Trem de gás para cilindros: dispositivo + exemplo DIY

O funcionamento de equipamentos domésticos autónomos, cujo princípio de funcionamento envolve a utilização de gás natural, pode ser tornado mais racional.Por exemplo, é mais conveniente operar caldeiras a gás para um sistema de aquecimento doméstico se houver um trem de gás para cilindros - uma linha coletora onde vários recipientes com gás são conectados ao mesmo tempo.

O projeto da rampa fornece as funções necessárias para a operação confiável dos equipamentos de gás. Neste material contaremos o que é uma rampa cilíndrica e como, se necessário, você mesmo pode fazê-la.

O que é uma rampa de cilindro de gás?

A ligação direta de uma botija de gás à mesma caldeira de água quente é frequentemente acompanhada de desvantagens, que podem ser expressas, por exemplo, na forma de quedas de pressão. Tais condições afetam negativamente o funcionamento do queimador de gás. Como resultado, observa-se um funcionamento instável da caldeira, interrupções no fornecimento de água quente, etc.

É para estabilização da pressão que se recomenda principalmente a utilização de uma rampa para cilindros de gás, o que você mesmo pode fazer.

Trem de gás para propano
A rampa proporciona maior comodidade aos usuários de equipamentos movidos a gás. Com esse armazenamento de recipientes de propano, é mais racional e seguro operar, por exemplo, caldeiras a gás

Porém, em geral, o dispositivo oferece ao usuário uma série de vantagens operacionais:

  • segurança operacional em caso de possíveis vazamentos;
  • fornecer equipamentos com pressão operacional estável;
  • livrar os cilindros de gás do efeito “congelante”;
  • a capacidade de reduzir significativamente a frequência de chamadas para o serviço de abastecimento de gás.

O diagrama tecnológico de um trem de gás pode prever a instalação de um coletor para conectar um pequeno número de embarcações e a utilização de mais de uma dezena de cilindros.

Rampa para cilindros
Projeto para instalação de um grande número de cilindros. Normalmente, essas estruturas são uma prioridade para as empresas industriais, onde o consumo de gás é significativamente maior do que o doméstico.

Para uso doméstico, os trens de gás são geralmente feitos para dois ou quatro cilindros.

Diagrama de projeto e montagem de um trem de gás

O projeto do coletor é uma tubulação regular, equipada com uma válvula de corte de gás, equipada com elementos adicionais:

  • acessórios de distribuição de gás;
  • dispositivos de controle de pressão;
  • filtro de fluxo de gás;
  • tubulações de descarga (mangueiras de alta pressão).

As conexões de distribuição do fornecimento de gás são, via de regra, válvulas com acionamento eletromagnético, mas raramente são instaladas em circuitos domésticos. As válvulas acionadas eletricamente realizam a comutação de todas as linhas individuais que formam um grupo manifold, conectando ou desconectando cilindros individuais.

O grupo de dispositivos de controle e regulação de pressão consiste em dispositivos clássicos - manômetros e redutores de gás. O filtro também é usado como padrão - para sistemas de gás.

Rampa de desvio automático
Coletor de trem de gás em projeto de fábrica. Esses produtos podem ser adquiridos se desejar em lojas especializadas ou feitos o pedido no site oficial do fabricante. O que atrai é a possibilidade de encomendar um coletor de qualquer configuração

O diagrama de montagem de uma rampa clássica simples para cilindros de gás é construído da seguinte forma:

  1. Um coletor de distribuição é criado a partir de um tubo de metal.
  2. Um filtro é montado na entrada do coletor.
  3. Após o filtro, é instalado um redutor.
  4. Mais adiante no coletor, instalação de conexões para saída dos cilindros.

As estruturas industriais são geralmente complementadas com um dispositivo de monitoramento de vazamentos. Sua principal finalidade é rastrear e fechar/abrir válvulas solenóides.

Coletor industrial
Coletor para fins industriais, equipado com todos os dispositivos de automação necessários. Este equipamento permite automatizar totalmente o controle do fornecimento de gás e proteger a estrutura

Enquanto isso, rampas que fornecem gás para equipamentos com potência inferior a 1 kW podem ser construídas sem módulo de controle de vazamento. É este tipo de equipamento que é utilizado na maioria dos casos no setor doméstico.

Principais requisitos de instalação

As rampas podem ser instaladas em instalações separadas (térreas). Também é permitida e recomendada a instalação de trens de gás para 2 cilindros, 4 cilindros ou mais, utilizando para isso gabinetes metálicos.

Se estiver sendo instalado um sistema que envolva a conexão tecnológica de no máximo 40 cilindros, essas rampas podem ser colocadas dentro de extensões de instalações de produção ou utilidades.

A rampa de bypass, projetada para conectar e instalar no máximo 6 cilindros de gás, pode ser instalada diretamente no interior de instalações industriais e de utilidades no primeiro andar. Neste caso, o volume de gás por recipiente não deve ultrapassar 100 m33. Para o sector doméstico, as condições são um pouco diferentes.

Colocação de rampa
Um exemplo de colocação de um quadro dentro de uma caixa metálica.Essas estruturas de tipo fechado podem ser colocadas como uma extensão de edifícios e estruturas, mas sujeitas a remoção de áreas perigosas

Deve-se lembrar que rampas de gás para 2 cilindros ou mais podem ser colocadas fora dos limites das instalações domésticas, em locais protegidos de forma confiável de fontes de chama aberta, calor, inclusive radiação solar.

O local de instalação deve ser selecionado longe de porões e comunicações técnicas. A estrutura do trem de gás deve ser protegida de possíveis arrombamentos, impactos mecânicos, etc.

Fazendo uma rampa com suas próprias mãos

Não é difícil fazer uma estrutura para armazenamento e operação de cilindros de gás.

Para montá-lo você mesmo precisará de:

  1. Chapa de aço com 2-3 mm de espessura.
  2. Cantoneira de aço nº 45 ou tubo perfilado 40 x 25 mm.
  3. Tubo metálico para o coletor (o comprimento é selecionado de acordo com o número de cilindros).
  4. Pequena corrente metálica para fixação de cilindros.

Além desse suporte material, você precisará de habilidades de soldador, mecânico, ferramentas e equipamentos (máquina de solda). No entanto, os trabalhos de soldagem podem ser realizados sob encomenda.

Diagrama de rampa simples
Esquema de construção de rampa simples para três cilindros de gás: 1 – estrutura de suporte; 2 – coletor; 3 – válvula coletora; 4 – tubo de saída; 5 – caixa de velocidades; 6 – corrente metálica; 7 – cilindro de gás

Inicialmente, é necessário decidir a quantidade de botijões de gás que serão instalados na rampa. Por exemplo, 3 cilindros. Com base no tamanho do diâmetro dos cilindros, o tamanho inicial da largura da estrutura da rampa é obtido e aumentado em 150-200 mm. O tamanho da altura será determinado levando em consideração a altura dos cilindros de gás, mais 150-200 mm até o horizonte de instalação do coletor.

Com base nesses cálculos, uma estrutura de suporte é feita de uma cantoneira de aço ou tubo perfilado. A estrutura de suporte pode ser montada por soldagem ou pode ser utilizado um método mecânico de fixação dos cantos (tubos) com conexão aparafusada. A moldura montada tem o formato da letra “P”.

Em seguida, os suportes do coletor são colocados na travessa superior da moldura e a moldura é fixada na parede traseira dentro de uma caixa metálica pré-fabricada em chapa de aço.

Instalação do coletor do trem de gás

Agora é só fabricar o coletor, instalá-lo e adicionar todos os acessórios necessários. Um tubo de metal (d=32-50 mm) é medido ao longo de um comprimento igual ao comprimento do jumper da estrutura de suporte e os pontos para acessórios (3 peças) são marcados no corpo do tubo.

Coletor de trem de gás
Um exemplo de fabricação de um coletor de trem de gás. No tubo coletor, os canais de saída estão localizados a uma distância equidistante um do outro. A válvula de fim de curso deve ser instalada com a saída voltada para baixo.

Solde cuidadosamente as conexões no corpo do tubo e instale essas peças junto com as válvulas. Em uma extremidade do tubo é colocado um plugue e na outra há um encaixe para conectar a caixa de engrenagens. Após a conclusão deste trabalho, o coletor é colocado sobre os suportes previamente montados na parte superior do lintel da estrutura de suporte.

A instalação do coletor deve ser realizada levando em consideração o recuo acima do nível das válvulas do cilindro em 150-170 mm. O coletor deve ser alinhado com a maior precisão possível ao longo do horizonte e fixado com pinças nos suportes, colocando juntas em chapa de borracha técnica sob os aros das pinças.

Em seguida, você precisa instalar um redutor de gás equipado com filtro na extremidade aberta do coletor e adicionar uma válvula de corte.

Conjunto coletor de rampa
Um exemplo de coletor fabricado para cilindros de oxigênio.Tubos de compensação de cobre são usados ​​como linhas de saída. Os mesmos tubos são recomendados para uso em rampas para propano-butano

O próximo passo é fazer as camisas dos cilindros. Podem e preferencialmente ser feitos de um tubo de cobre para obter o efeito de compensação da expansão. Mas também é possível usar mangueiras de alta pressão.

As conexões são aparafusadas em uma extremidade às válvulas do manifold, e a outra extremidade do tubo será conectada ao válvulas de cilindro.

Montagem final e conexão

Para completar o processo de montagem de uma rampa para botijões de gás com as próprias mãos, é feita uma válvula de corrente nas cremalheiras da estrutura de suporte, a uma distância de 2/3 da altura dos botijões.

Para fazer isso, execute as seguintes ações:

  1. Pegue uma corrente de metal.
  2. Meça ao longo do comprimento do punho do cilindro.
  3. Corte e prenda a seção resultante da corrente com uma extremidade ao poste da estrutura.

A segunda extremidade da corrente metálica permanece livre. Ele será protegido com um dispositivo de travamento no segundo poste após os cilindros de gás serem carregados na rampa. Obviamente, não é necessário usar uma corrente de metal como retentor. Você pode usar outros fixadores adequados, mas sempre confiáveis.

Fixação de cilindros com corrente
Fixação de cilindros de gás com corrente metálica. Neste caso, cada embarcação individual é fixa. Enquanto isso, a corrente de metal pode muito bem ser substituída por outros fechos

Na última etapa da obra, uma tubulação de gás é conectada dos consumidores ao redutor do coletor. Tecnicamente, resta apenas carregar os cilindros de gás na rampa, conectá-los com tubos de saída (mangueiras) ao coletor e pronto - o dispositivo está pronto para um fornecimento estável de gás aos equipamentos domésticos.

Mas ainda restam alguns detalhes de instalação.É necessário equipar as portas do armário de aço onde está instalada a rampa. No futuro, quando o sistema estiver em uso, será necessário equipar as portas das gavetas com uma fechadura confiável e limitar o acesso das crianças.

O procedimento para colocar a estrutura em operação

Antes de iniciar o sistema, recomenda-se purgar a linha de gás desde o ponto consumidor até o ponto de sua conexão ao redutor do coletor. Após a purga, a linha é conectada à conexão de entrada da caixa de engrenagens.

Em seguida, execute as seguintes etapas sequencialmente:

  1. 3 cilindros de propano são carregados na rampa.
  2. Prenda os cilindros com uma corrente de segurança.
  3. Anexe tubos de compensação às válvulas dos cilindros.
  4. Abra as válvulas do coletor e dos cilindros.
  5. Verifique o aperto de todas as conexões.
  6. O valor de pressão operacional necessário é definido usando o regulador redutor.

Quando chegar a hora de substituir os cilindros de gás vazios por recipientes cheios, basta fechar as válvulas dos recipientes e do manifold para fazer a substituição com rapidez e segurança.

Recomenda-se verificar periodicamente se há vazamentos no sistema. Este trabalho deve ser feito pelo menos uma vez por trimestre. Na verdade, esse cronograma de manutenção é prescrito pelas normas e requisitos aplicados no setor de gás.

Rampa de oxigênio pronta
Um dispositivo caseiro para agrupar cilindros de gás - uma rampa. É verdade que este projeto específico se destina ao carregamento com cilindros de oxigênio. Mas o significado da sua ação não muda.

Deve ser lembrado: estruturas como rampas de gás só podem ser atendidas por pessoas que tenham passado no mínimo técnico adequado. Dispositivos deste tipo devem ser mantidos limpos.

É expressamente proibido armazenar óleos e líquidos técnicos, componentes inflamáveis ​​próximo à rampa. Naturalmente, fumar ou trabalhar com fogo numa rampa de operação é inaceitável.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como os cilindros de gás são combinados usando uma rampa:

Projetos para carregamento, armazenamento e operação de vários navios ao mesmo tempo são feitos não apenas para propano-butano, mas também para acetileno, oxigênio, dióxido de carbono e outros. É verdade que o gás natural continua a ser o principal produto de consumo da esfera nacional. Os trens de gás são geralmente feitos para esse tipo de produto.

Qualquer que seja a finalidade do projeto, ele altera fundamentalmente as condições de operação do equipamento – tornando-os mais convenientes para os usuários e mais seguros para outros.

Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Ou talvez haja informações valiosas que você possa compartilhar com nossos leitores? Deixe comentários, faça perguntas e compartilhe sua experiência no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Nikolai Sergeevich

    Li com interesse, concordo com tudo, direi mais: durante a União Soviética, quando havia grandes problemas com a gaseificação de casas particulares, meu pai fez algo parecido. É claro que eles eram mais simples e de design mais primitivo, mas esses dispositivos realmente funcionavam. Mas agora, por exemplo, nossos cilindros estão cheios de gás, de qualidade francamente nojenta, com muitas impurezas. Vale a pena se preocupar com a fabricação? Será que vai puxar? E outra pergunta. Nossos invernos são bastante frios; se esta unidade for colocada ao ar livre, a que temperatura mínima podem começar os problemas?

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      A temperatura mínima na qual a unidade irá operar depende da mistura que é bombeada para os cilindros - inverno ou verão. Há mais propano na mistura de inverno e funcionará até 30 graus se o cilindro estiver em uma caixa fechada. Com uma mistura de verão que contenha mais butano, os problemas surgirão muito mais cedo.

      • Ivan Ivanovich

        Boa tarde. Gostaria de saber, mas não encontrei a resposta em lugar nenhum.

        Diga-me, por favor, dois cilindros estão conectados, trabalhando em pares simultaneamente através de um T para a caldeira de aquecimento. Pergunta: o gás pode ser transferido de um cilindro para outro ou existe válvula de retenção no redutor? Por exemplo, se você conectar um cilindro vazio e um cheio, o gás em ambos os cilindros será igual? Ou não?

        • depende de onde a caixa de velocidades está instalada.
          Se cada cilindro tiver seu próprio redutor, o transbordamento de gás entre os cilindros não pode ocorrer de forma alguma, pois após o redutor o gás já está no estado gasoso.
          E se o redutor estiver depois do tee, é possível equalizar o nível de gás liquefeito nos cilindros. Mas, muito provavelmente, isso não acontecerá se os cilindros forem instalados verticalmente e no mesmo nível.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá, a temperatura mínima de operação para gás à base de propano no inverno é de 44 graus Celsius negativos, para gás à base de butano no verão é de 0,5-3 graus negativos, dependendo da concentração.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica