É possível manter botijão de gás em apartamento: normas e regras para uso de gás de botijão
As explosões de cilindros de gás em arranha-céus e residências particulares têm um motivo - o não cumprimento das regras de armazenamento e uso. Todos os requisitos são explicitados e aprovados por lei. Porém, permanecem dúvidas: é possível manter botija de gás em apartamento, como instalá-la corretamente e quem deve controlar tudo isso - dúvidas frequentes dos usuários.
Vamos descobrir juntos como armazenar e utilizar adequadamente os botijões de gás, e também descobrir os principais erros que os usuários cometem na instalação dos equipamentos.
O conteúdo do artigo:
O que a lei diz?
A última alteração ao Decreto nº 390 “Sobre o regime de segurança contra incêndios” (datado de 25 de abril de 2012) data de 7 de março de 2019.
A nova versão afirma que:
- é proibido armazenar recipientes com gás inflamável em casas e apartamentos, em escadas e subsolos, em varandas e sótãos;
- Cada cilindro deve estar localizado em um anexo especial - um armário, trancado e equipado com uma placa de alerta “Inflamável. Gás".
A exceção são os recipientes de cinco litros que já estão conectados ao fogão e são usados ativamente. Neste caso o fogão deverá ser de origem de fábrica, não sendo permitida a utilização de cópias caseiras/modernizadas.
Onde comprar e reabastecer?
O próprio container pode ser adquirido em lojas de ferragens e em portais online especializados. Os serviços municipais de gás ajudarão a substituí-lo ou reabastecê-lo. Caso o consumidor pretenda entregar gás de forma independente em sua casa, o vendedor é obrigado a fornecer instruções completas sobre transporte, instalação e teste do equipamento.
Recomendamos também a leitura de nosso outro artigo, onde falamos detalhadamente sobre os requisitos técnicos dos botijões de gás e a tecnologia para seu reabastecimento. Mais detalhes - acesse link.
As pessoas que concluem com êxito o treinamento recebem instruções sobre todas as etapas do manuseio do equipamento e um certificado para a substituição tranquila de contêineres vazios no futuro.
A principal diferença entre os modelos disponíveis hoje é o design do dispositivo de travamento. Em produtos anteriores você pode ver a válvula.
Produtos modernos estão equipados válvula. Segundo profissionais do gás, a válvula é mais conveniente e segura para uso em casa. É melhor dar preferência ao armazenamento a longo prazo do dispositivo valvulado.
Sutilezas da localização do cilindro no apartamento
A resposta à questão de saber se é possível guardar uma botija de gás num apartamento é claramente negativa. E a colocação para conexão é possível.
É importante seguir as regras:
- A distância entre a estufa e o reservatório de combustível não pode ser inferior a 100 cm.A exceção são as versões blindadas que permitem a instalação a uma distância de 50 cm.
- O tanque de gasolina deve estar a um metro ou mais de distância de qualquer fonte de calor.
- É imprescindível manter o livre acesso a todos os dispositivos de travamento - válvulas e torneiras.
As normas acima também se aplicam à colocação de equipamentos antigos e já utilizados. Não pode ser guardado em apartamento. Mas se você não puder evitar isso por algum tempo, lembre-se das regras.
É preferível que a instalação e substituição do reservatório sejam efectuadas por especialistas de um serviço de gás certificado.
Isso evitará erros básicos:
- iniciar a instalação sem verificar a estanqueidade da válvula do tanque ao ar livre;
- realizar trabalhos em ambiente fechado e sem ventilação;
- desvios da posição vertical;
- usando a ferramenta errada.
O teste de vazamento é realizado ao ar livre. Uma solução de sabão é aplicada no local onde a haste sai da válvula. Em seguida, o fusível de transporte (plugue) é removido e o orifício de conexão é ensaboado. As bolhas que aparecem são um bom motivo para recusar o uso do equipamento.
Alguns conselhos de especialistas
O algoritmo de instalação é o mesmo para todos os fogões e placas concebidos para funcionar a gás.
Depois de preparar a ferramenta e os componentes, você deve:
- Conecte o tubo de entrada da placa e a conexão. Para selar a conexão você pode usar FUM- fita ou juntas especiais.
- Conecte a mangueira à conexão.Observe a presença de um O-ring na superfície interna da porca. E para selar a conexão roscada, você pode usar fita de vedação.
- Anexe a porca da caixa de engrenagens à válvula. Como as placas são equipadas com jatos projetados para pressão constante, recomenda-se a utilização de redutor. Normaliza a pressão arterial, que diminui à medida que é usada.
- Conecte uma mangueira de borracha à caixa de engrenagens e prenda com uma braçadeira.
Antes de ligar é necessário verificar o aperto de todas as conexões. Se pelo menos um deles apresentar estanqueidade inadequada, é inaceitável o uso de gás. A instalação precisa ser reinstalada.
Para obter instruções mais detalhadas sobre como conectar uma botija de gás ao fogão, leia este material.
Regras de utilização do equipamento
Infelizmente, as regras para o uso de cilindros de gás em prédios de apartamentos baseiam-se em tristes experiências. Todos eles pretendem alertar contra a repetição de tragédias já ocorridas.
Proibido:
- deixe o tanque aquecer;
- cobrir o recipiente com tecido ou qualquer material que não permita a passagem de ar, criando efeito estufa;
- repare você mesmo a válvula ou as conexões roscadas;
- elimine as causas de dificuldades na abertura da válvula sem ajuda de especialistas. Neste caso, recomenda-se chamar uma brigada de gás;
- permitir que crianças, bem como adultos com deficiências mentais e de memória, utilizem o fogão sem a supervisão de adultos capacitados;
- deixar o equipamento ligado e sem vigilância.
O não cumprimento das regras de utilização dos equipamentos pode resultar em uma grave tragédia, por exemplo, explosão de cilindro de gás. Portanto, antes de cada acendimento, o usuário deve garantir que não haja odor de gás. Uma vez cheirado, é fácil distingui-lo de outros odores. É aconselhável ensinar como distinguir o cheiro de gás e das crianças que moram no apartamento.
Em seguida, siga o algoritmo desenvolvido:
- Verifique as torneiras do fogão - devem estar trancadas e fechadas.
- Abra a válvula do cilindro.
- Leve um isqueiro doméstico ou um fósforo aceso ao queimador.
- Rode a torneira do queimador pretendido para a posição aberta.
Se ocorrer um flash forte ao ligá-lo pela primeira vez, você deve apertar bem o recipiente de gás e chamar a equipe de emergência. A ignição intensa é um sinal de que o tanque está cheio demais. Neste caso, a operação é proibida.
Como o ambiente onde são utilizados os aparelhos a gás deve ser ventilado regularmente, é necessário garantir o acesso ao ar fresco.
E mais uma regra que ajudará a evitar consequências incômodas. Ao final do cozimento, o primeiro passo é fechar a válvula do reservatório de combustível e, em seguida, a torneira do fogão. Seguir esta regra evita deixar o equipamento aberto.
Causas de preocupação
Muitas vezes, ao cozinhar, surgem situações relacionadas a combustível de baixa qualidade ou mau funcionamento do equipamento.
Para respondê-los corretamente, vale a pena conhecer os indícios de funcionamento incorreto:
- A cor vermelha da chama que sai do queimador. O principal motivo é a falta de oxigênio (o combustível não queima completamente), que pode ser mitigado com uma simples ventilação. Além disso, a fonte do problema neste caso pode ser o combustível de baixa qualidade.
- Aparecimento de fuligem. Um sinal claro de que a pressão de saída excede significativamente a norma permitida. O problema é resolvido com a substituição dos jatos.
- Apito, barulho, zumbido que emana do fogão quando ligado. Como regra, sons estranhos aparecem devido a injetores muito entupidos. Se estiver tudo bem com eles, é necessário reduzir a pressão na caixa de câmbio.
Se você consegue lidar sozinho com problemas simples, então, para resolver situações mais complexas, não será supérfluo recorrer a profissionais.
Por exemplo, se um vizinho instalou um tanque de combustível em um apartamento e ignorou os requisitos de segurança, esta situação não deve ser abafada. A utilização desses equipamentos é monitorada por serviços municipais especializados. No entanto, a prática mostra que o acesso a tais serviços nem sempre se caracteriza pela sua rapidez de resposta.
Os advogados sugerem uma forma mais eficaz. Caso um cidadão residente nas proximidades, em apartamento situado na entrada/edifício, não cumpra as precauções de segurança no manuseamento de explosivos, e não dê ouvidos às advertências, deverá marcar “112”. Todas as chamadas para este número são gravadas. Portanto, a reação a eles acaba sendo mais dinâmica.
Dependendo da natureza das infrações, especialistas enviarão ao endereço representantes da polícia, bombeiros ou serviço de gás. A legalidade da instalação, o estado técnico do equipamento e o cumprimento das condições seguras de funcionamento serão verificados no local.
Regras para armazenar recipientes vazios
A atitude em relação a um recipiente vazio deve ser exatamente a mesma que em relação a um recipiente recém-cheio. Os recipientes vazios devem ser armazenados bem fechados em uma sala separada. Portanto, um apartamento não é adequado para armazenar botijões de gás, mesmo os usados.
Um tanque antigo não pode ser:
- abrir, serrar, cortar;
- aquecer;
- uso para a fabricação de dispositivos explosivos, inclusive para fins domésticos pacíficos ou de construção;
- livre-se do gás restante;
- sucata sem tratamento adequado.
Os equipamentos usados deverão ser levados a um ponto de coleta de serviço especializado para inspeção ou substituição.
Verificando cilindros de gás
Cada recipiente é equipado com um carimbo ou “passaporte” metálico que indica as datas de validade, armazenamento e teste de pressão. A crimpagem é um teste de adequação. Durante essa verificação, os especialistas desparafusam a válvula e inspecionam a superfície interna.
Se as paredes estiverem em bom estado e não apresentarem danos visíveis, o tanque é enchido com água e submetido a um teste de pressão: é injetada uma pressão uma vez e meia superior aos valores de funcionamento.
O contêiner que permanece intacto após tal evento é “premiado” com um selo atualizado e pode ser utilizado posteriormente.
Sinais externos de equipamento defeituoso
Qualquer usuário pode determinar de forma independente a inadequação de um contêiner por meio de sinais externos:
- presença de ferrugem - produtos não sujeitos a utilização posterior, sendo que mais de um terço da superfície está ocupada por corrosão;
- a presença de vestígios de fogo - uma camada de tinta danificada;
- inchaço - espécimes em forma de barril com formato distorcido;
- presença de amassados.
Todos esses sinais são motivos para descarte imediato. Outro bom motivo é o término do prazo de armazenamento, cuja informação consta no selo.
Procedimento em caso de vazamento de gás
Caso apareça um cheiro claro de gás, recomenda-se apertar a válvula do cilindro, desligar o fogão e abrir as janelas. Para ventilação intensiva, você pode abrir janelas não só na cozinha, mas também em outros cômodos do apartamento. A alta concentração de uma substância no ar é motivo para procurar ajuda de especialistas, chamar representantes do serviço municipal de gás até sua casa.
É proibido usar isqueiros e fósforos, acender cigarro ou acender o fogão. Até que o vazamento seja eliminado, não se deve utilizar dispositivos que requeiram conexão à rede elétrica. Antes da chegada da equipe, todos os moradores do apartamento (inclusive os animais) deverão deixar o local.
Para evitar envenenamento e consequências mais trágicas de um vazamento, você pode usar sensores especiais ou kits de monitoramento de gás. Equipados com alarmes luminosos e sonoros, estes dispositivos irão informá-lo sobre um problema antes que apareça um odor perceptível.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Resumindo, pode-se argumentar que é proibido armazenar cilindros de gás em um apartamento comum. É permitida a utilização de tanques de 5 litros conectados ao fogão de fábrica.É importante observar as distâncias especificadas nos requisitos e monitorar sempre o funcionamento do equipamento.
O exemplo de uma placa mostra como conectar uma botija de gás. Observe que após a conclusão do trabalho, as conexões são verificadas quanto ao aperto:
Você pode fornecer informações interessantes sobre o tema, fazer perguntas a especialistas, compartilhar sua experiência ou participar da discussão deste material - o bloco de comunicação está localizado abaixo do artigo.
Onde está escrito que botijões de cinco litros são permitidos em apartamentos urbanos? Não consigo encontrar tal cláusula na resolução.
Em prédios de apartamentos não é permitida a instalação de botijões de gás diretamente no apartamento. Mas montar uma despensa especial ao lado da casa e passar mangueiras até o apartamento é uma boa ideia. Agora estou falando de grandes cilindros de 50 litros. Mas para botijões de 5 litros não é necessária licença, mas seu volume não será suficiente por muito tempo.
Mas quem no nosso país segue as regras, é bom se 50%... Há cerca de dez anos você podia guardar botijões de gás em seu apartamento: você cadastra com os gasistas, combina o reabastecimento do botijão com reposição, verifica o equipamento e conexões para desgaste periódico e pronto. Mas agora, devido a acidentes, é proibido o uso de grandes botijões de gás em apartamentos. Para residências particulares, o projeto deve ser coordenado com os trabalhadores do gás.
E outro ponto muito importante: não permita mudanças bruscas de temperatura, por exemplo, quando você traz uma botija cheia no inverno, não precisa levá-la imediatamente para um ambiente aquecido.
Temos um prédio de apartamentos (17 andares) com fogões elétricos.Um vizinho do vestíbulo comum deixa uma botija de gás numa caixa de madeira, que utiliza na instalação (trabalho a tempo parcial) de tectos falsos. O vestíbulo cheira a gás. Ele ignora nossos pedidos para remover o cilindro de gás. Isso é perigoso e o que devo fazer?
Meu vizinho trouxe um botijão de gás de 5 litros para o dormitório. Ele guarda um botijão de gás em um corredor comum, é possível fazer isso?
É importante seguir as regras básicas para o armazenamento de botijões de gás: - guarde o botijão de gás longe de chamas abertas. Além disso, não o coloque perto de fios elétricos expostos ou de vários aquecedores. Mantenha o recipiente na sombra, pois os raios do sol vão aquecer o recipiente, a pressão nele vai aumentar e isso pode causar uma tragédia; — armazene o cilindro em um local onde não possa ser contaminado com lubrificantes ou óleos.