O que fazer se seus vizinhos de cima forem inundados: para onde ir e quais documentos são necessários

Os problemas sempre acontecem de repente. Afinal, via de regra, não esperamos más notícias.Mas ninguém ainda conseguiu viver a vida sem falhas, incidentes irritantes e pequenos truques sujos, cujo impacto negativo pode ser significativamente reduzido se você enfrentar as adversidades de frente.

Uma dessas emergências poderia ser uma inundação. Para sobreviver a um acontecimento infeliz sem estresse desnecessário e com perdas financeiras mínimas, você precisa saber o que fazer se seus vizinhos de cima forem inundados, como eliminar as consequências da “inundação” e resolver questões polêmicas.

As respostas às perguntas acima foram estudadas por nós e apresentadas detalhadamente no artigo. As informações ajudarão a identificar o culpado da enchente e a receber indenização por danos materiais. Lembre-se, avisado vale por dois.

O que fazer durante uma enchente

Se você ouvir o som de uma queda de primavera na época errada do ano e em um local onde não há pingentes de gelo, por exemplo, no seu banheiro, você precisa descobrir com urgência o que aconteceu. Infelizmente, houve um vazamento no último andar. É um incômodo, mas não uma dor.

Você precisa se recompor e começar a agir imediatamente, porque muito agora depende de suas ações competentes. E nós lhe diremos o que fazer se seus vizinhos inundarem seu apartamento.

Seu apartamento está inundado
É bom que você tenha a sorte de estar em casa quando seu apartamento foi inundado: neste caso, via de regra, danos em grande escala podem ser evitados se medidas forem tomadas a tempo e a água for desligada

É necessário desenergizar sua própria casa somente se o vazamento for realmente grande. Uma pequena mancha no teto não representa um perigo significativo. Mas uma inundação pode causar um curto-circuito em algum lugar dentro da parede ou um choque elétrico nas pessoas presentes no apartamento.

Cortiça
O fusível automático, popularmente chamado de plug, deve ser procurado no painel localizado na entrada; Você deve saber exatamente qual é o seu, para não cortar a energia dos vizinhos por engano.

Para desligar a energia do seu apartamento, você precisa pressionar o botão vermelho no plugue automático. Você pode colocar a chave do disjuntor na posição desligada. Caso a cachoeira não pare, sua fonte deve ser desligada.

Você pode fazer assim:

  • se os vizinhos estiverem lá em cima, avise-os que você está inundando - peça para fecharem a torneira;
  • se eles estiverem ausentes, você deve ligar para a administradora - peça que enviem um serviço de emergência para desligar a água.

Aliás, futuramente, os funcionários do serviço de emergência farão um relatório sobre a inundação do seu espaço residencial.

Válvula de porão
Esta é uma válvula moderna e parece bastante decente, mas se você tentar lidar com equipamentos antigos sozinho, há uma grande probabilidade de piorar a situação

O que não fazer:

  • Você não pode arrombar as portas do apartamento de seus vizinhos, caso contrário poderá se enquadrar no art. 139 do Código Penal da Federação Russa, que fala sobre responsabilidade criminal por violação da inviolabilidade da residência de outra pessoa;
  • se você tiver acesso desimpedido a uma válvula de corte que fecha o abastecimento de água para toda a entrada, você pode usá-la, mas se posteriormente descobrir danos a equipamentos ou propriedades devido às suas ações, você terá que responder.

Em qualquer caso, é preciso agir com coletividade, rapidez, mas sem pânico. Então você será capaz de proteger seus próprios interesses sem infringir os outros.

Encontrando o culpado das inundações

Para determinar o responsável pela inundação do seu apartamento, você precisa descobrir onde ocorreu o vazamento de água. Afinal, vizinhos que se esqueceram de fechar a torneira não são, curiosamente, a causa mais comum de vazamentos.

Mais frequentemente, ocorre um avanço no riser de abastecimento de água. Esta situação é especialmente relevante para casas antigas com comunicações desgastadas, onde oleodutos requerem substituição. Neste caso, o procedimento para determinar o culpado é mais complicado do que numa situação de torneira que se esqueceram de fechar.

Estouro de cano
Não se apresse em culpar seus vizinhos pela atual situação de emergência, mesmo que a água esteja fluindo de seus apartamentos

Portanto, se ocorrer um avanço no sistema de abastecimento de água, os culpados podem ser:

  • sociedade gestora (MC), se for detectado vazamento antes do primeiro dispositivo de fechamento, por exemplo, uma válvula de corte no apartamento superior;
  • vizinhos de cima, se o vazamento estiver localizado após o dispositivo de fechamento especificado - a torneira.

Este algoritmo para determinar o culpado do acidente é estabelecido pelas Regras para a manutenção de bens comuns em um prédio de apartamentos (doravante denominadas Regras), aprovadas pelo Decreto N 491 do Governo da Federação Russa de 13 de agosto de 2006 , bem como o Código Civil da Federação Russa (Código Civil da Federação Russa) e o Código de Habitação da Federação Russa (LC RF) .

Arte. 210 do Código Civil da Federação Russa estabelece a responsabilidade dos proprietários pela manutenção de suas propriedades. De acordo com art. 36 da LCD da Federação Russa e art. 290 do Código Civil da Federação Russa, os proprietários de instalações residenciais são os proprietários das comunicações de toda a casa com base no direito de propriedade compartilhada.

O acordo celebrado entre os proprietários e a sociedade gestora delega aos gestores a responsabilidade pela segurança das comunicações comuns dos edifícios.

O primeiro dispositivo de desconexão (bloqueio válvula de esfera) no apartamento - uma espécie de ponto divisório, delimitando áreas de responsabilidade: antes da torneira - a empresa, e depois - o dono do apartamento. É assim que é definida a cláusula 5 da parte 1 do Regulamento.

Mas quando há um avanço no sistema de aquecimento, não há distinções. Independentemente da localização do toalheiro aquecido, risers e radiadores de aquecimento, o seu avanço é da responsabilidade da sociedade gestora (cláusula 6, parte 1 do Regulamento). Além disso, já existe prática judicial sobre a aplicação deste ato legislativo.

No entanto, existem excepções a esta regra.Se o sistema de aquecimento do apartamento tiver sido reequipado de forma independente e a empresa responsável pelo estado e manutenção da casa não tiver sido notificada, a culpa pela fuga recairá sobre o proprietário do apartamento remodelado.

Como é registrado o fato de uma enchente?

As consequências da inundação do apartamento devem ser registadas em acto, cuja lavratura exige um representante da sociedade gestora. Ele deve ser chamado imediatamente.

Enquanto ele estiver fora, não há tempo a perder, você precisa fazer o seguinte:.

  1. Tire fotos e grave vídeos dos danos causados. Suas fotografias e vídeos servirão de prova em tribunal se o litígio se tornar inevitável.
  2. Convide seus vizinhos. Duas ou três pessoas serão suficientes para servir de testemunhas na lavratura do ato.

Se a essa altura o representante da sociedade gestora ainda não tiver abordado, pode começar a redigir o ato sem ele.

Elaboração de um ato
Os representantes da sociedade gestora nem sempre têm a oportunidade de comparecer imediatamente para inspecionar o apartamento e elaborar um relatório: você pode montar uma comissão de vizinhos e redigir você mesmo o documento necessário

O procedimento para redigir o ato

Portanto, precisamos elaborar um relatório sobre as consequências da inundação do apartamento.

Deve incluir os seguintes dados:

  • nome do documento;
  • endereço completo do apartamento afetado;
  • data do ato: dia, mês, ano;
  • a composição da comissão está listada por extenso; inclui: a vítima (você), vizinhos convidados como testemunhas, os responsáveis ​​​​pelos danos causados ​​​​(se houver) e um representante da sociedade gestora (se houver); não se esqueça de indicar o cargo do representante da sociedade gestora;
  • essência do que aconteceu: liste brevemente os fatos, descreva o apartamento.

Por exemplo, o autor do ato pode indicar que ele (nome completo) lavrou este ato no processo de fiscalização do apartamento N, localizado no endereço (endereço completo) no momento da enchente do apartamento N, localizado no andar acima.

O apartamento afetado está localizado em tal andar de um prédio de N andares e contém N quartos. Se a causa do acidente for identificada, ela deverá ser indicada. Caso contrário, você pode escrever a causa provável.

Vá para a parte descritiva

No início desta parte do ato deverá escrever: “A comissão constituída no dia da vistoria...”. Nem todas as consequências das inundações podem ocorrer imediatamente. Às vezes leva de 2 a 3 dias. Se novas consequências forem descobertas (o parquet subiu, por exemplo), esses fatos deverão ser acrescentados ao ato como um acréscimo.

Parquete pesado
Inicialmente, o parquet pode não parecer danificado, mas depois de alguns dias, quando o revestimento começar a secar, pode ficar completamente inutilizável

É necessário mencionar também que o ato foi elaborado com base em fiscalização externa. Com o monitoramento instrumental, a escala dos problemas pode ser mais significativa, porque nem todas as avarias são visíveis a olho nu.

É necessário registrar cuidadosamente todas as informações sobre sinais de inundação:

  • em que salas estão localizadas;
  • onde exatamente eles estão localizados - teto, paredes, pisos;
  • intensidade dos traços existentes;
  • Listamos todos os bens danificados - móveis, eletrodomésticos, parquet, elementos interiores.

Se o proprietário do apartamento onde ocorreu o vazamento permitir, você poderá incluir no ato a descrição do local do vazamento. Tudo o que você vê neste apartamento precisa constar no relatório: piso molhado, encanamento de emergência com rachadura, etc.

Na realização de filmagens de fotos e vídeos, esse fato deve ser mencionado no relatório.Posteriormente, é aconselhável imprimir as fotografias e autenticá-las por todos os membros da comissão. Se a pessoa que causou o dano se recusou a assinar o ato, tudo bem: basta registrar esse fato no documento.

Escopo do dano
Apesar de poder haver muitos danos e descrevê-los levar muito tempo, faça-o: sua determinação não deixará o culpado com a ilusão de que ele vai se safar

Um representante da sociedade gestora deverá também elaborar um relatório com aproximadamente o mesmo conteúdo, com a indicação obrigatória da causa do acidente. Certifique-se de que ele aponte tudo o que você considera importante. Se houver questões controversas, não hesite em fazer comentários. O documento finalizado deve ser complementado com uma declaração defeituosa.

Quando os gestores se consideram culpados por um acidente, tentam distorcer ou “não substituir” os factos essenciais que determinam a sua culpa, porque querem evitar a responsabilidade ou reduzir o seu volume.

Lembre-se que seus objetivos são diferentes, o seu é a indenização pelos danos. A sociedade gestora deve fornecer-lhe uma cópia do seu ato.

Aliás, caso o apartamento afetado não seja privatizado, você deve estudar atentamente o seu contrato de locação social, já que o proprietário dessa moradia é o Estado.

Resolução de problemas pré-julgamento

Lembre-se de que seu objetivo não é uma briga com seus vizinhos, mas uma indenização pelos danos que lhe foram causados. A melhor saída é sempre chegar a um acordo sem recorrer à Justiça e esquecer essa situação incômoda.

Você precisa conversar com seus vizinhos sobre a indenização pré-julgamento pelos danos causados, não imediatamente, mas após 2 a 3 dias a partir da data da inundação. Nesse período, via de regra, aparecem todos os defeitos ocultos causados ​​​​pelo acidente.

A quantidade de dano torna-se óbvia, assim como a quantidade de trabalho a ser feito.Faça uma reclamação por escrito, anexando uma estimativa dos próximos trabalhos para eliminar os danos.

Conflito
Tente não levar o caso a tribunal: em primeiro lugar, uma resolução pacífica da questão poupa-lhe tempo e esforço e, em segundo lugar, ainda terá de viver nas proximidades

Acontece que os perpetradores pagam imediatamente às vítimas o valor total, mas tais fatos são mais exceções do que regra. Mas mesmo o simples consentimento dos vizinhos ou da sociedade gestora para compensar os danos causados ​​​​por sua culpa já é bom.

O acordo sobre essa compensação deve ser celebrado por escrito e autenticado por notário, indicando a data do pagamento final. Não negligencie os serviços de um notário, mesmo que lhe pareça que está confiante nas intenções da parte contrária. O acordo é acompanhado de uma estimativa dos próximos trabalhos assinada pelas partes.

O facto da conclusão dos acordos entre as partes no conflito pode ser atestado por recibo que a vítima entrega ao autor da inundação. Deve indicar que o valor do dano causado pelo acidente foi pago integralmente e que o lesado não tem mais reclamações materiais.

E se você ainda tiver que ir a tribunal?

Se a tentativa de resolução pacífica do conflito não encontrar resposta do responsável pelo acidente, será necessário recorrer à Justiça. Não há nada de errado com isso, exceto que o processo pode se arrastar e os pagamentos reais devidos a você não chegarão tão rapidamente quanto você gostaria.

Esteja ciente de que após entrar com uma reclamação junto ao judiciário, você não poderá iniciar os trabalhos de reparo, pois poderá ser agendado um novo julgamento. Porém, se esgotadas outras opções, recorremos à Justiça.

Fase preparatória

É necessário convidar um especialista competente que tenha o direito de avaliar os danos causados.Para onde mais você deveria recorrer e quem deveria envolver se seus vizinhos inundassem e causassem danos? Você pode envolver um especialista da Câmara de Comércio e Indústria ou uma organização especializada de avaliadores.

O exame deverá ser realizado oficialmente com a preparação de:

  • Contratos de Serviço;
  • certificado de conclusão de trabalho;
  • recibos de pagamento, etc.

Os custos da realização de perícia podem ser incluídos no valor total do dano a ser pago pelo culpado.

Notificação de telegrama
Tal telegrama de notificação deve ser enviado previamente ao responsável pelo acidente para que este tenha oportunidade de estar presente durante o exame independente (+)

Aliás, o culpado deve ser avisado da data e hora do exame. Para isso, um telegrama é enviado aos culpados 4 a 5 dias antes da data acordada. Em caso de ausência na hora marcada, deverá ser feita a respectiva anotação no relatório do exame.

Como é realizado o exame?

Danos em um apartamento inundado devem ser inspecionados em horário combinado. O perito deverá receber todos os danos para inspeção, bem como um relatório de inundação e documentação dos móveis e eletrodomésticos danificados.

A vítima tem interesse em garantir que a fiscalização seja realizada da forma mais criteriosa possível e que todos os fatos relativos aos danos decorrentes do acidente constem do laudo pericial. O relatório final do avaliador é um documento importante, mas não o único, que deve ser apresentado ao tribunal.

Coleta de documentos para o tribunal

Para considerar o caso em tribunal, você deve apresentar os seguintes documentos:

  • declaração de reivindicação - a composição das informações que devem constar da declaração de reivindicação é dada no art. 131 Código de Processo Civil da Federação Russa;
  • uma cópia da lei sobre as consequências da inundação do apartamento, lavrado e assinado no dia da enchente;
  • estimativa para trabalho eliminar as consequências do acidente;
  • relatório de exame independente — indicação da causa da inundação, avaliação dos danos materiais;
  • documentação de estimativa sobre os custos de realização de trabalhos de avaliação;
  • documentos de título para um apartamento - contrato de compra e venda, doação, herança, etc.

Por favor, preste atenção ao valor total do dano indicado na sua declaração de reivindicação. Se não exceder 50.000 rublos, então, de acordo com o art. 23 do Código de Processo Civil da Federação Russa (cláusula 5, parte 1), o caso pode ser considerado no tribunal de magistrados. Se este valor for excedido, a reclamação é apresentada no tribunal distrital da localização do arguido nos termos do art. 22 Código de Processo Civil da Federação Russa.

O valor do dano apurado também afeta o valor do imposto estadual que você pagará pela apreciação do caso em tribunal.

Se não tiver sido realizada uma avaliação independente antes de recorrer às autoridades judiciárias, uma construção e um exame técnico serão necessariamente ordenados pelo tribunal.

Nova inundação
Infelizmente, a inundação de um apartamento está longe de ser uma situação tão rara quanto gostaríamos, e se for repetida durante um julgamento já em andamento, os materiais contidos nele podem ser adicionados ao caso existente

Pode acontecer que, durante a apreciação do caso em tribunal, ocorra uma nova inundação do apartamento afectado. Em seguida, é necessário redigir novamente o relatório de fiscalização, ajustar o orçamento e submeter esses documentos ao tribunal para que possam ser acrescentados ao processo existente.

Recuperação do valor concedido

Quando o tribunal decidir a favor da parte lesada, você receberá um mandado de execução. Agora você deve recorrer aos oficiais de justiça para obrigar o culpado a cumprir a decisão judicial.

É necessário comparecer ao oficial de justiça (departamento territorial) no dia da recepção. Leve consigo seus documentos de identificação, um mandado de execução expedido pelo tribunal e seus dados bancários para transferir fundos para compensar os danos.

No local, você deverá redigir uma declaração com base na qual será instaurado o processo de execução.

Oficiais de Justiça
O oficial de justiça designado para trabalhar no seu caso trata de vários casos semelhantes de vários graus de complexidade ao mesmo tempo, por isso não se esqueça de lembrá-lo de você mesmo

Embora a lei permita apenas cinco dias para a execução de uma decisão judicial, o procedimento pode demorar muito mais tempo. Para agilizar, alguns dias após a data da sua inscrição, descubra qual especialista está designado para o seu caso.

Você precisa de um número de telefone e nome completo. oficial de justiça Seu negócio é um entre muitos para ele, portanto, somente lembrando-o sistematicamente de você mesmo você finalmente alcançará o resultado desejado.

Para evitar ser você mesmo o culpado de uma inundação, é necessário inspecionar prontamente as tubulações de abastecimento de água do apartamento, verificar o aperto das conexões e monitorar o estado das torneiras. Você pode reduzir parcialmente os riscos instalando no banheiro sensor de vazamento - sistema anti-inundação.

Se ocorrer algum problema e você inundar seus vizinhos, aconselhamos que você leia as informações fornecidas em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este material de vídeo o ajudará a sistematizar as informações que você recebeu sobre o que fazer quando seus vizinhos de cima inundarem seu apartamento.

Uma consulta com o promotor assistente do distrito de Avtozavodsky, na cidade de Tolyatti, permitirá que você não apenas navegue corretamente pela documentação que o tribunal precisará, mas também pense se vale a pena segurar sua propriedade contra inundações.

Agora você sabe exatamente em que sequência deve agir para compensar danos materiais quando seu apartamento for inundado.

Mantenha uma lista de documentos que você pode precisar quando for a tribunal para estar sempre totalmente preparado. Aja com calma, não dê vazão às suas emoções e ainda tente chegar a um acordo pré-julgamento amigável para poupar seus nervos, tempo e energia.

Você tem algo a acrescentar? Ou você quer compartilhar sua experiência na resolução de problemas após inundações causadas por seus vizinhos de cima? Você pode deixar comentários na publicação e participar de discussões. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Diga-me como agir em tal situação. Eles inundaram o apartamento acima de nós. Todos os atos foram elaborados com a participação de um representante do Código Penal. Foi preparada uma reclamação por escrito ao proprietário do apartamento. Mas o problema é que o apartamento é habitado por inquilinos que não informam o endereço real do proprietário. Só sabemos o sobrenome, o cadastro do proprietário está em outro local. O Código Penal também não dá o endereço - segundo o capataz, “e se você for a tribunal e no tribunal provarem a culpa do Código Penal?”

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá! Pelo que entendi, você deseja encontrar o proprietário do apartamento para resolver extrajudicialmente a questão dos danos. Você pode encontrar o proprietário sozinho ou através da corregedoria:

      1) Por conta própria. Você solicita ao Cadastro Único de Imóveis do Estado um extrato do apartamento cujo proprietário você procura.O extrato indica o verdadeiro proprietário, a situação jurídica do imóvel e outras informações. Você pode receber um extrato online, através do portal Rosreestr ou dos Serviços do Estado, visitando pessoalmente o escritório territorial da Rosreestr em sua localidade ou através do MFC. O custo do extrato em 1º de junho de 2019 é de 300 rublos para um documento online e 500 rublos para um documento em papel. Tendo sabido o sobrenome do titular no extrato da USRN, entre em contato com o departamento do Serviço Federal de Migração (repartição de passaportes), preencha um formulário indicando o motivo da busca da pessoa (no seu caso, envio de reclamação pré-julgamento) e após Dentro de 10 dias você receberá informações sobre o local de registro da pessoa procurada.

      2) Com a ajuda do Ministério da Administração Interna. É necessário redigir um depoimento ao policial distrital, informando todos os fatos sobre o ocorrido e um pedido para localizar o proprietário do apartamento vizinho. Registre sua inscrição e aguarde uma resposta. Se a resposta não o satisfizer, poderá redigir declaração semelhante dirigida ao chefe da polícia territorial, anexando a resposta do policial distrital. Via de regra, uma resposta completa e detalhada vem do seu chefe contendo as informações de seu interesse.

  2. Tatiana

    Tive uma situação na minha vida: morava no 2º andar, e no 4º aconteceu um rompimento, estava fluindo tanto que inundou até o 1º andar. Infelizmente, não pensei em desligar a eletricidade e a fiação queimou. Agora sei que a primeira coisa que preciso fazer é desligar tudo. Felizmente a vizinha não negou: pagou a troca da fiação e deu dinheiro para o conserto, sem fazer perguntas. Em geral, você precisa fotografar tudo na hora para ter algo para mostrar.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica