Vida útil das tubulações de gás: normas para operação de comunicações de gás

O gás é fornecido ao consumidor final em apartamentos e casas através de uma rede de distribuição.O transporte é realizado através de tubos para os quais são estabelecidos certos padrões GOST. As mesmas normas estabelecem a vida útil das tubulações de gás em edifícios residenciais para seus diversos tipos.

Após o término do período de operação especificado pelo fabricante, o gasoduto deve ser totalmente substituído. Isto deverá ser monitorizado por serviços de controlo especializados, no entanto, também seria útil que o consumidor soubesse durante quanto tempo os tubos devem ser utilizados, como determinar o grau do seu desgaste e a necessidade de substituição.

O que significa vida útil?

Vida é a duração do calendário do período de utilização dos ramais de rede e gasodutos a eles ligados desde o início do comissionamento do sistema ou após a sua reparação até à transição para o estado limite. Determinado pelo seu fabricante tubos de gás, conforme indicado no certificado.

Não existe limite de vida útil universal como tal. Em cada caso específico, é determinado individualmente, pois um gasoduto opera em condições favoráveis, enquanto o outro se deforma e destrói muito mais rapidamente devido à influência de fatores externos.

Marco regulatório: o que diz a Lei?

De acordo com o Despacho nº 558 de 21 de novembro de 2013, que regulamenta as regras de segurança no manuseio de gás liquefeito.

Novos tubos de gás do fabricante
A vida útil máxima dos tubos é determinada pelo fabricante, mas pode ser estendida várias vezes se a condição técnica dos produtos tubulares permitir

A inspeção técnica de um gasoduto subterrâneo é realizada após o término da vida útil estimada, que é para:

  • tubos de aço - 40 anos;
  • tubos de polietileno - 50 anos.

As tubulações montadas a partir de tubos de polímero duram mais devido à maior resistência às influências mecânicas e químicas, bem como à ausência de pré-requisitos para o aparecimento e propagação de mofo.

Neste caso, durante esse diagnóstico, os seguintes parâmetros devem ser verificados:

  • estanqueidade do gasoduto;
  • revestimento protetor (para tubos de aço);
  • o estado do material com que é feito o gasoduto;
  • qualidade da soldagem nas juntas.

As inspeções antecipadas são realizadas apenas em caso de acidentes ou recebimento de informações confiáveis ​​​​sobre deformações de gasodutos subterrâneos.

Verificando o gasoduto quanto a vazamentos
O gasoduto é verificado após o término da vida útil do sistema, mas caso ocorra um acidente, especialistas vão imediatamente ao local do incidente para verificar a estanqueidade do sistema

As pesquisas ainda são realizadas de acordo com as instruções do RD 204 da RSFSR 3.3-87, aprovada em 1987. As disposições contidas no Decreto do Governo da Federação Russa de 29 de outubro de 2010 N 870 contêm uma redação bastante vaga em relação a esta questão.

Assim, o parágrafo 76 estabelece que a vida operacional é determinada no momento do projeto, levando em consideração as condições de garantia da segurança dos objetos, a previsão de alterações em seus parâmetros, bem como as garantias dos produtos tubulares fornecidas pelo fabricante.

Além disso, esta lei estabelece que o gasoduto pode ser operado mesmo após o término de sua vida útil, se o diagnóstico não revelar avarias graves no funcionamento do sistema ou defeitos nas tubulações. Com base nos resultados desses diagnósticos, os limites de vida útil deverão ser restabelecidos.

Relativo gasodutos externos e equipamentos, então, via de regra, sua vida útil é menor. Em qualquer caso, deve-se sempre prestar atenção à sua “experiência” de trabalho, indicada pelo fabricante.

Por exemplo, o fabricante “Gazovik” para GRPSh-6, 10 e 10MS define os seguintes termos:

  • média (antes da baixa) - 15 anos;
  • período de garantia - 5 anos.

Mas a First Gas Company nos passaportes da maioria de suas usinas de distribuição de gás indica um período de 20 anos, que, aliás, é a média para instalações de turbinas a gás.

Que fatores influenciam a condição dos gasodutos?

Como mostra a experiência das principais organizações especializadas russas, os gasodutos subterrâneos de aço mantêm suas propriedades físicas e mecânicas mesmo após quarenta anos de serviço. As juntas soldadas também são mantidas dentro dos limites regulamentados, prolongando sua vida útil.

Mas isso não acontece com todos os tubos e nem sempre, então é preciso descobrir o que determina o estado de tubos com características idênticas ao longo do tempo.

Colocando um gasoduto
Uma das razões para a curta vida útil de um gasoduto pode ser o trabalho de má qualidade na sua instalação na fase inicial

O estado real do pipeline e o tempo que leva para atingir o estado limite dependem de:

  • a exatidão das decisões de engenharia tomadas no momento do projeto;
  • integridade dos trabalhos de construção e instalação;
  • qualidade dos materiais utilizados na construção;
  • nível de atividade corrosiva do solo;
  • eficácia da proteção eletroquímica;
  • monitoramento;
  • regularidade e qualidade dos reparos, etc.

É por isso que tubos produzidos na mesma fábrica com os mesmos parâmetros operacionais podem se manifestar de maneira diferente na operação ao longo do tempo.

Quais são os sinais que determinam a necessidade de substituição?

A vida útil padrão condicional foi indicada acima. Estão “desligados” da realidade e são exemplares. Em alguns casos, um gasoduto pode falhar mais cedo ou pode durar muito mais tempo do que a vida útil média dos gasodutos em edifícios industriais e residenciais e instalações industriais.

Na prática, a vida útil de um gasoduto feito de tubos de aço é em média de 30 anos.

Verificando a vida útil das tubulações de gás
Somente um funcionário da GorGaz pode avaliar corretamente as condições do gasoduto e do equipamento de gás

É importante notar também que não é possível determinar o estado das estruturas de aço “a olho nu” por meio de sinais externos. Os funcionários dos serviços públicos devem realizar exames e medições apropriados.

Os sinais pelos quais se pode determinar que um gasoduto precisa de substituição de tubulação são:

  • o afinamento das paredes é maior que o normal;
  • mudança na natureza das conexões nos locais de soldagem;
  • vazamento de gás de acordo com as leituras do medidor.

Os seus resultados são refletidos em protocolos, que o consumidor tem o direito de rever. Além disso, ele poderá exigir uma explicação oral do material apresentado.

O que fazer se a vida útil do gasoduto expirou?

Caso a sua vida útil expire, devem ser reparados, o que inclui a substituição total ou parcial dos elementos.

Se uma inspeção já tiver sido realizada por pessoas competentes e estas tiverem chegado à conclusão de que substituição necessária, o consumidor não precisa mais fazer nada. Os trabalhos de reparo devem ser realizados por funcionários da GorGaz ou de outros serviços similares que atendem as instalações.

Válvula de gás
Cada consumidor deve estar familiarizado com as regras de funcionamento do gasoduto, e também poder desligar o fornecimento de gás ao apartamento, se necessário.

Para substituir completamente o gasoduto, uma equipe móvel é enviada ao local para remover trechos quebrados passagem principal para o complexo geral de construção de tubos e, em seguida, analisa a situação.

A substituição parcial de tubos em um edifício de vários andares é realizada cortando seções antigas e colocando novas por meio de soldagem.

Tais eventos são realizados estritamente de acordo com as normas de segurança:

  1. O acesso do gás às tubulações está bloqueado.
  2. Do local que será substituído, o gás deverá ser completamente removido de acordo com os padrões de manuseio seguro para instalações perigosas.
  3. A seção antiga está cortada.
  4. Usando soldagem, um novo elemento é montado em seu lugar.
  5. A integridade e estanqueidade da área estão sendo verificadas.
  6. Iniciar um fluxo de gás através do tubo depois de purgado.

Você não pode consertar equipamentos de gás sozinho. Este é um processo complexo e perigoso que só pode ser realizado por funcionários da indústria do gás com os equipamentos necessários.

Além disso, o fato de tal trabalho ter sido realizado, bem como a data de sua implementação, devem constar do passaporte técnico, que registra todas as ações realizadas com o sistema. Isto é necessário para que a vida útil do novo gasoduto possa ser posteriormente determinada.

Mangueira que conecta o fogão e o sistema de gás
Para prolongar a vida útil do gasoduto interno, opere-o de acordo com as normas.Por exemplo, não dobre a mangueira que fornece gás do sistema ao fogão

Se o consumidor tiver suspeitas de que os tubos ficaram inutilizáveis, pode fazer um pedido aos serviços de utilidade pública competentes e aguardar a chegada dos seus funcionários, mas em nenhum caso deve verificar a sua versão sem a sua presença.

O que fazer para prolongar a vida útil?

Na verdade, a duração de um gasoduto depende, entre outras coisas, do consumidor.

Para prolongar sua vida útil, você deve seguir sistematicamente regras simples:

  • Regra 1. Inspeção oportuna e inspeção de tubos. Para isso, é necessário deixar os fiscais entrarem e tentar ficar em casa caso o horário da fiscalização seja divulgado com antecedência.
  • Regra nº 2. Ligar o equipamento na sequência correta. Executando teste de pressão do sistema de gás de acordo com as instruções e regras de segurança. O consumidor deve saber qual válvula é responsável por quê. Se você não sabe disso, é melhor consultar os trabalhadores do gás que atendem sua casa.
  • Regra nº 3. Verifique urgentemente se há suspeita de vazamento de gás. Você deve ligar para o serviço de gás imediatamente. Eles são obrigados a partir imediatamente para o endereço especificado. Antes de sua chegada, é melhor fechar a válvula de gás do apartamento.

Você mesmo pode verificar o vazamento da seguinte maneira: em áreas das tubulações onde o cheiro de gás é especialmente perceptível, cubra a área suspeita com espuma de sabão. Se as bolhas começarem a inchar na área, provavelmente há um vazamento.

No entanto, este não é um método de detecção de vazamentos 100%, muito menos profissional. Mas para uso doméstico, na ausência de equipamento profissional, é bastante adequado e, como mostra a prática, bastante eficaz.

Verificando vazamentos de gás
Para verificar se há vazamento de gás, cubra a válvula e as áreas de soldagem com espuma de sabão.

Se o acima descreve o que precisa ser feito para prolongar a vida útil e o funcionamento normal dos gasodutos internos, a seguir falaremos sobre o que não deve ser feito, pelo contrário:

  • amarrar/enrolar tubos com cordas;
  • reinstalar equipamentos/trocar você mesmo seções do gasoduto;
  • verifique se há vazamentos usando fontes de chama aberta (isqueiros ou fósforos);
  • deformar (torcer/dobrar) as mangueiras que ligam o sistema à estufa.

É necessário seguir estas regras não só para prolongar a “vida” das suas tubulações de gás, mas também para eliminar os riscos de situações perigosas.

Como calcular a taxa de desgaste?

Para conseguir isso, são realizados cálculos tecnicamente complexos.

Os cálculos são feitos para obter as seguintes características:

  • tensão de projeto σs;
  • Tubos SDR;
  • espessura da parede.

Depois disso, a resistência mínima a longo prazo MRS* do material do qual o tubo é feito é ajustada a um fator de segurança (para cálculos de tubulação) C.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para os cálculos, é considerada a resistência determinada a uma temperatura de 20 ° C para uma vida útil de 50 anos de acordo com a ISO 9080:

O cumprimento dos prazos especificados pelos regulamentos de construção e garantidos pelo fabricante é necessário para garantir a operação e operação segura do sistema. A verificação do estado técnico do fornecimento de gás, classificado como comunicações explosivas, é uma medida necessária. Isso eliminará riscos e muitos problemas.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo. Conte-nos sobre sua experiência na inspeção de tubulações de gás e na identificação de suas condições técnicas críticas.Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Meiram

    Comprei um apartamento de 3 quartos no segundo andar, e descobri que desde a entrada de todo o apartamento até a cozinha, que é o cômodo mais distante, há um gasoduto que percorre todo o apartamento até um espelho comum, eu vai cortar e deixar os vizinhos sem gás.
    O que devo fazer, tenho o direito de cortá-lo? A casa tem 38 anos e os canos não foram tocados desde a construção.

    • Camarada do HOA

      Você não fez isso. Esta é uma solução de design em todos os edifícios de apartamentos.

  2. NÃO ENCONTREI RESPOSTA PARA MINHA PERGUNTA. ACIMA DO MEU FOGÃO A GÁS NO APARTAMENTO, O GÁS PRINCIPAL PASSA POR TODOS OS 9 ANDARES - QUANTO É ISSO CORRETO? O METAL TEM PROPRIEDADES DE CANSADO DAS DIFERENÇAS DE TEMPERATURA

    • Camarada do HOA

      O gasoduto do seu apartamento foi instalado de acordo com a decisão de projeto em prédios de apartamentos (instalação de gasodutos e distribuição de gás ao longo dos risers - no segundo andar). O gasoduto é instalado a uma altura de pelo menos 2 metros da base do piso, não há diferença positiva significativa de temperatura para tubos de aço, a fadiga do metal só pode se manifestar sob estresse físico significativo no duto de vapor - flexão, compressão , vibração, etc. Segundo o SNiP, o primeiro período de operação do gasoduto até a próxima inspeção (diagnóstico) é fixado em 30 anos, que pode ser prorrogado diversas vezes dependendo dos resultados (estado dos gasodutos).

  3. Refat

    A varanda é envidraçada e por ela passa um cano de gás de trânsito. Há quarenta anos que pintamos e mantemos o cano em perfeito estado, não houve reclamações da indústria do gás (trabalhadores do gás), nem uma vez em 40 anos, a casa já tem 50 anos.Recentemente começaram a chegar avisos de que a tubulação de gás não tem acesso 24 horas, etc. Quando discutimos a tubulação, eles ficaram satisfeitos, boa economia em 40 anos, agora aparentemente a vida útil está acabando
    Os canos já têm 50 anos, então decidi encontrar os moradores e substituí-los às custas dos moradores. Este gasoduto não se enquadra nos códigos de construção definidos em 2002. Se estes tubos forem substituídos de acordo com o projeto antigo, eles não funcionarão. Não sabemos o que fazer, tudo parece estar de acordo com a lei.

  4. Compramos um apartamento em Tula em Oboronnaya 87, pois descobrimos que a casa foi construída em 1968 e havia canos podres e gás soldado em vários lugares do apartamento e os risers de aquecimento nunca foram trocados, o departamento de habitação disse que eles não são responsável por isso e pela tubulação de gás também, o gás municipal diz que não há vazamentos, não há problemas, mas é claro que a tubulação do apartamento tem 55 anos; é claro que as paredes finas da tubulação e as juntas de solda não não inspira confiança.. Ninguém se importa, respondeu o inspetor de habitação no viva-voz da casa branca, pinte os canos.. Que vergonha, distrito central de Tula e autoridades tão incompetentes... Onde Moscou está olhando acima da organização??? Ilegalidade, e então você vai dar uma desculpa de que as pessoas não podem usar gás!! Onde os reparos de capital arrecadam dinheiro? Nos seus bolsos???!

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica