Fiação da caldeira a pellets: diagramas, regras para instalação e conexão de uma caldeira a pellets

A principal tarefa do sistema de aquecimento é manter uma temperatura confortável no interior da casa.Uma tubulação de caldeira a pellets bem projetada permite uma distribuição uniforme de calor por toda a área residencial e também protege o equipamento contra danos e superaquecimento.

É aconselhável confiar este trabalho a um profissional. No entanto, depois de contar com o apoio de especialistas e estudar os princípios de conexão de uma unidade de aquecimento, você mesmo pode fazer a tubulação. Você tem alguma dúvida?

Nós o ajudaremos a resolver esse problema. O artigo descreve diferentes esquemas de tubulação, identifica os prós e contras de cada opção e fornece dicas sobre como escolher equipamentos de aquecimento. Além disso, preparamos instruções detalhadas para conectar caldeiras e colocá-las em funcionamento.

O que é tubulação de caldeira?

A tubagem é constituída por todos os elementos que se situam entre os radiadores de aquecimento e a caldeira. Hoje, muitos artesãos domésticos não lhe dão atenção especial, organizam-no sem aderir a quaisquer normas ou recomendações de especialistas.

No entanto, a cintagem implementada corretamente pode resolver muitos problemas:

  • a pressão na tubulação nunca excederá o nível máximo permitido;
  • serão removidas incrustações, escórias, areia e detritos semelhantes que possam estar na água;
  • a expansão térmica excessiva será compensada;
  • fornece a capacidade de conectar mais de um circuito ao sistema;
  • o ar dissolvido no refrigerante será removido;
  • permite ligar automaticamente a caldeira e acumular água quente, o que o ajudará a poupar dinheiro.

Se falamos de caldeiras a pellets, nem sempre se caracterizam por uma elevada autonomia de funcionamento. Mas se você abordar a instalação de dutos com responsabilidade, poderá obter maior eficiência com esses equipamentos.

Exemplo de tubulação de uma caldeira a pellets
A tubulação adequada permite que você torne seu sistema de aquecimento doméstico mais confiável, seguro e produtivo

Características das caldeiras a pellets

Equipamentos de aquecimento que utilizam pellets de madeira comprimida como combustível surgiram há relativamente pouco tempo. Mas desde o momento da sua invenção, essas caldeiras conquistaram imediatamente o reconhecimento de milhões de clientes.

Caso não seja possível instalar equipamento de gás em casa, recomenda-se adquirir caldeira a pellets.

As vantagens deste tipo de geradores de calor incluem:

  1. Autonomia. Graças à presença de uma unidade de controle e de um sistema de acendimento automático dos queimadores, depois de carregar o combustível, você pode esquecê-lo por 2 a 4 semanas.
  2. Segurança. As caldeiras a pellets possuem proteção multiestágio, o que evita explosões e incêndios em tubulações.
  3. Eficiência. Em média, a eficiência dos equipamentos varia de 87 a 97%.
  4. Manutenção barata. Os pellets são baratos e o cinzeiro não precisa ser limpo mais do que uma vez por mês.
  5. Durabilidade. A vida útil das unidades é de pelo menos 25 anos.
  6. Compacidade. Na maioria das vezes, os modelos são relativamente pequenos.

Se você se familiarizar com as vantagens desse tipo de equipamento de aquecimento, ficará claro por que ele ganhou popularidade tão rapidamente entre os residentes da Europa e da América.

Caldeira a pellets
Se você acredita nas estatísticas, os geradores de calor a pellets assumirão posições de liderança nos mercados doméstico e global nos próximos anos

A ampla distribuição de unidades que operam com pellets é dificultada pelo custo bastante elevado. Nem todos podem desembolsar imediatamente uma boa quantia pela caldeira em si, pelo queimador e pelo equipamento adicional.

Possíveis opções para movimento fluido

Existem muitos esquemas. Mas todos os métodos podem ser divididos em dois grupos principais, dependendo do princípio de movimento do refrigerante através dos tubos. Portanto, um esquema específico é selecionado dependendo se o sistema utiliza bombeamento natural ou forçado.

Características da circulação natural

A solução mais simples e barata é canalizar a caldeira, onde o refrigerante se moverá pelos tubos usando as leis da física. Até mesmo um iniciante pode implementar tal esquema, e isso levará um mínimo de tempo.

Recurso do sistema aquecimento com circulação natural reside na ausência de uma bomba. Nesse caso, a movimentação do líquido na tubulação ocorre devido à capacidade de um meio mais frio expulsar outro mais quente e menos denso.

Diagrama de tubulação de um sistema de aquecimento com circulação natural
Ao organizar um sistema de aquecimento sem bomba, os radiadores devem estar localizados acima da caldeira. Ao mesmo tempo, o número de curvas e voltas dos tubos deve ser minimizado (+)

As vantagens desta solução incluem:

  • baixo custo de instalação;
  • baixo custo de serviço;
  • facilidade de instalação;
  • a capacidade de restaurar rapidamente a operação do sistema se uma falha for detectada.

Mas o esquema com movimento fluido natural também tem suas desvantagens. Em primeiro lugar, só pode ser utilizado com um sistema de circuito único. Além disso, esta solução só será eficaz em casas pequenas.

Opção de circulação forçada

A maior demanda é por sistemas de aquecimento que utilizam Bomba de circulação. E isso não é de todo surpreendente, porque tal esquema é conveniente, versátil e prático. Pode ser usado em casas e edifícios de qualquer tamanho.

Mas mesmo apesar das vantagens únicas, circuitos de circulação forçada refrigerante tem algumas desvantagens significativas:

  • alto custo de instalação - o custo médio de uma bomba é de cerca de 150-160 dólares;
  • complexidade de implementação — o circuito é composto por um grande número de elementos, o que complica significativamente a sua implementação;
  • necessidade de equilíbrio — todos os componentes do sistema de aquecimento doméstico devem estar precisamente alinhados entre si;
  • dependência da disponibilidade de eletricidade — a bomba de aquecimento só funcionará se lhe for fornecida corrente.

Ao organizar um sistema de aquecimento para um edifício com dois ou mais circuitos, recomenda-se utilizar a opção com movimentação forçada do refrigerante.

Diagrama de tubulação de um sistema de aquecimento com circulação forçada
O sistema de aquecimento com bombeamento forçado de líquido funciona graças a uma bomba de circulação. Portanto, é melhor dar preferência a dispositivos confiáveis ​​de fabricantes confiáveis.

Porém, neste caso, o fator de desempenho fundamental é a potência da caldeira de aquecimento.Observe que se não for suficiente, o equipamento não será capaz de aquecer uma quantidade suficiente de líquido refrigerante.

Conectando a caldeira a um coletor

Os dois esquemas acima apareceram há muito tempo. Eles são divididos, dependendo do método de montagem do circuito, em T, múltiplo e misto.

Hoje, a primeira opção está sendo gradativamente substituída por uma mais inovadora - o colecionador. Sua principal vantagem é a alta eficiência. Mas para implementá-lo será necessário investir uma quantia considerável.

Este tipo de cablagem envolve a instalação de um colector de água especial atrás da caldeira a pellets - coletor de aquecimento. Cada tubo, radiador ou torneira ligado ao sistema de aquecimento do edifício está ligado a este elemento.

O coletor é instalado em um gabinete especialmente equipado. A água quente flui para ele imediatamente após o aquecimento pela caldeira. Só depois disso o refrigerante é distribuído pela tubulação.

As vantagens deste esquema são óbvias:

  • o proprietário da casa tem a oportunidade de controlar separadamente cada circuito de aquecimento;
  • a pressão estável da água é mantida em qualquer ponto do sistema de aquecimento;
  • Apenas um tubo vai do coletor para um radiador, portanto, eles podem ter um diâmetro menor.

É importante compreender que este nível de conforto terá um custo. Afinal, cada componente individual do sistema de aquecimento terá que instalar sua própria tubulação.

Com isso, isso acarretará na necessidade de aumento do orçamento, maior consumo de conexões, tubos e outros acessórios.

Coletor do sistema de aquecimento
A organização da fiação do coletor é um procedimento complexo e escrupuloso.Portanto, a melhor solução seria confiar o trabalho a especialistas qualificados, o que evitará erros e gastos financeiros adicionais.

Principais etapas do processo de conexão

Conforme mencionado acima, uma tubulação corretamente instalada aumentará significativamente a eficiência do sistema de aquecimento e tornará sua operação o mais segura possível. Por isso, antes de ir até a loja ou iniciar a instalação, é recomendado entender detalhadamente cada etapa da obra.

Seleção de equipamentos e peças necessárias

Ao iniciar a implementação do esquema de tubagem da caldeira a pellets, em primeiro lugar é necessário selecionar corretamente as peças necessárias e os equipamentos adicionais. Recomenda-se comprar produtos de qualidade de fabricantes confiáveis. Não vale a pena poupar, pois isso provocará avarias frequentes e tornará inseguro o funcionamento do sistema de aquecimento.

Para começar, você precisa comprar os seguintes itens:

  1. Bomba de circulação. Ele foi projetado para garantir o movimento ininterrupto do refrigerante através dos tubos.
  2. Válvulas de ar. Esses elementos retiram o ar do sistema, que chega junto com a água fria.
  3. Tanque de expansão. Nele se acumula o excesso de líquido refrigerante, que é posteriormente descarregado na rede de esgoto.
  4. Colecionador — distribui água quente pelos circuitos.
  5. Depósito. Sua principal tarefa é remover vários detritos do sistema: escória, areia, incrustações, etc.
  6. Hidroseta, também conhecido como separador hidráulico. Usado para conectar a um sistema de circuito onde um refrigerante com outros parâmetros se move.

Você também precisará radiadores de aquecimento. Eles devem ser metálicos ou bimetálicos.Hoje você pode escolher modelos que se encaixem perfeitamente no interior. Embora sejam bastante caros, durarão várias décadas.

Tubos de polipropileno
O gasoduto de polipropileno é bastante popular. É leve, barato, não forma placas nas paredes e até um iniciante pode fazer a instalação. Mas para uma caldeira a pellets é melhor dar preferência a uma de metal

Fiação da caldeira a pellets

Se você tiver conhecimento e experiência na organização de um circuito de aquecimento, poderá fazer o processo de conexão sozinho. Aqui é importante seguir rigorosamente as recomendações do fabricante fornecidas nas instruções de um modelo específico de caldeira a pellets.

Em primeiro lugar, instale a caldeira a pellets ligando os componentes:

  1. Selecionando um quarto para a localização da unidade. Para fazer isso, você precisa ler as instruções fornecidas pelo fabricante. Na maioria das vezes, contém recomendações detalhadas para a organização das instalações.
  2. Conexão do queimador, que deve ser adquirido junto com a caldeira selecionando o tipo desejado.
  3. Instalando um recipiente de combustível. Este é um bunker vendido junto com a unidade de aquecimento. A área da divisão a atribuir à sala das caldeiras depende da sua dimensão.
  4. Conexão sem-fim — um dispositivo responsável pelo fornecimento de pellets.
  5. Conectando o controle remoto do carro — é necessário garantir um funcionamento automático ininterrupto.

Todo o processo de tubulação de uma caldeira a pellets é dividido em várias etapas. Então, primeiro você precisa escolher a localização do coletor, após o qual ele será conectado aos radiadores.

Para tanto, são utilizadas conexões hidráulicas com diâmetro de 1 polegada. Se alguns dos orifícios do distribuidor ficarem desocupados, eles deverão ser fechados com bujões.

Caldeira a pellets
Para evitar a ocorrência de riscos de incêndio, é necessário selecionar componentes e adaptadores de materiais não inflamáveis. E faça todas as conexões de boa fé, o que ajudará a evitar vazamentos e outros problemas.

Então faça o seguinte:

  1. Junta do tubo da caldeira com diâmetro de 1,25 polegadas.
  2. Instalação de tubo de distribuição na linha de entrada.
  3. Inserir em um contorno ou instalação de bomba de circulação atrás da válvula de distribuição. O dispositivo deve ser instalado na posição do eixo horizontal. Recomenda-se protegê-lo de detritos e sujeira que possam entrar pelo lado de fora, instalando um filtro de malha.

A primeira etapa está concluída. Em seguida, você pode instalar peças adicionais, como sensores, tanque de expansão e válvula de segurança. Além disso, não se esqueça da organização da chaminé.

Tubulação do sistema de aquecimento
Recomenda-se realizar todos os trabalhos em etapas, garantindo a confiabilidade e correta instalação do sistema já montado. Lembre-se, o principal é não ter pressa, fazer tudo com eficiência e de acordo com o planejado

Instalação de tanque de expansão

Após o aquecimento, o volume ocupado pelo refrigerante aumenta, por isso deve-se ter cuidado para fornecer espaço suficiente para evitar explosão. É exatamente por isso que é necessário um tanque de expansão - todo o excesso de água quente vai para ele. Além disso, tal elemento permite manter uma pressão estável no sistema de aquecimento doméstico.

Um comprador inexperiente sem dúvida terá dúvidas sobre qual tanque de expansão é melhor escolher. Eles diferem uns dos outros em cor e finalidade. O sistema de aquecimento utiliza equipamentos pintados de vermelho.

No escolhendo um tanque de expansão atenção especial é dada ao seu tamanho. Determinar o volume ideal não é difícil. Para fazer isso, você precisa calcular quanta água será utilizada no sistema e adicionar 10-12% ao número resultante.

Tanque de expansão
Imediatamente após conectar o tanque de expansão, é necessário criar uma certa pressão nele. Você não deve confiar no ajuste de fábrica, pois na maioria dos casos ele não atende aos padrões

Válvula de segurança: é necessária?

A principal tarefa deste elemento é proteger a caldeira de aumentos repentinos de pressão, o que prolonga significativamente a sua vida útil. Depois de reagir, parte do refrigerante flui para fora do sistema de aquecimento - o que permite reduzir a pressão.

As válvulas de corte devem ser selecionadas em função do desempenho da caldeira e da temperatura máxima da água por ela bombeada. É melhor comprar modelos que funcionem se a pressão exceder os parâmetros operacionais do sistema em 20-30%.

Vale considerar que o diâmetro de entrada da válvula de segurança deve ser igual ao tamanho da tubulação ou maior.

Existem vários tipos de acessórios de proteção. O modelo mais universal é o mecanismo de proteção da válvula de derivação.

Grupo de segurança
Os fabricantes estão modernizando os modelos de caldeiras TT, equipando-os com um grupo de segurança integrado. Inclui um manômetro, válvula de segurança e ventilação de ar

Existem modelos de caldeiras a pellets com equipe de segurança ou sem ele. No primeiro caso, o diagrama de montagem do sistema será muito mais simples - não há necessidade de instalação de manômetro, válvula de segurança e respiradouro para a linha de aquecimento.

Características de conexão de uma caldeira a pellets

Ao adquirir este tipo de gerador de calor, é preciso entender que ele não tem a função de regular o fornecimento de calor. Simplificando, a combustão do combustível pellet não pode ser interrompida.

Isso significa que em caso de queda de energia, a bomba de circulação irá parar e o movimento do líquido refrigerante no sistema também irá parar. Para evitar maior aumento de pressão e falha do sistema, vários circuitos de emergência são usados.

Para garantir que o funcionamento de uma caldeira a combustível sólido seja o mais seguro possível, é necessário garantir:

  • fornecimento oportuno de água fria aos equipamentos;
  • Durante a operação, mantenha fechadas as portas, escotilhas de inspeção e tubos de enchimento do sistema de aquecimento;
  • utilize apenas o combustível específico especificado pelo fabricante nas instruções do seu modelo;
  • organizar outro circuito de emergência adicional.

Se você levar em conta todas as nuances ao conectar o equipamento de pellets, poderá criar um sistema autorregulável que seja minimamente dependente de uma pessoa. Mas você terá que gastar um pouco mais de tempo e dinheiro nisso.

Regras de instalação de chaminé

A eficiência da caldeira depende em grande parte da qualidade da tiragem. Se a chaminé for projetada corretamente, proporcionará excelente remoção de ar em qualquer temperatura e força do vento.

A primeira nuance que vale a pena prestar atenção é o diâmetro da chaminé, que deve ser idêntico ao tamanho do tubo de saída. Também é necessária a instalação de um elemento que remova o excesso de umidade.

Não se esqueça do boné. Se instalado corretamente, não bloqueará o tubo nem criará uma barreira aerodinâmica.

Chaminés para caldeiras a pellets
A foto acima mostra dois métodos de instalação de chaminé para caldeira de aquecimento a pellets.À esquerda está a opção errada e à direita está a solução correta

Na maioria dos casos, o metal é usado tubos para organizar uma chaminé. Portanto, devem ser devidamente isolados e equipados com escotilhas para limpeza - cada cotovelo deve ser devidamente equipado com uma porta de inspeção para facilitar a remoção de fuligem e outros produtos da combustão.

Deve-se lembrar que os equipamentos de aquecimento que funcionam a pellets não toleram pouca ou muita tiragem. É importante monitorar cuidadosamente a tração durante a operação.

Para proteger a sala da caldeira contra incêndio quando a tiragem tomba, os fabricantes instalam um tubo de plástico corrugado entre a tremonha e a caldeira - se ocorrer tiragem reversa, o plástico queimará e o combustível não fluirá.

Conectando e configurando equipamentos

Depois de implementado o esquema de tubulação e instalada a caldeira, é hora de começar a configurá-la e conectá-la. O equipamento está conectado a todas as comunicações: sistemas de aquecimento e encanamento.

Muitos modelos modernos de caldeiras a pellets estão equipados com um queimador alimentado por eletricidade. Portanto, verifique se o dispositivo necessita de fonte de alimentação.

Fuligem em uma caldeira a pellets
Se, após o arranque, a caldeira a pellets começar a fumegar, apagar repentinamente ou se encontrar combustível queimado de forma incompleta no cinzeiro, a regulação foi efectuada incorrectamente. Muita fuligem ainda pode se formar

A conexão e configuração devem ser abordadas com a máxima responsabilidade. Não confie no ajuste de fábrica. Terá de o fazer no primeiro arranque do equipamento de aquecimento e terá de ter em consideração a tiragem da chaminé, o estado do combustível e a potência do equipamento.

O ajuste incorreto levará a vários problemas, incluindo baixa eficiência, alto consumo de combustível, quebras frequentes e muito mais.

Portanto, os fabricantes de diversos modelos de caldeiras a pellets recomendam que essas etapas sejam realizadas por funcionários de entidades especializadas que tenham autorização para a realização deste tipo de trabalho.

Problemas e erros comuns

A baixa eficiência e as avarias frequentes dos equipamentos de aquecimento são um sinal claro de erros cometidos durante a sua instalação.

Erro nº 1. Na maioria das vezes, surgem problemas devido ao aquecimento insuficiente do líquido refrigerante. Como resultado, isso leva ao aparecimento de uma grande quantidade de alcatrão ou fuligem.

Erro #2. O ajuste incorreto ou a falta de proteção contra água fervente é um dos problemas mais comuns. Por conta disso, o refrigerante aquece excessivamente, o que afeta negativamente aparelhos de aquecimento, tubulações e outros equipamentos.

Erro #3. Se o sistema de aquecimento não for altamente eficiente, preste atenção à qualidade da vedação. Para fazer isso, é necessário verificar se a caldeira e outras partes estruturais do sistema estão isoladas de forma confiável.

Erro #4. Muitas vezes acontece que o dono da casa reserva apenas alguns metros quadrados para a sala da caldeira. Como resultado, ele se depara com o seguinte problema - a manutenção do sistema de aquecimento torna-se extremamente inconveniente e até insegura. As recomendações para organizar uma sala de caldeira são fornecidas em Este artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Revisão do vídeo nº 1 sobre organização inadequada do sistema de aquecimento:

Análise do vídeo nº 2 de um esquema típico de tubulação de caldeira a pellets:

Vídeo nº 3 instalação de gerador de calor e caldeira a combustível sólido:

As caldeiras a pellets provaram ser equipamentos eficientes e de fácil manutenção. Mas para que tal sistema de aquecimento revele todas as suas vantagens e para que o seu funcionamento seja ininterrupto, é necessário abordar a seleção de acessórios e equipamentos com toda a responsabilidade e implementar o esquema de tubagem com elevada qualidade.

Compartilhe com os leitores sua experiência na instalação e operação de caldeiras a pellets. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica