Símbolos em circuitos elétricos: decodificação de gráficos e caracteres alfanuméricos
A leitura de desenhos elétricos requer certos conhecimentos, que podem ser obtidos em documentos regulamentares. Uma “linguagem” única para leitura são os símbolos nos circuitos elétricos – um sistema de sinais e símbolos, principalmente gráficos e alfabéticos. Além deles, às vezes as denominações são indicadas em números.
Concordo, compreender as designações padrão é simplesmente necessário para qualquer artesão doméstico. Esse conhecimento o ajudará a ler um diagrama elétrico e a traçar de forma independente um plano de fiação em um apartamento ou casa particular. Oferecemos a você a compreensão de todos os meandros da redação da documentação do projeto.
O artigo descreve os principais tipos de circuitos elétricos e também fornece uma explicação detalhada das imagens básicas, símbolos, ícones e marcadores alfanuméricos utilizados na elaboração de desenhos da rede elétrica.
O conteúdo do artigo:
Que tipos de circuitos elétricos podem ser úteis?
Consideremos as informações do projeto do ponto de vista de um eletricista amador que deseja trocar a fiação da casa com as próprias mãos ou fazer um desenho para conectar a dacha às comunicações elétricas.
Primeiro você precisa entender quais conhecimentos serão úteis e quais não serão necessários. Primeiro passo – esta é uma introdução à espécie diagramas elétricos.
Todas as informações sobre os tipos de circuitos são apresentadas na nova edição do GOST 2.702-2011, chamada “ESKD. Regras para execução de circuitos elétricos."
Esta é uma duplicata de um documento anterior – GOST 2.701-2008, que fala detalhadamente sobre a classificação dos circuitos. Existem 10 tipos no total, mas na prática apenas um pode ser necessário – elétrico.
Além da classificação de tipo, existe também uma padrão, que divide todos os documentos de desenho em estruturais, gerais, etc., com um total de 8 pontos.
O artesão doméstico estará interessado em 3 tipos de diagramas: funcional, esquemático, de instalação.
Tipo #1 – diagrama funcional
O diagrama funcional não contém detalhes, indica os principais blocos e montagens. Dá uma ideia geral de como o sistema funciona. Para o fornecimento elétrico de uma residência particular, nem sempre faz sentido fazer tais desenhos, pois geralmente são padronizados.
Mas ao descrever um dispositivo eletrônico complexo ou para equipar uma oficina, estúdio ou sala de controle com equipamentos elétricos, eles podem ser úteis.
Tipo #2 – diagrama de circuito
Diagrama esquemático, em oposição ao funcional – Trata-se de um conjunto de símbolos, sem o qual é difícil compreender a estrutura da rede como um todo.O desenho indica todos os dispositivos e conexões entre eles. Se o circuito for complexo, contendo, por exemplo, circuitos redundantes, então os operadores utilizam circuitos operacionais que dão uma ideia da “situação atual dos dispositivos de comutação”.
Se você precisar refletir apenas linhas de energia, basta desenhar um diagrama linear, mas para representar todos os tipos de circuitos com dispositivos de monitoramento e controle será necessário um diagrama completo.
Tipo #3 – diagrama de fiação
Diagrama de fiação – um documento que é conveniente para usar ao instalar redes. Com ele você pode descobrir quais dispositivos devem ser conectados, onde exatamente e a que distância eles estão localizados.
A localização de elementos como interruptores e tomadas, lâmpadas, disjuntores. Você pode definir os valores e comprimentos dos circuitos diretamente no diagrama.
Os requisitos para todos os tipos de documentação esquemática são definidos em GOST 2.702-2011, é nisso que você deve se orientar no futuro ao elaborar seus próprios projetos.
Aqui você também pode encontrar links completos para outros documentos úteis, que contêm tabelas de símbolos gráficos e alfabéticos de diversos elementos utilizados em circuitos elétricos, bem como regras para seu uso.
Imagens gráficas em circuitos elétricos
Um desenho de rede elétrica é um conjunto de elementos gráficos que juntos formam um sistema inextricável. Na prática, trata-se de um conjunto de dispositivos conectados por fios.
A maior parte da notação – gráfico. Letras e números são usados para designar simbolicamente elementos individuais, suas denominações e distâncias entre objetos.
Imagens básicas principais
Os circuitos elétricos levam a dispositivos e instalações equipados com contatos que podem interromper ou conectar esses circuitos.
O exemplo mais simples – interruptor comum. Todos os contatos são divididos em contatos de abertura, interrupção e comutação – Estes são os exibidos nos diagramas.
As imagens gráficas listadas são obrigatórias na elaboração de diagramas de circuitos e geralmente são compreensíveis até mesmo para um eletricista novato.
Simbolismo do Diagrama de Linha Única
Desenhos também são utilizados para montagem de painéis elétricos. Eles geralmente são um diagrama de linha única rotulado RCD, disjuntores, contatores e outros equipamentos de proteção.
Alguns símbolos gráficos são semelhantes entre si, por isso é necessária atenção especial ao traçar um diagrama. Por exemplo, um contator e uma chave têm a mesma designação, a diferença está em um pequeno elemento no contato fixo.
As bobinas do relé são designadas por símbolos especiais – Todas as imagens usam um retângulo como base.
Para lembrar ícones, são frequentemente utilizadas associações ou pistas alfabéticas. Por exemplo, um acionamento motorizado é representado por um círculo com a letra “M” dentro dele.
Ao traçar um diagrama, deve-se ter em mente que a quantidade também é importante para designar alguns símbolos.
Por exemplo, se você precisar indicar um bloco de terminais de 4 pinos, deverá desenhar quatro círculos riscados seguidos, e não um. Marcas de seleção emparelhadas ao representar soquetes – este é o número de fios.
Como os pneus e os fios são representados?
Para designações de pneus, cabos e fios gráficos de linha são usados – Quase todos os símbolos consistem em linhas retas.
As conexões dos condutores são indicadas por pontos. Se não houver marca na junção de duas linhas, então esta é uma interseção simples.
Os fios variam em tipo, finalidade, carga e método de instalação. Tudo isso também pode ser mostrado esquematicamente.
Características adicionais facilitam a seleção dos materiais e a instalação da rede elétrica. No futuro, graças às características indicadas no diagrama, será possível avaliar as capacidades potenciais do sistema elétrico já instalado.
Soquetes e interruptores em diagramas
A designação dos interruptores é dividida em vários grupos – Por grau de proteção, método de instalação (oculto ou aberto). Existem interruptores separados para duas direções. Os interruptores de 2 e 3 grupos são designados de forma diferente.
Alguns dispositivos de controle de fonte de luz não são rotulados, como dispositivos de botão e dimmers.
Hoje em dia, para poupar energia em divisões grandes, é muitas vezes instalar interruptores de passagem, que são controlados a partir de 2 ou 3 pontos. Você também pode encontrar ícones correspondentes para eles.
Os soquetes, assim como os interruptores, são divididos em grupos de acordo com o grau de proteção. Dentro dos grupos, os dispositivos são divididos pelo número de pólos e pela presença de proteção. Para designar os blocos, são utilizadas assinaturas alfanuméricas, indicando o número e a finalidade das instalações em um bloco.
Ao memorizar as designações de vários elementos elétricos nos diagramas, cada dispositivo representado convencionalmente deve ser correlacionado com um produto real.
Por exemplo, os tipos populares de soquetes são assim:
Na realidade, os dispositivos de instalação elétrica são assim:
Interruptores e tomadas – Esses são alguns dos elementos mais “demandados” em circuitos para uso doméstico, por isso devem ser lembrados primeiro. Leia mais sobre a designação de tais dispositivos nos desenhos e diagramas em Este artigo.
Designação de fontes de luz
Símbolos separados também são fornecidos para diferentes tipos de lâmpadas e luminárias. Convenientemente, existem ícones especiais para lâmpadas LED e fluorescentes.
Imagens padrão de vários tipos de lâmpadas são frequentemente usadas para elaborar diagramas de instalação.
Se você usar os mesmos símbolos, terá que incluir esclarecimentos adicionais, mas com símbolos padrão você pode desenhar um diagrama muito mais rápido.
Elementos para elaboração de diagramas de circuitos elétricos
Os símbolos básicos dos diagramas de circuitos diferem pouco, mas além deles também existem símbolos especiais para designar todos os tipos de elementos de rádio: tiristores, resistores, diodos, etc.
Existem símbolos separados para dispositivos de rádio, mas geralmente não são necessários ao projetar uma rede elétrica doméstica.
Designações de letras em circuitos elétricos
Para fornecer informações mais completas sobre o dispositivo, ele é assinado com uma letra abreviada. Número de letras – 2 ou 3. Às vezes, a designação da letra se transforma em alfanumérica se você colocar o número de série do dispositivo próximo a ela.
Junto com os internacionais, também existem padrões russos. Eles estão listados no GOST 7624-55, mas este documento foi declarado inválido.
O artigo não fornece informações sobre todos os símbolos. Materiais completos sobre símbolos gráficos podem ser encontrados em GOST 2.709-89, 2.721-74, 2.755-87.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Do desenho – ao diagrama do circuito:
Exemplo de leitura de diagramas de circuitos elétricos (parte 1):
Continuação, ou melhor, parte 2 sobre os meandros da leitura de diagramas de circuitos elétricos (parte 2):
Detalhes sobre como criar seus próprios diagramas:
O conhecimento de leitura e desenho de diagramas elétricos pode ser útil para trabalhos de instalação em reformas residenciais e para reparos de aparelhos elétricos. Não faz sentido inventar seus próprios símbolos quando existe um sistema profissional de símbolos que não é tão difícil de aprender.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a elaboração e leitura de diagramas elétricos? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no desenvolvimento de desenhos. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Tinha um trabalho - eu fazia instalação elétrica, principalmente em redes de iluminação. O diagrama de fiação dá uma ideia da quantidade de tomadas, interruptores, lâmpadas, etc. e sua localização aproximada. Mas a forma de conectá-los, ou seja, as opções de fiação nas caixas de junção, já é do conhecimento de um eletricista. E a altura de colocação do fio e instalação dos dispositivos depende do GOST aplicável.
Boa tarde, Wladimir.
Para não desorientar os leitores do artigo, sou forçado a corrigir um pouco sua interpretação do diagrama de fiação.
Em primeiro lugar, o diagrama elétrico especifica a forma de conectar os consumidores de eletricidade ao painel de distribuição.
Entre os “populares” para prédios de apartamentos está um esquema que envolve o roteamento da linha de abastecimento por todos os cômodos do apartamento com a posterior disposição de caixas de distribuição a partir das quais são alimentadas lâmpadas, tomadas e outros.
O esquema de alimentação “estrela” é radicalmente diferente e praticamente não é utilizado - coletores de corrente separados são conectados ao quadro de distribuição por meio de disjuntores automáticos.
A próxima opção é um esquema misto: todos os consumidores são divididos em categorias e são alimentados pelo quadro por linhas protegidas separadas, das quais os ramais passam por caixas de distribuição.
Pode haver outras opções oferecidas ao cliente do projeto pelo contratante-desenvolvedor do esquema de fornecimento de energia. Ou seja, a criatividade de um eletricista é a sua imaginação.