Instalação de ventiladores de telhado: características de instalação e fixação de ventiladores de telhado
O ar limpo nas áreas de vida e de trabalho é extremamente necessário. Concordo, o ambiente mofado da casa é muito desagradável.No entanto, uma mudança no volume de ar é conseguida não apenas pelo influxo de ar, mas também pela sua remoção para além das paredes do edifício. E os sistemas de ventilação exaustora muitas vezes não conseguem lidar com a última tarefa.
Os edifícios modernos, sejam complexos de escritórios de vários níveis, instalações residenciais, complexos desportivos ou oficinas industriais, consistem em salas espaçosas e com tectos altos. Para substituir regularmente o ar neles, é necessária a exaustão forçada por vários dispositivos de ventilação do tipo telhado.
Contaremos como é selecionado o equipamento de ventilação, como os ventiladores são instalados no telhado e por que é impossível ficar sem vidro.
O conteúdo do artigo:
Características dos ventiladores de teto
Estes aparelhos destinam-se apenas à instalação no telhado. Eles são mais eficazes em sistemas ventilação forçada objetos de grande área. Ao instalar ventiladores de telhado num edifício com ou sem integração no sistema de condutas de ar (por exemplo, por cima de um hall de aeroporto), será possível resolver o problema da remoção do ar poluído.
As unidades de ventilação são capazes de remover o ar enfumaçado, exausto (com impurezas, odores desagradáveis), poluído e saturado de umidade de instalações atendidas de grande porte. O uso de ventiladores de telhado é possível tanto para objetos acima do solo quanto para alguns objetos subterrâneos.
Os dispositivos de ventilação colocados em edifícios, dependendo do método de captação e remoção de ar, são divididos em axiais, radiais e diagonais.
Tipos de estruturas de ventilação
Ventiladores axiais. Eles combinam simplicidade de design, operação confiável e fácil manutenção. A resistência estrutural permite que sejam utilizados de forma igualmente eficaz tanto para a troca de ar como para a criação de ventilação de fumos, bem como para a pressurização do ar em caso de incêndio (operam a temperaturas de fluxo de ar superiores a 400ÓCOM).
Os dispositivos são altamente resistentes a compostos químicos do ar de exaustão, o que possibilita a montagem de ventiladores axiais em coberturas de instalações industriais das áreas farmacêutica e química.
A maioria dos ventiladores domésticos pertence a este grupo: dispositivos de duto, dispositivos instalados em alimentação de parede e válvulas de escape, ventiladores de banheiro, banheiros combinados e separados.
Ventiladores radiais. Esses dispositivos de ventilação são caracterizados por uma carcaça em voluta que direciona o ar em ângulo reto para uma roda de pás com rotação centrífuga. Eles podem bombear volumes de ar contendo poluentes mecânicos em concentrações de até 100 mg/m3, remova o ar adequadamente, mesmo com ventos fortes.
A estrutura característica das lâminas confere ao dispositivo alto desempenho, mas também alto ruído. Portanto, ventiladores radiais de telhado são usados principalmente em instalações industriais.A temperatura do ar bombeado pelo dispositivo radial deve ser inferior a 80ÓCOM.
Ventiladores diagonais. Esses dispositivos de ventilação são uma combinação entre modelos do tipo axial e radial. Seu impulsor de sucção aspira o ar na direção axial e, antes de liberar o fluxo de ar, desvia-o em 45Ó. Isto proporciona um aumento de potência devido à força centrífuga característica dos ventiladores radiais.
A combinação das qualidades das instalações de ventilação axial e radial do telhado proporciona aos modelos diagonais uma eficiência de até 80%. Com potência suficiente, os ventiladores radiais de teto são relativamente compactos e silenciosos.
Unidades de passagem para telhado plano de concreto armado
A saída dos canais de ventilação através das camadas da “torta” de telhados planos só é possível quando se utiliza uma unidade técnica especial de passagem de telhado.
Este elemento estrutural compensa as cargas dinâmicas e estáticas exercidas por um dispositivo de ventilação em funcionamento. Além disso, uma unidade de passagem pronta simplifica os trabalhos de impermeabilização no setor de saída de ventilação.
Nos pisos superiores de concreto armado, montados a partir de lajes ou vazados em fôrmas sobre chapas onduladas, as unidades de passagem podem ser dispostas em tijolo, formadas por fundação em faixa ou moldadas em concreto.Externamente, parece um poço de ventilação elevado acima do nível do telhado, em cuja cabeça está montado um ventilador.
No entanto, tal desenho da unidade de passagem é ineficaz, pois cria dificuldades na fixação dos ventiladores e muitas dificuldades na impermeabilização de áreas adjacentes.
Uma unidade de passagem de concreto armado, que é uma versão melhorada da série ST soviética, permitirá instalar um sistema de ventilação de exaustão em um piso de concreto armado. Este produto consiste em duas conchas de concreto armado (copos) - uma interna cilíndrica e um paralelepípedo externo quadriculado ou hexagonal.
O suporte é o vidro externo. Graças às suas bordas, é fácil impermeabilizar ao longo do perímetro da junta com o telhado principal coberto com carpete enrolado. O vidro interno, em forma de tubo redondo, é revestido externamente com isolamento térmico. O vidro externo da unidade de passagem do telhado está equipado com fixadores de ancoragem embutidos com base de telhado em laje de concreto armado e ventilador de telhado.
Vidros de casco duplo de concreto armado podem ser instalados em pisos e declives suaves com alta capacidade de carga com inclinação de até 12Ó. É necessário selecionar um modelo que corresponda não só aos parâmetros do ventilador de telhado, mas também com inclinação inferior igual à inclinação real do telhado. O peso da unidade de passagem do telhado de concreto armado de casco duplo é superior a 300 kg.
Instalação de vidro de concreto armado
Antes de levantar o conjunto de passagem de vidro para o telhado, devem ser preparados elementos metálicos visíveis e soldas no produto de concreto armado - limpos, cobertos com primer e depois pintados em duas camadas com um composto anticorrosivo. A superfície externa do revestimento externo deve ser massajada e aplicada tinta resistente às intempéries.
Para levantar um vidro enorme (cerca de 300 kg) até o telhado, você precisará de eslingas e de um caminhão guindaste. O alinhamento da camada externa do copo com o local de instalação deve ser feito com argamassa de cimento e areia M200.
A ancoragem do vidro de concreto armado à laje é realizada com a instalação de peças embutidas. Se a fixação for realizada na camada portante de lajes de concreto armado, é preferível realizar a instalação direta do vidro, instalando parafusos de reforço de tirantes nas costuras entre as lajes.
Junto às paredes da base do vidro instalado, é executada uma betonilha inclinada com solução M150. Para isolar o perímetro, uma laje de lã mineral é colocada sob a betonilha perto da passagem do telhado. Uma camada de materiais impermeabilizantes em rolo é fundida no topo da mesa.
Ao longo da linha de junção dos impermeabilizantes com o vidro, suas bordas se sobrepõem às paredes, são revestidas com avental galvanizado e fixadas com buchas galvanizadas. A costura ao longo da linha onde o avental une as paredes do copo de concreto armado é preenchida com selante (poliuretano, tiokol).
Instalando um ventilador de teto em um copo de concreto armado
A instalação de ventiladores de telhado em pisos monolíticos e de laje de concreto armado de instalações industriais é realizada em copos padrão de concreto armado de casco duplo com diâmetro interno de 700 a 1450 mm e altura de 400 mm.
Lembramos que antes de instalar o ventilador, o vidro deve passar a fazer parte estrutural da laje de concreto armado.
Para a fixação do ventilador, são embutidos chumbadores embutidos na parte superior do vidro de concreto armado com argamassa de cimento e areia, e na parte inferior são colocados tubos por onde passam os parafusos para fixação da bandeja do ventilador. Após a preparação das âncoras, é criado um declive com argamassa M150 ao longo do topo do vidro.
Antes dos trabalhos de instalação, é realizada uma auditoria no projeto do ventilador e no seu motor elétrico. A folga entre a carcaça (ou tubo de entrada) e o impulsor é verificada.
Em seguida, uma válvula de retenção é conectada ao tubo do ventilador de teto, que abre automaticamente durante a operação da unidade de ventilação e fecha a seção do tubo quando ela é desligada.
Se de acordo com o projeto uma rede de dutos de ar estiver conectada ao ventilador, o ramal (primeiro elo) deverá ser conectado à unidade de ventilação antes de sua instalação no invólucro de concreto armado. Os dutos de ar são fixados nas estruturas dos edifícios e seu peso não deve afetar o dispositivo de ventilação.
Sequência do trabalho de instalação
Dada a solidez do dispositivo de ventilação, deve ser manuseado com muito cuidado.
O procedimento de instalação é o seguinte:
- O ventilador é posicionado manualmente acima do vidro por meio de caminhão guindaste ou macacos. A parte isolante de vibração do ventilador (se o dispositivo estiver equipado com ela) é fixada com buchas padrão e parafusos de travamento;
- O ventilador é instalado sobre um vidro, ao longo da cabeça do qual é colocada uma junta de borracha. Os parafusos de ancoragem são inseridos nos orifícios do flange de montagem;
- A posição horizontal do dispositivo é verificada por um nível.A viseira está montada. Porcas e contraporcas são aparafusadas nos chumbadores;
- A lacuna entre o topo do copo e a carcaça (ou tubo) do dispositivo de ventilação é preenchida com selante de construção.
No final da instalação, o curso da válvula de abertura automática é ajustado com um contrapeso. Dos isoladores de vibração (se houver) no ventilador de teto, remova as buchas e os parafusos de travamento que fixavam previamente os isoladores de vibração durante o transporte do dispositivo.
A fonte de alimentação é conectada, avalia-se a resistência da conexão e a rotação livre do impulsor e, a seguir, a correção de sua rotação na partida (no sentido da seta).
Gostaríamos de ressaltar que a colocação de bandeja de condensado é obrigatória durante os meses mais frios. A drenagem da umidade coletada é garantida por uma tubulação de drenagem com diâmetro de 15-20 mm, conectada ao acoplamento no fundo da panela.
Unidades universais de passagem de telhado
Estes vidros são estruturas de aço pré-fabricadas a partir de corpo quadrado soldado e painéis frontais com altura de 400 mm. Estas unidades de passagem podem ser utilizadas tanto em telhados duros como moles, e com qualquer tipo de cobertura.
Os copos metálicos universais podem ser usados para completar sistemas de ventilação quando colocados em telhados com inclinação de até 30Ó.
As placas de suporte localizadas na parte superior e inferior do vidro são feitas de chapa de aço de 10 mm.O reforço adicional é fornecido por nervuras de reforço nas placas de base. Os elementos estruturais do produto são conectados por soldagem elétrica, a espessura da costura é de no mínimo 6 mm.
O corpo da unidade de passagem da cobertura em aço é montado sobre uma base constituída por canais, fixada aos elementos portantes da cobertura. Existem pinos soldados na parte superior da caixa, cujas posições coincidem com os furos de montagem na base do ventilador.
As paredes duplas de vidro, com 10 e 12 mm de espessura, contêm material de isolamento térmico e acústico. Também estão disponíveis modelos sem isolamento no interior das paredes. Aliás, ao equipar um edifício com exaustor de fumaça, além de aumentar a resistência ao fogo, um copo metálico pode exigir isolamento térmico externo adicional.
Uma válvula reed ou uma válvula isolada equipada com acionamento elétrico pode ser instalada no corpo do copo de aço. Uma bandeja de condensado e uma grade ou a parte de saída do duto de ar são conectadas ao duto de ar da parte inferior da unidade de passagem do telhado.
Especificações do uso de um copo de metal
O princípio de instalação de um conjunto de passagem de telhado de aço em um telhado rígido é quase idêntico ao procedimento de instalação de vidro de concreto armado. Vejamos as características da montagem de um copo de metal em um telhado macio.
Se o copo de metal estiver equipado válvula de retenção, então este último deve ser montado antes de instalar a unidade de passagem no lugar. Pode haver parafusos de transporte na válvula - eles precisam ser removidos. Observe que quando você tenta alinhar a válvula em um vidro instalado, provavelmente ela ficará distorcida.
A instalação do produto é realizada sobre uma abertura preparada na cobertura, correspondente às dimensões da seção interna do vidro. É fixado com chumbadores à parte de suporte do telhado ou a outro suporte de suporte capaz de segurá-lo e fixá-lo na posição. A unidade de passagem é sempre colocada estritamente na vertical!
A selagem final, nomeadamente betonilha cimento-areia da base de montagem do vidro, colocação de camadas térmicas e impermeabilizantes, colocação de saias e aventais em aço galvanizado e pinças de crimpagem no contorno, é efectuada de acordo com as condições reais de instalação. localização da unidade metálica de passagem (estruturas da cobertura, localização e material de suporte, etc.).
Antes de instalar o ventilador no vidro, é necessário fixar a bandeja preparando furos de 14 mm para conexões aparafusadas em suas paredes laterais.
A instalação de um ventilador de teto em um copo de metal é realizada fixando o dispositivo aos pinos por meio de porcas e arruelas. Concluída a instalação, resta selar o contorno do vão entre o ventilador e o vidro com selante de construção.
A posição horizontal do ventilador é verificada com um nível, isto é obrigatório. As distorções causadas durante os trabalhos de instalação danificarão o funcionamento da unidade de ventilação e reduzirão a sua vida útil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Sequência de instalação em telhado rígido e princípio de funcionamento de ventilador radial:
Qual é o procedimento para instalar um ventilador de teto em um telhado macio:
Os sistemas de ventilação de telhado são projetados para uma longa vida útil com manutenção mínima.Porém, ainda requerem alguma manutenção: verificação da resistência das conexões (rebitadas, aparafusadas, soldadas), inspeção do estado da pintura da área de fluxo do ventilador e das pás do impulsor, limpeza de poeira e contaminantes.
Portanto, o livre acesso aos equipamentos na cobertura deve ser proporcionado na forma de caminhos protegidos, o que permite não danificar a “torta” da cobertura, principalmente as macias. Tapetes laminados de plástico ou borracha são adequados para esse fim.
Você tem informações úteis sobre o tema do artigo? Tem informações que valem a pena compartilhar com os visitantes do site? Deixe comentários, tire dúvidas sobre pontos polêmicos e pouco claros e poste fotos no bloco abaixo.
Olá, já quebrei a cabeça com essa ventilação, preciso fazer logo, mas não consigo decidir, está sendo construída uma extensão de moldura para a casa de toras, vai ter um banheiro conjugado com ducha, uma entrada através uma válvula na janela, mas eu queria fazer um exaustor pela parede, parece simples e vendem-se ventiladores com um monte de sinos e assobios, mas me deparei com um ventilador multicanal, é conveniente que haja 4 entradas em uma caixa, na cozinha você também vai precisar fazer um exaustor, então acho que é melhor, mais simples, mais econômico, mas também algo que funciona, também queria instalar turbo defletores, mas sua eficácia é um tanto duvidosa
Os construtores instalaram um ventilador no meu telhado. está constantemente coberto de neve. Eu não sei o que fazer. Eles não atendem ligações, não sei os nomes. O ventilador parece não ter utilidade e a água escorre do teto da extensão. Agora é inverno - vou dar uma olhada no verão