Aquecedor elétrico instantâneo para torneira: dicas para escolher + review das melhores marcas

Para resolver rapidamente os problemas de abastecimento de água quente, foi criado um dispositivo técnico - um esquentador elétrico instantâneo para torneira. Este dispositivo, útil no dia a dia, difere de seus antecessores pelo custo acessível, tamanho compacto e facilidade de instalação.

A eficácia do dispositivo será apreciada se as suas características técnicas atenderem às necessidades do usuário e às condições de operação.

A viabilidade de usar uma torneira aquecida

Um aquecedor de água instantâneo para torneira é o aparelho elétrico mais compacto que fornece água quente. A viabilidade de utilização de um dispositivo compacto depende da intensidade e das condições de operação.

Para decidir se um miniaquecedor é adequado às suas necessidades, você deve comparar os prós e os contras.

As principais vantagens de um aquecedor de água compacto para torneiras:

  1. Compacidade. Este argumento torna-se decisivo para espaços pequenos. O aquecedor ocupa o espaço reservado à torneira para instalação na pia do banheiro, pia da cozinha ou bancada.
  2. Taxa de aquecimento. Dependendo da potência do modelo, o tempo para aquecer até uma temperatura confortável varia de 10 a 30 segundos.Não posso me orgulhar dessa qualidade aquecedores de água de armazenamento – a caldeira deve ser ligada previamente, pelo menos 30 minutos antes da utilização.
  3. Consistência de temperatura. Nos aquecedores tecnicamente avançados, o processo de aquecimento é monitorado por sensores elétricos que regulam o nível de incandescência do elemento de aquecimento.
  4. Estética. A diversidade da gama de modelos permite-lhe escolher uma torneira para aquecimento de água que se adapta a um estilo interior específico. Os fabricantes oferecem exemplares de diversas cores com efeito brilhante ou fosco, bicos inusitados e válvulas com geometria original.
  5. Fácil de instalar. A tecnologia é quase idêntica à instalação de uma torneira convencional. A diferença está na necessidade de alimentação e aterramento do aparelho.
  6. Alta eficiência. A torneira térmica funciona após o fato - ela só aquece durante o uso da batedeira. Em estado de “repouso” a eletricidade não é consumida.

A vantagem de um módulo de pequeno porte é o seu custo. O preço de uma torneira para aquecimento de água é inferior ao de uma torneira elétrica ou flor de gás, especialmente para uma caldeira de armazenamento.

Aquecedor de água instantâneo
A escolha entre um acumulador e uma torneira para aquecimento de água baseia-se na avaliação das necessidades: volume e temperatura necessários para o aquecimento da água, modo de utilização, disponibilidade de espaço livre, etc.

Porém, os fabricantes de dispositivos de fluxo afirmam que seus dispositivos são econômicos, concentrando-se no consumo de energia exclusivamente no uso de água. Enquanto a caldeira de armazenamento funciona no modo de manutenção da temperatura definida, a unidade entra em funcionamento a cada 20-30 minutos.

Consumo de energia da flor
A principal desvantagem do gerador de fluxo é sua alta intensidade energética. A potência média do elemento de aquecimento é de cerca de 2,5-4,5 kW.Se você usar seu aquecedor de água regularmente, suas contas de luz aumentarão significativamente.

Desvantagens adicionais de um aquecedor de água para torneira:

  1. Largura de banda limitada. O volume de água aquecida é de 4-6 l/min. Para efeito de comparação, a produtividade de um aquecedor de água a gás é aproximadamente 1,5-2 vezes maior.
  2. Alta carga de rede. A instalação de um duto em um prédio com fiação antiga requer um cabo separado. Independentemente do estado da rede elétrica, o gerador de fluxo deve ser conectado através de uma tomada reforçada conectada ao RCD.
  3. Manutenção de um ponto de captação de água. É impossível dividir o volume de água aquecida que entra em vários fluxos. Para organizar o abastecimento de água quente a vários pontos, é preferível adquirir um termoacumulador ou uma flor de parede.
  4. Dificuldade de reparo. Em caso de avaria, é problemático restaurar a funcionalidade de um módulo portátil - na rede de varejo, os kits de reparo para esses modelos são uma ordem de grandeza menor do que para um aquecedor elétrico montado na parede.

Pensando em uma compra Dreno do chuveiro ou para uma torneira de cozinha, deve-se notar que os aparelhos de baixa potência podem aumentar a temperatura da água em 25°. Este indicador é suficiente na estação quente. Com o início do frio, com uma diminuição significativa da temperatura da água da torneira, não é realista obter os desejados 35-40°C.

Dependência de pressão
Modificações da unidade de fluxo sem ajuste percebem a baixa pressão da água como sua completa ausência - o módulo de fluxo simplesmente não começa a funcionar

Apesar das desvantagens indicadas, é aconselhável instalar miniaquecedores nas seguintes situações:

  • instabilidade do abastecimento centralizado de água quente, quando as interrupções na rede são de curta duração - não mais que um mês;
  • o consumo sazonal de água é típico de casas de campo e chalés;
  • organização do abastecimento de água na cozinha de verão de um domicílio particular;
  • em salões de cabeleireiro, salões de beleza;
  • em cozinhas de edifícios com aquecimento individual a gás - não é rentável ligar a caldeira para lavar louça.

Em suma, a instalação de uma torneira aquecida justifica-se plenamente se o abastecimento de água quente não for necessário de forma constante e em volume limitado.

Características do dispositivo e operação do “flow-through”

O aquecedor de água em miniatura é semelhante em aparência a misturador normal, uma característica distintiva são as dimensões aumentadas. O invólucro resistente ao calor contém um elemento de aquecimento de água e diversos equipamentos responsáveis ​​​​pelo funcionamento seguro do bocal térmico.

Dispositivo aquecedor de água
Os principais componentes de funcionamento de uma torneira aquecida: um potente elemento de aquecimento, um cilindro selado com furos, um termostato, um relé de entrada de água, proteção contra água, uma alavanca de controle e uma bica. Alguns modelos são complementados por display eletrônico e indicadores de temperatura

No interior do módulo existe um mecanismo de cartucho para regulação do fluxo de água e um reservatório com potente aquecedor elétrico. É o pequeno volume interno do tanque e a alta potência do elemento de aquecimento que explica a capacidade do aquecedor de atingir a temperatura desejada em questão de segundos.

O princípio de funcionamento é extremamente simples. A água entra no cilindro de aquecimento, entra em contato com a serpentina aquecida e, já aquecida, é fornecida à bica misturadora.

O projeto de um aquecedor elétrico de água instantâneo para torneira fornece um chamado “grupo de segurança”.

O complexo inclui os seguintes elementos:

  1. Sensor de pressão. Desliga o elemento de aquecimento se pressão da rede não ultrapassa 0,004 MPa e bloqueia o funcionamento do módulo quando o valor ultrapassa 0,7 MPa.A pressão excessiva é perigosa para os elementos internos.
  2. Sensor de fluxo e termostato. Fornece proteção para o aquecedor elétrico tubular contra combustão quando o abastecimento de água é interrompido. Além disso, o sensor de fluxo é responsável pelo aquecimento instantâneo após a abertura da torneira.
  3. Fusível automático. No caso de um aumento na tensão da rede acima do normal ou de um curto-circuito no interior do módulo, a alimentação de corrente é interrompida.

A maioria das máquinas de fluxo são equipadas com proteção contra golpe de aríete - o corpo do dispositivo contém plástico elástico e um amortecedor de silicone.

RCD do aquecedor de fluxo
Fabricantes responsáveis ​​complementam os produtos com um RCD integrado para máxima segurança do usuário e para evitar choque elétrico quando o elemento de aquecimento quebra

Tipos de aquecedores elétricos compactos

Os módulos de abastecimento de água quente para torneiras são geralmente divididos em dois tipos: bocal de aquecimento removível e torneiras com elemento de aquecimento embutido. Para fornecer água quente à pia da área de lavagem e à pia da cozinha, são frequentemente utilizadas tomadas universais.

Acessório de torneira separado

O módulo é instalado na bica de um misturador previamente instalado. As principais vantagens do minibloco: baixo custo, possibilidade de conexão a uma torneira existente, compacidade. As desvantagens são óbvias - via de regra, o termobloco tem baixa potência e produtividade (cerca de 4 l/min).

Fixação no guindaste
O tamanho pequeno não permite que o bico seja equipado com um sistema de segurança completo e um elemento de aquecimento mais ou menos potente. A eficiência e confiabilidade do dispositivo são bastante baixas

Como elemento de proteção, o módulo é equipado com um sensor de temperatura que evita o superaquecimento dos elementos internos.

Misturador de aquecimento instantâneo de água

As torneiras aquecidas ocupam grande parte do segmento de unidades de aquecimento instantâneo de água em miniatura.O dispositivo opera em três modos:

  1. Abastecimento de água quente. A alça do mixer está virada para a direita. O sistema elétrico entra em funcionamento, proporcionando um fluxo de água morna.
  2. Abastecimento de água fria. Girar a alavanca para a esquerda desliga a parte elétrica da torneira - sai água fria da batedeira.
  3. Desligar. A alavanca do joystick está na posição central abaixada - a torneira de aquecimento está inativa. O circuito está desenergizado e o fornecimento de água foi interrompido.

Na maioria dos modelos do tipo fluxo, a temperatura da água é controlada alterando a pressão. Mover a alavanca verticalmente permite selecionar o modo de aquecimento com um erro de 0,5-1°C.

Torneira aquecida
Uma torneira para aquecimento de água custa mais do que um bico separado. Mas a diferença de preço é compensada pelo aumento do desempenho do aparelho e pelo alto grau de segurança.

“Saída de fluxo” montada na parede: modelo de pressão e sem pressão

Um aquecedor de água universal pode ser conectado à torneira.

O módulo elétrico possui vários recursos distintos:

  • a capacidade de atender vários pontos de captação de água simultaneamente;
  • alto grau de proteção;
  • produtividade de até 7-9 l/min, o que é maior em comparação com acessórios de torneira e aquecedores misturadores;
  • montagem na parede.

O corpo é feito em forma de uma caixa espaçosa. O aumento da área do elemento de aquecimento explica as características de aquecimento aprimoradas do dispositivo.

Flor de parede
O bloco é fixado na parede próximo ao guindaste. Para não sobrecarregar o espaço de um espelho ou de uma prateleira espaçosa, o módulo pode ser colocado embaixo da pia

Existem dois tipos de dutos de parede:

  1. Pressão. A água quente do aquecedor é fornecida à rede de distribuição e posteriormente aos pontos de captação de água. A potência das unidades é de 3 a 20 kW, sendo possível conexão monofásica e trifásica.
  2. Sem pressão. Concebida para servir um ponto de consumo de água - a água da minicaldeira é imediatamente transferida para o exterior através da torneira. A potência do dispositivo é de 2 a 8 kW.

Com uma queda acentuada pressão no sistema de abastecimento de água o fluxo de água através do módulo de gravidade diminuirá - há uma grande probabilidade de obter água muito quente na saída. Em aparelhos com sensor de temperatura, esse problema está resolvido.

Critérios para escolha de aquecedor elétrico para torneira

Decidido o tipo de dispositivo, deve-se calcular a potência adequada do módulo e comparar as características técnicas e operacionais dos diferentes modelos.

Potência e desempenho da unidade

Na escolha de um gerador de fluxo, seu indicador de potência desempenha um papel decisivo. O valor exigido é determinado com base nas finalidades prioritárias de utilização: pia de cozinha, pia de banheiro, etc.

Cálculo da potência do aquecedor
Ao utilizar aquecedor elétrico de fluxo para diversos pontos de consumo de água, a potência final é selecionada com base na captação máxima de água. A tabela mostra o consumo aproximado de água para diferentes necessidades

A potência é determinada pela fórmula:

W=V*(T2-T1)/14,3, Onde:

  • W – potência de projeto do aquecedor portátil, kW;
  • V – consumo de água ou produtividade unitária, l/min;
  • T2 – temperatura desejada, dependendo da necessidade, C°;
  • T1 – temperatura da água da torneira (valor de verão – cerca de 15°С, inverno – cerca de 5°С);
  • 14,3 é uma constante.

Se for planejado o consumo simultâneo de vários pontos de água, o valor final aumenta 1,5 vezes.

Exemplo de cálculo. Você precisa selecionar uma flor para a pia da cozinha, a temperatura ideal para uso é de 45°C. Com base na tabela, um modelo com capacidade de 4 l/min é adequado para lavar louça.Para um cálculo objetivo, é melhor usar a temperatura média anual da água em geral - cerca de 10°C.

W=4*(45-10)/14,3=9,79 kW.

Desempenho do aquecedor
O desempenho do módulo de abastecimento de água quente é calculado pela fórmula inversa. Quanto maior for a potência da unidade, mais água quente ela produzirá. No entanto, a carga na rede aumentará significativamente

Depois de selecionar a potência do aquecedor, surge uma questão importante: a fiação elétrica é suficiente? Em edifícios antigos com tomadas de 16 A, não é possível instalar um gerador de fluxo com potência superior a 3,5 kW. Novas casas com medidores de 32 A e 40 A vão “puxar” um aquecedor de água de até 6 kW.

Tipo de elemento de aquecimento

O coração do módulo de fluxo é o elemento de aquecimento. No design clássico, o elemento de aquecimento é montado em forma de espiral para aumentar a área de contato com a água.

Um elemento de aquecimento
Operar um elemento de aquecimento em água “estagnada” é inaceitável - a falta de lavagem contínua com fluxo de resfriamento de líquido e o acúmulo de água quente levarão ao seu esgotamento

Além do formato espiral, o elemento de aquecimento pode ser feito em tubo curvo ou reto com resistência elétrica embutida em seu interior. A água circula pela bobina. Os elementos de aquecimento fechados lidam melhor com a formação de incrustações.

A eficiência e durabilidade do elemento de aquecimento são em grande parte determinadas pelo material de que é feito.

Opções possíveis:

  • Elementos de aquecimento com revestimento de cobre ou anodizado - proporcionam boa transferência de calor e proteção contra incrustações;
  • aquecedor tubular cerâmico – altamente eficiente, durável e caro;
  • os blocos espirais protegidos por vidro pertencem ao segmento premium, não necessitam de manutenção e, quando se formam incrustações, alteram parcialmente a taxa de transferência de calor.

Os trocadores de calor por indução em espiral são considerados a solução tecnologicamente mais avançada.Além de fornecer aquecimento eficaz, as correntes parasitas fazem com que o núcleo central vibre. Este efeito é a prevenção da formação de incrustações.

Nível de segurança elétrica do dispositivo

Além da presença de elementos de “grupo de proteção” integrados, o revestimento externo também deve atender aos padrões de segurança.

Você deve prestar atenção a dois indicadores:

  • classe de proteção de um dispositivo elétrico contra choque elétrico;
  • Índice IP - marcando a proteção da caixa contra influências externas.

A classe de proteção exibe os requisitos para conectar o módulo de aquecimento e como evitar choque elétrico. Um aquecedor de água instantâneo é caracterizado pela classe de proteção - 1. A segurança é garantida pelo aterramento obrigatório das partes condutoras e pelo isolamento básico.

Índice de proteção de aparelhos elétricos
Interpretação do índice IP: o primeiro valor é a proteção da carcaça contra a penetração de partículas sólidas, o segundo número é a resistência da carcaça externa aos líquidos. Para torneiras de aquecimento de água, o IP25 é considerado suficiente.

Levando em consideração parâmetros adicionais

Além das características listadas, ao escolher um módulo de abastecimento de água quente, deve-se considerar:

  • método de controle;
  • material da caixa;
  • funcionalidade secundária.

Toda a variedade de geradores de fluxo é dividida em unidades mecânicas e eletrônicas. Os primeiros também são chamados de hidráulicos. A mecânica é típica para módulos de classe econômica e dispositivos do segmento de preço médio.

Tipo de controlo
Normalmente, há uma comutação de modos de operação em três estágios com a capacidade de ajustar a pressão e a temperatura da água. O controle é realizado manualmente por meio de uma alavanca

Desvantagens do método: impossibilidade de ajuste fino do regime de temperatura e salvamento dos parâmetros selecionados.O mecanismo eletrônico, por meio de sensores e microprocessadores, mantém de forma independente as configurações especificadas, ajustando o modo de operação à pressão e temperatura atuais da rede.

O produto é regularmente exposto a altas temperaturas e à composição química do líquido que passa. Portanto, a caixa deve ter resistência ao calor e resistência suficiente. As “conchas” esmaltadas, de polipropileno e de cobre têm se mostrado bem - os materiais são resistentes a ambientes agressivos e mudanças de temperatura.

Material de habitação
Modelos caros são equipados com proteção interna contra balança. O papel da barreira é desempenhado pelo “ânodo”, a vida útil do elemento é de cerca de 6 a 7 anos

Algumas funcionalidades secundárias incorporadas garantem uma utilização confortável da torneira de aquecimento de água.

As opções úteis incluem:

  • a presença de display informativo e indicação do modo de operação;
  • limitação de temperatura de aquecimento e resfriamento;
  • capacidade de programação;
  • trabalhar com potência diferente;
  • iluminação colorida.

Além disso, alguns fabricantes equiparam seus produtos com uma função prática - travamento do aquecedor para crianças.

Revisão de modelos de marca

As torneiras para aquecimento de água de marcas conhecidas são especialmente procuradas:

  • Delimano (Ucrânia/Itália);
  • Supretto (China);
  • Aquatherm (Rússia);
  • Rápido (China).

Delimano. A empresa oferece o aquecedor de água instantâneo Aquasystem. O módulo apresenta-se em forma de bloco cilíndrico com torneira-regulador e bica.

Esquentador Aquasystem.
Características técnicas: comprimento do ganso – 22 cm, dimensões – 12,5*7*7 cm, material do corpo – plástico/metal, pressão – 0,04-0,6 MPa. Além da torneira térmica, o kit inclui: inserto de conexão, anel de suporte, junta e porca de fixação

Características distintivas do "Aquasitem":

  • aquecimento rápido até +60°C;
  • presença de regulador de temperatura;
  • luz indicadora;
  • conectando o cabo na parte traseira do gabinete;
  • garantia – 365 dias;
  • Custo estimado – 25-30 USD

Supreto. A torneira é feita de plástico resistente ao calor e de alta resistência, os elementos internos são de metal. O dispositivo está equipado com o sistema de segurança necessário - o projeto inclui aterramento e proteção contra superaquecimento.

Guindaste Supretto
O desempenho do Supretto depende da temperatura de aquecimento. Sem a função de aquecimento, o rendimento do dispositivo é de 1,5 l/min, quando aquecido a +50°C – 1,3 l/min

Há um indicador na parede frontal do gabinete, a alavanca de controle está localizada na lateral. O custo de um aparelho elétrico em miniatura é de cerca de 30 dólares.

Aquatherm. Torneira de aquecimento monocomando de montagem russa. Possui bica alta e arqueada, filtro de água e arejador de plástico com a opção "Anti-Cálcio".

Aquecedor Aquatherm
Características adicionais: cartucho cerâmico, ângulo de rotação da torneira – 360°, proteção contra superaquecimento. Parâmetros da fonte de alimentação: frequência 50 Hz, monofásica

O modelo está disponível em 4 cores: azul, bordô, branco, bege. Preço de emissão – 50 USD

Rápido. Aquecedores de água de marca possuem proteção multinível. Nos modelos econômicos, a temperatura é controlada por meio de uma alavanca joystick. Nas opções mais caras, o modo de aquecimento é controlado por um sensor eletrônico.

Recursos dos módulos de torneira de fluxo rápido:

  • Elemento de aquecimento em polímero resistente ao calor;
  • o disco cerâmico de aquecimento pode operar continuamente por até 5.000 horas;
  • temperatura de aquecimento – 30-60°C;
  • aterramento do corpo principal.

Em todos os modelos, os elementos de aquecimento são protegidos por uma camada isolante.

Aquecedor de água rápido
Características da torneira aquecida RLD-01 da Rapid: peso – 1 kg, velocidade de aquecimento – 5 segundos, tensão – 220-240 V. Custo estimado – 55-60 USD.

Entre os dutos de fluxo montados na parede, os seguintes modelos são populares: Kospel, Electrolux, AEG, Bosh, Termex.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para resumir e generalizar a teoria apresentada, apresentamos análises visuais em vídeo sobre a instalação, praticidade e eficiência das torneiras térmicas.

Instalação e teste passo a passo do aquecedor Delimano:

Test drive de um misturador aquecido rápido, avaliação da velocidade de aquecimento:

Em algumas situações, uma torneira de aquecimento de água é a melhor e única opção possível para organizar o abastecimento de água quente. Para não se enganar na escolha, você deve avaliar de forma realista suas próprias necessidades e calcular a potência necessária. Critérios de compra importantes são a segurança do dispositivo e a reputação do fabricante.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como funciona a torneira com esquentador da sua casa ou casa de campo. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis com os visitantes do site, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. E eu tinha preconceito contra esses miniaquecedores de água instantâneos. E agora li o artigo com mais atenção, mas ainda não imaginei a real situação quando eles forem necessários. Os únicos casos em que ocorrem sistematicamente cortes de água quente, mas mesmo assim é preciso levar uma caldeira, e não este brinquedo. Desvantagens para mim: a necessidade de uma fonte de alimentação separada, um RCD separado, pouco esteticamente agradável, custos extras de eletricidade. Não vi vantagens.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Cada coisa tem seu próprio nicho. Nem todos podem comprar uma caldeira para sua casa de verão. E há muito pouca água quente para eles. É nesta situação que este aquecedor de fluxo é aplicável. Seu custo, comparado ao de uma caldeira, é simplesmente ridículo. A conexão não é mais difícil do que um mixer normal.

  2. Valentina

    Na estação fria, esse dispositivo na torneira tornou-se uma verdadeira salvação. A água é muito fria e a louça tem que ser lavada todos os dias. Instalamos um bico especial para aquecimento de água. Agora não me canso, abro a torneira e sai água quente. Perfeito para quem tem abastecimento intermitente de água quente. É compacto, não ocupa muito espaço, tem uma boa aparência e não prejudica o design geral da cozinha.

  3. Vladimir

    E pensa em fazer uma torneira assim, mas com abastecimento fraco de água quente e fria? Isso é exatamente o que você precisa para o período em que a água quente está desligada. Mas não faz sentido. Os cérebros dos engenheiros realmente não funcionam? Se estiver quente, funciona como batedeira; caso contrário, aquece por duas semanas. É realmente tão difícil de implementar?

  4. Tenho um mixer como o do vídeo na minha dacha. Compramos no Ali Express há cerca de 5 anos. Uma excelente opção para residência de verão. A saída fica próxima. Eu até lavo meu cabelo nesta torneira.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica