Como usar corretamente um botijão de gás em casa: instruções + dicas valiosas
Você acha que a falta de gás em uma área povoada é um motivo sério para recusar o uso do combustível azul? Combine que mesmo na ausência de rede de gás, você sempre pode organizar o funcionamento de fogão a gás, esquentador ou esquentador. Basta comprar e reabastecer uma botija de gás doméstica para vivenciar todos os benefícios da civilização.
Iremos falar sobre os tipos de botijões existentes e como usar corretamente um botijão de gás em casa. O artigo que propomos descreve detalhadamente como conectar o equipamento e reabastecer um cilindro vazio.
Notícias assustadoras sobre explosões domésticas de gás são cada vez mais ouvidas nas telas de televisão. Listamos todas as medidas de segurança para operação de equipamentos a gás. Conhecendo os requisitos, você poderá utilizar botijões de gás sem medo e sem se preocupar com sua vida, saúde e com a vida de seus entes queridos.
O conteúdo do artigo:
Tipos de cilindros de gás doméstico
Na grande maioria da vida cotidiana, os cilindros de gás são utilizados para organizar o funcionamento dos fogões de cozinha. Portanto, esta revisão se concentrará neste método específico de operação.
Dependendo do tipo de material utilizado, os cilindros de gás são:
- Aço;
- Composto de polímero;
- Composto metálico.
Os mais comuns são os cilindros de aço (metal).Foi com eles que começou a era da gaseificação móvel.
Apesar das múltiplas desvantagens (peso elevado, insegurança, susceptibilidade à corrosão, opacidade), estes cilindros são muito procurados devido à sua disponibilidade e baixo preço.
Os cilindros de compósito de polímero são 35-40% mais leves que os de aço, porque são feitos de fibra de vidro preenchida com resina epóxi. Esses cilindros são à prova de explosão e resistentes a impactos, o que é garantido por uma caixa protetora.
São não corrosivos, transparentes e equipados com válvula de desvio. É verdade que eles têm um volume menor do que os de aço e seu preço é uma ordem de grandeza maior.
Cilindros de composto de metal são um cruzamento entre composto de polímero e aço. Em termos de segurança e resistência ao impacto, são inferiores aos produtos compostos poliméricos.
Vantagens e desvantagens dos cilindros de gás
Para responder à questão de saber se é possível usar botijões de gás no dia a dia, é preciso entender todos os seus pontos fortes e fracos. Um cilindro de gás autônomo é indispensável na ausência de um fornecimento centralizado de gás.
Mas não vai atrapalhar as tarefas domésticas e, por assim dizer, apenas em caso de incêndio. Afinal, muitas vezes acontece que o fornecimento de gás é suspenso para trabalhos de manutenção e reparos.
As principais vantagens da utilização de gás em botijões:
- Mobilidade – o tanque pode ser transportado e reorganizado;
- Duração do armazenamento – um cilindro cheio de gás pode ser armazenado por vários anos;
- Grande escolha – você pode adquirir um cilindro de vários tamanhos.
As desvantagens estão principalmente relacionadas ao perigo que pode surgir de erros de conexão e operação:
- Risco de incêndio e explosão. Se houver um aumento acentuado da temperatura ou um incêndio, um cilindro metálico pode explodir, causando danos significativos à habitação e à saúde das pessoas apanhadas na zona de explosão.
- Perigo de inalação de gás. Os cilindros podem vazar gás e uma mistura de propano-butano em altas concentrações pode levar à morte. Isto é possível em caso de vazamento quando o cilindro estiver em uma área residencial.
- Perigo de capotamento repentino. Devido a um pico de pressão, é possível uma explosão repentina de chama, o que pode resultar em danos ao equipamento de gás.
Ao seguir as normas e regulamentos para operação de equipamentos a gás, os riscos de seu uso são minimizados.
Operação segura de cilindros de gás domésticos
Para entender como usar um cilindro de gás com segurança, é necessário examinar mais detalhadamente sua conexão, instalação, operação e reabastecimento.
Conectando um cilindro de gás a dispositivos de consumo
Não basta ter cilindro de gás e o dispositivo ao qual ele será conectado.
A gaseificação autônoma requer a presença de todo um sistema de equipamentos:
- Um aparelho que será “alimentado” a gás (fogão, esquentador, churrasqueira, etc.);
- Cilindro de gás;
- Mangueira de gás;
- Caixa de velocidade;
- Braçadeiras para fixar a mangueira.
A pressão no cilindro de gás depende da temperatura e não é constante. Portanto, para nivelá-lo, use redutor de gás, que não só reduz, mas também equaliza a pressão ao valor necessário ao funcionamento normal do equipamento.
O redutor é aparafusado no encaixe da válvula e conectado ao dispositivo de consumo de gás por meio de uma mangueira. Todas as conexões roscadas são pré-enroladas com 3-4 camadas de fita adesiva a gás. A mangueira de conexão no local de fixação deve ser fixada adicionalmente com braçadeiras de aço.
Todas as conexões devem ser verificadas quanto ao aperto. A confiabilidade da conexão é verificada aplicando espuma de sabão - a presença de bolhas indica estanqueidade insuficiente. Para eliminar o vazamento, aperte com muita força a porca que conecta o encaixe à caixa de engrenagens.
Se for detectado vazamento de gás na área da mangueira de conexão, é necessário apertar os parafusos de fixação. Após concluir o ajuste, é necessário verificar novamente com espuma de sabão. Uma verificação semelhante deve ser sempre realizada ao conectar um cilindro de gás, tanto pela primeira vez como após sua substituição.
Alguns técnicos de gás verificam vazamentos de gás usando um fósforo aceso. Este método de verificação de vazamentos é proibido pelas normas de segurança. Em primeiro lugar, à luz do dia, pequenas chamas simplesmente não podem ser notadas. Em segundo lugar, um vazamento significativo de gás pode causar incêndio e até explosão.
Requisitos de segurança para operação de cilindros de gás
Um dos critérios mais importantes para a operação segura de um cilindro de gás é o monitoramento constante de superaquecimento e possíveis vazamentos. Por conta própria mistura de propano-butano É inodoro, mas a presença de hidrocarboneto-mercaptano na composição permite detectar vazamentos.
Requisitos básicos de segurança para utilização de gás engarrafado:
- Os equipamentos relacionados ao gás devem estar em boas condições de funcionamento. Uma inspeção técnica dos cilindros deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 5 anos. Ao conectar ou substituir um cilindro, verifique o aperto de todas as conexões com uma solução de sabão.
- Não utilize cilindros com vestígios de ferrugem, com válvula defeituosa ou sem marcas de gás.
- O cilindro deve ser armazenado em um gabinete especial ventilado que proteja o cilindro da exposição direta à luz solar e da precipitação. A distância do armário à janela ou porta deve ser de pelo menos 1 m.
- Quando colocado em ambientes fechados, a distância até uma fonte com chama aberta deve ser de pelo menos 5 m. Além disso, a distância até fontes de calor (radiadores de aquecimento, aquecedores elétricos, etc.) deve ser de pelo menos 1 m. Cilindros de grande capacidade devem ser colocados em um armário especial do lado de fora da casa.
- É proibido armazenar cilindros no porão ou enterrá-los no solo.
- Em condições de funcionamento, o cilindro deve estar na posição vertical.
- Ao substituir o cilindro, certifique-se de que não haja fontes de fogo.
Nunca negligencie as regras acima para o uso seguro do gás engarrafado, pois mesmo a menor violação pode se tornar uma ameaça à vida.
O que fazer se for detectado um vazamento de gás?
Vazamentos de gás podem ser detectados visualmente usando espuma de sabão. Na maioria das vezes, ocorrem vazamentos em conexões ou conexões de mangueiras.
Um vazamento forte pode ser detectado pelo ouvido; no mínimo, isso servirá como uma dica sobre onde aplicar a solução de sabão. Outro fator para controlar o vazamento é o aparecimento de um odor característico.
O perigo é que a mistura de propano-butano é mais pesada que o ar, por isso, se houver vazamento, o gás corre para o chão e pode se acumular embaixo do chão ou no porão. Uma faísca será suficiente para provocar uma explosão. A principal causa de uma explosão de gás é, na maioria das vezes, negligência e desrespeito aos padrões de segurança.
Para evitar o risco de envenenamento por monóxido de carbono e a possibilidade de explosão, estabeleça as seguintes regras para usar uma botija de gás em sua casa:
- Instalação de detectores de gás próximos ao chão;
- Ventile o ambiente antes de abrir a válvula do cilindro;
- Os aparelhos a gás ligados devem estar sob supervisão constante;
- Os fogões a gás não podem ser usados para aquecer ou aquecer uma sala;
- Os cilindros de gás, assim como os equipamentos de gás, só devem ser reparados por especialistas;
- Se os residentes estiverem ausentes por um longo período de tempo, os cilindros de gás devem ser levados para fora de casa.
Se ocorrer um vazamento de gás, é proibido usar qualquer aparelho elétrico. Não realize atividades que provoquem a formação de faíscas.
Se for detectado um vazamento, o cilindro deve ser fechado imediatamente válvula de cilindro de gás, desconecte-o dos aparelhos movidos a gás e leve-o para fora.Tudo deve ser feito com rapidez e cuidado, pois a queda do cilindro pode causar incêndio.
Se o gás vazar do cilindro, ele poderá pegar fogo. O primeiro passo é tentar desligar a válvula. No caso de uma pequena chama, pode-se tentar apagá-la com uma toalha molhada e depois levar o cilindro para fora. Extinguir uma chama grande é arriscado, pois o gás acumulado na sala pode explodir.
Lembre-se que o superaquecimento do cilindro a 180 graus pode causar para uma explosão. Enquanto o gás está queimando, a probabilidade de uma explosão é mínima; uma explosão é possível se o cilindro superaquecer devido a objetos queimando nas proximidades. Portanto, imediatamente após um incêndio, é necessário fechar a válvula, retirar o cilindro da sala e chamar o serviço de emergência.
Características de operação de cilindros de gás
O gás liquefeito no cilindro está sob pressão e, ao ser fornecido aos equipamentos de gás, passa para o estado gasoso.
Este processo é acompanhado por uma queda acentuada da temperatura e, com o uso intensivo do equipamento, a temperatura pode cair para um valor crítico no qual uma conversão adicional se torna impossível.
A solução mais simples é reduzir o consumo de gás. Também pode recorrer ao aquecimento adicional do cilindro, mas é proibido o uso de fontes de aquecimento com chama aberta. O isolamento de cilindros de gás não é permitido, mas é possível utilizar “camisas de aquecimento” especiais e coberturas térmicas.
Os proprietários de cilindros de gás podem encontrar dificuldades semelhantes no inverno se os cilindros estiverem localizados em uma sala sem aquecimento.Neste caso, é melhor usar misturas especiais de propano-butano com diferentes percentagens de componentes.
A mistura de gases padrão para a estação quente contém 60% de butano e 40% de propano. Uma mistura de inverno para temperaturas criticamente baixas pode conter 80% de propano e 20% de butano, mas essa mistura é muito mais cara.
Reabastecimento de cilindros de gás
Recomenda-se o reabastecimento de botijões de gás doméstico em “pontos de abastecimento de gás” especializados. Além do cumprimento das normas de enchimento, cada tanque tem a garantia de verificação de vazamentos, cumprimento da vida útil e presença de sedimentos na forma de frações pesadas.
Ao encher um cilindro com uma mistura de propano-butano, deve-se levar em consideração que o enchimento não deve ultrapassar 85%. Nem todo posto de gasolina possui as válvulas de corte necessárias, e o reabastecimento é feito por volume e não por peso, o que pode levar ao aumento da pressão no cilindro.
Se você tiver certeza de que o cilindro está em boas condições, a gasolina foi verificada e retirada, o reabastecimento pode ser feito em um posto de gasolina.
No entanto reabastecendo em um posto de gasolina é aceitável desde que o processo de reabastecimento seja realizado não pelo volume do combustível azul, mas pelo seu peso, que é controlado por balanças eletrônicas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Marcação de exame técnico de cilindros de gás doméstico:
Regras de segurança para a operação de cilindros domésticos de propano-butano:
Requisitos e regras de funcionamento para botijões de gás: mitos e realidade:
Os cilindros de gás são um atributo integral de qualquer proprietário de uma casa de veraneio ou de uma casa cuja residência esteja localizada fora do fornecimento centralizado de gás.
O cumprimento das normas de ligação e substituição de botijões, normas de funcionamento e reabastecimento não só garantem a segurança dos moradores, mas também garantem o conforto no uso de quase todos os aparelhos a gás.
Por favor, escreva comentários no formulário de bloco localizado abaixo do texto do artigo. Conte-nos sobre sua experiência no uso de gás engarrafado. Compartilhe informações úteis que possam ser úteis aos visitantes do site, tire dúvidas, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
Boa tarde ! Comprei um jardim (dacha) com uma casa de jardim. Existe um fogão a gás na cozinha e uma botija de gás (50 l) na garagem anexa à casa. Gostaria de realizar diagnósticos de todo o sistema de equipamentos de gás existente para compreender a possibilidade de seu funcionamento seguro. Quem (que organização autorizada) posso contactar para este serviço (celebrar um acordo), incl. para substituição periódica do cilindro de gás? Eu moro na região de Chelyabinsk