Isolamento para chaminé de gás: opções de isolamento térmico e tecnologia para isolamento de chaminés
Decidiu isolar a sua chaminé mas não consegue escolher um material de isolamento térmico? Diremos qual isolamento para uma chaminé de gás funcionará de forma mais eficaz em várias condições. Consideremos os tipos de isolamento térmico e detenhamo-nos detalhadamente nas suas características técnicas.
Para escolher a opção mais adequada, conheceremos primeiro os desenhos das chaminés e os materiais utilizados na sua construção. Isto irá ajudar-nos na escolha da protecção de isolamento térmico, o que aumentará a eficiência da caldeira a gás e garantirá a máxima vida útil da chaminé.
Nosso artigo proposto fornece regras para a realização de trabalhos de isolamento. Nossas recomendações irão ajudá-lo a decidir sobre a opção mais racional, simples e fácil de implementar. As informações apresentadas serão extremamente úteis para artesãos independentes.
O conteúdo do artigo:
Por que isolar a chaminé de uma caldeira a gás
Ao passar pela tubulação da caldeira, os gases aquecidos perdem temperatura, cedendo parte do seu próprio calor às paredes da estrutura. Mas, ao mesmo tempo, o gás deve ser liberado para fora.
A qualidade da tiragem depende em grande parte da temperatura das paredes do tubo da chaminé. Se a tiragem for insuficiente, existe o risco de fumo na divisão e até de envenenamento por resíduos de combustão.
A eficiência de remoção dos produtos da combustão, ou seja, a qualidade da tiragem, depende da velocidade de superação do momento de formação de condensação. Este indicador é em grande parte determinado pelo material do qual é feito. tubo de chaminé.
Se um tubo de aço inoxidável ou galvanizado for usado como chaminé, o período de formação de condensação ocorre dentro de 2-3 minutos, mas uma chaminé de tijolo padrão precisa de muito mais tempo - cerca de meia hora.
No momento em que surge a condensação e até que desapareça, ocorre a mistura ativa da água com os produtos da combustão e, como resultado da reação em curso, surge uma solução ácida. É esse ácido que afeta negativamente a tubulação, causando sua destruição.
Se um tubo de amianto ou alvenaria for usado como chaminé, os resíduos de condensação podem ser absorvidos pelas paredes. Na ausência de isolamento de alta qualidade, a umidade acumulada irá congelar e destruir a chaminé.Vantagens do isolamento da chaminé
Se você isolar adequadamente o tubo da chaminé de uma caldeira a gás, poderá identificar um número considerável de vantagens. Os principais são:
- Reduzindo a influência da precipitação;
- Reduzir a perda de calor durante a estação de aquecimento;
- Melhor qualidade de tração;
- Aparência apresentável da chaminé;
- Reduzindo o volume de condensado formado na parte externa do tubo da chaminé.
Tendo em conta as vantagens anteriores, é óbvio que o isolamento do tubo da caldeira a gás é simplesmente necessário. Para a execução da obra podem ser utilizados diversos materiais isolantes, cada um dos quais difere não só nas características físicas, mas também nas características da obra.
Regras para instalação de sistemas de chaminé
Antes de proceder à revisão dos materiais de isolamento e das regras para trabalhar com eles, é necessário compreender os requisitos que devem ser cumpridos na instalação de uma chaminé. Este ponto é muito importante, pois a violação das normas pode levar à impossibilidade de operação do equipamento.
Os dutos de chaminé devem atender aos requisitos de DBN V.2.5-20-2001 e SNiP 2.04.05-91. Os requisitos básicos são os seguintes:
- O diâmetro interno do tubo da chaminé deve ser maior que o diâmetro do tubo de saída da caldeira a gás;
- O tubo principal não pode ter seções curvas ou afuniladas, deve estar localizado verticalmente, sendo permitida uma inclinação não superior a 30 graus;
- A rede de desvio não pode ter mais de três voltas;
- A distância da superfície externa do tubo às paredes de materiais combustíveis é de 25 cm, às paredes de materiais incombustíveis – 5 cm;
- O isolamento das ligações dos elementos da chaminé deve garantir a total estanqueidade da junta;
- Não são permitidas ligações dentro da passagem do telhado (esta parte do tubo da chaminé deve ser sólida);
- Nos locais de curvas, devem ser instaladas escotilhas de inspeção;
- Parte inferior tubo de chaminé deve ser dotado de estrutura para coleta de condensado;
- A parte superior deve elevar-se acima da cumeeira em pelo menos 50 cm, e o comprimento da própria chaminé deve proporcionar uma tiragem de alta qualidade.
O cumprimento das normas e requisitos para a instalação de chaminés de gás não só melhora a eficiência operacional do equipamento, prolonga a vida útil da chaminé, mas também garante a segurança contra incêndios e elimina a ameaça de fumo na divisão.
Tipos de condutas de gás
Dependendo do material utilizado, as chaminés de gás são divididas em vários tipos, enquanto a alvenaria praticamente não é utilizada para remoção de gases.
No entanto, o tijolo é frequentemente usado para canalizar a tubulação de exaustão. Este não é um simples tijolo de fachada - tem formato quadrado e sua parte interna tem seção transversal redonda.
Tubos de chaminé em aço inoxidável
As chaminés de metal são as mais populares. O material mais utilizado é o aço inoxidável, que se caracteriza pela alta resistência à corrosão.
As principais vantagens das estruturas de aço inoxidável:
- Resistência à umidade condensada;
- Resistência à precipitação;
- Resistência química à fuligem resultante da combustão de gases;
- Resistente a altas temperaturas;
- A superfície interna lisa reduz o coeficiente de atrito, garantindo a passagem desimpedida dos gases com mínima deposição de fuligem;
- O peso leve permite o uso de fixadores padrão;
- A instalação simples elimina a dificuldade de realizar trabalhos com destruição significativa de paredes;
- Preço bastante acessível.
Não é recomendado o uso de tubos convencionais de aço inoxidável. Isto se deve ao fato de que canos de chaminé são fabricados em aço inoxidável de qualidade especial que, devido à introdução de elementos de liga, apresentam alta resistência aos ácidos resultantes da formação de condensado.
Instalação de chaminé de tijolo
Atualmente, a chaminé de tijolo é usada com muito menos frequência, porque... construídos principalmente para olarias e estão sendo ativamente substituídos por modelos a gás.Além disso, leva muito tempo para configurá-lo.
Junto com isso, uma chaminé de tijolos tem as seguintes desvantagens:
- Superfície interna rugosa, promovendo o acúmulo de fuligem e reduzindo a tração;
- Instabilidade à corrosão por ácido. Devido à higroscopicidade do material, a condensação é absorvida e rapidamente destruída;
- Dificuldade de construção. A alvenaria feita de materiais de construção em peças leva muito mais tempo do que a montagem de módulos de metal ou cerâmica.
As qualidades negativas de uma chaminé de tijolo podem ser eliminadas inserindo uma manga em forma de tubo de amianto ou aço inoxidável.
Chaminé feita de tubos de cimento-amianto
Anteriormente, os tubos de cimento-amianto eram amplamente utilizados na construção de chaminés para caldeiras a gás. Apesar da porosidade do material, da rugosidade das paredes internas e da seção transversal nada ideal, a popularidade dos tubos de cimento-amianto se deve ao seu baixo custo.
Para evitar essas desvantagens, uma chaminé feita de tubos de cimento-amianto deve ser o mais reta possível e com juntas vedadas. Aqui não basta uma simples argamassa de cimento, as juntas secas devem ser tratadas com selante ou devem ser utilizadas pinças seladas especiais.
Em geral, o trabalho não é difícil. Se as juntas estiverem devidamente vedadas, uma chaminé feita de tubos de cimento-amianto não será de forma alguma inferior à sua contraparte de aço inoxidável. No entanto, durante o uso ativo, não durará mais do que 3-5 anos, após os quais requer substituição obrigatória.
Canal de fumaça feito de tubos de cerâmica
As chaminés feitas de tubos cerâmicos são confiáveis, duráveis e altamente resistentes à corrosão, a substâncias agressivas e mudanças de temperatura.
Porém, ao mesmo tempo, eles têm suas desvantagens - peso pesado, construção obrigatória de uma fundação separada e alto custo. Mas todas essas deficiências chaminés de cerâmica coberto por décadas de operação confiável e estável.
Tipos de isolamento para tubos de chaminé
A escolha do isolamento para chaminés de gás é bastante limitada devido aos elevados requisitos de resistência ao calor e segurança contra incêndio.
Obviamente, as populares folhas de espuma, espuma de poliestireno e polímeros semelhantes não funcionarão. Quando expostos a altas temperaturas, eles podem não apenas deformar-se facilmente, mas também pegar fogo se uma faísca os atingir.
O isolamento de uma chaminé de gás deve atender aos seguintes requisitos:
- O índice mínimo de condutividade térmica que garante os padrões de segurança contra incêndio;
- Peso leve para reduzir a carga no telhado;
- Plasticidade e flexibilidade para isolamento térmico simples de áreas geometricamente complexas;
- Neutralidade a meios químicos, precipitação e condensação;
- Longa vida útil.
A opção ideal é isolar a chaminé de uma caldeira a gás com isoladores térmicos minerais. Devido ao seu baixo custo, anteriormente os materiais a granel eram os mais utilizados, mas perderam posição devido à baixa eficiência e grande massa.
Deram lugar ao isolamento de algodão, feito de minerais de lã basáltica e fibra de vidro.Esses materiais são caracterizados por alta resistência ao fogo, podendo suportar temperaturas superiores a 400 graus.
Grupo de lã mineral
A classe de lã mineral inclui materiais: fibra de escória, fibra de vidro, lã de rocha. Cada um dos três grupos difere em sua estrutura - espessura e comprimento das fibras, resistência ao estresse, resistência à umidade e segurança contra incêndio.
Para compreender as características técnicas da lã mineral, consideraremos cada um dos grupos separadamente.
Características técnicas da lã de vidro
A espessura das fibras de lã de vidro está na faixa de 5 a 15 mícrons com comprimento de 15 a 50 mm. É elástico e durável, é preciso trabalhar o material com o máximo de cuidado possível, pois as fibras de vidro podem não só penetrar na pele, mas também entrar no trato respiratório.
A lã de vidro tem higroscopicidade média, a temperatura máxima de aquecimento é de 450°C. O coeficiente de condutividade térmica é de 0,03 – 0,052 watts por metro por Kelvin.
Características técnicas da lã de escória
A espessura das fibras de lã de escória está na faixa de 4 a 12 mícrons com comprimento de fibra de 16 mm; a base do isolamento é a escória de alto forno. O material é altamente frágil e higroscópico.
Apesar da temperatura de aquecimento permitida de 300°C, a lã de escória não é adequada para isolar uma chaminé de gás devido à elevada absorção de humidade. Além disso, o material é caracterizado pela acidez residual, que afeta negativamente o metal.
Características técnicas da lã de rocha
O material de isolamento térmico é feito de resíduos de rocha basáltica de gabro.Na verdade, é um produto feito de fibras minerais, que tem outro nome - lã de rocha. A espessura das fibras não excede 7 mícrons com comprimento de até 50 mm.
Na produção de isolamento, a rocha é triturada, seguida de derretimento e extração dos “fios” mais finos. Após pré-aquecimento a 300 graus, os fios passam duas vezes pela prensa. O material resultante é caracterizado por alta resistência e resistência ao fogo.
A lã de pedra ou basalto possui as seguintes características:
- Baixa condutividade térmica - 0,032 - 0,048 watts por metro por Kelvin;
- Hidrofobicidade – a umidade não consegue entrar, pois se deposita na superfície. Resistência à precipitação.
- Resistência e resistência à deformação – conseguido devido ao arranjo misto (vertical e horizontal) das fibras, suporta cargas de até 80 kPa;
- Alta resistência ao fogo – o material pode suportar temperaturas superiores a 1100°C sem perder resistência. Tendo em conta que a temperatura de ignição da fuligem não ultrapassa os 1000°C, o material é adequado para isolar quase todos os sistemas de exaustão de fumos.
Basalto ou lã de rocha são a solução ideal para isolar uma chaminé de gás, mas devido ao seu menor custo também pode ser utilizada lã de vidro.
Forma de liberação de isolamento
A forma da lã mineral são esteiras ou rolos, ao mesmo tempo que podem ser complementadas com camadas e elementos funcionais especiais. Por exemplo, uma camada de folha metálica pode não apenas refletir o calor, mas também evitar o desgaste das fibras.
Às vezes justifica-se a utilização de esteiras de lamelas cortadas em tiras - acompanham facilmente o formato da chaminé. Materiais laminados e placas minerais costuradas são altamente práticos. Para chaminés redondas, a solução ideal seria o isolamento em forma de cilindros de fibra de basalto.
Os cilindros possuem um corte e representam uma espécie de manga suspensa. Basta desenrolar o cilindro manualmente e simplesmente colocá-lo no cano. Esses materiais de isolamento têm espessuras diferentes e podem ter um revestimento externo de folha metálica.
A seguir consideraremos mais detalhadamente as características de isolamento de cada tipo de chaminé e as regras de utilização do isolamento.
Métodos para isolar uma chaminé de gás
Apenas a parte da chaminé que se encontra no exterior ou no sótão sem aquecimento necessita de isolamento. Neste caso, as tubulações fixadas na fachada do edifício devem ser totalmente isoladas, inclusive a seção horizontal que passa pela parede.
A escolha do método de isolamento é determinada pelo material com o qual a chaminé de gás é construída. Os trabalhos de isolamento da chaminé de uma caldeira a gás dependem não só do seu desenho, mas também do material selecionado.
Isolamento de chaminé de gás de cimento-amianto
Você pode isolar um tubo de cimento-amianto de três maneiras fundamentalmente diferentes. Lã mineral, alvenaria ou gesso são adequados para a sua aplicação.
Isolamento com alvenaria
O isolamento com alvenaria e o preenchimento dos vazios com isolamento a granel são permitidos, mas o processo é bastante trabalhoso e demorado.
Este método é mais frequentemente usado se já houver uma chaminé de tijolos e um tubo de cimento-amianto ou aço galvanizado for usado como manga.
Isolamento de tubo de chaminé por reboco
O tubo de cimento-amianto tem alta aderência, portanto o gesso pode ser usado como isolamento. Antes de realizar trabalhos no tubo, é necessário fixar a malha de reforço.
A solução é preparada nas seguintes proporções:
- 3 partes de escória peneirada;
- 1 parte de cimento;
- 2 partes de cal com água.
A solução deve ter uma consistência plástica espessa. A primeira camada é aplicada com espessura de 20-30 mm. Todas as camadas subsequentes são aplicadas somente após a secagem da anterior. Antes de pintar ou caiar, a superfície do gesso deve ser lixada e as fissuras que surgirem devem ser preenchidas com massa.
Isolamento com lã mineral
O trabalho se resume a fixar uma camada de lã mineral na parte externa do tubo. Antes de iniciar o trabalho, o tubo deve ser limpo de poeira e a camada de isolamento laminado fixada com braçadeiras. Considerando que a lã mineral pode absorver umidade, recomenda-se escondê-la sob uma caixa de aço galvanizado.
Para economizar dinheiro, você pode prescindir de uma caixa de aço no sótão, mas sob a influência da precipitação, é improvável que a vida útil da lã mineral exceda 2 a 3 anos.
Isolamento de chaminé de aço
As chaminés de aço inoxidável são essencialmente dois tubos de diâmetros diferentes, cujo espaço entre eles é preenchido com isolamento. Você pode adquirir uma estrutura pronta em forma de tubo sanduíche. Neste caso, basta realizar os trabalhos de instalação sem isolamento, uma vez que o isolamento já está instalado inicialmente.
Mas o custo dos tubos sanduíche é alto o suficiente para que você possa economizar dinheiro construindo design semelhante você mesmo. Para isso, basta envolver o tubo interno com isolamento de lã mineral enrolada ou utilizar uma concha pronta ou cilindros do mesmo material. Em vez de aço inoxidável, o tubo externo pode ser feito de aço galvanizado.
Outra forma de realizar o isolamento do sótão é instalar uma caixa de madeira com aterro. Escória, areia e argila expandida podem ser usadas como materiais a granel.
Nos locais em que a caixa entre em contato com o telhado ou revestimento, é necessário instalar proteção em chapa de aço para evitar incêndio.
Isolamento de chaminé de tijolo
Uma chaminé de tijolo é tradicionalmente isolada por reboco com fixação prévia da malha de reforço. As vantagens deste método são o baixo custo, as desvantagens são a baixa eficiência. As perdas de calor são reduzidas em não mais que um quarto.
Você pode aumentar a eficiência do isolamento de uma chaminé de tijolos usando esteiras de lã mineral.
O isolamento deve aderir bem à chaminé rebocada, eliminando assim o aparecimento de pontes frias.Tendo em conta que a lã mineral absorve facilmente a humidade, deve ser recoberta com uma camada de película de barreira ao vapor e posteriormente fixada com fita adesiva.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Isolamento de uma chaminé de gás de aço:
Para garantir a remoção de alta qualidade dos gases gerados pela combustão, o isolamento do tubo da chaminé é uma necessidade vital. A lã mineral é considerada o material de isolamento ideal, pois é este material que atende a todos os requisitos de um isolamento confiável e de alta qualidade.
A compra de módulos isolados prontos ajudará a acelerar o trabalho de instalação. Mas você mesmo pode fazer o isolamento com lã de basalto e obter um análogo de um tubo sanduíche a um custo menor. A utilização de cilindros e conchas de lã mineral pode acelerar significativamente o processo de isolamento da chaminé.
Gostaria de compartilhar sua própria experiência em isolamento térmico de tubulação de caldeira a gás? Você tem informações úteis que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.