Como retirar os cabos de um fogão a gás: como funciona o cabo e o que fazer quando não sai

O fogão a gás é um equipamento de cozinha popular, usado diariamente para cozinhar.Ele, como qualquer dispositivo, precisa de inspeção periódica. A manutenção é necessária para manter o desempenho ideal do fogão sob uso intenso. A regularidade deste trabalho garante o seu funcionamento ininterrupto.

A limpeza do fogão envolve não só a limpeza superficial da sujeira, mas também a limpeza de locais de difícil acesso. Uma delas são os cabos, que com o tempo acumulam sujeira, poeira, respingos de graxa, fuligem e ficam entupidos, atrapalhando o funcionamento normal do fogão a gás. Mas muitas vezes é na limpeza deles que os problemas surgem com mais frequência, não é mesmo? Afinal, os usuários muitas vezes se deparam com o fato de que as alças simplesmente não podem ser removidas. O que fazer nesta situação e como limpar adequadamente áreas de difícil acesso?

É exatamente sobre isso que falaremos em nosso artigo - veremos detalhadamente como remover você mesmo as alças de um fogão a gás, sem interferir na possibilidade de seu funcionamento posterior. Vamos falar sobre como você pode limpar alças desmontadas e o que fazer se elas não forem removíveis. Também analisaremos os recursos de design da alça e forneceremos uma lista das avarias mais comuns.

Design de alça de fogão a gás

A superfície padrão de um fogão a gás de cozinha consiste em vários queimadores de vários tamanhos (geralmente dois, três ou quatro). Eles têm diâmetros diferentes e potências diferentes.Isso é necessário para que você possa instalar pratos de diversos tamanhos, mantendo o equilíbrio no consumo de gás. Cada queimador é controlado por um botão separado.

Apesar dos diversos tipos e configurações de fogões a gás, o design da alça para fornecer e ajustar a potência do gás é típico de todos.

Diagrama do cabo do fogão a gás
O cabo de um fogão a gás é composto pelos seguintes elementos: 1) um encaixe para ligação ao gasoduto; 2) corpo inteiriço; 3) encaixe para conexão ao manifold; 4) cortiça; 5) parafuso de travamento; 6) primavera; 7) haste

Esta forma universal de caneta de gás foi inventada no início do século 20 e não sofreu muitas mudanças desde então.

Esta forma e estrutura dos cabos de um fogão a gás doméstico são consideradas ideais e nenhum desenvolvimento está em andamento para alterá-la.

Alça de fogão a gás
O corpo inteiriço é feito de material sólido, o que garante a ausência de vazamento de gás. Os elementos de conexão proporcionam uma aderência forte para manter a vedação.

O funcionamento da caneta de gás é baseado no princípio da injeção. Durante a combustão, o gás passa em alta velocidade, criando um vácuo na carcaça. O ar primário aspirado é misturado com gás. Na saída, esta mistura de gases é adicionalmente combinada com o ar secundário circundante, garantindo assim a combustão completa do gás. Conversamos com mais detalhes sobre o princípio de funcionamento de um fogão a gás neste material.

Para ajustar a potência do gás fornecido, uma alça de plástico é fixada na haste, projetada para girar a torneira. A mola é necessária para garantir o movimento de translação da manga ao girar para abrir. É isso que protege contra a abertura involuntária acidental da torneira.

Instruções para remover a alça

Como a maioria dos fogões modernos possui controles de potência removíveis, eles podem ser facilmente removidos para limpeza. Mas, se isso não tiver sido feito antes, a lubrificação grosseira pode criar certas dificuldades. Apesar disso, ainda vale a pena realizar a operação de limpeza.

É importante não esquecer que o fogão é um equipamento que utiliza gás, durante o seu funcionamento e manutenção é importante observar regras de segurança contra incêndio. Portanto, antes de começar a trabalhar com o fogão, é necessário desligar o fornecimento de gás, pois qualquer manipulação é considerada inflamável.

Etapa #1 - seleção das ferramentas necessárias

Para realizar o trabalho você precisa preparar o seguinte:

  • luvas;
  • chave de gás;
  • alicate;
  • Chave de fenda;
  • faca;
  • trapos;
  • água e detergente.

De acordo com os requisitos de segurança, o trabalho deve ser realizado com luvas de borracha.

Usando a ferramenta de remoção de alça
Alguns modelos de fogões a gás possuem suportes especiais para alças. É necessário retirá-los com cuidado para não danificar o fio e depois colocá-los de volta no lugar.

Uma chave de gás, um alicate e uma chave de fenda serão necessários para remover a alça do fogão a gás, enquanto uma escova de dentes e detergente serão necessários para limpar as áreas obstruídas. Vale lembrar que diferentes modelos de fogões a gás possuem diferentes métodos de retirada dos cabos.

Etapa 2 - desmontagem da alça do fogão a gás

Você deve começar a trabalhar depois que a válvula de fornecimento de gás estiver fechada.

Os botões do fogão a gás devem estar na posição “Desligado”. Para remover uma alça, você precisa puxá-la em sua direção e puxá-la lentamente para fora da ranhura. Esta operação deve ser realizada com muito cuidado para não danificar o mecanismo rotativo.

Alicate de remoção de alça
Se não conseguir remover a alça manualmente, você pode usar um alicate.Usando o pano como espaçador entre o cabo e a superfície de trabalho com parte do alicate, apertando e puxando suavemente

Em alguns tipos de placas, as alças são aparafusadas com parafusos, sendo necessário usar uma chave de fenda para desparafusá-las. Também existem opções em que você pode remover a alça levantando a tampa protetora de fixação. Ao usar uma chave de fenda ou faca para levantar o cabo, deve-se agir com muito cuidado para não danificar a superfície do fogão.

Existem modelos onde o anel protetor possui ranhuras e para retirá-lo basta girar um pouco o anel para o lado.

Etapa #3 - limpeza de elementos removíveis

Para limpar os puxadores desmontados, é necessário preparar um recipiente com água morna e detergente para colocar todos os mecanismos removíveis que necessitam de limpeza. Mantenha na solução de lavagem por pelo menos 10 minutos e, em caso de contaminação grave, troque a água adicionalmente.

Para limpar a superfície dos cabos, não utilize substâncias que contenham cloro, pois podem danificar o revestimento de esmalte e apagar as inscrições no cabo.

Com uma escova, deve-se remover cuidadosamente a sujeira das áreas do fogão onde foram instalados os cabos. Preste atenção especial aos entalhes, lacunas e relevos.

Limpando as alças
Vale ressaltar que no processamento das peças de alumínio dos cabos, é preferível utilizar um pano umedecido em óleo vegetal e, a seguir, retirar o óleo restante com um detergente à base de álcool

Além disso, ao limpar a superfície do fogão e locais de difícil acesso sob os puxadores, não se esqueça da grelha. Também requer manutenção oportuna.

Para eficaz limpeza de grelhas de diferentes materiais usando diferentes métodos e meios disponíveis.

Etapa #4 - reinstalando as alças

As alças são instaladas depois que todas as peças estiverem completamente secas. É necessário colocar corretamente todos os mecanismos rotativos em seus lugares originais. Se o eixo da alça não estiver totalmente encaixado na ranhura, não funcionará.

Alças metálicas
Os cabos dos fogões a gás vêm em plástico e metal. Eles são igualmente resistentes ao calor, porém, ao remover e instalar uma alça de plástico, a probabilidade de danos é muito maior.

Recursos de limpeza de alças fixas

Existem modelos em que o cabo do fogão doméstico a gás não pode ser removido. Porém, isso não é motivo para ignorá-los, pois tais alças sujam da mesma forma que as removíveis.

Para limpar alças fixas, você precisa adicionar mais dois elementos:

  • cotonetes;
  • Escova de dente.

O uso de ferramentas sobre base de plástico ou madeira evitará que você arranhe a superfície de trabalho do fogão.

Limpando a caneta com um cotonete
Ao limpar alças permanentes com um cotonete, você deve usar uma solução especial que permitirá quebrar partículas de gordura velha nas aberturas

Os seguintes métodos podem ser usados ​​para limpeza:

  • Produtos químicos domésticos. Dependendo do tipo selecionado limpando produtose você deve agir estritamente de acordo com as instruções indicadas na embalagem.
  • Sabão em pó. Você deve esfregar a cabeça da escova de dentes com um pedaço úmido de sabão em pó e depois limpar os cabos até formar espuma com sabão. Este método permite remover a sujeira e dar uma ótima aparência à superfície dos termostatos.
  • Solução de vinagre e água. Usando este método, é necessário observar rigorosamente as proporções: misture uma parte de vinagre com quatro partes de água. É necessário limpar os cabos com esta solução usando luvas e cotonetes.Esta solução remove não só a sujeira, mas também a gordura velha.
  • Suco de limão ou ácido cítrico. Aplicar a solução concentrada na superfície e após 5 minutos retirar com pano limpo.

Infelizmente, nos modelos de fogões com puxadores fixados permanentemente ao painel, a limpeza completa não será possível.

Mas usando regularmente os métodos acima, você pode evitar a contaminação global de suas canetas.

Visão geral de falhas comuns

Se você não limpar sistematicamente o dispositivo, há uma grande probabilidade de ocorrerem os seguintes problemas:

  1. Dificuldade em girar a manivela. Nessa situação, vale lembrar uma regra: o uso da força só danificará o cabo. Este problema ocorre quando objetos estranhos entram na fenda entre o corpo e o plugue ou quando uma quantidade significativa de sujeira se acumula. Você pode resolver o problema desmontando e limpando a alça do fogão a gás.
  1. O gás não flui bem para o queimador. Mesmo que o botão seja girado ao máximo, há um fogo fraco saindo. A causa provável é que os orifícios dos bicos estejam obstruídos com resíduos de alimentos ou produtos de combustão. Você pode resolver esse problema sozinho. Para limpar é necessário usar um palito. Também é necessário desparafusar o bico e lavá-lo com água e sabão. Nunca use objetos de metal, pois mesmo um pequeno arranhão pode causar vazamento de gás. Mas pelo substituindo o jato É melhor convidar um especialista.
  2. A torneira é difícil de abrir. Esse problema ocorre quando a graxa de grafite do tampão da torneira é apagada e a haste rotativa fica contaminada. Para eliminá-lo, é necessário dar descarga completa na torneira do fogão.Para realizar esta operação é melhor chamar um especialista, pois será necessário desmontar a parte frontal do fogão a gás e desparafusar o corpo da torneira, retirando a mola e o bujão.
  3. Gire a alça 360 graus. Esse problema geralmente ocorre ao usar um fogão a gás por muito tempo. O motivo pode ser a quebra do assento da alça. Para reparos, você precisa adquirir e instalar outra alça.

Esses problemas podem ser eliminados por conta própria, mas se você não tiver certeza de que conseguirá o resultado sozinho, chame um especialista.

Puxadores de fogão a gás gordurosos
Quanto menos frequentemente as alças forem limpas, maior será a probabilidade de ocorrerem problemas ao girar as alças. A gordura estagnada “petrifica” com o tempo e sua limpeza se torna muito mais difícil

Todas essas dificuldades no trabalho, bem como separação ocorrem quando o fogão a gás não é mantido. Para não chamar um técnico para solucionar problemas, você deve cuidar melhor do seu equipamento e realizar sua manutenção em tempo hábil.

Se descobrir uma fuga de gás ou uma avaria no fogão a gás, deverá contactar imediatamente um técnico da empresa de gás com a qual tem contrato assinado.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Aqui estão vídeos que demonstram o procedimento para remoção de alças de fogões a gás de diversos modelos.

Este vídeo mostra como remover as alças usando o exemplo do fogão a gás Hefesto:

O procedimento e métodos para limpeza de alças são demonstrados neste vídeo:

Outra forma de limpar os cabos de um fogão a gás pode ser conferida neste vídeo:

Resumindo, pode-se notar que a limpeza de todos os elementos de um fogão a gás deve ser realizada regularmente. O principal elemento móvel são as alças.Eles também estão sujeitos à contaminação e podem não funcionar bem com o tempo. Você mesmo deve removê-los e limpá-los completamente.

É imprescindível respeitar as precauções de segurança na execução dos trabalhos, e também seguir atentamente o algoritmo de ações para não danificar esses elementos.

Quer falar sobre como você removeu as alças do seu fogão a gás? Compartilhe com outros usuários as dificuldades que você encontrou. Ou talvez você queira recomendar um produto eficaz para a limpeza de puxadores e superfícies de fogões que não mencionamos aqui? Escreva suas dicas e comentários no bloco de comentários localizado abaixo deste post.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica