Como construir um fogão russo: alvenaria faça você mesmo, os melhores pedidos e diagramas
A construção de um recuperador de calor numa habitação privada é uma tarefa responsável que requer competências especiais, que se recomenda realizar sob a orientação de um construtor de fogões experiente.Só ele sabe construir um fogão russo: escolher o esquema de alvenaria certo, escolher um tijolo, preparar uma argamassa.
Mesmo pequenos erros de cálculo no pedido podem resultar em resultados desastrosos, por isso é necessário seguir as regras de trabalho e os requisitos regulamentares na construção.
O conteúdo do artigo:
Construção de fogão russo
Os fogões russos podem diferir em tamanho, formato e características de design. Segundo uma definição, tratam-se de estruturas de aquecimento e cozedura com 2 fornalhas, destinadas, para além das funções de aquecimento, à preparação de pratos típicos e à cozedura de pão.
O processo de queima da lenha na fornalha principal ocorre da seguinte forma: os gases gerados durante a combustão das toras entram na 1ª seção da câmara da fornalha, depois através de orifícios especiais - rebaixos - entram na 2ª seção. Depois disso, eles passam para a câmara de cozimento superior, de onde vão para o canal de coleta e para dentro do tubo.
Ao queimar lenha em uma pequena fornalha, os gases de combustão entram primeiro na fornalha principal e dela na chaminé. Aqui você pode usar não apenas toras secas, mas também cascas, lascas de madeira, galhos e outros resíduos.
A base da estrutura é uma fundação, geralmente 0,1 m maior que as dimensões da parte inferior do fogão russo. Aqui, abaixo, há uma área de armazenamento - espaço livre para guardar atiçador, grip, espátula e outros equipamentos.
Para o assentamento da câmara de cocção e, em particular, da abóbada, são selecionados os tijolos selecionados mais resistentes ao fogo. A espessura das paredes determina quanto tempo durará o calor.
As paredes finas da câmara de cozimento aquecem muito rapidamente, mas esfriam com a mesma rapidez. A espessura padrão é de 1 ou ¾ tijolo. A parede frontal é mais fina - ½ tijolo, como a divisória na frente do forno.
Na parte inferior da câmara de cozimento há um piso para o qual é adequado um tijolo forte e liso. Muitas vezes é colocado a seco, sem o uso de solução, sobre um aterro de areia grossa, ao qual se adiciona brita, cascalho ou cacos de vidro. O piso é colocado com uma inclinação de 3-5 cm em direção à boca.
A forma da abóbada afeta o grau de aquecimento e a complexidade da alvenaria.
Abóbadas suaves são mais difíceis de instalar; devem ser usadas amarrações de aço para distribuir a carga. Porém, com este design, o piso aquece mais.
A tecnologia de colocação do telhado de um fogão russo pode ser diferente, mas muitas vezes segue-se a seguinte regra: colocar em ambos os lados ao mesmo tempo e terminar no meio. Um tijolo de castelo é colocado no centro e uma solução de argila é usada para revesti-lo.
Se estiverem assando pão, eles limpam o chão - retiram as cinzas e varrem seus restos.
Ainda existe uma maneira de assar pão sem assadeiras ou formas, quando ele é colocado sobre uma pá especial, levemente polvilhado com farinha, e depois “colocado no forno” - simplesmente jogado no chão com um movimento brusco.
Construção: preparação e assentamento
Para se proteger de todos os tipos de riscos associados ao incêndio, bem como de reclamações da fiscalização de incêndio, recomendamos que na construção de uma estrutura se baseie nas normas e regulamentos constantes da documentação legal:
- SNiP 41-01-2003 – seção sobre aquecimento;
- SNiP 23-02-2003 – sobre proteção térmica;
- SNiP 3-01-01-85 – normas gerais de construção.
Os materiais para a construção do forno também devem atender às normas de segurança e regulamentos contra incêndio.
Escolhendo um local para alvenaria
Tradicionalmente, a localização do recuperador é escolhida de forma que a boca fique voltada para a janela e bem iluminada. A estrutura pode ser colocada no centro da sala ou encostada na parede, no canto.
Se as paredes forem de madeira, devem ser protegidas com material incombustível - por exemplo, chapas de aço ou placas de amianto. Neste caso, a alvenaria não deve ser colocada a menos de 0,2 m.
Às vezes, o edifício é colocado numa parede entre duas salas. Para proteger uma parede ou divisória, pode-se utilizar alvenaria com espessura de cerca de 0,2 m ou revestimento com material incombustível.
Você também pode usar esta opção, quando uma fornalha grande vai para a cozinha e uma pequena para o cômodo ao lado. Anteriormente, era praticado em casas de cinco paredes com cabana de “verão”, nas quais não era utilizada a fornalha de um grande fogão com bancada na estação quente.
Preparação de ferramentas e materiais
Os equipamentos e ferramentas para alvenaria são preparados com antecedência para não se distrair e não ter pressa em procurá-los nos momentos mais inoportunos.
A principal ferramenta de um fabricante de fogões:
Um fio de prumo e um cordão de construção também podem ser úteis - para ajuste preciso dos cantos e paredes da estrutura verticalmente, uma regra - para nivelar a fundação, um medidor de aço dobrável - para marcação e nivelamento. Por razões de segurança, recomendamos o uso de roupas de proteção, sapatos confortáveis e luvas antes de trabalhar.
Os materiais e a sua quantidade dependem do modelo de fogão selecionado - com painel de aquecimento, bancada ou placa.
Uma tabela de materiais necessários pode ser assim:
A vantagem do ferro fundido sobre o aço é óbvia: não enferruja, não queima, praticamente não se deforma sob a influência de altas temperaturas e retém o calor por muito tempo.
Ao comprar portas e travas, certifique-se de que as primeiras fechem de maneira suave e firme e as segundas deslizem facilmente na tela. Anteriormente, as dimensões dos dispositivos estavam sujeitas a normas, por exemplo, as portas de limpeza tinham dimensões de 112 * 150 mm. Hoje você pode encontrar equipamentos de diversos formatos, comprimentos e larguras.
Como preparar a solução?
Com base no material principal, as argamassas são divididas em argila, cimento e cal.
Ao designar, o componente aglutinante vem em primeiro lugar, o enchimento vem em segundo lugar, por exemplo, 1:1 ou 1:2. As soluções complexas são indicadas por três partes, por exemplo, 1: 2: 6, com dois componentes aglutinantes em primeiro lugar, o último é o enchimento. A marca da argamassa de cimento depende da marca do cimento utilizado.
A solução finalizada deve ter as seguintes qualidades:
- plasticidade, conveniente para aplicação e distribuição;
- espessura suficiente para evitar espalhamento;
- densidade normal, nem magra nem gorda.
As regras gerais se aplicam aqui: soluções muito finas são consideradas fracas e de curta duração, enquanto soluções gordurosas racham após a secagem.
O mais difícil no preparo da argamassa de argila é encontrar o tipo certo de argila. Deve ser gorduroso para que a composição seja elástica, conveniente para assentar e criar costuras perfeitas e uniformes. Encontrar as proporções corretas às vezes leva anos - esse é outro motivo para trabalhar sob a orientação de um artesão experiente.
Os iniciantes selecionam experimentalmente a composição da solução. Primeiro, a argila é limpa de corpos estranhos antes de ser misturada e depois embebida em água por 24 horas.
Porções iguais de argila são misturadas com diferentes porções de areia, bolos são formados e deixados secar por 2 a 3 dias. Futuramente, para preparar a solução, utilize as proporções que apresentem menos fissuras.
Para conferir à massa argilosa textura e uniformidade adequadas, ela é embebida e a seguir esfregada em uma malha com malha de 5 mm.
Ao construir uma fornalha, em vez de areia, é necessário adicionar pó de argila refratária 1:3 ou 1:4 à argila refratária. Você pode usar um composto de alvenaria preparado na fábrica.
Para a colocação de chaminés e circuitos de fumos no interior da casa, utiliza-se uma mistura de cal-cimento ou cal-areia. Na construção de tubos acima do telhado, utiliza-se argamassa de cimento ou composição de cal-cimento.
Princípios básicos de alvenaria de ordem
Para construir um fogão russo, recomenda-se a utilização de tijolos refratários maciços, sem rachaduras ou lascas. A espessura dos vãos entre fiadas adjacentes preenchidas com argamassa é de 0,5 a 0,8 cm.
Várias seções do forno podem ser feitas colocando um tijolo inteiro, colocado na borda ou plano, bem como ½ (igual à largura) ou ¼ (igual à borda) de um tijolo.
Sugerimos usar diagramas e descrições para se familiarizar com a colocação em série de um fogão russo. As dimensões da opção proposta são 1,45 * 1,28 m (ou seja, 6 tijolos de comprimento e 5 de largura).
A fundação é lançada no solo, da qual depende a estrutura da estrutura. A uma profundidade de 12 cm do chão, coloque uma impermeabilização de duas camadas (por exemplo, 2 peças de feltro).
A primeira camada do forno também consiste em tijolos planos.
1-4 linhas dispostos de acordo com os diagramas abaixo, enquanto na 4ª linha será necessário fixar as tiras de aço e as portas do soprador (3 peças).
5 linhas difere na instalação de uma grelha, necessária para retirar as cinzas do forno de cozimento para a abertura das cinzas. O piso deve ser assentado apenas com tijolos refratários.
Padrão da linha 5 e padrão das linhas 6-11:
Linhas 6-11 disposto de acordo com o mesmo esquema com algumas diferenças:
Linha 6 – instalação da porta principal da fornalha,
Linha 10 – instalação de porta sopradora para uma pequena fornalha,
Linha 11 – grelha para retirar as cinzas da pequena fornalha.
Linhas 12-17 – trabalhos de instalação adicionais:
Linha 12 – pequena porta da fornalha,
Linha 13 – fogão de 2 bocas em ferro fundido (0,71*0,41 m), material – tijolo refratário e tiras de aço para reforço. Depois disso, são dispostas as aberturas em arco das câmaras de cozimento internas e externas,
Linha 15 – os tijolos refratários são colocados na borda, é instalada uma porta para a câmara de cozimento (0,45 * 0,45 com trava), os tijolos restantes são colocados planos, alternando com tiras de aço.
A 17ª fileira é feita de tijolos planos, depois 5 fileiras são um tubo, enquanto uma folha de amianto é colocada entre a última fileira e o teto.
Diagramas de linhas das 12 às 17 (3-3), de 17 a 22 (4-4), de 22 a 27 (5-5):
Acima da estrutura principal do forno existe um tubo assentado com 5 tijolos (posição plana). Para maior resistência, ele é conectado em um curativo. Assim, são obtidas 32 linhas.
Fogão com caldeira de água quente e bancada
Além da opção mais simples com duas fornalhas, constroem com as próprias mãos fogões russos complexos com bancada, caldeira para aquecimento de água, com fornalha ou lareira. Consideremos a ordem das soluções populares que podem ser usadas para autoconstrução.
A ordenação simplifica muito o assentamento, pois a representação gráfica e a descrição de cada linha mostram exatamente como a linha anterior difere da seguinte e quais elementos são necessários em todas as etapas.
Considere os esquemas de construção Fogão russo com caldeira, criado em um programa de computador.
1 linha determina a localização de toda a estrutura; é feita de tijolos refratários maciços e planos.
2ª fila – início da construção dos compartimentos.
3ª linha – concepção de duas câmaras, uma câmara de limpeza e uma câmara de sopragem.
4 linhas – fechando a lareira.
5 linhas - grato.
6 linhas – tanque de aquecimento de água.
7 linha – reforço da parede lateral.
8ª e 9ª carreira – remoção de canais.
10 linhas – combinando os arcos das fornalhas principal e pequena.
11 linha – instalação de uma placa.
12-13 carreiras – desenho das paredes da placa.
14 linhas - entrada do tubo.
15 linhas – teto da câmara de cozimento
16 linhas – reforço das paredes.
17 linhas – instalação de peças metálicas.
18 linhas - abóbada da fornalha.
Linha 19 – fortalecimento da divisória interna.
20 linhas - preenchimento com areia.
21 linhas - a base da cama.
22 linhas – instalação de uma peça metálica na chaminé.
23 linhas - porta da chaminé.
24 linhas – instalação do amortecedor.
25-26 carreiras - estreitamento da alvenaria.
27-29 carreiras – ligação do overpipe e da chaminé.
A chaminé é conduzida através do sótão até à cobertura, onde é instalada uma lontra e a zona adjacente é impermeabilizada para que não haja vãos entre a chaminé e o material da cobertura.
O principal durante a construção é seguir a ordem do fogão russo e monitorar a qualidade dos materiais utilizados.
Recomendações para uso por fabricantes de fogões
A eficiência da combustão do combustível e o estado geral da estufa dependem do cumprimento das regras de funcionamento, que devem ser seguidas não de vez em quando, mas sim regularmente.
O tijolo, assim como a argamassa, é um material “vivo” que pode se deformar com o tempo devido às mudanças de temperatura. Portanto, será necessário não apenas limpá-lo, mas também tapar as fissuras para que não se forme condensação e a capacidade térmica da estrutura não diminua.
Isso acontece de forma muito simples, aqui está um exemplo: com o tempo, formou-se uma folga de apenas 2 mm de largura ao redor da válvula. Acontece que em uma hora passam até 15 m³ de ar aquecido a uma temperatura de 90-100 ° C, ou seja, aproximadamente 10% do calor total que emana do fogão.
A reparação e limpeza dos fornos são realizadas uma vez por ano, antes da estação de aquecimento. Mas as chaminés precisam de limpeza com muito mais frequência - cerca de 2 a 3 vezes por temporada. Antes de iniciar o fogo, retire as cinzas da grelha para garantir o livre acesso do ar para uma combustão eficiente.
O combustível é preparado com antecedência, pois as toras devem secar. Para isso, são colocados em pilhas de lenha sob uma cobertura e deixados por pelo menos um ano. Não é recomendado o uso de lenha úmida, pois a umidade evaporada se deposita nas paredes e se mistura com a fuligem.
Normalmente, o processo de combustão leva de 1,5 a 2 horas.
A lenha é empilhada na câmara de combustão em fileiras ou em gaiola, com pequena distância entre as toras. É importante que queimem ao mesmo tempo, pois o calor será maior.
Não é recomendado aquecer o fogão por muito tempo para aumentar o aquecimento. Isto pode provocar o aparecimento de fissuras, pelo que serão necessárias primeiro reparações cosméticas e depois grandes reparações - recolocação da alvenaria.
Assim que a lenha acende, a fornalha é fechada e o respiradouro é aberto. A tiragem é regulada pela posição da válvula ou vista.
Mais algumas dicas úteis:
- Uma chama vermelha brilhante e fumaça preta indicam falta de ar - o fluxo precisa ser aumentado.
- Chama branca e zumbido na chaminé é excesso de ar, é melhor tapar um pouco o respiradouro.
- Você pode mover as toras somente depois que elas estiverem completamente queimadas e formarem terrenos baldios que permitem a passagem do ar.
- Os tições são empurrados para o centro das brasas para que queimem mais rapidamente.
- Assim que as brasas param de queimar com chama azul, elas são distribuídas pela lareira, aproximando-se da boca.
- Para proteção contra a fumaça de carbono, o tubo não é fechado por mais 10 minutos para evitar que o monóxido de carbono entre na sala.
Se o fogão for aquecido a carvão, ainda é recomendável aquecê-lo com lenha.
Ao finalizar paredes externas, lembre-se que um belo revestimento pode reduzir parcialmente o fluxo de calor para o ambiente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Layout de vídeo de um fogão russo com pedido:
O processo de desmontagem do antigo e construção de um novo forno:
Uma das opções de fogão russo com pedido:
Se você construir um fogão russo corretamente, poderá obter imediatamente um dispositivo de aquecimento quase “eterno” e um excelente equipamento de cozinha para cozinhar. Porém, para isso, o dispositivo deve atender integralmente ao pedido, e a tecnologia de assentamento de tijolos e mistura de argamassa deve atender aos padrões geralmente aceitos.
E antes de fazer um projeto de fogão russo, é melhor consultar fabricantes de fogões qualificados.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como você construiu um fogão russo em sua dacha ou casa de campo. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis para os visitantes do site interessados no tema, poste fotos temáticas.
O material mais inteligível sobre como instalar um fogão russo que vi na Internet. E aproximadamente que preço custa?
Se você encomendar de um mestre, custará de 150 a 180 rublos. Se você fizer isso sozinho, então 50-60 tr. para materiais. Embora o preço possa variar em diferentes regiões.
Oleg, as pessoas jogam fora a argila quando cavam buracos de drenagem e não sabem como se livrar dela. Você pode coletar areia de uma pedreira se tiver disponível na região.
O forno não é construído rapidamente, várias fileiras por dia, mesmo em um carro de passeio você pode carregar um pouquinho de cada vez. De novo, tijolos, se você colocar um tijolo de salto onde quebram os fogões nas aldeias, em relação à gaseificação, você pode negociar, conseguir um bom por alguns centavos. Brincadeiras à parte, não há muito barulho, mas a economia é significativa apenas nesses detalhes.Aliás, nós, por exemplo, compramos ferragens lá, tivemos sorte - quebraram um fogão quase sem uso.
E outro hack de vida. Nos pontos de coleta de sucata você também encontra ferragens pelo preço do metal para entrega. Em uma loja isso custaria 50 vezes mais. As pessoas quebram fogões e os vendem. Você pode estar relutante em se preocupar tanto, mas, essencialmente, é apenas uma questão de passar algumas horas na Internet e ir a alguns lugares para descobrir.
Na verdade, um amigo que é fabricante de fogões/lareiras construiu 4 fogões e 3 lareiras para as pessoas. As pessoas os têm há cerca de 9 anos e não reclamam. O principal é selecionar o material de melhor qualidade.