Como escolher um medidor de gás: orientações para a escolha de um dispositivo para uma casa e apartamento particular
O preço dos recursos energéticos está a aumentar constantemente e não irá diminuir num futuro próximo.Um proprietário econômico tenta usá-los da maneira mais eficiente possível. Dispositivos de medição irão ajudá-lo nisso. Deverão ser instalados em todas as residências particulares e, conforme as inovações da legislação, nos apartamentos.
Mostraremos como escolher um medidor de gás e apresentaremos os modelos de aparelhos utilizados em ambiente doméstico. Aqui você aprenderá quais critérios devem ser usados para selecionar um medidor de vazão que registre o fornecimento do gás principal ao consumidor. Tendo em conta as nossas recomendações, poderá escolher tanto o modelo ideal como o local para a sua instalação.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa de um medidor de gás?
Alguns consumidores de gás, à moda antiga, pagam de acordo com as normas, citando o fato de que o custo de um medidor com instalação é proibitivamente alto.
Na verdade, eles têm esse direito, mas economicamente é muito pouco lucrativo. Por que isso está acontecendo?
Em primeiro lugar, a taxa de acordo com as normas é inicialmente demasiado elevada. É calculado com base no consumo máximo de gás, o que na vida real é extremamente raro, senão inexistente.
O pagamento de acordo com as normas leva em consideração o máximo de todas as opções possíveis de consumo de gás para cada pessoa que mora em apartamento ou casa. Se houver dois ou três moradores, ou até mais, os valores não são pequenos.
Além disso, o estado tem interesse em garantir que os recursos consumidos sejam registrados por medidores, por isso a legislação em vigor prevê coeficientes crescentes que aumentam as taxas do gás de acordo com as normas. Ao longo de vários anos, este coeficiente aumenta gradualmente até atingir o máximo.
Já a instalação de um medidor envolve pagar apenas pela quantidade de gás efetivamente consumida. A prática mostra que difere significativamente daquele calculado de acordo com as normas. Conseqüentemente, a taxa é significativamente reduzida.
A diferença real no pagamento permite recuperar rapidamente o custo de aquisição e instalação de um medidor e, posteriormente, receber benefícios significativos dele.
Para quem possui aquecimento autônomo a gás, a instalação de medidor oferece outra vantagem. Eles podem usar seu equipamento de aquecimento independentemente do início ou do final da estação de aquecimento.
Os consumidores que não possuem medidores são automaticamente desligados do fornecimento de gás após o final da estação de aquecimento até o seu início. Instalação do medidor resolve esse problema.
Antes de entrar em contato com os trabalhadores do gás com uma solicitação para instalar e vedar um medidor de vazão de gás, você precisa selecionar e comprar um dispositivo. E isso não é fácil, porque já existe um número impressionante deles no mercado. De acordo com o princípio de funcionamento, todos os medidores de consumo de gás são divididos nos seguintes grupos:
Tipos de dispositivos de medição
Os equipamentos para medição do consumo de gás são variados. Existem vários tipos de tais dispositivos, diferindo em seus princípios operacionais. Vejamos cada um com mais detalhes.
Opção nº 1 - rotativa ou rotacional
É um medidor de câmara com rotores em formato de oito, que são utilizados como elementos conversores.
Estruturalmente, o dispositivo é composto por um corpo, mecanismos de contagem e transmissão. Dentro da caixa há dois rotores giratórios de tamanho idêntico em forma de oito. Um deles está ligado aos mecanismos de transmissão e contagem.
A caixa está equipada com um tubo de entrada ou superior e um tubo de saída ou inferior de gás. Quando este começa a fluir dentro da carcaça, surge uma diferença de pressão, que faz com que os rotores girem.
Eles fazem isso de forma síncrona, sendo responsáveis pelas rodas dentadas fixadas nas caixas finais. Durante a rotação, os rotores se tocam com suas superfícies laterais, o que é necessário para o processo de contagem.
O volume de gás que é deslocado por um rotor durante meia revolução é igual ao volume correspondente à quantidade de gás limitada pelo interior da carcaça e pela superfície do rotor na posição vertical. Para cada revolução completa dos dois rotores, quatro desses volumes são deslocados da carcaça. Consequentemente, a taxa de fluxo de gás que passa através do medidor é facilmente levada em consideração.
As vantagens de tais dispositivos incluem uma faixa de medição significativa e alto rendimento. Ao mesmo tempo, são bastante compactos.
Além disso, os dispositivos são duráveis, não voláteis e não sensíveis a sobrecargas de curto prazo. O nível de ruído que produzem é considerado médio, é quase imperceptível. Entre as desvantagens, vale destacar o curto período de verificação. São apenas 5 anos.
Opção nº 2 – diafragma ou membrana
É um medidor do tipo câmara usado para contabilizar pequenos fluxos de gás. O corpo do dispositivo é dividido em duas partes. Na parte superior existem tubos de entrada e saída de gás.
Ambos os fragmentos do corpo estão firmemente presos uns aos outros. Juntas especiais são instaladas entre eles e um selante pastoso é colocado. Também dentro da caixa existe um mecanismo de medição tipo diafragma.
Consiste em duas câmaras que lembram um fole de ferreiro. Cada uma dessas câmaras está conectada a um mecanismo de carretel de válvula comum por meio de alavancas e manivelas. Canais de fornecimento de gás passam por ele.
O número de câmeras pode variar; a precisão e a classe do dispositivo de medição dependem do seu número.O mecanismo de carretel é conectado através de um eixo a um dispositivo de contagem montado na carcaça.
Quando o gás entra no dispositivo, ele é deslocado alternadamente das câmaras do fole. Isto leva ao movimento alternado das partições do diafragma. Assim que uma câmara é preenchida, o mecanismo do carretel muda e começa a liberar gás.
Este ciclo se repete muitas vezes. É acompanhado pelo movimento dos diafragmas. Esse movimento aciona um mecanismo de contagem que leva em consideração a quantidade de gás que saiu das câmaras em uma determinada unidade de tempo.
Os medidores de membrana se distinguem pela alta precisão de medição. A simplicidade do design confere-lhes uma vida útil significativa, que é de pelo menos 20 anos. Tais dispositivos são extremamente fáceis de manter e econômicos.
Contudo, se necessário, é muito difícil disfarçar um contador de membrana. Outra desvantagem é o custo bastante elevado do equipamento. O período de verificação para dispositivos do tipo diafragma é de 10 anos.
Opção nº 3 – medidor de turbina
O aparelho recebeu esse nome devido à presença nele de uma pequena turbina, cuja roda gira sob a pressão do fluxo de gás que entra no aparelho.
Estruturalmente, o equipamento é um fragmento de tubo equipado com flanges. Os seguintes mecanismos estão localizados sequencialmente no corpo do dispositivo, a partir do tubo de entrada: um retificador de jato e a própria turbina com suportes de rotação e um eixo.
Para o bom funcionamento dos rolamentos, é necessária lubrificação, por isso uma unidade de bomba é montada na carcaça do medidor. Com sua ajuda, o óleo é fornecido aos elementos rotativos por meio de tubos especiais.
O princípio de funcionamento do dispositivo de medição é bastante simples. A velocidade da turbina rotativa é transmitida através de uma engrenagem de redução para um mecanismo de contagem especial montado fora da cavidade do gás.
Os medidores de turbina podem ser equipados com detectores adicionais para medir pulsos, temperatura ou pressão. Além disso, o processo de medição pode ter três graus de automação. A falta de automação pressupõe que o usuário leia de forma independente as leituras do instrumento.
As medições semiautomáticas assumem que o controle é realizado por um dispositivo de computação, mas é possível a correção manual de indicadores, configurações, etc. A automação total das medições pressupõe que as leituras do dispositivo de medição sejam recebidas por um dispositivo de computação, que as processa e as transmite ao centro de contabilidade.
As vantagens dos medidores de turbina são independência energética, design confiável e facilidade de manutenção. O dispositivo pode funcionar com gases que não sejam do mais alto nível de pureza. O nível de ruído emitido pelo dispositivo pode ser caracterizado como baixo. Os fabricantes produzem medidores de turbina em um grande número de tamanhos padrão.
As desvantagens do equipamento incluem erros de medição.Se o dispositivo operar continuamente, o erro é mínimo; se estiver no modo pulsante, a distorção da medição aumenta significativamente. O período de verificação é de 8 anos.
Você pode verificar o medidor de gás principal sem remover o dispositivo de seu local original. A forma como esses testes são realizados é descrita detalhadamente em nosso artigo recomendado.
Para obter as leituras mais precisas de um medidor de vazão que leva em consideração o consumo de gás, estão sendo produzidos dispositivos voltados para um tipo específico de consumidor:
Critérios para escolher o medidor ideal
Depois de conhecer os diferentes tipos de medidores de gás, você poderá decidir qual escolher para sua casa. Porém, além do tipo de dispositivo, existem vários outros parâmetros importantes que devem ser levados em consideração na hora da escolha. Vejamos cada um deles por vez.
Taxa de transferência do dispositivo
Por capacidade entendemos a quantidade máxima de uma mistura gasosa que o equipamento pode medir por unidade de tempo. Geralmente isso é uma hora de trabalho. Este valor deve ser comparado com o consumo máximo de gás da casa ou apartamento.
Para fazer isso, você precisa calcular o consumo total de gás. Para fazer isso, você precisa somar o consumo médio de todos os dispositivos que o utilizam.
Será muito mais fácil fazer isso se você encontrar a documentação técnica de cada dispositivo e retirar daí o valor necessário. O fabricante deve indicar o volume máximo de gás consumido no passaporte do equipamento.
O consumo total é calculado para todos os aparelhos a gás do apartamento, mesmo que alguns deles, na opinião do proprietário, sejam extremamente raramente utilizados.
Além disso, se você pretende adquirir e instalar equipamentos adicionais a gás, seu consumo também deverá ser somado ao total. Então você não terá que comprar e instalar posteriormente um novo medidor.
Tendo determinado o valor do máximo consumo de gás, é necessário selecionar um medidor de vazão com capacidade superior ao valor obtido. Isso será muito fácil de fazer se você ler corretamente a etiqueta do dispositivo. Representa a letra G, ao lado da qual existem números.
Assim, um medidor marcado como G1.6 tem uma capacidade de transferência de 1,6-2,5 metros cúbicos por hora, G2.5, respectivamente, pode passar de 2,5 a 4 metros cúbicos por hora, G4 - de 4 a 6 metros cúbicos, G6 - de 6 a 10 e G10 – de 10 a 16 metros cúbicos. m por hora. Com base nesta marcação, um dispositivo de medição adequado é selecionado.
Recursos de design do dispositivo
A variedade de locais de instalação dos medidores de gás determina suas características de design. A primeira coisa que você precisa prestar atenção é a direção do movimento do gás. Pode ser alimentado pela esquerda ou pela direita.
Dependendo disso, os dispositivos são divididos em canhotos e destros. É necessário entender claramente o diagrama de ligação do medidor, pois é fisicamente impossível instalar equipamentos do lado esquerdo no lado direito e vice-versa.
A direção do movimento do gás é necessariamente indicada por uma seta no corpo do dispositivo. Deve ser rigorosamente observado.
Outro ponto importante é o diâmetro da rosca do tubo de conexão do aparelho.Deve corresponder exatamente às dimensões da tubulação por onde o gás é fornecido e na qual o medidor será instalado. Para prédios de apartamentos, o diâmetro padrão do tubo é de ½ polegada.
Em edifícios construídos de acordo com projeto individual, essas dimensões podem variar. Os tubos de alimentação mais comuns têm ½, ¾ ou 1 polegada de diâmetro. Dependendo do diâmetro da rosca, as porcas de capa são selecionadas para a montagem do dispositivo. Devem corresponder exatamente às dimensões de instalação.
Também é importante que as distâncias interaxiais das conexões roscadas coincidam; elas também variam. Para dispositivos com conexão tipo top instalados em tubo horizontal, essa distância varia de 110 a 250 mm.
Dispositivos com alto rendimento, instalados onde o número de consumidores é superior a dois, podem ter uma distância centro a centro superior a 250 mm.
Presença ou ausência de corretor térmico
Um medidor de gás padrão pode operar em uma faixa de temperatura de -40 a +40 °C. No entanto, a exatidão das medições feitas sob tais condições pode ser questionável.
Isso se deve ao fato de que a mistura gasosa tende a se expandir ou contrair quando a temperatura aumenta e diminui. A pressão no sistema também desempenha um papel. Portanto, só podemos falar sobre o correto funcionamento do dispositivo de medição em condições normais de pressão e temperatura de 20 °C.
É claro que tais condições nem sempre existem. Principalmente se o medidor de gás for instalado na rua, o que não é proibido por lei.Durante a estação fria, os serviços de gás podem sofrer sérios prejuízos, pois o volume real de gás consumido aumenta e seu consumo no medidor permanece praticamente inalterado.
Na estação quente, as perdas económicas já são suportadas pelos consumidores que têm de pagar pelo aumento do consumo de gás, embora o volume real de gás fornecido não tenha mudado. Para evitar isso, é utilizado um dispositivo especial denominado corretor térmico. Não permite que mudanças de temperatura e pressão afetem o consumo de gás.
Assim, em quaisquer condições, as medições feitas pelo medidor são as mais corretas possíveis. Você precisa saber que os medidores de gás equipados com corretor térmico custam muito mais que os convencionais. Portanto, eles devem ser instalados somente onde forem esperadas condições operacionais difíceis.
Por exemplo, na cozinha de um apartamento na cidade, onde é mantida uma temperatura estável e confortável, este dispositivo será claramente supérfluo. Considerando que a instalação de tais equipamentos na rua é justificada e necessária.
A importância da data de fabricação
A atual lei federal regulamenta a verificação regular dos dispositivos de medição. Além disso, a primeira delas é realizada na fábrica logo após o lançamento do produto. As informações a respeito são inseridas no passaporte técnico do aparelho.
Assim, verifica-se que a data da próxima verificação periódica é contada a partir da data indicada nos documentos. Portanto, ao adquirir um novo aparelho, é necessário estudar atentamente a documentação técnica e verificar a data da primeira verificação.
Acontece que um aparelho “fica” em armazém e chega à venda dois, três ou até cinco anos a partir da data de fabricação. Consequentemente, o seu intervalo de verificação é automaticamente reduzido por este período. E acontece que o medidor recém-instalado já está sujeito a verificação ou substituição. Esta pode ser uma surpresa extremamente desagradável para um proprietário desatento.
O contrato celebrado com o serviço de gás deve indicar a data da primeira verificação do medidor. Os trabalhadores do gás acompanham de perto os prazos de verificação, mas não são obrigados a informar os utilizadores sobre os mesmos.
Portanto, caso um consumidor, por desatenção, desconhecimento ou por qualquer outro motivo, perca o prazo de calibração do seu medidor de vazão, será emitida uma nota fiscal calculada de acordo com as normas.
O intervalo de calibração para medidores de gás de diferentes tipos difere significativamente. Mas em qualquer caso, é menor que a vida útil do dispositivo.
Para efetuar a verificação, o equipamento é desmontado e enviado para uma oficina especializada, onde especialistas farão a verificação e emitirão uma conclusão sobre a possibilidade de posterior utilização. Caso o dispositivo seja reconhecido como apto para uso, deverá ser feita uma marca especial em seu passaporte técnico.
Local de instalação do dispositivo de medição
Você mesmo pode escolher um medidor de gás para seu apartamento ou casa, mas é melhor confiar esta importante tarefa a especialistas do serviço de gás. Eles analisarão com competência as condições de funcionamento do aparelho e oferecerão modelos de aparelhos adequados para um determinado apartamento.
Porém, se você quiser fazer tudo sozinho, ao escolher um dispositivo você deve considerar os seguintes pontos importantes:
- Quantidade máxima de gás consumida pelos residentes. Depende do rendimento necessário do modelo. É calculado tendo em conta todos os aparelhos a gás em utilização.
- Localização do dispositivo de medição. Você deve escolher imediatamente para determinar as características de design do medidor.
- Nível de ruído do equipamento. É aconselhável adquirir o modelo menos barulhento.
- Intervalo de validação. Quanto mais tempo, melhor.
- Vida útil e confiabilidade do modelo.
Nota importante. Não se deve comprar um medidor com corretor térmico para um apartamento, por mais que os vendedores tentem anunciá-lo. Isso é um desperdício de dinheiro.
Na verdade, escolher um medidor de gás para uma casa particular praticamente não difere de escolher um aparelho para um apartamento. Mas há uma pequena nuance aqui. Os regulamentos de construção exigem a instalação de medidores de gás não em ambientes internos, mas externos.
O proprietário de propriedade privada gaseificada deve conhecer as regras de localização do medidor em relação aos equipamentos e estruturas:
Muitos proprietários de casas particulares conectado ao gás principal, faça exatamente isso. Eles instalam um medidor na rua. Neste caso, deve-se escolher apenas equipamentos com corretor térmico, caso contrário podem surgir problemas no pagamento do gás.
Além disso, deve-se tomar cuidado para proteger a caixa do equipamento, caso contrário, condições climáticas desfavoráveis danificarão rapidamente o medidor. A maneira mais fácil é adquirir um gabinete de instalação especial como caixa para máquinas elétricas. É conveniente usar e seguro para ele colocar o dispositivo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como funciona e funciona um medidor de gás de membrana:
Vídeo nº 2. Como escolher um medidor de gás:
Vídeo nº 3. Medidores de gás para casa e apartamento:
Um medidor de gás é necessário em todas as casas. Ajuda a utilizar os recursos energéticos da forma mais eficiente possível e, em última análise, a poupar significativamente dinheiro do orçamento familiar. Para que o dispositivo funcione corretamente e por muito tempo, é importante escolhê-lo da forma mais inteligente possível.
Você não deve confiar totalmente em consultores de vendas interessados em vender seus produtos. É melhor estudar cuidadosamente a documentação técnica e fazer você mesmo uma escolha informada.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Compartilhe sua própria experiência na seleção e uso de medidores de gás.Deixe posts com suas opiniões, dúvidas e fotos sobre o tema do artigo.
Você precisa escolher seu medidor de gás com sabedoria; você não pode simplesmente alterá-lo. Tudo depende das suas preferências e de onde colocar o balcão. Um medidor com temperatura corrigida colocado no exterior irá ajudá-lo a economizar até 3% na conta de gás em comparação com o mesmo localizado dentro de casa. Leve também medidores que levam em consideração o coeficiente sazonal, o que representa uma economia adicional de 5 a 10%. Num ambiente em que os preços do gás estão em constante aumento, esta poupança será útil. e você não precisa escolher: congelar ou aquecer ao máximo durante os invernos frios.
coeficiente sazonal? O que é isso? não existe tal coisa para a população. Só a indústria tem coeficiente sazonal, e só por ultrapassar o limite
Aqui em Makhachkala, principalmente no inverno, eles levam coeficiente de inverno, então você acha melhor comprar um medidor de gás com correção de temperatura, mas não está claro como funciona no verão, ou seja, se vai carregar mais gás durante isso período do que o inverno, e esse é o problema
Nosso serviço de gás não nos permitirá a instalação de nenhum medidor, devendo passar por verificação obrigatória e estar no padrão estabelecido, como todos os demais. Já faz muito tempo que temos um diafragma em casa, é muito mais rentável e eu aqueço quando quero, não espero que comece a estação de aquecimento, para não congelar. O serviço de gás também conectou, então eu tinha certeza que fariam tudo certo.
Olá! Entrei em contato com o serviço de gás para instalar medidor de gás (primário) em uma casa particular na rua, o técnico disse que não podemos instalar medidor mecânico na rua, só pessoas com muitos filhos e veteranos têm direito para instalar este medidor, isso é verdade?
não, não é verdade, mas quando instalado ao ar livre sem compensação de temperatura, um fator crescente será aplicado ao preço do gás
Por qual medidor devo substituir o GALLUS G4 3\4 rosca 2000?