Poços de plástico para drenagem: dispositivo, tipos, classificação, instruções de instalação
A tecnologia de construção de um sistema de drenagem envolve a instalação de poços de finalidades diferentes.Eles são necessários para monitorar o funcionamento da tubulação subterrânea, manutenção regular e limpeza periódica. Anteriormente, eles eram montados a partir de anéis de concreto, mas agora são utilizados produtos feitos de materiais poliméricos.
Poços de drenagem de plástico leves e duráveis facilitam muito o processo de construção do sistema. Os produtos poliméricos são resistentes a influências mecânicas, químicas e biológicas. Os fabricantes dos produtos pensaram em todos os detalhes para garantir simplicidade e alta velocidade de instalação.
Diremos a você como escolher sabiamente estruturas poliméricas para um sistema de drenagem e como instalá-las. O artigo apresentado para revisão contém instruções passo a passo detalhadas. Seguindo nossos conselhos, você pode instalar rapidamente uma drenagem eficaz em sua área suburbana.
O conteúdo do artigo:
Classificação dos poços do sistema de drenagem
Para livrar a área da chuva e do degelo, não basta instalar tubos e bandejas de drenagem no local. O mesmo se aplica à umidade do solo; só os tubos de drenagem não serão suficientes, porque... O líquido coletado deve ser descarregado em algum lugar. Para tanto, é criado um sistema de dutos subterrâneos, do qual fazem parte integrante os poços de plástico.
Existem vários tipos diferentes de tais estruturas, cada uma com sua própria finalidade.Possuem diferentes tamanhos e quantidade de entradas, podendo ser com ou sem fundo vedado. E toda essa variedade de aparelhos agora é feita de plástico.
Tipos de estruturas por funcionalidade
Os sistemas de drenagem utilizam seis tipos de poços plásticos com diferentes finalidades funcionais:
- Colecionador. Nas áreas suburbanas, é instalado um poço coletor para receber resíduos de todos os tipos de redes de esgoto. Caso haja necessidade de estimular a movimentação de águas residuais, é equipado com bomba. Se for planejado descarregar o sistema na camada subjacente, eles são construídos sem fundo, semelhante aos sistemas de filtração.
- Observações. Organizado para auditoria do sistema e limpeza periódica. Eles estão localizados em pontos de viragem, formando nós ou conectando-se a rodovias centrais.
- Gotas. Eles são instalados na junção de dutos colocados em diferentes profundidades. Também são utilizados quando é necessário reduzir a velocidade do fluxo gravitacional ou na travessia de alguma estrutura subterrânea. Praticamente não são utilizados em sistemas de drenagem.
De acordo com o tipo de acesso para manutenção do sistema, os poços são divididos em atendidos e inspecionados. O primeiro tipo permite o acesso aos trechos da rede que circulam no poço para manutenção, o segundo permite a realização de reparos e outras operações a partir da superfície do solo.
A funcionalidade dos poços é diferente, mas são estruturalmente semelhantes. De modo geral, é um reservatório orientado verticalmente no solo que possui duas ou mais saídas e entradas. Freqüentemente, um poço combina uma série de funções significativas. Mas na maioria dos casos, cada um deles é montado para uma função.
As estruturas dos poços de inspeção são projetadas para inspeção e manutenção de todo o sistema. Por um lado poços de inspeção Eles permitem monitorar o estado e a capacidade das tubulações, controlando o nível de seu entupimento e, por outro lado, é a partir delas que as tubulações são limpas.
Os poços de inspeção do tipo rotativo são utilizados quando é necessário girar o fluxo de água em 90º. Os lineares são instalados em trechos retos em média a cada 50 metros, mas o intervalo de distância permitido entre eles é de 40 a 150 m.
Se o sistema for lavado manualmente com descida até o poço, ele deverá ter um diâmetro de um metro ou mais. Noutros casos, é suficiente uma estrutura com um diâmetro de 35–50 cm, exactamente o suficiente para que possa colocar facilmente uma mangueira no seu interior para lavagem ou bombeamento.
As opções de armazenamento ou coletor são grandes recipientes nos quais as águas residuais são acumuladas para posterior movimentação dos resíduos de drenagem até os pontos de descarga. Pode ser um corpo de água próximo com água parada ou corrente, ou um bueiro.
Bem, projetado com base no princípio de um filtro, permite que a água escoe para os aquíferos subterrâneos subjacentes, desviando-a das fundações dos edifícios.
No entanto, é permitido instalá-lo apenas em solos arenosos, depósitos de cascalho ou seixos com enchimento de areia. Aqueles. em solos com boas qualidades de filtração iguais à capacidade de absorção de água.
Todo o sistema de dutos e poços é construído de forma que a última estrutura da cadeia fique localizada no ponto mais baixo do território drenado. É para o tanque de armazenamento, filtro ou poço coletor que toda a água do local deve escoar.
Neste caso, é desejável que a água se mova por gravidade. Caso a instalação de sistema gravitacional seja impossível por condições técnicas, o poço coletor é equipado com bomba para estimular a movimentação da água.
Os poços diferenciais diferem em sua estrutura interna da seguinte forma:
- câmaras com um extintor de água em seu interior;
- coletores com sistema de captação de água;
- poços altos com tubo de entrada na parte superior e tubo de saída na parte inferior;
- estruturas feitas de um par de seções independentes conectadas por um canal de transbordamento em ângulo.
Em alguns casos, a energia do fluxo se extingue no fundo, enquanto em outros isso acontece graças a defensas especiais. A escolha de uma opção específica depende do nível de diferença entre as tubulações de esgoto, bem como da topografia do local e das características das camadas de solo sobre ele.
Polímeros usados na produção
Durante a produção poços de plástico Para a drenagem são utilizados polímeros de diferentes estruturas e diferentes tecnologias. Os produtos mais baratos são produzidos em máquinas de conformação rotativa.São os que mais frequentemente podem ser encontrados nas lojas nacionais.
Os poços são produzidos usando os seguintes polímeros:
- PVC (PVC) – cloreto de polivinila.
- PP (PP) – polipropileno.
- PE (PE) – polietileno comum e de alta densidade.
Na maioria das vezes, um deles é usado com algum tipo de enchimento, mas várias combinações também são comuns. Vários componentes podem ser adicionados ao plástico resultante: de corantes a areia.
Os produtos de cloreto de polivinila são os mais resistentes a produtos químicos agressivos que entram junto com as águas residuais.
Eles são usados até mesmo na construção de sistemas de esgoto em empresas industriais. As caixas de polipropileno são caracterizadas por alta resistência ao desgaste e ductilidade, mas tornam-se bastante frágeis quando a temperatura cai significativamente.
Os poços de drenagem de polietileno são resistentes ao gelo. Eles podem congelar, mas após o descongelamento, esse elemento das comunicações de engenharia restaura rapidamente sua forma sem perder sua estanqueidade. Esta é a melhor opção para movimentação de solos.
Vantagens dos produtos plásticos
Entre as vantagens dos poços plásticos para drenagem estão:
- Peso leve, que permite dispensar guindaste durante a carga/descarga e instalação.
- Material da carcaça resistente a ambientes agressivos, danos mecânicos e baixas temperaturas.
- A vida útil é de 50 a 70 anos sem grandes reparos.
- Disponibilidade de todas as entradas e saídas necessárias de fábrica na habitação.
- Volumes mínimos de escavação devido às paredes finas e ao diâmetro reduzido da estrutura do poço.
- Instalação extremamente simples - o produto plástico pode ser facilmente cortado no tamanho desejado.
- A resistência da estrutura, que pode suportar dezenas de toneladas de carga vinda de cima e levantamento do solo pelas laterais no inverno.
A leveza dos elementos plásticos do corpo do poço permite que todos os trabalhos de instalação sejam realizados por algumas pessoas. Mas é nessa leveza que reside a principal desvantagem dos poços de plástico - durante inundações e levantamentos, eles podem simplesmente ser espremidos para fora do solo.
Outra desvantagem relativa é o alto preço de um poço de drenagem de plástico. Porém, aqui vale a pena considerar não só o custo do produto em si, mas também os custos de sua instalação. No caso de uma estrutura plástica, não será necessário encomendar equipamentos de elevação especiais, bastarão alguns instaladores e cordas para baixar os elementos montados até a fossa.
Dada a longa vida útil de várias décadas sem grandes reparos, o preço já não parece tão alto. O custo inicial de um poço de plástico compensa com juros.
Além disso, é muito mais fácil conectar tubos a ele do que a um análogo de concreto ou tijolo. Não são necessárias competências especializadas para a sua instalação, não há necessidade de convidar especialistas altamente qualificados.
Construção de um poço de plástico
Estruturalmente, a estrutura do poço em plástico inclui:
- pescoço cônico;
- uma câmara de trabalho circular (eixo);
- bandeja de coleta de areia e fundo.
Em vez de um fundo vedado, pode ser instalada uma almofada de drenagem de cascalho, pois o vazamento de água de drenagem durante o período de reparo do sistema não representa perigo para os solos subjacentes e para o meio ambiente.
De cima, toda a estrutura é fechada com uma portinhola ou tampa normal. Eles são feitos de plástico, ferro fundido ou areia polimérica. Neste caso, pode faltar o gargalo do recipiente do poço, caso em que a escotilha é colocada diretamente no poço.
O eixo é corrugado, portanto suas características de resistência aumentam. Quando comprimido pelo solo, não entrará em colapso, permanecendo intacto e selado.
O fundo e a bandeja com tubos constituem a parte cinet do poço, onde é feita a distribuição dos tubos. Além disso, todo o lixo e lodo que entra com os ralos se depositam nele. Muitas vezes eles vêm com um formulário especial para lançar uma base de suporte de concreto (“âncora”).
Ao instalar uma estrutura de poço vedada para o sistema de drenagem, é permitido não utilizar bandeja. Em vez disso, você pode instalar um fundo plano simples. Este projeto é mais barato, mas esta opção é mais suscetível ao entupimento com detritos grandes. Você terá que olhar para dentro do poço com mais frequência para fins de inspeção e, ao menor ruído, limpá-lo imediatamente.
Uma escada suspensa pode ser construída dentro do poço ou podem ser feitos degraus em forma de inserções no corpo. As tubulações são conectadas a furos especiais feitos na fábrica. Além disso, essa inserção pode ser feita em quase qualquer ponto do corpo.
A classificação dos poços de plástico, suas características de projeto e escopo de aplicação são descritos em detalhes Neste artigo.
O que é melhor: pré-fabricado versus monolítico?
Um poço de drenagem pré-fabricado é montado a partir de várias peças plásticas, como um conjunto de construção. O produto monolítico já está pronto para instalação, bastando apenas ser baixado no buraco cavado para isso.
As opções monolíticas são mais baratas e mais resistentes do que as pré-fabricadas. No entanto, eles são produzidos em uma faixa bastante restrita de tamanhos padrão. Eles são instalados apenas na profundidade especificada nas instruções.
Os elementos individuais de uma estrutura pré-fabricada são mais fáceis de transportar e carregar em um carro do que um grande produto monobloco. Mas em termos de resistência à compressão, mesmo quando montados, são inferiores a um poço inicialmente sólido. Um corpo sólido, por definição, é capaz de suportar grandes cargas hidrodinâmicas e mecânicas.
A montagem das peças plásticas de um poço para drenagem envolve a necessidade de vedar suas juntas. E cada uma dessas juntas é um buraco e vazamento em potencial.
Além disso, para apertar os elementos você precisará de parafusos e porcas. Eles deveriam vir juntos. Se não estiverem disponíveis, compre apenas fixadores galvanizados, que são menos suscetíveis à corrosão.
Tecnologia para instalação de poço de drenagem plástico
Se for escolhida uma estrutura pré-fabricada, ela deve primeiro ser montada.Você pode fazer isso em um buraco, mas então terá que cavar ainda mais.
A profundidade do buraco sob o poço de drenagem de plástico é cavada de modo que os tubos entrem nele abaixo do ponto de congelamento do solo e acima do aquífero superior. Vale lembrar que sob a estrutura ainda será necessário colocar uma almofada de brita de 10 a 15 cm e colocar uma laje de ancoragem de concreto de espessura semelhante.
Se for usado um poço de plástico para drenar a umidade para o solo, a camada de brita abaixo deve ter pelo menos 30 a 40 cm, neste caso será necessário cavar um buraco maior.
A largura do poço é 30–50 cm maior que o diâmetro externo do tanque montado. Isso é suficiente para abaixar o produto plástico em seu interior e você não precisará cavar nenhuma terra extra.
A altura da estrutura do poço é selecionada de forma que não possa subir mais de 20 cm acima do solo.A única exceção é a opção de drenagem com grelha na parte superior em vez de tampa.
As escotilhas de todos os outros tipos de poços do sistema de drenagem devem estar localizadas 10–20 cm acima do nível da grama. Caso contrário, durante a chuva, jatos de água começarão a fluir para dentro deles, carregando consigo folhas e outros detritos.
Se a água subterrânea sobe regularmente à superfície na primavera, então deve ser feita uma fundação de concreto sob um poço de plástico. Eles são conectados entre si por um cabo de náilon, que definitivamente não apodrece no solo. Uma âncora de concreto não é necessária apenas em áreas com solos rochosos densos.
Para fazer furos adicionais, você precisará de um cortador de tamanho apropriado. Após fazer o furo, nele é inserido um selo de borracha, dentro do qual é colocado o acoplamento do adaptador. Este último deve caber firmemente na junta de borracha, sem folgas.
Para fazer isso, eles devem ter o mesmo tamanho. Para fins de vedação, as juntas são revestidas com graxa de silicone, o que facilita a prensagem do acoplamento e ao mesmo tempo forma uma conexão hermética.
Em seguida, tubos perfurados são conectados ao poço instalado na cava. tubos de drenagem e tubulações de esgoto vedadas necessárias para escoar a água captada pela drenagem.
Para garantir a livre circulação da água captada pela drenagem, eles colocado com uma inclinação. Assim, sob a influência do seu próprio peso, a água fluirá espontaneamente em direção ao tanque de armazenamento, coletor ou poço filtrante.
E então só falta preencher o buraco com terra ou uma mistura de areia e cimento. Isso é feito de maneira uniforme e camada por camada, para não comprimir fortemente o corpo de plástico e destruí-lo. A escotilha é colocada em cima e a instalação está concluída.
Isolamento de uma estrutura de poço
Os poços de água e esgoto devem ser revestidos com material isolante térmico. Eles são usados o ano todo e a água neles não deve congelar.
Mas com designs sistema de drenagem do local a situação é um pouco diferente. Eles não são usados no inverno. Os poços de plástico não têm medo das geadas na primavera e no outono. Não há absolutamente nenhuma necessidade de isolá-los.
Porém, se houver desejo de realizar isolamento térmico, a opção ideal aqui são as placas de espuma. Este material não tem medo de umidade e frio.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Tecnologia para inserção em um corpo de tubulação de plástico usando um acoplamento:
Vídeo nº 2. Revisão de poços de drenagem de diferentes fabricantes:
Vídeo nº 3. Instalação passo a passo de uma estrutura de poço de plástico:
O poço de plástico, destinado ao uso em sistema de drenagem, é um produto prático, durável e fácil de instalar. Você não precisa usar equipamento de construção para instalá-lo.
A variedade de tamanhos pré-fabricados e padronizados de estruturas monobloco possibilita a instalação de sistemas de drenagem de qualquer complexidade. Basta escolher o modelo adequado de acordo com a finalidade funcional.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Aqui você pode fazer uma pergunta ou falar sobre sua própria experiência na instalação de poços de plástico. Compartilhe fatos interessantes e fotografias relacionadas ao tema do artigo.
Eu escolho uma versão inteira de poços de plástico. No meu site existem solos argilosos sólidos. As camadas ficam em uma camada espessa próxima à superfície, em alguns lugares a argila fica exposta a uma profundidade de 0,5 m.Durante o congelamento, essas pedras “tremem” e podem danificar qualquer junta. Poços são necessários no local para inspeção e como tanques de armazenamento para remoção de água durante chuvas fortes e derretimento de neve. Sem drenagem, era difícil andar pelo local mesmo com botas de borracha.
Pretendo fazer drenagem e provavelmente instalarei poços de plástico pré-fabricados. Não consegui encontrar um monolítico que fosse do tamanho certo para mim. Qual é a melhor graxa de silicone para vedar juntas? Quero dizer de uma marca específica ou isso importa?
Olá. No seu caso, depende também do tamanho do poço, bem como dos tipos de geometria da junta. Das opções comprovadas, posso recomendar a soldagem de polímero - esta é a melhor opção, melhor do que qualquer selante.
Desta forma é possível conseguir a estanqueidade total do poço, mesmo nos locais mais inacessíveis. Selos de fábrica podem ser usados para conectar tubos dentro do poço. Qual o tamanho do poço que você está planejando? Eu sei que as versões de plástico vêm em tamanhos diferentes. Ou você terá uma geometria fora do padrão?