Como lavar uma banheira de ferro fundido sem danificar o esmalte: uma revisão das receitas populares e dos melhores produtos adquiridos
Apesar de muitas alternativas modernas, a banheira de ferro fundido foi e continua sendo um dos tipos mais populares de encanamento.
Essa popularidade se deve em grande parte à durabilidade e ao aumento da resistência do ferro fundido. O material pode suportar cargas severas, é resistente a mudanças de temperatura, possui alta capacidade térmica e boas propriedades de isolamento acústico.
Porém, o funcionamento de tais produtos possui nuances próprias, que dizem respeito principalmente ao manuseio do revestimento de esmalte. Na ausência de cuidados e prevenção adequados, perde rapidamente o aspecto estético.
Para preservar a cor e o brilho originais da tigela, você precisa saber como e com que lavar uma banheira de ferro fundido sem danificar o esmalte. Falaremos sobre isso em nosso artigo.
O conteúdo do artigo:
Principais causas e tipos de contaminação do esmalte
O esmalte é um pó que é aplicado na superfície interna de uma banheira de ferro fundido por método eletrostático e posterior “cozimento” em câmara térmica especial.
E embora o próprio ferro fundido dure de 25 a 50 anos sem problemas, o revestimento esmaltado é muito mais sensível a todos os tipos de fatores externos. É por isso que precisa de cuidados cuidadosos e adequados.
O esmalte é especialmente suscetível a vários tipos de contaminação:
- Ferrugem.
- Calcário.
- Depósitos de gordura.
A razão para o aparecimento de manchas marrons desagradáveis no esmalte branco geralmente são os sais de ferro que caem constantemente na superfície dos canos antigos. Às vezes, o problema está em uma torneira com vazamento com defeito, uma corrente de metal para prender a tampa da saída que oxida quando exposta à água.
Durante a produção novos banhos utilizam técnicas avançadas de tratamento de superfície que envolvem o uso de sais de titânio. Esses componentes tornam a estrutura do revestimento mais lisa, o que reduz significativamente a probabilidade de rachaduras.
O calcário geralmente aparece devido à má qualidade da água, que depende da região, das fontes e tecnologias de tratamento utilizadas e das condições do abastecimento de água local.
Diversas impurezas, cloro, metais, sais minerais contidos no líquido aumentam sua dureza e se depositam na superfície na forma de uma camada esbranquiçada.
Os depósitos de gordura são consequências do acúmulo de partículas de pele, suor e sujeira nas paredes da banheira, que são removidas pela pessoa durante o banho.Camadas umas sobre as outras, elas formam uma camada de gordura persistente e difícil de remover.
Todos os tipos de poluição requerem uma abordagem especial. Para remover e limpar alguns deles, é necessário utilizar compostos especiais que podem ser adquiridos na loja ou preparados independentemente dos remédios caseiros disponíveis.
Os melhores produtos de limpeza comprados em lojas
Os produtos químicos domésticos especializados contêm reagentes, oligoelementos e substâncias eficazes que funcionam bem contra vários tipos de manchas às quais o esmalte é propenso.
Existem muitos produtos de limpeza no mercado com consistência de pasta, gel e pó. Antes de comprar qualquer um deles é preciso verificar se é adequado para esmalte, estudar as instruções e familiarizar-se com a composição.
Vejamos vários meios eficazes que funcionaram bem na prática e são mais populares entre as donas de casa.
Remédio nº 1 – brancura em várias formas
O produto mais comumente usado para limpar banheiras de ferro fundido é branco puro. É barato, produzido por vários fabricantes, mas apesar disso tem uma composição quase idêntica.
O custo médio de uma garrafa de 1 litro é de 50 a 80 rublos. O produto está disponível em gel e líquido. A primeira opção custará uma ordem de grandeza mais cara.
Além do próprio esmalte, recomenda-se usar a substância para limpar azulejos de banheiro, juntas, cantos localizados acima da cuba e áreas de ralo.
É necessário lavar o recipiente com a brancura com uma esponja moderadamente dura e sem fibras metálicas. É aconselhável utilizá-lo não na forma pura, mas diluí-lo em água comum, mantendo a proporção de 1:2. Você também pode adicionar 100 ml da mistura a uma banheira cheia de líquido, misturar bem e deixar durante a noite.
Produto #2 – Mister Muscle para banhos
Composição de limpeza da famosa marca MR. MUSCLE também é adequado para manchas mais graves. Ao contrário do branco, é muito mais fácil de usar. Não contém componentes agressivos, por isso é utilizado na sua forma pura.
O processo de operação em si é facilitado graças ao prático pulverizador. O preço médio de uma garrafa de 0,5 litro é de cerca de 220 rublos.
As substâncias incluídas na sua composição limpam eficazmente o esmalte da ferrugem existente e, desde que utilizadas regularmente e correctamente, previnem a corrosão. O produto lida bem com depósitos de calcário, espuma de sabão, depósitos de sujeira e mata todos os tipos de micróbios.
O cilindro é utilizado em dois modos, que são alterados girando a ponta de pulverização. O primeiro modo destina-se à aplicação em uma grande área, o segundo - ao tratamento pontual de fendas estreitas.
Após o uso, limpe o revestimento com uma esponja e enxágue a composição com bastante água. Se necessário, o procedimento é repetido várias vezes.
Remédio #3 – Gel Comet para encanamento
O gel Comet é um produto universal para a limpeza de diversos tipos de revestimentos em instalações hidráulicas. Está disponível em diversas versões - “Até 7 dias de limpeza”, “Expert”.
O último deles - Expert - é dotado de uma composição mais forte projetada para trabalhar com calcário e ferrugem. O preço médio de um recipiente de plástico com dispensador de 0,5 litro é de 150-200 rublos.
Para limpar a ferrugem da banheira, aplique o gel e deixe na área problemática por 10 minutos. Depois disso, limpe a tigela com uma esponja e enxágue com água corrente. Não é recomendado deixar o produto na superfície da tigela por mais de 10 minutos, pois contém ácidos.
Ferramenta #4 – Produtos da marca Cif
Sob a marca Cif produzem diversos produtos eficazes especializados na limpeza de azulejos, canos e canalizações.
Para o revestimento esmaltado de banheiras de ferro fundido, são adequados spray de banho antiplaca, creme universal Active Fresh, spray de banho Power&Shine, creme Ultra White com efeito clareador. Você pode comprar creme por uma média de 100-150 rublos, spray – 150-200 rublos. O volume do recipiente de plástico é de 0,5 l.
Os produtos podem ser utilizados para remover depósitos de gordura e calcário. Para limpar a superfície de mofoPara ferrugem persistente, é melhor usar um creme aprimorado com efeito clareador.
O medicamento é aplicado no revestimento por até 15 minutos. Suas substâncias ativas penetram instantaneamente nas camadas profundas dos contaminantes e danificam sua estrutura.
Como resultado, a mancha persistente se transforma em um fio de líquido que pode ser facilmente removido com uma esponja. Após todas as manipulações, deve-se enxaguar abundantemente a bacia do banho com água corrente.
Produto #5 – Limpador Sanox
Sanox é chamada de “artilharia pesada” entre todos os produtos similares. A poderosa composição da mistura e a alta concentração de componentes ativos permitem lidar facilmente até com manchas muito complexas. Um produto de 0,5 litro especialmente desenvolvido para limpeza de banheiras custa cerca de 50 rublos.
Vale considerar que o líquido contém ácidos, por isso deve ser usado com extrema cautela e em casos extremos, quando manchas persistentes não respondem a outros medicamentos.
Se o esmalte não tiver revestimento resistente a ácidos ou for muito fino, é melhor escolher outro meio mais suave.
Remédio #6 – produto ecológico seguro Frosch
Os produtos da linha Frosch são a opção ideal para a limpeza regular do esmalte e evitando a formação de placa bacteriana de difícil remoção.
São fáceis de aplicar e lavar, têm uma composição absolutamente segura, uma forma de spray conveniente e um aroma agradável. O custo médio de um borrifador de 0,5 litro é de 250 a 300 rublos.
Usando um produto ecológico, você pode remover manchas superficiais de ferrugem e calcário, mas não é adequado para áreas muito sujas.
Receitas de remédios populares populares
Algumas donas de casa preferem formulações populares aos produtos de limpeza comerciais, por considerá-los mais eficazes e seguros. Algumas pessoas não usam produtos químicos domésticos por princípio, outras querem economizar dinheiro e outras ainda estão preocupadas com o fato de haver crianças pequenas, pessoas alérgicas e animais de estimação em casa.
Em qualquer caso, justifica-se o uso de remédios populares. Freqüentemente, desde que sejam devidamente preparados e usados, eles não funcionam pior do que seus equivalentes comprados em lojas. Vejamos algumas receitas eficazes. Os ingredientes para o seu preparo podem ser encontrados em qualquer cozinha.
Receita #1 – refrigerante comum + água
A maneira mais acessível, comum e simples de limpar uma banheira de ferro fundido entre as pessoas envolve o uso de bicarbonato de sódio. Este produto permite remover rapidamente várias manchas e resíduos de sabão.
Para manter o esmalte limpo usando apenas refrigerante, basta limpar a superfície com ele 1 a 2 vezes por semana. Deve-se observar que o produto só é eficaz na limpeza de sujeira recente. Para remover manchas antigas, é aconselhável preparar uma composição mais potente.
Receita #2 – ácido cítrico + água
O ácido cítrico comum é um produto econômico e bastante eficaz para a limpeza de louças sanitárias.
Este produto deve ser lavado após 25 minutos. Em seguida, será necessário enxaguar e secar bem a banheira, enxugando-a com um pano limpo.
Uma receita simples permite remover manchas recentes e antigas. Normalmente, após o uso, a sujeira se afasta facilmente das paredes da tigela.
Receita #3 - uma mistura de dois tipos de refrigerante + vinagre
Uma mistura de bicarbonato de sódio e carbonato de sódio, vinagre e alvejante em pó retorna o esmalte à sua cor original e torna a superfície lisa e brilhante.
Após 2-3 horas, a mistura aplicada deve ser bem enxaguada com água. Depois disso, é aconselhável limpar o revestimento com um pano macio. Este produto ajudará a remover não apenas sujeira simples, mas também vestígios de depósitos de calcário.
Receita #4 – amônia + peróxido de hidrogênio
Uma solução de peróxido de hidrogênio com adição de amônia é um excelente remédio popular para remover a ferrugem da superfície de uma banheira de ferro fundido. Na maioria dos casos, com a ajuda desta composição, as donas de casa conseguem eliminar até as manchas mais difíceis.
É necessário lavar a composição do revestimento no máximo 10-15 minutos após a aplicação. Ao trabalhar com amônia, você deve usar máscara e luvas. A substância possui forte odor tóxico, por isso só deve ser utilizada em áreas bem ventiladas.
Receita #5 - terebintina + sal de cozinha
Um mingau preparado com terebintina permite eliminar rapidamente os depósitos de calcário e a ferrugem e branqueia muito bem a superfície.
Para obter maior efeito, o procedimento de limpeza é repetido várias vezes. Porém, é importante ressaltar que isso só pode ser feito após a secagem completa do revestimento de esmalte.
Recomendações para proprietários de banheiras de ferro fundido
Vale a pena levar em consideração que o esmalte é um revestimento muito frágil e nem toda composição de limpeza é adequada para ele. O produto utilizado não deve conter substâncias agressivas ou abrasivas. Além disso, ao limpar, não é estritamente recomendado o uso de escovas muito duras.
Precauções e medidas de prevenção
Detergentes escolhidos incorretamente podem facilmente danificar a superfície, deixar manchas visíveis e tornar o revestimento áspero.
Tal descuido contribui para o aparecimento de muitos microporos através dos quais a sujeira penetra, se deposita profundamente e se acumula.Depois disso, o esmalte fica opaco, amarelado, cinza e aparecem manchas visíveis.
Depois de deixar a banheira nesse estado, será muito mais difícil lidar com a poluição. Se seguir as regras básicas de utilização do produto, levar em consideração as recomendações do fabricante e utilizar produtos de limpeza de banho homologados que atuam sem danificar o esmalte, o revestimento durará décadas.
Aqui estão algumas nuances a serem observadas:
- Não encha o recipiente com água excessivamente quente (a temperatura recomendada do líquido é de cerca de 70 °C);
- é indesejável sobrecarregar a tigela - em média, o peso máximo permitido do produto é de até 180 kg, mas esse valor pode variar dependendo da modificação;
- É proibido colocar vários reagentes químicos no banho;
- após cada procedimento de irrigação, é necessário enxaguar a superfície com água morna;
- periodicamente, cerca de uma vez por semana, deve-se lavar o produto com água e sabão comum e esponja macia;
- se houver contaminantes graves, é necessário determinar seu tipo e selecionar um agente de limpeza adequado que não contenha componentes agressivos ou partículas abrasivas duras que possam riscar o esmalte;
- Não tente raspar com uma lâmina ou esfregar manchas difíceis com escovas de metal duro;
- Após a limpeza, é necessário enxaguar abundantemente a composição sob forte pressão e, em seguida, secar a superfície com uma flanela ou toalha macia.
É altamente recomendável não lavar objetos de metal duros em banho de esmalte.
Se encontrar alguma lasca no revestimento, é importante repará-la rapidamente. Caso contrário, a ferrugem começará a se formar ao redor da área danificada, o que acabará por estragar completamente o esmalte.
Para eliminar defeitos você precisará de lixa de grão fino, massa especial ou esmalte epóxi. Se o produto for aplicado em várias camadas, a próxima camada só poderá ser aplicada após a secagem completa da anterior.
Conversamos com mais detalhes sobre as maneiras de restaurar o esmalte em este material.
Dicas para polir o revestimento
A superfície de uma banheira de ferro fundido negligenciada, que deixou de brilhar e está coberta de vários arranhões, pode ser reavivada com polimento. Este procedimento refresca bem a aparência do esmalte.
O trabalho de polimento é realizado na seguinte ordem:
- a superfície é limpa de contaminantes usando um dos métodos propostos acima;
- o revestimento limpo é enxaguado e limpo com pano seco;
- sobre o esmalte é aplicada uma composição especial destinada ao polimento de superfícies pintadas, por exemplo, polidor de automóveis;
- O revestimento é polido, preferencialmente com lixadeira de bico macio ou manualmente com pano de microfibra.
Assim que a superfície da banheira começar a brilhar, é necessário enxaguar e secar.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções em vídeo para limpar uma banheira em casa usando vários produtos disponíveis:
Quaisquer tipos de contaminantes que apareçam no revestimento esmaltado de uma banheira de ferro fundido durante a operação podem ser removidos com produtos químicos domésticos ou remédios populares. O mais importante é prevenir casos avançados, limpar a tigela na hora certa e dedicar tempo para prevenir manchas persistentes..
Se nenhum dos produtos e métodos de limpeza sugeridos ajudar a eliminar o problema, é melhor entrar em contato com um especialista. Eles realizarão um tratamento de superfície profissional abrangente e cobrirão com fresco camada de esmalte, após o que a banheira ficará quase como nova.
Talvez você conheça outras maneiras eficazes de limpar a placa bacteriana de uma banheira de ferro fundido? Por favor, informe os visitantes do nosso site sobre eles. Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas no bloco abaixo.
O problema é que muitas banheiras de ferro fundido possuem grãos fundidos. Você pode sentir isso ao toque. Além disso, o esmalte das banheiras é fino e, com a limpeza frequente, torna-se rapidamente mais fino.
E se você não limpar, a aparência da banheira fica desarrumada. Embora escrevam que o ferro fundido pode resistir de 40 a 50 anos, eles não indicam a vida útil do esmalte. A expansão do metal pela água quente e a contração pela água fria também não dão vida aos esmaltes.
Então, para mim, essa opção de material para banheira hoje nem é considerada. Sofremos com tanta felicidade, não importa como você limpe, ainda parece velho.
A maioria dos géis baratos, e também o Sanox, lidam apenas com manchas leves, como placa bacteriana, que podem ser lavadas manualmente com uma esponja. Produtos mais caros removem a placa bacteriana antiga. Mas nada ajuda contra a ferrugem. Verificado. O único método que funciona é o bicarbonato de sódio comum; você pode usá-lo para remover qualquer coisa. Claro que isso não é fácil, você terá que trabalhar muito e se esforçar, mas a banheira fica branca como a neve. Suspeito que este método seja traumático para o revestimento, por isso é melhor não deixá-lo ficar muito sujo e lavá-lo regularmente.
Além de todos os tipos de géis e pós, existe um produto bastante bom que pode ser obtido em qualquer supermercado. E é cola. Eu já tinha ouvido falar muitas vezes sobre suas propriedades “úteis”, mas realmente não acreditei até experimentar eu mesmo. Você não só pode usar a bebida facilmente para remover calcário de torneiras e encanamentos, como a Coca-Cola é ótima para limpar banheiras. Ultimamente, tem havido descontos constantes em refrigerantes; o preço não é mais caro do que os produtos químicos comuns. E o resultado superará todas as expectativas.
Coca-Cola é de fato ácido ortofosfórico (se você ler a composição) (também, é claro, açúcar e outras substâncias). Se por cola você quer dizer cola mais barata, então provavelmente contém ácido cítrico. O método é tão eficaz (tanto Coca-Cola quanto cola barata) quanto o tratamento com uma solução de ácido cítrico. No entanto, o ácido cítrico (1 saqueta de 80g) corresponde a várias garrafas de cola e custa 2 a 3 vezes mais barato que a cola barata (não há necessidade de compará-la com a Coca-Cola). Que. o processamento com uma solução simples de ácido cítrico será muito mais barato, com os mesmos esforços de processamento e compra também em qualquer supermercado
Eu tomo o gel universal Expel. Não contém produtos químicos, mas contém ácido cítrico. Graças a ele, ele limpa o banheiro sem danificar esmaltes, torneiras ou azulejos. Ele lida facilmente com sujeira, placa bacteriana e sujeira teimosa.