Como fazer piso aquecido sob ladrilho: regras de instalação + guia de instalação
A instalação de piso aquecido é possível em salas com tectos altos.Na maioria das vezes são instalados no banheiro, mas pisos aquecidos sob ladrilhos podem ser instalados em toda a área do apartamento.
Existem vários métodos de aquecimento que devem ser escolhidos individualmente, dependendo da altura dos tectos, do estado da cablagem e da pressão da água do apartamento ou casa de campo. Os mais populares são os tapetes de aquecimento, fáceis de instalar.
Neste artigo, examinamos as regras básicas para a instalação de pisos aquecidos por infravermelho e por cabo. Eles também forneceram instruções detalhadas sobre como configurar um sistema de aquecimento sob ladrilhos usando esteiras de aquecimento. O material é fornecido com fotos passo a passo e recomendações de vídeos de especialistas em assentamento de pisos aquecidos.
O conteúdo do artigo:
Tipos de pisos aquecidos
Antes de começar a escolher um sistema de aquecimento de piso, é necessário considerar que eles têm limitações. Apesar de os sistemas de aquecimento poderem substituir completamente o aquecimento de um apartamento, isso não pode ser feito de acordo com a legislação russa.
Essas restrições se devem a vários motivos:
- Nos apartamentos só é permitido o uso piso aquecido elétrico, e o uso generalizado de tais sistemas em casa leva a um aumento na carga da rede elétrica.
- Uma transição massiva ou parcial para o aquecimento elétrico leva a um desequilíbrio no sistema de fornecimento de calor da casa.
Como o piso não será utilizado como principal fonte de calor do apartamento, você pode economizar na sua instalação. A economia está em colocar o cabo ou filme de aquecimento apenas em locais livres de móveis.
Numa casa particular, as possibilidades de utilização desta tecnologia são muito mais amplas. Dependendo das fontes de energia disponíveis, você pode escolher uma opção aceitável entre água e aquecimento elétrico.
Se a casa estiver equipada com fontes autônomas de eletricidade, como geradores eólicos ou painéis solares, sem dúvida, vale a pena optar pelos elétricos, ou seja. sistemas de aquecimento por cabo ou infravermelho.
Se a eletricidade for fornecida através de linhas de energia, será muito caro usar uma opção de aquecimento elétrico para uma casa particular. Neste caso, é melhor optar por piso aquecido a água. Durará cerca de 35 anos, após os quais necessitará de substituição.
Regras básicas para instalação de piso aquecido
Apesar dos diferentes princípios de aquecimento, existem vários princípios básicos para a instalação de todos os tipos de pisos aquecidos sob ladrilhos.
A primeira regra geral é remover a betonilha antiga após a desmontagem direta do revestimento. Isto permitirá ganhar alguns centímetros de altura da divisão, o que é especialmente importante em apartamentos com tectos baixos ou se o aquecimento estiver instalado em apenas uma divisão.
Para impermeabilização, você pode usar compostos especiais como vidro líquido ou betume. Atenção especial deve ser dada aos banheiros. Se a umidade passar pela mesa, isso levará à destruição gradual do concreto. Isto é verdade tanto para casas particulares quanto para apartamentos.
Após a impermeabilização, é necessário fazer o isolamento térmico. A sua espessura é determinada individualmente, dependendo da altura dos tectos e do nível de diferença entre as divisões. Quanto mais fina for a camada de isolamento, maior será a perda de calor.
Outra regra é a necessidade de reforço do piso sob os ladrilhos.
Para isso, são utilizadas malhas reforçadas prontas com espessura de arame não superior a 6 mm.
Misturas à base de gesso não podem ser utilizadas para colocar betonilhas sob ladrilhos. Eles são muito frágeis e não são adequados para pressão. Além da fragilidade, não possuem as propriedades necessárias para adesão ao adesivo para azulejos.
É necessário utilizar misturas de nivelamento, como pisos autonivelantes. Proporcionam o melhor efeito, pois a superfície é lisa e adequada para o assentamento de ladrilhos com consumo mínimo de solução adesiva.
Regras para colocação de pisos aquecidos por cabos
Antes de instalar novos equipamentos que irão criar uma carga na fiação de um apartamento ou casa, você precisa ter certeza de que a fiação pode suportar isso. Primeiro você precisa fazer marcações onde serão colocadas as esteiras elétricas.
No planejamento de um apartamento, é necessário excluir a instalação de grandes móveis sem pernas instalados permanentemente, encanamentos e eletrodomésticos nas áreas onde estão localizados. Isso ocorre porque a eletricidade cria um campo magnético que interfere nos eletrodomésticos.
No planejamento, também é proibida a instalação de aquecimento elétrico nas áreas onde estão localizadas as tubulações de água e gás.
Determinação da potência, seção transversal do cabo e fiação da casa
A distância mínima de cada parede deve ser de no mínimo 10 cm, sendo necessário também excluir áreas onde serão instalados móveis. A área para instalação das esteiras é calculada subtraindo da área total a soma dos metros quadrados onde não será realizada a instalação.
O número resultante deve ser multiplicado por 140 W caso o piso não seja utilizado como principal fonte de calor. Se você planeja usar apenas o piso para aquecimento, será necessário multiplicar por 180 W.
Com base nos dados obtidos, você pode adquirir cabos ou esteiras elétricas para aquecimento do piso.
Quanto à fiação, é necessário calcular a potência total dos aparelhos que são utilizados no apartamento. Essas informações podem ser encontradas nas instruções do equipamento e também estão duplicadas no corpo do aparelho.
O alumínio não é adequado para a fiação de uma casa onde você planeja instalar um sistema de piso radiante. Isso ocorre porque o cobre tem melhor condutividade térmica. Usando a tabela, você também precisa determinar a intensidade da corrente e instalar as máquinas no medidor de energia elétrica.
Se a fiação do apartamento não atender às especificações exigidas, ela deverá ser substituída antes de instalar o cabo ou tapetes de aquecimento. Se isso não for feito, a eletricidade do apartamento será cortada periodicamente e as tomadas começarão a derreter.
Em última análise, isso causará um curto-circuito e incêndio. Isso é perigoso e você não deve economizar na segurança, principalmente se a casa ou apartamento for feito de materiais inflamáveis. Recomendamos que você se familiarize com os diagramas elétricos do apartamento e as recomendações para sua instalação. Por esta Siga o link.
Instalação de tapetes e instalação de sistema de controle
O processo de instalação de tapetes elétricos é mais simples e rápido do que a instalação de cabos. Basta colocá-los na zona de aquecimento, que foi determinada na elaboração do diagrama.
Isso garantirá um nível uniforme de aquecimento da superfície do piso. Não é recomendado cortar o cabo durante a instalação.
Depois de colocar o cabo você precisa instalar termostato. Desempenha uma função importante - manter a temperatura especificada do revestimento do piso.
Isto permite reduzir o consumo de energia, uma vez que o aquecimento será desligado periodicamente quando a temperatura definida for atingida. Se o sensor de temperatura detectar uma diminuição no modo especificado pelo usuário, o aquecimento será ligado automaticamente.
O furo deve estar localizado a mais de 30 cm da superfície do piso. Um canal vertical é perfurado a partir do furo onde será instalada a corrugação do sensor de temperatura.
A extremidade oposta da ondulação deve estar localizada entre as voltas do cabo de aquecimento a uma distância igual. Se esta regra não for seguida, as leituras do sensor serão superestimadas.
Ao conectar o cabo de aquecimento à central, deve-se seguir as instruções do fabricante do equipamento. Antes de conectar, é necessário verificar a resistência dos fios com um dispositivo especial.
Regras para colocação de pisos aquecidos por infravermelho
Apesar das diferenças de design piso aquecido infravermelho Instala tão facilmente quanto tapetes elétricos. Mas há uma diferença entre eles. Ao conectar um aquecedor de filme, é usada uma conexão paralela em vez de serial.
Do ponto de vista do design, este é um método mais confiável, pois se um módulo falhar, os demais continuarão funcionando.
O filme deve ser colocado com leve sobreposição, seguindo rigorosamente as marcações. Os módulos são fixados entre si com fita adesiva. Este é um método de fixação temporário, pois após a concretagem do piso autonivelante não haverá necessidade de fixação.
Discutimos com mais detalhes os recursos do aquecimento do tipo filme em outro artigo.
Guia de instalação para piso radiante elétrico
A qualidade do revestimento depende do estado da base sobre a qual será aplicado. A obra deverá começar com a desmontagem do revestimento antigo. Tudo deve ser desmontado, inclusive a mesa antiga.
Após a remoção do revestimento antigo, é necessário remover todos os pequenos detritos e poeira. Depois disso, é necessário inspecionar a área do piso e se houver rachaduras, elas precisam ser reparadas. Quando a superfície do piso estiver preparada, você poderá iniciar a impermeabilização e o isolamento.
Etapa #1 - instalação de isolamento sob o piso elétrico
O isolamento deve ser colocado na base preparada. É preferível utilizar folhas de cortiça. Têm densidade suficiente e não cedem com o peso da betonilha, como acontece com poliestireno expandido.
A utilização de isolamento de baixa densidade acarretará na necessidade de desmontagem do piso acabado devido à depreciação do material.
O isolamento é fixado à superfície colando-o sobre mastique betuminoso. Com a utilização deste material consegue-se não só a fixação das placas de cortiça, mas também a impermeabilização.
A vida útil dos pisos aquecidos também depende da qualidade da colagem. Depois de esperar 5-6 horas, você pode prosseguir com o vazamento da betonilha. A espessura da betonilha deve ser de pelo menos 3 cm.
Na utilização de piso autonivelante, não há necessidade de nivelamentos regulares, como acontece com as argamassas de cimento automisturadas. Após o trabalho, é necessário deixar a superfície até secar completamente, aproximadamente 3-4 dias.
Etapa 2 - colocação de esteiras de aquecimento
Após o endurecimento da solução de enchimento, você pode começar a instalar o piso aquecido sob os ladrilhos. Primeiramente é necessário delinear com giz os locais onde os tapetes não serão instalados. Isso o ajudará a navegar e a não abusar do material.
Após a instalação dos tapetes, é necessário iniciar a instalação da unidade de controle e do sensor de temperatura. A unidade de controle deve ser conectada estritamente de acordo com o diagrama e as marcações coloridas dos fios fornecidas pelo fabricante.
Uma ondulação especial é colocada na unidade de controle onde o sensor de temperatura será instalado. A extremidade da ondulação, localizada entre as esteiras de aquecimento, deve ser bem vedada.
Quando a instalação da eletrônica estiver concluída, é necessário ligar o sistema e verificar seu funcionamento. Se não houver defeitos no funcionamento do sistema de aquecimento, pode-se iniciar a concretagem da última camada de betonilha. O nível de preenchimento necessário deve ser marcado na parede para facilitar a navegação.
A espessura mínima da betonilha é de 4 cm.Na concretagem do piso autonivelante é necessário garantir que o líquido seja distribuído de maneira uniforme. Um rolo pode ser usado para mover o excesso de solução.
Após o vazamento, é necessário esperar alguns dias até que seque completamente. Neste momento, é necessário controlar a temperatura do ar no apartamento. Se o ar estiver seco e quente, existe o risco de rachar a betonilha. Você pode começar a colocar ladrilhos somente depois que o piso autonivelante estiver completamente seco.
Etapa # 3 - corte de ladrilhos
Manual é ideal para trabalhar pisos. cortador de azulejos. Para trabalhar é necessário preparar os ladrilhos com antecedência. Os ladrilhos são pré-embebidos se especificado pelo fabricante.
Se não houver tais recomendações, basta limpar os ladrilhos com um pano úmido. Isso é necessário para limpar a superfície ao longo da qual o elemento de corte da ferramenta se moverá.
Isso é feito conforme a necessidade, nos locais onde a alvenaria se aproxima de uma parede ou canto. Se os tubos de abastecimento de água ou de aquecimento saírem do chão, será necessário fazer furos moldados nos ladrilhos.
Um cortador manual é usado para isso. Os furos feitos com ele podem ter bordas irregulares. Para eliminar o defeito estético é necessário lixar as bordas com lixa.
Etapa 4 - colocação de ladrilhos em pisos aquecidos
É necessário iniciar os trabalhos de assentamento do piso com marcações, que são em grande parte determinadas pelo tipo de alvenaria. As opções mais comuns para assentamento de ladrilhos são diagonal E direto.
O método a ser escolhido depende do design interior e das características geométricas da sala.
Os ladrilhos são colocados sobre a solução adesiva e nivelados. Periodicamente é necessário verificar se há alguma inclinação. Isso é feito usando um nível de edifício.
O nível não deve ultrapassar 60 cm, pois com maior comprimento o erro de leitura aumenta.Para manter uma distância igual entre os ladrilhos é necessário utilizar cruzes de plástico.
Seu tamanho padrão é 2 mm. Se os ladrilhos forem grandes, você pode usar um tamanho maior. As cruzes que regulam a altura são retiradas e as que margeiam as quatro telhas não são desmontadas após o assentamento, mas ficam escondidas no rejuntamento das juntas.
Para o rejuntamento são utilizados compostos especiais, pintados para combinar com a superfície revestida. O trabalho de rejuntamento só pode ser realizado após o endurecimento da solução adesiva.
Etapa 5 - envernizamento do piso de cerâmica acabado
Para preservar os ladrilhos em sua forma original, é necessário cuidar do envernizamento. Este procedimento simples evitará a necessidade de substituição do revestimento cerâmico.
O envernizamento é especialmente importante para ladrilhos foscos, muito usados em pisos de banheiros, pois não escorregam.
Ao aplicar a primeira camada de verniz, é necessário abrir a janela no modo de ventilação e também fechar a porta do ambiente. Após a secagem completa, que ocorre após 6 a 8 horas (dependendo da composição do verniz), é necessário repetir o procedimento novamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como montar a unidade de controle:
Como instalar pisos aquecidos em ambientes com pouca perda de calor:
O que acontece se você não consertar o isolamento:
O que procurar ao projetar uma casa:
A instalação adequada de sistemas de piso radiante sob piso cerâmico prolongará significativamente a sua vida útil. Você precisa escolher uma empresa com cuidado -fabricante de sistemas de aquecimento.
Na maioria das vezes, os componentes eletrônicos falham, o que pode ser facilmente substituído e o uso continuado de pisos aquecidos. Se a unidade de controle quebrar, será difícil conseguir uma nova se o fabricante parar de produzir sistemas de aquecimento. Os sensores de temperatura são mais fáceis de selecionar, pois são intercambiáveis em muitos modelos.
Você instalou pisos aquecidos sob azulejos em sua casa? Qual sistema de aquecimento você usou? Quão satisfeito você está com o resultado e encontrou algum tipo de falha? Compartilhe sua experiência na instalação e operação de pisos aquecidos - deixe seus comentários neste artigo.
Há muito tempo que desejo pisos aquecidos para a minha cozinha e casa de banho, e tenho azulejos aqui e ali. Mas não consigo decidir, não é rápido e não é barato. Mas o que mais me confunde é a impermeabilização. A princípio pensei também na mástique betuminosa, mas não é recomendada para uso em ambientes internos, pois em altas temperaturas começa a liberar toxinas.
A opção com vidro líquido é mais interessante e parece mais confiável. Gostaria de ver um material separado para impermeabilização, afinal isso é muito importante, principalmente para o banheiro, além disso, tenho um box lá sem base, só um piso com leve inclinação em direção ao ralo. Nessas condições é possível fazer pisos aquecidos ou é muito arriscado?
Na compra de um apartamento e posteriores reformas, instalei piso aquecido na minha cozinha. Primeiro tive que trocar a fiação de alumínio por cobre.Consegui fazer tudo sozinho com um amigo, não houve problemas de instalação. Tentei retirar o máximo possível a betonilha velha para que o piso acabado não ficasse muito alto. Porém, depois de colocar os ladrilhos, o nível ainda subiu, tive que fazer uma soleira para a cozinha e cortar a porta para que pudesse fechar. Cortei os azulejos com um amolador, mas não encontrei um cortador de azulejos. A única coisa que eu não sabia era sobre envernizar o piso de cerâmica; terei que analisar esse assunto neste fim de semana.