Fogão a gás DIY: regras e diretrizes para montagem de geradores de calor a gás

Que problemas enfrentam frequentemente os proprietários de edifícios domésticos: garagens, anexos, balneários, pequenas piscinas, cozinhas de verão? Com efeito, para além de realizar uma série de comunicações, é necessário tratar do aquecimento e do aquecimento. Para quem fez um fogão a gás com as próprias mãos, os problemas podem ser resolvidos de forma simples e barata.

Qualquer pessoa pode comprar equipamento de aquecimento especial. No entanto, seu custo é doloroso. Poucas pessoas estão dispostas a gastar grandes somas de dinheiro na concepção e instalação de um sistema de aquecimento neste tipo de instalações.

Diremos a você como montar e operar um gerador de calor eficaz e barato em edifícios comerciais com suas próprias mãos. As estruturas caseiras que oferecemos, feitas de acordo com desenhos pré-elaborados, são fáceis de instalar e baratas. A informação é confirmada pela prática.

Etapas preparatórias do trabalho

Se a sala não for aquecida no inverno, um dos principais problemas é a ocorrência de condensação nas superfícies internas das paredes e em todos os objetos internos.

Isso leva à ferrugem gradual das estruturas metálicas e ao aumento da umidade no interior do edifício. Torna-se impossível armazenar coisas no inverno nessas condições, pois elas se deteriorarão.

Condensação no teto
A umidade em ambientes sem aquecimento é um problema comum. A condensação se forma principalmente no teto e nas paredes. Se dispositivos de metal forem armazenados nessas salas, eles rapidamente enferrujam e ficam inutilizáveis. A solução é isolar a sala e começar a aquecer

Alguns proprietários de automóveis usam aquecedores elétricos E fogões a lenha caseiros para aquecimento de garagem. No entanto, tal solução posteriormente revela-se não lucrativa: a potência do aparelho elétrico é muitas vezes insuficiente e o medidor elétrico aumenta números astronômicos.

Se, além de tudo, a sala não estiver isolada, a perda de calor aumenta várias vezes. Então você precisa comprar um aquecedor apropriado - muito potente e caro.

Nesses casos, mesmo um forno a gás pode não ser capaz de manter uma temperatura de pelo menos 24 graus Celsius. Portanto, os proprietários devem primeiro cuidar do isolamento externo e interno do edifício.

É preferível realizar dois tipos de isolamento. Mas todos realizam o procedimento com base nas capacidades técnicas. Às vezes não há acesso ao teto ou às paredes laterais, por exemplo, se uma garagem estiver sendo isolada.

Esquema de reforço de parede externa
Os maiores resultados são alcançados por uma combinação de isolamento interno e externo. Se não for possível isolar o edifício do exterior, não se preocupe. Os métodos modernos de isolamento interno não são apenas mais econômicos, mas também proporcionam um efeito muito maior.

É necessário também levar em consideração o futuro aquecimento do edifício com fogão a gás caseiro. É altamente recomendável isolar paredes, tetos e pisos com materiais resistentes ao fogo. Assim, a sala será resistente ao fogo e o proprietário evitará preocupações desnecessárias. Recomenda-se rebocar paredes de tijolo e aplicar primer e pintar paredes metálicas.

Depois de realizadas todas as medidas de isolamento térmico, a eficácia aquecimento de garagem aumentará significativamente e os custos de combustível serão muito mais baixos.

O melhor lugar para colocar um fogão a gás caseiro é no centro da sala.Se a fonte de calor não estiver em contato com as paredes, o calor não escapará por elas e será criada uma espécie de capa térmica no edifício.

O princípio de funcionamento de uma capa térmica é que primeiro o ar quente sobe do centro da sala até o teto. Lá ele encontra uma corrente de ar frio e começa a se mover para os lados em direção às paredes, onde novamente encontra correntes frias. Durante essa circulação, as correntes quentes preencherão gradualmente toda a sala e a aquecerão.

Touca térmica
Se todas as condições forem atendidas, uma chamada capa térmica é criada na sala. O ar quente circula por quase todo o espaço do edifício e não escapa para o exterior. Isso garante que toda a sala esteja aquecida.

Na imagem, a circulação de ar quente na sala se assemelharia ao movimento dentro de uma figura esquemática em forma de cogumelo. Um efeito de aquecimento positivo é alcançado mesmo com o uso de fogões de baixa potência. No entanto, eles devem gerar um fluxo de ar intenso.

Vantagens e desvantagens dos fornos a gás

O mercado oferece aos consumidores uma grande variedade de recursos energéticos. No actual estágio de desenvolvimento económico, o gás é uma das opções de combustível mais rentáveis ​​e eficientes.

A utilização do gás como fonte de energia para equipamentos de aquecimento é vantajosa porque seu custo não ultrapassa o bolso do consumidor. Além disso, o gás possui um alto fator de eficiência. A operação de aquecedores a gás é fácil de usar, econômica e segura.

Aquecedor portátil
Esse tipo de aquecedor caseiro é frequentemente usado para uma ampla variedade de finalidades. Pode ser utilizado para aquecer estufas, garagens e boxes. Graças à mobilidade e aos baixos custos de montagem, os aquecedores portáteis podem até ser levados em caminhadas

Ao instalar um fogão a gás em ambientes internos, a melhor opção para os proprietários seria uma situação em que um gasoduto estivesse conectado diretamente ao edifício. No entanto, nas realidades modernas este é um caso muito raro. Muitos terão que comprar cilindros de gás e outros recipientes para armazenamento e abastecimento de combustível ao fogão.

As vantagens de usar fornos a gás incluem:

  • aquecimento ambiente rápido, eficiente e de alta qualidade;
  • mobilidade e compacidade dos equipamentos a gás;
  • a capacidade de mover rapidamente o forno para o local desejado;
  • independência das comunicações governamentais, quedas de energia e muitos outros fatores.

O equipamento a gás, como qualquer outro, tem suas desvantagens. No entanto, eles são relativos e facilmente evitados.

As desvantagens incluem:

  • o uso de gás é estritamente regulamentado por regulamentos;
  • os proprietários de instalações não residenciais terão de obter uma série de acordos e licenças da indústria do gás e de outros órgãos governamentais;
  • elaborar o projeto necessário pode custar muito dinheiro;
  • a utilização de gás reduzido e engarrafado exige o cumprimento de medidas de segurança.

Para que um fogão a gás desempenhe a sua função da forma mais eficiente possível numa divisão, é necessária a existência de telas de proteção. Tais estruturas são dotadas de superfícies refletivas, graças às quais o ar quente não escapa, mas é refletido e aquece toda a área da caixa.

Aquecedor com ventilador
Os artesãos estão constantemente aprimorando suas habilidades e utilizando novas técnicas para projetar unidades caseiras. Alguns aquecedores a gás artesanais modernos são equipados com sopradores especiais que permitem controlar o fluxo de ar quente.

Fornos de combustão aberta requerem projeto e instalação sistema de ventilação e fornecendo umidificação do ar.Quando o dispositivo queima oxigênio, o ar fica seco. Isso geralmente causa dores de cabeça e de garganta.

Aquecedor caseiro de queimador de gás

A produção independente de um fogão a gás em metal ou outros materiais é realizada de acordo com esquemas pré-desenvolvidos. Consideremos uma das opções possíveis para a montagem independente passo a passo de um fogão a gás.

Tesoura de metal
Você pode comprar as ferramentas e materiais necessários em praticamente qualquer loja de ferragens ou mercado de construção. Você pode simplesmente pegar emprestadas tesouras de metal de amigos

Para a montagem você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:

  • tesouras e ferramentas para trabalhar metais;
  • folha de metal com espessura de 0,5 mm a 1 mm;
  • malha de arame, que servirá como treliça;
  • uma peneira metálica de tamanhos adequados (pode ser usada, mas sem danos significativos);
  • queimador a gás com válvula de segurança, que deve ser adquirido no mercado de construção;
  • cilindro de gás de volume adequado;
  • ferragens, com aproximadamente 10 mm de espessura, com as quais a estrutura será ligada ao cilindro.

Após coletar todos os materiais necessários, eles iniciam diretamente a fabricação da estrutura.

Primeiro, é necessário colocar a peneira sobre a chapa preparada e traçar sua circunferência com um lápis. Em seguida, marcamos a digitalização na forma de um retângulo. Seu comprimento deve ser suficiente para envolver a peneira e o fundo do fogão metálico. O desenvolvimento deve ser cortado com cuidado e sem irregularidades.

A seguir, é necessário marcar os locais de fixação do queimador de gás, fazer furos e fixar o queimador na parte traseira do alargador. As peças são conectadas entre si por meio de rebites e um pequeno flange feito previamente.

Uma placa perfurada é fixada no topo da peneira por meio de rebites. Você precisa prender uma malha de arame à placa com placas de metal. A seguir, com a ajuda de um rebitador, são instaladas pernas de comprimento adequado.

Mangueira de gás
É altamente recomendável usar uma mangueira de fornecimento de gás de qualidade. A melhor opção seria comprar uma mangueira nova na loja. Mangueiras emborrachadas velhas podem apresentar danos em sua estrutura devido à exposição ao sol.

A válvula do queimador está equipada com uma mangueira fixada na outra extremidade do cilindro de gás. Após a liberação do gás, é necessário verificar o aperto de todas as conexões. Isso é fácil de fazer com uma solução de sabão.

Essa instalação também pode ser conectada a uma tubulação de gás que remove os produtos da combustão do apartamento. Porém, neste caso, será oficialmente necessária autorização e aprovação do HOA, complexo residencial ou cooperativa habitacional. Também será necessário instalar um sistema de ventilação e instalar o recuperador sobre uma base separada. Você também precisará comprar um medidor de gás.

Ao instalar um fogão caseiro, devem ser observadas todas as distâncias exigidas entre as diversas superfícies. A distância do recuperador ao chão ou paredes de materiais combustíveis deve ser os valores definidos nas normas.

Ao utilizar um fogão grande, o proprietário da sala deverá instalar uma chaminé adicional. Se um aparelho a gás precisar ser instalado em uma parede, a parede deverá ser resistente. Instalação de aparelhos a gás em paredes não estruturais é proibido.

Chaminé de fogão a gás
O diâmetro da chaminé deve ser suficiente para a remoção completa e de alta qualidade dos produtos da combustão da sala aquecida. Grandes unidades caseiras são equipadas adicionalmente com chaminé

Antes de colocar o equipamento em funcionamento diretamente, é necessário garantir que ele esteja funcionando corretamente. ventilação e na ausência de gás no ar da sala.Além disso, sempre após desligar o equipamento, deve-se fechar todas as torneiras e válvulas, tanto do botijão de gás quanto do fogão a gás.

O redutor instalado no cilindro protege-o do refluxo e também permite regular a pressão.

Aquecedor de fogão a gás

Para algumas salas pequenas, um pequeno aquecedor de mesa pode ser suficiente para aquecimento. O dispositivo é montado a partir de telhas planas quadrangulares, inicialmente equipadas com uma grade.

A estrutura é montada conectando as telhas a uma caixa metálica. A carcaça está equipada com câmara de combustão e ventilador. Montar você mesmo essa instalação não é difícil.

Em primeiro lugar, é necessário medir o comprimento e a largura do futuro corpo. Nesse caso, você precisa confiar no tamanho dos ladrilhos. Após a confecção do invólucro, ele deve ser fixado com tiras de gancho.

De um lado você precisa fazer uma barra móvel. Isso é feito facilmente usando uma mola presa ao braço de elevação. Esta medida garantirá no futuro a possibilidade de remoção da habitação, se necessário.

Aquecedor externo a gás
Apesar da aparente complexidade da montagem de dispositivos de aquecimento a gás, seu projeto não é uma tarefa difícil. Consiste principalmente em seguir corretamente, passo a passo e cuidadosamente todas as instruções pré-escritas

Este projeto possui um sistema de ventilação pré-provisionado. Não há necessidade de utilizar materiais incomuns para sua construção. Um prático ventilador será suficiente. Por exemplo, de um ar condicionado de janela. As lâminas podem ser cuidadosamente aparadas e receber o formato e tamanho desejados. O ventilador está montado na parte traseira do gabinete.

Para criar tiragem no interior da carcaça, é necessário fixar uma câmara de combustão metálica.Muitos furos são feitos na superfície da câmara de combustão, a uma pequena distância uns dos outros.

Aquecedor de fogão a gás
Graças à capacidade de conectar esse aquecedor a cilindros de diferentes tamanhos, este dispositivo caseiro é muito móvel e fácil e conveniente de transportar. É por isso que esses minifogões são frequentemente levados em caminhadas.

O aparelho aquece ambientes com eficácia mesmo no inverno e possui alta eficiência. Se você isolar a sala com antecedência e instalar refletores, esse aquecedor executará sua tarefa da maneira mais eficiente possível.

Pistola de gás de calor

As pistolas de gás térmico se distinguem por sua alta potência e alto nível de produção de energia. Normalmente a estrutura está equipada com uma chaminé.

Para fazer você mesmo esse dispositivo, você precisará dos seguintes materiais:

  • tubo medidor com diâmetro de 18 cm;
  • tubo medidor com diâmetro de 8 cm;
  • tubo com 30 cm de comprimento e 8 cm de diâmetro;
  • placas metálicas para fixação futura;
  • uma chapa metálica;
  • queimador a gás equipado com ignição piezoelétrica;
  • ventilador axial com flange redonda.

Além dos materiais listados, você também precisará adquirir uma máquina de solda, uma fita métrica e um nível com duas ampolas. Alguns artesãos aconselham o uso de cilindros de gás antigos ou extintores de incêndio em vez de canos. A parte inferior e superior são primeiro cortadas cuidadosamente com um moedor.

Se você coletar todos os materiais e ferramentas necessários, a montagem de uma pistola de gás não levará muito tempo.

O primeiro passo é fazer dois furos no primeiro tubo com diâmetro de 18 cm, eles devem ficar frente a frente e seus diâmetros são de 1 cm e 8 cm. O segundo tubo de metro com diâmetro de 8 cm é usado para fazer a câmara de combustão.Para isso serão necessários cerca de 30 cm.

Pistola de gás de calor
A essência da operação de uma pistola de gás térmico é a seguinte. Primeiro, inicia-se o fornecimento de gás ao queimador. O ventilador move o ar através do trocador de calor, onde é aquecido. A saída é ar quente, que aquece salas grandes de maneira muito eficaz.

As placas de montagem devem ser soldadas ao segundo tubo. Neste tubo também é feito um furo com diâmetro de 1 cm, após o qual o tubo deve ser inserido dentro do primeiro tubo.

O próximo passo é cortar um tampão de uma chapa metálica, que servirá para cobrir o espaço entre a estrutura da pistola de ar quente e a câmara de combustão.

Em seguida, deve-se usar uma máquina de solda e soldar o tubo do qual será feita a câmara de combustão à moldura interna. Em seguida, um tubo por onde sairá o ar quente é soldado a um orifício de 8 cm de diâmetro e, em seguida, é soldado um tampão.

O queimador de gás deve ser instalado com firmeza e firmeza na câmara. É necessário verificar a rigidez da fixação. Depois disso, uma mangueira é passada pelos orifícios centimétricos perfurados nos dois tubos. Em seguida, um aquecedor com ventilador é conectado à pistola de ar quente. Uma chaminé deve ser instalada na frente da câmara.

Para evitar que o dispositivo vire e fique estável em uma superfície plana, é necessário soldar as pernas. Você também pode usar a imaginação e fixar rodas ou outras peças para facilitar o transporte da estrutura.

Aquecer uma sala com uma pistola de calor a gás é conveniente e simples. Além disso, é econômico. No entanto, sempre existe o risco de falha estrutural. Portanto, você deve ter muito cuidado e atenção no processo de montagem do dispositivo.

Lareira a gás faça você mesmo

Outra opção conveniente para aquecer ambientes é uma lareira a gás.A compra de tal dispositivo custará uma quantia considerável, embora os mais experientes possam montar e organizar de forma independente uma lareira em sua caixa, sem um investimento particularmente grande.

Este tipo de lareira pode ser alimentada diretamente por um cano de gás ou por um cilindro de gás.

Lareira a gás caseira
Você pode encontrar uma grande variedade de designs de lareiras a gás na Internet. Além disso, alguns usuários podem adquirir estruturas pré-fabricadas, fazer eles próprios a alvenaria e montar uma lareira a partir de peças pré-preparadas.

O design consiste nos seguintes elementos principais:

  • uma lareira comum ou decorativa que decora o ambiente;
  • corpo da lareira em metais refratários - ferro fundido ou outras ligas;
  • queimador que fornece gás;
  • sistema de abastecimento de gás.

Após determinar o local onde será instalada a estrutura, é necessário prepará-la para iniciar a construção da alvenaria. Deve haver uma base sólida. Você também precisa instalar a chaminé. Depois de montada a lareira, esta pode ser decorada com diversos elementos decorativos ao gosto dos proprietários.

A lareira é construída apenas com tijolos refratários. Ao erguer uma estrutura, deve-se ter cuidado para garantir a passagem para a válvula de gás. Depois de instalados os elementos internos da alvenaria e conectada a comunicação ao queimador de gás, deve-se certificar-se de que todo o sistema está estanque.

Com o auxílio de uma válvula, futuramente será possível regular a intensidade do fornecimento de gás e, consequentemente, a quantidade de calor gerada. Os trabalhadores do gás aconselham virar os queimadores com os orifícios voltados para baixo - isso os protegerá de contaminação e umidade.

O queimador também deve ser reforçado com elementos de malha de proteção. Isso reduzirá a carga do material decorativo no queimador.

Câmara de combustão de lareira a gás
Um tubo coberto com materiais refratários é fornecido à fornalha da lareira, fornecendo gás. O queimador de gás é instalado com os furos voltados para baixo e mascarado com material refratário artificial

A introdução de alguns dispositivos modernos permitirá automatizar ligeiramente o funcionamento da lareira. Desta forma, é possível conectar um sistema de controle do fornecimento de gás, dependendo do nível de calor gerado, ou um sistema de desligamento automático do fornecimento de gás. Todas as modificações estão disponíveis gratuitamente no mercado e sua aquisição depende do desejo e capacidade dos proprietários.

A bela decoração da tigela da lareira é feita com uma variedade de pedras, vidro e cerâmica. Além da decoração interior, o exterior da lareira pode ser decorado com azulejos ou de outra forma. O principal é que é um material à prova de fogo.

É fácil montar um fogão a gás com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisa seguir as instruções de design e segurança.

Instalando um queimador de gás dentro de um contêiner
Se seguir todos os requisitos e recomendações, montar o fogão será uma atividade divertida e econômica. A automontagem de tal projeto economizará dinheiro significativo.

Em primeiro lugar, antes de instalar um fogão a gás para aquecer uma divisão, vale a pena realizar uma série de medidas preparatórias. Se você não isolar a sala, mesmo o equipamento mais potente não dará um resultado sério. Portanto, é importante realizar procedimentos de isolamento externo e interno, bem como equipar superfícies refletivas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Pistola de gás térmico artesanal:

Fogão a gás feito pelo próprio artesão:

Fogão a gás caseiro com corpo de tijolo refratário:

Para aquecer instalações não residenciais pequenas e remotas, são adequados um aquecedor caseiro feito de queimador a gás e um aquecedor feito de fogão a gás. Para fornecer calor suficiente para salas de tamanho médio, você deve considerar a instalação de uma pistola de calor a gás ou lareira a gás.

Todos os dispositivos considerados podem operar tanto a partir de tubos de gás conectados à sala quanto a partir de cilindros de gás. Vale lembrar que ao conectar a uma tubulação de gás é necessário instalar um medidor e registrar oficialmente o procedimento junto aos órgãos de controle de gás. Ao instalar uma estrutura caseira, este procedimento se tornará muito mais complicado.

Se você usar cilindros de gás, poderá aquecer seu ambiente com eficácia no inverno. É importante lembrar que seguir as precauções de segurança é a chave para um trabalho bem-sucedido com qualquer dispositivo a gás.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica