Geladeiras Siemens: avaliações, dicas de seleção + 7 melhores modelos do mercado
A moda dos eletrodomésticos está mudando, mas alguns dispositivos permanecem relevantes para sempre.Trata-se principalmente de dispositivos simplesmente impossíveis de prescindir na cozinha, por exemplo, unidades de refrigeração.
Segundo especialistas, o refrigerador Siemens é considerado um dos melhores entre os análogos. Esta é a escolha constante dos fãs de estilo e qualidade. Por que? Vamos tentar descobrir.
O conteúdo do artigo:
Características dos equipamentos da Siemens
Os produtos da marca distinguem-se pela mais alta qualidade “alemã”, desenvolvimentos inovadores, funcionalidade e aparência especial. É por isso que é tão procurado pelos compradores.
Antes de adquirir uma unidade de refrigeração desta marca, você precisa entender que muito provavelmente não conseguirá adquirir um verdadeiro “alemão” fabricado na Alemanha. Isso se deve ao fato de que a preocupação vem se expandindo continuamente há muito tempo.
Já se foi o tempo em que suas oficinas de montagem estavam localizadas apenas na Alemanha. Hoje as fábricas da Siemens estão espalhadas pela Europa e Ásia.
Esta é uma montadora e a montagem é em grande escala, portanto a qualidade das unidades permanece a mais alta possível.Especialistas dizem que se você comparar um aparelho produzido na Alemanha com seu irmão “nascido” em São Petersburgo, não verá nenhuma diferença.
Ambos são montados com igual cuidado, o “recheio” e a aparência são semelhantes. Em termos de qualidade, a Siemens é confiável.
Uma empresa com décadas de experiência valoriza sua reputação e é responsável por cada unidade de seus produtos. Um diferencial da marca Siemens, além da mais alta qualidade, é o design especial de seus equipamentos.
A última opção são as geladeiras com portas de vidro. Usando uma tecnologia especial, o vidro colorido é aplicado ao metal e o resultado são dispositivos inusitados e ao mesmo tempo muito elegantes.
Estas portas são muito duráveis porque são feitas de vidro especialmente temperado. A escolha de cores deste design ainda é pequena. Os modelos pretos são especialmente procurados.
A marca Siemens é famosa pela implementação ativa de desenvolvimentos inovadores. Um deles - sistema hiperFresh. Esta é uma zona “zero” ou de frescor melhorada. Existem refrigeradores semelhantes de diferentes empresas, mas ninguém oferece esses recursos ainda.
Com o hyperFresh, o usuário pode escolher as melhores condições de armazenamento para um tipo específico de produto.
Basta colocá-los em um recipiente e selecionar o modo adequado, e o sistema selecionará de forma independente a umidade necessária. Será suportado dentro da caixa automaticamente.
Por exemplo, é necessária humidade elevada para verduras e saladas, humidade moderada para vegetais ou frutas e humidade baixa para peixe ou carne.
O sistema hyperFresh mantém a temperatura dentro de zero e cria umidade variável. Tudo isto permite manter os alimentos frescos três vezes mais do que em unidades com condições normais de armazenamento.
Outra vantagem do sistema é a mobilidade. Se necessário, os recipientes podem ser retirados do compartimento frigorífico, libertando assim espaço útil.
Outra inovação interessante e muito útil é o sistema de sensores inteligentes iSensoric, que garante o funcionamento ideal de todos os sistemas de refrigeração.
Existem três tipos de sensores: FreshSense, hyperFresh e noFrost. Eles coletam e analisam informações provenientes de fora e de dentro do dispositivo. Isso permite manter as condições de armazenamento mais estáveis para os produtos.
A marca dá muita atenção às questões de operação confortável. Uma solução interessante são os modelos fora do padrão com maior volume. Proporcionam ao usuário até 55 litros de volume adicional, o que certamente é muito conveniente para famílias numerosas.
Além disso, a empresa equipa as câmaras de suas unidades com guias de perfil. Isto permite retirar as prateleiras de vidro aproximadamente até a metade. Isto garante ótima visibilidade e fácil acesso a todas as prateleiras.
O design das guias permite fácil deslizamento e alta resistência.
A iluminação do compartimento frigorífico também é bem pensada. A marca utiliza uma combinação de holofote no painel superior com fontes de luz embutidas nos painéis laterais. Isso proporciona a iluminação mais suave possível, o que permite ver tudo o que está nas prateleiras sem cegar.
Todas as características descritas acima podem ser consideradas entre as vantagens da marca.
Não sem suas deficiências. Entre eles, os especialistas incluem, em primeiro lugar, o custo claramente inflacionado das unidades de refrigeração. Ao adquirir um equipamento da Siemens, o usuário paga não só por ele, mas também “pela marca”, o que, claro, não pode deixar de incomodar o zeloso proprietário.
Sim, esses dispositivos são realmente funcionais e de alta qualidade, mas serão bastante caros.
Outra desvantagem significativa são os problemas com peças de reposição. Como qualquer outro equipamento, os dispositivos da Siemens quebram. É verdade que eles raramente fazem isso, com muito menos frequência do que os equipamentos chineses, por exemplo. Mas se isso acontecer, pode ser muito difícil adquirir a peça de reposição necessária.
Houve casos em que tivemos que esperar várias semanas pela sua chegada do estrangeiro. E o custo de tal peça e, consequentemente, dos reparos será alto.
Recomendamos também a leitura de nosso outro material, onde falamos sobre quebras de refrigeradores que você mesmo pode consertar. Mais detalhes - acesse link.
O que considerar na hora de escolher?
A empresa alemã produz modelos muito diversos, entre os quais cada um pode escolher a opção mais adequada para si. Os refrigeradores da Siemens diferem bastante.
Deixe-nos esclarecer o que você deve prestar atenção ao escolhê-los.
Número de câmaras de trabalho
Entre os produtos da Siemens, hoje talvez seja impossível encontrar unidades simples de câmara única. A empresa produz principalmente dispositivos de duas câmaras, compostos por um freezer e um refrigerador de diversas capacidades.
A maioria desses dispositivos pode ser considerada de três câmaras, pois os dispositivos possuem a chamada “zona zero”. Este último pode consistir em um compartimento, mas mais frequentemente em dois ou até três.
Cada um deles mantém uma certa umidade, o que afeta favoravelmente o frescor dos produtos armazenados.
A Siemens tradicionalmente produz dispositivos com freezer inferior; simplesmente não há configuração superior. Em homenagem à moda, a marca desenvolveu diversos modelos dispostos lado a lado. Quando os compartimentos refrigerador e freezer têm capacidade igual e estão localizados lado a lado, possuindo uma parede comum.
Um ou dois compressores?
A Siemens utiliza compressores de isobutano de alta qualidade em seus produtos, que funcionam com bom refrigerante. Isso resulta em um resfriamento rápido e eficiente.
Tendo observado a gama de modelos de unidades, você descobrirá que existem modelos de um e dois compressores. Neste último caso, uma grande vantagem seria o controlo completamente separado de ambos os circuitos de refrigeração.
Isto proporciona economia adicional de energia e a capacidade de definir as configurações de temperatura mais precisas para cada câmara. Se necessário, você pode desligar um dos compartimentos enquanto o segundo está totalmente operacional.
Entre as desvantagens dos sistemas de dois compressores, costumam destacar seu alto custo e aumento do risco de quebra devido à complexidade do projeto. Esta opção é mais frequentemente escolhida para unidades de maior volume, em particular dispositivos lado a lado.
Dispositivos com um único compressor foram inicialmente privados de todas as vantagens descritas acima. Mas seu custo é muito menor.
No entanto, existe uma solução de engenharia interessante que permite que dispositivos com um compressor praticamente não sejam diferentes de seus equivalentes com dois compressores. Esta é uma válvula solenóide que separa o controle de dois circuitos. A Siemens utiliza exatamente esta opção em suas unidades.
Método de remoção de gelo
A maioria dos modelos da Siemens estão equipados com um sistema NoFrost ou mesmo Totalmente NoFrost. Isto significa que, em princípio, não se forma gelo dentro dos compartimentos de trabalho.
Isto pode ser conseguido por meio de um ventilador embutido que sopra ar fresco e seco sobre o conteúdo do compartimento. Desta forma, a umidade é removida e não se deposita nas paredes da câmara em forma de gelo.
O sistema pode ser implementado tanto no compartimento frigorífico como no congelador. A melhor opção são os dois ao mesmo tempo. Tais dispositivos não requerem descongelamento, apenas tratamento higiênico periódico.
Ao escolher “Anti-gelo” é preciso lembrar que produtos mal embalados secam muito rapidamente nessas condições, pois a umidade na câmara é muito baixa.
Outra desvantagem é o menor volume útil dos compartimentos, mas os engenheiros da empresa conseguiram nivelá-lo.
Entre os modelos da marca você encontra aparelhos com sistema de gotejamento. Pressupõe a presença de um sistema de drenagem através do qual a umidade acumulada no painel traseiro é retirada da câmara.
É bastante prático e eficaz. No entanto, não é adequado para o compartimento congelador. Neste caso, está sujeito a descongelação manual, que deve ser efectuada à medida que a “capa” de neve se vai acumulando.
Classe de consumo de energia do equipamento
Um aspecto importante da escolha é o nível de consumo de energia da unidade. Você pode determinar o quão econômico um dispositivo é por sua classe de consumo de energia, marcada com letras. Use o alfabeto latino de A a G inclusive.
Os dispositivos mais econômicos são marcados como A, ou A+, ou A++. As duas últimas opções fazem com que o aparelho consuma menos energia que o mais econômico classe A.
Todas as letras subsequentes indicam que o dispositivo consome mais energia. A classe é determinada neste caso comparando o consumo de energia real e projetado. Quanto menor o primeiro, mais econômico é considerado o dispositivo.
No entanto, desta forma é impossível descobrir o real consumo de energia. E pode variar significativamente mesmo entre dispositivos da mesma classe.
Isto se deve ao fato de que o consumo de energia depende diretamente do número de compartimentos de trabalho, seus volumes, tipo de compressores, etc. Portanto, o fabricante introduziu marcações adicionais.
Mostra a quantidade de eletricidade que o aparelho gastará por ano. Se você realmente precisar, pode multiplicar esse número pelo custo de 1 kWh e obter o valor que custará para manter um eletrodoméstico por um ano.
Tipo de controle de equipamento
A maioria das unidades de refrigeração Siemens estão equipadas com controles eletrônicos. Isso abre amplas possibilidades para o usuário, pois ele ganha literalmente uma geladeira “inteligente”.
Tal dispositivo controla de forma independente o regime de temperatura de todos os compartimentos, monitora seu desempenho e pode ser instalado com sucesso em Sistema doméstico inteligente.
Também é possível controlar remotamente tal dispositivo usando qualquer dispositivo móvel. Para comodidade do usuário, todos os dados de que necessita são exibidos no display LCD.
A qualidade eletrônica alemã garante a precisão das configurações e a operação sem problemas do dispositivo. Também existem dispositivos mais simples com controle eletromecânico na linha Siemens.
Recursos especiais para uso confortável
Tal como a maioria dos concorrentes, a marca equipa os seus equipamentos com modos adicionais. O que torna o seu funcionamento o mais cómodo possível. Vejamos essas opções com mais detalhes.
Armazenamento frigorífico autônomo. A ativação do modo envolve a manutenção da temperatura normal no compartimento após uma queda total de energia. Válido por tempo limitado, pode ser esclarecido na documentação técnica do aparelho.
Acumulador de frio. A Siemens equipa os compartimentos congeladores dos seus frigoríficos com baterias adicionais de armazenamento a frio.Eles podem ser usados para resfriamento adicional durante uma queda de energia ou como fonte independente de frio.
Super resfriamento/super congelamento. Modo de queda acentuada de temperatura de curto prazo no freezer ou na caixa da geladeira. Como resultado, os alimentos esfriam ou congelam rapidamente.
Férias ou férias. A temperatura no compartimento frigorífico é mantida de forma estável em torno de 14-15ºС, o que, segundo o fabricante, garante a ausência de odores desagradáveis.
Bloqueio do painel de controle ou bloqueio para crianças. Uma função muito útil que permite salvar as configurações atuais do dispositivo em qualquer circunstância.
Os 7 modelos mais populares da Siemens
Ao escolher uma unidade de refrigeração para si, cada usuário busca determinadas propriedades que lhe são necessárias. No entanto, existem vários modelos que são especialmente procurados.
Vejamos alguns deles com mais detalhes.
Modelo nº 1 - Siemens KG49NSB2AR
O modelo tem capacidade aumentada - até 413 litros. Ao mesmo tempo, são destinados 105 litros para o freezer, 206 litros para a geladeira e 102 litros para o zero. Parâmetros tão impressionantes são alcançados devido às dimensões não padronizadas do dispositivo.
Sua largura é de 70 cm, o que deve ser levado em consideração na hora de “experimentar” o equipamento da sua cozinha. O grande volume do compartimento do refrigerador foi cuidadosamente organizado. Existem prateleiras de vidro, varandas com portas e uma área de frescura.
Um diferencial marcante do modelo é a porta de vidro preto. Isso é muito bonito, mas, infelizmente, não muito prático. Se houver crianças em casa, será necessário lavar a porta com muita frequência.
A unidade congela com eficiência e rapidez, usando resfriamento multithread. Seu funcionamento é garantido por um eficiente compressor com válvula solenóide.
Apesar de todos os seus volumes impressionantes, o dispositivo é muito econômico. Sua classe de consumo de energia é A+. A unidade é equipada com controle eletrônico e sistema de display informativo.
Entre as opções adicionais, vale destacar a presença de modos úteis de supercongelamento e superresfriamento. O descongelamento do aparelho é totalmente automático, o sistema No Frost está implementado em ambos os compartimentos.
As desvantagens incluem a necessidade de lavar a porta com muita frequência, que ficou muito suja, e o alto custo. Este último parece caro para os compradores, uma vez que unidades semelhantes de concorrentes podem ser adquiridas mais baratas.
Modelo nº 2 - Siemens KG49NAI2OR
Outro representante fora do padrão de unidades de refrigeração da Siemens. Graças à largura do corpo de 0,7 m, aumentou a capacidade. É semelhante ao modelo descrito acima.
O corpo do equipamento é fabricado em aço inoxidável, o que facilita muito sua manutenção. A ergonomia de todos os compartimentos de trabalho foi cuidadosamente pensada, tornando-os muito fáceis de utilizar.
O modelo pode ser considerado um modelo de três câmaras, pois está equipado com uma zona de frescura completa com três compartimentos. Cada um deles mantém automaticamente a umidade especificada.
O aparelho possui resfriamento multithread, que proporciona resultados rápidos e muito eficazes. A capacidade da unidade é de até 18 kg de congelamento por dia.
Existe um sistema de “sensores inteligentes” e uma zona de frescura “inteligente” composta por três compartimentos com humidade controlada automaticamente.
O aparelho é muito econômico e pertence à classe A++ em termos de consumo de energia.O aparelho é alimentado por um compressor, que se caracteriza por um funcionamento quase silencioso. A câmara está equipada com um filtro de carbono, os modos de supercongelamento e resfriamento são implementados.
Entre as deficiências, os consumidores destacam a falta de trava no recipiente inferior do freezer, por isso ele pode cair quando totalmente aberto. E, claro, o alto custo do aparelho, que inclui a “taxa da marca”.
Modelo nº 3 - Siemens KA90IVI20
Segundo os compradores, este é um dos melhores representantes da linha Siemens. Elegante, elegante e espaçoso, cabe perfeitamente em qualquer interior, mesmo no mais sofisticado.
Dentre as opções úteis, vale destacar o sistema de refrigeração No Frost, que evita a formação de gelo e elimina a necessidade de descongelar periodicamente o refrigerador.
Outra funcionalidade útil presente no Siemens KA90IVI20 é um dispensador de água, graças ao qual terá sempre água fria na sua cozinha.
A superfície interna do aparelho possui um revestimento antibacteriano especial que evita a formação de mofo e a proliferação de micróbios patogênicos.
Entre as desvantagens, muitos usuários destacam a superfície na qual os traços são visíveis desde o primeiro toque, bem como seu tamanho impressionante.
Modelo nº 4 - Siemens KG39EAW21R
Um representante clássico da linha Siemens com freezer montado na parte inferior. Esta é uma boa opção em termos de relação qualidade-preço. E o design do dispositivo permite colocá-lo facilmente em qualquer interior.
Com dimensões compactas (60x63x203 cm), a unidade tem capacidade total de 351 litros.
Entre as funções úteis, vale destacar a opção de superresfriamento e supercongelamento, alertas sonoros e luminosos sobre aumento de temperatura e sobre porta aberta, e a presença do modo “Férias” de economia de energia.
O compartimento frigorífico utiliza sistema de refrigeração por gotejamento e, assim como o freezer, deverá ser descongelado manualmente periodicamente.
As gavetas do freezer possuem ranhuras especiais que evitam que caiam do móvel, mesmo que sejam totalmente puxadas para fora.
O corpo do modelo é feito de plástico e metal. Quase nenhuma sujeira permanece no revestimento e, se a superfície estiver um pouco suja, basta limpá-la com uma esponja úmida e não restará nenhum vestígio de sujeira.
Entre as desvantagens, os proprietários do Siemens KG39EAW21R observam que o aparelho faz um pouco de barulho, principalmente ao congelar alimentos, embora o nível de ruído esteja dentro de 37 dB.
Modelo nº 5 - Siemens KG39EAI2OR
Outro representante clássico da linha Siemens. Esse gigante de dois metros tem uma geladeira com capacidade para 257 litros, o que facilita a colocação de um impressionante estoque de alimentos.
Uma das vantagens é a presença da iluminação LED, que ilumina tudo perfeitamente, até os locais de mais difícil acesso da geladeira. O fabricante também disponibilizou espaços especiais de armazenamento na porta para garrafas e outros produtos.
No fundo da geladeira há uma caixa para guardar verduras e frutas. Entre as funcionalidades adicionais que este modelo possui está a função de supercongelamento e superresfriamento, graças à qual você pode resfriar os alimentos muito rapidamente.
Uma das desvantagens mais significativas do aparelho é a necessidade de descongelar o freezer manualmente.Nos modelos mais caros, essa necessidade está ausente, pois são equipados com sistema No Frost.
Além disso, alguns usuários notam que durante a operação o dispositivo era muito barulhento. Isto se aplica a quase todos os refrigeradores Siemens.
Modelo nº 6 - Siemens KA92NLB35
Esta beleza de duas câmaras tem dimensões impressionantes e capacidade não menos impressionante. É muito fácil de manter e usar.
A unidade possui classe de eficiência A++ e é capaz de congelar até 12 kg de alimentos por dia. O espaço interno do compartimento frigorífico é dividido por prateleiras de vidro resistente, o que permite colocar nelas uma grande quantidade de produtos.
O compartimento do freezer possui uma localização lateral, que agrada a muitos usuários de eletrodomésticos. Além disso, o modelo Siemens KA92NLB35 possui a função No Frost, eliminando a necessidade de descongelar periodicamente o freezer.
O sistema de resfriamento multifluxo garante uma distribuição uniforme do ar frio. Um revestimento antibacteriano especial evita a formação de bactérias patogênicas.
Entre as desvantagens, vale destacar o alto custo do aparelho, modelos semelhantes de outros fabricantes podem ser encontrados por um preço mais acessível. Além disso, a superfície externa da geladeira suja facilmente, por isso será necessário limpá-la com frequência.
Modelo nº 7 - Siemens KG39EAX2OR
Modelo clássico de duas câmaras com freezer inferior. Distingue-se pelas suas dimensões relativamente pequenas, boa capacidade e preço acessível.
Existe um display na porta do aparelho que mostra a temperatura dentro do compartimento frigorífico.O espaço interior é dividido por prateleiras de vidro que podem ser reorganizadas a seu critério.
Existe um modo de férias que garante a ausência de odores desagradáveis. Entre os recursos adicionais do Siemens KG39EAX2OR, o fabricante forneceu a função de resfriamento rápido e congelamento rápido.
O modelo também possui indicação sonora e luminosa que reage à porta aberta ou ao aumento de temperatura no compartimento refrigerador.
É aqui que terminam as vantagens do dispositivo. Entre as desvantagens, quase todos os usuários observam a necessidade de descongelar manualmente o freezer periodicamente.
Além disso, o móvel é bastante barulhento, por isso se pretende instalá-lo fora da cozinha é melhor dar preferência a outro modelo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações que podem ajudar na escolha de uma geladeira prática e multifuncional:
A Siemens é uma marca conhecida que mantém uma reputação impecável há mais de cento e cinquenta anos. As unidades de refrigeração Siemens são famosas pela sua qualidade, funcionalidade e aparência elegante. Eles atendem seus donos por muito tempo e quase sempre sem problemas.
É claro que o equipamento é mais caro que seus análogos, mas o comprador quase sempre está disposto a pagar a mais por um equipamento impecável de um fabricante mundialmente famoso.
Procurando uma geladeira para sua casa? Ou você tem experiência no uso de refrigeradores Siemens? Deixe comentários sobre seu trabalho, tire dúvidas e participe de discussões sobre o material. O formulário de contato está abaixo.
Os equipamentos da Siemens, é claro, são uma ordem de grandeza superior tanto em inovações técnicas quanto em aparência. Só que custa muito.E agora é bem possível encontrar uma geladeira quase idêntica, só que com um nome diferente e custará três vezes menos. Eu pessoalmente não vi sentido em pagar a mais. Comprei um Indesit simples, não congela pior que o popular alemão.
Acho que você superestima a Siemens. A empresa é certamente boa, mas “uma ordem de grandeza superior” é claramente um exagero. Agora, todas as empresas não orçamentárias oferecem aproximadamente a mesma coisa, tanto em termos de inovação quanto em termos de estilo. E em termos de qualidade, os alemães não são inocentes. Meu vizinho comprou sua geladeira com defeito de fabricação. Que bom que eles mudaram na garantia.
Sim, a qualidade alemã é merecidamente respeitada pelos fabricantes e pela preocupação da Siemens. Quando minha geladeira velha pegou fogo, escolhi na loja uma nova da marca Siemens. Mais uma vez, fui guiado pela confiabilidade alemã da tecnologia. E foi fabricado na Alemanha, sem montagem licenciada. Alemanha pura. Sim, um pouco mais caro, mas não crítico. Escolhi entre modelos simples, com pequeno volume de câmara, com freezer inferior. Funciona silenciosamente, consome pouca energia elétrica, é muito econômico, não tem problema nenhum. Quando liguei pela primeira vez, configurei o modo no display e esqueci. Funciona de forma estável e não quebra.
Geladeira muito ruim. Plástico frágil, o descongelamento não funciona bem. Em intervalos de uma vez a cada seis meses ou menos, o ventilador que distribui o frio para a câmara de refrigeração congela... Em geral, apenas o nome vem da alardeada qualidade alemã! 🙁