Como conectar uma tomada de internet: guia de instalação passo a passo
Precisa instalar uma tomada especial para conectar a Internet, mas não quer chamar um técnico? Concorde que a auto-instalação economizará dinheiro e você terá confiança na qualidade do trabalho executado.
Mas você não sabe como conectar uma tomada de Internet e o que é necessário para isso? Diremos a você por onde começar - este artigo explicará detalhadamente ao artesão doméstico e ao engenheiro de construção os recursos da conexão e também fornecerá respostas abrangentes a todas as questões relacionadas.
Fotos visuais e vídeos úteis ajudarão você a entender o processo de instalação e informarão no que você precisa se concentrar ao conectar os conectores de soquete RJ-45.
O conteúdo do artigo:
- A necessidade de instalar uma tomada
- Opções de aplicação para soquetes de Internet
- Tipos e tipos de pontos de venda na Internet
- Colocar "par trançado" nas paredes
- Recursos da pinagem do cabo RJ-45
- Verificando sinais de fiação
- Instalação do bloco de terminais e montagem da placa de cobertura
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A necessidade de instalar uma tomada
A maioria de nós mora em apartamentos com vários cômodos e casas particulares. Para cada divisão individual dessas habitações, é necessário resolver um problema pequeno mas bastante “insidioso”: de qualquer forma disponível, criar um “ponto” para ligar dispositivos de diferentes tipos à Internet.
Parece que a resposta é óbvia - compre e instale um roteador Wi-Fi e não haverá problemas. Mas algumas pessoas, para dizer o mínimo, não estão satisfeitas com o impacto negativo das ondas electromagnéticas provenientes de geradores de média e baixa potência na sua própria saúde, na saúde dos seus entes queridos e especialmente nas crianças pequenas.
Portanto, vale a pena pensar em reduzir o “smog” eletromagnético em nossas casas e apartamentos.
Um desses métodos é instalar tomadas de Internet diretamente nas paredes da sala.
Você deve entender que esta é apenas uma das opções para fornecer acesso multiponto à Internet para laptops, computadores desktop, miniservidores e armazenamento de dados pessoais em uma casa/apartamento/escritório.
O processo de conexão de uma tomada com suas próprias mãos é apresentado na forma de instruções fotográficas passo a passo abaixo.
Opções de aplicação para soquetes de Internet
Além dos projetos de uso “doméstico”, ainda existem opções suficientes.
Em que a instalação de tais tomadas para Internet não será apenas relevante, mas por vezes simplesmente uma forma original de sair de uma situação especial e exigente em termos de segurança, tendo em conta as condições técnicas de fornecimento de acesso à Internet.
Dependendo do tipo e da finalidade do edifício, são apresentados requisitos técnicos para a disposição dos apartamentos nesses edifícios.
Existem várias categorias principais de tais instalações:
- escritórios, salas de aula e salas de servidores;
- Clubes de Internet e bibliotecas eletrônicas;
- Lojas de informática e oficinas de manutenção de equipamentos de informática;
- estruturas com maior proteção contra penetração.
Para a maioria dos escritórios e salas de aula, para além de disporem de pontos de acesso à Internet sem fios, é obrigatório equipar as paredes e mobiliário de escritório com tomadas RJ-45, que garantem a ligação dos postos informáticos “em funcionamento” à Internet, bem como aos locais. redes.
Nem uma única sala do tipo servidor pode funcionar sem conectores de par trançado instalados nas paredes.Este é um requisito obrigatório para todo engenheiro de TI que empreendeu a construção de uma “sala de servidores” ou data warehouse.
O rápido desenvolvimento da tecnologia afecta todos os aspectos das nossas vidas e, em particular, a educação.
Agora é muito “difícil” imaginar uma instituição de ensino de qualquer nível, da escola à universidade, sem a presença de ferramentas auxiliares de busca (computadores). Que buscam e disponibilizam as informações necessárias em um enorme “banco de conhecimento” - uma biblioteca eletrônica.
Se é um empresário privado ou proprietário de uma empresa que se dedica à venda e/ou reparação de equipamento informático e de escritório, então a presença de estruturas de tomadas é simplesmente “vital” para as condições normais de trabalho dos seus colaboradores.
E outro exemplo de equipamento obrigatório com tomadas e estruturas de Internet são as instalações para serviços de segurança corporativa e governamental.
Bem como instalações bancárias e outras instalações de armazenamento, com maior proteção contra penetração, onde qualquer radiação eletromagnética significativa é realmente proibida ou é possível a interceptação de pacotes de informações através de transmissão de dados sem fio.
Tipos e tipos de pontos de venda na Internet
Para entender que tipo de tomadas precisamos usar neste ou naquele caso, precisamos entender a classificação geral das tomadas para o conector RJ-45.
Mas primeiro, RJ-45 é um padrão unificado para conectar fisicamente computadores e switches de rede usando fio blindado padrão de 8 condutores, geralmente chamado de “par trançado”.
Porque fazendo uma seção transversal do cabo, você pode ver facilmente 4 pares de fios entrelaçados. Este tipo de fio é utilizado para construir a grande maioria dos canais de transmissão de informações em redes locais e públicas.
Você também pode estar interessado em informações sobre tipos de cabo de internet e recomendações para seleção.
Os especialistas sugerem a seguinte classificação de soquetes:
- Pelo número de conectores. Existem tomadas simples, duplas e terminais com 4-8 conectores. Além disso, existe também um tipo separado de tomadas combinadas. Esses módulos podem conter tipos adicionais de interfaces, incluindo áudio, USB, HDMI e o próprio RJ-45.
- Por taxa de transferência de dados. Existem muitas variedades e categorias, sendo as principais a categoria 3 - velocidades de transferência de dados de até 100 Mbit/s, categoria 5e - até 1000 Mbit/s e categoria 6 - até 10 Gbit/s em uma distância de até 55 metros.
- De acordo com o princípio da fixação. Por analogia com os produtos de instalação elétrica de energia, existem tomadas internas e superiores para computadores. Para uma tomada interna, o mecanismo (grupo de contato de terminais) é embutido na parede, enquanto para uma tomada externa é colocado ao longo da superfície da parede.
Para uma tomada com fiação oculta colocada na parede, é necessário ter um “copo” plástico protetor na parede onde o bloco de terminais é fixado. Uma tomada externa geralmente é montada usando um painel superior na superfície da parede.
Quanto aos fabricantes: são muitos, nacionais e estrangeiros. Recentemente, as empresas “chinesas” que produzem equipamentos de rede começaram a “nivelar-se” em termos de qualidade dos produtos acabados em relação a outras.
Os produtos distinguem-se claramente pela sua alta qualidade de marcas mundiais como Digitus, Legrand, VIKO, etc.
Vale a pena mencionar separadamente sobre “pedras angulares”.
Esta é uma arquitetura modular para colocar “pedras” individuais - conectores modulares para uma variedade de interfaces de áudio, vídeo, telefone, óptica, Mini-DIN e outras, incluindo RJ-45 em um painel padrão do bloco de soquete.
Este é um sistema bastante flexível e escalável para fornecer interfaces ao usuário final.
Colocar "par trançado" nas paredes
Vamos passar da teoria à prática. Se estamos falando em colocar cabos e fios em um novo prédio, então nenhuma dúvida especial deve surgir: colocamos o par trançado próximo ao restante das comunicações, geralmente em tubos corrugados, e os colocamos nas cavidades recortadas.
É imprescindível lembrar a quantidade de fios inseridos no canal e seu diâmetro médio, e também levar em consideração o diâmetro do canal + 25% da soma total de todos os diâmetros dos cabos.
Outra questão é se estamos renovando uma sala existente e criando novos canais. É necessário levar em consideração o material de que são feitas as paredes: moldura de painéis de gesso, tijolo, concreto, etc.
O mais difícil é fazer canais em concreto/tijolo sem danificar outras comunicações.
Para detectar a fiação nas paredes, você pode usar qualquer detector de fiação eletromagnética disponível.
Deve-se observar que haverá muita poeira se você trabalhar em concreto. Como resultado do bloqueio, poeira abrasiva e pequenos seixos cobrirão tudo na sala: paredes, teto, piso, móveis, equipamentos.
Portanto, é necessário inicialmente desocupar o cômodo ou cobrir tudo com filme plástico.
Recomendamos fortemente que o mestre use o seguinte conjunto:
- macacão apertado (jaqueta/calça);
- cocar (pode usar touca ou bandana);
- copos (recomendamos esquis ou outros com proteção para as zonas temporais da face);
- luvas finas e confortáveis, botas, equipamentos de proteção respiratória individual (máscaras de proteção, respiradores, bandagens, etc.).
Para criar ranhuras (formando canais em espuma de concreto ou paredes de tijolo), você precisa usar as seguintes ferramentas: escarificadores de parede, escarificadores de parede, sulcadores.
Como opção, ainda é possível utilizar potentes “retíficas” com discos de corte (diamantados). A profundidade de corte do canal deve ser de 30-35 mm, largura de até 25 mm exclusivamente para um ou mais fios de par trançado.
Absolutamente todos os canais e calhas devem ser feitos em ângulo reto - esta é uma regra obrigatória para qualquer reparo de construção.
Já as cavidades para tomadas são feitas com parafuso, martelo elétrico ou furadeira/martelo com encaixe de tomada.
Mas, inicialmente, você precisa determinar a localização aproximada dos pontos de venda de Internet nas instalações. Como regra, os furos para tomadas RJ45 são feitos a uma altura de 1000-1200 mm do chão ou 150-300 mm.
Para instalações residenciais, uma ou duas tomadas em paredes opostas da sala são suficientes. Para escritórios, uma tomada geralmente é colocada perto do futuro local de trabalho.
Em salas de servidores e salas com funções semelhantes, uma estratégia diferente é usada - faça 3-4 furos para blocos de encaixe modulares, dois blocos em uma parede e um em todas as outras paredes.
E a última coisa que você precisa prestar atenção em relação à colocação dos fios é que às vezes é possível estabelecer comunicações sob o chão ou no teto da sala.
Nesta situação, não se coloca a questão do portão das paredes, basta passar o fio por baixo do chão ou até ao tecto e retirá-lo na zona da tomada na parede.
Recursos da pinagem do cabo RJ-45
Antes de conectar tomadas de Internet, você precisa saber e entender claramente onde e de que cor montar cada fio de par trançado individual. Para fazer isso você precisa conhecer o esquema e as regras de crimpagem Crimpagem de cabo RJ-45 faça você mesmo.
Existem dois tipos principais Pinagem de fio RJ-45: reto e cruzado. O primeiro tipo de cabo é usado para conectar dispositivos finais (computador/PC, smart TV/Smart TV, switch/Switch) ao chamado roteador.
O segundo tipo de cabo é usado para conectar dispositivos com funções semelhantes (computador - computador, roteador - roteador, switch - switch) entre si.
Primeiro, deixamos cerca de 100-150 mm do plano da parede ao longo do comprimento do cabo e cortamos o resto do cabo. Este comprimento será suficiente para uma possível religação posterior da fiação.
Antes de iniciar os trabalhos de instalação elétrica, você pode se familiarizar com circuitos de crimpagem de par trançado para 8 e 4 núcleos, discutido em nosso outro artigo.
Agora você precisa liberar 4 pares de fios da bainha externa e da folha (ela atua como blindagem protetora), se houver.
Dentro do par trançado há também um fio especial com o qual você pode liberar facilmente toda a fiação necessária.Você também pode usar uma faca comum ou uma superfície de corte especial, equipada com quase todos os alicates de crimpagem.
Na próxima etapa, endireitamos todos os pares trançados de fios multicoloridos e cuidadosamente “assentamos” cada cor individual em seu nicho de acordo com a pinagem de cores no bloco de terminais do soquete.
Isso deve ser feito de forma que o resto do fio com isolamento “intocado” fique sob a braçadeira de fixação do bloco de terminais. Agora apertamos os parafusos de fixação com uma chave de fenda no bloco de terminais e ao mesmo tempo pressionamos os fios restantes para que não saiam de seus assentos.
Finalmente, com uma “sensação de força”, recuamos os conectores de fixação no bloco de terminais com uma chave de fenda e fixamos separadamente cada núcleo no grupo de terminais, enquanto cortamos a trança de pequenos fios. Então cortamos os restos. A fiação deve estar toda localizada na mesma altura da base do bloco de terminais.
Você também pode encontrar informações sobre maneiras de estender o par trançado.
Verificando sinais de fiação
Vale ressaltar separadamente a possibilidade de verificar a presença, e principalmente a exatidão, dos sinais que passam pelos 8 núcleos de um cabo de par trançado. Isso pode ser feito usando um testador elétrico comum.
Mas primeiro você precisa ter um patch cord (fios prontos para uso em ambas as extremidades são montados, novamente de acordo com um padrão de pinagem direta, conectores RJ-45) e um segundo soquete de Internet não montado ou keystone.
Primeiro montamos a segunda extremidade do fio colocado em um soquete/keystone não montado, no qual inserimos uma extremidade do patch cord.
Colocamos o testador no modo de sinal sonoro e comparamos os canais correspondentes dos conectores no patch cord e na tomada de Internet. Recebemos um sinal sonoro que indica a presença de uma conexão.
Também existe a opção de verificar sinais usando testadores de cabos especiais, mas isso requer outro patch cord pronto para funcionar de maneira direta. Inserimos uma extremidade de cada patch nos soquetes (novos e temporários) e inserimos as outras duas no cabo do testador.
A luz e o som no painel do testador indicam a presença ou ausência de um sinal em um determinado núcleo de par trançado. Olhamos e verificamos o sinal.
Idealmente, receberemos 8 sinais luminosos e sonoros em sequência no testador de cabos. Dessas duas formas, você pode verificar a exatidão da pinagem e a presença de um sinal completo para transmissão de dados via par trançado.
Instalação do bloco de terminais e montagem da placa de cobertura
Após a verificação dos sinais, passamos para a parte final da instalação da tomada de Internet.
Para isso, esconda cuidadosamente o restante dos fios e retorne o bloco de terminais com os condutores conectados de volta ao soquete da tomada, aperte-o com os parafusos de fixação no “vidro” embutido.
O bloco de terminais deve “assentar” firmemente no soquete, não deve haver fios salientes ou torcidos.
Mais uma vez verificamos se a conexão está correta, para isso conectamos um dispositivo, por exemplo, um laptop, e verificamos se ele detecta uma rede local conectada ou a Internet.
Caso não haja conexão no dispositivo, voltamos ao ponto de pinagem e verificamos novamente a exatidão das ações realizadas, bem como a qualidade da compressão. Muitas vezes acontece que um dos cabos simplesmente não está suficientemente pressionado no bloco de terminais. Para fazer isso, você só precisa encaixar o grampo central com mais força.
Após uma verificação adicional da funcionalidade da rede, cortamos todos os fios salientes restantes e procedemos à instalação da placa de cobertura. A tampa geralmente é equipada com várias travas de plástico.
Basta colocá-lo com precisão no encaixe da tomada e pressioná-lo até ouvir um clique. Pronto, a tomada de Internet está instalada e pronta para uso.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções semelhantes podem ser usadas para conectar e instalar qualquer tipo de tomada de Internet:
Eles podem diferir na localização dos grupos de contato e no conjunto de interfaces, no método de montagem, mas isso não altera em nada a essência do assunto:
Conectar tomadas de Internet simples ou modulares com suas próprias mãos é possível para qualquer artesão doméstico, sem falar nos engenheiros de TI. O principal é “adivinhar” a pinagem colorida dos núcleos pela primeira vez e obter um sinal de transmissão de dados de alta qualidade via par trançado.
Você já realizou trabalhos de instalação elétrica repetidamente e pode complementar as informações de nosso artigo com recomendações práticas? Ou você instalou essa tomada com as próprias mãos e se deparou com um ponto interessante que não mencionamos aqui? Por favor, compartilhe suas dicas com nossos leitores - deixe comentários abaixo deste artigo.
Em casa, instalei o cabo de Internet do roteador para dois computadores desktop em salas diferentes.
O artigo descreve o processo detalhadamente e, à primeira vista, pode parecer muito difícil de fazer. Na verdade, não há nada de difícil nisso. Compre um cabo de par trançado com o comprimento necessário e um alicate de crimpagem, também não se esqueça da quantidade necessária de plugues. Recomendo comprar plugues com reserva, pois sem experiência você não conseguirá crimpá-los corretamente nas primeiras 2 a 3 vezes.
Peguei uma tomada suspensa para não furar a parede. A colocação do cabo e a instalação da tomada não causam dificuldades, toda a sabedoria está na crimpagem correta e de alta qualidade do cabo no plugue.
Ao conectar computadores ao roteador, utilizei o diagrama de pinagem conforme tipo A. Bom, observe atentamente as cores dos fios, pois o cabo possui fios listrados da mesma cor e fios da mesma cor sem listras, é importante para não confundi-los. E então é apenas um truque de prestidigitação.
Bom dia! Gostaria de acrescentar um pouco às suas instruções e lembrá-lo de mais alguns pontos importantes que me parecem.
É aconselhável que o comprimento total do cabo do equipamento do provedor até o seu aparelho no apartamento não ultrapasse 100 metros, pois se a metragem ultrapassar 100+ o sinal fica parcialmente enfraquecido.
Também é importante escolher o cabo certo.Se for instalar na parede, é melhor levar um cabo com núcleo de cobre. Vai durar mais e transmitir melhor o sinal.
A radiação Wi-Fi é realmente tão prejudicial que vale a pena passar um fio por todo o apartamento? Não sei, eu pessoalmente uso um roteador, reduzi a potência do seu transmissor para 20% da potência total e funciona bem.
De modo geral, é estranho ouvir falar dos perigos do wi-fi quando estamos constantemente neste ambiente - qualquer café, vizinhos atrás do muro e até mesmo alguns ônibus o possuem. Como se costuma dizer, você não pode se esconder longe. Mas se você realmente quer um fio, eu escolheria o método do canal a cabo - menos trabalhoso e mais barato.
Sim, agora não há como escapar das redes wi-fi e é realmente estúpido passar um cabo por todo o apartamento. Mas todos os tipos de casos acontecem. Por exemplo, você pode cuidar dessas tomadas com antecedência durante os reparos, ao instalar a fiação principal. Será bastante conveniente mais tarde.
Bem, ou mesmo os jogadores profissionais precisam de um cabo para reduzir o ping :)
Talvez eu esteja errado, mas a primeira a aparecer foi a pinagem “cruzada”, que você listou como tipo “B”. Para conectar computadores diretamente, antes mesmo do advento das redes locais, da Internet, roteadores, roteadores, etc. E foi designado como tipo “A”. Me deparei com a instalação de soquetes de computador ABB Basic. Você me confundiu. Existe um diagrama?
Conforme afirmado nos comentários acima, o cabo de cobre é mais confiável. Eu instalo sistemas de videovigilância usando cabos de par trançado (PoE). Se o cabo não for de cobre, quando o comprimento da linha for superior a 60-70 metros, as câmeras IP sofrerão perda de sinal. O cobre tem capacidade para 100 m. Você pode verificar descascando o núcleo e raspando-o com uma faca. Se ficar branco, é banhado a cobre. A diferença de preço é de 20 a 40 rublos/m.
Em relação ao Wi-Fi. Se você tiver uma casa de dois andares ou um rublo de três rublos em uma casa monolítica (painel), um roteador com três antenas poderosas irá salvá-lo? E imagine como ele emite radiação além da radiação eletromagnética da fiação elétrica. Além disso, um novo protocolo IPBaseT (HDBaseT) foi desenvolvido para transmitir vídeo 4K por meio de cabos de par trançado, e não por 4 cabos HDMI como é agora. 8K no futuro. Todos os 4 pares (8 núcleos) são usados, não 2 como agora.
O cabo pode ser colocado em um pedestal com canal de cabo. Ou sob o pedestal do teto. Ao crimpar um conector RJ-45, você deve endireitar cuidadosamente todos os fios e cortá-los uniformemente. Eu instalo sistemas usando cabo blindado (FTP, não UTP). Nem sempre é possível passar redes locais separadamente dos cabos de energia (especialmente em dutos de cabos de escritório) e cruzá-los em ângulos retos.
Quanto à pinagem do conector RJ45 por cor, tudo é bastante simples, aqui o autor não tocou no fundo, pois simplesmente não será do interesse de muitos que não são iniciados no assunto.
Em relação à conexão de câmeras IP - concordo com você aqui, apenas cabo de cobre. O cobre é mais prático, mais durável e menos suscetível a danos mecânicos ao dobrar e torcer.
Em relação aos roteadores para casas de dois e três andares, seria mais prático fazer 2 a 3 roteadores em cada andar do que instalar um potente.
Quanto a colocar os cabos de rede separados da fiação e dos cabos de alimentação - sim, isso é ideal, mas na prática nem sempre é possível seguir esta regra. Para evitar estresse adicional no cabo devido à flexão em ângulos retos, faço torções redondas.
Bom Dia a todos.Instalei uma tomada de Internet em casa conforme diagrama “B” e quero conectar um roteador a ela. Diga-me, por favor, como prensar ambas as extremidades de um cabo de par trançado entre o soquete e o roteador?
Como conectar 8 cabos?
Existe uma tomada de internet com duas entradas. Anexei o diagrama. Conectei um de acordo com o primeiro circuito “B” com 4 fios, o segundo de acordo com o segundo. Question: como conectar a 2 conectores do outro lado? Obrigado