Como fazer o piso aquecido no banheiro com as próprias mãos: um guia passo a passo

Pisos aquecidos ainda são considerados uma raridade em banheiros, mas já não surpreendem. Eles dão aconchego e conforto.Todos os anos, aumenta o número de pessoas que desejam instalar esse tipo de sistema de aquecimento. Todo mundo sabe como é desagradável ficar descalço sobre ladrilhos gelados, e o chão ao lado da banheira ou do chuveiro também fica constantemente molhado.

Diremos a você a melhor forma de fazer piso aquecido no banheiro, indicaremos e avisaremos no que você precisa prestar atenção. O artigo que propomos discute métodos para construir todos os tipos elétricos e de água aceitáveis. Os que gostam de fazer você mesmo encontrarão manuais detalhados sobre o projeto e a conexão de sistemas.

Tipos de pisos aquecidos + suas características

O que preferir - sistemas de aquecimento hidráulico ou elétrico? Não faz sentido queimar quilowatts de eletricidade para aquecer o chão de uma casa com uma potente caldeira de aquecimento. Seria mais racional fazer algumas alterações no sistema de aquecimento existente para direcionar o refrigerante quente para os tubos localizados no piso.

Obviamente, é melhor pensar em conectar um piso aquecido na fase de projeto do aquecimento. Mas mesmo no sistema de trabalho é fácil encontrar um ponto em que será possível quebrar a tubulação para inserir um pente de distribuição adicional.

Ele distribui fluxos de refrigerante e é chamado de coletor entre os engenheiros. Cada fluxo é direcionado para um circuito de aquecimento separado, o piso é aquecido por vários desses circuitos.Todos eles estão conectados ao coletor, o refrigerante é fornecido ao coletor por meio de uma bomba circular especial.

Se a área útil do banheiro for pequena (até 5 metros quadrados), você pode dispensar o pente de distribuição e a bomba e usar torneiras de corte e termostato. Em divisões grandes não pode prescindir deste equipamento: a caldeira consumirá demasiada energia e o aquecimento do piso deverá ser considerado ineficaz.

Argumentos para escolher o mais adequado piso quente sob azulejos, que é mais frequentemente usado na organização de uma sala higiênica, são fornecidos em nosso artigo recomendado.

Piso de água quente
No banheiro não é possível colocar qualquer tipo de revestimento no piso, e o piso d'água torna essa seleção ainda mais rigorosa. O material deve ter uma resistência à transferência de calor de até 0,15 m2*K/W. Isto corresponde a ladrilhos cerâmicos e de pedra. Procure no rótulo do produto um ícone indicando compatibilidade com pisos de água quente

Nos pisos elétricos, o “núcleo” de aquecimento é:

  • cabos de aquecimento, tapetes;
  • emissores infravermelhos de carbono.

Cabo de aquecimento ou tapete? A diferença fundamental está na complexidade da instalação e na altura a que o piso é elevado.

Para uma esteira de aquecimento, basta uma camada fina de adesivo para azulejos de 3-4 mm acima dela, graças à qual os ladrilhos do chão ficam instantaneamente mais quentes. O cabo da esteira é fixado em uma malha de náilon com passo determinado.

Piso elétrico quente
O funcionamento de um piso elétrico aquecido (como qualquer outro dispositivo elétrico) exige o cumprimento de medidas de segurança. Para que o cabo possa ser utilizado no banheiro, ele deve ter padrão de proteção IP67. O termostato pode ser movido para a próxima sala

Se for utilizado um cabo em vez de esteiras, este deve ser colocado manualmente no chão; o passo de colocação é definido arbitrariamente. Na parte superior, o cabo é preenchido com uma camada de DSP de 30 a 50 mm de espessura. Quanto menor o degrau, mais frio o ambiente pode ser aquecido.

O cabo demora mais para aquecer o piso, mas esse aquecimento pode ser utilizado não só como adicional, mas também como principal. Mats não consegue dar conta dessa tarefa. Além disso, eles têm um preço mais elevado.

No entanto, a indústria também produz cabos de aquecimento finos que não precisam ser revestidos com solução de até 30-50 mm. Nesse cabo, assim como nas esteiras, você pode aplicar imediatamente o adesivo para azulejos, mas ao mesmo tempo é possível ajustar a etapa de assentamento. Como resultado, as vantagens do cabo e das esteiras de aquecimento se unem.

Agora, sobre o calor infravermelho... Se todos nós já tínhamos uma ideia sobre cabos elétricos, então o calor infravermelho é uma coisa nova. Neste caso estamos falando de um filme fino de duas camadas, dentro do qual existe uma rede cristalina de carbono ainda mais fina, emitindo na faixa do infravermelho.

Pisos aquecidos por filme não são melhores nem piores do que os de cabo elétrico. Eles têm seu próprio escopo de aplicação. Filme infravermelho mais adequado para instalação a seco sob tábuas de parquete, laminado sem uso de argamassa e cola, que não aderem bem à sua superfície lisa.

É por isso coloque o piso infravermelho sob os ladrilhos no banheiro - uma decisão muito duvidosa, apesar de os fabricantes permitirem sua utilização em áreas úmidas (banheiras, chuveiros).

Piso infravermelho quente
Se você usar filme infravermelho no banheiro para aquecimento completo, será necessário cobrir pelo menos metade do chão com ele ou instalar adicionalmente os mesmos painéis de parede

Existem outros argumentos que não são a favor do cinema.A largura da área onde é colocado deve ser um múltiplo da largura do próprio filme. Caso contrário, ou toda a área não aquecerá ou você terá que colocar o filme em pedaços, aplicar tensão em cada peça separadamente e conectar vários contatos manualmente. Tudo isso reduz a confiabilidade do projeto.

As esteiras de aquecimento também têm largura padrão, mas facilitam muito a cobertura de uma área de qualquer tamanho e formato, cortando a malha na qual o cabo está preso, mas sem danificá-la. Em termos de segurança elétrica, os pisos aquecidos por cabo também se beneficiam porque possuem um circuito de aterramento, enquanto as películas de aquecimento não.

Portanto, se você fizer piso aquecido elétrico no banheiro, use cabos ou tapetes. É fácil montar esse sistema de aquecimento, basta ter conhecimentos básicos de eletricidade. Instalar um piso de água é muito mais difícil.

O que mais isso nos dá? comparação de pisos elétricos e de água? O sistema de aquecimento embutido em betonilha com água circulando pelas tubulações é proibido para uso em prédios de apartamentos devido ao seu grande peso e ao risco de acidentes. A instalação só é possível nos primeiros andares e depois de receber várias licenças.

A ligação a um sistema de aquecimento central também não é uma opção, mesmo para apartamentos no rés-do-chão. Onde posso obter refrigerante neste caso? Do riser de aquecimento.

Mas depois de fazer um percurso adicional pelo banheiro, a água retornará resfriada ao mesmo riser. Os apartamentos localizados nos andares inferiores não receberão aquecimento suficiente e seus proprietários começarão, com razão, a expressar insatisfação. E no verão os pisos não serão aquecidos.

Instalação de piso elétrico
No banheiro, recomenda-se a utilização de fio bipolar no piso elétrico. Um cabo de núcleo único é conectado à rede em duas extremidades e um cabo de dois núcleos é conectado à rede em uma extremidade.Uma manga isolante é colocada na outra extremidade. Você pode colocar o cabo de dois núcleos no chão como desejar, mas o cabo de núcleo único deve ser retornado ao seu ponto inicial

Por circuitos de aquecimento elétrico não existem tais proibições. Como não há água no sistema, também ficam excluídas as inundações - incidentes que trazem muitos transtornos tanto aos culpados quanto às vítimas. O dispositivo não usa a mesma mesa potente e pesada exigida pelas variedades de água.

E novamente voltamos à necessidade de aumentar a altura do piso. Na versão com piso elétrico, seu nível, conforme mencionado acima, sobe 30-50 mm. E com água - 80-100 mm. Você não quer construir um pódio muito alto, mas um piso aquecido a água é mais econômico durante a operação em comparação com a opção elétrica alternativa.

Passos para construir um piso elétrico

Antes de adquirir um cabo ou tapete aquecedor, focamos no espaço livre do banheiro. Não levamos em consideração a área sob a bacia com tela, box de chuveiro, encanamento, máquina de lavar, pia e vaso sanitário. Não faz sentido colocar elementos de aquecimento sob esses itens. Além disso, o cabo superaquecerá nesses locais e falhará.

Energia elétrica do piso no banheiro

A potência padrão para banheiros é de 170-180 W/m². metro. Multiplicamos este padrão pela área de instalação. Por exemplo, a área total do banheiro é de 5,5 metros quadrados. metros. Menos a área ocupada por vários objetos, obtemos, digamos, 3 metros quadrados gratuitos. metros.

Multiplicamos o valor padrão médio de 175 por 3, adicionamos uma reserva de até 10% ao resultado e obtemos 525-575 W/sq. metro. Esta é a potência necessária dos elementos de aquecimento de piso.

Instruções para instalação de cabos e tapetes

Os cálculos preliminares permitem adquirir componentes e consumíveis na quantidade necessária, após os quais você pode iniciar a construção do sistema com segurança.

Passo 1. Limpamos a base de detritos, removemos o pó com um aspirador, suavizamos irregularidades (1-2 camadas de nivelamento são suficientes).

Passo 2. Colocamos isolamento térmico. As placas de isolamento térmico devem ser colocadas no chão com a superfície reflectora voltada para cima e as juntas entre elas devem ser seladas com fita de montagem (fita adesiva).

Isolamento térmico de piso elétrico
O Penofol é adequado para isolamento térmico, sendo que nos primeiros andares recomenda-se engrossar a camada de isolamento térmico com poliestireno expandido ou espuma de poliestireno. Mas em qualquer caso, a superfície frontal deve ser reflexiva para que a energia térmica siga na direção certa.

Etapa 3. Impermeabilização. Estendemos o filme ou membrana impermeabilizante enrolada, nivelamos com cuidado e pressionamos contra a base, levantamos as bordas nas paredes (20 cm). Se for necessário utilizar vários painéis, coloque-os com uma sobreposição de 10 cm e fixe as juntas com fita adesiva.

É permitida a utilização de revestimento e impermeabilização fundida em diversas camadas. Cada camada anterior deve ser bem seca antes de aplicar a próxima.

Passo 4. Processamento de borda. Colocamos uma fita amortecedora (borda) ao longo do perímetro ao longo das paredes. É necessário criar uma betonilha “flutuante” para evitar o aparecimento de fissuras e inchaços. A fita deve ter até 20 cm de largura, para cobrir a altura do piso, inclusive o piso de cerâmica.

Etapa 5. Colocação de cabos (ou esteiras). Verificamos o estado de funcionamento dos cabos e iniciamos a instalação. O cabo de aquecimento é colocado sobre um substrato ao qual pode ser fixado.

A malha metálica é adequada para este propósito.Além da fixação, evita que o cabo afunde na mesa e proporciona resistência. Certifique-se de que o cabo não se cruze. Lidamos com isso com cuidado para evitar até mesmo os menores danos.

Conectamos a extremidade do cabo de aquecimento ao acoplamento elétrico. Deverá ser embutido na betonilha, posicionado o mais próximo possível do termostato (termostato), mas mantendo uma distância entre a parede e a ligação de pelo menos 20 cm.

É muito mais fácil espalhar um tapete elétrico no chão. O processo lembra um pouco o corte de tecido.

Instalação de tapetes elétricos
Se o tapete elétrico estiver apoiado em um obstáculo (parede, etc.), ele pode ser cortado com tesoura ou faca ao longo da malha de suporte e girado em qualquer ângulo ou na direção oposta. As seções das seções devem ser movidas a uma distância de pelo menos 5-6 cm

Etapa 6. Instalar termostato com sensor. No lugar certo da parede, um metro acima do chão, fazemos um furo, guiados pelas dimensões do termostato.

Fazemos uma ranhura longitudinal verticalmente para baixo e continuamos ao longo do chão em direção ao local do sensor. É aconselhável colocar o sensor entre os cabos, e não próximo a um deles, para que mostre a temperatura de forma confiável. A distância da parede é de meio metro.

Colocamos o sensor com o fio em um tubo corrugado. A ondulação protegerá o equipamento. Inserimos o fio das esteiras de aquecimento no mesmo tubo corrugado e direcionamos os dois fios para o termostato.

Para isso, esticamos o tubo corrugado ao longo do chão, colocamos em uma ranhura na parede e tentamos não dobrar muito na junção do chão com a parede, para não danificar os fios. Quando a betonilha é aplicada, o tubo corrugado com o sensor deve sobressair ligeiramente dela.

Verificando a funcionalidade do sistema elétrico
Ao colocar um piso aquecido, a resistência do tapete é verificada com um multímetro.É permitido um desvio de 5 a 10% dos valores de fábrica. Você também precisa verificar a resistência do isolamento. Se o megôhmetro mostrar pelo menos 10 megaohms, o tapete é confiável

Etapa 7 Mesa. A instalação está quase concluída, por isso inspecionamos mais uma vez todos os elementos do piso de cabos, verificamos se não há defeitos e iniciamos o vazamento. Preparamos a argamassa de cimento e distribuímos sobre a superfície de forma cuidadosa e uniforme com uma espessura mínima de 3 cm, não devendo haver vazios na betonilha. Se os tapetes foram colocados, pulamos esta etapa.

Etapa 8 O toque final permanece - cole os ladrilhos na betonilha ou diretamente nas esteiras com cola para ladrilhos.

Isto é seguido por um longo período de secagem. Será possível ligar o piso elétrico no máximo 28 a 30 dias após a conclusão da obra. É imprescindível aguardar a secagem completa da argamassa e da cola para que a betonilha não rache.

Dicas para instalar filme infravermelho

Trabalho preparatório - como na versão anterior. O filme infravermelho é colocado em folhas paralelas sobre o material de isolamento térmico. A sobreposição de folhas é estritamente proibida. Em seguida, você deve instalar um termostato com sensor e verificar se o sistema está funcionando.

A estrutura montada é revestida com polietileno e malha de reforço. Fixe a grade de montagem com parafusos autoatarraxantes, mas tome cuidado para não tocar nos contatos. A malha precisa ser preenchida com uma betonilha de cimento e areia por cima e o sistema testado novamente. Após a secagem da betonilha, são colocados ladrilhos com cola.

Colocando filme infravermelho
A lâmina infravermelha do banheiro é colocada no chão, a pelo menos 20 cm de distância das paredes e com intervalo de 30 a 50 mm entre as tiras

O piso infravermelho não pode ser testado antes de 28 dias, quando é garantido que seca.

Construção de um sistema de água

Faça você mesmo piso de água quente no banheiro é uma tarefa mais difícil, mas por que não tentar enfrentá-la... Temos que montar uma estrutura a partir de canos e conectá-los a uma fonte de água quente.

Tubos de metal-plástico e polietileno são adequados para a tubulação. Ambos os materiais possuem flexibilidade e baixa resistência hidráulica.

Preparação teórica completa

Um circuito de aquecimento pode cobrir uma área de até 20 metros quadrados. metros, o que é suficiente para uma casa de banho, mas se o piso for dividido em zonas autónomas, a água deverá ser fornecida através coletor de distribuição.

Coletor para piso radiante
A montagem do manifold consiste em conectar todas as suas seções com bomba e misturador, instalar termômetros, torneiras e saídas de ar. Depois disso, o distribuidor montado pode ser montado na parede e os tubos podem ser conectados a ele

O coletor deve possuir reguladores de vazão. Com o mesmo abastecimento de água em circuitos de comprimentos diferentes, eles aquecerão de forma desigual. Um circuito mais longo aquecerá ainda mais. Além disso, o fluxo de água pode até parar devido à forte resistência. Para eliminar esses problemas, são utilizados reguladores de fluxo no coletor.

Esquema de funcionamento de piso aquecido a água
Um mixer também é um item necessário. A temperatura máxima de aquecimento nos pisos é de 50°C; a água é fornecida aos radiadores de aquecimento a temperaturas mais elevadas. Se você drenar a água do sistema de aquecimento geral para o piso, ela deverá ser diluída com água fria até a temperatura desejada, que é o que a batedeira faz

Uma série de condições estritas para prosseguir com a instalação:

  1. Presença de sistema de aquecimento fechado por bomba de circulação.
  2. Uma caldeira de circuito duplo deve ter reserva de energia.
  3. Todos os trabalhos são realizados com o sistema de aquecimento totalmente desligado.

Os tubos devem estar isentos de líquido refrigerante.

Na espessura de um piso quente, podem-se distinguir as camadas funcionais obrigatórias:

  • base;
  • isolamento hidro e térmico;
  • pipeline de tubos duráveis;
  • betonilha de concreto ou fibra de gesso;
  • revestimento decorativo para pisos.

Em casas de madeira também é possível fazer um fundo de água, mas você deve se preocupar com uma impermeabilização confiável. Precisa ser feito em várias camadas, só assim a base de madeira do piso durará muitos anos sem reparos.

Guia passo a passo para instalar um piso d'água

A construção de um sistema de água é um ciclo que inclui tipos de trabalho padronizados.

Estágio 1. Limpamos o chão e, se necessário, retiramos o revestimento antigo.

Etapa 2. Impermeabilização do piso. Colocamos uma película impermeabilizante no chão. De preferência inteiras, mas se houver várias tiras, elas devem ser colocadas sobrepostas e as costuras unidas com maçarico. O impermeabilizante também deve cobrir a superfície das paredes (até 10 cm para cima).

Etapa 3. Preencher a betonilha rugosa com uma mistura de argila expandida e cimento (3-5 cm de espessura). Secar bem (até uma semana), borrifando a superfície com água nos primeiros dias para evitar fissuras.

Etapa 4. Isolamos a superfície com espuma, poliestireno ou outro material semelhante. Espalhamos poliuretano com um revestimento reflexivo de folha por cima. Selamos as juntas com fita adesiva. Agora o calor dos canos será direcionado apenas para o ambiente.

Etapa 5. Colocamos os canos. Dobramos de acordo com o diagrama desenvolvido, mantemos 15-20 cm entre os tubos e fixamos a estrutura curva resultante. Conectando o tubo de abastecimento de água para o coletor de distribuição de fluxo.

Colocação de tubo de cobra
A colocação de tubos cobra é a mais comum. Uma alternativa é a postura de caracóis. A primeira opção é mais fácil de instalar, mas proporciona aquecimento irregular. Na segunda opção, o aquecimento geralmente é mais uniforme, mas podem haver áreas frias do piso, pois as voltas de retorno ficam entre as voltas de alimentação

Etapa 6. Ligue o fornecimento de refrigerante e verifique se há vazamentos de água no sistema.

Etapa 7. Fazemos a segunda betonilha com a mesma solução da betonilha rugosa. Se na betonilha rugosa eram permitidos desníveis de até 5 mm, agora pré-instalamos ripas de balizamento para nivelar perfeitamente a superfície.

Betonilha de acabamento para pisos aquecidos a água
Uma das finalidades da betonilha de piso radiante é a acumulação de calor. Com uma betonilha espessa perto de um piso de água, a acumulação de calor é maior

A camada de acabamento da betonilha leva de 5 a 7 dias para secar - o mesmo que a camada áspera. Após a secagem completa, você pode começar a terminar o piso e colocar os ladrilhos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Uma demonstração visual das etapas de instalação de um tapete elétrico:

Vídeo nº 2. O processo de instalação e conexão de um piso de cabos elétricos:

Vídeo nº 2. Regras e etapas para instalação de tubos para pisos aquecidos a água:

Hoje, toda família pode comprar pisos aquecidos, um banheiro com esses pisos será transformado e ficará mais confortável. O sistema de piso radiante durará muito tempo se a inspeção técnica e a manutenção forem realizadas em tempo hábil.

Que tipo de piso radiante está instalado na sua casa de banho? Conte-nos como você escolheu a melhor opção para você, como instalou e conectou o sistema. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Denis

    Em geral, acho que seria melhor instalar um piso aquecido elétrico. Os de água são alimentados por aquecimento (se você mora em apartamento), mas isso ocorre apenas na estação fria, e só é permitida a instalação nos primeiros andares. É claro que você pode instalá-lo se tiver sua própria caldeira ou morar em uma casa particular. Mas a opção elétrica pode ser ligada ou desligada a qualquer momento e não consome muita energia, pois não funcionará 24 horas por dia. A melhor coisa a fazer seria discutir o design do dispositivo com pessoas experientes e confiar o trabalho a especialistas.

    • Você realmente precisa de um piso aquecido no verão, quando já está quente? A maioria das pessoas está em busca de frescor neste momento.

  2. Andrei

    Tentei fazer eu mesmo um piso aquecido no banheiro, mas depois resolvi pedir ajuda a especialistas, pois percebi que meus conhecimentos e habilidades não eram suficientes. O especialista, assim como Denis, recomendou uma versão elétrica de um sistema de aquecimento embutido no piso. Em primeiro lugar, é mais simples de construir e, em segundo lugar, apenas este tipo é permitido em edifícios altos. Em geral instalamos piso elétrico e não me arrependo.

  3. Quero instalar piso aquecido elétrico no banheiro, mas estou preocupado com a segurança. Afinal, aqui há um chuveiro e uma máquina de lavar, é provável que haja vazamentos de água. Qual impermeabilização é melhor para um banheiro? E isso não é perigoso em princípio?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá. Pisos aquecidos elétricos são instalados em ambientes úmidos obedecendo às condições de aterramento, instalação de dispositivos automáticos e RCDs. O fio também deve ser protegido com um revestimento especial, sendo melhor comprar imediatamente um cabo projetado para instalação nessas salas.Os TPs não são instalados sob chuveiros.

      Para uma instalação segura, é aconselhável convidar inicialmente um eletricista experiente e com licença, que o aconselhará em tudo, o ajudará a escolher, instalar o sistema e conectá-lo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica