Como construir uma casa à prova de fogo para você
O primeiro pensamento padrão que pode vir à mente sobre como garantir a segurança contra incêndio de sua futura casa é construí-la com materiais incombustíveis. Por exemplo, de concreto aerado, não de madeira.
Mas não se deve precipitar conclusões e decisões.
“Tive que extinguir várias casas de concreto aerado não inflamável”, diz especialista com vasta experiência prática em extinção de incêndios. — Sim, o material resiste à chama, mas algo ainda acontece com ele. Já tivemos casos em que, após extinção com água, uma parede rachou, desmoronou ou desmoronou devido às mudanças de temperatura.”
A opinião completa deste especialista sobre segurança e inflamabilidade de materiais pode ser ouvida em entrevista em vídeo com bombeiros sob o eloqüente título “A segurança contra incêndio não depende da inflamabilidade dos materiais de construção”, publicado no popular canal do YouTube “FIRE BRZ”. Você também pode ver outro lá material de vídeo sobre o mesmo tema com relatório de ensaios em escala real com simulação de incêndio em residências isoladas com isolamento térmico inflamável e incombustível. Os fabricantes e vendedores de isolamento de lã mineral, no seu interesse comercial, insistem na necessidade de utilizar isolamento não combustível por razões de segurança comercial. No entanto, estes testes demonstram a insustentabilidade desta posição.
Dois pares de casas idênticas construídas especificamente para esse fim - estrutura e concreto aerado - em cada uma das quais uma foi isolada com lã de basalto não inflamável e a outra com espuma de poliestireno extrudado inflamável, foram incendiadas, a combustão foi observada e, em seguida, o fogo foi extinto.
Tanto em concreto aerado quanto em pares de estrutura, uma casa isolada com lã mineral queimou tão intensamente quanto uma casa isolada com espuma de poliestireno extrudado. Ambos os materiais de isolamento tornaram-se inutilizáveis.Então, por que devemos focar no grupo de inflamabilidade ao escolher um material de construção? Não é melhor focar nas qualidades funcionais do mesmo isolamento térmico, por exemplo, propriedades de proteção térmica, resistência, durabilidade, etc.?
Mas o que fazer para garantir a segurança contra incêndio?
Em qualquer assunto sério, especialmente aqueles relacionados com soluções de engenharia, é necessária uma abordagem sistemática. O sistema de medidas para garantir a segurança contra incêndios inclui um trabalho minucioso em todas as fases da construção de uma casa: escolha do local para urbanização, concepção e construção de uma casa e seu funcionamento, ou seja, manutenção da casa enquanto morava nela. Aqui você precisa seguir a lógica que os construtores e organizações operacionais seguem ao implementar um projeto de construção.
Na fase de seleção do local, é necessário calcular todos os riscos futuros. Por exemplo, se o seu sonho era uma casa perto da floresta, então você deve levar em consideração a probabilidade de incêndios florestais e arar a área da floresta - organize uma faixa de terra arada com cerca de 5 metros de largura para evitar a rápida propagação do fogo terrestre .
É necessário garantir que o local estará sempre acessível para equipamentos pesados de combate a incêndio em caso de incêndio e que as estradas de acesso estarão sempre desobstruídas. Os objetos no local (por exemplo, uma casa, um balneário, uma garagem, uma casa de hóspedes, etc.) devem estar localizados a uma distância ideal uns dos outros, levando em consideração a rápida propagação da chama. Assim, por exemplo, de acordo com as normas, entre casas do Vº, menor grau de resistência ao fogo, principalmente as de madeira, a distância deve ser de no mínimo 15 metros.
Para a construção, é preferível encomendar a uma organização profissional o projecto da sua futura casa, executado de acordo com todas as normas e regras.Isto aumentará imediatamente a segurança contra incêndio do edifício, uma vez que existem muitas nuances no projeto que um não profissional nem sequer conhece. Por exemplo, é fácil para uma pessoa despreparada se confundir na classificação dos regulamentos técnicos de segurança contra incêndio. Em particular, os edifícios, estruturas e compartimentos contra incêndio têm uma classe de risco funcional de F1 a F5.3, uma classe de risco de incêndio estrutural de C0 a C3 e um grau de resistência ao fogo de V a I. As estruturas dos edifícios têm limites de resistência ao fogo dependendo do tempo. perda de várias propriedades (capacidade de carga, integridade, capacidade de isolamento térmico) e classes de segurança contra incêndio de estruturas de edifícios de K0 a K3, os materiais são divididos em grupos de inflamabilidade de NG a G4, etc.
Ressalta-se que uma estrutura pode ter alta classe de segurança contra incêndio, mesmo que contenha elementos confeccionados com materiais altamente inflamáveis do grupo G4.
O principal a ter em conta na hora de projetar e construir a sua casa é realizar este tipo de atividades respeitando todas as normas e regulamentos. Antes de construir sua casa, é uma boa ideia se familiarizar com os documentos normativos que são relevantes hoje, como SP 55.13330.2016 “Casas residenciais de apartamentos”, SP 1.13130.2020 “Sistemas de proteção contra incêndio. Rotas e saídas de fuga”, SP 4.13130.2013 “Sistemas de proteção contra incêndio. Limitar a propagação do fogo nas instalações de proteção. Requisitos para soluções de planejamento e design de espaço", SP 2.13130.2020 "Sistemas de proteção contra incêndio. Garantir a resistência ao fogo dos objetos protegidos.”
Projetar e construir uma casa é um negócio sério. O mesmo se pode dizer de morar em uma casa de campo já construída.Constantemente, principalmente em climas secos e quentes, é necessário monitorar cuidadosamente possíveis fontes de fogo e portadores de fogo e eliminar detritos da área, grama seca, folhas secas, etc. Equipamentos que possam se tornar fonte de faíscas ou incêndio devem ser mantidos em boas condições: isso se aplica principalmente a equipamentos elétricos e de fornos. E, claro, os equipamentos primários de extinção de incêndio devem estar em constante prontidão para o trabalho - extintores, recipientes com água, caixas de areia, etc.
Somente um trabalho metódico constante baseado no conhecimento das regras de segurança contra incêndio minimizará a probabilidade de incêndio em uma casa de campo.