Casa inteligente da Apple: as sutilezas da organização dos sistemas de controle residencial da empresa Apple

Muitos fabricantes conhecidos de eletrônicos e software estão agora desenvolvendo uma área promissora e lucrativa de automação abrangente de espaços residenciais.Um desses desenvolvimentos foi a casa inteligente Apple HomeKit.

A gigante americana conquistou uma reputação impecável baseada na qualidade de seus produtos. Esta é a razão pela qual você definitivamente deveria dar uma olhada neste projeto interessante.

Convidamos você a conhecer os princípios de funcionamento e funcionalidades de uma casa inteligente, as vantagens e desvantagens do sistema automatizado da Apple. Aqueles que planejam usar a estrutura HomeKit se beneficiarão de informações sobre dispositivos que podem ser facilmente integrados a um complexo fechado.

Princípios operacionais de uma casa inteligente

A conexão de dispositivos de automação na Apple é implementada por meio de uma estrutura Kit doméstico, que roda em dispositivos iPhone, iPad ou AppleTV. Ele permite projetar e combinar módulos de projeto lar inteligente.

O HomeKit encontra e cadastra os elementos que serão incluídos no projeto. Em seguida, o usuário pode definir cenários para o seu funcionamento, estabelecendo assim a ordem das ações automáticas na casa ou em seus cômodos individuais.

Objetos no HomeKit
Uma das vantagens da automação Apple é que o dispositivo de controle e informação está sempre à mão

Existem diferentes tipos de cenários simples que podem ser implementados usando a automação residencial HomeKit.

O sistema da Apple pode responder aos seguintes eventos:

  • Mudando o estado do meio ambiente. Se a temperatura ambiente ultrapassar o valor definido, o sistema de ar condicionado será ligado.
  • O início de uma determinada hora do dia ou dia da semana. Ligar a iluminação da casa à noite.
  • Recebendo instruções do usuário. Ligue a TV por comando de voz.
  • Mudando a situação dos moradores. Desligue automaticamente as luzes se todas as pessoas saírem de casa.

Com base em templates, o usuário pode desenhar cenários mais complexos. Tudo isso pode ser considerado uma programação de alto nível com uma interface intuitiva familiar aos proprietários de aparelhos fabricados pela Apple.

Em 2014, a empresa implementou para o HomeKit uma conexão com a função de seu assistente de voz em nuvem Siri. Após as palavras “olá Siri”, você pode dar um comando sonoro (por exemplo, “acender a luz da cozinha” ou “abrir a porta da frente”) e a casa inteligente responderá.

Assistente de voz Siri
O assistente de voz Siri é familiar aos proprietários de dispositivos Apple por causa de outros aplicativos, portanto, não há necessidade de treinamento especial para trabalhar com ele.

No início houve muitas reclamações sobre o Siri, mas agora o progresso no desenvolvimento do controle de perguntas e respostas por voz levou a uma melhoria significativa no desempenho desta funcionalidade. Porém, o sistema Siri nem sempre “compreende” corretamente os requisitos do usuário. A versão em russo deste serviço está disponível nas versões 8.3 e superiores do iOS.

Dispositivos executando HomeKit

HomeKit é um sistema fechado.Para que os dispositivos sejam reconhecidos sem truques adicionais (por exemplo, usando serviços especiais como HomeBridge), eles devem ser certificados pela Apple. Portanto, o número de elementos de casas inteligentes não é tão diverso quanto para projetos implementados com tecnologia de “código aberto”.

Localização de acessórios para a Rússia

Existem poucos acessórios domésticos inteligentes oficialmente destinados ao uso na Rússia. Todos eles são apresentados no site oficial da Apple. O principal vetor de promoção desta direção são os EUA, onde alguns padrões diferem dos europeus. Isto diz respeito principalmente aos parâmetros da fonte de alimentação.

Além disso, surgem problemas com a capacidade de usar dispositivos projetados para o mercado americano com fechaduras.

A fechadura padrão americano é projetada para 1/2 ou 3/4 voltas da chave, não para ciclos completos de 180°. Portanto, junto com o SmartLock, você terá que solicitar e instalar um mecanismo de travamento.

Marca de compatibilidade Apple HomeKit
Dispositivos compatíveis com Apple HomeKit são indicados por este ícone. Você pode visualizar sua localização e características no passaporte do dispositivo ou na documentação técnica

Existem muitos exemplos de não conformidade com as normas. Os especialistas de lojas online que oferecem acessórios HomeKit nem sempre estão cientes dessas sutilezas e muitas vezes simplesmente não alertam os clientes sobre isso.

Portanto, a responsabilidade pelo desempenho dos dispositivos adquiridos que não se destinam ao nosso país é exclusivamente do comprador.

Lâmpadas e módulos de luz

A Apple oferece aos clientes russos apenas 3 lâmpadas LED da marca Lifx, que operam em 220 V e possuem rosca padrão base E27:

  • Lifx A60 - lâmpada multicolorida, consome 11 W, com brilho máximo de 1100 lm;
  • Lifx Mini A60 — análogo de tamanho menor do modelo anterior; também multicolorido, consome 9 W, produzindo brilho de 800 lm;
  • Lifx Mini Dia e Anoitecer A60 — esta lâmpada é semelhante ao modelo anterior, só que funciona no espectro branco ou amarelo. Se não houver necessidade de iluminação colorida, é melhor levá-la, pois é um terço mais barata.

Todas as lâmpadas não funcionam com potência total. Esses dispositivos não necessitam de hub ou outros elementos, pois neles já está integrado tudo o que é necessário.

Lâmpadas inteligentes para Apple
Essas lâmpadas são frequentemente usadas para iluminar quartos e salas de estar. Eles são caros, então instalá-los em toda a casa custará caro.

A Lifx possui outros 8 modelos de lâmpadas, mas elas são projetadas para a base E26, típica para sistemas de iluminação nos EUA e Canadá. Eles terão que ser adaptados aos nossos padrões de conexão.

Existem também dispositivos de outros fabricantes, por exemplo, Feit Electric ou Koogeek, que também funciona em conjunto com o HomeKit. Eles podem ter outras características: então a lâmpada Feito OM60 opera em 120 V, portanto será necessária a instalação de um transformador abaixador na linha.

Além das lâmpadas, outras soluções podem ser utilizadas para iluminação. Produto de design elegante - painel de luz Painéis de luz Nanoleaf, que possui ajustes de brilho e cor.

É composto por módulos LED, cada um dos quais com a forma de um triângulo regular com cerca de 25 cm de comprimento de cada lado, podendo ser combinados para criar padrões originais.

Painéis de luz Nanoleaf
O número máximo de módulos em um projeto é de 30 peças. Seu peso é leve, então as seções podem ser coladas em fita dupla-face. Embora você possa solicitar parafusos de montagem de marca do fabricante

O painel vem com um módulo Ritmo. É um visualizador de áudio que transmite um sinal aos elementos de acordo com o som de fundo. Esta combinação é frequentemente usada para decorar casas noturnas.

Outro dispositivo estiloso é o controle remoto sem fio Nanoleaf remoto. É feito na forma de um dodecaedro (dodecaedro). Usando o HomeKit, você pode definir 12 modos de operação do painel e, para selecioná-los, basta colocar o Nanoleaf Remote em uma das faces. Simplesmente girando este controle remoto você pode adicionar ou diminuir o brilho dos painéis.

Interruptores e tomadas inteligentes

Carregar um iPhone pela casa o tempo todo não é muito conveniente. Portanto, você pode usar switches instalados em qualquer lugar para realizar operações padrão.

Modelo Botão Eva da empresa O gato é um botão portátil. Com a ajuda de tais dispositivos, eles controlam dispositivos e executam cenários quando o iPhone não está disponível. Pode ser transportado com você ou fixado em local conveniente para o usuário.

Para trabalhar com este modelo como estação doméstica, você precisa configurar um iPad com iOS v.11.4 ou uma Apple TV com tvOS v.11. O botão reconhece um toque único, duplo ou longo, portanto, 3 cenários diferentes podem ser desenvolvidos para ele. Funciona com baterias de lítio do formato CR2032.

Todos os modelos motorizados desta e de outras empresas (Fibaro, iDispositivo, Koogeek etc.) são projetados para 120 V, portanto não são fornecidos para a Rússia.

Botão inteligente Elgato Eve
O painel frontal do botão é apenas preto, por isso nem sempre cabe bem no interior. Comprimento e largura do objeto: 54 mm, profundidade: 13 mm

A questão da integração de aparelhos elétricos em uma casa inteligente que não suporta a tecnologia HomeKit pode ser resolvida usando tomadas.Eles operam de acordo com o padrão Apple e podem fornecer ou desligar energia. A escolha de dispositivos localizados para a Rússia também não impressiona: apenas um modelo está disponível Elgato Eva Energia.

Existem cinco versões com tamanhos diferentes deste dispositivo. Para a Rússia você precisa encomendar a versão “Europeia”. A corrente máxima permitida é de 11 A e o valor da tensão deve estar na faixa de 100 a 240 V.

A tomada também funciona como medidor, portanto, usando o HomeKit você pode controlar o consumo de energia dos dispositivos que são alimentados por ela.

Do mesmo fabricante e de muitas outras empresas (iDispositivo, Koogeek, Legrand, Vocolink) existem tomadas para uma casa inteligente no padrão americano de 120 V.

Sistemas de ventilação e ar condicionado

Até agora, a Apple não certificou um único ventilador, ar condicionado, aquecedor ou sistema de purificação de ar para a Rússia. O motivo é típico de aparelhos elétricos que executam o HomeKit - parâmetros elétricos. Os modelos que podem ser controlados a partir de um smartphone são projetados para uma tensão de 100-120 V.

Tipos de tomadas em diferentes países
Os padrões de fornecimento de eletricidade variam em muitos países. Isso é expresso em diferentes tensões e formatos de soquetes. Ao comprar dispositivos online, você precisa ter certeza de que eles foram projetados para o nosso país.

Empresa Caçador produz 4 modelos de ventiladores de teto, de 54″ de largura, que funcionam com o sistema Apple. Tecnicamente são quase idênticos e diferem apenas no design.

Até agora apenas ar condicionado Haier passou na certificação Apple. Sua subsidiária Companhia Elétrica Geral lançou uma linha com capacidade de 8.000 a 12.000 BTU para o mercado americano. Um modelo é produzido pela controladora apenas para o mercado chinês.

Aquecedor à óleo Aquecedor Multidinâmico De'longhi com potência de 1,5 kW são produzidos para o mercado japonês. Possui 5 níveis de intensidade de aquecimento e opera com tensão de 100 V.

Os purificadores de ar para o mercado dos EUA são produzidos por uma empresa taiwanesa CviLux Corporation (marca O'pro9) e coreano Coway Corporation.

Sensores para casa inteligente

Os sensores são o grupo mais numeroso e diversificado de elementos de qualquer casa inteligente. A Apple oferece 4 modelos diversos para uso na Rússia. Todos eles são produzidos por uma empresa alemã O gato.

Estação meteorológica Grau de Eva detecta e exibe temperatura, umidade e pressão atmosférica. Alimentado por baterias de fator de forma CR2450. Registra dados no serviço de nuvem da Apple.

Estação meteorológica Eve Degree
O corpo da estação é feito de alumínio anodizado. É totalmente sem fio e pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.

Analisador de ar ambiente Quarto Eva mostra qualidade (presença de compostos orgânicos voláteis), temperatura e umidade do ar interno. Existe uma função de registro de medições, para que você possa acompanhar a dinâmica dos indicadores observados.

As informações são exibidas no display do dispositivo. Dimensões do analisador 54*54 mm. A energia pode ser fornecida por energia CA por meio de um adaptador ou por baterias.

Sensor de contato Porta e janela de véspera projetado para indicar o status de uma porta ou janela - se está aberta ou fechada. O dispositivo é sem fio e funciona com bateria ER14250. A transferência de dados é realizada através da tecnologia Bluetooth.

Sensor de movimento sem fio Movimento de Eva projetado para determinar o processo de movimento em sua área de ação. Funciona via Bluetooth e é alimentado por baterias AA substituíveis.

Entre os sensores que a Apple não oferece para a Rússia por diversos motivos estão aqueles que não duplicam as funções dos aparelhos da Elgato:

  • Sensor de inundação Fibaro — um dispositivo de uma empresa polaca destina-se à sinalização de fugas de água;
  • Treinador doméstico saudável Netatmo — este aparelho de uma empresa francesa duplica as funções de uma estação meteorológica doméstica, medindo temperatura e humidade, mas também fornece um indicador da concentração de dióxido de carbono e do nível de ruído;
  • Alarme de fumaça inteligente Netatmo — um sensor de fumaça com a função de notificar imediatamente o proprietário do smartphone sobre um problema.

Esses sensores também podem ser adquiridos na Rússia em várias lojas online.

Dispositivos de Internet e multimídia

A Apple não incluiu receptores, alto-falantes e pontes de rede na lista de produtos que oferece na Rússia. Porém, você pode comprar esses acessórios em grandes redes e, principalmente, pela Internet.

Alto-falantes Apple HomePod
A Apple tem seus próprios alto-falantes - Apple HomePod. Eles são fáceis de configurar e adequados para criar sons de fundo em uma casa inteligente.

A Apple desenvolveu seu próprio protocolo para transmissão sem fio de dados multimídia sobre uma rede local entre seus produtos e outros dispositivos - AirPlay. Foi lançado em 2004 e se chamava AirTunes, e em 2017 foi lançada a versão AirPlay2. Você pode conectar alto-falantes e receptores ao HomeKit se eles suportarem este padrão.

Usando o aplicativo Home, o proprietário de um iPhone ou iPad pode fazer configurações flexíveis para equipamentos multimídia. Pode ser usado como fonte de som única ou agrupado em pares estéreo e multirooms.

Muitos modelos de receptores da famosa empresa japonesa são adequados para HomeKit Denon, especializada na produção de equipamentos da classe Hi-End.Também estão disponíveis três modelos da série Uniti da empresa inglesa Naim.

Além do Apple HomePod, alto-falantes de outras empresas podem funcionar no AirPlay2:

  • dinamarquês Bang & Olufsen;
  • japonês Denon;
  • dinamarquês Libratone;
  • japonês Marantz;
  • Inglês Naim;
  • americano Sonos.

Para controlar remotamente uma casa inteligente a partir de um aplicativo móvel, você precisa de um dispositivo especial, que os fabricantes chamam de forma diferente:

  • ponte de rede (ponte) - Maçã, Philips;
  • hub inteligente (smart hub) - Amazonas, Google, Samsung;
  • Porta de entrada - IKEA, Xiaomi.

Se você tiver uma Apple TV em casa, ela poderá lidar facilmente com essa função, mas se não a tiver, você terá que comprar um dispositivo da Apple ou comprar e configurar uma ponte de rede mais barata.

Esquema usando uma ponte de rede
Esquema para controle remoto de dispositivos domésticos inteligentes usando uma ponte de rede. Nenhum conhecimento especial na área de informática é necessário para configurar tal sistema.

Existem mais de 20 empresas que oferecem pontes de rede compatíveis com o HomeKit. Uma lista deles está disponível no site da Apple.

Sistemas de segurança e detecção

O HomeKit é atualmente o único sistema de segurança integrado desenvolvido por uma empresa americana. Querida. É baseado no Lyric Controller LCP500.

Este dispositivo não é adequado para a Rússia, pois o controle de voz suporta apenas 4 idiomas: inglês, francês, espanhol e português. Além disso, sua fonte de alimentação é projetada para 110 V.

A Apple oferece à Rússia o uso de apenas uma câmera em seu sistema HomeKit, que a empresa produz ligação D é um conhecido fabricante taiwanês de equipamentos de telecomunicações.

Modelo Omna 180 Cam HD possui as funções tecnológicas mais modernas:

  • Resolução Full HD 1080;
  • ângulo de visão 180°;
  • Suporte microSD;
  • transmissão de áudio bidirecional;
  • visão noturna.

Conectar esta câmera a uma casa inteligente permite enviar gravações de vídeo para dispositivos do usuário quando movimento é detectado. Isso é possível usando software Apple começando com tvOS v. 10.1 ou iOS v. 10.1.

Para outros países, as câmeras de vídeo que funcionam em conjunto com o HomeKit são produzidas pela empresa suíça. Logitech Francês Netatmo E Somfy.

Os bloqueios que funcionam sob o controle da Apple não são vendidos para a Rússia.

Os modelos produzidos para outros países podem ser divididos em duas categorias:

  • revestimentos de dispositivos de travamento;
  • um mecanismo completo com enchimento eletrônico.

Ao comprar escudos, você precisa descobrir para que tipo de fechadura eles foram projetados.

Fechadura inteligente Sense Smart Deadbolt
Bloqueio da empresa americana Schlade. O modelo Sense Smart Deadbolt pode ser aberto com uma chave ou discando um código de quatro dígitos. Quando o estado mudar, um sinal será enviado aos dispositivos Apple

As fechaduras podem ser somente com chave ou também possuir tela digital sensível ao toque para inserção de código.

Persianas automáticas

As cortinas motorizadas controladas pela Apple são projetadas para ajustar automaticamente a luz de uma sala. Eles podem ser fechados ou abertos por comando do usuário ou de acordo com uma programação especificada.

A Apple não oferece tais soluções para o nosso país, portanto, se você quiser usar a tecnologia de cortinas automatizadas, precisará solicitar um modelo de forma independente de uma das três empresas:

  • americano Lutron – Cortinas Serena Motorizadas;
  • chinês Dooya – Modelo Cortina Inteligente;
  • Francês Netatmo – Cortinas Velux Active.

Para se comunicar com dispositivos Apple, você deve adquirir uma ponte de rede Caseta Wireless que acompanha suas cortinas Lutron.

Portões de garagem motorizados

Portas de garagem deslizantes ou elevatórias não são tão populares na Rússia. Portanto, a Apple não oferece à venda dispositivos que os abram automaticamente.

Levantamento de portões de garagem automatizados
A parcela insignificante de portões deslizantes e basculantes na Rússia se deve à pequena porcentagem de habitações privadas em relação a habitações com vários apartamentos, bem como às baixas temperaturas, que desativam o mecanismo

Se desejar, você mesmo pode adquirir dispositivos de controle de portão deslizante, mas precisa entender que os comandos de voz só podem ser dados em inglês.

Os controladores das seguintes empresas são compatíveis com o HomeKit:

  • italiano Legal;
  • americano LiftMaster;
  • Inglês Camareiro.

Todos os controladores são projetados para funcionar com drives de portão fabricados pelas mesmas empresas.

Outras soluções certificadas

A Elgato desenvolveu mais dois dispositivos originais para o HomeKit, que também estão localizados para a Rússia.

Sistema de irrigação Eva Aqua projetado para automatizar o sistema de irrigação de um jardim ou estufa. Ele pode ser controlado automaticamente usando o HomeKit. Foi implementada a funcionalidade de abastecimento de água de acordo com o cronograma. O aparelho é feito em forma de conector de mangueira e funciona com pilhas AA.

Sistema de irrigação Elgato Eve Aqua
O sistema de irrigação Eve Aqua integra um sensor de fluxo que pode interromper o processo de irrigação quando o volume definido for atingido

Válvula termostática Evo Termo permite definir cenários de aquecimento individuais. Com ele você pode ajustar a temperatura dependendo da hora do dia. É montado na entrada do radiador por meio de uma conexão roscada. Este dispositivo funciona com duas baterias AA.

Prós e contras do sistema Apple

A Apple está longe de ser a primeira empresa a desenvolver seu próprio sistema doméstico inteligente.Entre os maiores fabricantes de eletrônicos e software podem ser chamados Google, Microsoft, Amazonas, Samsung E Xiaomi.

Além disso, existem sistemas abertos, por exemplo, baseados em Pranchas Arduíno ou Framboesa.

Principais benefícios do HomeKit

O primeiro e mais óbvio benefício do Apple HomeKit é a facilidade de conectividade. Para integrar o dispositivo a uma casa inteligente, não são necessários conhecimentos específicos na área de eletrônica, engenharia elétrica ou programação. Quase qualquer pessoa pode aparafusar uma lâmpada em uma base ou fixar um sensor leve na parede.

Lâmpada para HomeKit
Os proprietários de luzes HomeKit não precisam entender como usar um capacitor para reduzir a cintilação, uma vez que ele já está embutido nas luzes. Mas para quem monta uma casa inteligente a nível de eletrónica e peças, este conhecimento é obrigatório

A segunda vantagem é a capacidade de usar dispositivos Apple para controlar eletrodomésticos. Isto é especialmente verdadeiro para os fãs da empresa que estão acostumados com a interface dos sistemas iOS.

Você não pode ignorar o assistente Siri, que permite usar comandos de voz para controlar sua casa inteligente. Como a gama de comandos não é muito grande, o sistema funciona quase perfeitamente e raramente comete erros. A única coisa é que ao usá-lo você precisa de acesso à Internet.

Outra vantagem é que todos os dispositivos que serão marcados como compatíveis com HomeKit são certificados pela Apple. Como a marca da empresa é considerada “cara”, apenas aparelhos de alta qualidade poderão passar por esse procedimento.

Deficiências e problemas óbvios

A Apple, ao atrair fabricantes, seguiu o caminho mais simples - implementou uma interface de conexão e passou a esperar que as empresas adaptassem seus aparelhos a ela.O plano era obviamente promover a marca e um grande exército de potenciais clientes fãs do iPhone.

Participação de mercado do iOS nos EUA
A participação do iOS no mercado dos EUA é grande o suficiente para que a Apple conte com a demanda do HomeKit. Então o sistema receberá um bom impulso para o desenvolvimento

Podemos dizer que o desenvolvimento do conceito HomeKit está um pouco atrasado. Portanto, o número de dispositivos que agora podem operar sob o controle de uma casa inteligente é pequeno. Além disso, a política da empresa centra-se principalmente no mercado dos EUA, pelo que para a Rússia a lista de elementos adequados é bastante pequena.

Muitos dispositivos que podem funcionar com o HomeKit são projetados para uma fonte de alimentação de 100-120 V. Na verdade, conectar esses dispositivos não é difícil, pois você pode alimentar elementos individuais ou circuitos inteiros por meio de um transformador abaixador.

E ao fazer a fiação de uma nova casa, basta fornecer antecipadamente circuitos com valores de tensão adequados.

Deve-se notar também que o preço de muitos elementos do HomeKit é bastante alto. O custo de um sistema de iluminação composto por 6 das lâmpadas Lifx Mini Day & Dusk A60 mais baratas será de cerca de 20 mil rublos. Para efeito de comparação, o custo de uma placa Arduino MKR WiFi 1010 e 6 lâmpadas LED PLED-T32/115 de 800 lm é de cerca de 3 mil rublos.

Montagem de iluminação baseada em Arduino
É muito mais barato construir um sistema de iluminação baseado em Arduino ou conceitos semelhantes. Mas isso requer conhecimento especial

Toda a automação do HomeKit é implementada por meio de “scripts”. Ou seja, não há programação completa, análise de diversos canais de informação e lançamento de eventos com base nesses dados.

Embora o exemplo do mesmo iPhone mostre que a Apple primeiro desenvolve as funcionalidades básicas e só depois desenvolve a “inteligência” do sistema.Portanto, talvez o HomeKit se torne realmente “inteligente” depois de algum tempo, e não apenas automatizado.

Para quem é adequada uma casa inteligente da Apple?

Você pode escolher o sistema HomeKit se:

  • seja proprietário de dispositivos Apple e experimente o conforto de trabalhar com iOS;
  • prefira soluções mais caras, mas fáceis de configurar e operar;
  • não exija que sua casa inteligente execute nenhuma tarefa fora do padrão e se contente com a funcionalidade que a Apple oferece.

Se uma pessoa não atende a pelo menos um dos critérios acima, você precisa prestar atenção a outras ofertas. Além disso, o tema casa inteligente é hoje muito popular, o que gerou uma forte concorrência no mercado de automação residencial.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Trabalhando com uma casa inteligente via HomePod. Exemplos de contato com o assistente de som Siri:

Análise dos dispositivos Elgato para Apple HomeKit. Soquete, sensor de movimento, sensor de porta aberta. Controle com Siri:

Trabalhando com lâmpadas domésticas inteligentes. Ajustando brilho e cor via iPhone:

O sistema HomeKit da Apple oferece soluções caras, mas muito fáceis de configurar e gerenciar, para automatizar o gerenciamento do espaço residencial. Agora não existem muitos dispositivos que possam ser totalmente incluídos em uma casa inteligente, mas sua lista está se expandindo gradualmente.

Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como organizar os sistemas de controle residencial inteligente da Apple? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no uso de sistemas automatizados. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica