Um gêiser pode explodir: o que causa a ameaça e como evitá-la

Nos apartamentos modernos, a água quente não é um luxo, mas uma necessidade.Concordo, aquecer água para uso doméstico em um fogão no século 21 é uma loucura. Como no nosso país é mais rentável usar o gás do que a eletricidade, os esquentadores a gás (esquentadores instantâneos a gás) são simplesmente insubstituíveis.

Graças a este equipamento, a água quente está disponível em casa durante todo o ano. No entanto, todos os aparelhos a gás são potencialmente perigosos. Diremos se um gêiser pode explodir e por quais motivos.

Você também aprenderá as regras básicas para a operação segura de um aquecedor de água a gás, quais dispositivos de proteção são instalados em equipamentos modernos de aquecimento de água e o que procurar ao comprar um aquecedor de água a gás.

Como funciona um aquecedor de água a gás?

O termo “aquecedor de água a gás” é um legado do período soviético. Naquela época, quando o abastecimento de água quente estava apenas sendo estabelecido, durante a construção das casas, eram instaladas nos apartamentos caldeiras a gás simplificadas de parede, não equipadas com sistemas de automação e segurança.

Unidades moralmente, técnica e tecnologicamente desatualizadas eram inconvenientes e perigosas. O equipamento moderno é radicalmente diferente do seu ancestral. Os aparelhos são práticos, bonitos e não representam nenhuma ameaça à saúde e ao patrimônio dos proprietários.

Diagrama de caldeira a gás
Os gêiseres podem ser manuais, com ignição piezo e eletrônica, equipados com sensores sensíveis que interrompem o fornecimento de combustível em caso de extinção

Os esquentadores instantâneos a gás são uma estrutura metálica com sistema de aquecimento.A ele são conectadas tubulações para entrada de água fria e saída de água quente, para circulação pelo trocador de calor refrigerante, bem como para gás. O acendedor está localizado na parte inferior do equipamento. Funciona como um isqueiro.

A válvula de gás abre automaticamente imediatamente após abrir a água ou ativar o processo de aquecimento do refrigerante. O gás entra no queimador principal, que é aceso pelo dispositivo de ignição e produz calor. A água entra no permutador de calor, que é um tubo em espiral, onde é preparada para ser alimentada ao circuito de aquecimento ou à rede de água quente.

A água quente já está fluindo para a torneira. Aquece dentro de 2-3 segundos depois de ligar o queimador. Sua temperatura depende de configurações individuais. Para remover os produtos da combustão, é necessária uma chaminé.

O que pode causar uma explosão?

Um gêiser, como qualquer dispositivo movido a gás, representa um perigo potencial para os usuários.

Equipamento desatualizado
Equipamentos desatualizados não respondem ao superaquecimento, resultando em maior risco de explosão. Não contém dispositivos voláteis que interrompam o funcionamento da caldeira quando surge ou surge uma situação ameaçadora

As principais razões pelas quais um aquecedor de água a gás é perigoso e pode explodir:

  • conexão independente;
  • equipamentos desatualizados;
  • modificações não autorizadas no aquecedor.

Após a compra aquecedor de água a gás instantâneo é necessário obter licenças para instalação. Depois é permitido instale o dispositivo você mesmo e conecte tubos de abastecimento de água a ele. Somente os funcionários da GorGaz devem conectar o equipamento à rede de gás e colocá-lo em operação.

O equipamento instalado na época soviética não está equipado automação e um sistema de proteção, para não reagir a vazamentos de combustível azul e superaquecimento.

Explosão de gás
Uma explosão ocorre quando a concentração de gás na sala é de 5 a 15%. Se for detectado um vazamento (cheiro de gás) na sala, ela deve ser ventilada de uma só vez e um alarme de emergência deve ser acionado imediatamente. É proibido acender luz, acender fósforos ou usar isqueiro.

Por razões de segurança, recomenda-se a substituição imediata de equipamentos obsoletos por dispositivos modernos.

Um aquecedor de água a gás de nova geração pode explodir?

Apesar da presença de dispositivos de proteção na tecnologia moderna, novos caldeiras a gás teoricamente também pode explodir:

  1. Quando não há água, o cano vazio aquece.
  2. Não há circulação de água no trocador de calor e ele ferve a uma temperatura crítica.

Hoje, até as caldeiras do segmento econômico são equipadas com sistema de segurança. O queimador não ligará até que a água apareça no refrigerante e comece a circular.

Todos os modelos de caldeiras murais produzidos atualmente estão equipados com diversos tipos de sensores para controle de operação e sistemas de segurança, incluindo:

  • sensor de temperatura - o aquecimento da água é desligado quando o valor definido é atingido;
  • sensor de fluxo - monitora a pressão nas tubulações;
  • sensor de resíduos - monitora a presença de tiragem na chaminé;
  • diafragma flexível - fixa a pressão na linha (na pressão normal a membrana permite que o combustível passe para o queimador, se a pressão cair a membrana retorna à posição anterior e o fornecimento de gás é interrompido);
  • sensor de ionização - o equipamento desliga caso a chama do queimador se apague;

Se sentir cheiro perceptível de gás vindo do aquecedor de água a gás, desligue imediatamente o abastecimento de combustível e ligue para o serviço de emergência. Tem cheiro de queimado? Verificar chaminé de uma unidade de gás, sua condição e a presença de tração.

Por que há explosões hoje?

Nas últimas décadas, as pessoas começaram a viver muito melhor. Há uma instalação massiva de janelas de metal-plástico e portas blindadas com melhor isolamento, coifas, gêiseres e outros dispositivos para uma existência confortável.

No entanto, poucas pessoas percebem que tais conveniências podem levar à tragédia. A mídia costuma relatar casos de explosões de combustível azul em casas onde estão instalados aquecedores de água a gás.

Consequências da explosão
O proprietário do imóvel é responsável pelo gás no interior da habitação. A inspeção preventiva regular dos equipamentos evitará desastres e salvará vidas.

Em Krasnodar, em 2008, ocorreu uma explosão de gás em uma casa particular. O motivo é mau funcionamento da coluna e vazamento. Quando a concentração de gás ficou crítica, um dos moradores acendeu um cigarro e ocorreu uma explosão.

Em 2013, um aquecedor de água montado na parede explodiu em Volgogrado. Devido à violação das regras de funcionamento, a parede entre a casa de banho e a cozinha foi destruída.

Em 2016, em Borisov (Bielorrússia), ocorreu uma explosão num antigo edifício de cinco andares, cujos apartamentos estavam equipados com bombas de água de estilo soviético. Os moradores da casa não perceberam o vazamento e não ligaram a tempo para o serviço de emergência.

Causas desastres ao usar equipamentos desatualizados são compreensíveis. Recomenda-se a substituição desses equipamentos. Caso isso não seja possível, então em todas as condições meteorológicas é necessário chamar os trabalhadores do gás para verificar seu desempenho e a presença de tração normal. Por que os gêiseres modernos explodem?

Um desastre pode ocorrer em decorrência de vazamento de gás, bem como no momento da ignição, quando o gás flui simultaneamente para o queimador piloto e principal. Janelas e portas hermeticamente fechadas agravam as consequências. Mas isso só é possível se o proprietário do equipamento interferir no funcionamento do aparelho.

Verificando uma caldeira a gás
Uma vez por ano, os equipamentos de gás devem ser inspecionados por um representante do serviço de gás, com o qual o proprietário tem contrato para fornecimento de gás e manutenção dos equipamentos que o consomem

Ao operar uma caldeira a gás, você deve ter cuidado e seguir uma série de regras:

  • durante a operação do equipamento, deve haver entrada de ar fresco na sala (as janelas devem ser mantidas ligeiramente abertas);
  • É proibido deixar queimador aceso sem vigilância;
  • se sentir cheiro de gás: desligue imediatamente o fornecimento de combustível azul, não use aparelhos elétricos e não acenda as luzes, não acenda fogo, ventile o ambiente e ligue para o serviço de emergência.

O equipamento deve ser mantido limpo e inspecionado regularmente por um técnico para identificar falhas em tempo hábil.

Como evitar a explosão de equipamentos a gás?

Para proteger sua casa e prevenir emergências, é recomendável adquirir equipamentos a gás em lojas especializadas.

Certificado de conformidade para equipamentos de gás
Todos os dispositivos técnicos, incluindo gêiseres, são certificados pelo Gosstandart da Rússia. Sem esta licença, os aparelhos a gás não são permitidos para uso doméstico.

Em loja especializada, no momento da compra, é necessário apresentar um “certificado de conformidade”. Caso o equipamento não seja de produção nacional, vale a pena perguntar se o dispensador foi testado e certificado na Rússia.Consulte a ficha técnica da caldeira mural a gás e veja quais os sistemas de segurança com que está equipada.

Adquirir um esquentador instantâneo a gás em pontos de venda especializados é garantia de qualidade. Além disso, você pode entrar em contato posteriormente com o centro em caso de mau funcionamento do dispositivo e necessidade de substituí-lo caso seja detectado defeito de fabricação.

Para evitar avarias, recomenda-se que os trabalhadores do gás inspeccionem o dispositivo anualmente. Você também deve estudar as instruções do dispositivo adquirido, que indicam em que condições o dispositivo pode operar e como operá-lo corretamente. A ligação só deve ser confiada a especialistas do serviço de gás com o qual contrato assinado.

Componentes e peças devem ser limpos regularmente de fuligem e detritos. Se forem observados problemas durante a ignição ou forem detectadas avarias (a coluna bate), chame um especialista. Qualquer técnica, mesmo potencialmente perigosa, se usada corretamente e constantemente monitorada quanto à funcionalidade, não causará problemas nem levará a consequências terríveis.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Explosão de caldeira a gás por defeito de fábrica:

Um gêiser é um eletrodoméstico potencialmente perigoso. O uso inadequado e o não cumprimento das instruções de segurança podem resultar em explosão. Um desastre pode ocorrer devido à instalação inadequada, substituição intempestiva de equipamentos obsoletos, substituição arbitrária de peças e interferência no seu funcionamento.

Para garantir que o gêiser proporcione apenas conforto e seu uso não leve ao desastre, você deve adquirir o equipamento apenas em lojas especializadas, e também convidar um especialista para inspecionar o aparelho uma vez por ano.

Convidamos você a participar da discussão deste tema. Se você sabe como tornar o uso do aquecedor de água a gás o mais seguro possível, compartilhe sua experiência nos comentários. Você também pode fazer perguntas a especialistas que darão a resposta mais detalhada no menor tempo possível.

Comentários dos visitantes
  1. Stépan

    Um gêiser pode explodir se água quente e fria forem abertas ao mesmo tempo? Alugo apartamento dos meus avós, falaram que não dá para ligar na mesma hora, tenho que correr girando o regulador do alto-falante.

  2. Anastasia

    Se o alto-falante ligar e desligar sozinho, é perigoso?

  3. Coluna Buderus. Aparece o erro 6 a. O mestre vem até nós como se já morasse conosco. Mas o erro ocorre constantemente

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica