Como crimpar um cabo de Internet RJ-45 com suas próprias mãos: métodos + instruções para crimpar um conector de Internet

A tarefa inicial do provedor é instalar um modem/roteador e conectar o consumidor à rede.Normalmente o trabalho de instalação é realizado gratuitamente, mas no futuro você terá que pagar pela assistência de representantes da empresa.

Para evitar fazer uma chamada ao conectar um novo dispositivo, quebrar ou criar uma rede interna, você precisa aprender como crimpar um cabo de Internet em casa. Vejamos os principais métodos e diagramas para crimpagem de fios com conectores RJ-45.

Quando a crimpagem RJ-45 é útil?

A tecnologia está em constante aprimoramento, novos dispositivos conectados à Internet estão surgindo. Se houver um pedaço grande em casa cabo de rede e uma ferramenta de crimpagem, você não precisa comprar patch cords caros ou chamar um especialista todas as vezes.

O procedimento comprovado de fabricação de cabos não leva mais de 5 minutos.

Aqui estão algumas situações em que as habilidades de crimpagem serão úteis:

Se você precisa preparar um projeto ou concluir uma tese com urgência e o cabo ficou inutilizável, às vezes apenas suas próprias habilidades podem ajudar. Principalmente se o problema aconteceu tarde da noite, quando todas as lojas estão fechadas ou você está longe da cidade.

É impossível prever todas as situações relacionadas ao par trançado, por isso é melhor saber com antecedência como o cabo LAN é construído e como é crimpado.

Materiais e ferramentas para trabalho

Para fazer um patch cord completo e funcional com suas próprias mãos, você precisará de um pedaço de cabo de rede, também chamado de par trançado, e conectores, em alguns casos - 1 conector.

Você não pode construir um patch cord com as próprias mãos, para isso você precisa de um alicate de crimpagem especial (crimper) e um stripper - um dispositivo para remover o isolamento. Vejamos o que eles são.

Cabo de internet de par trançado

O nome “par trançado” é completamente verdadeiro.Se você retirar o polímero isolante do cordão, embaixo você encontrará 2 ou 4 pares de fios torcidos em espiral, de cores diferentes.

Par trançado - cabo de internet
O diagrama mostra um cabo de par trançado padrão usado para autocrimpagem. Escondidos sob o isolamento estão 4 pares de fios, torcidos de acordo com a cor: azul com branco-azul, laranja com branco-laranja, etc.

Mas não pense que este é o único tipo de cabo de rede.

Na verdade, três opções são usadas ativamente, cada uma das quais difere no grau de proteção:

  • UTP – um produto simples em um invólucro de polímero sem blindagem, adequado para construir redes domésticas e conectar dispositivos a roteadores e switches;
  • FTP – um cabo cujo invólucro é reforçado com folha; a blindagem protege contra interferências externas e ajuda se uma linha de energia passar nas proximidades;
  • STP – um cabo com dois graus de proteção; além da bainha metálica comum, cada fio possui uma segunda individual.

A primeira opção é a mais barata e mais comum. Faz sentido comprar o segundo se os fios da Internet forem colocados na mesma ranhura, canal a cabo ou pedestal das comunicações de energia.

O terceiro, o mais caro e protegido, não é utilizado de forma privada. É usado em empresas manufatureiras, grandes centros de comunicação e outras organizações “sérias”.

Cabo FTP para internet
Representação esquemática de um cabo FTP. Se um cabo UTP normal tiver comprimento limitado, caso contrário o sinal será perdido, um produto com proteção dupla será esticado em uma distância superior a 100 m

Todas as opções acima podem ser de núcleo único ou multinúcleo. Os primeiros não apresentam boa flexibilidade, mas mantêm um sinal estável, sendo mais utilizados para ligação de instalações eléctricas - tomadas de Internet.

Os segundos, mais elásticos, são utilizados para cabos comutáveis, embora sejam mais difíceis de crimpar.

E mais uma qualidade que caracteriza o rendimento dos fios é a categoria. Geralmente é indicado na camada isolante.

Tabela de categorias de cabos de Internet
Tabela de categorias de cabos de Internet. Para redes de comunicação doméstica é utilizada a categoria 5, ou seja, UTP Cat 5 e Cat 5e com taxas de transferência de dados de até 100 Mb/s e 1 Gb/s, respectivamente.

Assim, se você planeja realizar comunicações pela Internet separadamente da linha de energia, a opção mais barata, mas dinâmica, é adequada - UTP cat 5e.

Conector e seu dispositivo

Um plugue Ethernet inserido em soquetes de PCs, TVs, roteadores, comunicadores, soquetes e outros dispositivos é um conector. Tem dois nomes comumente usados ​​- RJ-45 E 8P8C. O design de um conector de Internet parece simples se você souber para que são necessários seus elementos.

Dispositivo conector de par trançado
Design do conector: 1 – corpo plástico transparente; 2 – trava de fixação; 3 – entrada de cabo; 4 – tira de crimpagem de montagem; 5 – canais para núcleos; 6 – contatos em latão ou bronze; 7 – saliências de faca

Uma breve descrição do processo de crimpagem: os fios, desmontados em uma determinada ordem, são inseridos no orifício de entrada e distribuídos entre os canais, a seguir o conector é inserido em um soquete especial do alicate de prensagem e fixado.

O que acontece é que a barra de fixação desce sobre o isolamento externo e fixa firmemente o cabo. As saliências em forma de faca dos contatos cortam o isolamento dos núcleos, o que garante a conexão elétrica dos contatos com os condutores.

Ao mesmo tempo, as partes externas dos contatos são embutidas na caixa - o resultado é um plugue para conexão às portas dos dispositivos de rede.

Tampa protetora para conector
A tampa, que é colocada no cabo de rede e no conector, protege a conexão e evita que ela seja “puxada” quando o cabo é frequentemente trocado de uma tomada para outra

Além dos conectores RJ-45 simples, você encontra produtos com um inserto fino que guia os fios nos canais necessários. Para comunicações blindadas, destinam-se os mesmos plugues blindados - eles podem ser reconhecidos pelo seu acabamento metálico.

Ferramenta de crimpagem de par trançado

Se você deseja se preparar completamente para o procedimento de crimpagem e se munir de todas as ferramentas necessárias, compre:

O stripper difere de uma faca de construção comum porque remove cuidadosamente a capa protetora dos fios, cortando apenas o isolamento polimérico e sem danificar os fios. Leia mais sobre a tecnologia de decapagem de fios em este material.

Pinças de crimpagem
O crimper pode ser especial ou multifuncional. A segunda opção, além de tomadas para conectores RJ-45, também pode possuir tomadas telefônicas RJ-11, RJ-12. Freqüentemente, esses alicates possuem um alicate de corte embutido

Um testador de cabo é necessário para verificar a conexão correta dos conectores e a facilidade de manutenção da linha.

A presença de problemas é indicada pelo brilho vermelho dos LEDs, se tudo estiver normal com a conexão dos condutores - verde.

Kit de crimpagem
Por conveniência, você pode comprar um kit de ferramentas - será mais barato do que comprar dispositivos separadamente. Além dos itens listados, o kit pode incluir chaves de fenda, pacotes de conectores, sonda de rede, etc.

A ferramenta de cruzamento não está envolvida na fabricação do patch cord, é necessária quando é necessário conectar o cabo de rede a um patch panel, rodapé, soquete ou cruz.Geralmente é utilizado por especialistas ao trabalhar com painéis de distribuição elétrica. Na verdade, a sua presença não é necessária.

Visão geral dos circuitos de crimpagem

A operação correta do fio é garantida por um determinado arranjo de núcleos no conector. Existem dois esquemas principais de pinagem para um cabo de 8 núcleos e outro para um cabo de 4 núcleos, que quase ninguém usa mais.

Se um dispositivo de comutação - roteador ou switch - precisar ser conectado a um PC, laptop ou multifuncional, será necessária a pinagem direta. Ao conectar dois computadores diretamente - cruzamento.

Ambos os circuitos possuem uma designação digital:

  • direto – 568V;
  • cruzamento –568A.

É melhor saber a localização dos fios em ambos os casos, pois ambos os diagramas podem ser úteis para uso doméstico na criação de uma rede interna.

Diagrama de conexão direta
Esquema direto. Durante o processo de crimpagem de ambos os conectores, os fios são posicionados de forma idêntica, como se estivessem em uma imagem espelhada. A ordem dos condutores e sua proporção de cores também são importantes.

Os fios não podem ser trocados. Se o laranja seguir o branco-laranja, nem o azul, nem o verde, nem qualquer outro cabo deverão ser conectados - o cabo não funcionará.

Mas há um ponto - os fios laranja e verde são intercambiáveis, ou seja, o número 1 pode ser branco-verde, depois verde e assim por diante.

Diagrama de conexão cruzada
Circuito cruzado. Mais complexo e requer memorização, pois os condutores são conectados não apenas ao contrário, mas em uma ordem especial, e a posição de alguns permanece “reta”

Se de repente, em vez do popular cabo de 8 núcleos, você tiver que crimpar um cabo de 4 núcleos, usado apenas para conectar dispositivos periféricos, será necessário um circuito completamente diferente.

Ao usar os mesmos conectores, a ordem de conexão dos condutores muda.

Diagrama de pinagem direta para cabo de 4 núcleos
Diagrama de pinagem direta para cabo de 4 núcleos. A peculiaridade da conexão é que algumas faixas permanecem livres. Os pinos 1-3 e 6 estão ativos, apenas os condutores laranja e verde funcionam

Os números de contato estão estampados no conector; devem ser levados em consideração na instalação dos fios. Para não se confundir com a ordem de colocação, basta encontrar o número 1 ou 8.

Leia mais sobre crimpagem de cabos de par trançado em 8 ou 4 núcleos Avançar.

Instruções para crimpagem RJ-45 adequada

É melhor estudar a parte teórica antes de começar a crimpagem dos conectores RJ-45 com as próprias mãos, para não ter que refazer depois.

Para praticar, você precisa estocar ferramentas, paciência e usar vários plug-ins de Internet. Se o patch cord de teste funcionar, você poderá facilmente fazer cabos de Internet no futuro.

Opção nº 1 – Conexão direta direta

Este é o principal procedimento que deve ser praticado, pois conectar um PC desktop ou laptop a um roteador ocorre com mais frequência do que outros tipos de comutação.

É neste diagrama que você pode colocar as mãos nele - em outros casos você só terá que trocar os fios.

Após o procedimento, se a crimpagem for realizada corretamente, os fios não poderão ser retirados do conector mesmo com força. O cabo é preso firmemente por dentro, prendendo a parte isolada.

Crimpagem de cabo de rede
Após o primeiro conector, crimpamos o segundo usando o mesmo esquema de conexão direta. O resultado deve ser um cabo funcional do comprimento necessário com dois conectores de Internet nas extremidades

A operação foi realizada sem o uso de tampas, caso decida utilizá-las, coloque-as no cabo antes de iniciar a crimpagem.

Após a crimpagem, puxe a extremidade larga da tampa sobre o conector, a extremidade estreita permanece no cabo.

Verificando o cabo com um testador
Para verificar a capacidade de manutenção, usamos um testador. Conectamos as pontas do cabo a diferentes partes do dispositivo. Se os fios estiverem crimpados corretamente, as luzes verdes acenderão alternadamente

Quando um erro é detectado, os LEDs mudam de verde para vermelho. Isso pode significar que os condutores estão invertidos ou que há um curto-circuito em algum lugar.

Opção nº 2 - Conexão cruzada

Se você decidir conectar um computador ao roteador por meio de outro, ou seja, conectar dois dispositivos pessoais diretamente, precisará de um esquema cruzado.

Difere do anterior apenas na disposição dos fios com base na cor - a ordem dos condutores na segunda extremidade não é a mesma da primeira.

A propósito, novas tendências técnicas podem levar ao abandono completo de sofisticações como um circuito complexo de conexão cruzada.

Muitos dispositivos digitais modernos já estão equipados interface do novo padrão Auto MDI-X. O sistema determina de forma independente e automática o tipo de conexão e seleciona o modo de comutação que considera ideal.

Isso significa que basta fazer uma conexão direta - então o dispositivo técnico fará tudo sozinho.

Opção nº 3 - crimpagem de um cabo de quatro núcleos

A principal diferença entre a conexão é que apenas 4 dos 8 condutores estão envolvidos no processo.A diferença funcional está na redução da velocidade do sinal.

Acontece que 4 condutores estão funcionando e outros 4 permanecem livres. Eles podem ser aparados ou simplesmente dobrados para não atrapalharem.

Crimpagem sem usar mandíbulas de pressão

Você nem sempre tem uma ferramenta especial em mãos, então a seguir veremos como crimpar você mesmo um pedaço de cabo de Internet sem um crimpador.

Uma alternativa às pinças de pressão servirá como ferramenta principal - chave de fenda comum (com fenda).

Este método é mais longo e trabalhoso do que a crimpagem com um alicate de pressão, mas justifica-se na ausência de uma ferramenta especial. Um cabo devidamente crimpado não funciona pior do que um analógico adquirido.

Também recomendamos a leitura do artigo onde falamos sobre as melhores maneiras de conectar cabos de par trançado entre si. Mais detalhes - acesse link.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções detalhadas em vídeo sobre como crimpar um cabo de rede:

Prendedor de roupa, chave de fenda, apontador - conjunto de crimpagem alternativo:

Por que é importante seguir a ordem das cores:

Qualquer pessoa pode aprender a crimpar fios de Internet; você não precisa obter qualificações ou ter nenhum talento especial. Basta entender a estrutura do cabo e do conector, aprender alguns diagramas e adquirir um alicate de crimpagem especial.

Tendo dominado a habilidade em sua rede doméstica, você poderá ajudar seus pais, vizinhos e amigos, livrando-os de problemas de comunicação pela Internet.

Se você teve que apertar repetidamente os fios da Internet, compartilhe sua experiência com nossos leitores. Talvez você conheça as sutilezas que não levamos em consideração em nosso material? Escreva seus comentários no artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Semyon

    Eu precisava conectar um computador sem adaptador wi-fi à Internet; precisava passar um fio do roteador até ele. Há um grande pedaço de cabo de Internet em casa. Estou pensando em tentar pressioná-lo sozinho ou comprá-lo. Por um lado, nunca fiz isso e não tenho ferramenta, por outro lado, leio e entendo que tudo é feito de forma bastante simples. Resta levar um crimpador e o resto da ferramenta para algum lugar por um tempo, e não comprá-los apenas para um uso.

  2. Vladimir

    Você não precisa fazer isso sozinho - parece muito simples, mas você pode facilmente fazer algo errado. Pegue um alicate de pressão do pessoal de TI para almoçar e apenas prenda o cabo. Esta é a opção mais simples e há especialistas em TI por toda parte.

    Bom, ou é mais fácil comprar um já pronto, também é barato. E concordo, é muito fácil crimpá-lo, mas para isso é preciso ter conectores e uma ferramenta, e o usuário comum não tem tudo isso em casa.

  3. Vladimir

    Apresentado de forma acessível e compreensível.Isso me ajudou, obrigado por este artigo.

  4. Olesia

    Isto é simplesmente fantástico. Nunca na minha vida pensei que fosse tão simples)) Ver fios intermináveis ​​enrolados foi muito chato, e acho que esses mesmos especialistas em TI são iguais em todos os lugares.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica