Controle remoto de iluminação: tipos de sistemas, seleção de equipamentos + regras de instalação
O controle remoto de iluminação adequadamente projetado permite ligar e desligar corretamente fontes de luz localizadas à distância, enfraquecer ou aumentar a intensidade geral da iluminação e ativar dispositivos de iluminação de emergência em caso de necessidade urgente.
A presença de um sistema “inteligente” aumenta o nível de conforto da sala, reduz significativamente o consumo de recursos energéticos e permite controlar os equipamentos de iluminação sem estar no local.
Neste material explicaremos como organizar adequadamente a instalação de iluminação remota, sobre os tipos de dispositivos de controle e as regras para autoinstalação de sistemas de controle remoto.
O conteúdo do artigo:
Classificação de dispositivos de controle remoto
Sistemas de controle remoto de iluminação estão disponíveis automático, semiautomático E manual.
Os primeiros manifestam-se de forma mais eficaz em chalés, edifícios e estruturas residenciais de grande porte, em grandes terrenos e áreas locais de grande escala.
Através de um controlador inteligente eles são conectados a um computador e programados para realizar tarefas de qualquer complexidade. São caros, mas assumem totalmente o controle da iluminação do local.
Os sistemas semiautomáticos funcionam bem em residências onde não é necessário controlar um grande número de fontes de luz.
As opções manuais permitem o controle remoto de uma ou de um grupo de luminárias usando um controle remoto ou controlador. A instalação desses módulos é muito simples e não requer a participação de especialistas altamente especializados.
Vamos dar uma olhada em cada uma das opções.
Tipo #1 – equipamento de controle automático
A principal tarefa dos sistemas automáticos (ACS) é fornecer iluminação com eficiência energética em edifícios residenciais e de trabalho.
O complexo de software e hardware não apenas controla a ativação e desativação oportuna do fluxo de luz, mas também implementa um algoritmo progressivo Luz do dia.
Isso permite manter continuamente um nível de iluminação nas instalações que corresponda aos padrões básicos geralmente aceitos.
Os sistemas remotos projetados para controle automático de dispositivos e elementos de iluminação são divididos em duas classes principais:
- local;
- centralizado.
Equipamento de tipo local controla um grupo de luminárias. O complexo centralizado permite a conexão de um número ilimitado de fontes de luz controladas separadamente ao nó de comunicação.
Sistemas de controle local. As unidades de controle local são colocadas em caixas compactas e pequenas e montadas diretamente na lâmpada ou no bulbo da lâmpada.
Os sensores que registram o sinal são um único comunicador eletrônico integrado ao sistema.
Os dispositivos remotos do tipo local são divididos em dois grupos de acordo com o escopo de controle. O primeiro inclui unidades de controle para determinados dispositivos de iluminação, o segundo inclui complexos que regulam o nível de iluminação de toda a sala.
Sistema automático centralizado. A base do equipamento de controle centralizado são microprocessadores capazes de regular simultaneamente o pleno funcionamento de várias centenas de fontes de luz.
Os comunicadores com esta configuração não só gerenciam o processo de iluminação das instalações, mas também interagem de forma competente com redes telefônicas, alarmes de incêndio e outros sistemas de engenharia (segurança e proteção, ventilação, chaminé, ar condicionado e aquecimento).
Além disso, complexos do tipo centralizado captam sinais de sensores locais e fornecem pulsos de controle para luminárias sob controle.
O processamento e a transformação das informações do sinal são realizados em um único nó.
Isto abre amplas possibilidades de controle manual da iluminação em edifícios de qualquer escala e simplifica significativamente as alterações necessárias no algoritmo básico do sistema de fornecimento de luz.
Tipo #2 – opção de controle semiautomático
Os sistemas de controle semiautomáticos são uma unidade com vários interruptores, embutidos no quadro de distribuição.
Eles são programados para ativar e desativar a iluminação em determinados ambientes e áreas do local em horários convenientes para os proprietários. Não prevêem a ligação ao sistema de controlo de todas as instalações residenciais, edifícios de trabalho e partes da área adjacente.
Tipo #3 – dispositivos manuais para controle de iluminação
Controles remotos especiais permitem que você ligue e desligue manualmente as luzes remotamente.
Com base no tipo de sinal, eles são divididos em dois grupos:
- Rádio-controlado;
- infravermelho (IR).
Rádio-controlado. Dispositivos que utilizam ondas de rádio não poluem as ondas aéreas durante a operação e enviam corretamente um sinal para uma fonte de luz localizada fora da zona de visibilidade imediata.
O alcance básico dos dispositivos é de cerca de 100 m, porém esse número é reduzido em 3-4 vezes se houver obstáculos naturais na sala ou na área adjacente.
Grupo de dispositivos IR. O dispositivo infravermelho funciona de maneira confiável e transmite comandos com clareza, mas apenas na linha de visão.
Possui um pequeno raio de influência e envia um impulso a uma distância não superior a 12 metros na presença de um poderoso transmissor.
Os manipuladores padrão do tipo infravermelho possuem de 5 a 7 botões programados para uma ação específica.
Os dispositivos de ondas de rádio possuem de 7 a 10 botões que podem controlar não apenas um dispositivo, mas um grupo configurado. Por exemplo, com um clique você pode ativar a iluminação da área da garagem e ao mesmo tempo abrir o portão para a entrada de um carro.
Equipamento para o complexo de controle
O complexo de controle de iluminação é uma unidade de comunicação multifuncional com amplos recursos opcionais.
Combina dispositivos de iluminação, sensores, fotocélulas e outros dispositivos auxiliares em um único sistema inteligente.
Se necessário, a rede funciona de forma totalmente independente no modo estabelecido e não requer a participação constante do usuário.
Além disso, o complexo pode incluir:
- disjuntores com opção de autoativação e desativação;
- dimmers, capaz de ajustar automaticamente o nível de potência do fluxo luminoso em espaços fechados e locais abertos;
- lâmpadas com funcionalidade avançada — ligar e desligar automaticamente, aumentar ou diminuir a potência, alterar a temperatura da cor e a tonalidade da luz fornecida;
- Tiras de LED com opções adicionais e controladores de controle do tipo RGB;
- sensores de movimento, luz, presença na sala, abertura de portas e janelas;
- interruptores remotos.
O equipamento de controle configurado corretamente opera de forma confiável e interage corretamente com alarmes de incêndio, HVAC e outros sistemas presentes nas instalações.
Unidades de controle São nós de comunicação com botões no painel da carroceria e realizam o correto acendimento e desligamento dos dispositivos de iluminação.
Alguns modelos controlam a intensidade do fluxo luminoso e seu brilho, e possuem a capacidade de receber e processar sinais de controle remoto. Os botões de bloco são programados de forma independente para ações específicas.
Controladores referem-se a elementos simplificados de controle remoto de redes de iluminação.
Eles são fabricados em um design de parede e geralmente são montados na entrada da sala. Ativar e desativar remotamente dispositivos de iluminação de acordo com o programa estabelecido.
Inicialmente, o módulo é configurado pelo fabricante para um algoritmo operacional padrão. Você pode fazer alterações no modo de operação por meio do display LCD e do teclado conectados.
O programa começa a funcionar recebendo um sinal de sensores, temporizadores, controle remoto ou pressionando manualmente botões no próprio corpo do controlador.
Controladores do tipo RGB são usados para controle remoto de tiras de LED.
Eles possuem funcionalidades mais amplas e regulam parâmetros como:
- Ligado desligado;
- brilho da iluminação;
- faixa de brilho.
Usando esses elementos de controle, você pode alterar o tom do fluxo de luz, ajustando-o à situação ou ao humor.
Sensores Eles pertencem aos elementos auxiliares do sistema de controle e reagem às alterações em determinados parâmetros.
Os módulos de detecção de movimento ativam as luzes quando um usuário entra na sala e apagam as luzes quando a sala está vazia. Isso permite usar os recursos energéticos de forma eficiente e não pagar muito dinheiro em contas de serviços públicos.
Sensores de nível de luz são mais úteis em sistemas externos. Eles acendem prontamente as luzes na área local quando escurece lá fora e as apagam imediatamente quando o sol nasce.
Este método de controle remoto permite economizar energia e reduzir a carga operacional dos dispositivos de iluminação pública.
Relés de tempo e temporizadores possibilitam o controle da iluminação de acordo com um cronograma específico. O usuário pode definir o intervalo necessário para ligar e desligar o equipamento de forma independente.
Leia sobre como conectar um relé de tempo Avançar.
Alguns modelos de dispositivos são equipados com microprocessador e estão sujeitos a programação para tarefas específicas.
Fotocélulas controlar a luz natural em uma sala ou área aberta.
Quando o nível do fluxo luminoso diminui, o fornecimento de luz artificial é ativado e sua intensidade aumenta conforme necessário.Eles não reagem a flashes repentinos e levam em consideração apenas a iluminação geral de fundo.
Recomendações para organizar controles de iluminação
A escolha dos elementos adequados para organizar um sistema de controle de iluminação depende diretamente do objeto que precisa ser controlado.
É necessário comprar componentes apenas em lojas especializadas, dando preferência a produtos de marcas registradas e que tenham se comprovado no mercado.
Sutilezas de organizar um sistema de controle em um apartamento
Para um apartamento urbano padrão, a instalação do sistema é aconselhável se houver iluminação interna em vários níveis.
Um lustre, arandelas de parede, luminárias de teto e outras fontes de luz na sala são conectados à unidade de controle. A ativação/desativação total ou parcial dos dispositivos de iluminação é realizada através de um controle remoto.
É mais sensato instalar sensores de movimento em áreas sanitárias. Então as luzes dessas salas acenderão apenas no momento da visita, e apagarão 1 minuto após a saída do usuário.
Dicas para proprietários de casas de campo
Uma pequena casa privada com uma área envolvente mínima deve ser equipada com um sistema de controlo de iluminação semiautomático. Isso não exigirá grandes despesas, mas aumentará o conforto da sua estadia.
Você pode conectar um holofote acima do portão de entrada, luzes ao longo do caminho até a casa e lâmpadas no corredor e na sala ao módulo.
Em casas de grande porte com uma vasta área local, os sistemas automáticos de controle remoto são mais eficazes, incluindo não apenas componentes básicos, mas também sensores, temporizadores, dimmers e controladores adicionais.
A presença de tais elementos permite controlar todos os aspectos da iluminação, não só no interior, mas em toda a área envolvente.
Principais vantagens dos sistemas de controle
Inicialmente, a capacidade de controlar remotamente a iluminação estava disponível apenas em sistemas caros e avançados "Casa inteligente". Agora a situação mudou e a função começou a ser implementada em complexos e blocos de controle mais simples.
O equipamento remoto tem muitas qualidades e vantagens úteis.
Entre as principais vantagens estão as seguintes posições importantes:
- Garantir a segurança das instalações na ausência dos proprietários. O controle do sistema está disponível através de qualquer dispositivo moderno com acesso à Internet. Os proprietários, em viagem de negócios ou férias, podem programar as luzes para acender/desligar automaticamente, simulando a presença de moradores na casa ou apartamento.
- Economizando dinheiro e materiais durante a instalação. Para instalar o sistema de controle remoto mais simples, você não precisa comprar um cabo ou contratar trabalhadores para portão de parede e gastar dinheiro adicional no futuro na substituição de fios.
- Independência de picos de tensão e desligamentos de emergência eletricidade. Em muitos sistemas de controle avançados, o gabinete, a máquina automática e o interruptor de toque com o controle remoto estão em contato por meio de ondas de rádio e não requerem a presença de recurso energético na rede.
- Viabilidade financeira. As unidades de controle remoto permitem usar a eletricidade da maneira mais eficiente possível e iluminar apenas os objetos, salas e territórios necessários a qualquer momento. Com esta abordagem, a eficiência do sistema de iluminação aumenta e o consumo de energia diminui sem comprometer o conforto dos proprietários.
Esses parâmetros tornam os sistemas uma solução técnica relevante e popular para controle remoto de equipamentos de iluminação.
Regras de auto-instalação
Os sistemas de controle remoto local e centralizado são integrados à fiação elétrica existente no local. Neste caso, é permitida a alimentação dos circuitos com recursos de trabalho provenientes de linhas que fornecem eletricidade aos dispositivos de iluminação.
O papel dos disjuntores de corrente é desempenhado por interruptores que reagem ao recebimento de um sinal.
Módulos de controle “sofisticados” têm funcionalidade expandida e têm a capacidade de alterar os parâmetros da rede interna, desligar a iluminação de certas zonas e deixar a iluminação no nível ideal apenas nas salas onde for apropriado em um determinado momento.
A auto-instalação do complexo de controle remoto em casa é aceitável.
Mas para isso você precisa seguir as regras básicas de segurança contra incêndio e seguir as seguintes etapas na sequência especificada:
- Desenergize a fiação da sala através do painel e instale uma placa avisando sobre as obras em andamento.
- Remova cuidadosamente os botões de pressão desatualizados usando uma ferramenta de perfil.
- Nos espaços vagos, coloque dispositivos eletrônicos multifuncionais equipados com receptor, decodificador de sinal e seccionador.
- Isole com segurança a área de contato entre os fios de rede e a placa de trabalho da unidade de controle remoto.
- Ative o fornecimento de corrente elétrica e teste cuidadosamente todos os elementos do sistema de controle quanto à manutenção e funcionalidade.
- Se nenhum problema for identificado, prossiga para a operação.
Se você não tem experiência prática em trabalhar com dispositivos elétricos, não deve realizar a tarefa sozinho. É melhor recorrer aos serviços de profissionais e confiar-lhes a instalação dos equipamentos de controle.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características do módulo de controle remoto de iluminação pública. Revisão detalhada e teste da funcionalidade do dispositivo.
Como controlar a iluminação interior de um apartamento através de um controle remoto.
Controle de iluminação em instalações residenciais por meio de relés.
Um sistema de controle progressivo para iluminação interna e externa oferece a capacidade de controlar todos os parâmetros do fluxo de luz. Para apartamentos comuns na cidade, um dispositivo com controle remoto é mais adequado.
Em grandes instalações e grandes chalés com grandes áreas envolventes, o complexo automático demonstra a máxima eficiência. A primeira versão do equipamento (com controle remoto) é fácil de instalar.
A instalação do segundo requer conhecimentos específicos e experiência especializada. É melhor deixar trabalhos desse nível para engenheiros elétricos profissionais.
Moro em um prédio de vários andares e ainda não temos iluminação inteligente. Ele economiza luz muito bem.Estamos planejando instalar iluminação elétrica em nosso prédio com sensores de movimento na entrada de cada andar. Não vamos instalar nós mesmos, já convidamos eletricistas. Pessoalmente, estou reformando meu apartamento, quando instalaremos iluminação interna em vários níveis e instalaremos um sistema de controle de iluminação por meio de controle remoto.
Escolhemos um sistema de controle de iluminação semiautomático para nossa casa. A área da casa e zona envolvente é pequena. Não houve necessidade de gastar muito com equipamentos e instalação. Mas agora o controle da iluminação tornou-se muito mais conveniente. Vou ser sincero, não entendo nada de eletricidade, por isso não corremos riscos e recorremos a eletricistas.