Como e com que pintar uma banheira de ferro fundido: uma revisão dos melhores métodos de restauração

Cada produto tem sua vida útil, que mais cedo ou mais tarde termina. Qualquer coisa fica inutilizável em algum momento, e as banheiras de ferro fundido não são exceção.O tempo e a água têm um impacto negativo e levam à destruição do revestimento de esmalte.

Concordo, trocar uma banheira é caro e trabalhoso. Uma solução mais prática é restaurar você mesmo o encanamento.

Diremos como e com o que você pode pintar uma banheira de ferro fundido, daremos recomendações sobre a escolha de um método e também forneceremos instruções passo a passo para atualizar o produto.

Benefícios de restaurar uma banheira de ferro fundido

O revestimento de esmalte da banheira fica mais fino com o tempo, surge ferrugem sob a influência da água e, se as medidas não forem tomadas a tempo, o processo pode se tornar irreversível. O fundo pode simplesmente enferrujar e formar buracos e a banheira não poderá mais ser salva.

Uma banheira coberta de ferrugem e calcário não parece esteticamente agradável, para dizer o mínimo. Sem dúvida, instalar uma nova banheira será a única decisão acertada se você planeja fazer grandes reformas, trocar azulejos e encanamentos. Porém, se a reforma ainda estiver longe, comprar uma banheira nova trará mais problemas do que alegria.

As banheiras modernas de ferro fundido não são baratas e você também terá que pagar uma quantia considerável pela entrega. Devido ao grande peso do produto, desmonte você mesmo o antigo e instale um novo banho Não tenho certeza se isso vai acontecer.Você precisa perguntar a amigos e vizinhos ou contratar pessoas, o que novamente custa dinheiro.

Muito provavelmente, você terá que fazer reparos, mesmo que não tenham sido planejados.

Ao mesmo tempo, a banheira de ferro fundido, tendo perdido a sua aparência, não perdeu as suas características de desempenho muito decentes e ainda pode servir fielmente os seus proprietários. Se não houver lascas ou rachaduras significativas, você mesmo poderá restaurar o produto, e com bastante rapidez, sem sujeira e sem custos elevados.

Outro argumento significativo a favor da restauração: as banheiras clássicas de ferro fundido do estilo antigo são superiores em qualidade às contrapartes modernas, cuja vida útil não excede quinze anos.

Métodos básicos de atualização de cobertura

Hoje existem três maneiras de atualizar uma banheira de ferro fundido:

  1. Pinte a superfície com esmalte especial.
  2. Aplicar revestimento com acrílico líquido.
  3. Insira o forro acrílico na banheira.

Cada opção de restauração de uma banheira antiga tem vantagens e desvantagens, que discutiremos em detalhes a seguir. Para revestir uma banheira de ferro fundido com esmalte ou acrílico, você não precisa ser um especialista, você mesmo pode fazer esse trabalho facilmente.O principal é a escolha correta da composição e o cumprimento estrito da tecnologia de aplicação.

Banho antes e depois da restauração
Restaurar uma banheira usando um dos métodos acima permite obter resultados surpreendentes e transformar uma banheira velha e enferrujada em um produto praticamente novo.

Você também pode instalar um liner acrílico com as próprias mãos, mas este trabalho é mais delicado e requer certas habilidades, por isso neste caso é melhor recorrer aos serviços de especialistas.

Preparação da superfície antes da pintura

Independentemente do método utilizado para pintar uma banheira de ferro fundido, a superfície deve ser cuidadosamente preparada. Esta é uma etapa muito importante que não pode ser perdida. A preparação adequada da superfície é 99% de sucesso.

Preparando a banheira para pintura
O processo de preparação do banho consiste em várias etapas. Para conseguir uma coloração boa e duradoura, elas devem ser realizadas em uma determinada sequência.

Em primeiro lugar, a banheira de ferro fundido deve ser bem lavada e desengordurada. Sujeira e graxa interferem na adesão, não permitem que a solução seja bem absorvida pela superfície e anulam todos os trabalhos de restauração. O novo esmalte pode em breve rachar e descascar em áreas onde permanecem depósitos de gordura.

Os produtos químicos domésticos ácidos são adequados para limpeza e desengorduramento. O ácido oxálico limpa o banho de forma muito eficaz - trate o banho com a solução e deixe agir por 10-15 minutos.

Mas é muito agressivo e no trabalho é necessário o uso de proteção manual e respiratória. Você deve usar luvas de borracha e respirador.

Após o tratamento, enxágue bem a banheira, ou melhor ainda, encha com água e segure por 20 minutos, depois deixe secar.Agora não há trabalho menos importante a ser feito - tratar a superfície com um abrasivo, com o qual se retira o esmalte antigo, e a superfície do banho fica áspera, garantindo melhor aderência dos materiais.

Tratamento de banho abrasivo
O tratamento mecânico da superfície é realizado por meio de uma broca com acessório especial em forma de escova de esmeril, que, ao rolar, remove o esmalte velho e a tinta da superfície

As áreas da banheira cobertas de ferrugem devem ser limpas até o metal para que no futuro não apareça através do novo revestimento de esmalte. Depois de descascar e lixar a superfície, aspire a banheira para remover a poeira e pequenas partículas de sua superfície e, em seguida, trate-a novamente com um detergente líquido à base de ácido.

Despeje na banheira e esfregue bem em toda a superfície, deixando agir por cerca de uma hora e meia. Depois disso, encha a banheira até a borda com água e deixe descansar por cerca de uma hora.

Recomenda-se repetir o procedimento de lavagem pelo menos 2 a 3 vezes e depois secar a superfície com secador de cabelo. Para evitar entupir o sifão com corantes, desconecte a banheira do esgoto.

Antes de aplicar a composição, a tigela deve ser inspecionada cuidadosamente. Os defeitos identificados devem ser eliminados; para mais detalhes, consulte Este artigo.

Se houver lascas e rachaduras na superfície, elas devem ser massajadas e depois tratadas com lixa, após o que o pó resultante deve ser removido novamente. Neste ponto o processo de preparação está concluído, você pode começar a pintar.

Restaurando uma banheira com esmalte

Esmaltar uma banheira de ferro fundido é um método antigo, testado e usado há muito tempo.Mas deve-se distinguir entre a esmaltação profissional, pela qual o banho passa durante o processo de produção, e a pintura caseira com esmalte.

Pintando uma banheira com esmalte
Pintar com esmalte é a maneira mais fácil e econômica de atualizar uma velha banheira de ferro fundido sem trabalhos de desmontagem trabalhosos.

No primeiro caso, são utilizadas composições profissionais que requerem pré-aquecimento do ferro fundido a uma determinada temperatura. É impossível pintar uma banheira de ferro fundido em casa desta forma e não é necessário, pois hoje existem tintas de esmalte fáceis de usar e baratas para autoaplicação.

Vantagens e desvantagens do método

Entre as vantagens deste método de pintura estão:

  • custo barato;
  • falta de trabalho de instalação;
  • Pode ser usado em superfícies de ferro fundido e aço.

No entanto, este método também tem desvantagens:

  • o revestimento revela-se bastante fino e frágil, o esmalte é muito sensível aos produtos de limpeza doméstica e aos impactos. Portanto, você deverá manusear a banheira com muito cuidado para não danificá-la inadvertidamente;
  • o revestimento não elimina defeitos graves: lascas, amassados, rachaduras;
  • com o tempo, o amarelecimento se forma na superfície;
  • O esmalte demora muito para secar, então você não pode usar a banheira por cerca de uma semana.

A vida útil do revestimento varia de 5 a 9 anos. Porém, para quem pretende fazer reparos no futuro e substituir a banheira de ferro fundido por uma nova, essa vida útil certamente será adequada.

Revisão de esmaltes para pintura de banheiras

Pergunta, com o que você pode pintar? uma velha banheira de ferro fundido, que não fica de forma alguma parada, pois os esmaltes comuns não são adequados neste caso. É necessária a utilização de formulações especiais destinadas ao banho.

Antes de aplicar qualquer um deles é necessário estudar as instruções e seguir à risca a tecnologia, caso contrário o revestimento não irá deliciar-se com sua novidade por muito tempo e irá descascar rapidamente.

Esmalte de banho
É preciso trabalhar esse esmalte muito rápido, pois depois de 60 minutos ele endurece e fica inutilizável

Entre os esmaltes de fabricação russa podemos destacar Epoxina 51 E 51C. O esmalte consiste em dois componentes: resina epóxi e endurecedores de amina produzidos em fábricas de produtos químicos na Alemanha e na América.

Antes do uso, os ingredientes são misturados e aplicados na superfície do banho. Se desejar, você pode pintar a superfície em qualquer cor adicionando cor à tinta.

A composição é durável e, se aplicada corretamente, pode durar até 9 anos. O esmalte tem consistência espessa, o que dificulta o trabalho.

Além disso, é preciso levar em consideração que o tempo de utilização da solução preparada não passa de uma hora, após a qual a mistura começa a endurecer e torna-se quase impossível aplicá-la na superfície.

Esmalte de banho
O tempo de secagem da solução de esmalte é de cerca de uma semana, durante a qual deve-se evitar tocar na superfície pintada

O esmalte feito na Finlândia provou ser bom Reflexo 50. Também consiste em dois componentes que são misturados antes da aplicação. O preço da tinta é um pouco mais caro que o nacional, mas o alto custo é totalmente compensado pela excelente qualidade.

O esmalte forma um revestimento brilhante durável e durável de cor branca ou azul na superfície da banheira.

Existem também composições de fabricação russa que, embora não sejam tão populares quanto as listadas acima, possuem características bastante decentes. Estes são esmalte Svetlana E Fantasia, que são kits prontos que incluem, além do próprio esmalte e endurecedor, ferramentas para o beneficiamento da banheira.

Kit de pintura de banho
O kit inclui tudo que você precisa para pintar uma banheira de ferro fundido. A superfície seca sete dias após a pintura

O processo de revestir uma banheira com esmalte

Se for utilizada uma composição de dois componentes para coloração, antes do uso ela deve ser misturada na proporção recomendada pelo fabricante. Mas não misture toda a quantidade de uma vez.

O banho é pintado em duas camadas, portanto o esmalte deve ser dividido em duas partes e primeiro diluir uma porção, e após aplicar a primeira camada, a segunda. O tempo de trabalho da solução é limitado e, se você diluir toda a tinta de uma vez, pode não ter tempo de utilizá-la.

Escovas de banho
A pintura de uma banheira de ferro fundido deve ser feita com um pincel chato especial - um pincel de flauta. Possui cerdas largas e naturais, o que permite aplicar com cuidado a composição corante na superfície, sem deixar marcas.

Os esmaltes destinados ao uso doméstico apresentam consistência bastante espessa, por isso recomenda-se adicionar o solvente 646 à mistura na proporção de 10:1. Pela primeira vez, as paredes do banheiro são pintadas em uma e a parte inferior em duas camadas.

Se houver formação de manchas na superfície, elas devem ser removidas imediatamente com um movimento ascendente da escova. Se você deixá-los secar, nada poderá ser consertado. A segunda camada é aplicada 15-20 minutos após a primeira. Durante esse tempo, a tinta vai secar e você terá tempo de diluir a segunda porção do esmalte.

A nova camada é aplicada da mesma forma que a anterior. Você não pode usar o banho antes de 4 a 7 dias, o período exato está indicado nas instruções.

Revestimento de esmalte para banheira
A pintura é feita de cima para baixo, pintando primeiro as bordas da banheira, depois as superfícies laterais e seu fundo

Como cuidar de uma superfície renovada

A banheira de ferro fundido está como nova, mas não se esqueça que esmaltar uma banheira em casa não pode fornecer um revestimento durável e de alta qualidade como o originalmente aplicado durante o processo de produção. Portanto, a nova superfície deve ser tratada com muito cuidado, pois sua dureza é significativamente inferior à original.

A banheira deve ser protegida de impactos e queda de objetos pesados; não devem ser utilizados abrasivos para limpá-la. Superfície banheiras podem ser lavadas apenas formulações líquidas. Também não é recomendado colocar água muito quente nele.

Restaurando uma banheira com acrílico líquido

Este método apareceu há relativamente pouco tempo, cerca de dez anos atrás. Hoje é muito popular e é usado tanto por empresas profissionais quanto por artesãos domésticos. E não é por acaso, é considerada a forma mais eficaz de restaurar uma banheira de ferro fundido.

Acrílico autonivelante para banho
O acrílico autonivelante é composto por dois componentes: o próprio acrílico e o endurecedor, que são misturados antes da aplicação. Para um banho padrão de 170 cm de comprimento, 3-4 kg de solução são suficientes

Vantagens e desvantagens do método

O acrílico autonivelante é um produto verdadeiramente revolucionário que pode literalmente transformar uma velha banheira de ferro fundido irreconhecível em apenas algumas horas.

Este método tem outras vantagens:

  • alta velocidade de processamento com custos mínimos de mão de obra - este trabalho pode ser facilmente realizado por uma pessoa que não possui habilidades especiais;
  • o revestimento é perfeitamente liso com um lindo brilho brilhante;
  • quando aplicado corretamente, o revestimento acrílico mantém seu desempenho e características externas por 15 anos;
  • o acrílico é inofensivo, não emite odores desagradáveis ​​​​e não requer o uso de equipamentos de proteção especiais;
  • Após três dias, o banho está totalmente pronto para uso.

Entre as desvantagens, apenas uma pode ser destacada: o custo bastante elevado. acrílico autonivelante comparado ao esmalte. Embora a qualidade e durabilidade do revestimento compensem completamente esta pequena desvantagem.

Aplicando acrílico em uma banheira

Pintar uma banheira de ferro fundido com acrílico é muito mais rápido e fácil do que com esmalte. Para isso você não precisará de rolos, pincéis ou outros meios improvisados. O acrílico é simplesmente despejado na banheira e, com o próprio peso, escorre gradativamente pelas paredes, formando um revestimento uniforme e liso.

Aplicação de acrílico líquido
Pegue um regador e, partindo do canto interno, percorra todo o perímetro da banheira, preenchendo gradativamente toda a borda superior

Antes do começo tratamento de banheira com acrílico Coloque jornais ou celofane no chão para não manchar o revestimento com a solução que escorrerá pelas laterais. Misture o endurecedor com esmalte acrílico. O recipiente no qual o endurecedor estava localizado pode ser transformado em um regador conveniente para aplicação de acrílico, cortando a ponta em ângulo.

A aplicação do acrílico começa pelas laterais internas da banheira, aquelas que ficam próximas à parede. O acrílico tem consistência líquida e escorre rapidamente. Depois que a borda superior da banheira estiver totalmente preenchida com argamassa, inicie um novo círculo, mas não pelas laterais, mas pelo meio das paredes laterais.

Aplicação de acrílico líquido
Após o escoamento do acrílico pelas laterais da banheira, é necessário dar uma segunda volta no círculo, preenchendo as áreas não pintadas com a composição.

Todo o acrílico escorre, mas alguns lugares no fundo e nas paredes da banheira ainda permanecem sem revestimento. Para fechá-los, o acrílico deve ser cuidadosamente nivelado com uma espátula sobre todos os fragmentos não preenchidos.

A massa, ao escoar, costuma correr em direção ao ralo, para evitar entupimento é necessário desviá-la no outro sentido com uma espátula. Neste momento, o acrílico já adquire viscosidade e endurece.

O acrílico é aplicado em uma camada, o que completa o trabalho de pintura da banheira. Agora sua tarefa é proteger a superfície contra a entrada de partículas de poeira, detritos ou gotas de água. Tudo isso pode estragar o revestimento. O endurecimento completo da composição acrílica ocorre em 1,5-2 dias.

Restauração usando uma incrustação

A essência do método é instalar um forro de acrílico em uma banheira velha. O produto é feito de chapa acrílica, que é aquecida até a temperatura desejada e extrusada por meio de um molde. A espessura do liner é geralmente de 5 mm.

Forros acrílicos
Externamente, os forros lembram uma banheira de acrílico normal, mas não são uma banheira completa e não podem ser instalados separadamente

Um liner acrílico tem muitas vantagens, sendo a principal delas a longa vida útil. Com uso adequado, pode durar até 20 anos. É muito durável, não tem medo de danos mecânicos e choques, não enferruja e não fica coberto com uma camada amarela.

O inserto de acrílico é fácil de limpar com produtos domésticos comuns e não requer o uso de compostos agressivos.

Após a restauração, uma banheira de ferro fundido assume a aparência de um produto completamente novo, com uma superfície brilhante uniforme e perfeitamente lisa. Atrás do forro você pode esconder quaisquer danos e defeitos da antiga estrutura de ferro fundido.

No entanto, este método também tem muitas desvantagens.Os revestimentos são feitos para banheiras padrão de ferro fundido com comprimento de 1,5 e 1,7 m, portanto, se tiver outras dimensões, esse método de restauração não funcionará.

O encaixe é colocado na banheira e deve envolvê-la completamente. Para isso, é necessário desmontar a fileira inferior de ladrilhos, bem como retirar o equipamento sifão.

Forro acrílico
O forro acrílico deve corresponder totalmente em forma e tamanho à banheira onde será instalado, não sendo permitida mesmo uma ligeira discrepância de dimensões

Antes instalação de forro acrílico O banho precisa ser preparado, mas não é necessária uma preparação tão cuidadosa como antes da pintura. Basta retirar a camada de esmalte com uma escova de lixa e depois desengordurar a superfície com um agente de limpeza.

O liner precisa ser experimentado, se houver partes salientes deverá ser cortado com serra elétrica. Em seguida, marque e faça furos para transbordamento e drenagem com uma broca. O selante é aplicado nas bordas da banheira. O forro é instalado sobre uma espuma especial que cobre uniformemente toda a superfície da banheira.

Inserção de forro acrílico
O forro é inserido no banho pré-espumado e pressionado firmemente contra o fundo e as paredes

O inserto de acrílico é cuidadosamente baixado no recipiente e instalado de forma que não haja distorções. Em seguida, o sifão é conectado e a banheira fica cheia de água quase até a borda. Neste estado, deve ser deixado por um dia para que a espuma e o selante sequem completamente.

Você mesmo pode restaurar a banheira com este método, mas o melhor é recorrer aos serviços de empresas que realizarão o trabalho a nível profissional.

Se você tiver dúvidas sobre qual método de restauração preferir, leia o artigo - Banho liner ou enchimento: comparação de características tecnológicas e técnicas

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Restauração de uma banheira de ferro fundido com esmaltes especiais:

Revestimento de banheira com acrílico líquido:

Restauração de banheira com liner acrílico:

A restauração é a melhor forma de atualizar a aparência de uma banheira, pois permite dar nova vida a uma velha banheira de ferro fundido de forma rápida, fácil e econômica. Cada método tem seus prós e contras, então cabe a você decidir qual adotar.

Você tem experiência em restaurar uma banheira de ferro fundido? Compartilhe informações com nossos leitores e sugira sua maneira de resolver o problema. Você pode deixar comentários no formulário abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    Só tenho uma banheira de ferro fundido dos anos 80. Tentei pintar com esmalte epóxi - é simples, mas o método não é confiável, depois de um ano o esmalte começou a descascar. Fiquei sabendo do liner acrílico: custa caro, mas ainda diminui o volume interno da banheira. A opção mais normal é o acrílico. Há três anos que pinto uma banheira com acrílico, parece nova e não descascou.

  2. Arcádio

    Nossa banheira tem quarenta anos. Eu lavo, mas não parece mais o mesmo. Gostaria de restaurá-lo, mas não sei a melhor forma de fazê-lo. Não há tinta spray em lata? Isto não é mencionado aqui. Mas para mim esse tipo de restauração é muito mais atraente: de forma rápida e uniforme. Mas com um pincel você terá que trabalhar muito e me parece que não será possível conseguir uma cobertura uniforme.

    • Alexei

      Existe acrílico em aerossóis, mas é muito pior que o acrílico normal. É menos durável, pois é aplicado em camada fina e contém solvente.Além disso, é mais fácil para um não profissional aplicar acrílico com pincel. Se o aerossol for aplicado incorretamente, manchas permanecerão.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. Esta tinta está disponível em 3 versões, com diferentes vantagens e desvantagens:

      1. Esmalte epóxi - tóxico quando pintado, endurece rapidamente, proporciona cobertura uniforme, mas é difícil de pintar sem pingar. Se você pintar sem cor, com a cor branca, ele perde rapidamente a brancura, mas em geral o revestimento é durável e resistente à abrasão.

      2. Acrílico - é melhor usar o método de vazamento. Possui baixa condutividade térmica, é durável e resistente à perda de cor. Também muito tóxico. Ao cuidar do revestimento, não use álcalis ou ácidos. Recomenda-se aplicar com precisão e cuidado, evitando lacunas.

      3. Tinta alquídica - difícil de aplicar e consumida em grandes quantidades. Mas, em geral, não é tóxico e mantém a cor por muito tempo.

      A desvantagem da tinta spray é que ela é difícil de ajustar e possui uma fina camada de revestimento. E, claro, você precisa preparar a superfície quase perfeitamente.

      Como pintar:

      1. Cubra as superfícies que não funcionam com filme.
      2. Use máscara de proteção, luvas e roupas velhas.
      3. Limpe o dispositivo de sujeira e ferrugem.
      4. Remova os restos do revestimento antigo com lixa ou lixadeira.
      5. Depois disso, enxágue bem a banheira e seque.
      6. Trate com solvente e primer.
      7. Agite a lata.
      8. A partir de uma posição vertical máxima a uma distância de 30 cm, pulverize a tinta em uma camada fina e uniforme.
      9. Se ocorrerem problemas, corrija-os com uma espátula de borracha.
      10. Use tinta de acordo com as instruções do fabricante.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica