Caldeiras de aquecimento a pellets: tipos, vantagens e regras para escolher a melhor caldeira

Se não houver gasoduto principal nas proximidades, as modernas caldeiras de aquecimento a pellets serão a opção mais eficaz e econômica para aquecimento de edifícios residenciais ou não residenciais. Além disso, tais unidades são caracterizadas pela durabilidade, capacidade de operação autônoma e segurança.

Para garantir que o funcionamento da caldeira não cause problemas e que a compra não decepcione, é necessário abordar com cautela a questão da escolha do equipamento.

Nós iremos ajudá-lo neste assunto. O artigo apresenta os prós e contras das caldeiras a pellets, indica as características de sua operação e manutenção, e também descreve detalhadamente as características e parâmetros que devem ser levados em consideração na compra.

Principais características das caldeiras a pellets

Todas as caldeiras a pellets são projetadas para aquecimento de edifícios. Além disso, estes produtos podem fornecer água quente. É verdade que esta função é adicional, por isso não é fornecida em todos os produtos.

A principal característica de tal caldeiras de combustível sólido é alta automação. Eles usam grânulos de madeira compactados chamados pellets como combustível.

Para que o equipamento funcione, o proprietário só precisa de:

  • em intervalos de vários dias, ou mesmo semanas, meses (tudo depende do tamanho do bunker), garanta o abastecimento de combustível;
  • realize uma manutenção simples - consiste principalmente na limpeza das cinzas e leva apenas alguns minutos.

As caldeiras que recebem energia da queima de pellets são utilizadas para aquecer edifícios privados e de apartamentos, chalés, hotéis, edifícios de escritórios e industriais e lojas. Se precisar aquecer uma sala separada, você pode usar fogões a pellets com menor produtividade.

A caldeira a pellets possui dois corpos
Cada caldeira a pellets possui dois invólucros (interno, externo), e entre eles existe um material isolante térmico, que evita queimaduras (+)

Vantagens do equipamento pellet

Hoje, as vantagens das caldeiras a pellets são significativas, o que as torna muito procuradas. Uma das vantagens mais importantes é a alta eficiência, que chega a 80-97%. É comparável aos equipamentos de aquecimento mais reconhecidos - caldeiras a gás.

É importante que a eficiência seja garantida por combustível barato - os pellets são feitos a partir de resíduos de madeira (aparas, serragem prensada várias espécies decíduas ou coníferas), graças às quais seu custo perde apenas para o gás.

Preços moderados de combustível aliados à alta eficiência garantem que o equipamento seja econômico. Na Rússia, este é o tipo de aquecimento mais barato depois do gás; em vários países pós-soviéticos (por exemplo, na Ucrânia) é ainda o mais acessível.

Por exemplo, usar uma caldeira a pellets custará 1,5 vezes menos do que equipamentos similares movidos a carvão. E aquecer um edifício usando caldeira elétrica 2-3 vezes mais caro.

A caldeira a pellets possui um queimador especial
Uma caldeira a pellets difere de qualquer outra caldeira de combustível sólido apenas pela presença de um queimador especial

Uma vantagem importante é a autonomia de operação - ela é alcançada por um alto nível de automação. Por exemplo, a própria caldeira é capaz de fornecer a quantidade necessária de pellets à fornalha, controlar o regime de temperatura definido pelo proprietário e parar e iniciar o funcionamento. Muitas vezes o equipamento consegue até mesmo se limpar das cinzas.

A autonomia varia de 2 a 15 dias e, se a caldeira automatizada tiver abastecimento ininterrupto de combustível, poderá funcionar sem intervenção humana durante toda a estação fria. Além disso, estas unidades são independentes da presença de aquecimento centralizado e gasodutos principais.

Não devemos esquecer o respeito ao meio ambiente - os pellets são serragem comprimida, não contêm cola ou outros aglutinantes. Isto garante a ausência de substâncias nocivas (por exemplo, enxofre) nos grânulos; o seu teor de cinzas é dezenas de vezes inferior ao da lenha, assim como a emissão de dióxido de carbono.

Outra vantagem importante é a segurança. Para garantir isso, é utilizado um sistema de proteção contra incêndio multinível, que inclui sensores de controle, eletrônica que interrompe o fornecimento de pellets, desligamento automático e diversas caldeiras equipadas com sistemas de alarme.

Manutenção barata de caldeira a pellets
Você também ficará satisfeito com o serviço barato - isso é um fato garantido, explicado pelo fato de haver pouco trabalho e qualquer pessoa que não tenha habilidades especiais pode lidar com eles

Uma vantagem importante é a facilidade de instalação - o proprietário da caldeira não precisa obter autorização nem elaborar projeto. As regras atuais permitem a instalação desses equipamentos em despensas, porões, corredores e cozinhas. Além do mais, tubulação de caldeira a pellets você pode fazer isso sozinho.

Tipos de equipamentos de pellets

Qualquer caldeira a pellets é a combustível sólido, portanto possui todas as características de tais produtos. Ou seja, para sua fabricação são utilizados aço e ferro fundido, e o design é composto por elementos tradicionais: um corpo, uma fornalha, um trocador de calor e a chaminé ainda está lá.

Mas há também um “entusiasmo” - um queimador que funciona em conjunto com a eletrônica e um mecanismo para fornecer combustível à fornalha. Este elemento de design afeta significativamente as características de qualquer caldeira, portanto, de acordo com suas características, as caldeiras são divididas em tipos.

Não haverá dificuldades particulares na escolha do tipo de queimador - existem apenas três opções:

  • flare;
  • volume;
  • lareira

Queimadores diferem nas seguintes vantagens: compacidade, durabilidade, despretensão. Além disso, esses produtos são caracterizados por uma produtividade relativamente baixa, portanto são utilizados apenas para instalação em caldeiras domésticas de potência moderada.

Recomenda-se escolhê-los se o equipamento for ligado/desligado com frequência (por exemplo, em dachas onde as pessoas não moram permanentemente). Esta também é a melhor opção para caldeiras universais, ou seja, aquelas que utilizam diferentes tipos de combustível.

Queimador para caldeira a pellets
Esta é a aparência de um queimador de tocha. É despretensioso, confiável, mas tem uma desvantagem significativa: devido à disposição horizontal, ocorre superaquecimento local do corpo do forno

Outra característica importante de todos os queimadores flare é a sensibilidade à qualidade do combustível pellet. Tais equipamentos podem funcionar de forma eficaz e por muito tempo apenas com pellets moderadamente úmidos que mantêm sua forma até entrarem no queimador com baixo teor de areia e outras impurezas.

Queimadores de volume - Estes são os mais produtivos e eficientes entre outros tipos. Portanto, são instalados em potentes caldeiras domésticas e industriais. Eles geralmente têm uma massa maior do que suas contrapartes flare. Além disso, esse equipamento é insensível à qualidade do combustível.

Queimador de combustão volumétrica
O queimador de combustão volumétrica é o mais popular no mercado de equipamentos para aquecimento de caldeiras atualmente.

Queimadores de lareira — destinam-se à instalação apenas nas caldeiras mais pequenas (fogões-lareiras). Eles são sensíveis à qualidade do combustível.

Além disso, este tipo de queimador se caracteriza por um desempenho moderado, mas devido à simplicidade de seu design, possui a maior confiabilidade.

Todas as caldeiras a pellets são divididas em grupos de acordo com a finalidade a que se destinam.

É fácil entender essa questão, pois existem apenas duas variedades:

  • caldeiras de aquecimento;
  • fogões-lareiras.

Caldeiras de aquecimento - servir para aquecimento e abastecimento de água quente. Normalmente sua potência começa em 13-15 kW, o desempenho máximo é de 2 megawatts.Eles se distinguem pela sua solidez e aparência despretensiosa. Esses equipamentos são instalados em porões de casas e edifícios individuais.

Fogões e lareiras - servem para aquecer o ambiente onde estão instalados. Eles são compactos, silenciosos em operação e têm uma aparência atraente.

Além disso, todas as caldeiras a pellets são divididas de acordo com o nível de automação nos seguintes tipos:

  • automático;
  • semiautomático;
  • mecanizado.

Caldeiras automáticas. É extremamente raro que alguém tenha que contribuir para o funcionamento ininterrupto de tais produtos, normalmente é necessário ligar a caldeira no outono e desligá-la na primavera. Todo o resto é controlado pelo processador - fornecimento de combustível, ignição, limpeza do trocador de calor e até remoção de cinzas.

Mas esse equipamento não estará disponível para todos devido ao seu alto custo, complexidade de projeto e instalação cara, pois requer muitos ajustes precisos da eletrônica.

Além disso, os produtos automáticos demonstrarão suas qualidades máximas se o abastecimento de combustível for grande, ou seja, é necessário um armazém de pelo menos vários metros cúbicos. E se o bunker tiver que ser carregado com frequência, perde-se o sentido de pagar uma quantia significativa por esse equipamento.

Tremonha de pellets
Uma caldeira automatizada requer um grande bunker ou armazém para que o fornecimento de combustível possa ser mantido em um nível suficiente

Produtos semiautomáticos geralmente diferem das caldeiras automáticas apenas porque os cinzeiros devem ser limpos manualmente. Mas este procedimento não causa dificuldades mesmo para quem não conhece tal equipamento.

Além disso, o procedimento de limpeza é curto e leva apenas alguns minutos (não mais que 15-20). E raramente é realizado - geralmente não mais do que uma vez por semana).

Caldeiras mecanizadas - o grupo mais comum. Existem vários motivos para isso, por exemplo, eles são compactos, mais acessíveis e de design simples, o que aumenta a confiabilidade.

Como o nível de automação é um pouco menor do que em outros casos, uma pessoa terá que limpar o trocador de calor e o cinzeiro por conta própria, mas isso não é nada crítico. Este procedimento costuma ser simples, demora pouco tempo e a frequência depende da qualidade dos pellets e da intensidade de utilização da caldeira.

Como a tremonha de um produto mecanizado é relativamente pequena, ela deverá ser carregada manualmente após alguns dias. A frequência exata depende do modo de operação (mais frequentemente em climas frios, uma ordem de grandeza menos frequente fora da temporada).

Todos os equipamentos que utilizam pellets para funcionamento são universais – isto se aplica ao tipo de combustível utilizado.

Existem caldeiras dos seguintes tipos:

  • pelota;
  • combinado condicionalmente;
  • combinado.

As caldeiras classificadas como caldeiras a pellets só podem funcionar com pellets de madeira. Produtos combinados condicionalmente mais universais permitem o uso de tipos alternativos de combustível, por exemplo: briquetes, lenha.

Mas há uma condição importante - qualquer tipo de combustível, exceto pellets, deve ser usado apenas em casos excepcionais e por um curto período de tempo. A razão para isto é o design da caldeira.

Forma de fornalha de caldeira
O formato de sua fornalha foi projetado para utilizar apenas pellets, e a lenha e o carvão podem causar superaquecimento local, o que levará à falha do equipamento

Normalmente, a capacidade de usar combustível alternativo é fornecida por elementos estruturais adicionais, por exemplo, o kit geralmente inclui uma grelha, que é montada na fornalha se os pellets acabarem.

O tipo combinado de equipamento permite a utilização contínua de diversos tipos de combustível. Esta possibilidade é conseguida devido à presença de várias fornalhas. Esta solução torna a caldeira o mais versátil possível, mas também a torna mais volumosa e cara.

Caldeiras a pellets são duráveis
As caldeiras a pellets são duráveis, estão prontas para servir por mais de 20 anos, sujeitas a bom funcionamento

Um ponto importante são as características dos próprios pellets e sua qualidade. O fato é que a automação do equipamento apresentado é projetada apenas para grânulos de determinado tipo e qualidade. Portanto, antes de comprar, você precisa aprender a escolher o combustível certo.

O que você precisa saber sobre pellets?

Os pellets de madeira utilizados como combustível vêm em diversos tamanhos dependendo dos padrões adotados pelo estado. Assim, os pellets produzidos na União Europeia atingem um comprimento de 30-60 mm. Na Rússia, onde as regras ainda não foram estabelecidas, os grânulos podem ser mais longos.

Portanto, se utilizar tal produto para uma caldeira fabricada na Europa, será difícil configurar a automação para o modo desejado. Como resultado, são possíveis gastos excessivos, operação incorreta nos modos especificados pelo proprietário, etc.

Bunker ao lado da caldeira
O bunker pode estar localizado a uma distância significativa (até 10 m) da própria caldeira

Além disso, todas as caldeiras de aquecimento que funcionam com pellets exigem que sejam de qualidade suficiente. Ou seja, os grânulos devem manter a forma até entrarem na fornalha. Caso contrário, gastos excessivos serão inevitáveis.

A resistência dos pellets depende da qualidade da produção e da umidade. É importante que não ultrapasse 12%. Se a norma não for observada, o valor calorífico diminuirá e, em casos graves, os grânulos ficarão completamente inutilizáveis.

Este tipo de combustível é:

  • doméstico (teor de cinzas até 1%) - são feitos a partir de resíduos de madeira nobre com adição mínima de casca;
  • industrial (teor de cinzas até 3%) - é feito a partir de resíduos de coníferas com adição de casca (até 10%);
  • de resíduos agrícolas (teor de cinzas superior a 3%) - são feitos de biomassa de diversas origens (casca de girassol, palha).

Os grânulos para uso doméstico caracterizam-se pelo maior poder calorífico, pois contêm pequena quantidade de poeira e apresentam baixa umidade. Eles são sempre brancos.

Os mais baratos são os grânulos para uso industrial. O baixo custo é sua vantagem significativa. A desvantagem deles não é o valor calorífico mais alto. Além disso, a caldeira terá que ser limpa com muito mais frequência e este procedimento será mais trabalhoso.

Diferentes tipos de grânulos
Os grânulos industriais podem ser identificados pela cor - são marrom escuro. São indesejáveis ​​para uso doméstico devido ao seu baixo valor calorífico.

Existe outro tipo de pellets feitos a partir de resíduos agrícolas. Mas você não deve usá-los - eles têm valor calórico extremamente baixo e alto teor de cinzas. Isto significa que a caldeira ficará frequentemente entupida e neste caso é bastante difícil limpá-la, especialmente com cinzas congeladas.

Você mesmo pode montar a produção de pellets, mais informações sobre a fabricação de uma prensa especial estão escritas em Este artigo.

Como escolher o equipamento certo

Antes mesmo de decidir adquirir uma caldeira a pellets, você deve entender alguns pontos para evitar perdas financeiras significativas. Acontece que, com pressa na compra, o proprietário não consegue instalar o equipamento adquirido ou operá-lo totalmente.

O que procurar antes de comprar

Portanto, antes de comprar, você deve entender algumas nuances.

Primeiramente, verifique se é possível colocar os equipamentos necessários no prédio. Normalmente é instalado no rés-do-chão, na cave.

É necessário levar em consideração não apenas as dimensões esperadas de um determinado produto, mas também os requisitos para sua instalação, por exemplo, deve haver vãos de 700 mm ou mais entre os componentes da caldeira.

Em segundo lugar, você precisa descobrir se é possível armazenar combustível na quantidade necessária. É necessário também atentar para a comodidade de sua entrega na caldeira (entrega do fornecedor, movimentação do local de armazenamento até o bunker). E o combustível só deve ser armazenado em local seco.

Pellets para caldeiras
Deve-se ter em mente que haverá muitos pellets. Por exemplo, para aquecer uma casa com uma área relativamente pequena (100 m2), quando está frio, serão necessários 25 kg de pellets por dia

Terceirose a rede elétrica é suficiente. Como a unidade de controle, juntamente com os sensores e o sistema de ignição são alimentados por eletricidade, para operação normal, por um curto período, podem criar uma carga significativa.

Isto acontece durante o procedimento de ignição da caldeira, quando um elemento de aquecimento especial eleva a temperatura na câmara de combustão a uns impressionantes 1000°C para que os pellets se acendam.

A linha de caldeiras da empresa Teplodar inclui caldeiras combinadas COOPER PRO, que podem ser utilizadas tanto como combustível sólido quanto a pellet:

Cuide do combustível com antecedência

Além disso, antes de comprar uma caldeira, você deve descobrir se existem organizações próximas que fornecem pellets. Deveria haver vários vendedores - se houver apenas um e deixar de existir repentinamente, começarão os problemas de operação.

Também é preciso atentar para o fato de que costuma ser mais barato comprar combustível do fabricante. Para evitar acidentes, um potencial comprador de pellets deve familiarizar-se com as ofertas dos vendedores antes de comprar.

É aconselhável contactá-los diretamente e saber todos os detalhes - custos de entrega, se a organização conseguirá entregar regularmente, etc. E para despesas industriais, o melhor é assinar um contrato de fornecimento com o fornecedor antes de comprar.

Bunker em ambos os lados da caldeira
O bunker pode ser instalado em qualquer lado da caldeira - o principal é que seja cómodo de utilizar o equipamento

Regras para escolher uma caldeira a pellets

Se não houver dúvidas sobre a possibilidade de instalação e fornecimento de combustível, pode-se proceder à escolha de uma caldeira.Isso deve ser feito calculando a potência.

Teoricamente não é difícil calcular - todos os fabricantes indicam essa característica em suas fichas técnicas e, para simplificar, somam quantos metros quadrados a caldeira está pronta para aquecer.

Por exemplo, se a descrição indicar que a potência é de 30 kW, o fabricante indicará que sua caldeira é capaz de aquecer 200-300 metros quadrados. m de instalações. Mas todos estes são valores médios, que são de pouca utilidade para determinar valores exatos.

Além disso, qualquer pessoa pode realizar o cálculo sozinha, pois acredita-se que seja necessário 1 kW de potência para cada metro quadrado. A fórmula é relevante apenas para edifícios com perdas de calor insignificantes. Na sua decoração foram utilizados materiais isolantes térmicos eficazes, e as portas e janelas também os combinaram.

Caso contrário, é necessário calcular a perda de calor, o que só um especialista pode fazer. Isso custará dinheiro, mas garantirá que o prédio estará aquecido e você não terá que pagar a mais por isso.

Pelotas em equipamentos
Sem os cálculos necessários, a compra será feita de forma aleatória, o que é inaceitável, dado o custo de aquisição e instalação

Além da potência nominal, vale considerar um momento como sua modulação. Embora pareça incompreensível, tudo é simples aqui - esta é a capacidade de uma caldeira a pellets funcionar em condições abaixo da sua produtividade máxima.

Isto é verdade para regiões onde as temperaturas não são as mais frias durante a maior parte da temporada. Portanto, o equipamento de aquecimento não precisa operar em plena capacidade, mas sim utilizar apenas 30-40% dela.

Se a caldeira não tiver essa oportunidade, então, à primeira vista, isso não é um problema - ao atingir a temperatura mais alta especificada pelo usuário, ela desligará.Quando cair para o nível mínimo definido, ele ligará novamente. Mas durante esse liga/desliga ocorre desgaste, o que reduz significativamente a vida útil do equipamento.

Trocador de calor de caldeira de aço
Os trocadores de calor são feitos de aço ou ferro fundido. Os primeiros emitem melhor calor, são menos massivos, os últimos são mais resistentes à corrosão

Você também deve prestar atenção à potência dinâmica. O proprietário pode encontrar esta característica raramente, mas em momentos desagradáveis ​​​​(se a caldeira for escolhida incorretamente).

Para entender a potência dinâmica, basta ver um exemplo: houve uma queda brusca de temperatura e a caldeira começou a não aguentar o aquecimento.

Se tiver oportunidades suficientes para aumentar brevemente, mas significativamente, sua produtividade e levar rapidamente a temperatura ao ponto de ajuste, então a caldeira tem potência dinâmica suficiente. Se isso não acontecer, então a característica especificada é insuficiente e é melhor não comprar uma caldeira - às vezes pode congelar os proprietários.

Como escolher o modelo certo de equipamento

Quando a potência for determinada, você pode prosseguir com a escolha de um modelo. Neste ponto, o potencial comprador entenderá que existem muitos fabricantes, assim como modelos. Para não se confundir nesta variedade, você deve decidir qual caldeira comprar de um conhecido fabricante nacional ou estrangeiro.

Você só deve comprar equipamentos de um vendedor conhecido no país ou região que forneça serviços, atualizações de todo o software e reparos da caldeira vendida.

Equipamento autônomo de pellets
Quanto maior for o bunker, maior será a autonomia do equipamento. Isso permitirá que você evite adicionar combustível por mais tempo.

Além disso, na hora de escolher você deve prestar atenção ao tipo de modelo que você gosta, vantagens, versatilidade, etc.

Mas em qualquer caso você precisa verificar:

  • a caldeira é certificada pela Rostechnadzor;
  • existem conclusões de institutos especializados independentes que confirmem a elevada eficiência dos equipamentos selecionados e a quantidade de emissões nocivas;
  • existe sistema de extinção de incêndio e a automação da caldeira pode evitar um “tiro pela culatra” quando por algum motivo a chama começa a se deslocar do queimador para a tremonha;
  • quais métodos são usados ​​​​para evitar o superaquecimento de uma caldeira em funcionamento.

Como a caldeira funcionará em diferentes modos, vale a pena conferir informações sobre eficiência e emissões em todos eles. Também seria uma boa ideia verificar o nível de ruído e preocupar-se com a segurança.

Além disso, você deve observar a facilidade com que o equipamento é programado, controlado e se possui ignição automática para que todos os moradores da casa possam manuseá-lo. A limpeza do produto das cinzas também deve ser simples.

Uma vez que a caldeira será ligada a outro equipamento de aquecimento, é sempre necessário conhecer as normas, o diagrama de ligação, os requisitos do fabricante neste caso e o diâmetro do tubo. O último ponto é especialmente relevante se já estiverem instalados ou adquiridos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vantagens e desvantagens do aquecimento com pellets em um videoclipe:

O vídeo fornece uma visão geral do mercado de equipamentos para pellets:

O que é uma caldeira a pellets e sua comparação com uma elétrica no vídeo:

A escolha de uma caldeira a pellets é um procedimento responsável. Para isso, é necessário prestar atenção ao estudar as características deste equipamento.Também é importante não poupar dinheiro, mas sim dar preferência a um produto fabricado na Europa.

Uma vez que a durabilidade das caldeiras depende fortemente da qualidade dos materiais, da espessura suficiente do seu corpo e do cumprimento de todas as normas é garantida apenas pelos fabricantes da União Europeia.

Você está procurando uma caldeira a pellets confiável e eficiente? Ou você tem experiência no uso dessas unidades de aquecimento? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Vitória

    Uma excelente alternativa ao carvão e à lenha, sem poeira, sem sujeira e sem problemas com o descarte de cinzas - um fertilizante útil para o local. O principal problema é com os pellets. Agora todo mundo que não tem preguiça começou a fazê-los. Para escolher um bom combustível, você terá que consultar vários fabricantes locais. O nível necessário de umidade do combustível só pode ser alcançado a partir de uma mistura de serragem seca (50%) com serragem úmida. E os fabricantes pensam que colocam a máquina em sua serraria e produzem pellets a partir de resíduos de produção gratuitos. Mas não, não vai funcionar assim, a serragem precisa ser especialmente seca.

  2. Alexandre

    1 kW por 1 metro quadrado de área? Há um erro no artigo. Uma caldeira de 30 kW aquecerá um edifício de 200-250 m². não tem problema, com paredes comuns...

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica