Dispositivo de ventilação em balneário: opções técnicas e esquemas populares

A ventilação para o banho é vital.O ar quente e úmido rapidamente se enche de dióxido de carbono exalado pelas pessoas que se lavam e se torna verdadeiramente perigoso para elas. A troca de ar eficaz também é necessária para manter uma temperatura confortável e prolongar a vida útil do edifício.

É por isso que a ventilação adequada no balneário se torna uma tarefa prioritária para projetistas e construtores.

Este material discutirá como organizar adequadamente a ventilação em um balneário e suas variedades. Também apresentaremos esquemas populares de ventilação para balneários.

Ventilação: como é?

A própria ventilação é projetada para garantir a circulação contínua de ar no interior do edifício. Para tanto, são utilizados dutos de ar de diversos formatos e comprimentos, terminando com aberturas no interior do edifício. Existem dois tipos de furos. As unidades de fornecimento de ar são projetadas para fornecer massas de ar da rua. As aberturas de exaustão são usadas para remover o ar rico em dióxido de carbono.

A posição relativa correta das aberturas de entrada e exaustão é muito importante. Se for construído incorretamente, a troca de ar eficaz não será alcançada. Esta localização depende muito do tipo de ventilação escolhida, podendo haver apenas duas.

Ventilação no banho
É necessário um sistema de ventilação para instalação em banheiros.Sem ele, é impossível obter uma temperatura confortável e retirar o excesso de dióxido de carbono do ar.

Ventilação natural

A circulação natural dos fluxos de ar ocorre devido à presença de diferenças de pressão e temperatura fora e dentro do banho. As massas de ar aquecidas, segundo o princípio da convecção, têm menos massa e, portanto, sobem sempre até o teto.

O ar mais frio, ao contrário, é mais pesado, por isso afunda no chão. Devido a isso, ocorre uma circulação contínua da massa de ar.

A eficácia depende do número e da localização dos orifícios de exaustão e entrada. Considerando que a principal função da ventilação do banho é garantir o fluxo de ar fresco, mais frio, e a retirada simultânea do calor residual, as aberturas de alimentação estão sempre localizadas abaixo das de exaustão.

Assim, as massas de ar aquecidas sobem e são expulsas pelo capô para a rua pelas mais frias.

Ventilação natural
A circulação das massas de ar é possível devido à diferença entre temperaturas e pressões externas e internas do balneário. Quanto maior essa diferença, mais intenso será o movimento do ar

Isto permite criar uma pressão ou vácuo reduzido no interior da divisão, que por sua vez aspira o ar frio da rua através das aberturas de alimentação. Aquece, sobe e o ciclo se repete.

É preciso saber que a circulação natural no balneário não ocorre apenas por meio de aberturas especiais. Por exemplo, o influxo de massas de ar pode ser bem realizado através de janelas ou portas entreabertas e através das coroas de edifícios de toras.

A saída de ar também pode ocorrer através de uma chaminé ou janela.Para controlar as trocas de ar e evitar correntes de ar, todos os tipos de aberturas de ventilação devem ser equipados com grades ou venezianas ajustáveis.

Se o balneário for projetado e construído corretamente, a troca natural de ar pode ser suficiente para garantir uma ventilação eficaz.

Ventilação forçada

Nos casos em que a circulação natural claramente não é suficiente, é utilizado um sistema de troca de ar forçada. O princípio de seu funcionamento é que os ventiladores sejam montados nas aberturas de ventilação, o que acelera a movimentação do ar.

Eles podem ser instalados nas aberturas de exaustão e alimentação. No primeiro caso, o dispositivo expulsará o ar de exaustão e, no segundo, ao contrário, aspirará massas de ar.

Ventilação forçada
A ventilação forçada envolve a instalação de um ventilador na abertura de alimentação ou exaustão. O equipamento elétrico bombeará ar fresco para a sala e, ao mesmo tempo, as massas de ar de exaustão serão expulsas para a rua. No circuito de exaustão, o aparelho estimula a retirada do ar, que é substituído por uma porção nova

Para regular a intensidade da circulação das massas de ar, podem ser utilizadas persianas e grades de fechamento. É importante entender que se um tipo de furo for mais aberto, a vazão aumentará significativamente e aparecerá uma tiragem. A melhor opção são furos aproximadamente do mesmo tamanho, o que garantirá a circulação mais suave do fluxo.

Dependendo da finalidade dos ventiladores instalados, existem três tipos de ventilação fornecida:

  • Escape. É implementado através da instalação de equipamentos elétricos nas aberturas de exaustão.Reduz efetivamente a pressão na sala, criando um vácuo que é compensado por um poderoso fluxo de ar. Remove bem o excesso de umidade, odores e gases nocivos.
  • Fornecer. Os ventiladores são colocados nas aberturas de alimentação, devido aos quais a pressão na sala aumenta e as massas de ar de exaustão são espremidas para fora dela. A desvantagem do sistema é o fornecimento ativo de ar frio. Para manter a temperatura do ambiente, é aconselhável aquecê-lo.
  • Abastecimento e exaustão. Este é um sistema combinado que combina ambos os métodos descritos acima. A opção mais difícil de projetar, mas também a mais eficaz. Pode ser totalmente mecanizado e transferido para controle automático.

A escolha do tipo de ventilação para o seu balneário depende muito do tipo de edifício. Para edifícios com estrutura selada, edifícios feitos de blocos de espuma e tijolos, é ideal escolher a opção forçada.

Mas para banhos tradicionais russos de madeira ou toras, a ventilação natural é adequada. No entanto, você precisa entender que ele só funcionará de maneira eficaz se o sistema for projetado corretamente.

Nuances do projeto de ventilação

Para um balneário, como para nenhuma outra estrutura, a ventilação eficaz é extremamente importante. Isto é especialmente verdadeiro para a sauna a vapor. Se forem cometidos erros de projeto, a temperatura ambiente cairá drasticamente, o que causará desconforto e consumo excessivo de combustível. Mas isso não é o pior.

Com a falta de fornecimento de ar, a concentração de dióxido de carbono no ar aumentará rapidamente, e isso é uma ameaça direta à saúde e até à vida.

Ventilação de exaustão
A ventilação do tipo exaustão funciona devido ao fato de um ventilador localizado na abertura de exaustão retirar o ar poluído da sala. Como resultado, ocorre um vácuo e massas de ar da rua são atraídas para dentro

É por isso que o projeto adequado da ventilação do banho é considerado muito importante. É preciso entender que isso não deve ser feito durante a construção, mas pior, após o início da operação do prédio. O sistema de ventilação é sempre calculado na fase de projeto do balneário.

Isto é explicado pela necessidade de estabelecer sistema de duto de ar e dutos de ventilação para garantir uma troca de ar eficaz.

Além disso, esses elementos devem estar presentes não só na sauna a vapor, mas também em todos os banheiros: ducha, lavabo, vestiário, etc. A eficácia da ventilação do banho depende de dois fatores determinantes. O primeiro é o número e o tamanho dos orifícios de ventilação.

Tudo isso é determinado exclusivamente pelo volume da sala. É importante entender que as dimensões projetadas do furo devem ser máximas. Para alterá-lo, é posteriormente instalada uma grade ajustável.

Ao determinar o tamanho dos furos, são utilizadas fórmulas especiais. No entanto, você pode calcular o valor médio. A abertura para ventilação deverá ter área de 24 metros quadrados. cm para cada metro cúbico de área atendida.

Isto é verdade para a entrada. A abertura de exaustão deve ser um pouco maior, o que proporcionará boa tração. É importante não errar e não tornar a abertura de abastecimento muito grande.

Neste caso, a divisão aquecerá muito mal, o que conduzirá a um desperdício injustificado de recursos energéticos.Se as aberturas forem demasiado pequenas, existe o perigo de a humidade e a concentração de monóxido de carbono aumentarem constantemente. Por isso é aconselhável que os cálculos sejam realizados por um especialista competente.

Acabamento em madeira da banheira
O tipo de sistema de ventilação é selecionado dependendo do material com o qual o edifício é construído. para banhos de madeira e madeira, a ventilação natural pode ser suficiente

O segundo fator que determina a eficácia do sistema é a posição relativa das aberturas. Dado que qualquer sistema de ventilação funciona segundo o princípio da substituição da massa de ar, é extremamente importante poder regular estes fluxos. Isto pode ser feito escolhendo sabiamente a localização das aberturas de exaustão e alimentação uma em relação à outra ou em relação aos dispositivos de aquecimento.

Além disso, é preciso levar em consideração as especificidades do banho. Uma temperatura confortável é especialmente importante aqui, o que só pode ser alcançado na ausência de mudanças bruscas de temperatura “horizontais”. Eles são sentidos ao passar de uma sala para outra.

Os fluxos de ar verticais também devem mover-se tão suavemente quanto possível, de modo que a temperatura perto do chão seja aproximadamente a mesma que ao nível da cabeça de uma pessoa em pé. Caso contrário, o desconforto é inevitável.

Esquemas de ventilação atuais

O mais difícil em termos de ventilação é uma sala de vapor ou uma sala de lavagem, se as suas funções forem combinadas. Vamos considerar vários esquemas de ventilação que funcionam de maneira eficaz para essas casas de banho.

Esquema nº 1 - entrada próxima ao forno

Um dos esquemas mais populares para organizar a ventilação do banho. A abertura de entrada é feita a uma pequena altura do chão, entre 250-350 mm. Deve estar localizado próximo ao fogão ou logo atrás dele.

A abertura de exaustão é instalada na parede oposta, próximo ao teto. A distância entre eles deve ser de cerca de 150-250 mm. Então as massas de ar se movem dessa maneira.

Ventilação para banho
É assim que as massas de ar se movem se a saída de ar estiver localizada perto do fogão e a saída de exaustão estiver na parede oposta, sob o teto

Entrando pela abertura de alimentação, o ar entra na zona de aquecimento do forno, aqui desloca massas de ar mais leves e já aquecidas, que sobem até o teto e se deslocam para a parede oposta em direção ao orifício de exaustão. Assim, apenas correntes de ar misto ou quente, bem como de ar quente estão presentes na sala. A zona de aquecimento máximo está localizada sob a abertura de exaustão.

É aqui que é ideal colocar as prateleiras. A vantagem do esquema é que praticamente não existem massas de ar frio na divisão, pois logo após a entrada são aquecidas pelo recuperador.

O esquema é bastante viável com circulação natural, mas também pode funcionar com circulação forçada. Neste último caso, a opção de exaustão dá um bom efeito quando um ventilador é instalado na abertura superior.

Sua potência deve ser calculada corretamente, caso contrário não será possível evitar correntes de ar quando houver excesso de potência e lenta circulação de ar quando houver potência insuficiente. Para permitir uma regulação adicional, é aconselhável instalar persianas móveis na abertura de alimentação, o que permitirá controlar não só a intensidade do fluxo, mas também, em certa medida, a sua direção.

Esquema nº 2 - aberturas em uma parede

Pode parecer ineficaz, mas neste caso as aberturas de exaustão e alimentação estão localizadas na mesma parede.Este esquema funciona e é insubstituível se não for possível criar aberturas em paredes diferentes.

Por exemplo, um balneário está localizado em uma casa e possui apenas uma parede voltada para a rua. Neste caso, a abertura de alimentação está localizada na parte inferior da parede, a uma altura de cerca de 200 mm do chão.

Ventilação para banho
Este esquema será uma boa solução para balneários anexos a uma casa, em que apenas uma parede faz fronteira com a rua

Um fogão deve ser instalado em frente à entrada. A abertura de exaustão é instalada acima da abertura de alimentação, a uma distância de cerca de 200 mm do teto. Massas de ar frio entram na sala e se movem na direção fornos. Isto é devido ao princípio da convecção.

Na zona do recuperador, o fluxo frio desloca o aquecido, que sobe num amplo arco que cobre toda a divisão até ao exaustor.

Assim, o esquema funciona de forma eficaz. Devido à localização do dispositivo de aquecimento, o fluxo de entrada de ar fornecido se move de forma bastante intensa, o que estimula a troca de ar como um todo. Você pode instalar um ventilador no exaustor para acelerar um pouco a circulação do fluxo de ar. Recomenda-se instalar uma grade ajustável na abertura de alimentação.

Esquema nº 3 - para uma casa de banho com piso “molhado”

A principal condição para organizar este esquema é a presença de um piso com vazamento multicamadas. Supõe-se que a água passa por baixo do piso e flui para o esgoto. Neste caso, a abertura de exaustão está localizada diretamente sob o piso de madeira. O furo é conectado a um duto de ventilação isolado que descarrega as massas de ar de exaustão para a rua.

Ventilação para banho
O chamado piso “úmido” permite configurar um sistema de ventilação eficaz com uma abertura de exaustão localizada sob o revestimento do piso

A abertura de alimentação é colocada a uma pequena altura do chão, cerca de 200-250 mm perto do recuperador. Assim, o ar externo entra imediatamente na zona de aquecimento. Em seguida, sobe até o teto e esfria lentamente ali. Desce até o piso e passa por suas fissuras.

Assim, evapora o excesso de umidade que caiu sobre a madeira, prolongando significativamente a vida útil do piso de madeira. Em seguida, o fluxo é direcionado para a abertura de exaustão.

A utilização deste esquema permite obter o aquecimento mais uniforme da divisão e uma boa evaporação do excesso de humidade dos pavimentos de madeira. Contudo, a trajetória da massa de ar é muito complexa.

A circulação natural provavelmente não será suficiente. Portanto, é recomendável instalar um ventilador no exaustor. Pelo mesmo motivo, também é aconselhável que os cálculos das dimensões das aberturas e sua localização sejam realizados por um especialista.

Esquema nº 4 - soprador como exaustor

Nesta opção, não há abertura de exaustão na sala. A sua função é desempenhada pela ventilação do fogão da sauna. É necessário compreender que o circuito só funciona se a estufa estiver aquecida. Caso contrário, a troca de ar será interrompida por falta de tiragem.

Por este motivo, o fogão deve ser aquecido durante todo o banho. Caso contrário, não haverá ventilação.

Ventilação para banho
O respiradouro da estufa pode ser utilizado como exaustor, mas apenas quando o aquecedor estiver em funcionamento. Assim que o fogo se apagar, a tiragem começará a diminuir e desaparecer

Para implementar este esquema, a abertura de alimentação é montada em frente ao recuperador, a uma pequena altura de cerca de 300 mm do chão. O ar entra na sala e se move em direção ao dispositivo de aquecimento.Aqui ele desloca massas de ar aquecidas para o teto, que sobem e se movem pela sala, aquecendo-a. O ar resfriado desce até o chão e é descarregado pelas cinzas do forno.

Todos os esquemas descritos são extremamente simples. Envolvem apenas duas aberturas de ventilação: exaustão e alimentação. Este design permite regular o microclima do banho de forma muito aproximada, mas bastante eficaz.

Configurações mais precisas requerem sistemas complexos com múltiplas aberturas de ventilação localizadas de maneiras muito diferentes entre si.

Recomendações para organizar a ventilação do banho

Para melhorar a troca de ar no interior dos banheiros e prolongar a vida útil das estruturas de madeira, os especialistas aconselham pensar na instalação de piso ventilado. Para isso, as tábuas do piso devem ser colocadas com algum espaço entre os elementos. Pode atingir até 10 mm. Pequenas aberturas de entrada, chamadas de respiradouros, são colocadas na fundação do edifício.

Pisos ventilados
Pisos ventilados podem ser facilmente reconhecidos pelos vãos entre os elementos. Este design permite que as peças de madeira sequem rapidamente, o que prolonga significativamente a sua vida útil.

Pequenas aberturas de ventilação também são feitas nas paredes opostas umas às outras para ajudar a ativar a troca de ar. Nota importante. Essas aberturas devem ser protegidas com tela metálica, caso contrário é possível que roedores se instalem no balneário. É aconselhável baixar o nível de ventilação do recuperador abaixo do chão. Desta forma, durante o processo de aquecimento, o soprador funcionará adicionalmente como exaustor.

Se você planeja instalar ventilação forçada, é muito importante escolher o equipamento corretamente.Deve ser lembrado que apenas dispositivos especiais resistentes à umidade e ao calor são adequados para instalação em uma casa de banho.

É desejável que haja a capacidade de regular o seu poder. Desta forma, será possível reagir da forma mais flexível possível às mudanças nas condições. Por exemplo, no inverno, com diferença significativa de temperatura, a tração será muito boa.

O aparelho poderá operar com potência mínima, enquanto no verão, com diferença mínima, deverá funcionar com maior eficiência. Além disso, você deve selecionar cuidadosamente o tipo de ventilador. Ele pode ser canal, que é colocado dentro do duto de ar, ou radial. Neste último caso, o dispositivo é montado na saída do duto de ventilação.

Outro ponto importante são os dutos de ventilação. Dependendo do tipo de sistema e da vontade do proprietário, eles podem ser diferentes. Os chamados produtos sólidos são considerados os mais confiáveis ​​e duráveis. São fabricados em aço galvanizado ou plástico especial.

Uma opção um pouco menos confiável, mas mais fácil de instalar é dutos de ar flexíveis. Eles são feitos como um tubo corrugado com uma estrutura metálica interna.

Grade de ventilação
É aconselhável equipar as aberturas de ventilação com persianas e grades reguláveis. Este último pode ser assim. Torna muito mais fácil ajustar a intensidade do fluxo de ar

Instalar a ventilação do banho não é particularmente difícil. Primeiramente são feitos todos os furos necessários e instalados dutos de ventilação. Se necessário, os ventiladores são montados dentro ou fora da caixa. Isso depende do tipo de dispositivo. Em seguida, os aparelhos elétricos são conectados à rede. O método de conectá-los depende do modo em que o ventilador irá operar.

O equipamento pode ligar automaticamente à medida que aumenta a concentração de umidade e dióxido de carbono no ar. Você pode ligá-lo simultaneamente com a iluminação usando o sensor de movimento ou pressionando uma tecla separada.

O desligamento pode ser feito por meio de um timer, então ocorrerá após decorrido um tempo pré-determinado ou quando a iluminação for apagada.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vejamos os esquemas básicos de ventilação do banho:

Como organizar a ventilação em uma lavanderia:

Como secar a sauna após o uso:

O balneário precisa urgentemente de ventilação adequada. A segurança e o conforto das pessoas que realizam procedimentos hídricos e a durabilidade do próprio edifício dependem disso. A disposição do sistema deve ser realizada de acordo com todas as normas, planejando-o na fase de projeto do balneário.

Caso o proprietário tenha dificuldade em realizar sozinho o projeto de ventilação, vale a pena entrar em contato com especialistas. Então o novo balneário durará muito tempo e aqui será sempre confortável e seguro.

Você tem experiência pessoal em organizar a ventilação em um balneário? Você pode compartilhar seus próprios métodos ou fazer perguntas sobre o tema do artigo no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Para ser sincero, só encontrei ventilação natural no balneário. Pois bem, mais um fogão que serve de bom exaustor. Não tenho a certeza de que uma casa de banho privada, que normalmente é usada uma ou duas vezes por semana, realmente precise de algum tipo de ventilação especial. Lavei-me, depois ventilei o balneário, só havia ventilação. Talvez o fato seja que eu só fumei em uma casa de banhos russa e não sei como os outros funcionam.

  2. Dmitry

    Ele construiu a casa de banho sozinho. No geral não foi tão ruim, a única coisa foi que calculei mal o dispositivo de ventilação.A condensação começou a aparecer. Meu amigo e eu decidimos fazer uma janela adicional com ventilação. Além disso, depois de ir ao balneário, retiramos o excesso de umidade do teto com um pano. Claro que não foi possível resolver completamente o problema, mas demorou menos para secar.

  3. Constantino

    A questão é: se fizer apenas um furo de exaustão no teto, ao mesmo tempo que o recuperador não fica em contacto próximo com a parede adjacente ao camarim, será eficaz? Ou seja, o ar é captado do camarim e a saída para a rua fica na parede oposta.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica