Reparação de banheira de ferro fundido faça você mesmo: danos comuns e como corrigi-los
Os principais defeitos no revestimento da banheira incluem rachaduras, arranhões e lascas.Os danos ocorrem após a instalação descuidada de móveis, encanamentos e objetos pesados que caem na bacia do banho. Chamar um profissional para consertar problemas não sai barato, então seria bom aprender você mesmo a consertar uma banheira de ferro fundido, não concorda?
Nós o ajudaremos a resolver esse problema. O artigo fornece instruções detalhadas para remover lascas, arranhões pequenos e profundos e também descreve métodos eficazes para restaurar rachaduras. Ao estudar o material, você pode restaurar a atratividade de uma tigela de ferro fundido e prolongar a vida útil da banheira.
O conteúdo do artigo:
Removendo arranhões superficiais
O uso de produtos de limpeza multicomponentes, limpeza de superfícies contaminadas com escova dura, manuseio descuidado de objetos metálicos durante os reparos - tudo isso leva à formação de arranhões superficiais.
Esses arranhões devem ser eliminados imediatamente, pois a penetração de umidade e produtos químicos cáusticos na lacuna resultante leva à formação de ferrugem, à proliferação de microrganismos que gostam de umidade e ao aumento do tamanho do arranhão. O que levará a uma maior destruição da superfície da banheira.
Esmalte de fábrica na tigela banho de ferro fundido muito durável, então para remover arranhões superficiais você precisa Chave de fenda. Se já tiver sido restaurado com esmalte acrílico ou epóxi, a lixa será adequada para tratar micro-riscos.
Além disso, para processamento microdano você precisará de:
- lixa de grão fino marcações P1200, P1500 ou Chave de fenda com acessório para fixação de roda abrasiva;
- abrasivo fino automotivo polonês - ekonômico polidores para uso descartável são pastas da empresa WILLSON E PISTA;
- ceroso polonês sem abrasivo, Por exemplo, Dourado Cera.
O primeiro passo é enxaguar a superfície Pemolux, Cometa, Sorti ou bicarbonato de sódio para desengordurar. Após retirar o produto, é necessário secar o banho.
Em seguida, a superfície é polida refinado lixa ou Chave de fenda com roda abrasiva - zero, até nivelar. Ao processar um arranhão Chave de fenda a velocidade mínima está definida.
A área de tratamento deve estar constantemente úmida para evitar o aparecimento de rachaduras quando aquecida. Portanto, durante toda a etapa do polimento primário, é necessário despejar um fino jato de água sobre o dano.
Depois que a superfície tratada ficar lisa e fosca, é necessário aplicar um granulado polonês. Tratamento pouco abrasivo a composição é aplicada verticalmente e depois horizontalmente, até obter uma superfície lisa e uniforme.
A etapa final para eliminar pequenos arranhões é o acabamento do revestimento. polimento de carro com cera. Polonês contendo cera, possuem propriedades repelentes à água e conferem brilho cintilante a qualquer revestimento.
Após obter uma superfície brilhante, deve-se lavá-la com água e sabão ou não agressivo agente de limpeza líquido: Tersi, Oh sim, Sarma. Imediatamente depois disso, o banho pode ser usado.
Métodos para eliminar lascas e arranhões profundos
O revestimento de esmalte é submetido a esforços mecânicos, lascas e arranhões profundos aparecem na tigela, que expõem a base de ferro fundido.
Aí chega a hora de pensar em consertar, mas nem todo proprietário sabe como restaurar o revestimento de uma banheira de ferro fundido com as próprias mãos. E ligar para especialistas será caro.
Na verdade, não é nada difícil - você só precisa de paciência e perseverança. A seguir, veremos as opções para solucionar o problema e o procedimento para execução do trabalho.
O reparo de chips é realizado de várias maneiras:
- aplicação de remendo de porcelana;
- aplicação de cola BF-2 e preenchimento de pigmento;
- uso de massa e esmalte automotivo;
- preenchimento pontual da área lascada.
Cada método de restauração do revestimento está ao alcance de qualquer artesão doméstico. A durabilidade do remendo depende do cumprimento das instruções constantes na embalagem do material de instalação e da qualidade do trabalho preparatório realizado.
Se uma lasca ou arranhão se formar há muito tempo e o metal exposto tiver tempo de enferrujar, os depósitos enferrujados serão removidos. Um limpador em pó é adequado para isso. Chistin Sanitário ou Surzha. Para penetração profunda da ferrugem, pode-se usar ácido oxálico.
Uma camada significativa de pó é aplicada no local do chip, que é umedecido com uma pequena quantidade de água até formar uma pasta. Este último é esfregado em lascas ou arranhado com uma esponja de espuma.
A composição deve ser deixada por 15 minutos. Substâncias abrasivas danificam e enfraquecem o esmalte, por isso são aplicadas diretamente na área danificada. Passado o tempo, a tigela é lavada com bastante água corrente.
Após tratamento com substância anticorrosiva e no caso de cavacos frescos, inicia-se o preparo do banho.
Tecnologia de trabalho:
- A primeira etapa envolve limpeza e desengorduramento com bicarbonato de sódio ou Pemolux. No local onde o esmalte está danificado, é realizado um tratamento mais minucioso.
- Após o desengorduramento, a área é processada com broca utilizando rebolo ou pontas abrasivas. A retificação de cavacos com um abrasivo torna áspera a superfície interna do dano, o que melhora a adesão dos materiais.
- Após o tratamento abrasivo, a tigela deve ser lavada e seca. Para isso, é preferível utilizar secador de cabelo, pois a secagem forçada garante a evaporação completa da umidade do revestimento tratado.
- Quando a superfície da banheira de ferro fundido estiver seca, é necessário desengordurar a área lascada e o esmalte ao redor. O diluente 646 ou acetona são adequados para esta finalidade. Agora você pode começar a aplicar primer e restaurar a superfície.
Esmerilhamento Arranhões profundos ajudam a alinhar as bordas, expandir a ranhura e criar um microrrelevo para melhor adesão. Uma boa adesão aos materiais pode ser garantida com uma largura de risco de pelo menos 1 cm.
Método #1 – resina epóxi e porcelana
Consertar uma tigela de ferro fundido exigirá resina epóxi e panelas de porcelana. Qualquer xícara ou caneca quebrada serve, o principal é que a cor do prato combine com a cor do esmalte, então a lasca camuflada não será perceptível. Antes de encher o chip, pedaços de porcelana são moídos até formar um pó fino.
Primeiro, uma camada é aplicada na superfície do chip epóxis, lascas de porcelana são derramadas sobre ele. Se isso não for suficiente para nivelar o dano à superfície, após 2,5 horas é aplicada outra camada de resina epóxi e pó de porcelana.
Ao final do tempo especificado nas instruções, a superfície de granulação fina é polida lixa.
Método número 2 - cola BF-2
Uma superfície rígida, resistente ao calor, elástica e durável, em vez de lascar em uma banheira de ferro fundido, é formada pelo polímero do adesivo BF-2. Para obter um material de montagem branco, cal seca, giz e pó dental são adicionados à cola BF transparente.
Depois de preparar os dois componentes, a cola e o enchimento são bem misturados e aplicados na lasca ou arranhão. Esta mistura seca em 24 horas e a superfície acabada pode ser polida.
Se uma camada de cola não for suficiente para preencher o chip, a próxima camada é aplicada após a secagem completa da anterior, após 24 horas. Ao aplicar esse remendo multinível, o polimento e o uso do banho não são possíveis antes de 72 horas.
Método número 3 - massa automotiva
O reparo confiável de uma banheira de ferro fundido, faça você mesmo, é possível se você escolher um primer, massa e esmalte repelente à água e isolante térmico de alta qualidade.
Esses materiais incluem massa automotiva e esmalte automotivo. Em ambientes normais, os materiais sofrem tensões significativas, operam em condições de altas temperaturas, umidade e vibração.
Portanto, um clima ameno no banheiro garantirá desgaste mínimo dos materiais. Se a tecnologia de preparação de superfície e a tecnologia de aplicação forem seguidas, os danos serão quase invisíveis.
A massa impermeável automotiva é adequada para reparar lascas e arranhões. NOVO Fibra, Corpo Macio. O material é aplicado na superfície preparada com espátula de plástico ou borracha.
Ao preencher áreas danificadas, é necessário garantir que não haja vazios sob a camada de massa. A superfície do remendo deve ser lisa, sem depressões.
Se houver formação de depressões, após a secagem da primeira camada é necessário aplicar a massa com uma segunda. Se o revestimento for irregular, deve ser alisado com lixa de grão fino.
A superfície tratada pode ser pintada com esmalte automotivo ou acrílico bicomponente, então o revestimento ficará brilhante e brilhante.
Método nº 4 - restauração com esmalte
Lascas e arranhões superficiais e recentes podem ser reparados esmalte para restauração. Este método é o mais simples, mas não garante o nivelamento ideal da superfície.Se você lixar com lixa e desengordurar logo após a formação do defeito, o esmalte durará muito tempo.
O restaurador de esmalte é vendido em qualquer loja de encanamento e é um tubo ou frasco com pincel preenchido com esmalte de resina sintética.
O esmalte para reparar arranhões e lascas é aplicado na superfície danificada em uma camada fina. 4 horas após a secagem da primeira camada, a tinta é aplicada uma segunda vez. Você pode usar o banheiro após 24 horas.
Além disso, as lojas de encanamento estão repletas de kits prontos para restauração de revestimentos e reparos pontuais na superfície de banheiras. Os compradores estão cada vez mais comprando composições para reparar rachaduras e arranhões, kits para remoção de lascas e esmaltes em aerossol.
Se o amarelecimento não puder ser removido da superfície da tigela ou se uma rede de pequenos arranhões se formar na banheira ao longo do tempo, é melhor realizar não uma restauração local, mas pintura completa.
Métodos para restaurar rachaduras
As bacias de banho em ferro fundido tornaram-se populares devido à sua alta resistência ao desgaste e durabilidade. Mas mesmo esses produtos duráveis apresentam defeitos na forma de lascas de esmalte, corrosão ou rachaduras.
A ocorrência de fissuras em decorrência de obras de encanamento ou mudanças naturais na temperatura da água e do ar torna-se um dos motivos para a troca da banheira. Em alguns casos, é possível reparar o defeito.
Métodos para eliminar fissuras na base de uma banheira de ferro fundido: soldagem a frio, aplicação de resina epóxi, soldagem com solda de chumbo-estanho.
Opção nº 1 – soldagem a frio
Na primeira etapa, o banho é desengordurado e limpo Pemolux ou refrigerante. Se houver ferrugem nas bordas e dentro da fissura, é necessário usar um abrasivo forte como Sanox ou Sanitária Chistin.
O agente anticorrosivo é aplicado na superfície da fissura em camada espessa, umedecido e deixado sobre o dano por 20 minutos. Após a lavagem do agente de limpeza, são feitos microfuros de travamento com diâmetro de 3 mm ao longo das bordas visíveis da fissura em um ou ambos os lados, dependendo da localização.
Após o desengorduramento, a superfície é lixada com esmeril, furadeira elétrica com rebolo ou abrasivo. Não só a fissura é limpa, mas também o esmalte ao seu redor, com 1,5-2 cm de largura.
Um rebolo remove o revestimento até o metal. No local da fissura, uma cavidade é escavada ao longo de toda a extensão da falha.
Após o lixamento, o revestimento do tanque fica livre de cortes de serra e sujeira. Quando o banheiro estiver seco, a área da fissura deve ser desengordurada com solvente, álcool ou colônia.
A água quente é despejada na tigela por meia hora, depois de drenada, a superfície é seca com secador de cabelo. Agora o defeito de revestimento tratado pode ser coberto por soldagem a frio.
Você não pode usar o banho antes de 24 horas. Para uniformizar o tom do revestimento, a área da fissura pode ser pintada com esmalte acrílico bicomponente ou epóxi.
Opção nº 2 – resina epóxi
O processo de preparação de uma superfície para aplicação de resina epóxi praticamente não difere da tecnologia de preparação de um banho para aplicação de soldagem a frio.
Esquema de trabalho:
- limpeza e desengorduramento;
- retificação e torneamento de ranhuras;
- desengorduramento adicional.
Após a conclusão dos trabalhos preparatórios, é necessário preparar resina epóxi ou massa à base de epóxis. Uma camada de resina epóxi é aplicada no local da rachadura, um pano de fibra de vidro é aplicado por cima e o material de montagem adesivo é aplicado novamente.
Após a secagem da estrutura, é necessário repetir o procedimento: epóxi – fibra de vidro – epóxi. O resultado deve ser uma mancha acima do nível do esmalte, caso contrário o procedimento é repetido uma terceira vez.
Após a secagem do remendo, 2 dias após o preenchimento, a superfície deve ser tratada com lixa e cubra com esmalte Stakryl ou outra tinta durável.
Opção nº 3 – soldar a rachadura
Se você tiver habilidades de soldagem, poderá soldar uma pequena rachadura em uma banheira de ferro fundido. Isso requer limpeza completa e liberação do metal do esmalte.
A soldagem é feita com um ferro de solda de 100-200 watts usando solda de chumbo-estanho e um fluxo especial para aço e alumínio.
Este método de resolver um problema requer tempo e habilidade. A costura não durará muito, mas será adequada para resolver temporariamente o problema.
Para prolongar a atratividade e a vida útil de sua banheira renovada, você precisa escolha um detergente. Para limpar a superfície, não utilize escovas duras, pois podem danificar o esmalte liso.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para uma adesão confiável dos materiais e durabilidade do revestimento, é necessário seguir uma sequência clara de trabalhos de preparação e restauração:
O reparo de alta qualidade de uma banheira de ferro fundido significa a restauração cuidadosa do encanamento mais importante do apartamento.
A restauração de uma superfície danificada é possível como resultado do trabalho de “joalheria” de um mestre. O resultado de um trabalho árduo e de muitas horas de espera será um banho sem lascas, arranhões e rachaduras visíveis, que durará mais dez anos.
Compartilhe com os leitores sua experiência na restauração do esmalte danificado de uma banheira de ferro fundido e na realização de trabalhos de restauração. Deixe comentários, tire dúvidas sobre o tema do artigo e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Nossa banheira tem 20 anos, se não mais. Claro que durante esse tempo ele ficou muito desgastado e arranhado, talvez porque eu o limpe constantemente com abrasivos e uma escova. Resolvi restaurar sozinho com vidro acrílico, mandei minha família passar o fim de semana na dacha porque não podia usar o banheiro e cheirava muito mal na hora de aplicar. O principal é limpar bem a banheira com uma lixa e depois retirar todo o pó. É preciso servir o copo com cuidado, embora ele tenda a se espalhar um pouco. Naturalmente demorou muito, mas valeu a pena. A banheira parece nova.
É muito bom que agora sejam vendidos kits prontos para restauração de banhos com tudo o que você precisa incluído. Eu, como mulher, não entendo tudo isso, mas aqui já está tudo pronto, até com instruções. Comprei esse conjunto com esmalte, massa, até com bastão especial para esfregar - em vez de lixa. Eu fiz tudo sozinho, foi absolutamente fácil.A banheira parecia nova.
Duvido que tal reparo DIY dure muito tempo. Na melhor das hipóteses, você terá que repetir em um ano ou um ano e meio.
Olá. Tudo depende de:
— Qualidade do revestimento e dos materiais.
- Condições de funcionamento.
— Utilização de determinados detergentes.
- Qualidade da água.
- Frequência de uso.
— Manter adequadamente o dispositivo limpo.
Qualquer tinta e qualquer revestimento exigirão atualização ao longo do tempo. Anteriormente, as janelas de madeira eram pintadas com muito menos contato com a umidade (esquadrias internas), quase todos os anos. Talvez não seja a melhor comparação, no entanto.
Por que tanta confiança? Experiência pessoal? Se você não sabia, as banheiras de ferro fundido ainda ficam amarelas depois de cinco anos, não importa com o que você pinte. Não é mais fácil comprar uma banheira de acrílico?
Quanto ao fato de o esmalte das banheiras de ferro fundido amarelar depois de cinco anos, isso já é sabido. Nesse caso, o amarelecimento não pode ser removido por nenhum agente de limpeza, pois esse efeito vem da oxidação do ferro fundido.
Mas isso não significa que a única solução ideal seja substituir a banheira de ferro fundido por uma de acrílico. Existem várias opções alternativas que irão ajudá-lo a atualizar seu banho e economizar seu orçamento:
1. Encher uma banheira de ferro fundido com acrílico. Você obterá uma banheira durável com revestimento acrílico que não amarelará como o esmalte.
2. Instalação de banheira de acrílico em ferro fundido. Banheiras especiais de acrílico, feitas no tamanho das de ferro fundido, são instaladas em seu interior.
Como você pode ver, você não precisa comprar uma banheira nova; você pode atualizar uma de ferro fundido com acrílico.
Olá. As banheiras de acrílico também apresentam muitas desvantagens. Quanto ao amarelecimento, não é a banheira de ferro fundido que amarela, mas sim o seu revestimento devido ao uso, à qualidade da água e ao uso de produtos de limpeza inadequados. O acrílico também fica amarelo, e o motivo pode ser tanto o próprio material quanto seu revestimento.
Após 5 anos, eles ainda ficam amarelos - não existe esse prazo estatístico. Ela pode ficar em pé o quanto quiser e não ficar amarela. depende da qualidade do revestimento, operação, lavagem, água e outros fatores. Tive uma banheira de ferro fundido por 10 anos e ela não amarelava com o uso diário. É verdade que o revestimento foi arranhado aqui e ali por brinquedos infantis.