Limpeza de canos de esgoto: análise das melhores formas de limpar canos de bloqueios

Existem vários motivos pelos quais se formam bloqueios nas tubulações de esgoto: instalação inadequada, operação descuidada do sistema de esgoto, tubulações antigas.Mas as consequências são sempre as mesmas - surge um tampão que impede o movimento normal das águas residuais.

Neste caso, é necessária uma limpeza urgente da tubulação de esgoto. A seguir, explicaremos detalhadamente quais ferramentas e tecnologias são necessárias.

3 sinais de problemas de esgoto

Se as grades não forem instaladas nos orifícios de drenagem da pia, o lixo doméstico entra nos sifões e nos canos e a graxa se acumula nas paredes. Mais cedo ou mais tarde, a espessura da camada torna-se tal que a sujeira interfere na passagem livre do líquido e quaisquer partículas sólidas podem entupir fortemente os tubos.

Existem vários sinais pelos quais você pode identificar problemas com o sistema:

  1. Fedor de esgoto. Os resíduos que se acumulam nas paredes das tubulações emitem um odor desagradável característico. Entra na sala e envenena o ar. Se apareceu cheiro do ralo pias ou banheiras, medidas devem ser tomadas o mais rápido possível.
  2. Drenagem lenta da água. Se o líquido não fluir bem, significa que muitos depósitos se acumularam nas paredes dos tubos. É hora de removê-los. Muitas vezes isso é tão fácil quanto despejar um balde de água fervente na pia. A gordura se dissolverá e irá pelo ralo.
  3. Parada completa do dispositivo. Se a água parou completamente de fluir para o sistema de esgoto, é hora de pegar o cabo do encanamento, porque... Meias medidas não servirão aqui, e é improvável que a química especial seja eficaz.

Os ralos mais comuns para entupir são resíduos de alimentos, cabelos, gordura e detergentes dissolvidos. Esses engarrafamentos podem ser liquidar-se, sem a ajuda de encanadores com ferramentas especiais.

Depósitos nas paredes dos tubos
Depósitos de proteínas e gordura permanecem nas paredes internas dos canos de esgoto. Quando expostos a bactérias, eles se decompõem e cheiram mal. Os gases incluem sulfeto de hidrogênio tóxico, que afeta negativamente o estado do sistema nervoso central das pessoas. Pode causar dores de cabeça, desmaios, depressão
Dreno completamente entupido
Na maioria dos casos, é muito mais fácil evitar a ocorrência de bloqueios do que eliminá-los posteriormente. Se a rede de esgoto estiver em ordem, os tampões de sujeira nas tubulações só aparecem por negligência dos moradores da casa

Se o bloqueio bloquear completamente os canos, a água começa a se acumular na pia ou na banheira e transborda. Isso pode resultar não apenas no custo dos serviços de encanador, mas também na reforma completa do banheiro.

Você não deve levar o sistema a este estado; é melhor responder imediatamente aos “primeiros sinos”. É mais barato.

Limpeza mecânica e química de tubulações

Se o bloqueio for causado pela entrada de um objeto sólido no sistema, será necessário convidar especialistas para limpar as tubulações de esgoto. Eles usam suas próprias ferramentas e equipamentos - cabos longos e de alta resistência e máquinas especiais, incl. pneumático, perfuração, corte de raízes.

Bicos para máquinas hidrodinâmicas
Muitas vezes é necessário recorrer ao método de limpeza hidrodinâmica - romper um bloqueio complexo com um jato de água sob alta pressão. Dependendo da densidade do tampão, a pressão pode ser mínima ou atingir valores extremos - 200 ou mais atmosferas

Bloqueios menos graves podem ser eliminados por conta própria - usando cabos, êmbolos e produtos químicos domésticos especiais para limpar ralos. O dispositivo mais confiável que pode lidar com quase todos os engarrafamentos é um cabo de encanamento.

Economiza em situações onde outros meios são inúteis. Mas bloqueios simples podem ser eliminados com êmbolos ou produtos químicos.

Opção 1: cabo de encanamento

Esta é uma ferramenta universal para limpeza de ralos. É feito de uma mola metálica. Devido ao grande comprimento do cabo, pode ser difícil segurá-lo e girá-lo, por isso os fabricantes prestam atenção nas alças de seus modelos. Os bicos são fixados na parte funcional do cabo, graças aos quais você pode destruir quaisquer tampões de sujeira.

 

Na escolha de uma ferramenta, os seguintes critérios são de fundamental importância:

  • Diâmetro. É selecionado em função do diâmetro das tubulações de esgoto.
  • Comprimento. A variedade de modelos é enorme. Seu comprimento pode variar de 2-3 a 45-60 M. Você deve decidir a finalidade de uso e escolher a ferramenta mais conveniente.
  • Visualizar. Existem vários tipos de modelos. Para escolher o certo, deve-se levar em consideração as características do sistema de esgoto.
  • Força. Ao escolher um cabo, é dada especial atenção à qualidade. A poupança não é apropriada aqui, porque... uma boa ferramenta durará várias décadas.
  • Material. É melhor dar preferência ao aço galvanizado grosso, principalmente se você planeja adquirir um modelo de mola. As molas fracas muitas vezes se endireitam, dificultando sua operação.
  • Forma da alça. O cabo do cabo deve caber bem na palma da mão, pois será necessário fazer um esforço para girar a ferramenta no tubo. Para cabos longos, o formato ideal é um eixo curvo. É melhor que o cabo deslize sobre a ferramenta e possa ser fixado em qualquer local conveniente.

Além dos cabos mecânicos tradicionais, existem também os elétricos. O princípio de funcionamento é o mesmo: a ferramenta é empurrada para dentro da tubulação de esgoto e com sua ajuda o bloqueio é destruído. A diferença é que o cabo não é inserido no tubo manualmente, mas por acionamento elétrico.

Acessórios para cabos de encanamento
Ferramentas com acessórios substituíveis são muito convenientes: punção (para bloqueios antigos), fundo (para resíduos de construção), em forma de gancho (para arrancar cabelos e trapos), em forma de laço (para eliminar selos d'água), escovas (para limpar paredes de tubos de depósitos de sujeira)

O cabo elétrico não é difícil de operar. Para descobrir como limpar adequadamente um cano de esgoto, basta ler as instruções.

Quando o bico da ferramenta atinge o plugue, é necessário alterar a velocidade do mecanismo de gatilho para destruir efetivamente os depósitos e não danificar os elementos do sistema. Máquinas especiais de encanamento funcionam aproximadamente com o mesmo princípio.

Limpeza de esgoto elétrico
O cabo elétrico é acionado pelo acionamento de uma furadeira ou furadeira, o que reduz a carga nas mãos e deixa você menos cansado na limpeza de canos de esgoto. Graças a essas vantagens, a ferramenta ganhou popularidade entre os profissionais.

A tecnologia de limpeza de tubos com cabo é a mesma independente do tipo de ferramenta:

  1. Inspeção. Antes de iniciar o trabalho, você deve inspecionar a ferramenta de encanamento, certificar-se de que não há danos graves e de que a alça está bem fixada. Isto é importante porque se o cabo ou parte dele se soltar durante a limpeza, a situação só vai piorar, e um bloqueio regular parecerá uma coisa pequena em comparação com a necessidade de extrair uma ferramenta de metal lisa do tubo.
  2. Preparação. Você precisa escolher o bico certo e fixá-lo firmemente na extremidade do cabo. Se for utilizado o mesmo acessório permanente, certifique-se de que está bem fixado e não está danificado. Se necessário, lubrifique as buchas do punho.
  3. Limpeza de tubos. Se houver obstrução na pia, remova o sifão para evitar danos.Se possível, remova todas as peças de plástico. Depois disso, a ponta do cabo é inserida no tubo, girada, empurrando gradativamente mais fundo. Às vezes você precisa retirar a ferramenta, limpá-la e empurrá-la novamente pelo ralo.
  4. Limpando o bloqueio. Quando a ferramenta atinge um obstáculo, é necessário reduzir a velocidade de rotação, certificar-se de que se trata de um bloqueio e não de uma rotação do tubo, e destruir o tampão com movimentos rápidos e suaves. Se possível, é melhor enganchar a obstrução e retirá-la. Se não, siga em frente.
  5. Desligar. Quando a patência do tubo for restaurada, é necessário enxaguá-lo com água quente. Isso ajudará a eliminar a graxa e a sujeira do sistema. No início, a torneira é aberta apenas um pouco e depois a pressão é aumentada ao máximo. O principal é que a água flua livremente pelo ralo.

Um sinal importante de que tudo foi feito corretamente é o redemoinho da água ao fluir para o ralo. Se uma cratera se formar, significa que as paredes do tubo estão limpas e lisas. Se a água escoar fracamente, deve-se repetir a limpeza com cabo e, em seguida, enxaguar o esgoto com água fervente, produtos químicos especiais, refrigerante ou ácido cítrico.

Cabo enrolado
Ao final da obra, o cabo hidráulico é bem lavado com água quente e detergente ou sabão em pó. Depois disso, seque-o, lubrifique-o com óleo de máquina, enrole-o em um anel e coloque-o em local seco para armazenamento. Com os devidos cuidados, a ferramenta não enferrujará.

Trabalhar com cabo de encanamento Não é difícil, mas às vezes há problemas. Se a pressão for muito forte, existe o risco de romper o tubo de plástico ou danificar qualquer elemento do sistema. Portanto, é preciso agir com cautela: é melhor “subpressionar” do que “superpressionar”.

Se a ferramenta ficar presa ao empurrar para frente, geralmente são excluídos movimentos bruscos: é necessário “soltá-la” lentamente de um lado para o outro até que a pressão diminua.

Opção 2: êmbolo e seus análogos

Muitas pessoas estão interessadas em saber como eliminar um simples bloqueio em um tubo se não houver cabo? Você pode tentar lidar com o engarrafamento usando um êmbolo. A ferramenta consiste em uma tampa e cabo de borracha ou silicone.

Suas vantagens:

  • Versatilidade. Pode ser usado para qualquer equipamento de encanamento.
  • Segurança. O êmbolo não danifica o plástico. Ao contrário de um cabo, não há risco de que a parte funcional da ferramenta se solte do cabo e permaneça dentro do tubo.
  • Praticidade. O aparelho é fácil de lavar, secar e usar.
  • Compacidade. O êmbolo ocupa um espaço mínimo. Existem modelos dobráveis ​​​​que são ainda mais convenientes de guardar.
  • Barato. Um êmbolo mecânico é barato em comparação com um cabo de metal, fio de encanador ou fita adesiva.

O princípio de funcionamento do dispositivo baseia-se na criação do efeito de golpe de aríete, que ocorre durante os movimentos de translação do dispositivo. Isso permite que você mova o tampão de bloqueio de seu lugar, destrua-o e mova-o ainda mais ao longo do tubo.

Limpando uma obstrução com um êmbolo de borracha
Graças ao seu tamanho reduzido e design simples, o êmbolo pode ser guardado debaixo da pia da cozinha, no armário do banheiro ou na prateleira da despensa

Embora o uso de êmbolos seja quase ilimitado, vale a pena comprar dispositivos separados para pias e vasos sanitários. Isso permitirá que você não se preocupe em manter os padrões de higiene e até economize um pouco.

Não é necessário comprar dois modelos caros, pois um aparelho do tamanho mais modesto é suficiente para limpar o ralo da pia. Mas para o banheiro é melhor escolher um desentupidor com tampa de borracha grande.

Se você não tiver um desentupidor de vaso sanitário, poderá substituí-lo por meios improvisados ​​se o bloqueio não estiver muito longe do cano. Não é uma má alternativa - garrafa de plástico volume 1,5-2 litros.As dimensões devem ser selecionadas dependendo do diâmetro do autoclismo.

O fundo da garrafa é cortado e utilizado da mesma forma que um êmbolo, bombeando água para cima e para baixo. O golpe de aríete destruirá o bloqueio e a água irá pelo ralo.

Limpando o banheiro com uma garrafa
A vantagem deste método de limpeza é a sua acessibilidade. Uma garrafa de plástico pode ser encontrada em todas as casas e até mesmo em apartamentos alugados. Há também uma desvantagem: desta forma você só consegue romper um pequeno bloqueio no vaso sanitário. O método é inútil para outros acessórios de encanamento

Quando o vaso sanitário está entupido, às vezes até um pano comum ou uma escova familiar é usado em vez de um êmbolo. O filme chinês (também chamado de coreano) merece atenção especial.

Se outros métodos forem ineficazes contra engarrafamentos graves, então com a ajuda do filme você pode limpar os canos do banheiro com muita eficiência, porque alta pressão é criada e um poderoso fluxo de água remove a sujeira das paredes internas.

Opção 3: refrigerante e produtos químicos especiais

A limpeza química de esgoto tem uma grande desvantagem: não pode ser usada se os canos estiverem bem entupidos. Isso se aplica tanto a produtos comprados em lojas quanto a refrigerantes tradicionais.

Se o esgoto estiver bem entupido e houver água na pia, banheira ou vaso sanitário, é inútil adicionar ou despejar qualquer produto químico, porque... não alcançará o bloqueio ou a concentração será insuficiente.

Bloqueios sólidos não podem ser rompidos com produtos químicos.
A única coisa que pode ser alcançada com produtos químicos ao limpar um encanamento com água é danificar os materiais. Substâncias agressivas podem corroer peças plásticas e até metálicas, mas a água parou e continuará parada

Alguns proprietários decidem remover o sifão, drenar a água e despejar os produtos químicos diretamente na tubulação de esgoto. Isso pode funcionar, mas é melhor usar um cabo porque... a probabilidade de sucesso é maior.

Com a química é melhor agir com certeza. É eficaz se o bloqueio for simples, estiver localizado relativamente próximo ao dreno e a água, embora fraca, fluir pelo tubo.

Método de limpeza combinado
Uma excelente opção é usar produtos químicos ou refrigerante depois que a parte principal do tampão de sujeira já tiver sido removida com um cabo ou fio.

Ao escolher produtos químicos preste atenção à composição e finalidade pretendida. Preparações à base de ácidos são mais apropriadas na cozinha, porque... melhor para quebrar gorduras.

E para o banho e o banheiro, faz sentido escolher um produto alcalino que lide bem com os resíduos de sabão e dissolva cabelos e pelos.

Esquema para trabalhar com produtos químicos
Ao usar um método químico de limpeza de ralos, leia sempre as instruções da embalagem, mesmo que já tenha usado o produto antes. Siga as recomendações dos fabricantes e não aumente a duração de ação dos pós e grânulos

A forma de liberação também é importante. Formulações em pó e granuladas são consideradas mais agressivas e deve-se ter cuidado ao usá-las.

Produtos líquidos e à base de gel são mais seguros para tubos de plástico. Porém, você não deve relaxar e deixá-los ligados a noite toda, porque... Aumentar a duração da ação não garante de forma alguma uma melhora no resultado, mas pode causar danos.

Produtos químicos populares
As marcas líderes nas classificações de produtos químicos são Tiret, Chirton, Pothan e Mister Muscle. A droga “Mole”, conhecida há décadas, ainda é popular. Porém, na hora de escolhê-lo, você deve ficar atento ao fabricante, pois nem todos esses compostos são igualmente eficazes

A química é um método simples, mas perigoso, de lidar com bloqueios. Substâncias agressivas vão para a rede de esgoto e depois para o meio ambiente.Além disso, os vapores podem causar alergias e provocar doenças respiratórias.

É melhor escolher uma composição ecologicamente correta - bicarbonato de sódio (pode ser combinado com vinagre ou sal).

Remédios caseiros para limpeza de ralos
Em vez de refrigerante, costuma-se usar amônia e ácido cítrico. Esses produtos são seguros. Eles dissolvem bloqueios, depósitos e desinfetam canos, eliminando o mau cheiro do esgoto

Vejamos como você pode limpar um cano de esgoto com refrigerante e remover depósitos das paredes:

  • Despeje meio pacote de bicarbonato de sódio no ralo, coloque um copo de vinagre branco e tampe o buraco com um pano.
  • Uma violenta reação química deve começar. Você deve esperar que termine.
  • Quando a composição parar de chiar e espumar, você pode pegar um pano e deixar correr água quente nos canos.

Este método é simples, adequado não só para combater bloqueios, mas também para prevenção.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os métodos de limpeza de canos de esgoto não se limitam aos listados. Existem muitos outros métodos que podem ser aplicados com sucesso em sua casa. Oferecemos os materiais mais interessantes sobre o tema.

Revisão dos métodos populares para limpar obstruções:

As lojas vendem acessórios especiais para cabos, mas você mesmo pode fazê-los seguindo as dicas a seguir:

Um êmbolo pode salvá-lo nas situações mais desagradáveis. Como usá-lo é descrito abaixo:

Existem receitas populares interessantes sobre como preparar uma solução cáustica de refrigerante, que é tão eficaz quanto os produtos comprados em lojas. Oferecemos instruções passo a passo em vídeo:

Todos os métodos de limpeza de canos de esgoto são bons à sua maneira. Vale a pena escolher um ou mais produtos adequados e utilizá-los conforme a necessidade.Não se esqueça das medidas preventivas: observe o que vai pelo ralo, use redes de drenagem e lave regularmente os canos com refrigerante ou produtos químicos.

Esgoto limpo é a chave para uma vida confortável.

Você conhece outras maneiras eficazes de limpar ralos e usá-los com sucesso? Ou talvez você tenha encontrado deficiências no material apresentado ou queira tirar alguma dúvida sobre o tema do artigo? Por favor, escreva seus comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Vladimir

    Inicialmente, ao instalar uma rede de esgoto, é necessário utilizar tubos de diâmetro um pouco maior e tornar as inclinações das estruturas mais íngremes. Então eles ficarão obstruídos uma vez a cada 25 anos. E para limpar nada melhor que um cabo e uma escova. Química é um absurdo, não merece atenção. Pois bem, a melhor opção é desmontar o sistema e limpar as tubulações a cada cinco a dez anos. Além disso, os designs modernos feitos de tubos e acessórios de plástico permitem que isso seja feito rapidamente.

    • Andrei

      E quantas pessoas você conhece que, por prevenção, desmontam canos e os limpam? Até que o bloqueio esteja firmemente estabelecido, ninguém fará isso.

      • Especialista
        Nikolai Fedorenko
        Especialista

        De modo geral é isso que acontece, sem trabalho preventivo ou medidas preventivas, apenas um bloqueio que obriga a agir! Infelizmente, muitas pessoas fazem isso. Mas em relação à limpeza preventiva e lavagem dos risers, não concordo com você.

        É exatamente isso que devem fazer os representantes competentes da sociedade gestora do edifício de apartamentos. Isto deve estar claramente indicado no contrato. E isso é regulado pelas normas e regulamentos de funcionamento técnico do parque habitacional.

        A limpeza e descarga dos risers de esgoto devem ser feitas pelo menos uma vez por ano. Além disso, os certificados de conclusão do trabalho relevante devem ser preenchidos e assinados.

        Fotos anexadas:
    • Vladimir

      Esses são os colcosianos que vão aconselhar e colocar mais e mais bacanas. Tudo tem suas próprias dimensões e requisitos. A propósito, tirado não do nada, mas tecnicamente justificado. Quando tudo é feito corretamente, dura décadas para uso privado. E alguns já depois das cinco, e alguns depois de um ano, limpam e acham que isso é normal. Bem, como um esgoto.

  2. Eugênio

    Direi por minha própria experiência amarga: se houver algum problema, chame um encanador com equipamento normal. Isso resolverá de forma mais rápida e confiável. Eu tinha uma história: um cano da cozinha estava entupido, comecei a limpar sozinho, o entupimento pareceu sumir, um dia depois aconteceu de novo, aí não aconteceu nada. Além disso, a água chegava até mim dos vizinhos de cima. Ou seja, o bloqueio não era só meu, mas também na tubulação principal. No total, a cozinha inundou. Não vou falar de comunicação com a gestora, está vazio. Eu tentei resolver sozinho. A propósito, em prédios de apartamentos isso é difícil. Para enfrentar o riser, você precisa reunir todos os vizinhos ao longo do riser. Para monitorar a água em sua área durante o trabalho. Então ele ligou para os trabalhadores da concessionária. Consertaram com cabo mecânico, atenção, em 12 minutos! Se eu tivesse ligado antes, teria economizado muito tempo e nervosismo! Tem um problema, a porta é para um profissional!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica