Designação de tomadas e interruptores em desenhos e diagramas
Qualquer tipo de trabalho de instalação elétrica é realizado de acordo com o projeto de obra.Contém instruções para colocação de equipamentos e elementos de fiação elétrica no local.
Os símbolos para tomadas e interruptores nos desenhos possuem um padrão único. Isso elimina a confusão e demonstra claramente quaisquer nuances do trabalho de instalação.
O conteúdo do artigo:
Documentos regulatórios
Para que um especialista de qualquer categoria possa navegar no projeto, foram desenvolvidos SNiPs e GOSTs, que regulamentam, entre outras coisas, a designação de diversos tipos de tomadas e interruptores em desenhos e diagramas elétricos. Um deles é GOST 21.210-2014.
Todos tipos de dispositivos apresentado na forma de formas geométricas simples para facilitar a representação e a leitura. Para padronizar o tipo de símbolos, utilizam os documentos da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), e em particular a norma IEC 60027.
Porém, a apresentação da fiação elétrica é feita em diferentes tipos de documentação e apresenta algumas diferenças. Por exemplo, a aparência de uma tomada e de um interruptor em um desenho de construção e um diagrama de conexão tem uma diferença significativa, uma vez que esses documentos têm finalidades diferentes.
Principais tipos de tomadas
Uma tomada elétrica (tomada) é um dispositivo que permite conectar e desconectar rapidamente vários dispositivos da rede.
Seus principais elementos são:
- Contatos – fornecer conexão entre a rede elétrica e o plugue;
- bloquear – carcaça cerâmica para contatos e fixações da caixa de instalação (caixa de tomadas);
- quadro – desempenha um papel decorativo e protetor.
No sentido geral da palavra, o produto pode desempenhar outras funções. Por exemplo, conectar e desconectar comunicações telefônicas, rádio, Internet e até abastecimento de água em instalações hidráulicas. Consequentemente, existem muitas variedades estruturais e funcionais deste tipo de ligação.
Os principais tipos de tomadas utilizadas no dia a dia variam:
- dependendo do método de instalação, existem aéreos e embutidos;
- pelo número de ninhos - único ou bloco de dois, três ou mais;
- pelo número de conexões - com e sem contato de aterramento;
- por finalidade - antena, para telefone e Internet, para eletrodomésticos, para equipamentos potentes.
Fácil e universal de instalar dispositivo montado em superfície. Não requer furos profundos na parede, o que é conveniente para colocação temporária ou em instalações industriais. A caixa junto com o bloco é fixada na superfície desejada e conectada à fiação elétrica aberta.
A opção de instalação embutida tem um aspecto mais estético, pois a parte principal do produto fica imersa na parede, ficando apenas o invólucro protetor do lado de fora. Assim, nada interfere na percepção do interior da sala.
A fiação neste caso também está bastante oculta. Para este tipo de fixação é feito um furo cilíndrico na parede onde é montada a caixa de instalação. Ele fixa a tomada com segurança na parede.
A versão com duas tomadas foi projetada para conectar duas tomadas à rede ao mesmo tempo. Com instalação oculta, o bloco é colocado em uma caixa de encaixe.
Para aumentar o seu número (mais de dois), será necessário fazer um furo adicional na parede e combinar o corpo com uma moldura se estiver prevista uma instalação oculta. Se o modelo for suspenso, serão adicionadas almofadas modulares.
O tipo moderno de tomada é com contato de aterramento. Utilizado em redes com fio terra, mais seguras que redes “fase neutra”.
Terminais adicionais estão conectados a este fio. Eles primeiro entram em contato com o plugue que está sendo conectado, o que evita que tensões e correntes perigosas danifiquem aparelhos elétricos domésticos defeituosos. Também protege o equipamento contra interferências de rede e interferências eletromagnéticas de outros dispositivos.
A antena não tem tensão. É usado para conectar a TV ao cabo da antena. A única diferença externa é a aparência do orifício de entrada na caixa.
Uma tomada de computador é usada para conectar-se à Internet e a redes locais. Você também pode conectar um cabo telefônico a ele.
Os conectores dos cabos de Internet e telefone têm o mesmo formato - RJ45 e RJ11/12, respectivamente. O primeiro usa 8 contatos e o segundo 4 ou 6. Mas para se conectar à Internet por meio de uma tomada telefônica, você terá que usar um modem que use conexão dial-up.
Esses dispositivos podem ser feitos em um case compacto ou ter a aparência de um 220 V normal. Para conectar um telefone com conector antigo, será necessário instalar uma tomada com a entrada adequada.
Grau de proteção do equipamento
As tomadas, como qualquer equipamento elétrico, possuem diversos níveis de proteção contra o contato de partes energizadas com partículas sólidas e água. Isso garante o uso humano seguro em uma variedade de condições.
Para marcar o grau de proteção, é utilizada uma combinação de duas letras (IP) e dois números. IP - Proteção Internacional, que se traduz do inglês como “proteção internacional”. E os números caracterizam o seu nível.
Por exemplo, o grau de proteção IP20 de acordo com GOST 14254-2015 pode ser decifrado da seguinte forma:
- primeiro dígito 2 – as partes do produto que transportam corrente são inacessíveis a objetos com espessura de 12,5 mm ou dedos;
- o segundo dígito é 0 – água pode entrar no dispositivo.
O grau de proteção IP23 significa que os dedos não podem entrar e o ângulo de quedas seguras caindo sobre o corpo é de 60 graus.
Designação gráfica convencional
GOST 21.210-2014 unifica a representação de elementos elétricos em diagramas.Torna-os universais em toda a Rússia.
As designações das tomadas apresentadas neste documento podem ser divididas de acordo com vários critérios:
- instalação aberta;
- instalação oculta;
- à prova d'água.
Uma ligação aberta à rede não implica ocultar as almofadas no plano da parede. Existem variedades com dois e três pólos, com contato protetor, além de duplos ou simples. Normalmente, a colocação suspensa é usada em salas com fiação aberta.
A conexão oculta difere da anterior pelo bloco de encaixe embutido na parede ou outra superfície. Ele está conectado aos contatos da fiação oculta.
Em termos de nível de proteção, os produtos abertos e ocultos não diferem entre si. E colocá-los dentro de uma parede não os torna mais perigosos.
Dispositivos com caixa à prova d'água geralmente são instalados em locais de alta umidade. Pode ser um banheiro, uma cozinha ou áreas mal protegidas fora do prédio.
O seu grau de proteção varia de IP44 a IP55. No primeiro caso, isso significa que objetos com espessura superior a 1 mm não entrarão e a proteção contra umidade é resistente à chuva. O segundo fornece proteção contra poeira e operação segura sob fluxos fracos de água.
Separadamente, vale mencionar a classificação pelo número de pólos.Pode haver de dois a quatro. Na Rússia, são usadas principalmente tomadas bipolares com contato de proteção.
Todos os eletrodomésticos são alimentados por este tipo. Multipolares, nomeadamente com três pólos, alimentam equipamentos industriais: máquinas, bombas, fornos eléctricos. Eles são usados em redes trifásicas.
Principais tipos de interruptores domésticos
Ao desenvolver um plano para eletrificar uma sala, é necessário determinar com precisão o tipo de interruptores. Existem muitos desses produtos no mercado, em diversos formatos, finalidades e dispositivos.
Princípios de classificação de produtos
Estruturalmente, o switch é semelhante a uma tomada. Seus componentes são semelhantes: contatos, bloco e capa protetora. Mas se a tomada for usada para conexão à rede elétrica, a chave foi projetada para abrir essa conexão atuando manualmente no contato inversor.
Ele abre o único fio (fase) que entra nele, ao contrário de um soquete. E também fecha pressionando novamente o botão. Assim como as tomadas, os switches possuem vários níveis de proteção: de IP20 a IP23 e de IP44 a IP55.
Para esclarecer a escolha das opções adequadas, basta sistematizá-las segundo vários princípios.
Por exemplo, existe uma classificação baseada nos seguintes critérios:
- método de comutação;
- tipo de instalação;
- por tipo de desligamento e ativação.
Além disso, podem ser divididos de acordo com o princípio de funcionamento: interruptores unipolares, bipolares, tripolares e bidirecionais sem posição zero.
Todas as variantes de símbolos, expressas em letras e gráficos, são dados aqui. Aconselhamos você a ler as informações úteis.
Métodos de comutação e instalação
A opção de conectar interruptores a um fio energizado pode ser com ou sem parafuso. No primeiro caso, o contato é garantido pressionando o fio contra as placas da chave com um parafuso. Com o tempo, esta conexão pode enfraquecer, o que leva ao aquecimento do elemento. Periodicamente, ele deve ser apertado até ficar bem preso.
No segundo caso, o fio da fase é fixado com terminais autofixantes. Isso torna a conexão muito mais fácil e rápida. A qualidade da conexão no terminal é mais confiável e não requer desmontagem adicional da chave para fortalecer o contato.
Dependendo da localização da fiação, os interruptores podem ser embutidos na parede ou suspensos. Em instalações residenciais ou de escritório com fiação oculta, os interruptores são montados na parede por uma questão de aparência. Se a fiação estiver aberta, quando não houver requisitos estilísticos para o interior da sala, os dispositivos de comutação serão montados abertamente na superfície da parede.
Opções de fechamento de contato
O tipo mais comum de interruptor doméstico é o interruptor de chave. O princípio do seu funcionamento baseia-se na abertura e fecho do contacto através da comutação da chave à qual está fixada a moldura.Quando ligado, toca o contato estático e completa o circuito elétrico. De acordo com o diagrama de ligação, são do tipo reversível e cruzado.
Os interruptores de botão funcionam da mesma maneira que os teclados. Na vida cotidiana, eles são mais frequentemente usados em luminárias de mesa e arandelas de chão. O botão pode ser bloqueado quando ligado ou fechar o circuito somente quando pressionado.
Em arandelas ou em salas técnicas onde a altura permitida dos equipamentos elétricos não permite o alcance das mãos, são utilizados produtos com cabos. Em termos de design, eles são basicamente semelhantes aos de botão.
Os tipos rotativos de interruptores são geralmente de montagem aberta. Eles começaram a ser usados há mais de cem anos, funcionavam apenas na posição liga/desliga e tinham uma aparência bem exótica.
Ainda hoje, esses dispositivos funcionam em edifícios antigos e abrigam museus. E recentemente ganharam um segundo fôlego e são utilizados no design de interiores estilizados como retro ou steampunk, ganhando maior funcionalidade.
O oposto da chave rotativa é a chave de toque. Esta nova tendência tecnológica não só recebeu um design futurista e um método de controle fundamentalmente novo, mas também aumentou a confiabilidade e a segurança de uso.
Afinal, esses dispositivos semicondutores não possuem mecanismo de comutação - a eletrônica é responsável por tudo. Eles são usados ativamente no gerenciamento do sistema de “casa inteligente”. Os aparelhos são acionados tanto pela pressão quanto pela sua intensidade, pela aproximação da palma da mão e até pela voz.
Os sensores de movimento neles eliminam o desconforto de entrar em um quarto escuro, acendendo a luz automaticamente, e o sensor de temperatura permite sincronizar o interruptor com a lareira. Os modelos mais recentes são capazes de responder a gestos e alterar suavemente o brilho da iluminação.
Número de pólos dos interruptores
De acordo com GOST R 52565-2006, um pólo é um elemento de um dispositivo de comutação conectado a apenas uma parte independente do circuito. Em palavras simples, um poste completa apenas uma linha, como uma lâmpada.
Existe alguma confusão em relação aos pólos dos interruptores e à sua finalidade. Para entender, primeiro você precisa separar os conceitos de interruptor de luz automático e convencional em uma sala.
Os interruptores automáticos são equipados com um/quatro pólos, quando três fases e um fio neutro estão fechados. Tais interruptores são instalados nos painéis de potência da sala para proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos.
Se falamos de interruptores de luz, então o número de pólos significa quantas linhas podem ser ligadas isoladamente umas das outras. Por exemplo, vários grupos de iluminação numa sala podem ser ligados com um interruptor de três teclas. Para a mesma finalidade, você pode instalar três dispositivos unipolares, o que é menos conveniente.
Os interruptores bidirecionais são usados ao projetar circuitos complexos para controlar a luz de vários lugares.
Esses dispositivos podem estar na posição zero (neutra). Isto é cómodo, por exemplo, na iluminação de longos corredores ou lances de escadas, quando, depois de acender a luz no início, pode desligá-la no final.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Visão geral dos elementos elétricos usando um exemplo de planta baixa:
Ao instalar equipamentos elétricos, artesãos de qualquer nível e direção não devem ter mal-entendidos com o projetista que desenvolveu o plano de fornecimento de energia. Portanto, com toda a variedade de produtos elétricos e métodos de sua aplicação, os símbolos gráficos nos desenhos e diagramas de construção devem ter uma forma e padrão geral.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Compartilhe informações interessantes e que serão úteis para os visitantes do site. Tire dúvidas, expresse sua opinião sobre o tema e o material que oferecemos, poste fotos.
Fizemos um circuito em todo o apartamento (trocamos a fiação antiga e mudamos a saída das tomadas), chamamos um técnico, que nos orientou a comprar interruptores e tomadas embutidas. Compramos o que ele disse, tomadas de cerâmica. No dia seguinte ele veio instalá-los e não conseguiu. Por que motivo não está claro, mas ele pediu para alterá-los para convexos. Ok, fomos trocá-los e no final ele disse novamente que precisamos dos primeiros! Nós surtamos e dissemos a ele para mudar sozinho.Como resultado, ele instalou dispositivos para fiação oculta, mas não em cerâmica, mas em outros. Pergunta: quão seguro é, quanto tempo leva para trocá-los?! Quem sabe?! Não há eletricistas na família e também não resta confiança neste mestre.
Não se preocupe, Svetlana, o próximo conserto elétrico ocorrerá em cerca de quinze anos. É claro que tomadas e interruptores de cerâmica são dispositivos confiáveis, mas o plástico também é bom. Minha cerâmica está em serviço há 13 anos e também não troquei o plástico. É verdade que os encaixes de plástico perderam a cor, mas os de cerâmica ainda estão brancos como a neve.
Ele falou sobre o marco de 15 anos com base em um documento regulatório chamado “Regras para avaliar a deterioração física de edifícios residenciais”. Há um gráfico de desgaste nas redes elétricas (captura de tela em anexo).
Lembro-me da designação das tomadas e interruptores nos diagramas da escola, tínhamos um professor de física maravilhoso e meticuloso. Depois de saber ler um esquema, fica muito mais fácil entender o circuito. Escusado será dizer que eu mesmo troco todas as tomadas e interruptores da minha casa. Aliás, a fiação externa parece bem vintage, mas não me arrisquei e agora me arrependo.