Por que um cilindro de gás fica coberto de gelo: razões para o congelamento do gás no cilindro e formas de evitá-lo
Um dos problemas mais comuns com equipamentos de gás que funcionam com mistura de propano e butano é a formação de gelo na superfície do cilindro de gás. Isto indica que o gás dentro do recipiente metálico está congelando. Este problema contribui para o funcionamento incorreto do equipamento de gás ou para a interrupção completa do fornecimento de gás do cilindro.
Então, por que um cilindro de gás fica coberto de gelo e como você pode evitar esse problema? Este artigo contém informações abrangentes sobre as causas da formação de gelo e as formas de evitá-la, com base nas quais você pode garantir o bom funcionamento do seu equipamento.
O conteúdo do artigo:
Razões para a formação de gelo no cilindro
Vamos tentar descobrir por que o gás em um cilindro localizado do lado de fora congela quando a temperatura do ar cai.
Então, primeiro você precisa entender que o resfriamento das partículas ocorre com a liberação intensiva de gás do cilindro. Como o gás dentro do recipiente é bombeado sob pressão, ele é concentrado no estado líquido. Como resultado, ocorre congelamento parcial do gás líquido durante sua liberação.
Como é sabido, cilindros de gás são recarregados aproximadamente 80%. Isso é feito por razões de operação segura de equipamentos a gás. Como o gás tende a se expandir, isso pode levar ao estouro do balão devido ao excesso de pressão.A expansão do gás no interior do cilindro ocorre devido ao seu aquecimento, independente da fonte de calor. O processo de expansão começa mesmo quando exposto à luz solar direta ou outro elemento de aquecimento.
Razão #1 – baixa temperatura do ar
Com base na prática de utilização de cilindros, a temperatura ideal na qual o equipamento funcionará normalmente é de aproximadamente 10 graus, e quando essa marca diminui começam os problemas com o fornecimento de gás ao sistema.
Se o seu equipamento estiver localizado em uma sala aquecida, você não deve prestar atenção a esses indicadores. Você também não precisa se preocupar com o congelamento e quebra do cilindro de gás se deixá-lo em um ambiente sem aquecimento no inverno. As temperaturas no inverno são muito baixas para congelar completamente o combustível.
Razão #2 – alto teor de butano
Agora vamos descobrir se o gás dentro do cilindro pode congelar e como evitá-lo. Assim, para garantir o bom funcionamento dos aparelhos a gás, é necessário manter a proporção correta de propano e butano. As proporções corretas ajudarão a atingir o consumo máximo de combustível e o correto funcionamento dos dispositivos em temperaturas ambientes negativas.
Proporções de combustível no verão
Conforme mencionado anteriormente, o ponto de congelamento do butano difere do ponto de congelamento do propano. Através de pesquisas práticas, foram determinadas as proporções ideais para operação do equipamento no inverno e no verão.
Para a estação quente, o combustível é misturado nas seguintes proporções:
- Propano – 40%;
- Butano 60%.
Essa proporção é considerada a mais eficaz para consumo. Vale ressaltar que esta opção tem custo menor que o combustível com proporção “inverno”.
Proporções de combustível de inverno
Para utilizar botijões de gás no inverno, as proporções serão diferentes, a saber:
- Propano – 60%;
- Butano – 40%.
Em alguns casos, a quantidade de propano pode chegar a 80%. Mas, dado que o propano custa mais que o butano, o preço final do combustível também será mais elevado.
Falamos com mais detalhes sobre os tipos de misturas de gases em cilindros em este material.
Ponto de congelamento de gás
Agora vamos falar sobre a temperatura na qual o gás no cilindro normalmente congela.
E a temperatura de congelamento completo desses componentes é diferente:
- Propano congela a -188 graus;
- Butano congela a uma temperatura de -138 graus.
Portanto, no verão, o propano é colocado em um cilindro em quantidades menores do que o butano. Muitas vezes, empresas sem escrúpulos enchem recipientes com a opção de concentração “verão”, já que o preço do propano é mais barato que o custo do butano.
Como resultado, o recipiente de gás congela rapidamente se o equipamento for instalado em uma sala sem aquecimento e o fornecimento de gás for interrompido.
Razão #3 – aumento do consumo de gás
Mas ainda assim, por que o recipiente fica coberto de gelo apenas no local onde o gás está no estado líquido? A baixa temperatura ambiente não é a única causa do congelamento. Como você sabe, um fogão a gás, lareira ou outro equipamento que funciona a partir de um cilindro de gás funciona convertendo o gás do estado líquido em vapor.
Existem duas opções para conversão de gás, a saber:
- aquecimento de combustível;
- evaporação natural.
Neste caso, todas as partículas com poderosa energia cinética são rapidamente direcionadas para a parte superior do recipiente e são separadas das partículas no estado líquido com menor potencial cinético.
Devido a tais condições, o combustível líquido começa a perder temperatura. Conclui-se que à medida que o consumo de gás aumenta, a temperatura do seu estado líquido diminui. Simplificando, quanto mais combustível o equipamento consome, mais rápido o cilindro de gás irá congelar.
À medida que as partículas esfriam, a capacidade de evaporar independentemente o gás liquefeito diminui. Segue-se que quanto mais frias as partículas estiverem, mais lentamente o gás irá evaporar. Neste caso, o equipamento começa a funcionar de forma intermitente ou deixa de funcionar completamente.
Ações a serem tomadas quando um contêiner congela
Se notar que seu equipamento começou a funcionar de forma intermitente, preste atenção na superfície do cilindro de gás. Provavelmente estava coberto de gelo.Para retomar o correto funcionamento do equipamento é necessário criar condições ótimas para tal. Se isso não for feito a tempo, o aparelho a gás pode parar completamente de funcionar.
A primeira etapa é determinar por que ocorre o congelamento. Se isso for devido às condições climáticas, será necessário criar um regime de temperatura ideal para o contêiner; como fazer isso será descrito abaixo.
Se o resfriamento ocorrer devido ao consumo intensivo de gás, é necessário reduzir o consumo. Isso pode ser feito instalando um cilindro adicional ou vários. Dependendo da quantidade de consumo de combustível. A conexão de vários cilindros é realizada por meio de uma conexão especial rampas.
Uma válvula de compensação de pressão e um manômetro devem ser instalados no trilho para monitorar o nível de combustível no sistema combinado.
Como aquecer adequadamente um cilindro de gás?
Agora vamos ver como garantir o funcionamento adequado dos equipamentos de gás em baixas temperaturas do ar e o que pode ser feito para evitar o congelamento do gás. Para resolver esse problema, existem várias opções.
Em primeiro lugar, tente mover o cilindro de gás para uma sala quente, depois de algum tempo, o gelo da superfície irá evaporar gradualmente e dentro do cilindro se formarão as condições necessárias para converter o gás liquefeito em estado de vapor. Depois disso, o fornecimento de gás será restaurado e o aparelho a gás poderá ser utilizado para o fim a que se destina.
Mas, caso não seja possível movimentar o equipamento, é necessário aquecer o recipiente no local para que o gás em seu interior não esfrie. Muitas vezes, os proprietários de aparelhos a gás recorrem ao aquecimento da botija por exposição direta ao fogo. É estritamente proibido realizar tais ações, pois contribui para a rápida conversão do gás em estado de vapor; conseqüentemente, a pressão no recipiente aumenta rapidamente e pode causar uma explosão.
Para reduzir a probabilidade de resfriamento do combustível, você pode isolar o cilindro com materiais especiais que impedem a penetração de frio. Mas este método é adequado para pequenas mudanças de temperatura no ambiente.
Se a temperatura externa for mais fria, você poderá usar equipamento de aquecimento especial. Um aquecedor elétrico pode não apenas aquecer um cilindro de gás, mas também fornecer uma temperatura constante na qual o dispositivo desempenhará suas funções com maior eficiência.
Assim, o consumo de combustível é reduzido em até 30%.
Conformidade com os regulamentos de segurança
É muito importante seguir os princípios básicos regulamentos de segurançapara evitar consequências trágicas. Trabalhar com equipamentos a gás é extremamente perigoso, por isso não é recomendado conectar ou alterar você mesmo os elementos estruturais do equipamento.
Antes conecte o cilindro ao fogão ou tomar alguma medida para repará-lo, é melhor entrar em contato com especialistas em equipamentos de gás. Se as instalações de gás forem manuseadas incorretamente ou se as condições de operação forem violadas, o cilindro de gás pode explodir e causar um incêndio.
Até à data, foram registados muitos casos trágicos, incluindo mortes. Portanto, recomendamos fortemente que você execute os trabalhos relacionados ao gás com responsabilidade, bem como na utilização do equipamento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Assista ao vídeo para ver claramente por que um aparelho a gás congela. Aqui você também verá qual aquecedor usar para manter a temperatura ideal do gás dentro do cilindro.
Agora sabemos as principais razões pelas quais um cilindro de gás pode congelar. Se notar que a sua botija de gás está coberta de gelo, é necessário tomar medidas para eliminar este problema. Caso contrário, o equipamento não funcionará corretamente ou deixará de funcionar completamente, pois o gás resfriado para de evaporar.
Para garantir o funcionamento normal da liberação de moléculas de gás, é necessário criar condições normais de funcionamento (aumentar a temperatura do ar). Se isso não for possível, você pode usar um isolamento especial para o cilindro ou instalar um dispositivo de aquecimento.
Você usa gás engarrafado em casa? Conte-nos como você lida com o problema de seu congelamento, acrescente recomendações úteis sobre métodos de isolamento do cilindro, participe da discussão - o formulário de comentários está localizado abaixo.