Construindo uma casa ecológica com as próprias mãos: princípios e diagramas tecnológicos
A habitação ecológica autónoma, totalmente equipada com sistemas de apoio eficazes, é capaz de se “manter”.E sem causar danos ao meio ambiente. Mas é perfeitamente possível construí-lo e equipá-lo com tecnologia inteligente.
Diremos como construir uma casa ecológica com as próprias mãos, utilizando materiais de construção exclusivamente naturais - argila, areia, palha, madeira. Para você coletamos, estudamos e apresentamos informações sobre as opções mais promissoras. Eles descreveram detalhadamente a tecnologia para a construção de moradias ecologicamente corretas.
As recomendações que fornecemos fornecerão assistência eficaz aos construtores iniciantes. Para facilitar a compreensão de um tema difícil, seleções de fotos, diagramas informativos e instruções em vídeo são anexados ao texto.
O conteúdo do artigo:
Construção de uma eco-casa: sonho ou realidade
O interesse pela construção de casas ecológicas cresce a cada dia - projetos que antes pareciam fantásticos estão ganhando vida e apresentando resultados surpreendentes. Alguns princípios de habitação ecológica são familiares para qualquer pessoa que tenha vivido ou passado férias numa aldeia.
Até hoje, fora da cidade, as casas são construídas com toras, madeira, tijolos - ou seja, materiais naturais que não contêm impurezas artificiais nocivas.
Aldeões avançados e residentes de verão há muito instalam fossas sépticas e estações biológicas - sistemas compactos e modernos de processamento de resíduos. As ameixas domésticas se decompõem naturalmente, depois o sedimento sólido é usado como fertilizante, e o líquido é purificado (até 98%) e colocado em uso secundário - para regar o jardim ou horta e manter o território.
Claro, com aquecedor tudo é diferente: como antes, a principal fonte de calor é uma caldeira elétrica (gás, gasolina, carvão) ou um fogão, que é aquecido à moda antiga com lenha. Em sistemas ecologicamente corretos, está excluída a utilização de combustíveis naturais (gás, carvão, lenha, derivados de petróleo).
Os seguintes são reconhecidos como fontes ideais de energia e calor:
- gerador de calor hidrodinâmico com cavitador;
- sistema movido a energia solar;
- geradores eólicos domésticos;
- plantas de biogás (para fazendas).
Operação sistemas de aquecimento inteligentes, a poupança de energia e a reciclagem de resíduos são combinadas e o resultado é uma manutenção totalmente autónoma da casa, sem qualquer poluição do ar ou do solo.
Acontece que, se desejar, você mesmo pode construir uma casa absolutamente “limpa”, especialmente porque há muitos exemplos - nos países da Escandinávia, Áustria, Alemanha, Dinamarca e Grã-Bretanha, centenas de projetos de habitação ecológica estão sendo desenvolvido, não apenas por amantes da natureza e representantes de grupos “verdes”, mas também por agências governamentais.
Princípios de projeto de casas ecológicas
Se você ainda se arriscar e decidir construir uma casa ecológica com suas próprias mãos, precisará começar com um projeto - planejamento detalhado de todas as etapas da construção do edifício e conexão dos sistemas de suporte de vida.
A primeira etapa é a escolha do canteiro de obras. O local mais favorável é uma área plana com uma fonte de água próxima, aberta à luz solar e ao vento. Se os ventos do norte sopram frequentemente na região, se possível, a parte norte da casa deve ser protegida (por exemplo, plantando árvores coníferas altas).
A segunda etapa é determinar as nuances da construção de uma casa ecológica. O isolamento térmico de uma casa desempenha um papel importante - quanto mais eficiente for o sistema de proteção natural, menos energia será gasta no aquecimento.
Para aumentar as propriedades de isolamento térmico, diversas técnicas são utilizadas, por exemplo:
- reforço da proteção térmica em zonas com “pontes frias”;
- construção de estrutura de parede multicamadas (até 4 camadas com vãos preenchidos com isolamento mineral, resíduos da indústria de celulose ou algodão);
- isolamento adicional da fundação e do porão.
Uma solução arquitetônica interessante para as regiões norte é a divisão do espaço em “inverno” e “verão”. Como vocês sabem, nossos ancestrais também tinham uma cabana de inverno (com fogão russo) e uma de verão, que não era aquecida.
Muita energia é gasta para manter as lâmpadas funcionando, então você deve maximizar a luz natural. Para isso, uma parede da sala principal pode ser de vidro, utilizando janelas de vidros triplos com caixilharia de madeira e vidro resistente a impactos.
A estanqueidade da casa será extrema, por isso vale a pena pensar na ventilação. Quanto mais qualidades úteis forem incorporadas durante a construção, menos energia será necessária para fornecer calor, luz e água potável à área residencial.
Segredos do planejamento: desenhos e diagramas
A visualização do projeto simplifica sua execução, e esboços, desenhos, diagramas indicando a localização exata, parâmetros e materiais específicos ajudam a “lançar” o processo de conclusão da tarefa.
Lembramos que a construção de uma casa (inclusive com prefixo eco) não pode ser iniciada sem autorização dos órgãos governamentais, que só dão luz verde após um estudo aprofundado do projeto. Recomendamos que a documentação “séria” seja elaborada em conjunto com os engenheiros de projeto para evitar burocracia prolongada.
O que precisa ser exibido nos diagramas para a construção de casas ecológicas? Qualquer coisa que cause a menor dificuldade - por exemplo, localização sistema de ventilação.
Economizando energia gerada painéis solares, implica também o equipamento de um conjunto complexo de vários sistemas, incluindo o abastecimento de água quente.
Aqui está outra opção de instalação de sistema solar com coletor de água. A desvantagem de tais sistemas é que a água aquecida só pode ser utilizada como refrigerante ou água sanitária. Além disso, somente imediatamente após o aquecimento.
Para quem deseja acumular energia solar e utilizá-la para carregar eletrodomésticos, é melhor construir um sistema solar a partir de painéis solares.
É irracional instalar geradores eólicos em regiões com plantações florestais ou outras proteções contra o vento, mas nas praias, reservatórios, nas estepes e montanhas justificam os custos de instalação.
Antes de construir uma casa de campo ou de aldeia com madeira ou troncos, é necessário considerar a disposição de uma camada isolante de calor.
Este é o tipo de casa que os cientistas do País de Gales criaram. Gasta menos energia do que produz. Uma “fábrica elétrica” em miniatura é um projeto padrão, o que significa que qualquer pessoa pode comprar uma casa. Diz-se que custa quase o mesmo que uma casa normal.
Esquemas prontos podem ser encontrados nos sites de empresas envolvidas na construção de casas ecológicas e edifícios com economia de energia passiva.
Vejamos agora dois projetos - a construção de ecocasas a partir de palha e lenha com adição de argila, que desempenha o papel de aglutinante.
Construção de uma eco-casa de palha e barro
Palha com excelente qualidades de economia de calor, tem sido usado há muito tempo em casas de camponeses - era usado para cobrir telhados, encher colchões e isolar ranhuras entre toras. Na região sul é possível encontrar cabanas feitas inteiramente de fardos de palha.
Conhecendo as propriedades do material e as características da tecnologia de montagem da moldura, você mesmo poderá construir uma “casa de palha”.
Prós e contras do fardo de palha
A primeira coisa que vale a pena notar é a disponibilidade do principal material de construção. É obtido a partir do cultivo e processamento de culturas agrícolas (leguminosas, grãos, cânhamo, linho, etc.).
Grãos, inflorescências e sementes vão para processamento posterior, e os caules com restos de folhas são secos e enviados para alimentação do gado. A palha também é indicada para fazer decoração rústica.
Com a crescente procura por matérias-primas amigas do ambiente, surgiu toda uma indústria para a produção de tijolos de adobe (um material de construção feito de palha prensada e argila) e de biocombustíveis.
Fardos de adobe e simplesmente de palha são ativamente utilizados para a construção de casas particulares, pois possuem as seguintes qualidades:
- possuem baixo grau de condutividade térmica;
- não acenda, apenas arde (estamos falando de gesso prensado);
- não contém inclusões químicas;
- tem um preço de orçamento.
As desvantagens são a higroscopicidade e a predisposição associada à rápida deterioração. Além disso, os fardos de palha são um local atraente para roedores, que também valorizam o respeito ao meio ambiente.
Para eliminar as deficiências, aumentam a densidade do material de construção para 300 kg/m³, reforçam os blocos e cobrem-nos com gesso com adição de cal apagada.
Regras para preparação de material
Para construir uma casa mais rápido, você pode comprar fardos de palha ou tijolos de adobe prontos. Ambas as opções são fáceis de preparar por conta própria, tendo preparado com antecedência uma quantidade suficiente de material. O período de aquisição ocorre no final do verão ou outono - época da colheita.
Somente durante este período os caules secos correspondem plenamente em suas características. A palha raramente sobrevive até a primavera sem alterações, pois se deteriora com a umidade e fica mofada.
Para armazenar o material, é necessária a construção de um grande celeiro com telhado forte e isolado, microclima seco e boa ventilação natural. Tapetes também feitos de palha (de preferência de centeio, pois é disso que os ratos não gostam) são usados como isolamento natural.
Construção de fundação e estrutura
Enquanto o material “amadurece”, a base pode ser preparada. Está equipado de acordo com o esquema habitual de uma casa de madeira. Os especialistas recomendam uma versão de cinto leve porque os fardos são leves.
Para a fundação, é cavada uma cova rasa, a cofragem é montada a partir de tábuas ao redor do perímetro e preenchida com uma mistura espessa de argila e areia. A propósito, às vezes é colocada palha na fundação da casa.
Até a argila endurecer, são fixados reforços metálicos nos cantos e ao longo das paredes para futuras cintas. Depois, quando a fundação estiver mais resistente, é montada uma moldura com vigas de madeira (15 cm x 15 cm). Em primeiro lugar, fixe os postes de canto e depois os suportes auxiliares das paredes. Elementos horizontais são adicionados aos elementos verticais - placas ou barras de seção transversal menor.
Amarração de fardo de palha
Os blocos são empilhados alternadamente, em filas, segundo o princípio da alvenaria. As costuras entre as linhas são calafetadas. Cada bloco é preso com uma haste de metal e cintas. Após o preenchimento de toda a moldura, são feitas telhas na diagonal com tábuas finas para dar mais estabilidade às paredes. A cobertura é instalada na extremidade, utilizando tecnologia convencional.
As costuras e lacunas resultantes são seladas com mistura de adobe. Se for necessária proteção contra roedores, as paredes em todo o perímetro são cobertas por uma malha metálica de malha fina. Às vezes, uma segunda camada de esteiras de palha mais finas é colocada para isolamento.
A parte externa da cabana de palha é rebocada com mistura de cal (2,5-3 cm de espessura) e decorada com tinta branca ou colorida. Ultramarino, âmbar, cobalto violeta, chumbo vermelho e óxido de cromo são usados como cores.
A última etapa é o acabamento interior, que envolve simultaneamente dotar o edifício e a zona adjacente com sistemas de suporte de vida.
Tecnologia para construir um edifício em madeira e barro
A lenha, que é vista por todos como um tipo de combustível tradicional mas obsoleto, pode ser utilizada de outra forma - como material para a construção de paredes.
Para a tecnologia de construção de edifícios a partir de toras na Rússia, surgiu um nome interessante - “argamassa de argila”, e na América, onde esse método de construção também é conhecido, é chamado Cordwood. Se uma casa de madeira estiver equipada com um sistema inteligente de economia de energia, ela poderá ser classificada com segurança como ecologicamente correta e não polui o meio ambiente.
Vantagens do método da panela de barro
Edifícios antigos com paredes feitas de blocos de madeira unidos com argamassa de argila foram encontrados em todo o mundo.Alguns deles têm várias centenas de anos, o que significa que a tecnologia se justifica, pelo menos em termos de resistência e estabilidade. Com espessuras de parede de 15 cm a 45 cm, as casas não só mantiveram a sua forma, mas também ainda funcionam.
Argila e pedaços de madeira não são apenas os principais, mas também os únicos materiais de alvenaria. Eles se complementam perfeitamente, criando um microclima agradável e confortável para morar na casa.
Pessoas que viveram em casas de alvenaria de madeira afirmam que são bastante quentes no inverno e incrivelmente frescas no calor do verão. As paredes absorvem o excesso de umidade e a mantêm dentro.
Outra vantagem do material natural é o seu baixo custo. Moradores de comunidades isoladas, que vivem longe das cidades e acostumados a economizar em tudo, usam de boa vontade a madeira para construir moradias, inclusive as de “barro”.
Características de construção de casas a partir de calços
O método de montagem de uma “pilha de lenha” de barro lembra a alvenaria comum, com a diferença de que as toras podem ter diferentes diâmetros e formatos. Seu comprimento é igual à largura da parede, portanto devem ser iguais.
Para a Rússia central, recomenda-se a utilização de toras de 50 a 60 cm de comprimento, para as regiões norte - até 80 cm.O longo comprimento é explicado pelo fato da condutividade térmica longitudinal da madeira ser 2 vezes maior que a transversal.
A solução de argila é preparada da seguinte forma:
- pegue argila e areia, misture com água;
- adicionar palha picada como elemento de reforço;
- traga até a consistência desejada;
- colocado sobre lenha como argamassa.
Para maior resistência, às vezes é usado cimento em vez de argila, adiciona-se cal e então a tecnologia se transforma em “concreto de choque”. É um pouco diferente do anterior. A mistura de cimento é espalhada apenas nas bordas das toras, e o meio é preenchido com isolamento - argamassa de adobe ou serragem misturada com cal.
Como camada de acabamento utiliza-se gesso, também feito com ingredientes naturais. Para suavizar a estrutura da solução de acabamento, adiciona-se à argila esterco - um anti-séptico natural.
A argamassa de argila endurece por pelo menos um mês e meio - durante todo o período as paredes devem ser mantidas secas. Para fazer isso, uma grande cobertura é erguida sobre o corpo do edifício. À medida que a argila seca, ela irá rachar, por isso é necessário cobrir regularmente as fissuras e monitorar a integridade da estrutura.
Recomendações para construtores iniciantes
Se decidir comprar uma casa de toras, comece a preparar a madeira cerca de um ano antes do início da construção. Deve ser seco por pelo menos 10 meses para que a estrutura não se deforme no futuro.
Para uma pequena casa de campo com área de 40 m², serão necessários cerca de 30 m³ de madeira. É preferível não levar toras redondas, que podem rachar ao longo das fibras durante o assentamento, mas sim lenha picada, sem casca. O comprimento dos espaços em branco é de 50 a 60 cm.
O mesmo comprimento de toras pode ser facilmente alcançado usando uma serra de bancada, mas algumas pessoas podem facilmente lidar com a tarefa colocando as toras em cavaletes normais. De um lado fazem ênfase, do outro, a uma certa distância, fazem uma marca - ao longo dela fazem um corte.
O procedimento para construir uma casa:
- instalação de fundação em faixa;
- montagem da moldura (não é necessária com princípio de assentamento circular);
- colocação passo a passo de “pilha de lenha” com aberturas para janelas e portas;
- pausa para maturação da argila (pelo menos 2 meses);
- construção de telhado;
- reboco e acabamento interior.
Ao construir paredes, você pode usar tecnologias tradicionais. Por exemplo, a madeira é usada para acabamento de cantos. Para garantir que a lenha fique uniforme, um grande escudo é colocado verticalmente de um lado - ele atua como um limitador. Para aumentar a estabilidade horizontal da estrutura, recomenda-se a colocação de arame farpado a cada 4 fiadas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeos temáticos ajudarão você a entender as nuances da construção de casas ecológicas.
Vídeo nº 1. Revisão de casas ecológicas:
Vídeo nº 2. Filme sobre a construção de uma casa de adobe em uma ecovila do norte:
Vídeo nº 3. Tecnologia de panela de barro faça você mesmo:
Como você pode ver, é perfeitamente possível construir sozinho uma casa usando uma das conhecidas ecotecnologias. Você pode começar não com um edifício residencial, mas com uma pequena despensa, cozinha de verão ou decoração campestre. Tente aplicar os princípios de construção de uma casa com eficiência energética - será um pequeno passo em direção ao futuro e uma experiência pessoal maravilhosa.
Gostaria de nos contar sobre outra forma original de construir e mobiliar uma casa ecológica? Você tem alguma dúvida ao ler as informações que fornecemos? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Na minha opinião, construir uma casa totalmente amiga do ambiente, com instalação de alimentação autónoma, escoamento de água, etc., é hoje um luxo para a maioria das pessoas. É necessário muito investimento financeiro na fase inicial para que uma casa seja verdadeiramente amiga do ambiente e não prejudicial ao ambiente. Talvez esses investimentos sejam recompensados, mas nem todos têm dinheiro suficiente para investi-los uma única vez em tal projeto.
Sim, uma casa ecológica é certamente um sonho. Mas se a reciclagem de resíduos e esgotos não é mais novidade, então quanto o aquecimento solar evita o frio do inverno a menos 20? Você escreve sobre países europeus onde o aquecimento ecológico é praticado, mas eles também têm o inverno europeu, ao contrário da Ucrânia. Você precisa pensar bem na ideia de uma casa ecológica antes da construção, estudar projetos já bem-sucedidos em sua área geográfica e depois começar.
Sim, tem razão, nas nossas latitudes a eficiência dos painéis solares diminui significativamente no inverno, mas isso não significa que este indicador seja zero. Os indicadores de eficiência mais baixos dos painéis solares são três meses do ano: novembro, dezembro, janeiro.
Proponho considerar um exemplo de operação de uma estação solar para uma casa de 5 kW. Estou anexando um diagrama mostrando a saída dos módulos e da estação.Como podem ver, o pico de eficiência ocorre entre maio e agosto, o que significa que durante estes quatro meses a central pode ser uma fonte autónoma de energia para a casa. Uma estação com maior potência poderá fornecer energia autônoma à casa durante o período de abril a outubro.
Meu marido e eu sempre sonhamos com uma casa ecológica e, finalmente, nosso sonho está lentamente começando a se tornar realidade. Sim, a construção com essas tecnologias não é barata, mas só se pagará ao longo da vida da nossa casa. Claro, foram instalados painéis solares - acho que esta é a primeira coisa que as pessoas pensam quando se trata da situação ambiental. Mas também cuidamos do aquecimento central - ecologia é ecologia, mas no inverno frio você quer viver aquecido)
E o que você quer dizer que os painéis solares são a única fonte de energia nesta eco-casa? Para ser honesto, não posso acreditar. Em geral, o conceito de uma casa totalmente ecológica parece-me irrealista nas condições russas.
Direi o seguinte: nada é impossível, mas tudo depende de um orçamento limitado. Construir a própria casa com materiais ecológicos não é problema, o artigo apresenta mais de uma opção de orçamento. O problema aqui é outro, nomeadamente, tornar a habitação completamente autónoma, caso contrário não será amiga do ambiente. A menos que a eletricidade venha de usinas solares e eólicas locais, o que é improvável.
É claro que no período de maio a outubro você pode conviver com painéis solares, mas no inverno eles mal dão para aquecer. Talvez a melhor opção seja organizar aquecimento geotérmico em casa - uma solução amiga do ambiente que não requer grandes quantidades de eletricidade. Com esta opção já é possível uma casa totalmente autónoma.
As casas ecológicas feitas de painéis TERMOMONOLIT são baratas para respirar, isolantes de calor e ruído, resistentes a terremotos, resistentes ao fogo e são mais baratas do que qualquer material adquirido no mercado + têm uma série de vantagens.
A massa dos edifícios excede o volume de qualquer material de construção. Preços de construção acessíveis, qualquer acabamento, respeito pelo ambiente e facilidade de construção, durabilidade em quaisquer condições.