Bypass no sistema de aquecimento: porque é necessário + como instalá-lo

Todos os seus elementos principais são instalados através do bypass no sistema de aquecimento de uma casa moderna. Esta simples solução de engenharia facilita a manutenção e reparo de equipamentos conectados à linha principal.Também aumenta a eficiência e a economia do aquecimento, o que não é nada mau, não é mesmo?

Quer adicionar um bypass ao seu sistema de aquecimento, mas não sabe como fazê-lo corretamente? Nós o ajudaremos a cumprir a tarefa - o artigo discute a finalidade deste elemento do sistema de aquecimento e os pontos-chave de sua instalação.

Fotos visuais e recomendações acessíveis ajudarão até mesmo um iniciante a instalar um bypass por conta própria. Além disso, foram selecionados vídeos que demonstram o passo a passo da montagem da seção de bypass.

O que é um desvio?

Um bypass, ou bypass bypass, é uma tubulação que serve para organizar o fluxo de refrigerante desviando de uma determinada seção da rede de aquecimento, ou paralelamente a ela.

Na maioria das vezes, alguns equipamentos são instalados nesta área. Uma extremidade do tubo de derivação está conectada ao tubo de entrada e a outra ao tubo de saída.

Válvulas de corte são instaladas entre o bypass e a entrada do dispositivo que está sendo arredondado. Permite redirecionar completamente o fluxo de água por um caminho alternativo ou regular a quantidade de líquido que entra no dispositivo.

Para possibilitar o desligamento total do equipamento, instale uma torneira no tubo de saída - entre a saída do aparelho e o bypass.

Tipos de desvios do sistema de aquecimento

As válvulas de corte são instaladas não apenas nas tubulações de entrada e saída, mas também no próprio bypass.

Dependendo do tipo de dispositivo utilizado, existem três tipos de tubos de derivação:

  • não regulamentado;
  • com controle manual;
  • automático.

Cada tipo possui seus próprios recursos de design e aplicação.

O design de bypass mais simples
Na sua forma mais simples, o projeto de bypass é um tubo com tês conectados em ambos os lados. Este dispositivo é usado ao conectar radiadores usando um diagrama de fiação vertical de tubo único.

Tipo #1 – tubo de bypass não ajustável

Um desvio não controlado em um sistema de aquecimento é um tubo de desvio normal sem qualquer equipamento adicional.

O lúmen do tubo está constantemente aberto e o movimento do líquido através dele ocorre de forma descontrolada. A principal aplicação de tais desvios é na conexão de radiadores.

Ao projetar um sistema de aquecimento, deve-se levar em consideração que o líquido passará pelo caminho com menor resistência hidráulica.

Portanto, o diâmetro da área de fluxo de um bypass não regulamentado instalado verticalmente deve ser menor que o diâmetro da área de fluxo da linha principal. Caso contrário, sob a influência da gravidade refrigerante se movendo no sistema irá para um desvio próximo.

Desvio vertical do radiador
O diâmetro do desvio da fiação vertical deve ser um tamanho menor que o diâmetro da linha principal. Se os diâmetros forem iguais, a parte principal do refrigerante circulará ao longo de um caminho de desvio, sem atingir o radiador

Na horizontal fiação de aquecimento outras leis se aplicam. Um meio quente tende a subir porque tem uma gravidade específica mais baixa.

Portanto, o desvio da fiação inferior geralmente é igual ao da linha principal, e o tubo que vai para o radiador é menor.

Desvio horizontal do radiador
O diâmetro reduzido do tubo de entrada do radiador aumenta a pressão e promove uma distribuição mais uniforme do líquido refrigerante ao longo do contorno do dispositivo de liberação de calor

Tipo #2 – bypass controlado manualmente

Um bypass com uma válvula esférica instalada é chamado de bypass manual. Uma válvula deste tipo é mais adequada para bypass, pois quando aberta não reduz a folga interna da tubulação.

Consequentemente, não cria resistência hidráulica adicional ao movimento do fluido.

O uso de um dispositivo de desligamento permite regular a quantidade de líquido que passa pelo bypass. Se a válvula estiver completamente fechada, todo o fluxo seguirá o caminho principal.

Deve-se levar em consideração que os elementos de trabalho das válvulas esfera tendem a aderir uns aos outros se o dispositivo não estiver em uso. Portanto, tal torneira deve ser aberta periodicamente, mesmo que não seja necessário.

Desvio manual do radiador
Você pode instalar um bypass com torneira apenas no sistema de aquecimento individual de uma casa particular. É proibido o uso de dispositivo de desligamento em jumper de bypass em prédios de apartamentos, pois você pode cortar inadvertidamente o fornecimento de refrigerante para outros consumidores

Âmbito de aplicação para bypasses ajustáveis ​​manualmente em sistemas de aquecimento: conectando radiadores linha de tubo único e tubulação de bombas hidráulicas.

Tipo #3 – opção de desvio automático

Um bypass automático é instalado na tubulação da bomba do sistema de aquecimento por gravidade. O refrigerante em tal linha pode circular pelo circuito sem uma unidade de bombeamento.

Um soprador elétrico é instalado no sistema para aumentar a velocidade de movimentação do fluido, o que contribui para menor perda de calor, aquecimento uniforme das instalações e aumento da eficiência do sistema.

O redirecionamento do fluxo de fluido em um sistema de bomba com bypass automático ocorre sem intervenção humana.Quando a bomba está funcionando, o refrigerante flui através da unidade e o bypass é fechado.

Se a bomba parar devido a uma avaria ou queda de energia, o líquido refrigerante flui através do bypass. O impulsor imobilizado da unidade limita ou bloqueia completamente o fluxo.

Existem dois tipos de bypass automático:

  • válvula;
  • injeção.

No primeiro caso, uma válvula de esfera de retenção é instalada no tubo de derivação, o que cria a menor resistência hidráulica e praticamente não interfere no movimento direto do líquido no modo gravidade.

Quando a bomba é ligada, a vazão aumenta. O refrigerante do tubo de saída entra na linha principal e diverge em ambas as direções.

Mais adiante no contorno, ele se move sem impedimentos e, ao se mover na direção oposta, encontra válvula de retenção.

Como a pressão hidráulica na lateral do tubo de saída é maior do que na lateral do tubo de entrada, a esfera é pressionada firmemente contra a sede da válvula e bloqueia completamente o lúmen da tubulação.

Princípio de funcionamento do bypass da válvula
Quando a bomba é ligada, a pressão hidráulica criada pela unidade pressiona a esfera da válvula e fecha a linha reta. Quando a bomba é desligada, a pressão no sistema de gravidade abre a válvula e a água flui pelo bypass

A desvantagem da válvula de desvio é a sua sensibilidade à pureza da água. A entrada de contaminantes - escamas, ferrugem, incrustações - leva ao seu fracasso.

O bypass de injeção funciona segundo o princípio de um elevador hidráulico. Uma unidade de bomba localizada em uma tubulação de diâmetro menor é soldada na linha principal de grande diâmetro. Neste caso, as tubulações de entrada e saída têm continuação dentro da tubulação principal.

Quando a bomba é ligada, parte do fluxo entra no difusor da tubulação de entrada, passa pela unidade e é acelerado.

O tubo de saída tem um ligeiro estreitamento e é um bico através do qual o líquido sob pressão é ejetado na linha principal em alta velocidade.

Atrás do corte do tubo de saída (ao longo da direção do movimento do refrigerante na linha principal), é criada uma área de vácuo. Devido a isso, o líquido é retirado do bypass. O jato que escapa sob pressão carrega consigo o ambiente, transferindo-lhe energia cinética.

Assim, todo o fluxo acelera ainda mais ao longo da rodovia. Este movimento direcionado do líquido elimina a ocorrência de fluxo reverso.

Se a bomba não estiver funcionando, o refrigerante passa calmamente pelo bypass no modo de circulação natural.

[id da legenda = "attachment_13222" alinhamento = "alignnone" largura = "430"]Diagrama esquemático do funcionamento do bypass de injeção O impulso para a movimentação do refrigerante na linha principal com bypass de injeção é dado pela energia do jato d'água. Tal dispositivo não tem medo de leve contaminação do refrigerante, pois não possui dispositivos com peças precisamente encaixadas (sede esférica)[/caption]

Objetivo do pipeline de desvio

O principal objetivo da seção de bypass é manter a circulação na rede de aquecimento em caso de quebra da unidade conectada ou queda de energia.

Qualquer dispositivo conectado via bypass pode ser desconectado da linha hidráulica simplesmente fechando duas válvulas - na entrada e na saída. Depois disso, todo o fluxo do refrigerante passará pelo tubo de derivação.

Um dispositivo desconectado da rede elétrica pode ser facilmente reparado ou realizada manutenção programada. Você pode desconectá-lo completamente e substituí-lo por um novo.Neste caso, não há necessidade de parar o sistema e drenar todo o líquido refrigerante.

Em um sistema de aquecimento individual, um bypass é usado nos seguintes casos:

  1. Inserção de radiadores em rede monotubo;
  2. Arnês [link_webnavoz]Bomba de circulação;
  3. Conexão coletor de distribuição ao instalar pisos aquecidos a água;
  4. Organização de um pequeno circuito de circulação na utilização de caldeira a combustível sólido.

Dependendo do local de aplicação, a conexão bypass possui características próprias.

Conexão de bypass da bomba de circulação
Tubulação tradicional de bomba de circulação, onde o bypass faz parte da linha principal. Nele são instaladas válvulas de corte para permitir todo o fluxo do refrigerante através da unidade de bombeamento e eliminar a recirculação

Situação #1 – para um radiador de aquecimento

Os radiadores são conectados via bypass apenas em sistema de tubo único.

Para sistema de dois tubos E fiação do coletor cortar tubos de derivação não faz sentido. As baterias de aquecimento nelas são conectadas em paralelo e cada uma recebe água da mesma temperatura diretamente da linha de abastecimento.

A falha de um dos circuitos de aquecimento, caso existam válvulas de corte, não afeta o desempenho do resto do sistema.

Em um sistema monotubo, devido à conexão sequencial de elementos de transferência de calor, a água é resfriada à medida que passa pelo circuito. Quanto maior for a transferência de calor da bateria, mais frio ficará o líquido na saída.

Se os desvios não forem fornecidos em uma distribuição de tubo único, o primeiro radiador absorverá a quantidade máxima de calor e ficará muito quente, e água ligeiramente quente fluirá através do último.

A conexão de alimentação e retorno por um jumper próximo a cada bateria divide o fluxo em duas partes. Um vai para o radiador e libera energia térmica.

O segundo, mantendo a temperatura, flui ao longo do circuito e se conecta na saída com o fluxo da bateria de aquecimento. Desta forma, é possível fornecer uma quantidade suficiente de energia térmica até aos últimos radiadores da cadeia.

Conexão de bypass de radiadores
A finalidade do bypass na fiação do aquecimento monotubo, além da possibilidade de reparo do radiador, é reter parte da energia térmica no fluxo principal para uma distribuição mais uniforme entre dispositivos de aquecimento próximos e distantes

Situação #2 - ao conectar uma bomba

Conectar uma bomba de circulação através de um bypass só faz sentido em um sistema adaptado para fluxo de água por gravidade.

Deve ser instalado um coletor acelerador, devem ser observadas as inclinações exigidas e diâmetros de tubo suficientes. Uma bomba de circulação é instalada nessa linha para aumentar sua eficiência.

Se o sistema de aquecimento foi inicialmente concebido como forçado, se houver falta de energia ou a bomba avariar, não poderá funcionar em nenhum caso.

O refrigerante não circulará sem uma unidade de destilação. Portanto, em tal linha a bomba é instalada sem bypass - em linha reta.

Uma característica da conexão da bomba através de um bypass é a possibilidade de aparecimento de um contrafluxo no bypass e a formação de um circuito fechado de circulação no círculo da bomba bypass.

Portanto, uma válvula de corte - uma válvula esférica ou válvula de retenção - deve ser instalada no tubo de desvio.

Quando a bomba está funcionando, tal equipamento bloqueia completamente o lúmen do tubo de derivação (válvula - automaticamente, torneira - manualmente).Se a bomba parar, o bypass abre e ocorre o movimento de convecção do líquido refrigerante.

A exceção é o bypass de injeção, cujo projeto e princípio de funcionamento eliminam o movimento reverso do líquido.

Exemplos de unidades de bombeamento com bypass automático
A conexão de bypass da bomba hidráulica pode ser feita de forma independente ou você pode adquirir uma unidade de bomba pronta. O tipo de fiação é selecionado dependendo da disponibilidade de espaço livre

Situação #3 - ao instalar pisos aquecidos a água

A linha de bypass ao conectar o piso radiante faz parte da unidade de mistura. Portanto, é usado constantemente e sem ele o piso radiante não funcionará normalmente.

A água na linha de abastecimento pode atingir 80 °C e no circuito de piso aquecido não deve ultrapassar 45 °C. Para preparar o refrigerante, é utilizada uma unidade misturadora com válvula de três vias, que permite a passagem apenas da quantidade necessária de água quente.

O restante do fluxo passa pelo bypass, mistura-se com a água resfriada que sai do coletor e segue pela linha principal até a caldeira.

Bypass no coletor de piso aquecido a água
Uma válvula de três vias instalada na frente da entrada do coletor permite a passagem exatamente da quantidade de refrigerante necessária para aquecer a água dos pisos aquecidos a uma temperatura confortável. O excesso de líquido quente volta para a linha ao longo do desvio

Situação #4 - numa linha principal com uma caldeira de combustível sólido

Usando um bypass na tubulação de uma caldeira de combustível sólido, é formado um pequeno circuito de circulação de refrigerante. O bypass é conectado à tubulação de alimentação com o refrigerante aquecido máximo de um lado e a uma válvula de três vias instalada na linha de retorno do outro.

A válvula mistura a água resfriada proveniente dos circuitos de transferência de calor com o líquido refrigerante quente do bypass.Um líquido cuja temperatura não seja inferior a 50 °C é passado para a caldeira.

Essa tubulação é necessária quando se utiliza uma caldeira a combustível sólido, pois quando a água fria entra na caldeira, forma-se condensação nas paredes de aço da fornalha. Isto leva à corrosão e falha rápida da unidade de aquecimento.

Tubulação de caldeira de combustível sólido
Para operar uma caldeira de combustível sólido, é formado um pequeno círculo de circulação. Bypass desempenha um papel fundamental neste caso

Através da seção de bypass, a água quente entra na válvula misturadora para aquecer o líquido que sai do sistema a uma temperatura que evita a formação de condensação e corrosão nas paredes da caldeira

Situação #5 - ao instalar tubos de derivação

A instalação de diferentes tipos de bypass em um sistema de aquecimento possui características próprias.

Ao conectar radiadores:

  • O diâmetro do tubo de desvio é selecionado um tamanho menor que o da tubulação principal;
  • O jumper deve ser instalado o mais próximo possível do radiador;
  • É proibida a colocação de torneira na derivação em edifícios de apartamentos.

A instalação de um bypass do radiador pode ser realizada tanto na instalação de um novo sistema de aquecimento como na atualização de um existente. Para tanto, são preparados tubos de diâmetros adequados, dois T e válvulas de corte.

Uma das opções do dispositivo está instalada no tubo de entrada:

  • válvula de esfera, que não cria resistência e permite a passagem de todo o fluxo que passa;
  • válvula – para ajuste manual do volume do líquido refrigerante;
  • combinação de válvula de esfera e termostato automático – a quantidade de água que passa para o radiador é regulada sem intervenção humana.

Uma válvula de esfera ou de corte é instalada no tubo de saída.

Os elementos são conectados entre si por soldagem ou rosqueamento.Em qualquer caso, é necessário garantir a total estanqueidade das juntas, realizar um teste após a montagem e excluir fugas.

Diâmetros dos tubos para conexão bypass do radiador
O radiador aquece de forma mais eficiente com a seguinte combinação: o diâmetro dos tubos do radiador é um tamanho menor que a linha principal e o diâmetro do bypass é um tamanho menor que os tubos. Estreitar as áreas de abastecimento aumenta a pressão hidráulica e contribui para um aquecimento mais completo do dispositivo de liberação de calor

Ao conectar uma bomba, o bypass geralmente faz parte da linha principal. Por garantir o fluxo do líquido refrigerante em modo de circulação natural, seu diâmetro interno não deve em hipótese alguma ser estreitado.

A bomba é instalada num tubo de derivação, cujo diâmetro pode ser inferior ou igual ao diâmetro da linha principal. As sutilezas estão corretas instalação de bomba de circulação discutido em nosso outro artigo.

Para instalação, é mais fácil adquirir uma unidade de bomba pronta com o tamanho e configuração necessários. Isso garantirá o posicionamento correto de todos os elementos e conexões confiáveis.

Porém, fazer seu próprio desacoplador para a unidade de bombeamento não é difícil se você seguir algumas regras.

A bomba deve ser orientada de modo que o eixo do impulsor fique na horizontal e a tampa da caixa de terminais fique voltada para cima.

Isso garante livre acesso aos terminais aos quais a alimentação está conectada e evita que líquidos entrem em contato com eles em caso de vazamento.

Uma válvula de retenção ou válvula esférica de alta qualidade é instalada na seção de desvio para garantir o fluxo completo através da bomba e evitar o movimento reverso do líquido ao longo do circuito.

Conexão da bomba de desvio
Ao instalar uma junção de bomba com as próprias mãos, é importante posicionar corretamente os elementos.Para fazer isso, é conveniente usar nozes americanas. Esses acessórios fornecem uma conexão de elementos firme e durável, fácil desmontagem e montagem

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Erros na instalação do bypass do radiador, que levam ao mau aquecimento do elemento de transferência de calor:

Por que você não pode instalar uma válvula de corte no desvio do radiador em um prédio de apartamentos:

Como montar um tubo bypass com bomba de forma que seja conveniente desmontar um produto já instalado e conectado e realizar manutenções de rotina de elementos e reparos:

Uma solução de engenharia simples - um bypass - permite tornar o sistema de aquecimento mais eficiente e obter um regime térmico confortável em todas as divisões.

A falha de elementos individuais da rodovia ou uma queda de energia não causará grandes problemas. O refrigerante circulará pela linha principal e a casa ficará quente.

Você começou a instalar um bypass e quer descobrir algo? Você pode fazer suas perguntas nos comentários deste artigo.

Ou você tem uma experiência de montagem positiva? Por favor, compartilhe. Talvez alguns dos artesãos caseiros consigam evitar erros graças às suas recomendações.

Comentários dos visitantes
  1. Valéria Kovalenko

    Me deparei com o conceito de bypass tanto no trabalho quanto em casa. Tenho um bypass em casa em todos os cômodos próximos ao radiador de aquecimento. Descobrimos esse sistema com nossos amigos e também o criamos para nós mesmos. Agora já sei pelo artigo que temos um tipo de bypass - controlado manualmente (ou seja, com torneiras). É muito conveniente e prático. Se for necessário trocar a bateria de aquecimento, mesmo durante a estação de aquecimento, as torneiras ficam fechadas e a água não entra na bateria e passa direto.Ligamos a bateria, abrimos as torneiras e a água correu pela bateria. Além disso, também tenho um toalheiro aquecido no banheiro conectado pelo princípio de bypass.

  2. Marina

    Queremos instalar um bypass. Nosso computador de controle recusa, citando o fato de que “não é permitido”. As baterias são conectadas em série da sala à cozinha. O radiador da cozinha não aquece bem. Riser ts01′ para baterias 3/4. Existem normas? documentos ou técnicos condições para instalar um bypass? Sistema monotubo com alimentação superior tn. Casa desde 1960 Obrigado.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Como sempre digo e não deixarei de repetir, as respostas de quaisquer autoridades às quais se dirija devem ser exigidas por escrito. A resposta na forma de “não permitido” verbalmente é mais parecida com o fato de que as pessoas simplesmente não querem resolver o seu problema.

      Em primeiro lugar, recomendo não resolver o problema sozinho, mas sim envolver a sociedade gestora na sua eliminação, pois esta é a sua responsabilidade. Pode ser que você precise substituir o tubo entre esses dois radiadores ou pode ser mais fácil limpar o tubo. Aqui, deixe a empresa gestora decidir como resolver o problema; você deverá enviar um requerimento por escrito, que indicará o problema.

      É possível instalar um bypass; isto não é proibido pela regulamentação, mas neste caso estará eliminando o sintoma e não a origem do problema em si.

      Fotos anexadas:
  3. Vyacheslav

    O vídeo sobre o bypass da bomba de circulação mostra como não instalar o reservatório de lama e a caixa de terminais da bomba de circulação.

  4. Alexandre

    Olá.Ultimamente tenho visto com frequência como os serralheiros fazem isso em prédios de apartamentos: em vez de um desvio, eles fazem um tubo reto com condutores para o radiador e soldam um parafuso no tubo oposto ao condutor do radiador. Isso está correto, que consequências podem haver?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá. Por precaução, deixe-me esclarecer - “parafuso”, você está falando de um encaixe?

  5. Valéry

    Eu tenho um problema tão grande na minha casa, sistema de tubo único de Leningrado na parte inferior dos radiadores, tubo 20 metal-plástico, abastecimento 55 retorno 45 na rua na entrada de aquecimento, os mecânicos de habitação e serviços comunitários fizeram um desvio, o o retorno não passa de 47 graus, tem uma bomba no retorno 25x40, por que o retorno não passa e a temperatura das baterias não aumenta? na linha de retorno a maioria dos radiadores da casa como resolver o problema por favor me diga

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica