Chave de carga: finalidade, dispositivo, características de seleção e instalação
Para reparar uma parte da rede elétrica que esteja sob carga ou substituir equipamentos, é necessário interromper o fornecimento de corrente ao sistema. Um interruptor de carga irá ajudá-lo a fazer isso.Desconectará corretamente o circuito condutor de corrente e, graças à presença de uma câmera, extinguirá o arco elétrico que ocorre quando os contatos são abertos.
O artigo que apresentamos descreve detalhadamente os tipos e princípios de funcionamento dos dispositivos que garantem a segurança dos equipamentos e a segurança dos trabalhos subsequentes. São fornecidas as características técnicas dos modelos mais procurados no dia a dia. São fornecidas recomendações para a seleção e operação de um dispositivo de proteção.
O conteúdo do artigo:
Descrição detalhada do dispositivo
A chave de carga é um dispositivo de comutação progressiva equipado com uma calha de arco e um acionamento para controle automático ou mecânico.
Projetado para abertura/fechamento mecânico de um grupo de contatos em uma seção de um circuito elétrico CA sob carga. Adequado para comutação de circuitos de baixa e alta tensão com cargas de trabalho.
Não é utilizado durante um curto-circuito, pois foi projetado para extinguir um arco de baixa potência e remover a carga nominal.
Pertence à classe dos dispositivos de alta tensão e, via de regra, está localizado em instalações elétricas operando sob tensão de 6 a 10 quilovolts, não equipadas com sistema automático que proteja a rede contra curtos-circuitos.
O dispositivo é equipado com contatos reforçados que possuem vida útil prolongada, excedendo significativamente a vida útil das conexões de contato em máquinas automáticas simples. Isto permite desenergizar com absoluta segurança uma linha sob carga e realizar todas as medidas necessárias.
O dispositivo de rejeição de carga consiste em uma estrutura soldada durável equipada com um eixo especial. Existem 6 isoladores de suporte nele.
As facas de contato são fixadas de forma articulada às três localizadas na parte inferior, e os contatos principal e extintor de arco são fixados nos demais elementos localizados na parte superior. As hastes isolantes transferem corretamente o movimento dos elementos da alavanca do eixo diretamente para as facas de contato.
Os contatos responsáveis pela extinção do arco abrem em câmaras especiais de extinção de arco feitas de plástico fenólico. Este material possui alta resistência mecânica e à corrosão, demonstra extrema resistência e possui características de isolamento elétrico sem precedentes.
Os revestimentos internos localizados nas câmaras são confeccionados em poliamita com enchimento de vidro, caracterizados por estrutura densa e resistência ao impacto. A forma arqueada das câmaras e dos revestimentos permite que os contatos móveis do arco entrem facilmente e sem tensão.
Quando o dispositivo é acionado, os contatos de extinção do arco fecham primeiro e depois as facas fecham os contatos principais. No momento do desligamento tudo acontece ao contrário: primeiro os contatos principais se abrem e só depois os contatos extintores de arco.
No modo inativo, o contato de arco móvel cria um entreferro claramente visível com a câmara de arco, exatamente igual a um seccionador tradicional. Imediatamente no momento do desligamento, um arco se forma entre os contatos do arco.
Quando exposto a altas temperaturas do arco, o revestimento de poliamida preenchido com vidro libera gases específicos. Esse fluxo que surge na câmara extingue o arco, proporcionando maior segurança no trabalho com o circuito de corrente e equipamentos elétricos.
Os elementos responsáveis por desligar/ligar a carga diferem entre si nas seguintes características técnicas:
- método de fixação;
- nível atual nominal;
- Equipamento básico;
- disponibilidade e número de funções adicionais;
- recursos de design do módulo;
- Tensão nominal.
A maioria dos interruptores domésticos, ao contrário dos dispositivos industriais, são controlados manualmente e cortam um fluxo de corrente não superior a 100 amperes. Para evitar o superaquecimento dos contatos durante a operação e possíveis sobrecargas, o produto é adquirido de forma que sua corrente nominal exceda necessariamente o fluxo de corrente total das cargas consumidoras.
Ao contrário de um disjuntor clássico, o desativador de carga está equipado com contatos reforçados que podem suportar operação prolongada.
O aumento da confiabilidade do módulo é garantido por itens como:
- bloqueio automático da alavanca de controle contra ativação não autorizada;
- a presença de janelas de visualização que permitem verificar visualmente se os contactos estão rompidos e permitem controlar a situação em todas as fases da obra;
- dupla interrupção dos contatos do circuito, garantindo o desligamento total da energia e garantindo a segurança de todas as atividades de reparo e manutenção realizadas.
Todos esses parâmetros tornam as chaves de tensão muito úteis para uso e incentivam o consumidor a adquirir tais dispositivos e integrá-los ao sistema elétrico para aumentar a confiabilidade e garantir a segurança operacional.
Classificação de módulos de comutação
Os produtos responsáveis por desativar a carga na rede elétrica são produzidos em diversas versões. A classificação dos dispositivos é feita de acordo com o método de extinção do arco que ocorre quando a carga é desativada e de acordo com o tipo de câmara de extinção do arco.
Os fabricantes que atuam no mercado de equipamentos elétricos produzem os seguintes tipos de chaves de carga:
- autogás – as paredes da câmara, aquecidas sob a influência de um arco elétrico, emitem um gás especial que o absorve;
- vácuo -V disjuntores a vácuo são utilizadas as propriedades do ambiente em que o arco elétrico não se propaga;
- eletromagnético – relés eletromagnéticos influenciar o arco com um campo eletromagnético e assim mudar sua direção;
- autopneumático – extinguir o arco elétrico comprimindo o ar da câmara com um potente elemento de mola;
- SF6 – cavidade da câmara de absorção Disjuntores SF6 preenchido com gás elétrico consistindo de hexafluoreto de enxofre. Este elemento pesado e incolor é seis vezes mais pesado que o ar e extingue muito rapidamente o arco elétrico que ocorre quando o contato é desconectado.
Os dispositivos Autogas são os mais difundidos atualmente e os mais procurados. No entanto, eles estão literalmente “pisando nos calcanhares” das unidades de vácuo, reconhecidas pelos especialistas como as chaves de tensão mais promissoras, progressivas, eficientes e confiáveis.
O controle direto dos dispositivos é realizado por meio de acionamento manual tipo alavanca, equipado com eletroímã embutido que permite o desligamento remoto.
Além dos parâmetros descritos acima, as chaves de carga diferem entre si no número de pólos de contato. Hoje, o mercado oferece módulos unipolares, bipolares e tripolares projetados para desconectar corretamente a carga do sistema de alimentação de corrente.
Outra característica importante é o design do atuador.
Este nó pode ser:
- eletromagnético;
- térmico;
- semicondutor;
- combinado.
A última característica diz respeito ao princípio de instalação do módulo. Pode ser retrátil, estacionário ou fixo. A escolha é feita em função da localização da rede elétrica e das condições climáticas externas do local.
Especificações do dispositivo
Dispositivos que desligam a carga abrindo o circuito elétrico possuem características técnicas diferentes. Todos eles são importantes e tornam-se decisivos na escolha de uma unidade adequada para compra e sua posterior instalação.
Índice tensão nominal reflete a tensão operacional de um dispositivo elétrico para o qual foi originalmente projetado pelo fabricante.
Tensão máxima de operação mostra a alta tensão permitida extremamente possível na qual a chave é capaz de funcionar no modo normal sem comprometer seu desempenho. Normalmente, esse valor excede a tensão nominal em 5 a 20%.
O fluxo de corrente elétrica, durante a passagem do qual o nível de aquecimento do revestimento isolante e de partes do condutor não interfere no funcionamento normal do sistema e pode ser suportado por todos os elementos por tempo ilimitado, é denominado corrente nominal. Seu valor deve ser levado em consideração na escolha e aquisição de uma chave de carga.
Magnitude através dos atuais limites permitidos demonstra quanta corrente que flui pela rede no modo de curto-circuito pode ser suportada pela chave de carga instalada no sistema.
Corrente suportável eletrodinâmica reflete a magnitude da corrente de curto-circuito, que, atuando no dispositivo durante os primeiros períodos, não o afeta negativamente e não o danifica mecanicamente de forma alguma.
Corrente térmica determina o nível máximo de corrente cujo efeito de aquecimento durante um determinado período de tempo não danifica o interruptor de carga.
O desempenho técnico do drive e os parâmetros físicos dos dispositivos, que determinam o tamanho e peso geral do dispositivo, também são muito importantes. Ao focar neles, você pode entender onde será mais conveniente colocar os dispositivos para que funcionem corretamente e executem com precisão as tarefas atribuídas.
Entre as qualidades positivas incondicionais dos dispositivos responsáveis por desligar a carga estão as seguintes posições:
- simplicidade e acessibilidade na produção;
- método elementar de operação;
- custo muito baixo do produto acabado em comparação com outros tipos de interruptores;
- possibilidade de ativação/desativação confortável das correntes nominais de carga;
- uma folga entre os contatos visíveis a olho nu, garantindo total segurança em qualquer trabalho nas linhas de saída (não é necessária a instalação de seccionador adicional);
- proteção barata contra fluxo de sobrecorrente por meio de fusíveis, geralmente preenchidos com areia de quartzo (tipo PKT, PC, PT).
Das desvantagens dos interruptores de todos os tipos, a mais mencionada é a capacidade de comutar apenas potências nominais, sem trabalhar com correntes de emergência.
Os módulos Autogas costumam ser criticados por sua vida útil limitada, causada pela queima gradual de peças internas que geram a formação de gás na câmara de extinção de arco.
No entanto, esta questão pode ser completamente resolvida e com pouco dinheiro, uma vez que os elementos de geração de gás e os contactos emparelhados destinados à absorção do arco são muito baratos e podem ser facilmente substituídos, não só por profissionais, mas também por trabalhadores com baixas qualificações.
O que considerar na hora de escolher?
Ao planejar a compra de um interruptor de carga, lembre-se de que o dispositivo foi projetado principalmente não para proteger aparelhos elétricos, mas para proteger a fiação contra superaquecimento, queima e sobretensão.
Para que a compra seja correta e para que o dispositivo dê conta das tarefas atribuídas, é necessário primeiro descobrir a seção transversal do cabo que entra no painel do apartamento ou da casa e o nível de corrente para o qual foi projetado.
Uma vez recebida esta informação, ela é comparada com as especificações de fábrica do interruptor de carga.A corrente operacional do dispositivo deve ser ligeiramente menor que a corrente máxima permitida para o fio.
Se a capacidade do cabo for muito superior ao consumo de corrente de carga, considere adquirir um módulo de carga automático.
Para determinar os parâmetros necessários do dispositivo, primeiro some a potência de todos os aparelhos elétricos da sala. Ao valor resultante adicione de 5 a 15% para a reserva e, usando a fórmula da lei de Ohm, determine o consumo total total de corrente. Então compram uma máquina que tem uma corrente de operação um pouco maior que a calculada.
Âmbito de aplicação dos interruptores na vida cotidiana
Geralmente usado em casas e apartamentos particulares disjuntores. Com a sua ajuda, se necessário, desenergizam os alojamentos e realizam todos os trabalhos de instalação necessários relacionados com a manutenção programada ou reparação de redes eléctricas.
No entanto, estes dispositivos não são de forma alguma uma panacéia. As máquinas servem principalmente para proteger os pantógrafos e a fiação elétrica dos efeitos agressivos das sobrecorrentes. Interromper o circuito é uma das tarefas secundárias que esses dispositivos executam.
Desligar regularmente a energia de uma máquina não é uma boa ideia. Principalmente se a carga não for retirada da tomada.Neste caso, o módulo se desgasta muito mais rápido e atinge sua vida útil em menos tempo do que o indicado nas características de fábrica.
Dentro do gabinete, os contatos queimam gradativamente e ficam pretos, e o próprio produto perde seu rendimento nominal, para de executar suas tarefas e depois falha. Os proprietários nesta situação precisam trocar o dispositivo com urgência.
Se você ignorar este ponto, o próximo curto-circuito danificará a fiação, fará com que a máquina pegue fogo e possivelmente até levará a consequências mais graves.
É por isso que os especialistas recomendam o uso não de disjuntores comuns, mas de chaves de carga progressivas e confiáveis para desligamentos frequentes.
Estes elementos aumentarão a segurança dos quadros eléctricos, garantirão o fornecimento de energia ininterrupta e de elevada qualidade a quaisquer instalações residenciais e permitirão, se necessário, abrir o circuito de forma cómoda e rápida, realizar actividades de reparação e instalação de qualquer complexidade e voltar a ligar a caixa a sistema geral de abastecimento de energia.
Instalação de dispositivo para desativação de cargas na entrada quadro de distribuição permite remover a tensão do próprio painel e substituir corretamente os disjuntores com falha.
Com tal dispositivo, é muito fácil desconectar qualquer ambiente da rede de alimentação centralizada para fins de manutenção programada ou realização de reparos necessários. A unidade garantirá total segurança ao técnico e permitirá eliminar rapidamente todos os problemas detectados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Ainda mais sobre chaves de carga podem ser encontradas nos vídeos abaixo, onde especialistas compartilham suas experiências e nuances de instalação.
Recursos de instalação do interruptor de carga. Instruções passo a passo do mestre.
Uma descrição detalhada e clara, regras para o uso correto e a finalidade direta do dispositivo por um eletricista profissional.
Revisão do interruptor de carga modular fabricado pela Hyundai. Usando este dispositivo, você pode resolver de forma econômica o problema de comutação de um circuito elétrico.
Características do funcionamento da chave de carga VN32-100 e a prática de utilização deste dispositivo como chave em circuitos elétricos de corrente alternada 50-60 Hz com tensão nominal de rede de 230-400V.
Um interruptor de carga prático e confiável ajuda a aumentar o nível de segurança operacional da rede elétrica e ajuda a abrir rapidamente o circuito de corrente no lugar certo e eliminar avarias ou substituir equipamentos com falha.
A presença de um interruptor garante a segurança da cablagem interna ou intra-apartamento, protege-a do desgaste prematuro e aumenta significativamente a sua vida útil.
Gostaria de falar sobre como você selecionou um dispositivo de proteção para a rede elétrica da sua casa/apartamento? Você tem informações que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, compartilhe informações e fotos sobre o tema do artigo.