Conectando um chuveiro ao esgoto e ao abastecimento de água: instruções passo a passo
Com a instalação de uma cabine de duche em vez de uma banheira, sobra mais espaço livre na casa de banho.Ao mesmo tempo, a funcionalidade desta sala não é reduzida. Conectar você mesmo um box de chuveiro não deve causar nenhuma dificuldade, mesmo para um DIYer doméstico novato.
Basta seguir as regras simples de ligação à rede de abastecimento de água e esgoto, que se encontram listadas no artigo que apresentamos. Sugerimos que você se familiarize com a tecnologia de conexão descrita detalhadamente. Aqui você encontrará conselhos valiosos compartilhados por encanadores experientes.
Para facilitar a compreensão, as informações são complementadas por coleções de fotos, diagramas e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Tipos de cabines de duche e as nuances da sua instalação
A cabine de duche de uma casa de banho é uma instalação sanitária em forma de pequena caixa destinada à captação de água. É composto por um tabuleiro, uma estrutura envolvente com portas de batente ou de correr e dispositivos de abastecimento de água (torneiras, chuveiros e bicas de hidromassagem).
Alguns modelos também são equipados com rádios embutidos, geradores de vapor e aparelhos de aromaterapia.
Todos cabines de duche são divididos em dois tipos:
- Abrir – sem forro na estrutura, apenas com cercas nas laterais.
- Fechado – com espaço interno fechado por todos os lados.
As cabines de duche vêm em diversas larguras e comprimentos – desde modelos pequenos de 70 x 70 cm até modelos grandes com banheira de 2 x 2 m em vez de bandeja.Este último está disponível em acrílico, aço esmaltado, ferro fundido ou mármore artificial.
Os materiais utilizados na confecção desta canalização e as suas dimensões não têm muita influência na tecnologia de ligação às tubagens de esgoto e água. Em todos os casos, são utilizados os mesmos diagramas de conexão, técnicas e ferramentas.
As dificuldades só podem surgir se não houver panela, quando o furo de drenagem e a saída dele para o esgoto estiverem murados no chão.
O mais fácil de instalar é um modelo padrão pré-fabricado com base e painel de chuveiro. Para ligá-lo às comunicações, bastará ligar o sifão (escada de escoamento) ao esgoto e os tubos de água quente/fria aos tubos de abastecimento de água correspondentes na parede da casa de banho.
O layout de todas as tubulações já deve estar totalmente concluído no momento da instalação da cabine de chuveiro.
Uma cabine de duche sem divisórias traseiras e sem painel de duche também pode criar dificuldades. O papel do primeiro neste projeto é desempenhado pelas paredes do banheiro. E em vez do segundo, é instalado um misturador simples com regador.
Neste caso, a ligação da cabine de duche consistirá em ligá-la ao esgoto e fixar a torneira à parede. Neste caso, você não só precisará colocar canos de água na batedeira, mas também cobri-los lindamente com azulejos.
Tecnologia de conexão de cabine de chuveiro
Os pontos de abastecimento e drenagem de água dos diferentes modelos de cabines de duche estão localizados em locais diferentes. Antes de você fazer encanamento no banheiro e esgoto de risers, é necessário adquirir equipamento hidráulico instalado ou pelo menos estudar sua documentação.
Algumas cabines de duche podem exigir a colocação de um tubo de drenagem na betonilha ou a construção de um suporte (pedestal).
Quanto mais próximas as tomadas de água estiverem do misturador, mais curtas serão as saídas flexíveis necessárias para conectar o encanamento ao abastecimento de água. A situação é semelhante com o esgoto. Quanto mais curto for o ramal do ralo do chuveiro até o tubo principal, menor será a probabilidade de o sistema de drenagem ficar entupido.
O manual a seguir irá ajudá-lo a se familiarizar com a sequência de etapas de montagem e conexão do box do chuveiro ao esgoto:
Suponhamos que não tivemos que deslocar as tomadas de água, a água já foi fornecida ao local de instalação do sistema e um misturador foi instalado. Terminada a ligação da panela à rede de esgoto através de um sifão e um trecho de cano de esgoto, iniciamos os trabalhos de acabamento:
Passo #1: instalação de um palete ou pódio
Produzido pela primeira vez instalação de paletes, se estiver previsto no projeto do box. Esta “banheira” é instalada em suportes reguláveis, permitindo ajustar a altura do chão. Com a ajuda deles, a posição horizontal da lateral é nivelada.
A panela deve ficar estritamente na horizontal, então a água dela fluirá para o ralo sem deixar nenhum resíduo. Seu fundo é feito especialmente de fábrica com leve inclinação em direção ao esgoto. Se instalado incorretamente, deixará poças e manchas sujas ao secarem.
Se não houver bandeja no box do chuveiro, você terá que fazer uma estrutura de drenagem. A maneira mais fácil de fazer essa elevação é em concreto com revestimento de ladrilho ou mosaico.
Para fazer isso, primeiro o perímetro do pedestal é feito de tijolos cerâmicos maciços. Em seguida, um dreno é instalado internamente na altura necessária e conectado ao esgoto. Em seguida, é feita uma betonilha com inclinação em direção ao furo de drenagem.
Para evitar que se molhe posteriormente, recomenda-se adicionar vidro líquido ou PVA à argamassa de cimento para aumentar as propriedades hidrorrepelentes.
Os ladrilhos devem ser colados à betonilha com cola impermeável e, a seguir, esfregar as costuras com pasta hidrofóbica ou selante sanitário. O tubo de drenagem para dreno ou dreno com sifão em todos os casos é selecionado com diâmetro padrão de 4 cm.
Se você escolher uma seção transversal menor, o risco de bloqueios aumentará drasticamente. E será simplesmente difícil colocar um tubo muito grande em um espaço estreito sob a bandeja ou o piso da cabine.
Passo #2: conectando a panela ao esgoto
Ao conectar uma cabine de chuveiro com base à rede de esgoto, a tecnologia de trabalho é a seguinte:
- Um dreno é montado no palete no orifício correspondente.
- Um sifão está instalado.
- Um tubo de drenagem corrugado é conectado para descarregar no esgoto.
O diagrama para conectar uma cabine de chuveiro a uma tubulação de esgoto sifão plano deve ser incluído. Forma um selo d'água que evita que odores desagradáveis saam do sistema de drenagem.
Na sua ausência, um fedor se espalhará constantemente pelo orifício de drenagem, o que transformará o banheiro em um banheiro externo em um espaço fechado. E então, no processo de tomar banho, você terá que inalar os âmbares fedorentos.
Ao contrário dos sifões para pias, seus equivalentes para cabines de chuveiro são indissociáveis e possuem dimensões menores. Isto se deve à falta de espaço livre sob o palete acima do piso.
Se o orifício de drenagem do box do chuveiro estiver equipado com um bujão de pressão mecânico “click-clack”, então, se estiver entupido, não será possível nem mesmo liberá-lo com um cabo. Se formar um tampão de detritos no interior, será necessário deslocar o box do chuveiro e desmontar o sistema de drenagem.
Para garantir que a junção do tubo corrugado com a entrada de esgoto não permita a passagem de odores, é necessário colocar um manguito de borracha na extremidade do primeiro. Deve corresponder ao diâmetro do T de esgoto onde está inserido o sistema de drenagem do box do chuveiro.
Etapa 3: conectar canos de água
O melhor é abastecer o chuveiro com água do lavatório. Isso é feito usando mangueiras longas ou instalando saídas de plástico. E para não desligar completamente todo o riser de abastecimento de água em caso de reparos nas cabines, elas devem ser equipadas com válvulas adicionais.
Se a água nas tubulações for de má qualidade, também é necessária a instalação de filtros. Caso contrário, os bicos do chuveiro ficarão obstruídos rapidamente.
Via de regra, todas as tubulações do painel do chuveiro para abastecimento de água aos diversos bicos são conectadas de fábrica em um único sistema. Você só precisa apertar todas as porcas de montagem com uma chave inglesa para maior confiabilidade. Se o conjunto de tubos e conexões vier desmontado, deverá ser pré-montado de acordo com as instruções.
Para conectar uma cabine com chuveiro ao abastecimento de água, você precisa fazer o seguinte:
- Desligue completamente o abastecimento de água.
- Se houver torneira conectada, abra as torneiras para aliviar a pressão no abastecimento de água.
- Remova torneiras e chuveiros antigos.
- Aparafuse os adaptadores (buchas excêntricas) nas extremidades das conexões de abastecimento de água e ajuste-os de forma que suas linhas centrais correspondam às saídas do misturador.
- Se um painel estiver conectado, serão conectadas mangueiras flexíveis reforçadas em vez de excêntricos.
- Fita de reboque ou FUM é enrolada nas conexões roscadas e, em seguida, as arruelas são apertadas nas conexões.
O abastecimento de água do box do chuveiro é montado em plástico ou tubos de metal-plástico, conectados entre si por soldagem ou mangas de crimpagem. Mas sua ligação ao chuveiro deve ser feita com conexões roscadas. A necessidade de separá-los pode surgir a qualquer momento.
Não há necessidade de conectar nenhuma tubulação de água à hidromassagem. A sua bomba retira água para formar jactos da base de duche. O sistema de banho de vapor também não requer ligação de abastecimento de água. A água também entra no trocador de calor vindo da panela.
Se instalado no chuveiro misturador termostático, então você não pode conectá-lo através de um aquecedor de água a gás de fluxo contínuo. O termostato, ao regular a temperatura, provoca uma diferença de pressão nas tubulações. E a automação de um aquecedor de água instantâneo a gás em tal situação simplesmente o desliga.
Na instalação de cabine de duche numa habitação privada com abastecimento autónomo de água, recomenda-se o abastecimento de água quente exclusivamente através de caldeira de acumulação.
Etapa 4: conectar-se à rede elétrica e testar
Antes de verificar se há vazamentos nas conexões e ligar a água, ainda é necessário conectar o box do chuveiro à rede elétrica e instalar todos os seus painéis de vidro na base.
Se este último for de aço ou ferro fundido, deverá ser aterrado. Não se pode descartar a possibilidade de um secador de cabelo ou barbeador elétrico cair na água, por isso não custa nada se preocupar com a segurança.
Primeiro você precisa montar todos os painéis juntos, sem apertar os parafusos e parafusos até que parem. Somente se tudo funcionar corretamente será possível apertar completamente todos os fixadores. Como resultado, a estrutura não deve apresentar distorções ou deslocamentos grosseiros de elementos.
A linha de alimentação deve possuir condutores com seção transversal e aterramento suficientes. Cabines de duche modernas com uma ampla gama de funções adicionais consomem muita eletricidade. É melhor que eles instalem um cabo de três núcleos separado do painel com o RCD.
Todos os aparelhos elétricos do chuveiro são alimentados por um transformador abaixador com tensão de 12 V, portanto a probabilidade de levar um choque elétrico é quase zero.
No entanto, no banheiro existem muitos outros dispositivos domésticos conectados a uma rede de 220 V. O perigo deles é bastante real. Portanto, de acordo com as normas, as cabines com chuveiros devem ser conectadas à rede elétrica por meio de cabo aterrado e os próprios dispositivos devem ser aterrados; tomadas impermeáveis.
Anteriormente, quando todos os sistemas de abastecimento de água eram totalmente instalados a partir de tubos de ferro, não havia necessidade de realizar essas operações desnecessárias. A tubulação enterrada serviu como um sistema de aterramento totalmente confiável. Mas agora o metal está sendo substituído pelo plástico em muitos lugares. Como resultado, este condutor natural de corrente é cortado em vários lugares.
Conselhos de encanadores experientes
Por mais confiável que pareça a montagem de fábrica do painel do chuveiro, as porcas dos tubos, mangueiras e canos conectados devem ser verificadas e apertadas com uma chave inglesa. Depois de instalar o chuveiro no lugar, todos os nós de conexão ficarão invisíveis.
O que acontecerá atrás dos painéis vazios não está claro. Não faz sentido levar as coisas a uma inundação. Aperto e aperto novamente. Nenhuma conexão de tubulação deve vazar uma semana ou mês após a conclusão da conexão e instalação de chuveiro.
Se o orifício de drenagem do chuveiro estiver muito longe da entrada de esgoto, será necessário instalar uma bomba de esgoto. Não será possível organizar o fluxo gravitacional através de tubulações aqui. Esta unidade opera silenciosamente e tem o tamanho certo para ser colocada sob um palete.
Todas as tubulações devem estar localizadas em uma ligeira inclinação. O fluxo gravitacional é necessário tanto para o esgoto quanto para o abastecimento de água. Canos de esgoto são colocados com inclinação para o espelho, e os canos de água - deste para a cabine de duche, para que, ao desligar, a água saia completamente do sistema.
Em modelos excessivamente orçamentários, o dreno pode ser feito de liga de silumin. Esse dreno durará no máximo dois a três anos.É melhor gastar dinheiro imediatamente e substituí-lo por um análogo de aço inoxidável, que também vem com um sifão normal feito de plástico de alta qualidade.
As tubulações de água instaladas no box do chuveiro devem ser equipadas com válvulas de corte de esfera e coletores de sujeira. A água nos sistemas centralizados nem sempre é perfeitamente limpa. Se os buracos do regador ainda não estiverem entupidos com grãos de areia, os bicos definitivamente irão parar de funcionar. Filtros com válvulas podem ser colocados diretamente no riser ou nas extremidades das entradas próximas à cabine.
Se você quiser saber como consertar um box de chuveiro, você pode usar um dos Artigos populares nosso site.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos ajudarão você a entender as nuances da montagem e conexão de equipamentos de encanamento.
Vídeo nº 1. Instruções para montagem e conexão do chuveiro à rede de abastecimento de água:
Vídeo nº 2. Como instalar e conectar uma cabine de duche:
Você pode conectar uma cabine de chuveiro a utilidades sem envolver especialistas. Você só precisa ter habilidade para usar uma chave inglesa para conectar tubos e uma chave de fenda para montar a própria cabine. A instalação levará várias horas, mas tudo será feito com precisão.
Você pode compartilhar sua própria experiência na montagem e instalação de um box de chuveiro, tirar dúvidas e falar sobre as características de funcionamento no bloco abaixo. Por favor, comente e faça perguntas.
A experiência mostra que o chuveiro de um apartamento, se o chão do banheiro não tiver ralo, é uma bomba-relógio. Ao mesmo tempo, curiosamente, a opção mais inofensiva é quando uma pessoa compra um canto de chuveiro barato, sem parede traseira e tampa.Se ele conectar habilmente a mangueira do sifão ao esgoto e isolar a conexão entre a panela e a parede com algo parecido com uma borda de andorinha, seus vizinhos abaixo quase não correrão perigo.
Mas prédios sérios com torneira na parede de trás e tampa... são tantas as possibilidades de não apertar, tantas costuras que você pode esquecer de revestir com selante, que mesmo aplicado pode ressecar e rachar tempo... Apartamentos em que os vizinhos acima tenham essa cabine deveriam custar 10% menos.
É uma pena que a cabine de duche não seja montada como um kit de construção e, mesmo que saiba de onde vem a peça especificada, ainda não conseguirá montá-la na primeira vez. O principal é que seja um item de qualidade, caso contrário esse procedimento se arrastará por vários dias. Por algum motivo, a parte inferior da cabine teimosamente não se ajusta bem... além disso, durante a instalação, me deparei com o fato de que era necessário instalar silicone entre a lateral e a parede adjacente, a água escorria a partir daí durante o primeiro uso.
Belo artigo, obrigado!
Gostei do artigo, muitas informações úteis