O que é melhor, uma caldeira a gás de circuito duplo ou de circuito único: características de design e operação
Está a escolher uma caldeira a gás para instalar um sistema de aquecimento autónomo numa casa ou apartamento privado? Concordo, quero escolher o melhor equipamento que possa fornecer água quente e aquecimento para você e sua família na estação fria. Mas você simplesmente não consegue decidir o que é melhor comprar - uma caldeira a gás de circuito duplo ou de circuito único?
Ajudaremos você a entender esse problema - o artigo discute as características dos equipamentos de circuito duplo e de circuito único, suas principais vantagens e desvantagens e as sutilezas de uso de cada um deles. Também foi feita uma comparação de dois tipos de caldeiras, foram selecionadas fotos temáticas e recomendações de vídeos para a escolha da melhor opção, de acordo com as necessidades individuais de um potencial comprador.
O conteúdo do artigo:
Características de projeto e operação de caldeiras
As caldeiras a gás modernas, dependendo do número de circuitos, podem ser de circuito único ou duplo. Eles são externamente e estruturalmente semelhantes, mas são projetados para resolver problemas diferentes e sob condições diferentes.
Como resultado, pode-se argumentar que ambos os tipos de equipamento são igualmente úteis e eficazes, portanto não existe melhor entre eles. Então tudo depende da escolha certa. A seguir, veremos em detalhes como o tipo de caldeira a gás de circuito único difere de sua contraparte de circuito duplo.
Diferenças no design de unidades de circuito simples e duplo
Os produtos que pertencem a ambos os tipos de equipamento consistem principalmente nos mesmos componentes.
O projeto detalhado de uma moderna caldeira de circuito único montada na parede e o diagrama de projeto de seu “irmão” de circuito duplo são mostrados nas figuras a seguir:
Os principais componentes dos dois tipos de caldeiras são semelhantes - tanto no nome quanto na finalidade.
Assim, elementos semelhantes de equipamentos de circuito simples e duplo:
- tubulações de abastecimento de água fria;
- queimador de gás;
- tanque de membrana;
- chaminé.
Até o elemento estrutural destinado ao aquecimento de água tem o mesmo nome - trocador de calor.
Mas, se você olhar, acontece: o nome é a única coisa que torna a unidade especificada semelhante em diferentes tipos de caldeiras - o trocador de calor de uma unidade de circuito único é um tubo que serve para transferir efetivamente o calor liberado durante a combustão do gás em água.
Mas no caso do seu análogo de circuito duplo, nem tudo é tão simples, pois o seu trocador de calor é estruturalmente mais complexo. Além disso, esses produtos são divididos em subespécies distintas e são bitérmico E dobro.
No primeiro caso, a estrutura é um tubo colocado em um produto similar de maior diâmetro. Este recurso permite que você crie 2 circuitos, um dos quais é projetado para transferir calor para o líquido utilizado para aquecimento e o segundo para o sistema de abastecimento de água quente.
O trocador de calor duplo consiste em:
- tubos, que proporcionam aquecimento de água para aquecimento;
- pratos, transferindo calor para líquidos para abastecimento de água.
Ou seja, os trocadores de calor das caldeiras de circuito duplo diferem na complexidade do projeto apenas pela necessidade de resolver 2 problemas.
Mesmo assim, a diferença mais significativa entre produtos de circuito único e de circuito duplo é a presença no design deste último válvula de três vias. O objetivo é mudar a direção da água quente.
Assim, na posição padrão a válvula fica em uma posição em que o refrigerante é fornecido apenas aos radiadores. Tudo muda quando a torneira da água quente se abre. Já a válvula de três vias, tendo recebido o sinal correspondente, passa para outra posição. Nomeadamente, no fornecimento de água quente.
Neste caso, o fornecimento de refrigerante aos radiadores é interrompido e totalmente - as instalações não serão aquecidas durante todo o tempo em que a água quente for utilizada para fins domésticos.
Ou seja, o projeto de uma caldeira de circuito duplo permite fornecer água quente apenas em um dos dois modos. Mas ainda assim tal característica não deve ser considerada um ponto fraco do equipamento.
Revisão comparativa de caldeiras a gás
Ambos os tipos de equipamentos apresentados são utilizados para aquecer o refrigerante para aquecer salas e edifícios.E é aqui que a funcionalidade das caldeiras de circuito único é limitada.
Seus análogos de circuito duplo são usados adicionalmente para fornecer água quente para resolver quaisquer problemas domésticos. Ou seja, permitem tomar banho, realizar quaisquer outros procedimentos de higiene, lavar louça, etc.
A seguir, realizaremos uma revisão comparativa de caldeiras de circuito simples e duplo de acordo com vários critérios.
Critérios de comparação | Caldeira de circuito único | Caldeira de circuito duplo |
tipo de instalação | chão; parede | chão; parede |
Adicional investimento | ausente se não houver necessidade AQS; se for necessário AQS, você precisará comprar um armazenamento caldeira | ausente se não houver mais de 2 pontos de amostragem e eles estiverem localizados próximos à caldeira |
Econômico | acende quando a temperatura da água na caldeira esfria abaixo do nível permitido nível | o circuito de aquecimento é ligado quando o líquido refrigerante esfria abaixo do nível permitido; O circuito AQS liga sempre após o início da retirada de água |
Compacidade | quando usado em conjunto com A caldeira realmente duplica o espaço necessário | mais compactos que os de circuito único; modelos montados na parede são adequados para uso em espaços limitados |
Fácil de usar | quando usado em conjunto com uma caldeira a água quente terá a mesma temperatura em todos os pontos de seleção; O refrigerante é fornecido uniformemente ao sistema de aquecimento | quando não há potência suficiente da caldeira e há muitos pontos de entrada de água, as alterações são possíveis temperaturas da água e do líquido refrigerante, e afiado; Quando as torneiras estão abertas, a água não é fornecida ao sistema de aquecimento |
Como você pode ver, para organizar o abastecimento de água quente na presença de uma caldeira de circuito único, será necessário adquirir equipamentos adicionais. Por exemplo, caldeira de aquecimento indireto. E estas são despesas adicionais.
Além disso, após a aquisição de uma caldeira, ela deve ser instalada e conectada corretamente. Descrevemos em detalhes como fazer isso corretamente e o que considerar ao operar tais dispositivos. Este artigo.
Vantagens e desvantagens do equipamento
Ambos os tipos de caldeiras a gás são fáceis de operar, eficientes e duráveis. Eles também têm uma aparência atraente.
O design de cada tipo de caldeira a gás foi pensado para atender às necessidades das diferentes categorias de usuários, o que demonstra claramente suas vantagens e desvantagens. Eles também oferecem a oportunidade de compreender as diferenças entre uma caldeira a gás de circuito único e sua contraparte de circuito duplo, ajudando o potencial comprador a fazer a escolha certa.
Prós e contras das unidades de circuito único
Esses produtos são capazes de fornecer aquecimento estável de ambientes de qualquer tamanho, número de andares e distância do trocador de calor.
E, além disso, caldeiras de circuito único:
- mais confiáveldo que os seus homólogos de circuito duplo, cujo desenho é mais complexo, o que conduz a um número ligeiramente maior de avarias;
- mais fácil de manter, que também é causado por características de design;
- mais barato.
Uma vantagem importante é que as unidades de circuito único podem se tornar a base para conectando outros equipamentos. Isso expandirá sua funcionalidade e aumentará o conforto de vida.
Deve-se sempre lembrar que se for necessário fornecer água quente nas instalações, você terá que comprar uma caldeira de armazenamento juntamente com uma caldeira de circuito único. E isso levará a custos adicionais consideráveis. E um conjunto dos equipamentos listados ocupará muito espaço, o que pode ser crítico para apartamentos pequenos.
Este tipo de equipamento, na ausência da necessidade de abastecimento de água quente, não apresenta deficiências pronunciadas. Mas por outro lado, a falta de universalidade afeta imediatamente. O que leva à necessidade de adquirir um dispositivo de aquecimento elétrico adicional.
Como resultado, seu funcionamento conjunto com uma caldeira de circuito único leva a:
- altos custos para compra, instalação, manutenção;
- quantidade limitada de água para necessidades domésticas - as caldeiras são na maioria das vezes adquiridas para uso conjunto com unidades de circuito único, pelo que pode surgir a questão do consumo racional de água, cujo volume depende da capacidade do reservatório;
- maior carga na fiação.
A última desvantagem é relevante nos casos em que a casa ou apartamento possui fiação antiga ou equipamentos elétricos potentes são usados em paralelo. Assim, pode ser necessário modernizar a fiação elétrica e seleção de cabos seção maior.
Você também deve saber que um conjunto de caldeira de circuito único e caldeira ocupa uma quantidade significativa mais espaçodo que uma caldeira de circuito duplo.E com espaço limitado isto pode ser uma desvantagem significativa.
Vantagens e desvantagens das caldeiras de circuito duplo
As unidades pertencentes a este tipo apresentam algumas restrições, mas ainda são capazes de fornecer água quente a dois sistemas ao mesmo tempo (aquecimento, abastecimento de água quente). Eles também ocupam menos espaço do que as caldeiras. Como resultado, as caldeiras de circuito duplo são mais convenientes de usar.
Além disso, a luta competitiva dos fabricantes tem feito com que a diferença de custo dos dois tipos de unidades seja gradativamente nivelada.
Portanto, hoje você pode encontrar uma caldeira de circuito duplo cujo preço é um pouco superior ao de um produto de circuito único. O que em alguns casos também pode ser considerado uma vantagem.
Se falamos das desvantagens das caldeiras de circuito duplo, a mais importante é a impossibilidade de fornecer instantaneamente água quente à mesma temperatura a todos os pontos de consumo de água de uma casa ou apartamento.
Assim, em seus trocadores de calor é aquecida a quantidade de água necessária no momento. Ou seja, nenhum estoque é criado. Como resultado, a temperatura da água pode ser diferente da esperada ou pode mudar conforme você a usa. Isto acontece quando a pressão ou pressão muda, por exemplo, após abrir/fechar a segunda torneira.
Quanto à instalação, então instalação de caldeiras de circuito duplo - Este é um procedimento mais complexo, principalmente na fase de projeto. Já que você terá que seguir inúmeras recomendações do fabricante
Qual caldeira é melhor escolher?
Na hora de escolher a melhor caldeira deve-se ter em mente que cada tipo de equipamento é projetado para condições específicas. Se seguidos, apresentarão a máxima eficiência, permitirão atingir o resultado esperado e mitigar deficiências.
Portanto, é muito importante determinar suas necessidades e levar em consideração as condições de vida. Portanto, se o equipamento for selecionado para o apartamento e não houver espaço extra para instalação, a opção ideal seria caldeira de parede de circuito duplo. E embora seja inferior em potência aos modelos de chão, é perfeitamente capaz de atender às necessidades dos moradores.
Para uma dacha ou uma casa privada onde exista uma sala separada para uma sala de caldeira, uma excelente solução seria instalar uma caldeira a gás de circuito único de piso em conjunto com uma caldeira com o volume necessário. Isso garantirá que a família precise de água quente e calor.
Se você estiver selecionando uma unidade de aquecimento para uma casa ou chalé de campo de dois andares, nesta situação é melhor escolher uma unidade potente. caldeira de piso de circuito duplo com aquecedor embutido de grande volume.
Caldeiras a gás de piso com um e dois circuitos são diferentes mais poder de seus “irmãos” de parede. Eles também são mais frequentemente não volátil. Isto é bastante conveniente, especialmente se houver cortes de energia na região.
Fornecemos mais recomendações e critérios importantes para a escolha de caldeiras a gás em próximo artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Este vídeo irá ajudá-lo a compreender as características dos diferentes tipos de caldeiras a gás:
O material em vídeo tem como objetivo aprofundar seu conhecimento sobre o tema e ajudá-lo a fazer a escolha certa:
Ao escolher entre uma caldeira de circuito duplo e sua contraparte de circuito único, você não deve se perguntar qual é a melhor. Como todos os equipamentos acima são modernos, produtivos e duráveis, mas, como mencionado acima, são projetados para solucionar diversos problemas. Por isso, é muito importante levar em consideração as necessidades pessoais e as condições de vida para que o equipamento não o decepcione.
Quantos circuitos tem a sua caldeira a gás? Partilhe as suas impressões sobre a utilização do seu equipamento de aquecimento - diga-nos se a caldeira selecionada satisfaz todas as suas necessidades ou por algum motivo considera a sua escolha errada? Adicione uma foto da sua caldeira a gás, indique os prós e os contras descobertos durante o funcionamento.
Não creio que isso seja de fundamental importância para você. Bem, se você estiver interessado, as caldeiras de circuito único são muito mais confiáveis do que as de circuito duplo. Elas também são muito mais fáceis de usar e, claro, não muito mais baratas. E se não houver energia suficiente, sempre há a oportunidade de adicionar uma caldeira de armazenamento. Já as caldeiras de circuito duplo ocupam significativamente menos espaço do que uma caldeira de circuito único e colocam menos carga no sistema elétrico. Em geral, depende de você. Mas geralmente tudo depende do tamanho da casa e da capacidade financeira imediata.