontece que também não vai queimar. Se você estiver interessado em outros tipos de medidores, aconselho que dê uma olhada nos passaportes.
Como instalar um medidor e máquinas está escrito no artigo. Não use boatos.
Se você trocar ou confundir, como você diz, o fio da fase com o fio neutro. então nada acontecerá. Só que será possível roubar eletricidade.Já o controle da energia elétrica consumida é feito através do fio fase, e este, por sua vez, será conectado erroneamente no lugar do fio neutro. Quando o medidor é lacrado, isso é rigorosamente monitorado pelo pessoal de controle.