Ligação de uma caldeira a gás de circuito duplo a um sistema de aquecimento: requisitos e normas + etapas de instalação
O equipamento a gás do tipo caldeira + esquentador é uma solução adequada para proprietários de apartamentos e moradias particulares: fornece aquecimento, água quente disponível e é económico. E conectar uma caldeira a gás de circuito duplo ao sistema de aquecimento não é tão complicado quanto parece. Mas antes de embarcar na implementação de tal projeto, seria uma boa ideia se familiarizar com a teoria, não concorda?
Nesta publicação falaremos sobre as características do processo de conexão: quais requisitos das organizações de serviços precisam ser levados em consideração e quais nuances técnicas da instalação de modelos de parede e piso devem receber atenção especial. Complementaremos o material apresentado com fotos e vídeos visuais, que o ajudarão a concluir todo o trabalho o mais rápido possível e sem erros.
O conteúdo do artigo:
Regras de instalação de equipamentos
A instalação e ligação da caldeira ao sistema devem começar após a fase de projeto, quando estiver preparado um local na casa para a unidade. Se você instalá-lo em desacordo com os requisitos, os especialistas da distribuidora de gás não conectarão o equipamento à rede de gás.
Requisitos gerais na fase de projeto
As normas básicas para instalação de equipamentos a gás são prescritas em SNiP 42-01-2002. Informações de apoio também estão contidas no já inválido, mas útil SNiP 2.04.08-87.
Normalmente todas as regras são levadas em consideração pelo engenheiro de projeto, mas também é útil conhecê-las por si mesmo. A sala da caldeira pode ser uma cozinha se a potência do aparelho for até 60 kW. Uma câmara de combustão separada ou anexada é relevante para unidades com potência de até 150 kW.
Os requisitos das instalações são os seguintes:
- A altura mínima da sala é de 2 m, o volume é de 7,5 m3. Se houver dois ou mais aparelhos a gás, os parâmetros mudam para 2,5 m e 13,5 m3 respectivamente.
- Não adequado para instalação: caves, varandas, casas de banho, corredores, divisões sem janelas.
- As paredes da sala devem ser revestidas com materiais não inflamáveis ou protegidas com painéis especiais.
- Iluminação: a 10 m3 os quartos têm pelo menos 0,3 m2 janela. Em caso de explosão de gás, as janelas são uma estrutura facilmente removível, o que aumenta segurança da operação do equipamento.
- É necessário ter aterramento e tubulação de água fria.
- A secção transversal da chaminé corresponde à potência do equipamento instalado.
- O espaço deixado ao redor do aparelho é: na frente - de 1,25 m, nas laterais (caso seja necessária manutenção) - de 0,7 m.
- A distância da chaminé vertical à unidade é mantida - não mais que 3 m.
A ventilação também deve ser fornecida. Natural é calculado à taxa de 3 volumes de ambiente por hora. Na organização de um sistema de alimentação de ar, a este valor é adicionado ar de combustão (o parâmetro está indicado no passaporte da caldeira).
Os requisitos não se aplicam apenas às instalações. A distância do anexo às estruturas mais próximas também é regulamentada.Esta informação é indicada pelo fabricante nas instruções do equipamento.
Os modelos de caldeiras de piso são instalados em bases incombustíveis. Se a superfície for de madeira, é necessário um suporte de metal.
Recomenda-se colocar o dispositivo o mais próximo possível da tubulação de gás. O uso de mangueiras especiais é aceitável, mas não devem ser muito longas. Estão disponíveis à venda mangueiras de fole de até 5 m, cuja instalação é permitida, mas de acordo com as normas europeias o comprimento é limitado a dois metros.
Processo de preparação de documentação
Após uma familiarização geral sobre como conectar tecnicamente corretamente caldeiras a gás de circuito duplo, você pode começar a preparar a documentação. Primeira etapa - obtenção de especificações técnicas. É necessário entrar em contato com o serviço regional de gás com extrato indicando o volume esperado de consumo de combustível azul por hora.
As especificações técnicas são emitidas em 1 a 2 semanas. O documento é uma licença para conectar a habitação à rede de gás.
A segunda etapa - de acordo com as especificações técnicas, é desenvolvida projeto de instalação de equipamentos. Terceiro - declaração documentação preparada por engenheiros da empresa de distribuição de gás.
O passaporte técnico da caldeira, as instruções de operação, os certificados e a perícia sobre a conformidade do dispositivo com todas as normas são submetidos ao órgão regulador.A documentação necessária é fornecida pelo fabricante da caldeira de circuito duplo.
A coordenação da documentação pode acontecer em uma semana ou durar até 3 meses, tudo depende da complexidade do projeto. Em caso de recusa, a fiscalização é obrigada a fornecer uma lista de edições para eliminar as deficiências. Se todos os requisitos forem atendidos, os selos serão afixados e você poderá começar a conectar o equipamento.
Características do modelo montado na parede
Primeiramente é necessário fazer as ligações ao sistema de aquecimento, abastecimento de água e rede elétrica, caso o aparelho possua elementos de controle e regulação. A ligação à rede de gás é efectuada por funcionário do serviço competente ou por empresa licenciada. O dono da casa só precisa compre um medidor e filtro de gás.
Quais produtos e materiais serão necessários durante o processo de trabalho:
- 3 válvulas esfera com tamanhos americanos 1/2″ e 4 do mesmo tamanho 3/4″;
- 2 coletores de lama (mecânicos ou autolavantes) - instalados na alimentação de água fria e retorno da tubulação de aquecimento;
- filtro de gás;
- tanque de expansão (se seu volume não for suficiente para uma grande rede de dutos, também será necessário um tanque de membrana);
- acessórios para tubulações - cotovelos, tês;
- cabo de três núcleos (marca VVG, seção transversal 2,5 mm2);
- interruptor bipolar automático 20 A.
Esta lista é adequada para geradores de calor de design simples com câmara de combustão aberta.Modelos caros são equipados com tanque de expansão e filtro de gás.
Se a pressão da água for inferior a 1 atm, vale a pena instalar estação de aumento de pressão. É inútil se a pressão da água for constante entre 2-3 atm.
A seguir penduramos a caldeira na parede, determinando a altura ideal. Você não deve pendurá-lo no teto - a facilidade de uso é importante. A distância mínima do teto ao tubo de saída é de 15 cm, do chão - 80 cm, da parede - 20 cm.
Para montar o dispositivo serão necessários dois suportes especiais, que são fornecidos no kit. Eles são fixados na parede com buchas e parafusos de plástico. Para ajustá-los corretamente, recomenda-se a utilização de nível e fio de prumo.
Etapa #1 - ligação ao sistema de aquecimento
Todos Válvulas de esfera para desligar a tubulação, eles são instalados mais para manutenção do sistema do que para levar em consideração seu possível corte e desmontagem durante a operação. O equipamento de aquecimento é confiável. Exemplo: uma válvula de corte no retorno do aquecimento foi projetada para limpar o filtro sem drenar o líquido refrigerante.
Recomendações para conexão:
- Torneiras de meia polegada são instaladas nas conexões de água e abastecimento de gás. E os DN20 são montados em tubos com refrigerante.
- As conexões devem ser aparafusadas com os tubos voltados para baixo.
- Os filtros são fixados horizontalmente, com as “bicas” voltadas para o chão. Nesta posição é conveniente limpá-los.
- O tanque de expansão externo é conectado à linha de retorno por meio de acessórios adicionais.
- O tubo de drenagem é instalado no ponto mais baixo do sistema.
Se você planeja preencher o sistema como refrigerante anticongelante não congelante; por segurança, válvulas adicionais para alimentação e retorno devem ser adicionadas ao circuito. Isto permite desmontar a caldeira sem drenar o anticongelante.
Etapa #2 - conexão da caldeira à rede elétrica
Geralmente não há dificuldades com o fornecimento de eletricidade - basta conectar o dispositivo a uma tomada. Mas também existem regras e requisitos de segurança.
O principal requisito ao conectar o dispositivo à rede é aterramento e a presença de um disjuntor. Este último está localizado de forma que em caso de emergência não entre água.
Requisitos primários:
- Você precisa de um fio conectado ao circuito de aterramento. Se esse cabo não estiver incluído no kit, o condutor será conectado ao próprio corpo do dispositivo.
- É proibida a utilização de tubos de aço do sistema de abastecimento de água quente como condutores de aterramento.
- O cabo é colocado em uma “corrugação” protetora.
Ao conectar caldeiras turboalimentadas de fabricantes europeus é importante não confundir fase com zero. Caso contrário, a unidade eletrónica não iniciará o sistema.
Etapa #3 - conectando a unidade à chaminé
Em 95% das casas modernas são instaladas caldeiras de parede com câmaras de combustão fechadas e chaminé coaxial. É descarregado horizontalmente através da parede com uma inclinação de 3-5% em direção à rua para permitir a saída da condensação.
Para uma unidade montada no piso de alta potência, apenas um design vertical é adequado, capaz de lidar com um grande volume de produtos de combustão. Deve ter o mínimo de voltas possível e sobressair dos limites do telhado a uma distância de 0,5 m.
Instalação de um dispositivo de chão
Se um gerador de calor de circuito duplo necessitar de alimentação, ele será conectado da mesma forma que um “colega” montado na parede. O dispositivo independente de energia possui uma bobina embutida de cobre ou aço inoxidável para aquecimento de água. Além do queimador, automação e trocador de calor, nada é fornecido com este equipamento.
Para instalar uma unidade não volátil, você precisará de um conjunto da lista anterior mais os seguintes elementos do sistema:
- grupo de segurança, cuja válvula de segurança é projetada para a pressão de funcionamento da caldeira (dados constam do passaporte);
- tanque de expansão com volume de 10% da quantidade total de refrigerante;
- Bomba de circulação.
Um grupo de segurança é sempre instalado no tubo de alimentação próximo ao dispositivo de aquecimento para proteger a parte mais cara do sistema contra destruição durante um aumento repentino de pressão.
Se o dispositivo de piso estiver conectado a um sistema de gravidade, apenas um tanque de expansão aberto com transbordamento será instalado. A bomba e o grupo de segurança estão excluídos do diagrama.
Nesta situação, são necessários tubos com diâmetro igual ou superior a 40 mm, que são colocados com uma inclinação de 5 mm por cada metro linear da linha principal. O gerador de calor permanece no ponto mais baixo, o tanque no mais alto.
A maioria dos sistemas modernos inclui Bomba de circulação, que é eficaz, mas depende da eletricidade. Quando as luzes são apagadas, o aquecimento e o aquecimento da água são desligados. É aconselhável organizar um método alternativo de circulação natural em caso de força maior.
Opções de esquemas com caldeira
Quando a potência padrão do aparelho de 9 a 13 litros não é suficiente para atender às necessidades dos moradores (exemplo: há banheira no banheiro), o sistema é complementado com uma caldeira. Se selecionado caldeira de aquecimento indireto, então é impossível simular o fluxo com uma bomba de circulação adicional, que é ligada e desligada por um sinal do termostato.
Um circuito incorreto leva a um problema na forma de aquecimento prolongado da caldeira. Durante este período (até 2 horas), a casa não é aquecida e os quartos arrefecem. Além disso, a vida útil da caldeira é reduzida devido ao efeito de “clocking” e à entrada de água quente no segundo circuito em vez de fria. As bactérias se multiplicam na própria caldeira.
Neste esquema, o aquecimento entre os circuitos é fornecido por uma válvula de três vias.A caldeira carrega em 20-25 minutos. Os plugues não afetam a vida útil do gerador de calor.
Opções mais práticas são a instalação de uma caldeira de aquecimento camada por camada (existem modelos para sistemas de circuito duplo) ou de um acumulador elétrico. O primeiro não possui trocador de calor, o que reduz o custo do sistema. O segundo melhora significativamente o conforto do uso de água quente.
No caso de caldeira elétrica, recomenda-se a instalação adicional de tanque de expansão. E se a pressão no sistema for superior a 6-8 bar, você precisará de uma válvula limitadora de pressão para reduzi-la.
Recomendações adicionais de instalação
Categoricamente é impossível reduzir o diâmetro da seção interna dos tubos conectados. O valor ideal para uma caldeira até 28 kW é de pelo menos 20 mm para aquecimento e pelo menos 15 mm para abastecimento de água.
Se a caldeira não estiver incluída no circuito, é mais sensato instalar o aparelho mais próximo da torneira de água quente, muito utilizada.
Em caso de conexão pisos aquecidos, o sistema é complementado por um ramal separado com coletor e bomba de circulação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O princípio de funcionamento de uma caldeira de circuito duplo. Vantagens e limitações do modelo.
Análise do diagrama de ligação de um gerador de calor de circuito duplo com recomendações sobre as nuances da instalação.
A ligação de uma caldeira ao sistema é consequência de uma instalação inadequada.
Após a recolha e preparação da documentação, é necessário ligar a caldeira de duplo circuito ao aquecimento, à electricidade e à chaminé. Os dispositivos são diferentes, mas os requisitos para sua instalação são os mesmos.As características de um modelo específico estão indicadas nas instruções de operação.
É mais sensato confiar o primeiro arranque da unidade a um especialista em serviços de gás. Ele testará o circuito duplo, verificará todos os blocos, definirá os modos e instruirá o proprietário sobre o funcionamento do equipamento.
Gostaria de partilhar a sua experiência na instalação e ligação de uma caldeira doméstica de duplo circuito? Conte-nos sobre as dificuldades que você encontrou durante o processo - deixe seus comentários no bloco abaixo do artigo.
Se você tiver dúvidas sobre as regras de conexão ou instalação, pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o formulário de feedback está localizado abaixo.
“...Primeiro é necessário fazer as ligações ao sistema de aquecimento, abastecimento de água e rede elétrica, caso o dispositivo possua elementos de controle e regulação.”
No caso de ligação de caldeira-coluna montada, qual é o ditado deste requisito? Existe algum tipo de SNiP onde está escrito que antes de conectar ao gás a coluna deve ser conectada ao circuito de aquecimento de água e à rede elétrica?
Boa tarde As regras e sequência de conexão de aparelhos a gás são regulamentadas pelo SNiP42-01-2002, introduzido para substituir o inativo SNiP 2.04.08-87. O documento estabelece que as ligações do gás só devem ser feitas após a instalação final do equipamento.
No seu caso a sequência será assim:
1) instalação de coluna-caldeira;
2) ligação ao sistema de abastecimento de água;
3) conexão ao sistema de alimentação;
4) ligação ao sistema de abastecimento de gás.
Olá.Você está falando de uma caldeira de circuito duplo? Como você imagina seu funcionamento sem fonte de alimentação (ventilador, piezo (se houver), bomba e, mais ainda, sem água? Não dá para fazer um simples teste). Onde está escrito... sim, pelo menos nos passaportes dos dispositivos.
Examinei centenas de fotos do arnês e não entendi nenhuma piada. Em metade das fotos (inclusive a sua), o filtro de entrada está na posição errada. Uma foto realmente me surpreendeu - há um filtro em cada tubo da caldeira e todos estão na mesma direção.