O que fazer se houver condensação em uma caldeira a gás: métodos para evitar a formação de “orvalho” na chaminé

Juntamente com o aumento da eficiência dos modernos equipamentos de aquecimento, aumenta a complexidade das unidades e aumentam os requisitos para a sua manutenção. Concordo, é extremamente desagradável se, um ou dois anos após a instalação do aparelho, você encontrar condensação na caldeira a gás: diremos a seguir o que fazer neste caso.

Se não forem tomadas medidas urgentes, o próprio equipamento e a chaminé começarão a ruir. Ao mesmo tempo, dentro de uma casa equipada com sistema de aquecimento, as paredes ficarão húmidas, formarão manchas vermelhas, surgirão bolor preto e o acabamento ficará inutilizável.

Uma chaminé devidamente selecionada e instalada resolverá todos os problemas. Um dreno de condensado também ajudará a lidar com a situação, o que prolongará significativamente a vida útil do sistema de exaustão da chaminé. Com o artigo que propomos você aprenderá o que é a condensação, como se livrar dela e como deve ser uma chaminé.

O que é condensado?

A condensação é um líquido que se deposita nas paredes da chaminé como resultado das mudanças de temperatura. Nos modernos equipamentos a gás, os gases de exaustão apresentam baixa temperatura.

Razões para condensação:

  • chaminé mal isolada;
  • mudança repentina de temperatura;
  • tubos não aquecidos;
  • entupimento do canal de fumaça;
  • baixa temperatura dos gases de escape (idealmente, a temperatura não deve ser inferior a 100 °C);
  • chaminé muito comprida, resultando no resfriamento excessivo da fumaça;
  • paredes ásperas da chaminé (coletam mais água do que lisas);
  • violações no projeto;
  • problemas com tração.

Durante o funcionamento de uma caldeira a gás, além da água, também são liberados dióxido de carbono e outros compostos químicos (óxidos).

Condensação na chaminé
Como as caldeiras modernas são desligadas periodicamente, as paredes da chaminé são resfriadas de cima para baixo. A condensação se forma quando a temperatura do gás cai para 40-60°C

Sob a influência da alta temperatura, os óxidos reagem com a água e formam-se ácidos agressivos (nítrico, clorídrico, sulfúrico, etc.). Eles se depositam na superfície do equipamento junto com os vapores condensados. Um ambiente ácido agressivo leva à rápida destruição do tubo da chaminé.

Por que a umidade resultante é perigosa:

  • se o condensado congelar no defletor ou na boca do tubo, a seção transversal da chaminé fica bloqueada, com isso a tiragem diminui, o que pode levar à formação de tiragem reversa e os produtos da combustão entrarão na casa, causando envenenamento de seus habitantes;
  • Grandes quantidades de água podem extinguir a chama, permitindo que o monóxido de carbono entre na sala.

Além disso, se a umidade entrar na fornalha da caldeira, suas paredes entrarão em colapso. Como resultado da destruição, produtos tóxicos da combustão entrarão parcialmente na casa.

Destruição de uma chaminé de tijolo
A condensação leva à destruição da chaminé. Se o problema não for corrigido, será necessária uma restauração completa do tubo no futuro.

Os gases de escape contêm água na forma de vapor. Quando a temperatura dos gases cai, o vapor fica supersaturado e formam-se gotículas.Quando os gases estão quentes, ocorre condensação nas paredes mais frias da chaminé, onde se depositam gotas de líquido.

Por que aparece umidade nas caldeiras a gás?

Além do condensado em chaminé de uma caldeira a gás A umidade também pode se formar nas tubulações de água. A principal razão está na diferença de temperatura.

O aparecimento de “orvalho” nas tubulações também é afetado por:

  • operação de ventilação inadequada (exaustor insuficientemente potente);
  • alto nível de umidade no ambiente;
  • operação incorreta do equipamento de aquecimento.

O design de uma caldeira a gás não permite eliminar completamente a condensação. No entanto, você tem o poder de reduzir a taxa de formação de umidade e sua quantidade.

Combate à condensação em uma caldeira atmosférica

Se a casa tiver uma parede atmosférica ou caldeira a gás de chão, então os produtos de combustão aquecem até 170-200°C. Os gases formados durante a combustão também contêm água. No entanto, não condensa, mas se transforma em vapor e é descarregado pelo canal de fumaça junto com outras partículas de fumaça e fuligem voláteis.

Caldeira a gás de chão
Ao ligar equipamentos a gás de chão, após um longo período de inatividade, pode aparecer uma pequena quantidade de condensação, que irá evaporar após o aquecimento da caldeira. Durante a estação fria, a caldeira funciona sem parar, por isso é improvável o aparecimento de líquido

Se se formar condensação no tubo da chaminé, o problema é o isolamento térmico de má qualidade da chaminé. Além disso, a formação de gotas de condensação na conduta de fumos pode ocorrer quer por isolamento insuficiente, quer por isolamento excessivo.

Em tubos de aço inoxidável, o problema de formação de condensação pode ser resolvido instalando um neutralizador de condensado e adicionando um elemento para remover a umidade de condensação que se deposita na superfície do tubo.

Na montagem de chaminés metálicas convencionais e chaminés sanduíche, é imprescindível seguir a ordem de montagem e ligação dos elementos, que prevê a drenagem espontânea do condensado para fora do canal de fumaça.

Aviso de "orvalho" em uma caldeira de turbina

Os modelos com queimador fechado estão equipados chaminé coaxial. Tem uma inclinação de 3° na direção externa, ou seja, da caldeira, garante o escoamento espontâneo da condensação para a rua.

O canal interno do sistema coaxial é constantemente resfriado pelo fluxo de ar vindo de fora, devido ao qual a diferença de temperatura durante a operação normal é mínima.

O comprimento padrão de um sistema de exaustão de fumaça coaxial é de 1,2 metros. Caso seja necessária extensão (necessariamente em ambientes fechados) a distância não deverá ultrapassar 6 metros. Deve haver pelo menos 0,6 m entre a saída da parte externa da chaminé coaxial e o obstáculo mais próximo (parede, árvore de grande porte, etc.).

Caldeira a gás de parede
Se a caldeira estiver equipada com chaminé coaxial, surgem problemas de formação de condensação durante os períodos de geada. Resolvem-se isolando a parte da conduta de fumos situada no exterior da casa, aumentando a ventilação ou ligando a caldeira à potência máxima.

Na utilização de caldeira com chaminé coaxial na região norte, é aconselhável isolar a parte externa do escapamento. Desta forma, você pode evitar a formação de condensação chaminé de uma caldeira a gás. Afinal, a diferença entre as temperaturas do fluxo de ar que entra e dos gases de combustão que saem será reduzida.

Você pode fornecer temporariamente à caldeira o fluxo de ar da sala. A maioria dos modelos turboalimentados de piso e caldeiras a gás montadas na parede projetado para a possibilidade de instalação de sistemas separados de alimentação e exaustão. Basta encontrar o tampão do orifício ao qual o tubo de escape deve ser conectado e abri-lo ligeiramente.

Com o bujão do duto de exaustão ligeiramente aberto, você pode esperar o frio passar. Então deve ser bem coberto. Nestes casos, também ajuda a aumentar a potência da caldeira durante os períodos de geada. Nos sistemas automatizados, funciona bem uma redução temporária do intervalo entre as temperaturas de ativação e desligamento da caldeira definidas pelos proprietários.

Características das caldeiras de condensação

A solução ideal seria uma caldeira de condensação corretamente equilibrada com o sistema de aquecimento, corretamente configurada e funcionando no modo adequado. Neste caso, o aparecimento de condensação não é absolutamente prejudicial, pois sua energia é utilizada racionalmente pelo próprio sistema.

A quantidade de gás economizada depende diretamente da quantidade de condensado formado. O calor de condensação gerado durante o funcionamento do equipamento é recolhido e redirecionado para o circuito de aquecimento. A eficiência dessa caldeira é de 98%.

É possível drenar o condensado para o esgoto?

Durante o funcionamento de uma caldeira a gás, formam-se óxidos que reagem com o vapor de água. Como resultado, formam-se os ácidos carbônico e sulfúrico, cujo pH médio é 4. Para efeito de comparação, o pH da cerveja é 4,5.

A solução ácida é tão fraca que não há restrições quanto ao lançamento nos esgotos públicos.Esta regra se aplica se houver formação de condensação na tubulação de uma caldeira a gás operando em um apartamento.

A única condição é que o condensado seja diluído com águas residuais 1 a 25. Se a potência da caldeira for superior a 200 kW, é necessário instalar um neutralizador de condensado. Este requisito é indicado pelo fabricante no passaporte do equipamento.

É impossível coletar condensado em um sistema de esgoto autônomo que descarrega águas residuais em uma fossa séptica com bactérias anaeróbias ou em uma estação de tratamento profunda usando anaeróbios e aeróbios. Isso destruirá o ambiente biológico envolvido no processo de limpeza.

Requisitos para chaminé de caldeiras a gás

Hoje, na construção de chaminés para caldeiras a gás, são utilizados diversos materiais, muitos dos quais inviáveis. A qualidade da execução também deixa muito a desejar.

Chaminé em cimento-amianto. No passado, essas chaminés não tinham alternativa. Sua principal vantagem é o baixo custo.

Imperfeições:

  • a instalação é realizada exclusivamente em seções verticais de tubos;
  • peso e comprimento pesados, o que dificulta a instalação;
  • as juntas não são seladas;
  • a umidade resultante é absorvida pelas paredes;
  • a temperatura dos gases de escape não é superior a 300 ºС.

É importante ligar correctamente a caldeira à chaminé. Uma camiseta é usada para esse propósito.

Diagrama de instalação da chaminé
Se for utilizado um T na chaminé, a instalação é feita “através da fumaça”. Na sua ausência, “por condensação”

São necessários um dreno de condensado e uma escotilha de limpeza.

Chaminés de tijolo. Este material não é recomendado para instalação de sistemas com caldeiras a gás. De acordo com os requisitos especificados na coleção SNiP 41-01-2003, os canais de exaustão de fumaça para equipamentos de processamento de gás devem ser lisos e classificados como classe P em termos de estanqueidade aos gases.

Se um duto de fumaça de tijolo for bastante adequado em termos de características de estanqueidade ao gás, então não se pode falar sobre a suavidade das paredes dentro do tubo. Mesmo que as costuras de um tubo de tijolo sejam perfeitamente lixadas com argamassa rente à alvenaria, durante a operação o relevo ainda aparecerá devido à diferença na densidade do material e do ligante.

A solução ideal seria instalar uma luva metálica dentro do canal de tijolo ou montá-la a partir de módulos cerâmicos. Um tubo de tijolo com inserção de metal ou cerâmica em seu interior pode durar mais de 30 anos sem problemas.

O forro Furanflex é adequado para a mesma finalidade. Esta mangueira de polímero é feita de compósito (plástico reforçado com fibras de alta resistência). É resistente à condensação ácida e possui baixa condutividade térmica. A temperatura de uso permitida é de até 200 ºС.

Canais de fumaça cerâmicos. Este material é forte e durável. Chaminé de cerâmica resistente a ácidos agressivos, de fácil manutenção e à prova de fogo.

A cerâmica pode aquecer rapidamente e demorar muito para esfriar. A instalação dessa chaminé requer a participação de especialistas. A desvantagem é o alto custo.

Galvanizado e aço. Quando exposto à umidade, o aço enferruja. A vida útil máxima desses tubos é de até três anos. As chaminés galvanizadas, protegidas da ferrugem por uma camada de zinco, duram cinco anos ou mais.

Ponto fraco da chaminé
Se a humidade não penetrar na caldeira, acumula-se na parte inferior da chaminé (na casa), o que provoca um odor desagradável. Ao mesmo tempo, este é um local vulnerável onde o ácido se acumula, que com o tempo irá “corroer” esta área

Tubos de aço inoxidável. A escolha ideal para a disposição da conduta de fumos de uma caldeira a gás. A sua instalação custará dezenas de vezes menos do que a construção de uma chaminé de tijolo. As paredes são lisas, a fuligem e as resinas não se depositam nelas, a densidade do gás é bastante elevada.

Para montar uma chaminé, você pode adquirir um conjunto de módulos de camada única ou adquirir elementos de um sistema sanduíche. Você pode montar essa estrutura com suas próprias mãos sem muito esforço. O principal é seguir a direção ao formar nós de conexão.

Isolamento de chaminé
O isolamento e o acabamento da chaminé melhoram a estética do edifício, o que confere à casa um aspecto mais cuidado

Vantagens das chaminés de aço inoxidável:

  • devido à seção transversal redonda e superfície lisa proporcionam boa tração;
  • selado;
  • eles superam rapidamente o limite de condensação;
  • de fácil manutenção;
  • a prova de fogo;
  • durável.

A qualidade do aço, da costura de soldagem e das juntas entre os elementos também é importante.

Diagrama de isolamento de chaminé
Ao selar as costuras, preste muita atenção ao selante. Algumas marcas “petrificam” e racham durante o uso

O facto de a reparação de chaminés ser muito mais cara do que a instalação adequada na fase de instalação do equipamento a gás muitas vezes não é tido em consideração.

Regras de instalação de chaminé

Todo o sistema deve ser isolado, impermeável e protegido de materiais agressivos.

Princípios básicos aplicados durante a instalação:

  • A chaminé deverá ser montada utilizando o “condensado”;
  • cada junta é tratada com um composto de vedação;
  • É melhor recuar da vertical no máximo 30%;
  • o comprimento dos trechos inclinados construídos em ângulo não superior a 30º em relação ao horizonte - até um metro;
  • Componentes da mesma seção transversal são utilizados ao longo de todo o comprimento do canal.

Recomenda-se a instalação de kits de chaminés prontos, disponíveis em lojas especializadas.

Seção de chaminé
A colocação de um revestimento resistente a ácidos e de um coletor de condensados ​​permite atrasar a desmontagem da chaminé antiga e permite poupar uma quantia significativa. No entanto, esteja preparado para a diminuição dos desejos

Parâmetros recomendados do sistema de chaminé para caldeiras a gás:

  • para a fabricação da chaminé é necessário utilizar aço resistente à corrosão tipo AISI 321;
  • isolamento térmico mínimo - 50 mm;
  • O sistema deve incluir: um T com coletor de condensado, bem como um cone de proteção na parte superior da chaminé.

Ao escolher uma chaminé, você deve prestar atenção a essas características.

Evitando a condensação

Você não poderá esquecer para sempre a umidade na chaminé. A formação de condensado é inevitável, embora com o funcionamento constante dos equipamentos a gás, as “gotas” depositadas durante a inicialização irão evaporar por conta própria e não cairão mais enquanto a unidade estiver operando na potência máxima.

Dreno de condensado da chaminé
Para reduzir a quantidade de umidade gerada, reduza a circulação no sistema ao ligar a caldeira. Deixe a caldeira aquecer o líquido refrigerante no trocador de calor a pelo menos 600C. Depois você pode aumentar a velocidade da bomba. Não permita que a temperatura caia abaixo de 300COM

Como reduzir a quantidade de condensação:

  • isolar a conduta da chaminé;
  • limpe o sistema em tempo hábil;
  • use um dreno de condensado.

Se o condensado se acumular em uma caldeira de aquecimento a gás, deve-se instalar um recipiente para coletar o excesso de líquido. Um coletor de condensado é um recipiente feito de aço inoxidável no qual é coletada a umidade que aparece.

Tubo de saída de gás
Também é recomendado modernizar tubos de chaminés antigos instalando um tanque de drenagem de condensado na parte inferior

O dispositivo é montado sob o canal ou tubo de saída do equipamento de gás. Eles também instalam drenagem permanente no sistema de esgoto.

É melhor prevenir o problema de formação de umidade na chaminé do que perder tempo e dinheiro resolvendo-o.

Componentes de tubo
A solução ideal para eliminar a condensação seria equipar o tubo com um canal de aço inoxidável resistente a ácidos, um dreno e um coletor adicional

Medidas para prevenir o aparecimento de umidade:

  • cumprir todas as normas durante a fase de construção do edifício;
  • ao instalar a chaminé, siga rigorosamente o projeto;
  • faça a manutenção regular da conduta de fumos com recurso a produtos para limpeza de chaminés;
  • modernização de tubulações existentes (isolamento, inserção de liners em inox);
  • monitore a tiragem e limpe a chaminé a tempo.

A chaminé é isolada com lã mineral ou isolamento de fibra. Para isolar uma chaminé de tijolo, utiliza-se gesso, que é aplicado em sete camadas.

Determinando a probabilidade de formação de condensação

Os cálculos podem ser realizados se houver formação de condensação em decorrência de grande liberação de vapor e superaquecimento das paredes da chaminé, e a potência do equipamento operacional for conhecida. A taxa média de liberação de calor é de 1 kW por 10 m². m.

A fórmula é relevante para salas com tetos inferiores a 3 m:

MK = S*UMK/10

MK - potência da caldeira (kW);

S é a área do edifício onde o equipamento está instalado;

WMC é um indicador que depende da zona climática.

Indicador para diferentes zonas climáticas:

  • sul - 0,9;
  • norte - 2;
  • latitudes médias - 1,2.

Ao operar uma caldeira de circuito duplo, o indicador MK resultante deve ser multiplicado por um coeficiente adicional (0,25).

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo a seguir fornecerá informações sobre como proteger a caldeira da condensação:

Os recursos e vantagens da instalação de um coletor de condensado são apresentados no vídeo:

A formação de condensação na chaminé é inevitável. Como isso não pode ser evitado, explicamos como reduzir a qualidade da umidade e proteger o equipamento de líquidos agressivos.

Recomenda-se reforçar a chaminé com placas de aço inoxidável, instalar coletor de condensado e monitorar a presença de tiragem. Não se esqueça de limpar a chaminé, bem como de prevenir o estado das suas paredes.

Se você tem experiência bem-sucedida no “combate” à condensação, compartilhe seus segredos nos comentários. Os leitores que tiverem dúvidas podem perguntar aos nossos especialistas online.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica