Misturador termostático: como escolher e instalar um misturador com termostato
Torneiras bicomando e monocomando são instaladas nas pias para misturar água fria e quente.Eles são extremamente fáceis de usar e baratos.
Mas quando a pressão nas tubulações muda, suas válvulas devem ser apertadas para que a temperatura do fluxo retorne aos parâmetros desejados. Seria bom automatizar esse processo, não seria?
Moderno termostático O mixer permite eliminar esse pequeno, mas irritante inconveniente. A gama de modelos de vários fabricantes é tão rica que é bastante difícil escolher a opção certa. Você está tendo dificuldade para escolher? Ou você decidiu instalar esse mixer sozinho, mas tem medo de quebrar alguma coisa acidentalmente?
Nós o ajudaremos a esclarecer essas questões - o artigo discute o dispositivo, o princípio de funcionamento e os tipos existentes de torneiras termostáticas. Um algoritmo de instalação passo a passo também é fornecido.
Além disso, selecionamos fotos informativas, diagramas visuais e instruções detalhadas em vídeo que ajudarão qualquer iniciante a escolher a melhor torneira e dominar o processo de instalação.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento de uma batedeira doméstica com termostato
As mudanças na pressão e na temperatura nas tubulações de abastecimento de água são uma situação desagradável enfrentada pelos moradores de prédios de apartamentos e chalés particulares. Isto é especialmente irritante no período da manhã, quando o fluxo da torneira do lavatório fica muito quente ou muito frio.
Isso acontece porque todos na casa neste horário passam a usar intensamente a água para se lavar e tomar banho. Seu consumo aumenta acentuadamente, causando quedas de pressão.
De acordo com os padrões nacionais, a temperatura AQS num sistema centralizado pode oscilar entre 50 e 70 graus. A propagação é bastante grande.
Para trabalhadores de serviços públicos Isto é uma bênção; eles não precisam se preocupar muito em ir além dos limites dos padrões. E os consumidores são forçados a sofrer inconvenientes. É necessário instalar dispositivos de controle especiais ou ajustar constantemente abastecimento de água na torneira.
É aqui que vêm em socorro os misturadores termostatos, todos os modelos divididos em três categorias:
- Mecânico.
- Eletrônico.
- Sem contato.
Os primeiros são os mais simples e acessíveis. Eles ajustam a temperatura e a pressão da água necessárias por meio de uma alavanca ou válvula e mantêm os parâmetros especificados por meio de mecânica pura e alterações nas propriedades físicas dos elementos internos do dispositivo.
O segundo e o terceiro já contêm componentes eletrônicos que exigem constante fonte de energia.
Tipo #1 – dispositivos com ajuste mecânico
O funcionamento de misturadores deste tipo baseia-se no movimento de uma válvula móvel no interior do dispositivo, que reage às alterações nos parâmetros do jato de água misturada.
Se a pressão em um tubo aumentar, o cartucho simplesmente se move e reduz o fluxo de água que entra para mistura pelo outro. Como resultado, a temperatura em bico; esquichar permanece no mesmo nível.
A válvula móvel interna contém um material que reage de forma sensível e rápida a todas as mudanças na temperatura da água que entra no dispositivo de mistura.
Na maioria dos casos, a cera sintética atua como um sensor termoelemento sensível. Sob a influência da temperatura, ele se contrai e se expande, o que leva ao deslocamento do cartucho de travamento.
Muitos modelos mecânicos possuem um fusível na válvula de controle que limita a temperatura máxima a 38 °C.Para uma pessoa, esses indicadores são considerados os mais confortáveis.
Mas mesmo na ausência de um fusível, a água termostático o misturador não vazará. Tudo é projetado para que, ao atingir as temperaturas especificadas, a cera se expanda ao máximo e a válvula feche o tubo AQS - completamente. As queimaduras causadas por água fervente estão excluídas aqui por definição.
O deslocamento da válvula ocorre internamente quase instantaneamente. Qualquer alteração na temperatura da água que entra ou na sua pressão leva à expansão/constrição imediata do termoelemento.
Como resultado, mesmo fortes flutuações nos parâmetros de fluxo nas tubulações AQS E HVS não afetam o fluxo geral em bico; esquichar. A água fluirá exclusivamente de acordo com os parâmetros definidos pelo usuário.
Alguns modelos utilizam tiras bimetálicas em vez de cera. O princípio de seu funcionamento é semelhante. Sob a influência da temperatura, eles dobram e movem a válvula até a profundidade desejada.
Tipo #2 – dispositivos com enchimento eletrônico
Torneiras com termostatos eletrônicos são mais caras, tecnicamente mais complexas e necessitam de energia. Eles estão conectados a uma tomada através de um adaptador de energia ou contêm uma bateria que deve ser substituída regularmente.
O termostato eletrônico é controlado por:
- botões remotos ou no corpo do mixer;
- sensores;
- controle remoto.
Os níveis de água neste dispositivo são monitorados por meio de sensores eletrônicos. Neste caso, todos os números são exibidos em uma tela especial de cristal líquido. O display geralmente mostra temperatura e pressão. Mas também é possível uma opção com apenas um valor.
Muitas vezes, na vida cotidiana, um misturador termostato eletrônico com display é um dispositivo com funcionalidade excessiva. Esse equipamento destina-se mais à instalação em instituições médicas ou outras instituições públicas.
É muito mais comum em chuveiros e banheiros de edifícios de escritórios do que em em cozinhas ou nos banheiros de chalés particulares.
No entanto, se a construção estiver prevista "lar inteligente" com todos os tipos de coisas que tornam a vida mais fácil gadgets, então uma batedeira com termostato eletrônico é exatamente o que você precisa. Definitivamente não faria mal em uma casa assim.
Além de controlar automaticamente a temperatura da água para maior conforto no banheiro, você pode instalar pisos aquecidos, para não depender do humor das organizações fornecedoras de calor durante a estação fria.
Escolhendo uma misturadora térmica para cozinha e banheiro
O princípio de funcionamento de todos os misturadores termostatos é semelhante.Usando o ajuste, a temperatura necessária é definida uma vez e a válvula de abastecimento de água simplesmente abre.
Eles funcionam da mesma maneira, mas a gama de modelos é bastante extensa. E cada dispositivo tem suas características e vantagens individuais.
Por finalidade e ponto de instalação termostático as torneiras são divididas em quatro categorias:
- para lavar na cozinha;
- com bica exclusiva para lavatório;
- para bidê;
- Com chuveiro e bico para banho.
Eles são instalados em uma parede, bancada ou encanamento usando um método de montagem aberto. Ou são montados de forma fechada, quando apenas as válvulas ou alavancas e a bica ficam visíveis. E com esta instalação, todas as partes internas ficam escondidas atrás do revestimento da parede.
Na maioria das vezes, os misturadores termostáticos são instalados no banheiro. Eles não são tão populares na cozinha. A temperatura da água na pia da cozinha deve ser alterada constantemente - seja fria para beber ou encher a chaleira, quente para lavar os alimentos ou quente para lavar a louça.
Não é recomendado alternar continuamente a configuração do termopar. E a conveniência de tê-lo termostático O mixer é reduzido neste caso a quase zero. E no chuveiro e no lavatório a temperatura é exatamente a que é necessária. Aqui é mais relevante.
Prós e contras de diferentes modelos
As torneiras mecânicas com termostato integrado ao corpo são mais confiáveis do que as eletrônicas. Eles custarão menos do que seus equivalentes. E se quebrarem, são mais fáceis de reparar.
Mas os modelos com display são mais precisos e fáceis de controlar. Mas se funcionarem mal, só poderão ser reparados num centro especializado.
Os dispositivos eletrônicos são ajustados suavemente, permitindo especificar quaisquer parâmetros nas configurações dentro da faixa operacional de um modelo específico. No entanto, eles requerem fonte de alimentação. Se houver falhas de energia, existe o risco não só de ficar sem energia elétrica, mas também de perder o abastecimento de água.
Misturadores de água para uso doméstico com termostato:
- fornecer a pressão necessária com uma temperatura estável;
- completamente seguro de usar;
- reduzir o desperdício de água;
- fácil de instalar com suas próprias mãos;
- evitar queimaduras e exposição a chuvas de gelo;
- economizar energia (se instalado em sistema autônomo de abastecimento de água quente).
Sua única desvantagem é o alto custo. Porém, em troca - conforto, economia e segurança.
O que procurar na hora de escolher?
O material para confecção do corpo do misturador deve ser escolhido com cuidado:
- bronze, cobre ou latão – os mais duráveis e caros;
- cerâmica – não tão confiável quanto o metal, mas parece mais atraente;
- silumin (liga de alumínio-silício) - barato e de curta duração;
- plástico – o menor preço e baixa confiabilidade.
É ainda mais importante selecionar o material correto da válvula de corte do termostato. As opções de couro e borracha são baratas, mas se desgastam rapidamente. Se suspensões sólidas entrarem na torneira, essas juntas podem falhar rapidamente.
Em comparação com um misturador convencional, a sua taxa de desgaste é termostático analógico é uma ordem de magnitude maior.Não demorará muito para que as coisas acabem em uma inundação e em um confronto com os vizinhos abaixo.
É melhor escolher válvulas feitas de cerâmica de alta resistência. Eles próprios são duráveis e não danificam a sela.
Mas se o dispositivo de mistura estiver instalado com eles, você deve esquecer de usar força ao apertar a válvula até o fim. É improvável que a válvula quebre, mas a cabeça do termostato será arrancada rapidamente.
O principal problema com a maioria das torneiras com termostatos são as diferenças nos diagramas de fiação padrão para tubulações de água quente e fria na Rússia e na Europa.
Temos um pipeline AQS Pela norma, ele é conectado ao encanamento à direita, enquanto o deles fica à esquerda. No entanto, estes dispositivos foram desenvolvidos e produzidos principalmente por fabricantes europeus, de acordo com as suas regras.
Ao escolher termostático torneira, é extremamente importante saber com o vendedor o diagrama de ligação dos canos de água a ela. Se os tubos estiverem conectados ao contrário, o termostato simplesmente quebrará.
Os dispositivos para banheiras e bidês devem ser adaptados aos padrões russos. Caso contrário, você terá que alterar a configuração dos tubos, o que acarretará custos adicionais sérios.
E o último ponto é a presença de suficiente pressão no abastecimento de água. Em passaportes termostático misturadores indicam uma pressão operacional mínima de 0,5 bar.
Se realmente estiver mais baixo nos tubos, o dispositivo não funcionará corretamente.Simplesmente não faz sentido instalá-lo em tal sistema de abastecimento de água.
Líderes na produção de misturadores térmicos
Ao escolher um misturador termostato, deve-se dar preferência aos modelos fabricados especificamente para a Rússia.
Fabricantes estrangeiros começaram recentemente a produzir esses acessórios de encanamento para atender aos padrões e requisitos nacionais. É exatamente isso que você deve procurar nas lojas, para não quebrar a cabeça depois na hora de realizar a instalação.
No mercado nacional, os misturadores com termostato embutido são apresentados da seguinte forma: marcas:
- Oras (Finlândia);
- César E Gattoni (Itália);
- Grohe, Kludi, Vidima E Hansa (Alemanha);
- Lemark (Dinamarca);
- Totó (Japão);
- NSK (Turquia);
- Iddis E SMARTsant (Rússia).
Os alemães são os líderes indiscutíveis nesta indústria. Mas outros fabricantes também tentam acompanhar, criando linhas de diferentes classes de preços.
Aqui você precisa se concentrar mais nos materiais de fabricação e no design do produto. Contudo, não se deve esquecer da imagem positiva conquistada ao longo dos anos.
Instalação de torneira misturadora com termóstato
Em geral, a instalação do misturador em questão praticamente não difere de instalações semelhantes ao design convencional sem termostato. Basta ter cuidado com os pontos de conexão de água quente e fria ao aparelho. A confusão levará inevitavelmente à falha do termostato.
Se você não conseguir desdobrar o misturador para uma conexão adequada, será necessário trocar as tubulações de abastecimento. A maneira mais fácil de fazer isso é com mangueiras flexíveis. Mas pode ser necessário reconstruir a fiação do sistema de abastecimento de água nas imediações da torneira que está sendo instalada.
O procedimento de instalação é o seguinte:
- O fornecimento de água quente e fria no riser está cortado.
- O guindaste existente é desmontado.
- Os discos excêntricos são instalados nas tubulações e posicionados para o novo misturador.
- As juntas e os elementos decorativos são instalados nos locais designados.
- A batedeira com termostato está aparafusada.
- Peças montadas (bica, regador).
- A água é aberta e a funcionalidade do dispositivo instalado é verificada.
- A temperatura da água proveniente do misturador termostato é ajustada.
Para evitar vazamentos, utiliza-se estopa, fita FUM ou outro análogo como selante.
Filtros grossos e válvulas de retenção devem ser instalados no abastecimento de água. Termostática O misturador é bastante exigente quanto à qualidade da água que entra nele.
Por um lado, deve-se ter cuidado para garantir que não haja lodo ou outros depósitos no fluxo e, por outro lado, mesmo o potencial fluxo cruzado entre tubos deve ser excluído. HVS E AQS. Estas conexões não precisam ser instaladas apenas em uma caixa, se já estiverem localizadas na carcaça do misturador.
Quando instalado escondido na parede, apenas a bica e os botões ou alavanca de ajuste do termostato permanecem visíveis. Todo o resto está coberto de decoração. O banheiro ganha uma aparência acabada. Uma opção ideal, mas se a batedeira quebrar será necessário quebrar as paredes e retirar os azulejos para consertá-la.
O termostato é calibrado usando um parafuso de ajuste especial ou válvula sob a tampa protetora do dispositivo. Para fazer isso, você precisará de um termômetro comum e de uma chave de fenda.
Se o termostato não for calibrado de acordo com as instruções do passaporte, as temperaturas na válvula misturadora e na realidade podem variar muito.
Você adora soluções originais para banheiros? Então você pode estar interessado nas informações sobre a torneira cascata analisada Neste artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Revisão de uma torneira misturadora com termostato no banheiro:
Como funciona o misturador termostato:
Guia de instalação passo a passo termostático misturador GROHE:
Vantagens termostático massa misturadora. O principal obstáculo ao seu uso em massa é o alto custo deste dispositivo para muitos russos..
Uma torneira normal com câmara de mistura sem termostato custará várias vezes menos. Mas se conforto e segurança são mais importantes para você, então vale a pena investir em equipamentos com termostato embutido.
Você usa uma misturadora termostática? Talvez você mesmo tenha instalado? Por favor, compartilhe suas impressões sobre o uso de um dispositivo tão inteligente - quais desvantagens você descobriu e o que mais lhe agrada.
Ou você está apenas escolhendo um modelo de mixer para você? Ou talvez você tenha encontrado dificuldades durante o processo de instalação - tire suas dúvidas na seção de comentários e tentaremos ajudá-lo.
Recentemente, tive uma dúvida sobre como escolher uma torneira para banheiro. Fui imediatamente a uma loja de encanamento.Lá não me contaram nada de útil, pois não têm pessoas muito educadas trabalhando em sua equipe. Decidi encontrar uma solução para minha resposta na Internet. Por acaso me deparei com esse recurso na Internet, naveguei nele e no final comprei uma misturadora termostática mecânica. Tudo está funcionando bem agora.
Como estabelecer “amizade” entre uma misturadora termostática e uma caldeira a gás de circuito duplo? Neste par, o misturador funciona perfeitamente e a caldeira liga constantemente.
Bem, eles deveriam interagir normalmente de qualquer maneira; em teoria, nenhum problema deveria surgir. Se começar a circular, pode-se tentar aproximar a temperatura da caldeira do máximo e reduzi-la gradativamente até que comece a funcionar normalmente. Embora eu não entenda muito bem por que você precisa desse termostato na torneira. Para mim não é a coisa mais conveniente.
Se, ao utilizar uma “misturadora termostática” com água quente recebida de uma “caldeira a gás”, a combustão for desligada e a “caldeira a gás” for novamente acesa (cronometrada), então a “misturadora termostática” desempenha estruturalmente a função de manter a temperatura definida da água que sai do consumidor, alterando o fluxo de água quente.
1,0. Quando a temperatura da água que sai do consumidor aumenta, a “misturadora termostática” reduz a vazão de água quente proveniente da “caldeira a gás” e a “caldeira a gás” desliga.
1.1.Ao desligar a “caldeira a gás”, a temperatura da água quente fornecida da “caldeira a gás” à “misturadora termostática” diminui e a temperatura da água que sai do consumidor diminui, a “misturadora termostática” aumenta o fluxo de água quente proveniente da “caldeira a gás” e a “caldeira a gás” é ligada.
1.2. Ao ligar a “caldeira a gás”, a temperatura da água quente fornecida da “caldeira a gás” para a “misturadora termostática” aumenta e a temperatura da água que sai do consumidor aumenta, a “misturadora termostática” reduz o fluxo de água quente proveniente da “caldeira a gás” e a “caldeira a gás” desliga.
Além disso, alternando constantemente novamente, as situações 1.1, 1.2, 1.1, 1.2, ... são repetidas sequencialmente até o infinito.
Para utilizar uma “misturadora termostática” com água quente obtida de uma “caldeira a gás”, é necessária a utilização de uma “misturadora termostática”, que desempenha estruturalmente a função de manter uma determinada temperatura da água que sai do consumidor, alterando a vazão de água fria.
Ao trabalhar com “caldeira a gás”, a “misturadora termostática” deve alterar a vazão da água fria, mas não a água proveniente da “caldeira a gás”.
Compramos uma misturadora térmica (com ajuste mecânico) por conselho de vendedores de uma loja por muito dinheiro. Após a instalação, foi fornecida água fervente ou fria. O encanador, sem muita educação, disse imediatamente “desmonte o aparelho e instale uma batedeira normal”.
Não sabemos o que fazer. Isso pode ser configurado manualmente? Provavelmente não há encanadores que entendam de tais dispositivos. O que você pode fazer nesta situação?
Se, ao utilizar uma “misturadora termostática”, a temperatura da água que sai do consumidor ora é fria ora quente, e isso acontece na mesma “misturadora termostática” de forma arbitrária, então a ligação de alimentação à “misturadora termostática” é feita da seguinte forma: ao contrário, a entrada fria recebe água quente e água fria é fornecida à entrada quente.
Se o “misturador termostático” estiver conectado incorretamente:
1.1. Quando a temperatura da água que sai do consumidor é reduzida, a “misturadora termostática” busca reduzir a vazão de água fria que entra, mas a água quente é fornecida para a entrada de água fria e, com isso, a “misturadora termostática” reduz sua vazão, reduzindo a temperatura da água que sai do consumidor, e a “misturadora termostática” continua reduzindo a vazão da entrada fria à qual é fornecida água quente em decorrência de conexão incorreta. Portanto, apenas água fria continua fluindo da “misturadora termostática”.
1.2. Quando a temperatura da água que sai do consumidor aumenta, a “misturadora termostática” tende a reduzir a vazão de água quente que entra, mas a água fria é fornecida para a entrada de água quente e, com isso, a “misturadora termostática” reduz sua vazão , aumentando a temperatura da água que sai do consumidor, e a “misturadora termostática” continua reduzindo a vazão da entrada quente à qual é fornecida água fria devido à conexão incorreta. Portanto, apenas água quente continua fluindo da “misturadora termostática”.
Quando conectado corretamente:
1,0.Quando a temperatura da água que sai do consumidor aumenta, a “misturadora termostática” aumenta a vazão de água fria que entra na entrada de água fria, fazendo com que a temperatura da água que sai do consumidor atinja a temperatura configurada. Ao reduzir a temperatura da água que sai do consumidor, a “misturadora termostática” reduz a vazão de água fria que entra na entrada de água fria, fazendo com que a temperatura da água que sai do consumidor chegue à temperatura configurada.
ou
1,0. Quando a temperatura da água que sai do consumidor aumenta, a “misturadora termostática” reduz a vazão de água quente que entra na entrada de água quente, fazendo com que a temperatura da água que sai do consumidor atinja a temperatura configurada. Quando a temperatura da água que sai do consumidor diminui, a “misturadora termostática” aumenta a vazão de água quente que entra na entrada de água quente, fazendo com que a temperatura da água que sai do consumidor atinja a temperatura configurada.
ou
1,0. Quando a temperatura da água que sai do consumidor aumenta, a “misturadora termostática” reduz a vazão de água quente que entra na entrada de água quente e aumenta a vazão de água fria que entra na entrada de água fria, assim a temperatura da água que sai do consumidor aumenta à temperatura definida. Quando a temperatura da água que sai do consumidor diminui, a “misturadora termostática” reduz a vazão de água fria que entra na entrada de água fria e aumenta a vazão de água quente que entra na entrada de água quente, assim a temperatura da água que sai do consumidor aumenta à temperatura definida.
Se o fornecimento de água fria e quente à “misturadora termostática” estiver conectado incorretamente, dela fluirá apenas água fria ou apenas água quente para o consumidor, de forma aleatória.
Eles não queriam encenar antes, achavam que era um mimo por muito dinheiro. Mas eles nos deram um Lemark para o banho. Isso é um grande conforto! Agora queremos colocá-lo na pia e na pia. Aliás, também economiza água na hora de lavar as mãos ou a louça, esperar a água quente escorrer e esquentar, depois ajustar com a fria. E com a térmica leva de 2 a 3 segundos e a temperatura permanece imediatamente.
Olá ! Comprei uma misturadora térmica para banheiro da Grohe em Leroy Merlin. O consultor de vendas não disse nada sobre o fato de as misturadoras térmicas serem fabricadas de acordo com os padrões europeus para abastecimento de água quente e abastecimento de água quente. Os encanadores para quem liguei do Zhilishchnik -A Instituição Orçamentária do Estado de Presnya também, sem hesitar, conectou a misturadora térmica conforme ensinado, pegou o dinheiro e não limpou a sujeira e foi embora. Agora tenho água quente ou fria fluindo. Liguei para Leroy Merlin - eles me conectaram com o departamento de encanamento do shopping Lefortovo - relatei o problema, eles imediatamente me disseram que tenho abastecimento de água quente e abastecimento de água quente de acordo com o russo padrões e não vice-versa como exigido para termomixer. Agradeci pela informação oportuna e perguntei: o que devo fazer agora? Eles sugeriram um encanador que trabalha com seus clientes. O encanador olhou minhas fotos - tenho água quente e canos de água quente dentro da parede sob os azulejos e disse que sentia muito por mim, mas, infelizmente, não poderia me ajudar , porque não houve solução, é impossível trocar as tubulações de abastecimento de água em alguns lugares PERGUNTA: existe uma solução de engenharia em que não seja necessário desmontar toda a casa até a fundação e você pode ajudar nisso?