Características dos botijões de gás típicos de 50 litros: design, dimensões e peso do botijão

Concorde que todo residente de verão ou morador de uma casa de campo já encontrou pelo menos uma vez quedas de energia.E quando não há eletricidade e não há gasoduto principal, é impossível cozinhar alimentos e aquecer um edifício residencial.

Portanto, em regiões e vilas onde não há gasoduto ou quedas frequentes de energia, os botijões de gás são considerados uma verdadeira salvação.

Para quem costuma usar botijões de gás, é importante quantos metros cúbicos de gás tem um botijão de 50 litros, pois essa característica permite calcular o tempo e a quantidade de trabalho que pode ser feito com um botijão. Analisamos os regulamentos que regem o projeto e as regras para o enchimento de cilindros de gás padrão de 50 litros. Portanto, após ler as informações abaixo, você decidirá se utilizará ou não uma embarcação com um volume tão impressionante.

Projeto de cilindro de gás de aço

Para transporte e armazenamento de hidrocarbonetos leves como propano, propano-butano ou butano, podem ser utilizados cilindros compostos, com capacidade de até 47 litros.

No entanto, recipientes mais espaçosos, de 50 litros, para hidrocarbonetos liquefeitos, são feitos de aço. Para armazenar outros gases liquefeitos ou comprimidos, são utilizados apenas tanques de aço de diversas capacidades.

EM GOST 15860 Os tipos, características e tamanhos permitidos de cilindros de gás para hidrocarbonetos são descritos detalhadamente. EM GOST 949-73 são indicados os parâmetros dos tanques de gás adequados para operação, com pressão interna de até 19,6 MPa.

Projeto de cilindro de gás
A espessura da parede é ditada pelos padrões GOST que regulamentam o projeto dos cilindros.Os blanks para cilindros de aço de 50 litros são tubos sem costura feitos de aços: 45, 34CrMo4, 30ХМА e 30ХГСА

Ambos os GOSTs indicam que para transporte e armazenamento seguro de gases, cada embarcação deve ter os seguintes elementos estruturais:

  1. Sapato de apoio.
  2. Corpo constituído por uma concha, fundo inferior e superior e um anel de apoio.
  3. Placa informativa.
  4. Pescoço.
  5. Válvula ou torneira.

São permitidas modificações que incluem gola, alça/alças e boné.

Além das normas básicas para a fabricação de cilindros de gás, existem normas adicionais que os fabricantes devem cumprir.

A documentação de apoio inclui regras de segurança: PB 03-576-03 “Regras para projeto e uso seguro de vasos de pressão”. Descrevem detalhadamente os requisitos para válvulas e outros mecanismos auxiliares.

Dimensões e peso de recipientes de 50 litros

Para determinar quanto pesa um cilindro de gás vazio de 50 litros, você precisa saber a espessura da parede e as dimensões do tanque.

Como a produção de botijões de gás só é possível obedecendo a determinadas normas, eles já contêm todas as características necessárias. De acordo com GOST 15860, a espessura do metal para um cilindro de gás de 50 litros destinado ao armazenamento de hidrocarbonetos leves é de 3 mm.

O diâmetro padrão de um cilindro de 50 litros no qual é transportado propano ou butano é de 299 mm. E a altura do seu corpo pode variar de 840 a 1.015 mm.

Cilindros em caixa de aço
Os cilindros de cinquenta litros mais populares para gases de carbono medindo 299x960 mm. Os vasos para transporte de gases armazenados sob maior pressão possuem outras características refletidas no GOST 949-73

As normas para fabricação de cilindros de gás indicam que a espessura do aço pode ser de 2,5 mm. Neste caso, o fabricante deve reduzir o diâmetro do vaso para 292 mm e aumentar sua altura. A altura mínima neste caso começa em 876 mm.

Assim, o diâmetro de um cilindro padrão de 50 litros é 29,9 cm e a altura é 93 cm. Ao mesmo tempo, a massa de um cilindro vazio e vazio, levando em consideração válvula de corte típica igual a 22kg. No enchimento correto do cilindro com a quantidade necessária de gás, o peso será fixado em 43,2.

Capacidade do cilindro de gás

De acordo com as regras de funcionamento, uma botija de gás de 50 litros pode ser abastecida com 42,5 litros de gás liquefeito. Este volume de conteúdo para um botijão de gás de 50 litros é estabelecido por documentação normativa, que estabelece que por questões de segurança o vasilhame não pode ser preenchido mais que 85%.

Além disso, o conteúdo do recipiente não deve ser totalmente consumido.

Conteúdo do tanque
Na prática, os recarregadores de botijões tentam não correr riscos e muitas vezes enchem o recipiente apenas 75%. Portanto, após adquirir um botijão recarregado, o veranista ou soldador tem à sua disposição 37,5 litros, o que equivale a 18-19 kg

Vamos tentar calcular quantos metros cúbicos de gás estarão contidos em um cilindro de 50 litros. Sabe-se que em condições normais, 1 kg de GLP produz 0,526 metros cúbicos de propano ou 0,392 metros cúbicos de butano. Neste caso, a percentagem da mistura de gases é 60:40 (60% propano e 40% butano).

Vamos calcular o volume da mistura propano-butano, desde que o cilindro contenha 21,2 kg de gás:

21,2 kg • (0,526 • 0,6 + 0,392 •0,4) = 10,01m3

Isso significa que um cilindro de 50 litros contém aproximadamente 10,01 metros cúbicos de gás.

Quanto tempo dura um cilindro de gás?

Para determinar quanto tempo durará um cilindro de propano cheio de 50 litros, você precisará calcular quanto gás um determinado dispositivo consumirá.

Por exemplo, o seu fogão de 4 bocas tem um consumo de gás de 0,45 kg/hora (esta informação pode ser encontrada na documentação técnica do aparelho). Em seguida, divida a quantidade de gás no cilindro pela vazão: 21,5/0,45= 47,7. Isso significa que se você ligar todos os 4 queimadores, o cilindro durará cerca de 47 horas.

É claro que todos os quatro queimadores não funcionarão o tempo todo, o que significa que o cilindro durará mais tempo.

Se pretende utilizar gás de botija para aquecimento, o seu consumo pode ser calculado da mesma forma que para os fogões a gás. Por exemplo, vamos calcular quantos dias durará uma botija cheia de 50 litros para aquecer uma casa particular, se soubermos que o consumo máximo de gás de uma caldeira a gás é de 1,5 kg/hora.

Antes de fazer os cálculos, vale considerar que as caldeiras funcionam em média 10 horas. Mas, se a caldeira também for utilizada para aquecimento de água quente, o consumo de gás aumenta quase 20%.

Trem a gás
Ao projetar um fornecimento de gás autônomo com conexão simultânea de vários cilindros, será necessário um trem de gás. Com ele você pode conectar até 12 cilindros ao redutor

Divida a massa de gás no cilindro (21,5 kg) pelo seu consumo (1,5 kg/hora) e obtenha 14,3 horas. Considerando que uma caldeira a gás não funciona 24 horas por dia, uma botija de GPL pode durar no máximo 2 a 3 dias.

Além disso, não devemos esquecer que o consumo de combustível também depende do grau isolamento da sua casa de campo e temperatura externa média diária.Assim, quanto menos isolada for a casa e quanto mais baixa for a temperatura ambiente, mais combustível a caldeira necessitará de queimar para que a divisão aqueça até uma temperatura confortável.

Os cálculos feitos indicam que uma botija de 50 litros não é suficiente para uma vida confortável numa casa de campo, principalmente se tanto a caldeira como o fogão consomem gás. Portanto, muitos proprietários de chalés particulares projetam um sistema de abastecimento de gás baseado em 3 a 4 botijões de gás de 50 litros de uma só vez, o que exige o cumprimento de condições especiais para seu funcionamento e armazenamento.

Que carga o contêiner pode suportar?

Os cilindros padrão podem suportar pressões de até 19,6 MPa. Neste caso, a espessura da parede pode atingir até 8,9 mm. No entanto, nem um único dispositivo de distribuição ou consumo de gás pode suportar uma pressão tão poderosa.

A pressão padrão em um recipiente de 50 litros é sempre 1,6 MPa. Este indicador de pressão é ideal para o funcionamento de todos os eletrodomésticos. caixas de velocidades, aos quais estão ligados fogões, aquecedores, fornos e caldeiras.

Cilindros no local
Se seguir regras simples de operação, que incluem armazenamento vertical, instalação de vasos em caixa de ferro no lado norte, bem como distância de poços, janelas, portas e presença de caixas de câmbio, os cilindros de gás não representam nenhum perigo para outros

Os fabricantes de contêineres padrão focam na pressão de 2,5 MPa, pois o vaso deve suportá-la durante a inspeção, uma vez a cada cinco anos. Se as costuras não resistirem, o frasco é imediatamente descartado.

A unidade de travamento também deve suportar uma pressão de 2,5 MPa. Embora seu dispositivo permita controlar a pressão de até 19,6 unidades.Os cilindros são submetidos a este teste em casos excepcionais, geralmente são preenchidos com gás com pressão de 1,6 MPa.

Cor do cilindro de gás

A norma PB 03-576-03 estabelece que a superfície externa das embarcações destinadas ao transporte de gases deve ser pintada na cor adequada. Depende do tipo de gás que será abastecido.

Cilindros vermelhos são fornecidos para butano e outros gases inflamáveis. Além disso, para alguns gases é fornecida não apenas uma cor, mas também uma faixa colorida correspondente.

Recipientes de gás coloridos
As inscrições e listras são aplicadas com tintas duráveis ​​​​e se forem apagadas durante o uso, a reaplicação ocorre em postos de abastecimento ou pontos de teste. É por isso que os cilindros de gás sempre revelam o seu conteúdo.

Além disso, as normas estabelecem uma inscrição identificativa que deve ser aplicada na embarcação. A palavra “Butano” deve ser impressa no cilindro de butano e “Propano” no cilindro de propano. A cor do texto da inscrição em uma embarcação com gás hidrocarboneto é branca. Leia mais sobre os tipos de cilindros de gás Avançar.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como fazer uma caixa para guardar botijões de gás a partir de sucata em uma casa de campo:

É assim que os cilindros de propano de 50 litros são abastecidos nos postos de gasolina:

Sujeita a medidas de segurança simples mas obrigatórias, uma botija de gás na construção, na metalurgia, numa casa privada ou numa casa de campo tornar-se-á o que há de mais útil e indispensável.

Quem decidir utilizar um sistema individual de abastecimento de gás terá que resolver muitos problemas no início do projeto: quais tamanhos de cilindros de gás serão ideais - 27 ou 50 litros, quantos recipientes serão necessários para o funcionamento constante do sistema , bem como onde e como armazená-los.E, se você calcular os parâmetros de entrada corretamente, o resultado será a unidade doméstica mais perfeita e ininterrupta.

Se você já usou recipientes de gás de 50 litros, compartilhe: eles são convenientes para transporte e uso em sua casa de verão? Para adicionar comentários, utilize o formulário abaixo. Faça perguntas a especialistas, compartilhe sua experiência e fotos atuais.

Comentários dos visitantes
  1. Obrigado por este artigo informativo e interessante.

    Consegui extrair algo útil para mim! Meu irmão e eu instalamos uma caldeira na dacha e conectamos o cilindro. Faremos um segundo em breve, porque... um é inconveniente de usar.

    Pergunta: é possível colocar o cilindro no mesmo ambiente (ou adjacente) onde está funcionando a caldeira? Por enquanto, fizemos isso por nossa própria conta e risco... por favor, diga-me, ficarei grato pela sua resposta.

    • Maria Govorukhina

      Olá. A resposta à sua pergunta não é tão simples.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica