Piso aquecido elétrico faça você mesmo: dispositivo, tecnologia de instalação e diagramas de conexão
O tipo de aquecimento em que o calor é gerado através da energia eléctrica distingue-se pelo seu design simples e a sua instalação demora um mínimo de tempo. Não é necessário ser um profissional para instalar um piso aquecido elétrico com as próprias mãos, basta seguir à risca todas as instruções.
O artigo que apresentamos descreve detalhadamente todos os tipos de sistemas de piso radiante eléctrico, são apresentadas as suas características e prós e contras. Para quem gosta de fazer você mesmo, fornecemos guias de instalação passo a passo. Seguindo nossos conselhos, você pode construir e conectar um piso elétrico com suas próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Pisos elétricos e suas variedades
Dependendo do aquecedor utilizado, os pisos aquecidos eletricamente são divididos em 2 categorias: com elemento de aquecimento em forma de cabo e com infravermelho.
De acordo com o método de produção, são divididos em 4 tipos:
- Cabo de aquecimento. Pode ser de um ou dois núcleos, incluindo autorregulável.
- Tapetes de aquecimento. É um cabo em uma grade de montagem.
- Filme. Folhas flexíveis de polímero com elemento de aquecimento infravermelho integrado.
- Haste. Consiste em hastes de carbono conectadas em série.
Um piso elétrico quente é calculado com base no tamanho da parte da sala livre de móveis. Não é recomendável instalar elementos de aquecimento sob os móveis devido ao excesso de carga do sistema nessas áreas. A potência de piso é escolhida com base em 0,1 kW/m² em média. Este indicador difere para salas diferentes.
Antes de iniciar o trabalho, é importante calcular o passo com que o cabo será colocado. Para isso, encontre o quociente da área prevista para instalação do sistema de aquecimento em m², multiplicado por 100 e dividido pelo comprimento do trecho em m, retirado do passaporte.
Ele apresentará os argumentos e critérios para escolher a melhor opção de instalação de piso aquecido para você pessoalmente. próximo artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
Sistema de aquecimento por cabo
A produção de calor de um piso aquecido por cabo é muito alta; praticamente toda a energia elétrica é convertida em calor. Seu kit inclui cabo aquecedor, dispositivos de acoplamento, ajuste e controle. O cabo é colocado na betonilha e sob o revestimento do piso.
Recursos de operação e dispositivo
O sistema não possui caldeira de aquecimento, o calor é fornecido pelo próprio cabo elétrico. Na maioria das vezes é utilizado como tipo auxiliar de aquecimento, mas se a casa estiver bem isolada, o piso, aquecido com cabo, também pode servir como principal fonte de calor. O cabo é colocado de 3 maneiras: sob a mesa, dentro dela e acima dela.
É necessário posicioná-lo de maneira uniforme, mantendo uma distância de uma linha de aquecimento a outra de pelo menos 80 mm e evitando cruzamentos, dobras e tensões nas curvas.Durante a instalação, o cabo pode ser facilmente danificado, por isso artesãos experientes recomendam usar sapatos macios ou cobrir as áreas já instaladas com folhas de compensado.
Instalação de piso elétrico em betonilha
O processo de instalação de pisos aquecidos elétricos em uma mesa exige muita mão-de-obra. A vantagem deste método é que o elemento de aquecimento, estando no centro da betonilha, aquece a superfície de forma mais rápida e uniforme. O processo tecnológico consiste em várias etapas.
Primeiro, despeje a primeira camada - esta será a base. As lajes são limpas primeiro. Use um perfurador para alargar fissuras com mais de um milímetro de largura e preencha-as, assim como lascas e buracos, com argamassa.
A laje é nivelada horizontalmente, se necessário utiliza-se a composição “pisos autonivelantes”. Após a secagem da base, aplica-se o impermeabilizante líquido e deixa-se secar por 2 horas.
Um substrato isolante de calor com uma camada refletora de calor revestida com papel alumínio é espalhado sobre a superfície. Se houver uma sala sem aquecimento abaixo, escolha um isolamento térmico com altura de 5 a 10 cm, caso contrário, uma camada de 2 a 3 cm é suficiente.As costuras e juntas são seladas com fita adesiva.
Monte o circuito de aquecimento. Em direção perpendicular à parede selecionada para instalação da central, são montadas tiras com travas para fixação do cabo. As bordas das tiras de polímero devem terminar a uma distância de 50 a 100 mm das paredes.
Se forem utilizados trilhos de montagem em vez de tiras, eles serão afastados das paredes em 200 mm. Antes de colocar um piso aquecido, verifique a resistência do cabo com um testador. As leituras são verificadas em relação ao passaporte, a diferença permitida é de no máximo 10%.
O ponto de partida no diagrama de ligação dos cabos para um piso aquecido elétrico de acordo com a versão clássica é a unidade de controle.Desenhe o display no formato de uma “cobra” e coloque-o paralelo à parede.
Todas as transições para a próxima curva devem estar fora dos limites. Na linha de chegada, deve haver uma extremidade isolada próxima à parede oposta. A opção quando a instalação começa do final também é possível.
Depois que a linha estiver completamente instalada, um sensor de temperatura é montado entre as voltas de um tubo metálico corrugado. Os fios são direcionados para o rodapé e depois para a unidade de controle. Você não deve enterrar os sensores em concreto - removê-los, se necessário, torna-se muito difícil.
Após verificação da fiabilidade de fixação dos elementos assentados, estes são preenchidos com uma betonilha de betão, cuja potência depende dos dados técnicos do objecto e do tipo de sistema de aquecimento eléctrico. A solução deve estar bem compactada. Se permanecerem vazios, a condutividade térmica da camada superior diminuirá.
Atua como uma unidade de controle para o piso aquecido termostato. É responsável por processar as informações recebidas do sensor de temperatura e desligar ou ligar o sistema de acordo com as configurações. O termostato pode ser programável ou sem software. Conecte-o a uma tomada de 220 V. O local de instalação é escolhido em área de livre acesso.
Os especialistas não recomendam conectar a unidade de controle a uma tomada normal. Isso pode causar tensão adicional na fiação elétrica. É necessário criar uma filial separada para conectar o sistema.
Em alguns casos, o cabo é colocado em ranhuras feitas em uma mesa de concreto.O cabo nas ranhuras é preenchido com adesivo para azulejos. A vantagem deste método é que o nível de acabamento permanece o mesmo. Depois de concluída a instalação do cabo, o piso só é ligado após 2 semanas.
Piso elétrico baseado em termomat
Para a produção de termomatos, é utilizado um cabo com espessura não superior a 45 mm. É fixado sobre uma malha de fibra de vidro com 0,5 m de largura.O cabo possui núcleo blindado e protegido por bainha externa. Para instalações residenciais, são utilizadas esteiras de aquecimento com núcleos duplos devido ao seu nível significativamente mais baixo de radiação eletromagnética.
Princípio de operação e construção
A esteira de aquecimento inclui 2 elementos: o próprio termomat com cabo e uma corrugação. Dentro dele é inserido um sensor que o protege da umidade e de influências agressivas. Se a camada adesiva for tão fina que não consiga cobrir completamente a ondulação, será necessário usar um sensor resistente à umidade.
O termostato completo com sensor de temperatura externo, caixas de montagem e fios são adquiridos adicionalmente. Na escolha do primeiro elemento, é levado em consideração o consumo máximo de energia. A seção transversal dos fios é selecionada com base na potência do sistema e no material de fabricação.
O processo de instalação é extremamente simples, pois thermomat é um produto totalmente pronto para instalação. Não há necessidade de fixação de cabo de aquecimento e o assentamento uniforme é garantido pela própria estrutura.Seu custo é superior ao de um piso de cabos, mas apresenta muitas vantagens, entre elas o aquecimento mais rápido da superfície.
Instalação de tapetes térmicos
Antes de aplicar o tapete térmico, o piso é coberto com uma camada de primer. Isso aumentará a adesão da cola à superfície do concreto. Normalmente a cola é aplicada diretamente no tapete, mas se for um ambiente úmido, depois de aplicada e seca uma fina camada de cola, ela é coberta com impermeabilizante e colada novamente.
Para não danificar a integridade do cabo e aplicar o adesivo de maneira uniforme, é necessário distribuir a composição adesiva com um pente de plástico. Os ladrilhos são colocados sobre cola e nivelados.
O total de ladrilhos mais cola deve ser de 20 mm, embora alguns fabricantes recomendem no mínimo 50 mm. Isso se explica pelo fato de que com essa espessura de camada o calor é distribuído de maneira mais uniforme.
De acordo com a PUE, é imprescindível a instalação de um desligamento de proteção que garanta a segurança e um disjuntor. Se o sistema for instalado em um banheiro, o termostato deverá ser movido para uma sala seca adjacente.
Especificações do piso de filme
Na concepção do sistema de aquecimento piso elétrico de filme não há dificuldades particulares. Muitas pessoas instalam sozinhas. É adequado para qualquer revestimento de piso. O sistema, que funciona com base na radiação infravermelha, é seguro até mesmo para laminados e outros revestimentos de madeira.
Existem 2 tipos de película de piso:
- Sólido. Disponível na forma de um filme fino de poliuretano de duas camadas com revestimento interno contínuo de carbono.
- Listrado. Incluindo as mesmas 2 camadas de filme de lavsan, poliéster ou poliuretano com tiras de carbono ou alumínio ultrafinas localizadas entre elas.
Os elementos térmicos nestes sistemas possuem conexões paralelas e em série. Em suas bordas há barramentos bimetálicos condutores de corrente feitos de tiras de prata e cobre empilhadas umas sobre as outras. O piso de filme IR não é feito com betonilha ou camada de cola. Apenas o estilo “seco” é adequado.
Pisos infravermelhos quentes têm uma série de vantagens.
Esses incluem:
- instalação simples e rápida;
- pequena espessura do filme (0,3 cm) que não reduz significativamente a altura da sala;
- a possibilidade de eliminar momentos de trabalho como o vazamento da betonilha;
- nenhum efeito na umidade interna;
- efeito antialérgico;
- consumo de eletricidade comparativamente baixo - 20% menos que outros tipos de sistemas elétricos térmicos;
- ionização do ar;
- fácil desmontagem se necessário;
- alta fiabilidade.
O conjunto padrão de materiais inclui filme térmico enrolado em rolo, grampos de contato, isolamento e fiação elétrica. A este kit você deve adicionar um termostato equipado com sensor de temperatura, bem como filme plástico, fita e material laminado. Antes de comprar tudo isso, você precisa calcular a filmagem necessária do filme.
A maneira mais fácil é fazer um esboço da sala em papel milimetrado. A seguir, você deve marcar os locais onde serão colocados os sensores e pontos de conexão. Selecione a parte da sala onde você planeja colocar o piso infravermelho aquecido e calcule quantos elementos de aquecimento serão necessários.
Compare as especificações do dispositivo pisos de filmes e cabos As informações contidas em nosso artigo recomendado ajudarão.
Processo de instalação do sistema infravermelho
Se o revestimento anterior estiver em bom estado, a tecnologia de colocação de pisos elétricos com aquecimento infravermelho permite que ele não seja desmontado. Basta simplesmente limpar e eliminar diferenças. O rolo de filme para piso é cortado com uma tesoura comum.
Deve-se levar em consideração que na formação da superfície as tiras não devem se cruzar ou tocar nos barramentos condutores de corrente. Os fabricantes geralmente designam locais de corte.Isto não significa que o filme não possa ser cortado em outros locais convenientes.
O principal é que o corte passe ao longo do vão entre os elementos de aquecimento. Se o corte cair na linha designada, apenas as placas bimetálicas do coletor serão isoladas. Em outros casos, prenda as pontas das tiras com fita adesiva.
Primeiro, uma camada de impermeabilização é colocada para proteger o piso da umidade do piso de concreto. Em seguida vem o isolamento térmico, que evita a perda de calor pela radiação que entra na base. Qualquer material pode ser utilizado, desde que o lado metalizado fique voltado para fora.
Marque os locais por onde passará a fiação elétrica. Posteriormente, é alocado um local para instalação do sensor de temperatura. O canal para o sensor de temperatura tem cerca de 20 mm de largura. A fiação do sensor é colocada em um tubo corrugado e depois colocada no canal preparado.
A seguir, as tiras preparadas são colocadas de acordo com o desenho. Para reduzir o comprimento do fio, no momento da colocação das tiras, elas viram as extremidades em direção à parede, onde posteriormente ficará o termostato, e param 15 centímetros antes dela.
Se a sala possuir lareira, estabeleça uma distância de pelo menos 1 m dela. O filme é colocado com o lado indicado pelo fabricante do sistema nas instruções do produto. Conecte os grampos à borda da tira bimetálica e, em seguida, conecte os fios - os esquerdos são presos aos grampos esquerdos e os direitos aos direitos.
A fiação do sensor de temperatura deve ficar escondida sob uma película térmica. Para isso, são feitas ranhuras estreitas de 1 cm de largura no isolamento térmico e colocada fita adesiva ao longo do cabo de alimentação nelas colocado e coberta com filme térmico. Os fios não devem ultrapassar o isolamento térmico.
O isolamento da borda do fio é removido, enrolado, o próprio fio é passado pela braçadeira, fixado com um alicate e, em seguida, o ponto de conexão é isolado com fita betuminosa. Depois de conectar todo o circuito, meça a resistência da estrutura resultante.
A etapa final é a instalação do revestimento de acabamento. O princípio de ligação do termostato é o mesmo para todos os tipos de pisos elétricos aquecidos.
Algumas dicas úteis
Antes de concluir o trabalho de aplicação do acabamento, o sistema é testado. Se o filme térmico atender a todos os requisitos, não serão observadas faíscas e superaquecimento das áreas em nenhum lugar. Caso seja encontrado algum defeito, o piso é coberto com outra camada de filme de polietileno com espessura de pelo menos 80 mícrons. É colocado sobreposto com uma sobreposição de cerca de 20 cm.
Existem várias recomendações adicionais de profissionais em relação à instalação:
- O sistema de filme quente deve ser instalado com umidade moderada (máximo 60%) e temperaturas acima de zero.
- O filme em rolo não pode ser conectado à rede.
- Antes de conectar o piso filme, é necessário verificar o isolamento dos contatos nos locais onde a chapa foi cortada.
- Se o filme térmico estiver danificado, é aplicado isolamento dupla-face no local onde está localizado o revestimento de grafite.
- Se o piso ficar inundado, ele é imediatamente desconectado da rede elétrica e deixado secar em condições naturais.
- Você não pode andar no piso acabado com sapatos.
O sensor de temperatura não deve ser emparedado. É necessário deixar oportunidade para seu controle e substituição.Além disso, não coloque tapetes e outros revestimentos naturais densos em pisos quentes. Para garantir a ventilação e eliminar a possibilidade de deformação do revestimento de acabamento devido às mudanças de temperatura, recomenda-se deixar um pequeno vão entre a parede e o revestimento.
Piso quente tipo haste
Um piso de haste de carbono é uma estrutura de haste que aquece a sala com raios infravermelhos de ondas distantes. Não há radiação eletromagnética nesta faixa. Sua peculiaridade é que não é o ambiente que é aquecido, mas sim os objetos presentes no ambiente.
Sutilezas de trabalho e organização
Consiste em hastes de carbono conectadas paralelamente em esteiras elásticas de 0,8 m de largura e 25 m de comprimento por meio de um fio elétrico. Os elementos de aquecimento são colocados dentro do “tapete”. O interior das hastes é composto por carbono, prata, cobre, e o calor é gerado pela primeira delas.
Além das hastes, este piso contém um sensor de temperatura e um termostato. Este gênero tem a propriedade de autorregulação. Isso significa que a quantidade de calor é diretamente proporcional à temperatura. A desvantagem é que a sua instalação só é possível com a utilização de uma betonilha, pelo que a sua desmontagem está fora de questão.
Se você colocar algum objeto no piso plano, a transferência de calor no local por ele ocupado diminui e as hastes passam a emitir menos calor, diminuindo assim a temperatura.Conseqüentemente, o termostato é necessário aqui apenas para controlar a potência, a função de evitar o superaquecimento é desempenhada pelo próprio piso da haste.
Nuances de instalação e conexão
Embora um piso central seja considerado um sistema inteligente, você mesmo pode instalá-lo. A tecnologia é simples, mas funcionará desde que todos os requisitos sejam atendidos.
O processo consiste em 8 etapas sequenciais:
- preparando a base;
- instalação de refletor de calor;
- instalação de hastes;
- conectar tiras entre si;
- conectando o cabo de alimentação;
- conectar a estrutura ao termostato;
- conectar um sensor de temperatura;
- concretagem de betonilha ou instalação de acabamento tipo ladrilho.
Antes de realizar este trabalho, eles planejam em que direção será colocada a esteira de aquecimento e calculam a quantidade de material. Pisos de carbono são vendidos como um kit, mas às vezes é necessário comprar alguns consumíveis adicionais.
A escolha da potência é influenciada por 2 fatores: área e tipo de aquecimento. Com base na potência, os pisos aquecidos por haste são divididos em 2 tipos: até 160 W/m² e até 220 W/m².
A opção mais racional para colocar uma esteira de aquecimento é ao longo de uma parede comprida, orientada para o regulador de calor, pois neste caso, ao conectar ao controlador de temperatura, pode-se usar fios mais curtos e reduzir o número de cortes.
Os fabricantes produzem principalmente um kit de instalação completo. No mínimo, inclui um tapete de haste, um kit de conexão e um kit de extremidade, fios e instruções de instalação.Todo o resto: isolamento térmico, fita, tubo corrugado com plugue, termostato, sensor, isolamento betuminoso - devem ser adquiridos adicionalmente.
Está escrito detalhadamente qual versão do piso aquecido: elétrico ou água, é melhor providenciar para posterior colocação do laminado no artigodedicado a esta questão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Você aprenderá tudo sobre como colocar um piso central com esta instrução em vídeo:
Vídeo nº 2. A escolha do tipo de piso elétrico ficará mais fácil se você assistir a este vídeo:
Vídeo nº 3. O autor deste vídeo vai te ensinar como não gastar muito na compra de um sistema de piso aquecido:
Aquecer a sua casa com pisos aquecidos eléctricos irá permitir-lhe manter uma temperatura confortável. A diferença de temperatura entre a parte superior da sala e o chão será mínima. Se você escolher o sistema certo, calcular tudo com precisão e fazer você mesmo o trabalho de instalação, poderá ganhar financeiramente.
Que tipo de piso radiante você preferiu para organizar sua própria casa/apartamento? Talvez você queira compartilhar os meandros da instalação que só você conhece? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Comprei piso aquecido com base na metragem quadrada da cozinha, mas levando em consideração os locais onde serão colocados os móveis. Coloquei-o diretamente sob os azulejos. O mais difícil foi conectar ao regulador (colocar os fios e um sensor de temperatura, cuja ondulação não é tão pequena (tive que raspar o chão, fazendo um nicho para ele). Caso contrário, é um sistema completamente simples, bastante acessível para instalação por um empreiteiro sem qualificações especiais.
Eu moro na Ucrania.Todo mês eu pago caro pelo gás para aquecer minha casa. Você pode imaginar quanto eu pago pelo gás se não houver nenhum na Ucrânia! Agora decidi abandonar a caldeira a gás e instalar piso aquecido em casa, mas simplesmente não consigo escolher o elemento de aquecimento certo. Por enquanto optei pelo filme infravermelho, mas talvez haja algo melhor e mais eficaz? Para mim, o principal é que os pisos quentes sejam confiáveis, duráveis, econômicos e duráveis. Ajude com conselhos, se não for difícil. A área da casa é de 142 m2, um edifício térreo de alvenaria de construção nova. É possível aquecer a casa inteira com filme infravermelho?
É possível aquecer uma casa usando filme infravermelho como principal fonte de aquecimento, mas não será barato. Não sei como é o preço da gasolina, mas não tenho certeza se será mais barato aqui. Na minha opinião, o filme IR deve ser instalado apenas como aquecimento adicional.
Se, no entanto, decidir abandonar o aquecimento a gás em favor do aquecimento eléctrico, recomendo, em primeiro lugar, mudar para um contador de duas zonas. E também elaborar um projeto de aquecimento elétrico, que reduzirá as tarifas em até 40% durante a estação de aquecimento!
Quanto ao filme infravermelho que você vai usar como principal fonte de calor: por experiência própria direi que será bastante caro. E seria mais prático fazer um piso quente com um cabo de aquecimento e instalar um convetor elétrico em cada cômodo. Amarre todo esse sistema a um termostato, que manterá a temperatura necessária na casa. Na minha opinião, esta é a solução ideal.
Ótimo artigo! Obrigado :) Também gostaria de saber quais são os problemas que existem com pisos aquecidos. Tivemos um problema após a instalação de um piso (elétrico, cabo de dois fios). Ligaram um mês depois (de acordo com as instruções), trabalharam várias horas, verificaram, desligaram.
O verão acabou, viramos no chão, mas não dá nenhum sinal de vida. Registramos uma reclamação na loja e eles foram ao fabricante. Como resultado, fomos recusados por não haver selo da organização instaladora. Porém, o especialista que o instalou possui licença para realizar trabalhos elétricos...
Olá. O problema pode ser:
1. Mau funcionamento do termostato.
2. Danos ao sensor de temperatura.
3. Danos ao cabo e ao termofixo.
Quanto à recusa de uma reclamação, é necessário observar as obrigações de garantia do vendedor e do fabricante. Segundo a organização de instalação - uma desculpa. Se o defeito for no próprio material, eles foram obrigados a verificá-lo sem o vencimento da garantia e depois dar o veredicto: o motivo foi defeito de fabricação que garantiu a curta duração da obra ou instalação inadequada.
Mas, com uma ressalva - se você não tiver um pós-escrito em seus documentos - a instalação só é possível por especialistas da organização de serviços da loja ou do fabricante. Embora mesmo neste caso fosse necessária a elaboração de um certificado de aceitação de obra e de um contrato. Ou seja, colocar esse mesmo carimbo. Então a organização que trabalha para a loja/fabricante seria responsável pela instalação.
Se o instalador for um representante de outra empresa, você poderá registrar uma reclamação junto a essa organização. Mas, novamente, pelo que entendi, você não tem nenhuma evidência de quem fez isso com você e quando, etc.