Pinagem do cabo de par trançado RJ45: diagramas de conexão e regras de crimpagem

Os cabos de alimentação, tal como outros acessórios técnicos, falham nos momentos mais inoportunos.Mas se você tiver habilidades de crimpagem, um novo conector e as ferramentas necessárias, o problema pode ser resolvido em poucos minutos.

Outra dificuldade é que os cabos de Internet são multicore e um cabo de 4 pares é usado com mais frequência do que outros. Portanto, além de habilidades práticas, você precisará da pinagem RJ-45 correta - um esquema de cores adequado. Se você cometer um erro na distribuição dos condutores, poderá ficar sem Internet.

Neste material falaremos sobre as características dos cabos de par trançado e forneceremos diversos diagramas de crimpagem de cabos.

Características do par trançado

Um fio elétrico comum, por exemplo, VVGng 3*2,5, consiste em três núcleos. Isto pode ser entendido removendo o invólucro de polímero superior. Um par trançado (em outras palavras, um fio de rede, um cabo RJ-45) pode consistir em um par de fios ou vários.

Normalmente, são usados ​​​​patch cords prontos - seções de cabo de comprimento padrão (em média de 0,3 m a 30 m). Em ambos os lados, o cabo de fábrica é cravado com conectores - pequenos plugues de 8 pinos que podem ser inseridos em tomada de internet, conector no roteador, PC, TV e outros equipamentos.

Cabo de rede cat. 5e
Para uso doméstico, eles oferecem cabos de núcleo único e multinúcleo, mas estes últimos são usados ​​com mais frequência. Cabos de par trançado são vendidos em bobinas e vendidos por metro

Mas também é útil ter um pedaço de cabo que não tenha sido pré-crimpado: por exemplo, às vezes é necessário passar o cabo por um pequeno orifício na parede, de não mais que 5 mm. Neste caso, a crimpagem é feita após a instalação.

Características do cabo de Internet RJ-45 que podem ser úteis:

A largura de banda de um cabo RJ-45 é determinada por categoria. Existem 10 categorias no total - 7 principais e 3 subcategorias. As primeiras quatro categorias são consideradas obsoletas porque não suportam a velocidade de transferência de dados necessária.

Par trançado para casa
A mais popular é a categoria 5e, que pode consistir em 2 ou 4 pares de condutores. Este é um cabo mais flexível e mais fino que o seu antecessor - Categoria 5 Classe D

Quase todas as informações necessárias sobre o cabo estão localizadas na parte externa. A marcação dos diferentes fabricantes é diferente, mas geralmente são indicadas características como categoria, código da marca, método de blindagem (ou falta dele), número de pares e padrão.

Você pode ler sobre outros tipos de cabos usados ​​para conexão à Internet em nosso outro artigo.

Padrões de crimpagem padrão

A pinagem dos cabos de par trançado e a instalação dos conectores obedecem aos regulamentos da norma internacional EIA/TIA-568, que descreve o procedimento e as regras para comutação de redes intra-apartamentos. A escolha do esquema de crimpagem depende da finalidade do cabo e das características da rede - por exemplo, da largura de banda.

Crimpagem do conector RJ-45
Graças ao corpo transparente do conector, fica claro que os fios estão dispostos em uma determinada ordem, e não aleatoriamente. Se você misturar um par de condutores, a comutação será interrompida

Ambos os tipos de cabos - de 4 ou 8 núcleos - podem ser crimpados direta ou transversalmente, bem como utilizar tipo A ou B.

Opção nº 1 – cabo reto de 8 condutores

O método de crimpagem direta é usado quando você precisa conectar dois dispositivos:

  • de um lado - PC, impressora, copiadora, TV;
  • por outro lado - um roteador, um switch.

Uma característica especial deste método é a mesma crimpagem de ambas as extremidades do fio, pelo mesmo motivo o método é denominado direto.

Existem dois tipos intercambiáveis ​​- A e B. Para a Rússia, o uso do tipo B é típico.

Diagrama de pinagem direta para cabo de 4 pares
Diagrama de pinagem de um cabo de 8 fios para conexão direta de um computador a um dispositivo de comutação (HAB, SWITCH). Na primeira posição está uma veia branco-alaranjada

Nos EUA e na Europa, pelo contrário, a crimpagem tipo A é considerada mais comum.

Padrão de crimpagem tipo A
O tipo A difere do tipo B na disposição dos condutores localizados nas posições 1, 2, 3 e 6, ou seja, branco-verde/verde trocam de lugar com branco-laranja/laranja

Você pode realizar a crimpagem de ambas as maneiras, a qualidade da transmissão de dados não será prejudicada. O principal é observar a ordem das veias.

Opção nº 2 – crossover de 8 fios

A crimpagem cruzada é usada com menos frequência do que a crimpagem direta. É necessário se você precisar conectar dois computadores desktop, dois laptops ou dois dispositivos de comutação - hubs.

O crossover é cada vez menos utilizado, pois equipamentos modernos podem determinar automaticamente o tipo de cabo e, se necessário, alterar a alimentação do sinal. A nova tecnologia é chamada auto-MDIX. No entanto, alguns dispositivos domésticos funcionam corretamente há anos, não faz sentido trocá-los, portanto a crimpagem cruzada também pode ser útil.

Na crimpagem cruzada é possível utilizar os tipos A e B.

Diagrama de pinagem cruzada para cabo de 4 pares
Circuito crossover projetado para equipamentos de redes de alta velocidade (até 10 gbit/s), feito conforme tipo B. Todos os 8 condutores estão envolvidos, o sinal passa nas duas direções

Para utilizar o tipo A, é necessário alterar as mesmas 4 posições: 1, 2, 3 e 6 - condutores branco-verde/verde com branco-laranja/laranja.

Para uma rede com uma taxa de transferência de dados inferior de 10-100 mbit/s, existem regras diferentes:

Pinagem cruzada para cabo de 10-100 mbit/s
Circuito tipo B.Dois pares de torções - branco-azul/azul e branco-marrom/marrom - são conectados diretamente, sem cruzamento

O esquema do padrão A repete completamente B, mas em uma imagem espelhada.

Opção nº 3 – cabo reto de 4 fios

Se para transferência de informações em alta velocidade (por exemplo, Ethernet 100BASE-TX ou 1000BASE-T) for necessário um cabo de 8 fios, então para redes “lentas” (10-100BASE-T) um cabo de 4 fios será suficiente.

Diagrama de crimpagem para cabo de rede de 2 pares
Esquema para crimpagem de um cabo de alimentação em 4 núcleos. Por hábito, são usados ​​dois pares de condutores - branco-laranja/laranja e branco-verde/verde, mas às vezes são usados ​​outros dois pares

Se o cabo falhar devido a um curto-circuito ou ruptura, você poderá usar condutores livres em vez de usados. Para fazer isso, corte os conectores e prenda dois pares de outros fios.

Opção nº 4 – crossover de 4 fios

Na crimpagem cruzada, também são usados ​​​​2 pares, e você pode escolher torções de qualquer cor. Tradicionalmente, os condutores verdes e laranja são frequentemente escolhidos.

O circuito de crimpagem cruzado para um cabo de 4 fios raramente é usado, principalmente em redes domésticas, se você precisar conectar dois computadores antigos. A escolha da cor do núcleo não afeta a qualidade da transmissão de dados.

Como crimpar um cabo RJ-45 corretamente?

Existir várias maneiras de crimpar um cabo RJ-45, entre os quais há ainda a crimpagem do conector sem um alicate especial, usando uma chave de fenda comum.

Mas veremos como fazer com competência um patch cord funcional e confiável, cujas características não são diferentes dos modelos adquiridos.

Seleção e preparação de ferramentas

Ter um conjunto de ferramentas especiais em mãos torna a crimpagem de um patch cable muito mais fácil.Claro, você terá que alocar dinheiro para comprar um crimper, stripper, testador ou crosser, mas se você comprar uma ferramenta de qualidade, ela durará anos.

Para fixar adequadamente os conectores ao cabo, você precisará de:

As principais ferramentas listadas são um alicate e um testador - este é o conjunto mínimo necessário para a correta pinagem e crimpagem de cabos de par trançado.

Na hora de comprar um alicate é preciso verificar sua qualidade e é aconselhável testar primeiro a ferramenta. Alguns crimpadores são equipados com lâminas que podem ser usadas para retirar as veias.

Instruções passo a passo para crimpagem

Para fazer um patch cord, você precisará preparar materiais - cabos e conectores, armar-se com uma ferramenta e escolher um diagrama de pinagem dependendo de quais dispositivos o cabo acabado conectará.

Lista de materiais:

  • um pedaço de par trançado não ultrapassa 100 m - de acordo com a pinagem Ethernet, esse é o comprimento máximo dos padrões para uso doméstico;
  • para um cabo - dois conectores RJ-45 (sua marcação é 8Р8С);
  • conjunto de ferramentas – crimper, stripper, testador.

Na maioria das vezes, é necessário um cabo para conectar um PC a um dispositivo de rede, por isso nos lembramos do diagrama de crimpagem direto e, para maior confiabilidade, simplesmente o colocamos em um local visível para que fique diante de nossos olhos no momento da distribuição dos fios.

Opções para circuitos de crimpagem de fios
Um diagrama de cores pronto pode ser encontrado na Internet e impresso em um pedaço de papel - a percepção visual promove a memorização e não será mais necessária no futuro

Não se esqueça que os tipos A e B diferem apenas na localização das reviravoltas laranja e verde, ambas as opções podem ser utilizadas.

Instruções passo a passo:

  • Passo 1 – Cortamos um pedaço de cabo de acordo com o metro, sem reserva, mas de comprimento suficiente com alicate ou lâmina crimpadora.
  • Passo 2 – Recuamos do final 2-4 cm, fazemos stripper faça um corte circular no isolamento externo e remova-o com cuidado.
  • etapa 3 – Os condutores são torcidos aos pares, portanto antes da crimpagem desenrolamos todos os pares, endireitamos os núcleos e os distribuímos de acordo com o padrão escolhido.Além dos condutores, um fio de náilon fica escondido sob a carcaça - basta puxá-lo para trás.
  • Passo 4 – Cortamos os condutores. Para isso, recuamos 1,0-1,3 cm da borda do isolamento externo e cortamos os fios com alicate estritamente perpendicular ao eixo do par trançado. Garantimos que as pontas multicoloridas tenham o mesmo comprimento.
  • Etapa 5 – Insira os condutores no conector e empurre-os até o fim.
  • Etapa 6 – Realizamos a crimpagem: insira o conector com condutores no conector desejado do crimpador (marcado 8P) e aperte os cabos do alicate. Você pode ouvir um clique.
  • Etapa 7 – Verificamos a confiabilidade da fixação - puxamos levemente o cabo, como se estivéssemos tentando tirar os condutores do conector. Quando crimpados corretamente, os fios ficam firmes.
  • Etapa 8 – Testamos o patch cord acabado quanto à capacidade de manutenção. Inserimos os conectores nos soquetes do testador, ligamos o aparelho e monitoramos a indicação. Se tudo estiver em ordem, as luzes acenderão em verde aos pares. Caso não haja indicação ou a luz vermelha acenda, o procedimento deverá ser repetido.

A mão fica cheia rapidamente - após várias crimpagens independentes. A habilidade de crimpagem será útil ao se mudar para um novo apartamento, onde os fios de rede ficam escondidos nos rodapés ou costurados nas paredes e conectados a tomadas de computador.

Não há necessidade de se preocupar se o cabo for muito longo ou curto - você sempre pode prender o patch cord no comprimento desejado. Se o cabo de alimentação for mastigado repentinamente por um cachorro ou simplesmente dobrado, você poderá fazer reparos rapidamente.

Você também pode estar interessado em ver como conectar cabos de par trançado entre si. Para fazer isso, vá para esse link.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções curtas em vídeo:

Crimpagem de cabos das categorias 5 e 6, qual a diferença:

Quando não há ferramentas profissionais disponíveis:

Conhecendo a pinagem do par trançado, você pode crimpar rapidamente o patch cord, dependendo de sua finalidade. Essa habilidade é útil para qualquer usuário de equipamento pessoal, pois permite responder rapidamente a uma falha de sinal na rede local - substituir completamente o cabo de rede ou fazer pequenos reparos.

Você tem alguma dúvida sobre pinagem de cabos de par trançado? Por favor, pergunte-lhes na seção de comentários e tentaremos explicar quaisquer pontos pouco claros da forma mais clara possível.

Comentários dos visitantes
  1. Valéry

    O cabo de Internet conectado ao apartamento tem uma pinagem estranha.
    Diga-me, por favor, que tipo de sequência é essa? Não consigo encontrar em lugar nenhum

    Fotos anexadas:
    • Alexandre

      Presumo que o provedor fez um truque especial para impossibilitar a conexão usando o método padrão (e sem pagar). Com base no 568A, o par verde está no lugar, o par laranja é substituído pelo marrom, o par azul é substituído pelo laranja e o par marrom é substituído pelo azul. Além disso, o último par está de cabeça para baixo. Se a pinagem na outra extremidade do cabo for a mesma, tudo funcionará. O sinal do tambor informa a cor do isolamento.

  2. Andrii

    Meu provedor cravou o cabo de uma forma muito estranha, tem internet direto no computador, mas não tem internet no roteador... ((

  3. Gennady

    Olá! No cabo para o roteador td-w98951nd estão conectados os pinos 2, 4, 6, 8. E no roteador existem apenas os pinos 1, 2, 3, 6. Acontece que funciona em dois fios.

    • Administração

      Boa tarde. Muito provavelmente este é o caso.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica